Que fase, hein?
Será que é pressão dos chineses? Estou vendo a qualidade de muitas marcas só cair.
O Edu sempre criticou esse multimídia.
Versão Imprimível
O vídeo é fake? Não, então é verdade, a causa(defeito?) aí já não sei. Sei que se estivesse em uma velocidade mais baixa ou com o teto fechado provavelmente não teria acontecido...
Mas não diga que não é verdade se tem provas que aconteceram.
Inclusive tem alguns veículos que fecham o teto automaticamente acima de 120kmh.
Se quiserem eu mando pra quem insistir em dizer que não é verdade.
Existem inúmeros casos de Recalls sobre isso, sobre falha no painel fixo e que pode se soltar totalmente em velocidades mais altas. Em nenhum momento falei que vai acontecer com o veículo que vocês possuem(até pq os casos dos vídeos que ocorreu tal fato nenhuma picape aqui vai chegar nem próximo a essa velocidade, pelo menos original eu sei que não), apenas falei que não é recomendado usar em velocidades mais altas pra quem não gosta ar condicionado, pois o ruído vai acontecer e ainda corre o risco de "estourar" como inúmeros casos que foram chamados para recall pois isso poderia acontecer... (é uma informação pois aparentemente nem todo mundo sabe disso)
Quem sou eu pra dizer o que a pessoa faz com o dinheiro, ou com o carro e até mesmo com a vida, vai de cada um fazer o que quiser com o carro, assim todo mundo sai feliz. kkkkkk.
O que o Mauro quis dizer e pelo que eu e outros colegas entendemos, é que não se pode generalizar.
Temos muitos amigos que andam de Frontier com teto solar aberto e emk altas velocidades e isso NUNCA aconteceu e afirmo aqui que NUNCA vai acontecer, afirmo com certeza absoluta, sem medo de um dia errar, porque o sistema de teto solar da Frontier é impossível de se soltar pelo seu método construtivo e pela qualidade de seus componentes.
Agora, tem o teto solar e o teto panorâmico, mas eu nunca vi de fato qualquer caso envolvendo nenhum dos dois.
Óbvio que o Mauro não disse que o vídeo é fake, isso está facilmente compreendido no comentário dele, mas usar um vídeo de referência a mais de 250km/h e outro a 200 km/h, convenhamos, não dá pra usar como base de qualquer opinião segura.
Foi como os exemplos aqui citados, várias Rangers soltando a roda da frente com suspensão, freio e tudo mais, então podemos concluir que rodas dianteiras são inseguras?
Temos inúmeros casos de Hilux com santo antonio se soltando e voando contra o parabrisa do carro que vem atrás, podendo causar até acidentes fatais. Vamos concluir também que esse acessório é inseguro?
E olha que estes dois casos são em número bem maior.
Então entendo que, retomando o começo do assunto, se a Ford oferecer aqui o teto solar no modelo aqui mencionado, que aliás já vem com ele e é um dispositivo muito comum no exterior, não é razão de mínima preocupação, se for bem projetado e bem feito, será impossível dar qualquer problema não interessa que velocidade seja. Agora, se colocar uma versão porca, frágil, que não suporte alta velocidade, ou um modelo de plástico frágil baratinho, como ela faz com os estribos da Ranger, entre outras partes, aí não dá para esperar muito. O que não pode é isso acontecer e a conclusão ser de que o acessório não presta pra ninguém.
Eu entendi isso, acho que todo mundo entendeu esse ponto de vista. Ninguém aqui está supondo que qualquer caso que ocorreu tenha sido fake. É preciso só tomar muito cuidado com o que dizem pela internet.
Se fôssemos levar ao pé da letra, jamais teríamos cinto de segurança no carro, porque o povinho dizia que em caso de acidente o passageiro ficava preso e morria. Teve casos assim? acredito que até tenha tido, mas foram raríssimos, e os que sobreviveram com o uso do cinto foram milhões.
Airbag a mesma coisa, sabemos que teve gente que morreu por conta dele, casos que ficaram famosos, mas é inegável que milhões se salvaram por conta desse recurso.
A própria existência de recall, agora confirmada, já prova a tese de que alguns destes vídeos que "viralizaram" na internet são de casos de defeito do componente, e não da tecnologia em si.
O que acontece muito hoje é o povo querer coisas no carro mas aceitar pagar pouco ou apenas desejar ter. Não adianta ter uma tela multimídia de "40 polegadas" chinesinha com grife fake que funciona mal e vive apagada, só pra ter. Mas, infelizmente no Brasil qualidade pouco importa, desde que satisfaça outros interesses. Hilux passou a vida capotando e matando e foi e é líder de vendas. Então, pra muitos, basta ter, nem precisa funcionar, aí é outro problema.
