Powered by vBulletin

Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 20 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 1011121314151617181920212223242526272829 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 30/05/2013, 20:30
    Erico Neves
    Ola Erikson
    desejo boas melhoras para voce e bom trabalho no Motor home, estou me preparando para ir para o Peru via Acre,ok,
    estou seriamente pesando em vender minha spriter(motor Home) e parir para uma camionete 4x4 e colocar uma camper, camper essa fabricada em Rio do Sul-sc em fibra, muito leve e confortável ,ai entro na erra do Motor home 4x4 tambem, venderia tambem meu troller e o mini trailer(reboque) que fiz para ir para o Jalapão-To,ai sou parceiro para te acampanhar. heheheh
    grande abraço
    erico de Floripa
    www.ericoneves.blogspot.com
  • 02/06/2013, 17:55
    Eriksom Teixeira Lima
    Grande Erico

já vi que em 2014 teremos de testar qual é o melhor: o pisco do Peru ou o do Chile. E entre um e outro teste, há uma infinidade de cervejas, vinhos e água do Andes para se beber. :brinde:

Um grande amigo meu aí de SC está montando um desses, uma camper. É o Alberto Granville, que mora em Guabiruba, ao lado de Brusque. Se não o conhecer, depois te passo o contato em pvt.

2014, combinados?

Abraços

Eriksom
  • 02/06/2013, 18:50
    Eriksom Teixeira Lima
    Por falar em camper, segue uma excelente vídeo publicitário de uma australiana

UEV- 490 off road trailer Conqueror Australia - YouTube

e o endereço do fabricante = Conqueror Australia | Conqueror Australia?s Urban Escape Vehicles are the ultimate Aussie off-road camper trailer built to travel anywhere.

Aliás, a Austrália sempre tem boas coisas para se ver e aprender

Sempre que a gente olha um desses obtém uma boa idéia para copiar :computador:
  • 03/06/2013, 09:36
    Erico Neves
    Citação:

Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima Ver Post
    Por falar em camper, segue uma excelente vídeo publicitário de uma australiana

UEV- 490 off road trailer Conqueror Australia - YouTube

e o endereço do fabricante = Conqueror Australia | Conqueror Australia?s Urban Escape Vehicles are the ultimate Aussie off-road camper trailer built to travel anywhere.

Aliás, a Austrália sempre tem boas coisas para se ver e aprender

Sempre que a gente olha um desses obtém uma boa idéia para copiar :computador:

Valeu ja tinha visto esse video e outros, realmente é fantantico, vendo o video lembro da minha viagem ao Jalapão ano passado com o troller e a carreta(mini Trailer) que fiz exatamente para ir ao Jalapão e outra aventuras 4x4 aqui na região,
    grande abraço
  • 03/06/2013, 17:09
    Rubens Linhalis
    Citação:

Rubens,

você botou mais de 50 quilos em cima de um rack em um tracker? Tem certeza de que ele aguenta tanto peso e não vai detonar o carro com o tempo?
    Eriksom

Sim.. tem um pouco mais de 50.. rs. Uso uma barraca de teto + toldo + galoes com agua. Vou te falar que esse conjunto tem mais de 100kg facilmente (quando carregado por completo). A estrutura do carro aguenta sim, pelo que pesquisei e conversei, com membros aqui do forum que já fizeram algo parecido e viajaram bastante.

Citação:

Rubens,

Não entendi direito, os reservatório são de gasolina, mas você pretende enchê-los com água, é isso mesmo? Se sim, eu pretendo usar no meu motorhome a marca SHURFLO para essas movimentações de água entre tanques.

Espero ter ajudado

Abraço

Eriksom

É exatamente isso, os tanques sao de gasolina, mas vou usar para carregar agua. Por agora, vou usar bombinha de limpador de parabrisa, pelo pouco volume (economizando agua) e preço . Mas ta anotado aqui, gostei dessa marca, e acredito se uma boa para o que eu preciso.

