Powered by vBulletin

Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 23 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 1314151617181920212223242526272829 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 01/08/2013, 18:33
    Eriksom Teixeira Lima
    Caveso

    Assim, nada vai dar certo. Repassando meu conhecimento

    Moai, é somente um objeto de pedra, exceto depois de ser colocado na base, quando lhe colocam os olhos. Como esse está na cantera (fábrica de moai), faltava muito para ter poder.

    Pior é o seguninte: Pachamama é deus no Peru, em Rapanui é Maki Maki. Ou seja, além de tudo estás pedindo no lugar errado pedindo para o deus errado.

    Na boa, o que NOS aflige (estou nessa também) é que os espíritos malignos tomaram conta de nossas vidas, segundo os Rapanui eles se chamam Aku Aku, ficam em cima dos ombros e o único jeito de tirá-los é se arrastar pelo chão através das portas estreita, pois eles não conseguem passar. Eu fiz isso lá, você devia fazer por aqui.

    :curtir:
  • 01/08/2013, 19:45
    CAVESO
    Opa, nada como quem sabe para corrigir minhas tolices!

    Meu unico contato com os "rapas" foi diante daquele Moai na porta do museu deles em Viña del mar...

    Dizem que ele foi carregado da ilha até lá, mas sei lá......as dançarinas "típicas" também pareciam paraguaias...

    Mas mesmo sem saber já estou iniciado no ritual exorcista: estou há duas semanas rastejando atrás do correspondente da caixa para tentar o empréstimo imobiliário, e, pelo que estou orçando, as portas serão estreitas...bem estreitas.....rsssss

    Iorana!
  • 01/08/2013, 22:56
    Eriksom Teixeira Lima
    IORANA, gostei dessa, demonstra que depois de beber tantos vinhos e ir virar os bofes em viña del mar, ainda lembrou da saudação.

    Aqui entre nós, eita cidadezinha feia da porra essa tal de viña del mar!

    IORANA

    Eriksom
  • 01/08/2013, 23:26
    Djalma Inoue
    A replica do relógio de flores da Suiça é uma comédia
  • 06/08/2013, 16:38
    Alberto Granville G Paula
    ET, seja bem vindo ao "Minha casa, minha vida", novamente.....:odedo2:
  • 15/08/2013, 17:36
    Eriksom Teixeira Lima
    3 Anexo(s)
    Depois de algumas semanas sem nada atualizar, seja por causa do frio polar e da chuva que se abateu em Cabo Frio enquanto eu estava de férias, seja por causa de que as obras avançaram muito (não é conversa de empreiteiro fazendo obras para o governo), mas esses avanços não rendiam boas fotos, seja por causa de um atraso que explicarei no próximo post, seguem algumas fotos do que está feito.

    Reforço do chassis.

    a base de veículo é um ônibus curto, típico dos anos 1970/80, usado em escolas rurais, principalmente. Naquela época a ponta do chassis era curvada no trecho dianteiro e apresentava um pequeno estreitamento. Para corrigir essa aparente fragilidade, optou-se por fazer um triplo reforço, sendo 2 réguas de aço com 1 cm de espessura colocadas nas partes superior e inferior de cada longarina (com a típica soldagem cruzada com espaçamentos de 20 em 20 cm), e mais um reforço interno na longarina feito com cantoneiras em L, reforço aplicado pelo lado de dentro.

    Além disso, a parte dianteira da longarina, que fica a frente do suporte do radiador (e também a frente do decalque do número estampado na chassis) recebeu como reforço a antiga gambiarra que segurava os eixos (lembram do meu comentário lá no início?). O motivo dessa opção de uso é por que o guincho hidráulico ficará assentado entre as pontas da longarina (precisa de uma base sólida) e aqueles olhais na ponta serão usado para a fixação do parachoques e de algumas coisinhas que estamos pensando ainda.

    Nas fotos, face externa da longarina direita, com o suporte lateral para se fixar a montanheira do feixe de molas, a face interna da longarina direita com os sistema triplo de reforço, finalmente no chão a régua de aço da longarina esquerda (ela tem 6 metros de comprimento e ainda faltam cerca de 1,5 para cobrir até o final do chassis).
  • 15/08/2013, 17:45
    Eriksom Teixeira Lima
    2 Anexo(s)
    O principal motivo do atraso foi a demora na entrega do novo eixo dianteiro. O anterior era bastante robusto, usado nos MB 1111, mas tinha algumas coisas que me deixavam com água na boca para trocá-lo antes de concluir tudo:

    1- a possibilidade de colocar freio a ar em toda a viatura (sim, Humberto, não havia jeito de colocar antes)
    2- a possibilidade de usar rodas aro 22 originais, o que me dará uma maior flexibilidade na escolha dos pneus (rodas com 10 furos).

    Depois de 1 mês de fechado o negócio, finalmente ele chegou e eu estava lá para ver. :cool:


    Agora, pau na máquina, pois sem ele era impossível concluir a colocação do motor que já está atrasada em 1 mês :zzz:

    Nas fotos, Chico cada vez melhor de saúde e já metendo as mãos na obra (já caiu cabine em cima, já tocou fogo no próprio pé, exatamente o que teve e tem problemas) e seu Valdir, que conseguiu o eixo e um bom desconto nele.

