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  • #1
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    26/11/2012
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    Oi Eriksom, legal que as coisas estão andando. Você deve estar aflito para que tudo fique pronto para poder fazer um passeio com ele. Lógico que para acampar com conforto, nele como um MH, ainda vai demorar um pouco.
    Sugiro que veja preço do recheio em Chapecó também, Tapeçaria Chapecó. O nome é estranho mas estes caras eram especializados em ônibus para competição de moto e cavalo, metade oficina ou baia e a outra metade aposentos. Enteraram no ramo de MH a uns 3 anos e fizeram um para um amigo de Araruama a um preço muito bom e ficou ótimo.
    Abraço,
    Humberto Brandão

  • #2
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    Cool O trabalho avança!

    Depois de 10 dias fazendo nada na Praia do Espelho, na Bahia (precisava me preparar psicologicamente para a vida de aposentado ), voltei para visitar as obras. Embora para quem somente veja as fotos pareça pequeno o avanço obtido, para quem compara ao vivo é muito bom. Já foram 3 garrafas de oxigênio para limpar a bagunça (devem ir mais 2 delas) e foi quase uma garrafa de gás e um rolo de arame da solda MIG (deverão ir mais dois de cada um desses, afinal, só de reforço do chassis serão cerca de 13 metros de "régua de aço" com algo equivalente em soldagens, mais a finalização das adaptações para montanheiras de suspensão, melhor, deverão ser gastos 3 de cada, gás e arame, para a soldagem total).

    Começando pela suspensão, uma foto apresenta uma das peças que foi construída para que seja simplesmente instalada a montanheira original do feixe de molas. Conforme visto anteriormente, a base da montanheira é bem mais larga que a superfície horizontal das longarinas, daí, foi construído esse acréscimo, dentro do qual haverá uma chapa de 1/2 polegada com rosca. Além de posicionar perfeitamente a montanheira alinhada ao eixo longitudinal do feixe de molas, a adaptação também reforçará a longarina, pois do lado esquerdo é fixado o setor de direção.

    A outra foto mostra o tubo-guia por onde passa cada perna dos grampos do feixe de molas (o suporte original no eixo é mais estreito, pois o feixe escolhido é o do MB 1720, que, por ser mais longo, oferece maior conforto). Os 8 tubos-guia (um para cada perna do grampo, dois grampos por feixo, um feixe de cada lado do eixo) serão "costurados" na parte superior do suporte original do eixo e depois na lateral, de acordo com os recorte e a linha de contato vertical.

    Na parte traseira ainda não há avanços fotografáveis, pois é preciso liberar a dianteira para soltar o eixo traseiro e também levantar o baú, que á está solto. Mas o feixe que ainda está lá (do 1113) também será trocado por um do mesmo 1720, o que aumentará um pouco mais o comprimento do veículo (mais à frente, explico).

    Eriksom
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-21-reconstrucao-suspensao-dianteira-05.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-21-reconstrucao-suspensao-dianteira-06.jpg  

  • #3
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    Dá-lhe disco de corte na "bunda" do paralama dianteiro...rsss

  • #4
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    Tio Erikson,

    Feliz 2013 para você e que o novo brinquedo traga muitas alegrias!

    Mas como você sabe que eu sou detalhista, me diz uma coisa: Aquele veículo prata na garagem do mecânico ainda é a sua camper?

    Abs


    Alexandre
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por alfreis Ver Post

    Mas como você sabe que eu sou detalhista, me diz uma coisa: Aquele veículo prata na garagem do mecânico ainda é a sua camper?
    Alê

    você tá parecendo aquele Japa Pajé das Selvas: tomando muito chá de cipó. Camper, o que é isso?

    Abraços

    Eriksom

  • #6
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    Tópico muito interessante, parabéns! Vou acompanhar...

  • #7
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    Fabiano

    CUMAÉQUIÉ?!?!?! você colocou um 366 ali dentro! Os eixos e caixa também são da MB?

    ESPETACULAR!!!!!!!!

  • #8
    Citação Postado originalmente por Eriksom Teixeira Lima Ver Post
    Fabiano

    CUMAÉQUIÉ?!?!?! você colocou um 366 ali dentro! Os eixos e caixa também são da MB?

    ESPETACULAR!!!!!!!!
    Sim e 352 e os eixos sao do mb . tudo a parte de baixo .. ali na mudansa de por o motor para frente ele tem que por o carte do onibus se nao o eixo pega no carte tem o carte nai baixo e a bomba da olio tambem ..cl 19 97479583

  • #9
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    Humberto

    Deve ser esse pessoal de Chapecó mesmo que um grande amigo de lá me falou. Ele trabalha em Brusque e mora em Guabiruba, comprou uma F4000 e vai fazer um MH também. Espero ir para lá antes logo depois da páscoa. As obras demoram muito (foram 3 garrafas de oxigênio apenas para limpar um monte de lixo que havia) e reconstrução já consumiu 1 garrafa de gás e quase meio rolo de fio para MIG. Logo mais, eu posto as fotos que fiz no final de semana.