Criei um topico lá na parte de preparacao de veiculos para expedicoes.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...mpamentos.html

abraços
  • 04/06/2013, 14:08
    Alberto Granville G Paula
    Fala ET... Vc esteve doente?
    E o caminhão, falta muito?
    Eu acabei desistindo de fabricar o meu Camper devido a "entraves burocráticos".....
    Também não vou comprar um destes modelos convencionais por serem muito altos e ruins para o off-road.
    Assim, resolvi importar um dos EUA, modelo pop-Up. Devo recebe-lo no segundo semestes, lá para agosto, se tudo correr bem.
    GV
  • 05/06/2013, 18:02
    Eriksom Teixeira Lima
    Grande GV,

estive meio abalado neste primeiro semestre. Creio que foi a súbita transição de empregado para aposentado. Ou, talvez pior, a praga dos meus desafetos me pegou e, de quebra, a minha cadela também padeceu. Ela teve de fazer duas cirurgias, em fevereiro, retirada do baço (felizmente um tumor infeccioso), e há 4 semanas, uma castração clínica, pois estava com uma grande infecção nos ramais uterinos. Eu pago o relaxamento de anos com a saúde, depois de vários sintomas de indisposição difusos, fui internado às pressas para retirada de um meteorito engastalhado no uréter esquerdo que estava associado a uma grave infecção de todo o sistema (quase se foi o meu rim esquerdo, e eu não tinha nem cólicas, nem febre). Guardei de lembrança a sonda uretral para me lembrar da merda que quase me meti. Agora, me cuido, estou com clínico geral ortomolecular, com um urologista (o que me operou), com um fisioterapeuta duas vezes por semana, e uma bateria de reavaliações para fazer nos próximos dois meses. Sobreviverei para bebermos em algum lugar desta América do Sul uns bons vinhos nacionais argentinos ou chilenos, claro.

Quanto ao caminhão, as obras estão aceleradas e em curso. Não tenho fotos, pois elas não ficaram expressivas, mas poderia resumir no que segue:

Casa

- estrutura (chassis, colunas e vigas superiores) totalmente prontas e soldadas
    - todas as chaparias do piso cortadas e posicionadas para soldagem
    - paredes, todas as chaparias cortadas, dobradas, posicionadas para soldagem
    - hoje e amanhã está sendo feita a proteção (prime) de todas as cantoneiras da estrutura
    - até o final de semana, a lã de rocha estará cortada e posicionada para forrar as partes internas das cantoneiras (colunas e vigas)
    - na semana que vem, teremos o fechamento das paredes e piso (soldagem MIG).

Depois disso, faltará ainda a instalação dos quatro pistões hidraúlicos para levantamento do teto por sobre a cama, e mais os macacos (tipo munck) para que a casa possa ser apoiada no chão e retirado o caminhão debaixo dela (sim, ela foi construída para ser removível).

Para finalizar a primeira parte (a construção), faltará apenas a colocação da lã de rocha como forração isotérmica e acústica em todas as paredes. Mas isso é coisa simples para cacete. O fornecedor do material entrega junto uns "rebites" no comprimento necessário (em mm) para que eles seja aplicados diretamente no aço galvanizado (até uma máquina portátil ele fornece) e é trabalho para dois dias no máximo, um para colocar os "rebites", e outro (depois de tudo pintado com prime) para fixar os painéis de lã de rocha.

Com a remoção provisória será possível a instalação das bolsas de ar (seis no total) que manterão a casa "separada" do caminhão. Isso é essencial para deslocamentos, afinal eu não optei por construir um subchassis em triângulo para aliviar as torções entre os dois chassis, o do caminhão e o da casa. Essa interligação será feita num esquema similar a dos contêineres (pino que travarão os deslocamentos laterais e longitudinais) e o amortecimento será com as bolsas de ar. De quebra, eu não precisarei equilibrar o caminhão quando estacionar, será necessário apenas recalibrar as bolsas de ar para obter o nível na casa independentemente do caminhão).

Caminhão

A remoção da cabine permitirá finalizar o caminhão, recolocar motor e caixas no lugar, eliminar todas as porcarias que haviam, concluir a instalação dos jumelos dos feixes de molas traseiros, e colocar as duas lâminas de reforço por longarina do chassis do caminhão. Tudo isso e mais os 2 tanques de diesel, o tanque primário de água e o de esgoto.

