Caramba, parabens pela maquina !!!!!!!!!! E meu sonho ter um destes daqui uns anos.........................
Versão Imprimível
Caramba, parabens pela maquina !!!!!!!!!! E meu sonho ter um destes daqui uns anos.........................
Mas o que pretendo fazer com isso? :semideia
Há pouco a falar, apenas algumas fotos do que seria minha visão de futuro para a Casa 4x4.
As duas primeiras fotos apresentam uma idéia geral do veículo, em especial comprimento da casa (cerca de 4 m), da cabine (será a atual 1720 na versão estendida), a frente para andar fora da estrada (tem norma que obriga a ter parachoques), a colocação de estepes, as céulas solares (eta coisa complicada a tal eletricidade autônoma) e, quem sabe, uma varandinha para contemplar o "quintal" :pipoca:
Eriksom
Pela ordem
Aurélio, Guilherme, Daniel e "Mineiro de Unaí", obrigado!
Quanto ao Mineiro de Muriaé, é como eu disse, a Camper Puta Velha e o Engesa Yellow Submarine sairão para a rua em 2012 de qualquer jeito.
Eriksom
Persistir no erro é erro crasso :parede:
Já foram iniciadas as correções das imperfeições.
Nesta semana que acaba hoje, foram iniciadas as seguintes correções
- troca de todos os componentes dos sistemas de freios, preservadas apenas as 2 cuícas duplas traseiras
- troca de todos os tambores
- troca das C&P de 7x40 (algo assim) por 8x39
- remoção da gambiarra do eixo dianteiro (triângulo invertido)
- troca do radiador por um maior e melhor construído
- reposicionamento do radiador de ar
- limpeza geral de tudo o que obstruía o túnel de vento de modo a deixar o radiador "fresquinho", digamos assim.
No caso do último item, limpeza das obstruções, já foi feita, pois as fotos do motor que postei já apresentam tudo removido.
As fotos a seguir ilustram algumas das intervenções em curso, que espero estejam prontas ao final desta semana, a saber:
- troca das C&P de ambos os eixos (a 3a foto é do eixo traseiro)
- instalação dos novos componentes dos sistemas de freio
- troca do sistema dianteiro de freio de hidráulico para ar (todos os freio serão a ar)
- remoção da gambiarra suspensiva (a 1a foto apresenta o serviço de soldagem)
- instalação de feixes na dianteira do Mercedes 1720 (a 2a foto apresenta apenas a mola mestra posicionada para confirmar que encaixava)
Por enquanto é só.
Eriksom
Oi Eriksom, beleza a compra, agora vamos ter mais um MH 4X4 circulando.
Não sou muito entendido de mecânica, mas vou dar uns palpites:
- A motorização do meu Engesa/MH é a mesma que a sua, apenas não é interculado. O meu é 180 HP e o seu deve ser uns 220. Estas modificações de motor também não tenho nenhuma. Já vi várias adaptações de motor, inclusive do caminhão que o Luiz Antônio corria, que quando bem feita funciona muito bem, acredito que o cara que fez as modificações tinha seus motivos. Eu por exemplo queria colocar mais uma polia no motor para colocar um segundo alternador que alimentaria as baterias da Casa e não achei como ainda, não tem espaço na frente.
- Vi que a sua suspenção é de molas helicoidais, é original do caminhão ou foi alterada? deve ter deixado o caminhão mais macio, o meu é feixe de molas, duro para cacete. Se não fosse a suspensão na cabine!!!!
- A caixa de transferência do meu Engesa parece ser igual a sua, existem dois modelos da Mercedes, uma pequena(a minha) e uma grande. Nunca tinha visto esta ligação como está a sua, acoplada direto na caixa de marcha, ficou legal. A minha fica mais para o meio do caminhão e é ligada a caixa de marcha através de cardam. Com relação a afrouxar os parafusos de fixação da caixa de transferência, tenho o meu Engesa EE15 transformado em Motorhome a 9 anos, nunca aconteceu isso. A fora de engatar a tração e o 4X4 no meu caso é alavanca, a mesma da Caixa da Engesa, só que a caixa da Engesa ligava separado, uma alavanca para 4X4 e outra para reduzida, nesta da Mercedes, quando acionada liga a tração e a reduzida simultaneamente. Meu caminhão tem rodas livres na frente.
- Pneus, os meus são da Michelin, 1.000X20, é um lameiro 60/40. Acho lindos os pneus 1.400X20 mas precisa ter muito boa distribuição de peso para não tombar em inclinações maiores, o ponto de equilíbrio fica muito alto. Já vi jipe com pneus 35" tombarem por conta de um barranquinho atoa, apenas saiu para dar passagem a outro e tombou.
- Planeja bem o interior do seu, não sei a medida do seu Baú, mas ele deve ficar com 2.20 de largura e com o comprimento de conforto para você. O meu tem 1.90 de largura.