Já pipoca no Reclameaqui problemas com o motor V6 da Ford idênticos à Amarok. Parece que ele vai seguir o mesmo caminho do motor do modelo alemão. Ouvi dizer, não sei se é verdade, que trata-se da mesma bomba de alta.
Isso pode virar mais uma dor de cabeça para o mercado.
Esse biodiesel está virando o inferno de muitos modelos, e a tendência é piorar no momento em que o governo quer aumentar a sua adição no diesel S10.
Acho que só não entenderam que m nenhum momento eu citei que vai acontecer com o veículo que vocês possuem.
Como mencionei anteriormente, olha a velocidade em que os casos dos vídeos aconteceram. A picape não vai chegar nem próximo a essa velocidade, pelo menos original eu sei que não, apenas falei que não é recomendado usar em velocidades mais altas pra quem não gosta ar condicionado, pois o ruído vai acontecer e ainda corre o risco de acontecer uma tragédia dessa. (Tem gente no fórum que possui vários carros. Não só Caminhonetes com teto solar. As vezes essa informação é útil caso ele tenha algum veículo que chegue nessa velocidade, vamos abranger mais as coisas pois o que não serve para um as vezes pode servir para outro.)
Ninguém aqui é contra o teto solar. Muito pelo contrário, essas picapes custam mais caro que alguns carros de luxo. Deveria ser obrigação ter.
Com relação a roda cair isso não tem a ver com a velocidade. Isso é um defeito que pode acontecer você estando rápido ou não. Não quer dizer que você está seguro se andar devagar
Sobre o acessório ser inseguro. Daquele veículo era, até porque se não fosse a montadora não teria retirado e feito novas atualizações/correções para poder vir novamente...
:lol: Não se irrite :concordo:
Você não entendeu o que estamos propondo aqui.
No final apenas resumiu a nossa proposição.
Agora, velocidade, meu amigo, você está enganado, picapes hoje chegam a 180km/h ou mais facilmente. Temos até colegas que não vou citar o nome :mrgreen: que deixam carros para trás rodando com picapes em médias de velocidades quase insanas.
Mas, encerro a minha participação aqui já que a discussão está perdendo a conexão com o assunto do tópico.
Jamais irei me irritar, meu amigo. Apenas explicando para não ficarem perdidos com o que eu quis dizer.
Mas de 180(maioria limita na faixa de 190) para 230 é uma diferença absurda. Dependendo a picape vai gastar mais uns 15 mil aí em preparação pra ver se consegue chegar nessa velocidade kkkkkk. Ou seja, original não chega nem próximo a isso. 180-190 até um carro 1.0 consegue pegar, também. Agora +220 são outros 500 os carros em que chegam a essa velocidade...
Mas é verdade, melhor encerrar pois não tá saindo nada com nada em relação ao objetivo do tópico.
Encerro por aqui, também.
Meu pitaco... :mrgreen:
Acho que as manifestações foram no sentido de esclarecer melhor quando foi dito que: "visto que não é recomendado andar com teto solar aberto em velocidades mais altas, salvo engano acima de 80km/h. Tem até vídeo de casos do teto solar "estourando" com o carro em movimento."Isso realmente levou a uma ideia de generalização, que foi o que os colegas buscaram afastar aqui. Pelo que vimos, entre os vídeos citados abrangia defeito de fabricação que chegou a levar a recall, não uma caraterística intrínseca do produto. E notem que o teto da Mercedes se soltou a 250km/h, e o fabricante fez um recall, ou seja, mesmo nesta velocidade essa falha é inadmissível. Mas, lá fora vira recall, aqui brasileiro aceita isso de forma mansa como sempre, acha "normal".
O Jetta (era esse o carro?) se soltou a 200km/h. É muita velocidade, mas também não vejo isso como aceitável.
E vi que a Citroen "recomenda" não abrir o teto de um de seus modelos a mais de 80km/h, o que para mim é ainda mais absurdo. Se o carro atinge mais que essa velocidade, e você pode abrir qualquer vidro, e nenhum outra peça vai se soltar, antão isso é claramente um problema de projeto porco (vindo de uma "Distroen"... sem novidades). Nenhum carro pode começar a se desmontar a partir de 80km/h.... :lol:
Então a intenção dos comentários aqui foi nesse sentido, que se tratam de exceções, não de regra. Como foi dito inicialmente, o problema pareceu ser uma característica de projeto, e como citou bem o Ciro, esse tipo de coisa já cria preconceitos e falsas ideias que depois se espalham de forma errada pela internet, que é ótima para compartilhar lixo.
