Isso é tipo perguntar quem vencerá a copa NO brasil: Alemanha ou Espanha?
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Isso é tipo perguntar quem vencerá a copa NO brasil: Alemanha ou Espanha?
Torço pela Argentina. Eles são foda, tem La Vieja, tem La Máxima, tem Lo Francisco, agora La Copa.
Falando sério, abaixo está o Link para um de meus deleites visuais e de inspiração arquitetônica, o Robusto , máquina suiça
na foto 32, está uma foto profética, pelo menos Iara tem certeza de que é a alma gêmea dela
Eriksom
Parabens pelo projeto, tenho acompanhado e aprendendo muito, mas tenho participado pouco. Esse assunto me interessa muito e tenho um projeto parecido, mas não motorhome e sim um "trailer-home-offroad" que seria puxado pelo meu engesa. Achei essa solução de trailer interessante, posso ter uma base numa cidade ou camping, e fazer passeios com o Engesa. Mas ainda estou estudando as possibilidades. Seria algo assim:
Anexo 411484
ALguns pontos da discussão que achei interessante
Sobre as geladeiras, putz estas de 12V são caras para caramba... é isso mesmo? vc acredita que o freezer é mesmo fundamental ou só a geladeira já daria conta do recado?
Sobre o gás, acredito que sua solução é a ideal: não usar gás. Acredito, como vc, que usar botijão de gás em viagens internacionais é roubada. Diferentes conexões, legislações sobre gás etc. etc... fora os cuidados com segurança...
Pelo que entendi vc pretende usar um fogão elétrico? é isso ele não tem um consumo muito alto de energia? Existe um mini-fogaão de 2 bocas que usar gasolina como combustível (na verdade o vapor da gasolina) outros, são multi combustível (muito prático) que funcionam com qq coisa (querosene, gasolina, alcool, metanol, benzina, etc...)
Sobre o aquecimento de água para o banho... é um item que eu considero importante para dar conforto à viagem. Afinal ninguém quer tomar banho frio na Patagônia nem no Alasca... Vc também pretende optar pelo aquecimento elétrico? um chuveiro elétrico medio tem potência de 2000W e mesmo assim aquece pouco... Não ficaria muito puxado? Pergunta de leigo, aquecedore solares de água não são uma boa opção?
Sobre o consumo do gerador. Esta é uma solução que estudei e achei complicada, mas não cheguei a uma conclusão. Por exemplo, se eu usar 10 a 15 litros de diesel por dia no gerador pode ficar puxado financeiramente... colocando em R$ daria de R$ 20 a 25 por dia e de R$ 600 a 750 por mês de "conta de energia"...
No mais, parabens pelo projeto. Show de bola e muito motivador.
Vicente
obrigado pelos elogios, mas eu sou um mero adaptador, leio tudo o que posso, copio e adapto o que entendo ser mais prático para mim. A parte ruim é que muita coisa boa que há lá fora, aqui não chega ou chega pelo olhos da morte. E não é só imposto, há muita ganância dos vendedores. Enfim, abaixo comento tua mensagem.
Sabe como é, a idade chega e a gente fica mais espaçoso, daí minha opção pelo Motor-Home. Um amigo meu de Santa Catarina, o Granville, fará algo quase assim, uma "camper", como chamam lá fora, um baú que você "veste na caçamba" de um utilitário, no caso dele, uma F-350. Mas ele é pequenino é cabe dentro :lol:
Veja sobre "campers"em TripToBrazil=ViagensManeiras(um de meus sites preferidos, não conheço eles, mas eles, inclusive os cachorros, são foda), em U1300L Conversion Home (site bem interessante para aprender muito), e finalmente em Hobohome - Motorhome Australia - News and Information Motorhome and Caravan Australia - Our Travel Blog Plus Technical Articles"(outro site que apresenta vários arquivos técnicos). Aqui mesmo na página 8, postagem 94, o Cesar aponta várias páginas sobre camper, que valem a visita.