Se me lembrar de mais alguma coisa falo.
Estou a disposição, se puder ajudar em algo pergunte.
Abraço,
HUMBERTO BRANDÃO
JIPEIRO - CAMINHONEIRO II
L200/2005
ENGESA EE15/P - 1979 - 4X4 - MH
MOTO ROKON MILITAR - 2X2 - 1973
QUEM GOSTA DE JIPINHO É A BARBIE
Oi Eriksom, no caso do freio dianteiro, a troca do sistema pelo que sei envolve a troca do eixo, eles são diferentes. No meu caso o traseiro é a ar igual ao seu, e o dianteiro é misto, hidráulico acionado por uma cuíca menor.
O que é " troca das C&P de 7x40 (algo assim) por 8x39" ???
Humberto Brandão
passando para assinar! e parabéns pela viatura!
Caraca!!! que beleza! Eriksom parabéns pela viatura, ainda que tenha que arrumar várias coisas pra deixar do seu gosto o potencial da viatura é enorme :palmas:
[]´s
Gabriel e Tuna, grato pela visita. Devo fazer uma atualização logo das mudanças que estão em curso.
Humberto, por partes
- motor, pelo que li e me disseram o MB 366 tem uma grande versatilidade, vai de 65 até 95 kgfm de torque e de 150 a 300 hp de potência. Para mim, algo no meio desse caminho estará ótimo, o que será obtenível (oops, eta verbo difícil de acertar) com simples ajustes na bomba e na pressão do turbo.
- Lula já te falou da C&P, enfim, as relação que irei instalar é a mais longa (rápida) existente - (39:8) e, caso a transferência seja reduzida como Lula disse (20:17) na alta, vou avaliar a troca do eixo piloto para o próximo ano, quando deverei mover o motor e o câmbio para a frente, e aproveitar para fazer uma revisão dos mesmos.
- Transferência, a minha está no meio da viatura, o motor e a caixa que estão atrás do eixo, QUando forem para a frente, pro lugar certo deles, a ligação será feita por cardan. Agora, caixa pequena da MB, por favor, mande fotos para cá para eu saber qual é e o que buscar. Lembre-se sempre, sou iNgUInorante em caminhões.
- freios a ar, pelo que vi não há necessidade de trocar o eixo, somente de jogar fora tudo o que tem dentro do sistema de freio, o que já fiz, pois estava acabado. Creio que nesta semana fica pronto essa parte e tiro fotos e atualizo por aqui.
- suspensão dianteira. se tivesse sido implementada de forma correta, seria boa, mas foi totalmente imperfeita. Sinceramente, era mole demais, ao pisar no freio dava cabeçada de quase meio metro, isso a 40 km/h. Imagino o que aconteceria a 90 km/h, capotaria de frente, daria cambalhota como o jpx do querido amigo Lobo. Tirei e colocarei o feixe do MB 1720. Como o banco do motorista é suspenso a ar, não sentirei tanto, mas a segurança aumentará bastante. (sério mesmo, tava um horror)
- Baú. Eu devo trocar a cabine dupla meia-bomba por uma estendida. Com isso, mantido o rabo da viatura, o baú ficará com 4,20 m de comprimento com 2,20 de largura. Pretendo cerca de 2,10 de altura. Como ancoras ou "bulbo de compensação" devo ter dois tanques de 250 litros de diesel, talvez outro tanto de água limpa também em dois tanques (ou seja, não preciso encher os 4 ao mesmo tempo e eles se equilibrarão), 1 de água cinza de uns 80 litros e outro de água negra com os mesmo 80 litros. Além deles, haverá rack de baterias e gerador (70 quilos), 2 a 3 balöes de ar comprimido, tudo isso na linha do chassis. Pouco acima, s estepes (devem somar uns 150 quilos) e depois o baú (sei lá quanto pesará, mas espero que não mais do que umas 4 toneladas.
Todo esse peso será detalhadamente estudado, não tenha a menor dúvida disso. Da mesma forma, irei te encher muito o saco, pois experiência é a coisa mais importante para se projetar um MotorHome, e você, caro amigo Humberto, já está na estrada com experiência valorosa há tempos.
Creio que respondi tudo, se não, volto depois.
Abraços
Eriksom
Oi Eriksom, essa informação do freio a ar, foi um mecânico que me passou dizendo que teria que trocar o eixo, se der certo o seu, por favor, me passa o telefone do seu mecânico que conversarei com ele para ter um orçamento e colocar o meu também a ar na frente.
Abraço,
HUMBERTO BRANDÃO
JIPEIRO - CAMINHONEIRO II
L200/2005
ENGESA EE15/P - 1979 - 4X4 - MH
MOTO ROKON MILITAR - 2X2 - 1973
QUEM GOSTA DE JIPINHO É A BARBIE
Por favor me expliquem o que é esse lance de água negra e água cinza?????
Água negra seria coca-cola? rssss
Abs curiosos