Eu também me preocupei e me manifestei nessa direção, que já ter uma ideia pré-concebida de que teto solar se solta é perigoso. Temos milhões de carros nas ruas com teto solar e sem incidentes, sendo os casos conhecidos "atípicos". O normal é que o teto não se solte.
Acho que o pessoal aqui anda "vacinado" porque antigamente neste fórum era comum inventarem e insistirem em coisas que não eram verdades, em recursos que carros nem tinham, em chamarem de mentiras coisa que já tinham sido provadas alguns dias antes... :lol:
Você é novo no grupo, talvez por isso não entendeu a ideia dos comentários. Aqui tem que tomar muito cuidado, não digo só no fórum, mas na internet, pois como diz o Edu nós somos formadores de opinião "influencers" como é a moda hoje. Um comentário diferente e já se cria uma lenda.
E 180 não, meu amigo... já dei 200km/h na minha caminhonete numa condição favorável onde o limitador não consegue atuar, sem nenhum preparo. Cuidado com essa ideia :lol:
No vídeo que vi o carro soltou o teto a 200km/h, e se levarmos em conta o erro proposital do velocímetro, provavelmente ele estaria a 190km/h, coisa que uma picape hoje alcança com facilidade dependendo das condições.
Eu tenho total convicção que a minha picape jamais vai soltar o teto nessa velocidade (a minha atual tem).
Eu não curtia muito esse acessório, sempre achei desnecessário. Mas hoje além de concordar com você que uma picape pelo preço que tem deveria ter isso por obrigação, eu também conheci benefícios interessantes com o teto.
Com a proteção interna aberta você recebe sol dentro da cabine, seguro no caso da minha com proteção UV, e isso é bastante agradável e saudável.
E realmente quem não gosta de ar-condicionado ou não pode usar, aberto o teto solar é bem interessante, ele circula melhor o ar, de forma mais homogênea, bem mais silenciosa do que vidros laterais abertos, sem causar incômodos de pressão do ar, e como comentamos aqui, com muito mais segurança, porque hoje andar com vidros laterais abertos em algumas localidades é pedir para ter uma arma colada na cabeça, e alguns modelos são até mais propensos a isso.
Então hoje eu não vejo o teto solar como frescura, mas como conforto e segurança.
Mas, reforçando a ideia aqui, tem que ser bem projetado, porque se for para ser meia boca só pra dizer que tem, melhor não ter. O Edu publicou uma foto do sistema adotado pela Frontier, e o teto quando aberto fica embutido no teto da caminhonete, pode dar 190 tranquilo que nada vai acontecer. Quando fechado ele fica rente ao teto original, ou seja, sem nenhuma área de pressão direta.
Mas antigamente os tetos abriam pela frente, levantavam a parte frontal e aí sim criavam uma pressão de ar muito forte no interior e embaixo do teto, e nenhum teto se soltava naquela época. Acho que qualidade tem muito a ver com isso. Se uma Mercedes cria um recall porque um teto se solta a 250, então é porque isso é realmente um defeito inaceitável.
Agora, com a qualidade dos carros de hoje tudo de "prástico" chinês, aí eu não coloco a minha mão no fogo :lol:
Eu li isso também. A bomba da Amarok é da Bosch, e dá problemas aqui e nos EUA. Na Europa e outros países funciona muito bem.
No caso da Ranger não sei qual é, mas está apresentando o mesmo problema. Mas a Hilux também sofre com essa bomba, mas com origem num filtro, não somente na bomba.
Uma pergunta agora: aditivo tem resolvido? Ou será só enrolação?
Um colega lá do nosso grupo pediu para fazer uma inspeção completa no motor da dele (outro modelo) já com 90.000km, e ele estava totalmente limpo, sem qualquer vestígio de incrustações e carbonização, e ele nunca usou aditivo e nunca ficou escolhendo posto de abastecimento, então não sei mais nada.
No caso da Ranger, será que aditivo resolveria? Fica aqui a questão. Com tanta enrolação hoje, fica difícil acreditar no que falam hoje.
Isso é muito perigoso. Pior que a gente acostuma com as câmeras e não usa mais os espelhos. O sistema 360° praticamente dispensa olhar para fora do carro. Agora, tem que ser confiável, funcionar direito, ou é mais seguro nem ter. Vamos ver se o recall resolve, porque muitos não estão resolvendo nada.