No seu caso, você usaria um trailler, muito usado nos USA e na Europa, puxados por carrinhos, muito mais fracos que um ENGESA. É um excelente solução também. Vale a pena você procurar um usado, licenciado corretamente, e aproveitar a "casca" para fazer dentro do jeito que você quiser. Por que falo do usado, pois com apenas um eixo no trailler, ele terá de ser bem equilibrado para não empurrar ou afundar a traseira do seu veículo.
O Catarinense Erico Neves postou aqui em alguma página o blog dele - www.ericoneves.blogspot.com - que traz dicas interessantes. E o Antonio Umino deu pistas dos site da 4 Rodas, onde você achará sugestões valiosissímas sobre como fazer a arquitetura de um trailler (veja na página 13, post 145).
Eu confesso que estou numa dúvida atroz sobre isso (12V ou 110V), pois estava tudo decidido, mas depois de uma conversa rápida com pessoal do setor naval, vou reavaliar.
A conversa foi rápida por minha culpa de ser relaxado com saúde, há 3 semanas tive um problema de "mangueira entupida", fui para a emergência hospitalar e eu estava com MAIS UMA pedra quase expelida, porém com uma infecção do sistema urinário gravíssima, sem sentir dor específica ou qualquer sintoma. 10 dias depois, tirei a sonda com torneirinha que esvaziava o "reservatório bexigoso", corri para a Rio Boat, conheci ao vivo todo mundo, voltei para casa correndo com mil dores (imbecil não se cura, não tenho cura).
Como somente amanhã pela manhã eu me interno de novo para tirar um cateter duplo J que está enfiado no ureter esquerdo entre meu rim e minha bexiga, voltarei a sair de casa com autonomia maior que as 2 a 3 horas atuais para conversar (tenho de beber água muita, e logo "desbeber" muita, não dá pra dar bobeira no trânsito). Para a semana que vem, conto qual foi a decisão e os motivos.
Para todas essas a resposta é a mesma, e volto para o anterior: depende do que eu conversar com um eletricista especialista em instalações naúticas.
Lembre-se, eu não tenho problemas de peso ou espaço, pois a casa tem 6,05 de comprimento e 2,50 de largura, com 2,10m de altura. Meu problema era a potência do gerador, pois alguns mais potentes não possuiam carregadores de 12v, e os maiores tem apenas 8,3 A = 1000W. Meu querido amigo Paiakan, aqui no Rio, um pseudo-índio experto, me disse na lata: "- estás fazendo merda, 12v não é 110v, corrente contínua é outra história". Daí, sem ter decidido nada, mas com a dúvida na mente, conversei na Rio Boat Show e me disseram a mesma coisa (dado o tamanho) e vou conversar com um especialista nisso na próxima semana.
Coisas que posso adiantar por agora:
1- o gerador não consome tudo isso, exceto em plena carga, que será usada pouco tempo, apenas com fogão, microondas, chuveiro e AR CONDICIONADO ligados. No resto do tempo, quando for o caso, ele funcionará em 1/2 ou 1/4 de carga.
2- o alternador que eu coloquei no motor é de 150 Amperes, com divisor de frequência (para a bateria do caminhão e para UMA das da casa) ele dá conta e sobra no deslocamento.
3- eu tenho a opção de colocar paineis solares, que gerariam algo em torno de 600 W/h por pelo menos 6 horas, quando estiver parado, mais do que o suficiente para tocar a casa sem aquelas coisas ligadas.
Na próxima semana, liberado do maldito catéter que me importuna por dentro, vou dar resposta às minhas dúvidas e posto aqui a opção escolhida.
Abraços
Eriksom
PS: já comprei o primeiro lote de lã de rocha para forrar e isolar termicamente a casa (e, acho, a cabine) e o produto é bem interessante. Conto depois também como ficarei aquecido e resfriado nas neves dos Ushuaias chileno e argentino, nos andes e na beira do rio branco, em Roraima, visitando os amigos Elmer e Loras.
