Postado originalmente por
Humberto Brandão
Oi Eriksom,
Meu Engesa MH tem duas placas solares de 240W cada carregando as baterias da casa. Pela minha experiencia já vi que é bom mas tem que ter outros processos ajudando, esta semana por exemplo, não fez sol aqui em Juiz de Fora. Se eu tiver só com a opção de Placas Solares, tava danado. Tenho um gerador de 3.000W Honda da linha super silencioso. Este é um grande problema dos geradores, principalmente diesel. Todos devem ser encapsulados para diminuir o ruido. No meu caso, durmo com a cabeça parede a parede com ele sem problema. Mas, o que ainda não consegui e considero muito importante é colocar um segundo alternador só para a casa. Já tive, mas em polia compartilhada que acabava patinando e correia patinando já sabe, arrebenta. Tirei fora. Esse segundo alternador ou o do próprio caminhão, te dá a chance de carregar sua bateria mais rápido com o motor do caminhão ligado. O problema de um alternador só é uma bateria pifar e estragar as outras. Já aconteceu comigo. Não estragou, mas tinha um inversor que não era inteligente e foi descarregando a bateria até o talo. Quando cai na estrada indo para um encontro de MH em Santa Helena no Paraná(perto de Foz) cheguei com o maior cheiro de ovo. As duas baterias do caminhão tinham ido para o saco.
Mas vamos com calma, tudo a seu tempo.
Abraço,
Humberto Brandão