Na foto abaixo a parte traseira da casa. A estrutura que está assinalada será do tipo elevadiça (ou pop-up, como alguns preferem). Eu apontei apenas os 4 cantos da lateral esquerda e a seta que demonstra o movimento vertical de 1,5 m. Para aqueles com imaginação, a estrutura do outro lado é igual, a parte traseira faz a conexão entra as duas laterais e o teto. Não há parte dianteira nessa estrutura.
Qual é a idéia? Quando eu estacionar e for "armar a barraca", são acionados 4 macacos hidropneumáticos que erguem essa parte traseira como se fosse uma tampa de caixa. Após se obter a elevação de ?? cm (ainda vamos calculara na prática) a parte dianteira que estará dobrada para trás começa a ser erguida (na realidade uma estrutura de metalon e acrílico). Ao final da ascensão, com 1,5m, a parte dianteira é travada como se fora uma porta basculante, é encaixado mais uma trava suplementar e a cama estará montada a 1,80 m do piso interno do motorhome (ela está em cima de parte do banheiro, da geladeira e de armários, assim como de uma grande depósito com 1,23 m de largura, onde poderão ficar coisas como botes infláveis, pranchas, depósitos de água e, quem sabe, um quadri (por isso o 1,23 de largura).
Caso eu não queira "armar a barraca", o sofá-mesa interno se transforma em cama de casal (1,40m de largura), o que será útil em deslocamentos, chuvas intensas ou para visitas.
Com a conclusão das soldagens das faces externas dessa estrutura, ela será retirada de cima do chassis do veículo, apoiada em dois pedestais para que seja feita a soldagem das partes externas inferiores, das chapas do piso e, ao fim, da chaparia de fechamento. Se tudo correr dentro dos prazos, em meados de agosto estará pronta essa fase, para que se possa aplicar o isolamento térmico e a forração interna até final de setembro.