Olá Eriksom
Sinto muito pelo seu problema de saúde, acredito que o pior já passou e lhe desejo melhoras.
Obrigado pelas dicas, excelentes mesmo. Vou ter muito para ler. Sobre as questões, vejo que realmente os assuntos são polêmicos e ainda despertam dúvidas.
Acredito que em alguns casos depende muito do tipo de uso de cada um. mais urbano, mais off road, viagens longas, curtas, deslocamentos diários ou intercalados. Por exemplo, no caso do alternador forte (é uma solução interessante e está na minha lista :) ) ele funciona muito bem mas vc tem que se deslocar... se vc ficar mais de 2 dias parado com alta demanda (fogão, chuveiro, geladeira, ar, aquecedor, etc.) pode zerar a carga. Agora se sua viagem for mais dinâmica, tipo 1 dia em cada cidade, então é uma boa.
Esta é um das questões que fizeram pensar sobre um trailer (o que planejo será médio porte , com 5 metros de cabine) porque o trailer fica fixo em algum lugar e eu posso passear com o Engesa e nesses deslocamentos eu poderia carregar as baterias (o problema é depois transferir a energia ou as baterias para o trailer, mas este já é outro quebra-cabeças). NO meu caso eu planejo acampamentos selvagems de alguns dias (ou até semanas, dependo do lugar) neste caso a melhor solução é a energia solar mesmo. Neste tipo de viagem, no médio prazo acredito que já se paga... penso em ter um gerador de reserva, por garantia.
Outra questão que o um outro colega levantou é da água. Acho que, mais que a energia, a água é um limitante danado. Porque, afinal, vc vê muito mochileiro, ficar acampado por dias sem energia mas água não pode faltar. Como vc tem facilidade com peso não terá problemas com o estoque de água. No Meu caso , vou ter que pensar seriamente em um trailer com 2 eixos para poder aumentar a capacidade de peso, (aliás, os eixos serão reforçados e com pneus A/T, para aumentar sua capacidade tanto de carga quanto em estradas de terra). Acredito que 300 litros será o ideal para ficar uns 5 dias acampado, um fator importante é o racionamento de água em situações de acampamento selvagem, banhos quentes são inimigos do banho rápido :) além de gastarem muita energia (se forem chuveiros elétricos). Então eu ainda estou estudando a real necessidade de ter esse luxo ou abrir mão dele... Um chuveiro elétrico "bebe" muita energia.. é demais... Se tiver uma solução solar pode ser interessante.
Bom, mas eu ainda estou nos planos, vc está com a "mão na massa". Então vamos ter muito para conversar e, com certeza, vou aprender muito com você e sua viatura especial.
Vicente
depois de ficar em jejum desde ontem às 10 da noite - tá certo, jantamos e bebemos uma garrafa de vinho às 8 ;-) - retirei o maldito cateter, e todos meus incomodos se foram. Agora é recuperar-se para ficar 100%, bem melhor do que os 75% que eu estava.
Te coloco apenas uma dúvida agora: Cinco metros é grande para cacete para ser puxado por um Engesa, reavalie o tamanho.
Água realmente é um problema, pior ainda tratá-la. No meu caso, haverá pelo menos 4 reservatórios: o de entrada, 300 l, o intermediário, 250l, mais dois outros com 250 a 300 litros, o que daria um total de 800 a 900 l. Como até 13 toneladas totais é um bom tamanho para fora-da-estrada, e 15 toneladas para asfalto ou terra batida, seria perfeitamente possível eu passar 4 a 5 dias contemplando aquela belíssima paisagem dos lagos miniques e (esqueci o outro), com banho quente todo dia.
