Powered by vBulletin

Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas FORD RANGER - GERAÇÃO 2023

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 81 de 89 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 3171727374757677787980818283848586878889 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 25/06/2025, 14:06
    Bigsd
    Citação:

Postado originalmente por sm4rco Ver Post
    Acho que é 10.000 km, não é?
    Mas no caso do segundo filtro da Hilux não tem isso nem no plano de revisões.
    Mas o filtro comum acho que é a cada 10.000.

Sim, filtro de óleo e combustível da Ranger 2.2 é a cada 10.000km ou um ano, o que ocorrer primeiro.
    O tal do segundo filtro que virou notícia com a Hilux parece que não tem a mesma programação, e é mais crítico. Não sei se a Ranger também usa esse filtro.

Access Denied
  • 25/06/2025, 17:12
    Fenix4x4
    Citação:

Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Olha a "perua Ranger" já chegando no vizinho:
    Ford Everest chega a Argentina com consumo surpreendente e ja mira SW4

E vem com teto solar, o que deve desanimar alguns que se sentem "desconfortável" com esse acessório :mrgreen: (cada um com os seus traumas :lol:)
    Poderiam ter colocado esse acessório pelo menos na Ranger mais cara. É bastante útil para quem não gosta ou não pode usar ar condicionado e não suporta aquele barulho incômodo e a ventania dos vidros abertos. Ele distribui bem o fluxo de ar sem incomodar.

Everest é um baita SUV, vamos ver se chega por aqui. Em relação ao teto solar. Acredito que não mude muito pra quem não gosta do ar condicionado, visto que não é recomendado andar com teto solar aberto em velocidades mais altas, salvo engano acima de 80km/h.
    Tem até vídeo de casos do teto solar "estourando" com o carro em movimento. Coisa de louco.

Já na cidade pode fazer algum sentido...
  • 26/06/2025, 13:02
    Bigsd
    Citação:

Postado originalmente por Fenix4x4 Ver Post
    Em relação ao teto solar. Acredito que não mude muito pra quem não gosta do ar condicionado, visto que não é recomendado andar com teto solar aberto em velocidades mais altas, salvo engano acima de 80km/h.
    Tem até vídeo de casos do teto solar "estourando" com o carro em movimento. Coisa de louco.

Uau!!! Muda tudo.
    Mesmo abaixo de 80km/h para quem não gosta ou não pode usar ar-condicionado, a diferença para os vidros abertos é gritante, o ar é bem mais distribuído e agradável, e tem outra vantagem, rodar na cidade com os vidros abertos é muito complicado com relação a assaltos. Com o teto aberto você tem uma ampla área de ventilação e sem risco de um maluco te colocar uma arma na cabeça, ainda mais levando-se em conta a altura de uma picape.

A picape que eu tenho não tem nenhuma restrição sobre abrir o teto com velocidades altas, pode passar dos 120km/h tranquilo (como eu já passei :mrgreen:), e provavelmente bem mais. O teto solar da minha embute no teto da caminhonete, não fica exposto, e se optar pela abertura parcial, ela é para trás, ou seja, não sofre com a pressão dos ventos. Fechado ele fica rente ao teto, sem qualquer área de pressão.
    Agora, não sei se outros modelos podem ter problemas, aí vai do projeto, da qualidade do material (se não for chinês :lol:) ou de "prástico". Hoje colocam até estribo de plástico em caminhonete.
    O maior problema que vejo é estrutural. A caminhonete tem que ser bem feita, senão qualquer torção da estrutura pode causar danos mais sérios. Mas até aí tem modelo que racha até o para-brisa.
  • 27/06/2025, 08:35
    Samuel Dias
    Teto solar estourando com carro em movimento?
    Nunca vi isso, até porque eles não representam nenhuma interferência para o ar, pelo menos os mais modernos como o da Frontier que fica rente a lataria. Eu nunca soube de um caso, nem de teto solar nem de teto panorâmico que está muito em uso recentemente.
    O que vejo são problemas com adaptações mal feitas na esquina ou de enfraquecimento estrutural, o que tirando o caso do parabrisa da Ranger, nunca mais ouvi falar disso.
  • 27/06/2025, 08:37
    Samuel Dias
    Citação:

Postado originalmente por Bigsd Ver Post
    Sim, filtro de óleo e combustível da Ranger 2.2 é a cada 10.000km ou um ano, o que ocorrer primeiro.
    O tal do segundo filtro que virou notícia com a Hilux parece que não tem a mesma programação, e é mais crítico. Não sei se a Ranger também usa esse filtro.

