Powered by vBulletin

Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 24 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 14151617181920212223242526272829 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 26/09/2013, 11:18
    Humberto Brandão
    1 Anexo(s)
    Oi Tio, vejo que as coisas continuam andando. Atrasos sempre acontecem, mas o acompanhamento é uma grande emoção.
    Como espero que você possa curtir a sua criação por muitos anos, espero que este apo de 120/135 Klms por hora seja brincadeirinha. Tenho o meu EE15/MH com a mesma motorização do seu, 366A(180 HP) não tem inter cooler e se apertar ele vai. Nunca passei dos 115, isso só para teste. Estes caminhões são muito altos e pesados, o meu carregado pesa 10 toneladas. Isso já me rendeu multas por excesso de peso em balanças, as coisas não estão claras e estamos preferindo passar elas balanças para evitar problema.
    Testou rodando com o meu a 10 anos, acho que a velocidade ideal gira entorno de 80 a 90 Klms/h, principalmente em estradas que não são duplicadas e em ótimo estado.
  • 26/09/2013, 11:32
    Alberto Granville G Paula
    Humberto, não entendi bem a foto, mas essa moto aí na garupa está com pneu Frontiera???? :)
  • 26/09/2013, 12:02
    paje_tapuya
    2 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Alberto Granville G Paula Ver Post
    Humberto, não entendi bem a foto, mas essa moto aí na garupa está com pneu Frontiera???? :)

Parece uma Rokon 2x2!
    Anexo 432657
    Anexo 432658
    Tô certo Humberto?
  • 02/10/2013, 18:00
    Humberto Brandão
    1 Anexo(s)
    Oi Granville e Page, certíssimo, é uma Rokon com tração 2X2. Esta vermelha sozinha é do meu amigo Ronaldo Rommel de Muzambinho, nos ajudamos muito para mantermos nossas motos funcionando. Agora por exemplo estamos precisando de Pneus e de uma catraca de partida retrátil. Se puderem ajudar agradecemos. Estas outras três motos acima, eu acho que estavam a venda.
  • 03/10/2013, 13:35
    paje_tapuya
    Citação:

Postado originalmente por Humberto Brandão Ver Post
    Oi Granville e Page, certíssimo, é uma Rokon com tração 2X2. Esta vermelha sozinha é do meu amigo Ronaldo Rommel de Muzambinho, nos ajudamos muito para mantermos nossas motos funcionando. Agora por exemplo estamos precisando de Pneus e de uma catraca de partida retrátil. Se puderem ajudar agradecemos. Estas outras três motos acima, eu acho que estavam a venda.

Humberto sei que o CFN teve essas motos que acompanhavam os engesas cascavel e urutu. Tenho um amigo meu graduado no batalhão de blindados e posso ver com ele o que se deu a respeito dessas motos. Se ainda tiver peças e forem a leilão eu descubro tb.
    Manda uma mp para mim com seu email pessoal.
  • 03/10/2013, 15:05
    Eriksom, voltando à sua Casa 4x4, tem muita informação sobre a fixação pivotante (articulavel - que não limita as torções do chassi e nem quebra a "casa"), ou seja, fixação da casa sobre o chassi do caminhão, nesse tópico do Forum Expedition Portal.
    Tem inclusive, na página 32 informações sobre a instalação sobre bolsas pneumáticas que vc falava outro dia (veja o uso de amortecedores hidráulicos junto com elas)
    Acho que tem muita informação aí para a fase que vc está agora.
    Abraço.

pivoting frames and mounting campers - Expedition Portal
  • 06/10/2013, 13:30
    Eriksom Teixeira Lima
    Grande GV

foi exatamente daí que eu tirei algumas idéias para a minha casa 4x4. Como se vê, apesar de quase-engenheiro-praticante, eu tento me manter na busca permanente de sua habilidade.

Bem, não tenho atualizado por dois motivos:

1) o que foi feito nas últimas semanas era a parte de reforço de chassis do caminhão e construção do chassis da cabine, ou seja, nada que renda fotografias que mudem alguma coisa.

2) o que houve de avanço nas 3 últimas semanas eu somente sei por telefone, pois não estive por lá vendo as "obras", devo ir na próxima 4a feira.

Pelo que fui informado,

- a estrutura do baú-casa iria ser retirado de cima amanhã, 7 de outubro, para que fosse feita a soldagem final de toda aquela estrutura (está apenas ponteada, há necessidade de se encher cada uma das interseções das coluna). Isso será feito com ele fora do caminhão, pois é necessário soldar por baixo do baú, além de soldar também as placas que comporão a base do assoalho, que são placas mais grossas do que as da lateral.

- o chassis da cabine (seria melhor dizer o sub-chassis da cabine) está concluído e as paredes laterais da parte traseira (expandida) estão montadas. A parte dianteira, que é a cabine simples original da Mercedes, já está limpa de todos os podres e partes descartáveis.

- o complemento do chassis do caminhão (cerca de 1 metro) já está pronto e será colocado assim que a casa-baú sair de cima

- o eixo dianteiro já está na posição final, assim como a caixa de direção

- o eixo traseiro que foi oferecido terminou por ser rejeitado já que estava com um dos semi-eixos estragado, o que demonstra que devia existir algum empeno nos tubos, ou coisa pior.