    Logo mais estarão a venda os eixos originais dele, cabem pneus até 80 polegadas se alguém achar, desde que a viatura que os carregue não passe de 5 toneladas de peso bruto total
  • 15/08/2013, 17:52
    Eriksom Teixeira Lima
    1 Anexo(s)
    Ah, sim! quem comprar os eixos terá direito também de comprar uma super caixa de transferência para girar esses eixos, pois quem me vendeu o eixo o fez em forma casada, veio outra caixa de transferência junto.

    No princípio até fiquei emocionado com ela, pois ela tem Posição NEUTRO o que é bem interessante. Porém depois de testá-la de todas as formas, percebemos que somente tem NEUTRO, 4x2 e 4x4, enquanto a primeira que tenho tem 4x2, 4x4 e 4x4 reduzida. Com pneus 44, relação 39x8 e caixa com redução de 1,05 (mais ou menos), dura opção entre andar a 120 km/h como velocidade máxima e ter reduzida ou .......
  • 16/08/2013, 18:02
    Alberto Granville G Paula
    Eriksom, o negócio aí é bruto, heim?
    É ferro em cima de ferro. Pesado!
    Que motor terá?
    Qual a sua estimativa de velocidade de cruzeiro em viagem?
  • 17/08/2013, 21:03
    Eriksom Teixeira Lima
    GV

    minha estimativa para ele carregado (diesel, água, comida, brinquedos no depósito etc etc etc) é de pbt de umas 12 toneladas, talvez menos, o que eu acredito. Todo esse aço que está sendo usado para montar a estrutura da casa não pesará mais do que 2,5 toneladas. O mais pesado, por incrível que pareça é o trem de força, pois somente se levanta qualquer das caixas com grua ou 3 pessoas.

    A motorização é um MB usado até os 1513, o absolutamente robusto e confiável 366 turbo intercooler (era o padrão de veículos militares, dos Unimog maiores, de tudo até inventarem eletrônicos). Ele será montado para render bem baixo, o que deverá ser algo como uns 65kgfm e 150 hp, tipicamente o usado nos 1313 que andam por aí. Esse motor tem uma versatilidade enorme, e sem comprometer a durabilidade ele chega até 90 kgfm e 300hp, mas não preciso de tudo isso de jeito nenhum. Os equivalentes cummins e mwm empurram os concorrentes vw e ford com 16 ton a mais de 120 km/h usando overdrive.

    Vou usar c&p 39x8 e os pneus deverão ser entre 42 e 44 pol (decido nesta semana ainda). Como o motor roda a 2800 rpm (tem gente que diz até 3000, não achei exatamente), a velocidade de cruzeiro dele poderá ficar na casa dos 120km/h, embora eu deva rodar na casa de 100km/h.

    Como a caixa tem uma redução muito grande, e o sistema de conexão do cardã dianteiro será a ar, será possível eu engatar a reduzida (4x4 reduzida) sem acionar o cardã dianteiro, o que me garante força bruta para encarar qualquer subida pesada (ou grandes pendentes, como se diz no resto da América do Sul).

    Não precisa se preocupar, eu não vou ficar te amarrando nas nossas viagens.

    PS: lá em cima eu disse 120km/h de máxima, mas na realidade é de cruzeiro sustentável, máxima ele deve chegar a uns 135km/h por alguns minutos, conforme previsto no próprio projeto do motor, pois ele passa a esquentar e você tem de aliviar para não explodir (ou seja, serve para ultrapassar)
  • 17/08/2013, 21:15
    Alberto Granville G Paula
    Então vai dar para andar comigo.....:cavalo:
    E qual a sua estimativa dele ficar pronto? O fim do ano está chegando e será necessário fazer uma "prévia" com ele antes de encarar grandes distâncias, pois a mexida foi grande.... Tens que andar primeiro no Brasil para afinar os ajustes!
    Estou pensando em ir esse ano pra Chapada dos Veadeiros e Terra Ronca. Se der tempo, Jalapão também.
    Vai dar tempo?
  • 18/08/2013, 12:34
    Eriksom Teixeira Lima
    GV

    eu acredito que ele esteja apto para rodar, ir ao licenciamento e voltar ao Rio para entrar na marcenaria em meados de outubro. Depois, fazer as medições de marcenaria, colocar todo o sistema elétrico e hidráulico (incluindo gerador, baterias, painel solar, tanques variados etc) deve consumir mais uns 3 meses. Enquanto isso, eu estarei com o caminhão na lata, testando a mecânica e me interando plenamente com ele. Vale lembrar que irei sair de veículos com 2 toneladas, 2 metros de altura, 2 metro e pouco de comprimento e sentado a 1 metro do chão, e passar para um veículo com 10 a 12 toneladas, 3,65 de altura, 7 metros de comprimento e sentado a 2 metros do chão e a frente do eixo dianteiro.

    Resumindo, acredito que somente poderei estar em condições de fazer pequenas viagens para testar a funcionalidade dele com tudo montado para o ano que vem, para março ou abril, assim sairia para o mundo lá pra junho.

    Quanto ao final do ano, pretendo sair também, mas pelo Brasil, pois nós viajamos sempre por aqui com a cadela Iara e, sem motorhome, obrigatoriamente tenho de ficar em pousadas. Do teu roteiro, apenas passei pelos Veadeiros, e queremos voltar, e conheço o Jalapão (no final do ano tem gente pra cacete, cheio de expedições com montes de chatos). Mas a gente podia pensar algo, pois a coisas interessantes pelos mesmos lados, pedaços de canyons da chapada diamantina, serra da capivara e por aí. Vamos nos falando, pois seria uma boa viajarmos por aqui.

    Abraços
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 23 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 1314151617181920212223242526272829 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 18:43.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy