x
Convex Datacenter
Página 10 de 26 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314151617181920 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 109 a 120 de 342

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Agradecimentos: 0

1berto

Eu não compreendi perfeitamente sua dúvida com relação a cabine, daí respondo o que eu acho que você perguntou. Todos os feixes de mola são do Mercedes 1718 e superior, ou seja, mais longos e que proporcionam maior maciez ao conjunto. A cabine tem duas munhecas de articulação na parte dianteira para ela "tombar" para a frente e apenas um berço de travamento na parte traseira da cabine (sobre o motor). O conforto adicional para o motorista e o passageiro são assegurados por bancos montados em cima de bolsas de ar. Assim, eventuais trancos repassados a cabine serão amortecidos antes de chegarem na, digamos, coluna sacro-lombar pelas bolsas de ar.

Com relação a "armação" do veículo (armação no sentido naútico, claro!), comeceu a esboçar o projeto em forma de croquis desde sexta-feira (1o de fevereiro). São muitos detalhes que devem ser pensados antes, e estou me socorrendo em projetos consagrados como os maravilhosos Unicat, os eficientes Action Mobil (tenho até a descrição do suiço Robusto como base), além de dicas valiosos de vários viajantes, dentre as quais destaco as existentes na página do australiano Hobohome.

Por enquanto, tenho a certeza apenas de que serão dois tanques de diesel (um padrão da Mercedes com 300 litros e outro acessório existente com cerca de 250 litros), sendo o padrão instalado no lado direito do veículo e o existente reposicionado no meio do chassis mais atrás de sua posição originária. Esse tanque estava à frente e por cima do diferencial, pois os adaptadores iniciais cometeram uma liberalidade: retiraram a travessa de suporte dos amortecedores que trabalham cruzados por dentro do chassis, e apoiando-os na parte inferior das longarinas, o que prejudicava a estabilidade do veículo.

Além deles, haverá um outro tanque de água, digamos, bruta (sem tratamento) em um tanque padrão da Mercedes com os mesmos 300 litros, fixado no lado esquerdo do veículo (oposto ao do diesel). E estou aqui estudando para definir os outros tanques de água para pia, banho e beber, mais os tanques de água servida (cinza e negra).

Com hidráulica exige bombas elétricas, logo, tudo isso tem de ser projetado junto. Meu problema é que eu nada conheço de corrente contínua, de inversores e que tais. Mas estou aprendendo, pois somente conserta, quem constrói.

Abraços

Eriksom

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ

Passaram a Faca Quente na minha futura casa

Dia 31 de janeiro foi um dia decisivo: cortaram a minha casinha com maçarico. Abriram ela ao meio como se faz com uma barra de manteiga com o uso de faca quente. E eu estava lá de espectador privilegiado.

O antigo baú que possuía apenas 2 metros e um pouquinho de largura foi alargado para exatos 2,5 metros medidos de extremidade a extremidade. Os artífices dessa proeza, Augusto - que aparece de pé no baú, com seus 70 e poucos anos -, Dudu e Henrique - filhos de Chico de Ivo, sendo Dudu quem aparece subindo no "telhado".

Eriksom
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-29-reconstrucao-casa-01-augusto.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-29-reconstrucao-casa-03-dudu.jpg  

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ

Chico de Ivo ou Chico de Deny

O mestre-artífice de toda essa reforma é Chico de Ivo (filho de Ivo) como é conhecido. É um sujeito teimoso, que tem uma capacidade impressionante de adaptar, de reformar, de fazer tudo com o máximo de qualidade e segurança. Mas a teimosia vem do fato de que cuida nadinha de nada da saúde. Apenas para se ter uma idéia, nos útimos 6 anos, se juntarmos todos os períodos picados que ele trabalhou não devemos ter mais de 1 ano e meio, se tanto. Foram infecções por carrapato de pomba ou de morcego, crises graves de diabetes, quedas por choques, transpasse dos pés por pregos, dengues, até solda pingou para dentro do ouvido, sem contar quase ter perdido o pé quando uma esmerilhadeira saltou e cortou a ponta da bota que ele vestia (encolheu os dedinhos um segundo antes.