Resumindo, espero que para o final de julho tudo isso esteja pronto, quem sabe antes, mas eu aprendi a não criar expectativas, assim quem sabe depois um pouco.

Semana que vem, irei lá para visitar as obras e tirarei as fotos devidas.

Mobiliário

Como mobiliário entenda-se as forrações internas das paredes (deverá ser em madeira e compensado naval), a colocação das janelas (optei por painéis de acrílico com 10, talvez, 15 mm, nos quais serão colocadas escotilhas navais, as tais portlights da newmar), e fogões, geladeira etc. As partes hidraúlicas serão da sealand (vasos, tanques de água e de esgoto). Sei lá, talvez se gaste mais uns 3 a 4 meses nessas tarefas.

Se tudo estiver nos conformes, quem sabe eu dê uma passada aí na Fenarreco em final de outubro?

Importação dos EUA

GV, mande mais detalhes desse sua nova linha de ação, fiquei curioso. Se ele chegar, pelo menos posso ir até de carro para a Fenarreco que já terei onde dormir no Sítio Paraíso :euforico:entre devorar uns marrecos e tomar umas cervejas.

Abraços

Eriksom
  • 05/06/2013, 18:12
    Eriksom Teixeira Lima
    GV

Esqueci de mencionar, estou felicíssimo de receber seu primeiro post aqui no Fórum, ainda mais depois de anos que você só olha o que vai por aqui. :campeao:

Eriksom
  • 07/06/2013, 18:29
    alfreis
    ET e GV,

Bom saber que a Casa4x4 resultou no aparecimento do GV por aqui!

Seja bem vindo GV!

Abs

Alexandre
    São Paulo - SP
    Frontier e CJ3
  • 08/07/2013, 10:22
    Humberto Brandão
    1 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Alberto Granville G Paula Ver Post
    Fala ET... Vc esteve doente?
    E o caminhão, falta muito?
    Eu acabei desistindo de fabricar o meu Camper devido a "entraves burocráticos".....
    Também não vou comprar um destes modelos convencionais por serem muito altos e ruins para o off-road.
    Assim, resolvi importar um dos EUA, modelo pop-Up. Devo recebe-lo no segundo semestes, lá para agosto, se tudo correr bem.
    GV