Access Denied

Não se pode misturar filtro de óleo com o de combustível. São duas coisas diferentes. O problema da Hilux é com filtro de combustível. O problema da Ranger é com a bomba de alta, o mesmo da Amarok, também não é com filtro.
  • 27/06/2025, 10:32
    Fenix4x4
    Citação:

Postado originalmente por Samuel Dias Ver Post
    Teto solar estourando com carro em movimento?
    Nunca vi isso, até porque eles não representam nenhuma interferência para o ar, pelo menos os mais modernos como o da Frontier que fica rente a lataria. Eu nunca soube de um caso, nem de teto solar nem de teto panorâmico que está muito em uso recentemente.
    O que vejo são problemas com adaptações mal feitas na esquina ou de enfraquecimento estrutural, o que tirando o caso do parabrisa da Ranger, nunca mais ouvi falar disso.

Tem até vídeo no youtube do momento. Foi bem viralizado na época. Pesquisa aí, o teto solar praticamente saiu voando...
  • 27/06/2025, 11:47
    Ciro Alencar
    Teto solar não "voa" assim, isso é besteira. Projeto ruim, defeito na peça ou manutenção mal-feita.
    Eu tive inúmeros carros com teto solar, modelos esportivos e quem me conhece sabe o que eu fazia com eles, e nunca tive esse problema, quanto mais imaginar que isso vai acontecer num SUV grande ou numa picape.
    As minhas picapes têm teto solar, e picape que tive em 2017, nunca tive problemas. É um projeto bem feito, robusto. Claro que algo mal-feito vai dar problemas, como bem citaram aqui o parabrisa da Ranger que racha sozinho e a provável causa é um problema estrutural.
    Muitos veículos hoje tem teto solar, muitos mesmo, na Europa muitos têm, bem mais do que aqui, e as autoestradas lá são cheias de carros em altas velocidades (bem altas) e não se vê falar em tetos "voando" pra todo lado... kkkk.... mais uma lenda que o mercado inventa.
    Tudo é projeto, qualidade. Tem muito mais casos de santantonios de Hilux novas que voaram nas estradas (virou até recall) do que algum caso de teto solar que voou de uma Frontier, por exemplo (Não lembro agora de outra que tenha).
    Isso significa que todo santantonio vai voar agora? kkkk.....

O que teve aqui foi gente que achava que o teto solar afetaria a sua "fidelidade matrimonial"...kkk.....

Já tivemos preconceito com carros 4 portas no Brasil, com câmbio automático, recentemente com suspensão multilink e motor biturbo, com airbags, e até com cintos de segurança no passado... estamos sempre atrasados e vivendo de lendas.
    Imagines se essa meia dúzia aqui que sofreu acidente com airbag criasse a ideia fantasiosa de que ele é perigoso, rapidamente milhares pagariam essa burrice com suas vidas.
  • 27/06/2025, 11:59
    Ciro Alencar
    O nosso querido amigo Samuel foi bem preciso em seu comentário. Cada caso é um caso, Ranger V6 e Amarok V6 sofrem com bomba de alta por conta do biodiesel, a Hilux sofre com filtro e bomba por tabela. São situações diferentes. Aparentemente, todos estes problemas são causados pelo biodiesel, mas tem que investigar. Os fabricantes parece que não estão muito preocupados com isso, mas apenas em vender.
  • 30/06/2025, 10:31
    Samuel Dias
    Ciro resumiu bem. O Edumar em um de seus artigos comentou uma vez que vivemos na era da exaltação da banalidade. Hoje uma criança que enfia o dedo no nariz viraliza nas redes sociais :lol:
    Eu procurei no google, e achei dois vídeos que parecem reais, um de um VW que nem sei qual é o modelo, em que o teto saiu a apenas 232km/h fazendo graça, e outro de uma Mercedes que se soltou a apenas 230km/h :lol:
    Aliás, a Mercedes emitiu um recall para corrigir o problema, porque era uma falha de projeto ou construção, já que esse não é o normal nem mesmo nessa velocidade.
    Alguns comentam que tem um Citroen que traz uma limitação no manual, mas por conta do sistema construtivo, apesar que da Citroen é difícil esperar que qualquer coisa funcione direito :lol:
    Eu conheço bem o da Frontier, esse é impossível voar, e eu vi um desmontado na concessionária em reforma depois que uma árvore caiu no teto, e vou dizer, o teto amassou mas troço nem quebrou, um vidro grosso, uma estrutura metálica super reforçada, esse não voa nem a 300km/h.
    Agora, tem qualidade e tem "qualidade". Se o normal não é voar, e se acontecer pode até gerar recall, por outro lado existem falhas de projeto, de manutenção, etc... aí temos casos de picape com roda soltando, com vidro trincando como foi comentado aqui, suspensão quebrando, etc. Também vemos economias porcas, e pode ter quem faça um teto solar com estrutura de "prástico" ou vidro fino, modelo que torce a carroceria, etc... hoje até estribo de caminhonete está saindo de plástico, santo antonio voando (também com recall), etc...
    Aí o problema é outro, não é a tecnologia em si, mas a qualidade usada nela.

