Powered by vBulletin

Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 11/12/2012, 18:58
    Bruno Mosso
    Eu também quero acompanhar esse tópico, aposto que vai sair um negocio muito bonito!!
  • 11/12/2012, 21:34
    Humberto Brandão
    Cesar, o nome certo da Empresa é Geração Renovável Gerao Renovvel
    Com relação aos Inversores, é provável que o amigo do Rodamundo(grupo de Motor Home se Santa Catarina)esteja usando um inversor antigo, os mais modernos são bem econômicos. Só como exemplo, depois que instalei minhas placas, minha geladeira do MH, uma Consul 120L ficou ligada direto nas baterias/placas por mais de 30 dias direto. O que é muito importante são os cálculos de carga para ver se as baterias suportam os equipamentos a noite e dias com pouco sol e as placas durante o dia tem que alimentar os equipamentos e ainda carregar as baterias novamente.
    Abraço,
    Humberto Brandão
  • 11/12/2012, 21:39
    Casa da transmissão4x4
    Citação:

Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima Ver Post
    As obras continuam, com um pouco de atraso por problemas de excesso de limpeza a fazer e atrasos na entrega de peças. Nada grave, mas ficou um tristeza por causa de não poder participar com ELE do Trenó 4x4 aqui da Jipenet-RJ. Enfim, .....

Bem, duas coisas foram identificadas: as caixas de câmbio e de transferência. O Câmbio é um G3/50, com cinco marchas, e a Transferência uma VG 550, com reduções de 1,037:1 na alta e 1,67:1 na baixa/reduzida. Seguem as fotos.

Eriksom

Esse câmbio e bom, se fosse o G3 60 seria melhor ainda. Um câmbio que eu gosto muito e o ZF dos Mercedes caçamba, ele e otimo os engates de machas, mas o valor das peças e uma fortuna !!
  • 21/12/2012, 08:16
    Cesar Galeffi
    Citação:

Postado originalmente por Humberto Brandão Ver Post
    Com relação aos Inversores, é provável que o amigo do Rodamundo(grupo de Motor Home se Santa Catarina)esteja usando um inversor antigo, os mais modernos são bem econômicos. Só como exemplo, depois que instalei minhas placas, minha geladeira do MH, uma Consul 120L ficou ligada direto nas baterias/placas por mais de 30 dias direto. O que é muito importante são os cálculos de carga para ver se as baterias suportam os equipamentos a noite e dias com pouco sol e as placas durante o dia tem que alimentar os equipamentos e ainda carregar as baterias novamente.
    Abraço,
    Humberto Brandão

Bom dia Humberto, desculpe-me pelo atraso, so agora vi a tua mensagem, entrei por acaso no forum. Obrigado pela preciosa explicação, isso faria uma grande diferença nos calculos, gostaria de saber tambem a marca do seu inversor.
    Se quiser acompanhar o meu forum " Casa artesanal Ford Ibiza", serás bem vindo.
    Entrarei em contato com a Gerao Renovvel. Abraço
  • 21/12/2012, 08:22
    Cesar Galeffi
    Citação:

Postado originalmente por Cesar Galeffi Ver Post
    Bom dia Humberto, desculpe-me pelo atraso, so agora vi a tua mensagem, entrei por acaso no forum. Obrigado pela preciosa explicação, isso faria uma grande diferença nos calculos, gostaria de saber tambem a marca do seu inversor.
    Se quiser acompanhar o meu forum " Casa artesanal Ford Ibiza", serás bem vindo.
    Entrarei em contato com a Gerao Renovvel. Abraço

Oi de novo Humberto, no site da empresa ( Fale conosco) não consigo preencher o formulario, o cursor fica inerte diante das areas de escrever, será que é o meu notebook com problema? favor faça o teste. grato
  • 21/12/2012, 08:24
    Cesar Galeffi
    Citação:

Abraço,
    Humberto Brandão

Oi de novo Humberto, no site da empresa ( Fale conosco) não consigo preencher o formulario, o cursor fica inerte diante das areas de escrever, será que é o meu notebook com problema? favor faça o teste. grato
  • 21/12/2012, 08:27
    Cesar Galeffi
    Bom dia Eriksom, como vão os trabalhos? abraço
  • 21/12/2012, 10:19
    Eriksom Teixeira Lima
    Cesar, bom dia

desde a semana passada, estamos nos trabalhos de limpeza das coisas erradas que haviam. Já foram limpos os dois lados do diferencial (remoção e lixamento daqueles suportes), a ponta do chassis, o reforço mal-feito do chassis, suportes de molas e mais outras coisas. 3 tubos de oxigênio foram gastos na faxina, mais algumas lixas para acabamento final. Estive lá na semana passada e o trabalho terminou nesta semana. Como é Natal, e a oficina é em Cabo Frio, região dos Lagos muito demandada no final do ano (1,5 horas de viagem se transformam em 6 a 7 horas). não devo ir para lá por esses dias.

Conversamos ontem por telefone, e toda a limpeza foi feita, inclusive com a troca das pontas dianteiras que haviam colocado no chassis para fixar o guincho. No lugar foram colocados reforços prolongadores para aumentar a frente em até 40 cm, o que permitirá deslocar a cabine cerca de 25 cm a frente. Como não preciso de um ângulo de entrada de 80 graus, ele ficará com cerca de 65 graus, mas ainda a ajustar.

