Powered by vBulletin

Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 15 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 5678910111213141516171819202122232425 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 10/04/2013, 23:39
    Erico Neves
    Caro Eriksom,
    se lendo todas as mensagen de voce e de outros colegas, uma sugestão, como voce disse 2 caixas de 250 agua potavel, e vejo que é pouca, veja Deesel, praticamente se acha e todos os lugares, voce pode levar galão reserva, mas agua a vezes e dificil de achar, uma vez no nordeste levei mais de 6 horas para ancher 150 litros de agua,outra vez no Uruguai, consegui abastecer de combustivel e agua nem pagando,pela minha andanças sempre tive problema de agua potavel para caixa,veja agua de posto de rodovia normalmente é pessima, devido de ser poço não tratada, veja o barco casa fiz tinha 1200 litros, minha spriter que é pequena tenho 250 litros, esse barco trailher ultimo que fiz tem 400 litros, voce com esse equipamento que não depende de pesso no minimo 800 litros, isso é uma sugestão amigo,veja voce la no meio do nada quebrado 5 a 10 dias, sem agua, voce vai lembrar do Erico,voce esta fazendo um veiculo para aventura não para acampar em beira de cidades, abraços
    amigo
  • 11/04/2013, 01:02
    CAVESO
    Era uma casa muito engraçada.....

Não tinha teto, não tinha nada...........
  • 11/04/2013, 11:02
    Eriksom Teixeira Lima
    Citação:

Postado originalmente por Loras Ver Post
    Caraca, aquilo tudo é poeira no parabrisa da Camper?
    Eita! Tenho que tomar cuidado para não acontecer o mesmo por aqui.

Sacanagem com o querido amigo Elmer, ele te trata com o maior carinho, e não tem culpa dos eixos do Gaúcho Heck :twisted:

Citação:

Postado originalmente por Loras Ver Post
    Belo projeto!!! Vou aumentar a altura da garagem para recebê-los em Roraima.

Pode parar, quando chegar por aí em Boa Vista estacionarei na beira da praia ao lado do Croco do Elmer. Depois todos iremos juntos até aquela maravilhosa serra em que você tem terras. Roraima, belo lugar para se conhecer.

Abraços

Eriksom
  • 11/04/2013, 11:10
    Eriksom Teixeira Lima
    Citação:

Postado originalmente por Erico Neves Ver Post

[...], fico a disposição dos amigos ref. qualquer perguta ref. motor home,etc,(geladeira 12 vlts.painel solar, sitema de aquecimento de agua chuveiro, bomba dagua(agua doce) etc. estou a mais de 40 anos no ramo de campismo(motor home, trailer,Veleiro, casa flutuante) tudo que ser refere aventura nesse sentido, veja meu blog www.ericoneves.blogspot.com abraços ao amigos
    Obs somente hoje que vi essa materia aqui no 4x4,sucesso para voce no novo briquedinho,
    abraços
    erico neves

Érico,

não devias ter oferecido, você não tem a menor idéia de como sou explorador de informações e de conhecimento :euforico:

Estou exatamente na semana de decidir essas coisas, digamos assim, a parte elétrica de tudo e da parte hidráulica. Já ou preparar a listinha de perguntas, pois, confesso, essa parte de 12 volts é muito chata, e, exceto fogão, forno e lavadora, o resto será 12 v.

Me aguarde, mas não se arrependa.

Abraços, pensando em ir estacionar em Floripa :pensativo: e aproveitar para visitar meu grande amigo GV em Brusque.

Eriksom
  • 11/04/2013, 11:12
    Eriksom Teixeira Lima
    Citação:

Postado originalmente por CAVESO Ver Post
    Era uma casa muito engraçada.....

Não tinha teto, não tinha nada...........

O seu Carlos Veggi

se continuar a me sacanear, não levo seu engesa Yellow Submarine para dar uma volta com a minha camper Puta Velha. Já tinha até arranjado uma carretinha dupla para eles :brinde:

Eriksom
  • 11/04/2013, 11:57
    Erico Neves
    motor home
    Citação:

Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima Ver Post
    Érico,

não devias ter oferecido, você não tem a menor idéia de como sou explorador de informações e de conhecimento :euforico:

Estou exatamente na semana de decidir essas coisas, digamos assim, a parte elétrica de tudo e da parte hidráulica. Já ou preparar a listinha de perguntas, pois, confesso, essa parte de 12 volts é muito chata, e, exceto fogão, forno e lavadora, o resto será 12 v.

Me aguarde, mas não se arrependa.

Abraços, pensando em ir estacionar em Floripa :pensativo: e aproveitar para visitar meu grande amigo GV em Brusque.