É isso, por enquanto é só.

abraços, ainda pensando nos deliciosos marrecos da oktoberfest de Brusque. Ainda tem deles por aí?
  • 06/10/2013, 14:04
    Eriksom Teixeira Lima
    1 Anexo(s)
    Sub-chassis da cabine
    Apenas para constar, segue a última foto que fiz do sub-chassis da cabine. Qual será a aparência final?

Será de uma cabine original da Mercedes, transformada de cabine simples em cabine estendida. As placas da foto, que estavam apenas posicionadas com auxílio de alicates, dão uma idéia aproximada dos cerca de 80 cm de extensão no comprimento final.

O que não é possível perceber é que a cabine também será estendida em 25 cm para cima, o que poderá permitir inclusive a transformação da cabine em um quarto para visitas dos amigos, pois ela ficará com espaço interno muito superior a de um cama de casal. Ou quem sabe, eu coloque uma jacuzzi combina com sauna ali:banho:

Outra coisa que será feito é que a tomada de ar suspensa (o tal snorkel) ficará com toda usa tubulação por dentro da cabine, numa torreta construída do lado esquerdo, atrás do motorista.

Não sei se fica claro, mas na frente do chassis do caminhão há duas estruturas triangulares invertidas apoiadas sobre trapézios em cada longarina, elas serão a base pivotante da cabine, que pela parte traseira será travada, mas apoiada sobre duas bolsas pneumáticas. Não é necessário para acessar o motor para manutenção e consertos simples, bascular a cabine, nem mesmo para uma eventual retirada no motor, mas, na dúvida, por que não fazer mais um amplo caminho de acesso ao motor?

Ah, sim! o eixo dianteiro da foto já é o eixo novo, mas ainda está apenas posicionado ali para medidas.

Eriksom
  • 06/10/2013, 18:00
    Claro que ainda tem Marreco.... afinal é a Festa Nacional do Marreco.
    Quanto a cabine, acho que vai ficar muito bom!
  • 07/10/2013, 16:47
    Cesar Galeffi
    Grande Humberto como tem passado? favor diga-me que bateria estacionaria tens para a tua placa de 240w?
    Grato
  • 07/10/2013, 16:57
    Cesar Galeffi
    beleza Eriksom, ta muito bom esse projeto.

Citação:

Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima Ver Post
    Apenas para constar, segue a última foto que fiz do sub-chassis da cabine. Qual será a aparência final?

Será de uma cabine original da Mercedes, transformada de cabine simples em cabine estendida. As placas da foto, que estavam apenas posicionadas com auxílio de alicates, dão uma idéia aproximada dos cerca de 80 cm de extensão no comprimento final.

O que não é possível perceber é que a cabine também será estendida em 25 cm para cima, o que poderá permitir inclusive a transformação da cabine em um quarto para visitas dos amigos, pois ela ficará com espaço interno muito superior a de um cama de casal. Ou quem sabe, eu coloque uma jacuzzi combina com sauna ali:banho:

Outra coisa que será feito é que a tomada de ar suspensa (o tal snorkel) ficará com toda usa tubulação por dentro da cabine, numa torreta construída do lado esquerdo, atrás do motorista.

Não sei se fica claro, mas na frente do chassis do caminhão há duas estruturas triangulares invertidas apoiadas sobre trapézios em cada longarina, elas serão a base pivotante da cabine, que pela parte traseira será travada, mas apoiada sobre duas bolsas pneumáticas. Não é necessário para acessar o motor para manutenção e consertos simples, bascular a cabine, nem mesmo para uma eventual retirada no motor, mas, na dúvida, por que não fazer mais um amplo caminho de acesso ao motor?

Ah, sim! o eixo dianteiro da foto já é o eixo novo, mas ainda está apenas posicionado ali para medidas.

Eriksom

• 09/10/2013, 22:28
    Humberto Brandão
    Citação:

Postado originalmente por paje_tapuya Ver Post
    Humberto sei que o CFN teve essas motos que acompanhavam os engesas cascavel e urutu. Tenho um amigo meu graduado no batalhão de blindados e posso ver com ele o que se deu a respeito dessas motos. Se ainda tiver peças e forem a leilão eu descubro tb.
    Manda uma mp para mim com seu email pessoal.

Esta minha tinha nas laterais o simbolo dos Fuzileiros, mas não sei se era das que teriam sido usadas por eles.
    Não pintei como dos Fuzileiros porque na época não consegui nenhuma informação a respeito, nem no Museu da Marinha.
    Muitas delas foram leiloadas e só em Alcantilado(acima de Mauá/Maringa) o Museu Das Duas Rodas comprou 15 bem acabadas. Ele recuperou uma pára o Museu e tem ainda vários pedaços pendurado em um galpão.
    Se voce puder saber se os FN ainda tem alguma coisa eu agradeço. hbrandao2003@yahoo.com.br .
    Abraço.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 24 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 14151617181920212223242526272829 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:33.