Postado originalmente por
LordPH
Olá pessoal, tudo bem?
Me chamo Paulo, sou novo aqui no fórum e é também meu primeiro contato com o mundo Off-road.
Sempre convivi com pick-ups, meu pai sempre teve esse tipo de carro, e por isso sou familiarizado com a dirigibilidade e o conforto (ou não, dependendo de qual seja) esse tipo de carro pode oferecer. No entanto eu nunca despertei interesse em possuir uma, sempre achei bonito, pratico e etc., mas sempre fiquei interessado em veículos menores. Aos 18 anos de idade ganhei um fiestinha do meu pai, como um presente de maior idade, fiquei extremamente feliz, todos devem se lembrar de seus primeiros carros, certo? Amor, cuidado, cada buraquinho que agente passa dói o coração, rs. Enfim, fiquei dois anos com meu Fiesta e a partir daí assumi todas as minhas futuras compras. Lembro-me que quando lançaram o Ford Focus em 2009 eu fiquei louco, o carro era perfeito, brilhava meus olhos todas as vezes que via um, e não deu outra, vendi meu fiesta dei uma entrada e financiei o restante de um Focus Ghia, preto, completo, cambio manual... O carro era um sonho, meu primeiro modelo mais refinado. Com pouco tempo depois (cerca de dois anos) eu vendi o Focus e fiz o mesmo processo, dei de entrada e financiei outro carro, mas desta vez foi um Ford Edge SEL... Preciso dizer que fiquei satisfeito? Edge é carro demais! Motorzão 6 cilindros com 289cv, conforto que nunca vi igual... Só bebia bastante...Fazer 4 Km/L de gasolina não era um consumo muito bom pra um lugar onde a gasolina custa em média 3,10 o litro... Pense... rs... Passei mais dois anos com esse veículo e então o vendi, confesso que foi o mais difícil de ver ir embora, o carro cheirava a novo, nunca sofreu um arranhão... Mas bola pra frente... Com o dinheiro eu investi, desta vez, em algo diferente pra mim... Desde que vi que a Ranger ia mudar eu me apaixonei instantaneamente pelo carro, as linhas, a imponência, a força, a tecnologia... Acho que as caminhonetes combinadas que meu pai já teve ainda não daria uma Ranger, na minha opinião, é claro... Então eu comprei recentemente uma Ranger Limited 2013 e estou super satisfeito com ela, mas tenho uma unica dúvida...
Minha cidade possui muitas estradas não pavimentadas, moro no Pará, em meio a amazônia e quando chove muitos lugares só chegam veículos com tração 4x4. Recentemente fiz uma dessas viagens, pra testar meu carro novo. Ele foi e voltou numa boa, devorou a estrada e ainda quer mais! Só tenho uma duvida com relação a uma coisa que notei. Não peguei chuva, mas tinha muita poeira, MUITA POEIRA MESMO... E em determinados momentos o carro perdia a tração traseira, o controle de tração corrigia e piscava no painel o desenho do controle sempre que ele era acionado. Até aí tudo bem, a dúvida é que: sempre que o controle de tração era acionado eu ouvia um barulho e um vibrado no pedal do acelerador, pensei que isso podia ser algum sistema intencional, tal como acontece com carros com freio ABS que estralam e "vibram" o pedal do freio qnd estão sendo acionados. Isso é normal? No meu EDGE quando o controle de tração era acionado eu não ouvia nem sentia nada nos pedais, porém ele era AWD, e imagino que a correção de tração se dê de forma diferenciada em veículos com tração apenas traseira.
Desculpem a carta que escrevi, só quis dividir algo com vocês, espero criar bons amigos por aqui! Grande abraço!