Eriksom

Ola Eriksom,
    como disse estou a diposição, não sei tudo, pois não tive o previlégio de apreder tudo, mas o que eu sei e puder ajudar e for util estou a disposição,claro que talves seja bom para mim , não seja para os outros. é o caso foão a gaz eu ja prefiro a gaz, pois eu evto 220 vts dentro do motor home principalmente se ele é estrutura de ferro, dia de chuva é o bendito aterramento,ja vi nego ficar pindurado na lataria do veiculo, mas cada caso é uma caso.
    estamos ai, se vier a Floripa. manter contato.ok
    meu cel 48 9907 5159 tim
    casa 48 3232-9065 e meu skype esta sempre ligado é só cadastrar, erico.neves

perto da minha casa tem um bom Camping funciona o ano inteiro, fica na beira da Lagoa da Conceição.
    abraços
  • 11/04/2013, 12:23
    CAVESO
    Citação:

Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima Ver Post
    O seu Carlos Veggi

se continuar a me sacanear, não levo seu engesa Yellow Submarine para dar uma volta com a minha camper Puta Velha. Já tinha até arranjado uma carretinha dupla para eles :brinde:

Eriksom

Trate de colocar um munck (guincho hidráulico) na carretinha......
  • 11/04/2013, 12:59
    Erico Neves
    Citação:

Postado originalmente por FábioBananal Ver Post
    Boa Noite Erikson!

Parabens pela empreitada, pelo visto vai ficar muito bom!!!

Minha duvida e quanto a documentação, dizem que hoje em dia não se pode comprar um onibus e transforma-lo num motorhome, pois não se consegue documenta-lo como motorcasa!!

Vc tem alguma informação sobre isso!!

obrigado.

Caro Fabio,
    se posso passar algumas informações referente documentção para Motor casa; é o seguinte quanto começei as mas de 30 anos nessa cina de Motor home, naquela época para emplacar o nome dado pelo detram era Motor home(americanizado) bastava voce ir no caso de Floripa na universidade de engenharia pegar uma declarção do departamento de engenharia,onde se pagava uma pequena taxa, apos a vitoria desse departamento de engenharia dava uma laudo com esse laudo voce emplacava numa boa.ok mas ao passar doa anos foi criado esse tal e Imetro ai o Contram criou uma portaria que essa modificações poderia ser feita e emplacado o Veiculo ja como UTILITARIO/ESPECIAL/MOTOR CASA, vece fazia uma solicitação ao detram de posse dessa solictação levava ao Imetro,pagamnto ja não mais um pequena taxa um valor ja elevado, o imetro apos vistoria dava tambem um laudo e voce emplaca com base nessa portaria utilitario/esperical /motor casa. ok era tramite simples, começou então as contruções de veiculos como se diz na giria fundo de quintal,ai apareceu as fabrica especializada. não sei por lobe dos fabricantes juto ao contram então saio a tual legislação para emplacar veiculos ja somente como ESPECIAL/MOTORCASA, mas para fazer isso voce precisa agora de um tal de CAT que nada mais é um progeto feito por um Engenheiro e encaminado para o Contram para aprovação e isso começou ficar inviavel devido o custo acima de hoje de cr$ 10.000,00 ou mais depedendo do engenheiro e levar muito tempo para ser aprovando para então voce emplacar.ok as Fabrica ja tem esse CAT e é so emitir a Nota Fiscal para o emplacamento . essa é a dificuldade para o emplacamento é possivel mas trabalhoso e caro. não sei se consegui ajudar.
    abraços
    erico
    sempre a disposição
    OBS=para que não me conhece eu fui 2 anos Presidente das associação do veiculos de Recreio(motorhome e Trailer) de Santa Catarina, Grupo Rodamundo

Hoje os veiculos que estão emplacado como Motor home(antigos) e Utilitario/Especial/Motorcasa(no caso o meu ainda) ao se transferido para outro propritário passara para somente a espécie do Veiculo( caminhão,Onibus,Vam,micro onbus,etc)e ESPECIAL/MOTORCASA
  • 11/04/2013, 13:00
    Eriksom Teixeira Lima
    Citação:

Postado originalmente por Erico Neves Ver Post

[....] voce com esse equipamento que não depende de pesso no minimo 800 litros, isso é uma sugestão amigo,veja voce la no meio do nada quebrado 5 a 10 dias, sem agua, voce vai lembrar do Erico,voce esta fazendo um veiculo para aventura não para acampar em beira de cidades

Cortei tua mensagem para pegar o seu ponto. Concordo integralmente com você. Aliás, esta é minha maior preocupação, abastecimento de diesel, de água e de eletricidade. Realmente, peso não é problema, afinal o veículo suporta de 8 a 14 toneladas (rodagem simples ou dupla) em qualquer terreno. Pelo meus cálculos, baseado no material usado até agora, ele ficará com carga total com 10 a 12 toneladas, galho fraco para os eixos originados do MBB 1113 e pro motor 366 turbo-intercooler.