    Abraços

    Eriksom

  • #10
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    O trabalho avança!

    Na parte do motor, ainda falta reposicioná-lo, para o que já foram feitas duas travessas. A idéia era comprar as originais da Mercedes, mas pediram a absurda quantia de R$ 2 mil e muitos por cada, foi mais fácil fazer, mais fácil e eficiente (esqueci de fotografar a peça na bancada).

    Dessa forma, seguem duas fotos: a da dianteira, que mostra o novo reservatório de óleo exclusivo para a direção hidraúlica (leiam lá trás a eca que estava) e também as "orelhas" em que será pendurada a travessa dianteira do motor.

    A foto da lateral mostra o controle do macaco hidraúlico da cabine (ela tomba para a frente - o macaco fica na lateral esquerda) reposicionado na lateral direita, com seus novos e corretos tubos metálicos (eram flexíveis de borracha ), e ao lado dele, no canto inferior direito o tubo que contém a trava para a cabine não cair. Parece bobagem, mas antes eram necessárias duas pessoas para erguer a cabine, uma bombeava, outra prendia (idem para baixar): agora, sozinho farei os serviços. Da mesma forma que a direção, há um reservatório exclusivo para o macaco, o qual pode ser visto no canto superior esquerdo.

    De quebra, segue uma foto da parte superior do tanque (os números são em cm das duas partes do tanque - ele é em L) para demonstrar minha tese predileta: nunca faça contas de cabeça. Eu fiz, calculei 450 litros de diesel, depois para ter certeza, fiz na mão e achei apenas 270 litros. Ainda bem que foi agora, pois já avisem Chico de Ivo, o mecânico, que temos de arranjar espaço para um tanque complementar de 200 litros de diesel (além dos cerca de 2 x 250 litros de água e 50 a 70 de esgoto).

    Eriksom
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-25-reconstrucao-motor-03.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-25-reconstrucao-motor-04.jpg   Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-26-reconstrucao-cabine-08.jpg  

  • #11
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    O trabalho avança!

    Finalmente, a cabine e o baú (a futura casa)

    Com a alteração e o reforço do chassis, foi possível avançar o baú conforme havia simulado. Desta vez, o baú, já solto do chassis, foi movido para a frente, e posicionado exatamente na distância necessária para que a cabine seja levantada e tombada para a frente sem raspar no baú. A foto anexada, na realidade duas fotos fundidas em uma, permite ver o espaço já ganho para a futura Casa 4x4, espaço que deverá aumentar um pouco mais ainda. Na cabine foi feito o corte da parte traseira do antigo paralamas, idem no baú.

    Como eu escrevi acima, os novos feixes de molas que entrarão ali são mais compridos, o que empurrará o eixo cerca de 25 cm mais para trás (há duas pequenas marcas de giz - uma no aro e outra no baú - que marcam para onde o centro dele irá após as "obras").

    Para colocar esses feixes traseiros será necessário prolongar algo como 10 cm no final do chassis para fixar a montanheira do jumelo, e mais 30 cm para recolocar os parachoques. Isso tudo, mantida a cabine dupla do jeito que está, permitirá a construção de uma casa com 4 metros de comprimento e 2,30 metros de largura, fora os estepes pendurados no fundo e caixas de ferramentas. Isso tudo, como excelentes ângulos de saída e entrada, que não são os do UNIMOG, mas são adequados para um Mercedes 4x4.

    Por hoje é só.

    Eriksom
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Casa 4x4 ou, como dizem, MotorHome 4x4-26-reconstrucao-cabine-09.jpg  

  • #12
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    Eriksom, imagino que a cabine/boleia, tenha suspensão como a minha, com feixo de molas e amartecedores. O espaço que ficou é suficiente para que ela trabalhe?
    Outra coisa que deve ser levada en conta são os espaços necessários para uma série de complementos para o MH, como:
    Gerador, Baterias para a Casa, Caixa de água potável, caixa de água servida, caixa de detritos, botijão de gás, inversor, lugar parea carrefar trecos, como tocos, fios, mangueiras, cadeiras, etc. Alem das necessidades normais do Caminhão, tanques de ar e combustpivel, etc. As quantidades de água limpa e as sujas são muito importantes para um passeio tranquilo, principalmente a água limpa e detritos, a servida ainda pode-se jogar no chão desde que o local seja apropriado.
    Abraço,
    Humberto Brandão

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