Para aquecer a água, eu pensei num reservatório à semelhança do que tive em Susques, andes argentinos, um pequeno com 5 litros de água e aquecimento por "lotes". A gente termina ficando econômico e limpinho com água quente :curtir:
Como você está no Rio, qualquer hora a gente marca um chopp em algum bom bar, ou vamos tomar umas Originais lá no HD onde os amigos da Jipenet-RJ se reunem vez por outra às 5a feiras.
E agora vou ler o seu blog que tem muita coisa interessante por lá
Eriksom
Opa, será? boa informação para pensar. Eu tava pesquisando em sites de fabricantes de trailers e os menores de 1 eixo (3 metros de cabine) podiam ser puxados por carros comuns (recomendavam pelo menos motor 1.6L). Os um pouco maiores (4 ou 5 metros) eles recomendavam veiculos gasolina v6 ou pickups diesel). O de 5 metros não é assim tão diferente, e o peso "puxado" é diferente do "peso de carga". O Engesa com o motor Turbo Diesel Perkins Q20B 3.8L não tem muita velocidade final (baixo giro) mas tem muita força e torque. Agora outro complicante é o comprimento, para fazer manobras e subir/descer serras pode complicar um pouco....
Mas obrigado por este toque, vou estudar de novo esta questão.
Pô que beleza, mais de 1000 litros de água...
Ahh :) a outra lagoa é a Meniques
Eu acho que lá nestas lagoas não se pode acampar, te placas que proibem até o picnic... mas tem outras lagoas espetaculares no Atacama que é possível acampar como a Lagoa do Salar de Tara (jardim do Éden do Atacama, lugar espetacular)
Opa legal... é algum equipamento próprio ? vc inventou ? ou tem no mercado?
Eu achei algumas idéais e equipamentos interessantes
Da Coleman
Coleman® Hot Water on Demand™ Portable Water Heater | Bass Pro Shops
Coleman Hot Water On Demand DEMO - YouTube
Esse é portátil e funciona em 12V
ECO-CAMPER - HOT WATER SYSTEM - YouTube
Esse pode funcionar com o fogo do fogão ou da churrasqueira
ShowerCoil Portable Water Heater and Solar Camping Shower System - Part 2 of 2 - YouTube
Opa, combinado? O que é e onde fica esse HD?
Opa, valeu !! boa leitura !
Pessoal..
Vou pertubar um pouco aqui, ja que acho ser o local mais apropriado para o assunto. Coloquei dois reservatorio de 28litros cada no rack da minha tracker. Uso o carro para acampar. Os reservatorios sao 2 tanques de combustivel para barcos, ou seja, vou usar o pescador desses tanques para puxar a agua. Estou pensando em comprar uma bomba de agua doce utilziada em barcos e trailers. Existe outra maneira? Uma mais barata? Quais cuidados eu tenho que ter ao comprar/pesquisar sobre essas bombas? Marcar?
Numa pesquisa rapida, achei essas duas:
Bomba Pressurizadora Seaflo 12v 1.4 Gpm para Náutica Trailes e Pulverizadores
Bomba Automática Pressurizada Água Doce Shurflo 1.0 Gpm -12v - R$ 239,90 no MercadoLivre
Valeu. E desculpem a pergunta solta no topico... mas ja que estao montando um casa 4x4..rs
abraços!
Vicente
Como não tive novidades significativas, ainda não atualizei as obras, mas respondo algumas questões suas
Há dois complicadores nesse cálculo, sendo o primeiro, "qual a capacidade de puxar um reboque com rodas de um engesa?". Sinceramente, eu não acredito que seja capaz de puxar algo com peso rodante superior a 1 tonelada, especialmente sendo conhecedor em detalhes desse chassis da engesa (essa será outra história). Você corre o risco grave de ver o chassis se romper, caso tente superar ou, quem sabe, ficar na zona de 1 tonelada de carga puxada. Questão a avaliar por alguém que entenda de materiais.