Atualmente, o veículo está dimensionado da seguinte forma.

Diesel= Lado direito, um tanque padrão mercedes para 300 litros, na traseira entre as longarinas, aquele tanque galvanizado que mostrei antes, como uns 250 litros mais ou menos. Como vou usar gerador a diesel (na média geral, algo como 15 litros por dia, isso na pior das hipóteses), ainda assim estou achando pouco diesel, considerando um consumo de 4 l/km rodados. Imediatamente atrás do tanque padrão, há espaço para outro tanque com uns 200 litros de capacidade.

Água= Lado esquerdo, um tanque padrão mercedes de 300 litros (igual ao outro, também em plástico). Esse tanque seria o de recepção da água externa, microfiltrada se retirada da natureza, e onde seria feito o primeiro tratamento de desinfecção. Dali, a água seria bombeada para uma segunda caixa, que seria colocada imediatamente acima, naquela compartimento lateral, a qual teria capacidade similar, 250 litros. Ali, seria feito um segundo tratamento e novamente uma microfiltragem para transferência para outras caixas, do chuveiro e das torneiras de pia de cozinha e banheiro, além de uma outra para lavadora de roupas. Alternativamente, tenho pensado em usar a outra parte do tal compartimento lateral para fazer um segundo grande depósito de água igual ao de 250 litros, o que exigiria que eu relocasse as baterias para outro lugar.

Eletricidade= Aliás, essa questão das baterias é um problema grave, pois eu queria colocar as de gel, porém só tenho encontrado (e em São Paulo) de gel em tamanho pequeno. Pelas minhas contas mal-feitas em watts de 12 voltas, o ideal seria eu ter uma banco de baterias que consumisse apenas 15% ao dia da capacidade delas, ou seja, algo em torno de 100Ah/dia (geladeira, freezes, bombas de pressão e lâmpadas). Até agora, minha opção tem sido as automativas com 250Ah, ou seja, compartimento isolado e ventilado.

Conforme te avisei, Erico, no postado anterior, começou minha exploração: qual sua avaliação e sugestões? Saio daqui e vou para teu blogspot.

Abraços

Eriksom
  • 11/04/2013, 13:49
    Erico Neves
    Caro Erikson,
    vejamos, diesel 600 litro como voce comenta tem autonomia para 2.400 km, não existe no mundo posto a mais de 1000 km de distancia de aoutro.ok esta de bom tamanho.
    Agua de uso,não beber foi aquilo que falei nunca é demais no minimo 800 litros,porque se veiculos é previsto para seis pessoal, em norma casa pessoal 30 litro dia entre banho,lavação de louca,etc. entrão em um so dia consome 6x30= 180litros 5 dias parado em um camping selvagem ou con problema no meio do nada ja são 900 litro, ja ficou sem agua,ok por isso que eu digo mas vale sacrificar um amario e ter mais agua, talves veja como pessemismo, respeito, a tempos atras fui buscar um catamaram de um amigo na Bahia estavamos em seis pessoas, parando em ilhas e navegando no 4 dia ficamos sem agua e tinha 1000 litros a catamaram, quando se fica sem agua é que damos o valor da necessidade dela, e agua flui rapidamante, quando se abre a torneira para lavar um copo se gasta 1/2 litros pois a bomba joga e joga mesmo, mesmo que se tenha economia, hoje nos viemos e fomos riados para gastar agua mesmo que se cuida.ok
    Tem outro fato não esqueça de um tanque de aço inox, o outro material apropriado não esse de conbustivel para agua mineral somente para beber, pois levar esse galoes de 20 litro platicos é incomodo, esse tanque teria uma torneira propria na pia só para issso com um bomba 1.0 presurizada, esse tanque com um bujão para limpesa, queira ou não tanque sempre cria fungos e seria facil para esgostar e limpar, a saude agradece.
    Energia, no meu trailer nautico que fiz tenho duas placas voltaicas de 140 cada e supre bem geladeira e no Meu Motorhome tenho 2 de 85 cada é pouco mas como sempre estou com o motor do veiculo andando acaba suprido bem,
    vejamos o consumo,
    se voce conseguir colocar 3 placas de 140 cada voce teria um demanda de 420 wats dividido por 12 volts e calculo é e 6 horas dia(24 Horas) voce tem 210 amper nessa 6 horas, ai que entra o banco de Bateria, como seu consumo(geladeira 12 vots,luz,bombas,tv,computador etc) para 6 pessoas ,voce tem um consumo de 150 amper, ou seja uma bateria de 150 por dia, isso é se conseguisse usar ela carregada até o final(isso é impossivel) esse banco teria no minimo 4 bateria de 150 cada(bateria não veicular)que diferente de bateria circulo profundo.
    Com tudo isso para repor energia,Altenador de onibus 150 amper, geradoré a critério do tamanho(ar condicionado sprinter etc.), claro quando voce tem energia externa(110 ou 220) ai muda tudo que foi falado acima.ok
    não sei se conseguir ajudar,
    abraço
    erico
    OBS desculpa erro de português, como digo não professor de português, sou campista/navegador/aventureiro com responsabilidade.hehehe
  • 11/04/2013, 15:29
    Erico Neves
    Erikson,
    veja o link abaixo, ref. bateria, eu tenho duas dessa que comprei usadas e ja estão não meu Motor home a 5 anos,e duas no trailher nautico essa garantia vem a garantia para 10 anos, são muitos bons, nã servem para aranque somente para uso interno do motor home, veja
    Bateria De Gel 150 Amper 24 Altura, 44 Comp E 16 Largura - R$ 350,00 no MercadoLivre