No ano passado, ele apresentava uma sequela impressionante (uma inflamação no joelho esquerdo) e se recusa a deixar a auto-medicação. Resultado: quando teve de fazer uma punção para drenar a inflamação, apagou, e ficou em coma por cerca de 30 dias, depois mais uns 90 dias na UTI, retirou mais da metade da musculatura da perna, e tá lá, menos um pouco teimoso, mesmo passados quase 9 meses desde o coma, mas tá lá.

A cadeira de rodas elétrica, que ele mesmo fez, o leva para cima e para baixo, e se transforma em uma prancha com a qual ele se enfia debaixo do caminhão para examinar, analisar e ver detalhes que só ele percebe. Eu nunca quis ver essa prancha, muito menos ele debaixo do caminhão, mas imaginem ele dali onde está, dando ordens, dizendo como cortar com o maçarico, como regular o bico para que ele corte mais rápido sem esquentar tanto e por aí vaí. Se conseguirem notar nas fotos da traseira do baú, perceberão uma guia que segura o baú, com rasgos horizontais de 20 cm cada, e que guiaram o processo de "esticar" o baú para o alargamento para 2,5 metros.

[eu ri pelos menos duas horas com os debates entre ele, da cadeira de rodas, e Augusto, que é aparentado dele, mais Henrique, o filho mais novo. Como eu dizia, o mais velho e o mais novo querem teimar mais do que o Chico, não dá]

Que ele é uma figura não tenham dúvidas, tão teimoso quanto brilhante e inteligente. E tudo isso só está lá graças ao pai Ivo, é verdade, mas, principalmente, a Dona Deny, sua mulher que tem uma paciência maior ainda que a teimosia dele, e sem ela, a gente não poderia nem começar a contar a história de como Chico de Ivo é hoje Chico de Deny.

Eriksom
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-29-reconstrucao-casa-02-chico-de-ivo.jpg  

Usuário Avatar de diogo ludovico
    Entrada
    12/07/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Quanto ao tanque de agua "padrão mercedes" do lado oposto ao de diesel, tome cuidado.
    Já vi casos de se falar "completa" para o frentista e o cara encher os 2 tanques.... ai quando se abre alguma torneira.....é diesel para todo lado....
    Tipo, se usar o tanque para agua, coloque alguma proteção para esconse-lo ou um aviso bem grande, sob pena de ter que trocar toda a tubulação de agua, já que cheiro de diesel de tubulação não se tira nem com reza brava!!!!!
    Fica a dica!

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ

+ 1 errinho básico a ser eliminado

Depois de cortarem a cabine no meio, pude fotografar outro errinho básico da reforma que alguém fez: a travessa que suportava a caixa de transferência foi instalada com uma pequena caída para a direita, sei lá, quem sabe o motivo, talvez para não juntar água

Eriksom
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-29-reconstrucao-casa-07-travessa-pensil.jpg  

Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima Ver Post
    Depois de cortarem a cabine no meio, pude fotografar outro errinho básico da reforma que alguém fez: a travessa que suportava a caixa de transferência foi instalada com uma pequena caída para a direita, sei lá, quem sabe o motivo, talvez para não juntar água

Eriksom
    ela foi posta assim para dar o gral no cardam .o original e reta mais guando voce coloca calso na mola para erguer o caminhao ou encurta ai voce tem que fazer isso..

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Diogo

Obrigado pelo dica, realmente, frentista é um povo não confiável.

Conto apenas que eu vi pior do que isso, o cara encheu o tanque de um Engesa movido com um Maxion S4TPlus, encheu de gasolina, o dono não percebeu, deu partida, em 10 segundos explodiu o bloco do motor.