O segundo ponto é que o Perkins 4 bocas não é essa usina toda de força cantada em prosa e verso. Como boa vontade, ele deve ter uns 32 kgfm de torque, pois um maxion S4T que possui várias alterações no cabeçote e na injeção atinge 38 kgfm. Lembre-se que o Turbo aumenta muito mais a potência do que a força, eu chutaria que o que era lento, vai ficar pior. Porém, nada que te impeça de viajar. Sugestão, já vi perkins com cabeçote trocado com o uso do cabeçote do S4T que ficou muito bom, outro motor. Avalie essa opção.
Eu olhei no teu Blog, eu havia citado a Meniques com erro de grafia, a outra é a Miscanti. Há um outra entrada para essas lagoas pelo caminho para o Paso Sico, porém somente é possível usá-la fora da temporada de inverno, que é quando estive lá, pois é época de nidificação de um pássaro endêmico da região. Há lugares onde se pode estacionar um motorhome por lá e contemplar as duas lagoas com o vulcão ao fundo.
É como você viu, o lugar é espetacular, há inúmeros pontos belíssimos para se ficar, e ficaremos quando a casinha estiver pronta:pipoca:
Procurei aqui a foto do chuveiro do hotel que fiquei em Susques (alto dos Andes pelo lado argentino), mas não achei. Na realidade, trata-se de um simples "ferro-resistência" que fica mergulhado dentro de um recipiente de água e a aquece. Comum em outras bandas desse Brasil (há décadas atrás, em Xambioá, na beira do rio Araguaia, o hotel que fiquei tinha um).
A idéia (oops, o corretor ortográfico me avisa que idéia não tem acento, mas eu rejeito essa reforma ortográfica idiota ainda não obrigatória, portanto, idéia tem acento para mim, que também adoro trema em ü). Voltando, a idéia é ter um recipiente com uns 6 a 7 litros de água, a qual seria aquecida previamente e esvaziada com pressurizador. Banho longo implica esperar encher e aquecer novamente. Infelizmente, não dá para ter uma :banho: no motorhome.
O HD (ou Heavy Duty) é um bar na rua Ceará, aquela que sai por debaixo do viaduto ferroviário. Vez por outra, o povo da Jipenet-RJ Velha Guarda se reúne ali para beber para comemorar a existência de Originais geladas. Nessas últimas semanas, estamos meio parados por falta de tempo, muitos por excesso de trabalho, e nosso principal agitador, o Mau, está de Diogo recém-nascido em casa. Normalmente, alguém posta alguma coisa na melhor das listas da Jipenet-RJ (local onde não se fala de trilha, pois há muito mais coisas para se falar hehehe), e a gente vai. Te aviso por aqui, te mando uma mensagem direta.
Não posso deixar de falar: hummm, bem montado esse blog, excelentes informações (você as escreveu), mas o bom gosto na diagramação e apresentação gráfica demonstra que não foi você que fez :twisted:
Abraços
Eriksom
Rubens,
você botou mais de 50 quilos em cima de um rack em um tracker? Tem certeza de que ele aguenta tanto peso e não vai detonar o carro com o tempo?
Não entendi direito, os reservatório são de gasolina, mas você pretende enchê-los com água, é isso mesmo? Se sim, eu pretendo usar no meu motorhome a marca SHURFLO para essas movimentações de água entre tanques.
Espero ter ajudado
Abraço
Eriksom
Olá Eriksom, não sei se vc já escreveu isso antes no tópico, mas sobre a documentação, este veículo já está com a documentação de motor home (motor casa?)? Senão, qual é o caminho para a legalização? eu li que é necessário ter um projeto de engenharia (?) e aprová-lo no Inmetro..
Vicente,
o meu estava documentado, espero que o Detran-RJ não invente regras arbitrárias na hora da transferência de domicílio (do RS para cá, no RJ).
No caso de um novo, realmente parece que o caminho é complicado mesmo, com tudo o que você disse e mais muitas sacanagens como, por exemplo, considerar o veículo como 0 km, sujeito a todas as regras atuais. Mas me disseram isso, não sei ao certo.