altenador de 150 amper
    Bateria De Gel 150 Amper 24 Altura, 44 Comp E 16 Largura - R$ 350,00 no MercadoLivre
  • 11/04/2013, 15:45
    Eriksom Teixeira Lima
    Erico

Com relação ao diesel, eu calculo o gasto de 15 litros por dia para a casa, sem contar o deslocamento do veículo. Em algumas viagens que fiz pelo Brasil e América do Sul, cheguei a rodar 600 km sem posto para reabastecer. E eu nem fui onde pretendo ir com o motorhome. Daí, ter espaço para carregar todo o diesel necessário (e mais uns 150 a 200 litros de gasolina para os equipamentos do "porta-tudo" ao fundo - o espaço lá será de 250 cm de largura, por 130 cm de profundidade e 180 cm de altura, cabe coisa para cacete, para água e terra, pois voar é com os pássaros).

Para geração de eletricidade com o caminhão se movendo, está resolvido, o alternador do motor resolve o problema do caminhão e sobra um pouco. Além dele, irei colocar um segundo alternador de grande potência, 150 Ah ou maior, para carregar as baterias da casa. O problema é parado, pois todos os geradores portáteis carregam apenas 8,3 Ah, insuficiente para tocar a geladeira e o frezzer. Eu pensei na célula fotovoltaica, mas por enquanto desisti da idéia, já que o máximo que eu conseguiria seriam outros 8 Ah, e o custo excessivo. Por enquanto, note bem!

Uma das coisas que pensei é colocar o gerador para carregar o banco de baterias e em paralelo ter um inversor/conversor 220/12v (um xantrex da vida - esse mesmo ou outro, qual sua experiência?) para dar conta de tudo enquanto o gerador carrega e alimenta forno e fogão mais ar condicionado (este se for o caso, quando estiver em lugar quente). Você como navegador conhece bem aqueles chaveamentos de barco que pretendo adotar na casa: creio que funcionam bem ou é ilusão minha?

Por tudo isso, a opção por ter tanques volumosos de diesel, afinal 3 dias parado na beira dos lagos superiores do Atacama ou lá na Patagônia chilena (você já esteve por lá, segundo vi no blog, e viu o que é frio) ou na beira dos Araguaia e seus afluentes ou no corredor dos vulcões no Equador, consomem uns 120 litros de diesel por baixo (seja para aquecer, seja para esfriar).

Meu motorhome será para 2 pessoas mais a Iara, a cadela que aparece em algum dos postados aqui. Mais gente, seria visita, logo temporária. Em outras palavras, como visita, TODOS têm de gerenciar o consumo de água. Na pior das hipóteses, com visitas, a água duraria uns 4, talvez, 5 dias, considerando cozinha, banheiro, sem banhos longos, mas com bundinhas lavadas, claro? :banho:

Você usa quais geladeira e frezzer? De Santa Catarina, eu vi os produtos da Elber, que me pareceram interessantes, mas não conheço ninguém que use: conheces? O pessoal de naútica usa Isotherm, parece que é importado, mas nada sei deles. Tem gente que eu vi (claro ninguém no Rio, eta estado precário esse em que moro) que mandou fazer sob medida usando compressores e trocadores da Danfoss: seria o caso?

E baterias de ciclo profundo, aqui no Rio ninguém nem conhece (até aquele povo barulhento de carros "importa" as ditas de São Paulo): você usa delas?

Eu te disse que ia te perguntar muito, cumpro minha promessa :concordo:

Eriksom
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 15 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 5678910111213141516171819202122232425 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 22:24.