Enfim, o que eu pensava em estar pronto somente em março, estará pronto no início do mês de janeiro (ano novo, caminhão novo), a saber:

- feixes de mola dianteiros da 1720, com adpatação no chassis para instalação de montanheiras e jumelos originais
    - reposicionamento do motor, radiador, intercooler e radiador de ar condicionado
    - conexão entra câmbio e transferência por meio de cardã
    - troca do volante do motor e de todo o sistema de embreagem
    - troca de todos as mangas de eixo
    - troca de todas as peças do sistema de freio, mantidos óleo-ar na frente e somente ar na traseira
    - reposicionamento da caixa de direção (ela estava invertida)
    - reposicionamento da cabine
    - troca da coroa e pinhão por novos 9x39
    - revisão de todos os reforços de chassis, com troca da maior parte deles
    - colocação do sistema de travessas originais da Mercedes, que são aparafusadas

Depois coloca algumas fotos, pois limpeza não gera fotos.

Enfim, o caminhão estará rodando perfeitamente e em todo seu vigor na primeira semana de janeiro.

Porém, infelizmente, eu só poderei usá-lo na 3a semana, pois saio para uma sessão à beira da praia até dia 20. Quer dizer, infelizmente, não, afinal, estarei fazendo nada, comendo e bebendo nas praias do Espelho e Curuípe, aí na Bahia.

Um abraço

Eriksom
  • 21/12/2012, 11:17
    Cesar Galeffi
    Bom dia erksom, parabens pela determinação, coragem e pela equipe de apoio. Assim como estou perseguindo esse sonho que em breve estará concretizado, no mais sigo seu forum com atenção e estou a disposição aqui na Bahia ( o solo está rachando e ao invez do final do mundo hoje 21/12, o verão baiano tem um começo brilhante).
    Abraço
    Cesar
  • 21/12/2012, 12:13
    Cesar Galeffi
    Citação:

Abraço,
    Humberto Brandão

Ola de novo Humberto, consegui agora a pouco enviar uma mensagem para a empresa " Geração Renovavel" pelo navegador Internet Explorer ( uso o Firefox) que parece incompativel com essa empresa.
    O pro blema do inversor segundo o nosso amigo de Santa Catarina, seria apenas limitar a duração das baterias, por exemplo: sem ele ( inversor) suponhamos que as baterias nobreak teem vida de 4 anos de carrega/descarrega, com esse inversor reduz-se a vida util pela metade. Abraço e obrigado
  • 21/12/2012, 16:39
    Eriksom Teixeira Lima
    2 Anexo(s)
    As Faxinas Continuam
    Meus caros

Seguem algumas poucas fotos sobre o que foi feito, pois faxina não é fotogênica.

Nesta mensagem, as fotos da caixa de direção, do varão existente e do bracinho no munhão. Para quem conhece (eu acabei de conhecer :pensativo: ) a caixa de direção está montada invertida (está de costas), e, sendo assim, o braço pitman também (se o olho for bom, verão a solda no pitman).

Nestas horas em que escrevo, a caixa já deve estar invertida (e na posição certa, mais próxima da longarina), o varão será feito novo, reto, sem as curvas que aparecem, e o bracinho do munhão AINDA será refeito completamente, pois ele foi cortado (ou seja, a direção fica mais pesada). Também é possível ver a solda e entender que fizeram isso (cortar o braço) para colocar a mola helicoidal e aquela brilhante suspensão que foi montada "não corretamente".

A conserto desse braço é feito com um bloco retangular em aço que é cortado e sulcado para que o braço existente vá para dentro e depois elas são unidos com MIG. Depois de pronto fica mais fácil de entender. O ajuste é completamente seguro, pois a minha antiga Dodge Ram funcionou assim por anos, e funciona ainda com o atual dono (acho que ele nem sabe).

Eriksom
  • 21/12/2012, 17:00
    Eriksom Teixeira Lima
    2 Anexo(s)
    Longarinas, Motor e Montanheira
    Eu escrevi pouco acima que os reforços do chassis estavam mal feitos. Nas fotos atuais é possível perceber isso. Além disso, havia sido soldada nas pontas das longarinas uns pedaços de ferro que serviam para segurar as longarinas juntas (não usaram as travessas padrão da Mercedes), nos quais foram soldados a cabeça daquela "suspensão", o guincho e caixa de ferramentas.

Como pode-se notar, agora está tudo quase limpo, pois quando tirei as fotos ainda faltava arrancar os reforços do chassis. Notem que coisa linda aquele reforço em forma de viaduto :putz: que está na foto da montanheira (é da longarinha esquerda). É um primor, não é? :fight:

Outra coisa que se percebe também no lado direito da foto do motor é uma barra de ferro transversal com um lindo remendo no topo. Essa barra serve para segurar a alavanca de câmbio. Na realidade, outro servicinho "bem-feito", pois a alavanca era fixada no chassis, como o motor se movimenta em cima dos coxins em conjunto com a caixa de câmbio, logo o varão que conecta a alavanca ao corpo do câmbio tinha de ter duplo movimento. Lógico que a solução Mercedes é outra, o suporte da alavanca de câmbio é preso diretamente no corpo do motor, e se movimenta junto com ele, e o varão permanece absolutamente estático. Assim será restabelecido na próxima semana.

[Ontem, o motor já havia sido movido para sua posição definitiva, portanto, só falta concluir as conexões citadas]

Na foto da fixação da montanheira do feixe de molas pode-se notar que foi feita uma mão-francesa para segurar/ancorar firmemente a peça (o buraco do chassis será enchido com solda MIG e entre a montanheira e a lateral da longarina será colocado um elemento em aço para completar o espaço, sendo tudo fixado com parafusos 14 mm). O chassis será reforçado decentemente como dito, e por dentro de tudo irá a travessa de fixação do motor (um pouco atrás) e uma de fechamento das longarinhas (mais a frente). Eu não sou de saltar com caminhão, :rally: mas se precisar, ele aguentará fácil.

Eriksom
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 6 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213141516 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 05:34.