É importante que quando isso acontece, o consumidor reaja, reclame e exija um recall. O problema é que aqui é o país do conformismo, carro pode rachar vidro, pode pegar fogo, pode capotar, pode estourar motor que está tudo certo, o importante é ser "bom de vendas".

Considerando que vi dois vídeos aparentemente "sérios", e no mesmo período vi toneladas de acidentes aéreos com e sem vítimas, e considerando que tem muito mais veículos em solo com teto solar do que aviões no céu, eu vou é parar de viajar de avião :lol:
  • 30/06/2025, 10:51
    Samuel Dias
    Citação:

Postado originalmente por Fenix4x4 Ver Post
    Everest é um baita SUV, vamos ver se chega por aqui.

E precisa mesmo de mais opções nessa categoria. O que não faltam são modelos lá fora que nunca chegam aqui.
  • 02/07/2025, 13:36
    sm4rco
    Essa do teto solar é fake, não é? Nunca vi isso.
    Rodo com teto aberto, fechado, levantado, a mais de 120, 130 ou até 140km/h sem qualquer problema. Ou toda a indústria automobilística do mundo está errada :lol:
    Deve ter um ou outro caso de projeto mal feito, nem discuto isso, mas não é a regra com certeza.

Atento senhores, mais um recall fresquinho que alcança a Ranger além de outros modelos. A média é todo mês agora, se bem que já tivemos 4 e outros mais num único mês. A Ford precisa urgente ver o que está acontecendo.

O motivo agora é o multimidia. A câmera traseira oferece na tela uma imagem errada na traseira do carro:
    "Riscos: a imagem projetada no sistema multimídia poderá estar congelada, atrasada ou ausente enquanto o veículo estiver em marcha à ré. Nessa situação, a imagem não representará a real posição do veículo em relação ao seu entorno, aumentando o risco de acidente com possíveis danos físicos aos ocupantes do veículo e a terceiros."

Copiei a informação do próprio site da Ford, não sou eu quem está dizendo isso portanto.

Novamente, eu recordo que o Edumar apontou vários problemas dessa central, e esse era um deles, e ele fez isso, pasmem, no ano passado. Impressionante!

Acho importante que os donos de Ranger fiquem atentos, e cobrem a Ford por mais qualidade. São muitos recalls, graves, e muitos sem solução definitiva. É muito estranho isso. As estatísticas deste ano mostram que não é uma média normal.

https://clubedanissanfrontier.com.br...calls-2025.jpg
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/i...AASUVORK5CYII=
  • 04/07/2025, 09:07
    Mauro-sp
    Esse negócio de teto solar "voar" é piada. Internet tem muitas vantagens, mas também cria algumas ideias fantasiosas e sem qualquer sentido. Eu vi os vídeos também, caramba, nada a ver.
    Dizer que teto solar "voa" é forçar a barra. Se isso fosse verdade, teríamos relatos de centenas de casos, já que existem milhões de veículos rodando com esse acessório. E olhem as condições que aqueles dos dois vídeos se soltaram... por favor...
    Teve até recall. É defeito.
    Como bem lembrou o amigo Ciro aqui mesmo nesta página, olhem a roda da Ranger se soltando, ou o santo antonio da Hilux, que também está se soltando e voando. Não estamos falando de um pedaço de vidro que já estilhaça quando se solta, mas de um santo antonio e de uma roda se desprendendo. Isso é gravíssimo, o risco de um acidente grave é gigante, mas disso ninguém fala. Agora, quer dizer que isso é perigoso porque tem casos que se soltam? É projeto ou construção porca, só isso. Tem milhões de carros por aí com esse acessório, deveria haver milhares de casos.
    A internet tem vezes que mais atrapalha do que ajuda.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 81 de 89 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 3171727374757677787980818283848586878889 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:27.