Eu jamais entrego a chave para frentista, eu abro, eu encho ou olho a bomba se eles forem encher. De qualquer modo, todos os tanques tem chave, e terão proteção metálica já que são de plástico. Por precaução, seguirei tua dica, as proteções serão pintadas em cores diferentes, terão estruturas diferentes, e, por que não?, letras garrafais descrevendo o conteúdo.

Eriksom

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Seguem as fotos finais da cabine cortada ao meio. Uma traseira de longe, outra mais próxima, a última pela frente, para se ter uma idéia do alargamento.

Os passos agora são começar o fechamento de tudo, que, grosso modo, seguirão os seguintes passos

1) prolongamento do chassis do caminhão de modo a permitir a instalação da montanheira do jumelo (parte dela ficará no prolongamento). Esse prolongamento deveria ser de apenas 40 cm, mas a gente está avaliando que ele possa ser um pouco maior, pois o assentamento correto dos feixes traseiros poderá ultrapassar os 10 cm inicialmente previstos, daí talvez esse prolongamento seja de até 70 cm. Pelas fotos, comparando-se onde o pneu estava antes (recorte eliminado no baú) pode-se perceber que o ângulo de saída piora um pouco, mas nada que seja relevante para algo que está montado em cima de pneus 48 polegadas (1,20m de altura).

2) construção do novo chassis da casa, que será montado em cima do chassis do caminhão por meio de 3 pontos de apoio, sendo dois fixos em cima do centro da suspensão traseira, e um rotacionado, na parte dianteira, imediatamente após a cabine. Além desses pontos, a Casa será apoiada por meio de 4 bolsas de ar, que se pela frente amortecerão o movimento oscilatório, em conjunto permitirão a remoção da Casa do Caminhão (içamento e apoio em cima de braços retráteis).

3) alteração da cabine, encurtando-a.

4) retirada do motor para revisão de casquilhos, bronzinas, regulagem de tuchos, acoplamento da caixa de câmbio, com retirada e reposição da bomba e bicos injetores.

5) conclusão da construção do baú, com a definição exata de seu tamanho, o qual deve ficar no entorno de 5 metros. Nas fotos está assinalado 4,70 metros na cabine, mas depois que refizemos as contas com aquela simulação com uma cantoneira na traseira, percebemos que ele pode crescer mais uns 30 cm pelo menos.

Nos próximos dias, dedico-me a fazer o esboço do desenho final da estrutura interna e externa para tentar concluir a estrutura até a Páscoa.

Eriksom
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-29-reconstrucao-casa-04-mais-larga-35cm.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-29-reconstrucao-casa-05-partida-ao-meio.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-29-reconstrucao-casa-06-partida-ao-meio.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-29-reconstrucao-casa-08-medindo-cabine.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-29-reconstrucao-casa-09-tamanho-do-rabo.jpg  

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Fabiano

desculpe, mas a única coisa correta que se pode fazer se fosse esse o problema (elevado grau de inclinação do cardan originado por adição de calços nos feixes de mola) seria baixar o suporte verticalmente, jamais inclinado, totalmente torto do jeito que estava.

Como eu escrevi desde o início, o Mercedes aguenta tudo, aguentou mais essa, câmbio conectado direto na transferência, e esta inclinada horizontalmente, trabalhando forçada. Arre égua!

Quem fez, deve gostar do que fez, por isso eu recomendo que verifiquem muito bem adaptações antes de comprar suas viaturas, pois elas podem não resistir a tanta "inventividade".

Eriksom
    4X4 Brasil Razão: Corrigir as agressões digitativas à bela língua brasileira

Usuário Avatar de FábioBananal
    Entrada
    21/02/2007
    Local
    Rio Bananal/ES
    Boa Noite Erikson!

Parabens pela empreitada, pelo visto vai ficar muito bom!!!

Minha duvida e quanto a documentação, dizem que hoje em dia não se pode comprar um onibus e transforma-lo num motorhome, pois não se consegue documenta-lo como motorcasa!!

Vc tem alguma informação sobre isso!!

obrigado.

Citação Postado originalmente por FábioBananal Ver Post
    Boa Noite Erikson!