Bom dia Granville, não sei se você já viu estas Campers que estão sendo comercializadas pela Duaron sob licença da "Four Wheel", para viagens de 4X4 me parecem boas, desmontadas são baixas e paradas levanta o teto e podemos ficar de pé.
    Esta propaganda saiu na Revista Motor Home deste mês.
    Uma pergunta, você ou algum parente seu trabalhou aqui no Rio no IBGE???
    Anexo 420732
  • 09/07/2013, 11:54
    Pois é pessoal, é capaz de encontrar por aqui, muitos conhecidos de outros foruns.....
    Na realidade, o Camper que estou importando é exatamente este, um Four Wheel Camper, modelo Hawk, que tem as dimensões apropriadas para a minha caminhonete, já que não queria sobras para os lados e nem para trás.
    Eu sempre quis algo compacto para viajar, mas com algum conforto e alguma capacidade off-road. Venho viajando por esta America do Sul a mais de 12 anos com uma barraca de teto, que foi muito legal (e ainda é) e me serviu muito bem. Já a algum tempo venho imaginando como seria um Truck Home off-road compacto e muitas vezes pensei na adaptação de um pequeno caminhão, como os Iveco, mas é dificil que seja 4x4. Mas como não tenho saco de desmontar tudo e gastar muito dinheiro com adaptações (cansei na Camper!!!), principalmente me incomodar com os ditos "mechanicos", resolvi partir para outro lado.
    Ano passado encontrei uma F250 CD 4x4, bem novinha, com 40 KKm, motor Cummins de 206 cv e 56 Kfm de torque e resolvi que esta seria a base para o meu Truck Home compacto e comprei a bicha (Não, eu não vendi a Camper e nem o Defender 110...). Ela seria compacta e rápida o suficiente para longas viagens. Fiz um monte de projetos para um Camper que fosse Pop-Up (baseado em projetos da Four Wheel Camper e outros que vi na internet), em estrutura de metalon e fechado com chaparia de aluminio "pé de galinha". Por dentro isolamento termico, acabamento em compensado e o básico. A idéia era ficar bem leve, resistente para enfrentar percursos off-road e fácil de tirar da caminhonete quando não em uso. Iria fabrica-lo na serralheria de meu afilhado de casamento que também é engenheiro mecânico e projetista. Mas comecei a ler tudo sobre legislação e em 2010 e 2011 apareceram várias resoluções do Contran que exigiriam CSV (Certificado de Segurança Veicular) que agora só pode ser expedido para fabricantes do segmento de Motorhomes, para que eu consiga também transformar o documento da pick-up em de "aberta" em "intercambiável aberta". Além disso tem que ter plaqueta do fabricante com CNPJ, manual de utilização e instalação, etc. Ai pensei, vou me incomodar.... Resolvi visitar os fabricantes da região: Victoria em Joinville e Duaron, em Rio do Sul. A Victoria, faz qualquer coisa sob encomenda (demora pra cacete!) e a Duaron somente Camper, com acabamento de Fibra. Mandei um e-mail para a Victoria e não recebi resposta. Não queria campers altos como o Duaron, mas resolvi lhe fazer uma visita, na esperança de lhe mostrar os meus projetos e tentar convençe-lo a fazer um pop-up para mim baseado no projeto dele, ou pelo menos, em ultimo caso, legalizar o que eu iria construir em Brusque, como um Camper Duaron, logicamente eu lhe pagando uma consultoria e os custos da NF. Fui lá e fui muito bem recebido pelo Ari Duarte (dono), um cara novo, agradável, vibrador com o assunto e dono de Motorhomes a mais de 20 anos, inclusive tendo iniciado com reparos e transformação de ônibus em Motorhomes. Expus minhas idéias e projetos, lhe mostrei vários videos e fotos da campers pop-ups de vários fabricantes americanos, e pasmem, por acaso ele já tinha um protótipo inacabado nos fundos da empresa de um pop-up, mas ainda tinha muitos problemas técnicos a serem resolvidos, como mecanismo de levantamento do teto, material a ser usado nos fechamento da lona nas laterais, etc. Uns 20 dias depois me passou um orçamento, dizendo que faria pelo mesmo preço de seu Camper rígido, em torno de 45K, mas pediria um tempo maior para fabricação para conseguir resolver todos os problemas técnicos que faltavam, em torno de uns 3 meses. Levei uns dias a decidir e no final, lhe disse que o produto não era nada barato, mas o pior é que temia que o produto não ficasse bom, por ser um protótipo, o primeiro a ser produzido, vazamentos nas vedações do teto, etc. Ele concordou que isso poderia acontecer, pois seus atuais Campers já são muito melhores que os iniciais, e me disse que iria estudar mais o assunto. Dias depois me deu a notícia que iria aos USA para visitar fábricas deste equipamento e ver de perto os mesmos e as soluções adotadas para faze-las aqui. Voltou com idéia diferente: a Four Wheel Campes propôs a re representa-los no Brasil. Me deu a notícia. Fiz um orçamento e ficou bem mais caro, mas pelo menos é "original", feito por uma empresa que já faz isso a 40 anos. Assim ele está trazendo 2 para o Brasil: um para Show Room e o meu, onde selecionei cada acessório que será colocado nele a meu gosto, completo, com praticamente todos os acessórios disponíveis (menos chuveiro interno), pois não achei prático e vai mofar o Camper, mas ele tem externo, com aquecedor a gás. No mais, geladeira 12v/110v/gás com freezer, carregamento solar e externo das baterias, todas as luminárias internas e externas em super-leds 12V, fogão a gás, pia com bomba elétrica e aquecedor de água, aquecedor de ambiente a gás,sanitário Porta-Potti embutido, etc.
  • 09/07/2013, 12:02
    ET, esse titulo que vc colocou nesse tópico me lembrou "MINHA CASA, MINHA VIDA"... deve ser devido ao tempo que vc trabalhou no governo com o seu Lula e a Dona Dilma.... Kkkkkk:euforico:
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 20 de 29 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 1011121314151617181920212223242526272829 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 07:22.