Powered by vBulletin

Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 21 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 11121314151617181920212223242526272829 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 09/07/2013, 12:51
    Eriksom Teixeira Lima
    Citação:

Postado originalmente por Alberto Granville G Paula Ver Post
    ET, esse titulo que vc colocou nesse tópico me lembrou "MINHA CASA, MINHA VIDA"... deve ser devido ao tempo que vc trabalhou no governo com o seu Lula e a Dona Dilma.... Kkkkkk:euforico:

Caro GV

Tomara que a Lurian, aquela filha do Lula que mora aí em SC, seja hóspede de sua FourWheel Camper. Já passei seu endereço para ela, e ela achou o máximo o nome, Sítio Paraíso.

Será que a Dilma vai também depois que sair do Palácio do Planalto?

:mrgreen:
  • 09/07/2013, 15:39
    Eriksom Teixeira Lima
    1 Anexo(s)
    Nessas semanas sem atualização, as obras continuaram em ritmo acelerado, mas como havia pouco a mostrar (somente corte e solda de perfis em U ou em L) deixei pra lá. Foi uma tal de mede, mede de novo, corta, ajusta, mede de novo, ponteia, avalia, solta, mede de novo, avalia, ponteia e de novo. Finalmente, entramos na fase de soldagem final, com a estrutura totalmente ponteada, aprovada e já com as faces externas dos perfis soldados completamente.

Na foto abaixo a parte traseira da casa. A estrutura que está assinalada será do tipo elevadiça (ou pop-up, como alguns preferem). Eu apontei apenas os 4 cantos da lateral esquerda e a seta que demonstra o movimento vertical de 1,5 m. Para aqueles com imaginação, a estrutura do outro lado é igual, a parte traseira faz a conexão entra as duas laterais e o teto. Não há parte dianteira nessa estrutura.

Qual é a idéia? Quando eu estacionar e for "armar a barraca", são acionados 4 macacos hidropneumáticos que erguem essa parte traseira como se fosse uma tampa de caixa. Após se obter a elevação de ?? cm (ainda vamos calculara na prática) a parte dianteira que estará dobrada para trás começa a ser erguida (na realidade uma estrutura de metalon e acrílico). Ao final da ascensão, com 1,5m, a parte dianteira é travada como se fora uma porta basculante, é encaixado mais uma trava suplementar e a cama estará montada a 1,80 m do piso interno do motorhome (ela está em cima de parte do banheiro, da geladeira e de armários, assim como de uma grande depósito com 1,23 m de largura, onde poderão ficar coisas como botes infláveis, pranchas, depósitos de água e, quem sabe, um quadri (por isso o 1,23 de largura).

Caso eu não queira "armar a barraca", o sofá-mesa interno se transforma em cama de casal (1,40m de largura), o que será útil em deslocamentos, chuvas intensas ou para visitas.

Com a conclusão das soldagens das faces externas dessa estrutura, ela será retirada de cima do chassis do veículo, apoiada em dois pedestais para que seja feita a soldagem das partes externas inferiores, das chapas do piso e, ao fim, da chaparia de fechamento. Se tudo correr dentro dos prazos, em meados de agosto estará pronta essa fase, para que se possa aplicar o isolamento térmico e a forração interna até final de setembro.
  • 09/07/2013, 15:55
    Eriksom Teixeira Lima
    2 Anexo(s)
    A Cabine da foto já foi removida e está no chão para ser refeita pela parte traseira. Ela veio alargada, mas não era nem dupla, nem estendida, um trambolho. Agora, ela será estendida, com uma espaço de 50 cm atrás dos bancos e com passagem direta para a casa. Além disso, haverá uma célula de segurança que também assegurará a capacidade de suportar sobre a cabine peso total de uns 250 kg. (não sei o que será colocado, mas já está projetado um grande bagageiro e uma "tela retrátil" que cobrirá o parabrisas, coisa valiosa em pisos com pedras ou de rípio, para quem preferir. A outra foto foi batida sem a cabine e mostra a casa pelo lado da frente.

Além disso, será feito o reforço de todo o chassis, pois embora resistente até 16/17 toneladas (e ele deverá ficar com cerca de 10 toneladas) haverá muita coisa presa entre as longarinas, como tanques com 600 litros de diesel, mais outro tanto de 600l água, mais 120 litros de esgoto.
  • 09/07/2013, 16:53
    Grélo
    Ahê!!!
    O IPTU disso vai ficar caro, hein!!!
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Parabéns Tioooo!

[ ]´s por trás...