Parabens pela empreitada, pelo visto vai ficar muito bom!!!

Minha duvida e quanto a documentação, dizem que hoje em dia não se pode comprar um onibus e transforma-lo num motorhome, pois não se consegue documenta-lo como motorcasa!!

Vc tem alguma informação sobre isso!!

obrigado.
    Caro Fabio,
    se posso passar algumas informações referente documentção para Motor casa; é o seguinte quanto começei as mas de 30 anos nessa cina de Motor home, naquela época para emplacar o nome dado pelo detram era Motor home(americanizado) bastava voce ir no caso de Floripa na universidade de engenharia pegar uma declarção do departamento de engenharia,onde se pagava uma pequena taxa, apos a vitoria desse departamento de engenharia dava uma laudo com esse laudo voce emplacava numa boa.ok mas ao passar doa anos foi criado esse tal e Imetro ai o Contram criou uma portaria que essa modificações poderia ser feita e emplacado o Veiculo ja como UTILITARIO/ESPECIAL/MOTOR CASA, vece fazia uma solicitação ao detram de posse dessa solictação levava ao Imetro,pagamnto ja não mais um pequena taxa um valor ja elevado, o imetro apos vistoria dava tambem um laudo e voce emplaca com base nessa portaria utilitario/esperical /motor casa. ok era tramite simples, começou então as contruções de veiculos como se diz na giria fundo de quintal,ai apareceu as fabrica especializada. não sei por lobe dos fabricantes juto ao contram então saio a tual legislação para emplacar veiculos ja somente como ESPECIAL/MOTORCASA, mas para fazer isso voce precisa agora de um tal de CAT que nada mais é um progeto feito por um Engenheiro e encaminado para o Contram para aprovação e isso começou ficar inviavel devido o custo acima de hoje de cr$ 10.000,00 ou mais depedendo do engenheiro e levar muito tempo para ser aprovando para então voce emplacar.ok as Fabrica ja tem esse CAT e é so emitir a Nota Fiscal para o emplacamento . essa é a dificuldade para o emplacamento é possivel mas trabalhoso e caro. não sei se consegui ajudar.
    abraços
    erico
    sempre a disposição
    OBS=para que não me conhece eu fui 2 anos Presidente das associação do veiculos de Recreio(motorhome e Trailer) de Santa Catarina, Grupo Rodamundo

Hoje os veiculos que estão emplacado como Motor home(antigos) e Utilitario/Especial/Motorcasa(no caso o meu ainda) ao se transferido para outro propritário passara para somente a espécie do Veiculo( caminhão,Onibus,Vam,micro onbus,etc)e ESPECIAL/MOTORCASA
    Erico Neves
    Floripa-SC
    www.ericoneves.blogspot.com

Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Fábio

você tem absoluta razão, o povo de Bra$ília sempre arranja um jeito de facilitar a vida dele$, assim dificultam a nossa. Sabe qual a diferença? Nenhuma, apenas o casa-motor é definido naquele codigozinho furreca de trânsito como um veículo que pode ser usado como dormitório ou escritório.

Por isso, rejeitei outras possibilidades de compras, fixei como meta comprar um veículo já registrado como casa-motor, e consegui achar este.

PS: havia uma outra possibilidade de compra, mas o preço pedido era fora de propósito, e hoje está quase 40% mais caro do que o que eu achei caro. Pena, uma excelente viatura parada, se deteriorando aceleradamente: um belo motorhome 6x6.

Eriksom

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Guincho/Motorhome F4000 4x4
      Por FENOY no fórum Veículos e Preparação
      Respostas: 15
      Última resposta: 12/11/2013, 20:53
    2. UTILIDADE PÚBLICA - Como Chegar Bêbado em Casa
      Por Tio Eddie no fórum Humor
      Respostas: 2
      Última resposta: 22/09/2011, 18:45
    3. Respostas: 21
      Última resposta: 16/10/2009, 16:06
    4. Motorhome com garagem!