Pessoal,
Sábado conheci um figura (Mauricio) dono e mecânico de uma oficina especialista em preparação de motores diesel, em especial instalação de bi-turbos, que atualmente está montada em Jundiaí, para coincidência seremos quase vizinhos na casa que estou construindo.
Se colocar o nome aqui vão tesourar, então se alguém quiser o contato me manda MP.
Vamos ao que interessa.
Conversando sobre a situação atual do motor da Branquinha e up-grades leves, ele recomendou o seguinte:
- aparentemente o motor está em boas condições, sem folgas na camisa (teste básico de tirar a tampa de óleo), a BI apresenta sinais de desregulagem, provavelmente pelo tempo parado alguma coisa anda meio travada nela.
- revisão da BI => como ela da alguns sinais de desregulagem é importante sua revisão, mas se estiver boa, nem mexe e mantem a regulagem de fabrica.
- Bicos => instalação de bicos de maior vazão (não detalhei)
Como essa pequena alteração o rendimento já aumenta um pouco e a temperatura interna tb, para ajudar nisso:
- instalação de intercooler grande(refrigera e melhora queima - temp. de entrada 40 graus)
- escapamento com no minimo 3 pol, melhor 3,5 ou 4 pol
- junta de aço no lugar das originais (pois vai queimar andando no limite)
- manter bomba e turbina com regulagens originais
Com essa configuração a potencia deve saltar para quase 200 cv.
Outra troca interessante é instalação de ventilador viscoso, além de algum ganho de potencia acaba de vez com a correia derrapando, pois ela é mais leve que a original e ventila mais.
Depois disso as alterações são mais invasivas....turbina maior e de melhor rendimento ou bi-turbo.
Enfim, ao entendidos de motor o que vcs acham?
[]'s