Grélo, seu sobrinho favorito!
  • 09/07/2013, 17:24
    CAVESO
    Só levantando as paredes....
  • 10/07/2013, 15:43
    Alberto Granville G Paula
    Fiquei impressionado com o tamanho dos tanques.... pqp.....:shock:
  • 10/07/2013, 20:20
    Eriksom Teixeira Lima
    GV

Diesel = eu comprei um tanque de 300 e poucos litros, padrão mercedes. Além desses, havia o original, fabricado em inox, com uns 200 e muitos litros. Penso em ter mais um complemento de 80 a 100 litros, tudo de diesel. Lembre-se que terei gerador a diesel. logo ....

Água = no lado oposto do de diesel, haverá outro igual de água. Esse seria o tanque de entrada, no qual a água bruta seria tratada inicialmente. Na sequência - todos esses do lado de dentro da casa -, haveria 2 tanques com 120 l cada (naúticos da lewmar) para tratamento mais fino, que deixaria a água em condições de banho, de louça e de cozinhar. Eles seriam estoque. Depois teria tanques menores (dois ou três) para uso final, p.ex. água quente pro chuveiro, água para cozinha e lavadora de roupas (sim, terá uma), água potável para beber, fazer gelo para a vodka, caipirinha etc. E mais dos pequenos também, que ficarão do lado de fora (por baixo da casa, fixados no chassis na parte de trás das rodas traseiras, que serão para esgoto.

A idéia é ter autossuficiência por uma semana pelo menos, sem recarregar nem água, nem diesel (uma semana estacionado, claro).

Eriksom
  • 10/07/2013, 23:13
    CAVESO
    Citação:

Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima Ver Post
    água quente pro chuveiro, água para cozinha e lavadora de roupas (sim, terá uma), água potável para beber, fazer gelo para a vodka, caipirinha etc.

Além do minha casa minha dívida para construir a casa, o ET já acoplou o "Minha casa melhor" para comprar os eletrodomésticos.....kkkkkkkk

Show de projeto!
  • 10/07/2013, 23:21
    Djalma Inoue
    Quero ver quando começar a embolsar a casa e colocar os arremates, vai ficar chique em ...
  • 11/07/2013, 11:06
    Alberto Granville G Paula
    ET, diesel até concordo 600l, mas água é desnecessário 600 l. Nem uma casa com uma família gasta tanto em uma semana. E depois só cruzando o deserto da Nanibia vc não acharia água durante uma semana para reposição... isso vai sobrecarregar demais o caminhão em trechos off-road. Não esqueça: uns kg a mais aqui, outros ali, e isto vai ficar muito pesado. Os perfis usados na estrutura da casa já estão mais brutos que os do Bunker do Hitler... Seu caminhão vai ficar muito lento nos deslocamentos e mais ainda no fora de estrada (não vou ficar te esperando não, quando formos viajar juntos!!!).... no mais está legal. Outra coisa: deveria mudar o nome para "Meu AP, minha vida" , já que vai ter "2 andares" .....:palmas:
  • 12/07/2013, 12:29
    fassis
    Já tem dois andares, água, eletricidade, etc!!! Daqui a pouco você não vai pagar mais IPVA e sim IPTU!!!
    Oh inveja boa!!!
  • 13/07/2013, 21:11
    Eriksom Teixeira Lima
    Citação:

Postado originalmente por Alberto Granville G Paula Ver Post
    ET, diesel até concordo 600l, mas água é desnecessário 600 l.

{...}

Os perfis usados na estrutura da casa já estão mais brutos que os do Bunker do Hitler... Seu caminhão vai ficar muito lento nos deslocamentos e mais ainda no fora de estrada (não vou ficar te esperando não, quando formos viajar juntos!!!)

GV,

A idéia é somente encher todos os tanques quando a previsão à frente for de falta d'agua ou de diesel, caso contrário, corte pela metade tudo.

De qualquer forma, a previsão para a estrutura é de cerca de 2,5 a 3 t. Acresça mais umas 2 ton de equipamentos (cozinha e quarto) a bordo, mais outras 3 ton (exagerando muito de tudo o mais de comer e beber e água e diesel, chegaríamos a algo entre 13 e 14 toneladas totais, a plena carga. O motor é turbo intercoolado (deve render uns 70kgfm com 180 cv), novo em folha, os eixos deverão ficar em 41x10, talvez 41x12, acho que empurra fácil a uns 120km/h em cruzeiro. De qualquer forma, há algumas decisões a tomar, que permitirão equilibrar bem essa combinação peso contra torque e potência. Metade do caminho para essa implementação já comprei, falta a outra metade. que é mais fácil. Depois explico com calma.

JAMAIS ficarei abandonado por você, se vacilares, passo por cima ;-)

Abraços desde Santiago, de onde embarco amanhã para o lugar mais distante de todos os continentes.

Eriksom
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 21 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 11121314151617181920212223242526272829 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 13:41.