Powered by vBulletin

Nova Ford Ranger - Geração 2012.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 737 de 1321 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 2376376877277287297307317327337347357367377387397407417427437447457467477878371237 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 19/09/2013, 10:55
    DHReis
    Citação:

Postado originalmente por LordPH Ver Post
    Olá pessoal, tudo bem?

Me chamo Paulo, sou novo aqui no fórum e é também meu primeiro contato com o mundo Off-road.
    Sempre convivi com pick-ups, meu pai sempre teve esse tipo de carro, e por isso sou familiarizado com a dirigibilidade e o conforto (ou não, dependendo de qual seja) esse tipo de carro pode oferecer. No entanto eu nunca despertei interesse em possuir uma, sempre achei bonito, pratico e etc., mas sempre fiquei interessado em veículos menores. Aos 18 anos de idade ganhei um fiestinha do meu pai, como um presente de maior idade, fiquei extremamente feliz, todos devem se lembrar de seus primeiros carros, certo? Amor, cuidado, cada buraquinho que agente passa dói o coração, rs. Enfim, fiquei dois anos com meu Fiesta e a partir daí assumi todas as minhas futuras compras. Lembro-me que quando lançaram o Ford Focus em 2009 eu fiquei louco, o carro era perfeito, brilhava meus olhos todas as vezes que via um, e não deu outra, vendi meu fiesta dei uma entrada e financiei o restante de um Focus Ghia, preto, completo, cambio manual... O carro era um sonho, meu primeiro modelo mais refinado. Com pouco tempo depois (cerca de dois anos) eu vendi o Focus e fiz o mesmo processo, dei de entrada e financiei outro carro, mas desta vez foi um Ford Edge SEL... Preciso dizer que fiquei satisfeito? Edge é carro demais! Motorzão 6 cilindros com 289cv, conforto que nunca vi igual... Só bebia bastante...Fazer 4 Km/L de gasolina não era um consumo muito bom pra um lugar onde a gasolina custa em média 3,10 o litro... Pense... rs... Passei mais dois anos com esse veículo e então o vendi, confesso que foi o mais difícil de ver ir embora, o carro cheirava a novo, nunca sofreu um arranhão... Mas bola pra frente... Com o dinheiro eu investi, desta vez, em algo diferente pra mim... Desde que vi que a Ranger ia mudar eu me apaixonei instantaneamente pelo carro, as linhas, a imponência, a força, a tecnologia... Acho que as caminhonetes combinadas que meu pai já teve ainda não daria uma Ranger, na minha opinião, é claro... Então eu comprei recentemente uma Ranger Limited 2013 e estou super satisfeito com ela, mas tenho uma unica dúvida...

Minha cidade possui muitas estradas não pavimentadas, moro no Pará, em meio a amazônia e quando chove muitos lugares só chegam veículos com tração 4x4. Recentemente fiz uma dessas viagens, pra testar meu carro novo. Ele foi e voltou numa boa, devorou a estrada e ainda quer mais! Só tenho uma duvida com relação a uma coisa que notei. Não peguei chuva, mas tinha muita poeira, MUITA POEIRA MESMO... E em determinados momentos o carro perdia a tração traseira, o controle de tração corrigia e piscava no painel o desenho do controle sempre que ele era acionado. Até aí tudo bem, a dúvida é que: sempre que o controle de tração era acionado eu ouvia um barulho e um vibrado no pedal do acelerador, pensei que isso podia ser algum sistema intencional, tal como acontece com carros com freio ABS que estralam e "vibram" o pedal do freio qnd estão sendo acionados. Isso é normal? No meu EDGE quando o controle de tração era acionado eu não ouvia nem sentia nada nos pedais, porém ele era AWD, e imagino que a correção de tração se dê de forma diferenciada em veículos com tração apenas traseira.

Desculpem a carta que escrevi, só quis dividir algo com vocês, espero criar bons amigos por aqui! Grande abraço!

Seja bem vindo, Paulo!

Creio que esse fato que você está relatando seja normal na Ranger. Antes eu tinha um Honda/CRV, que era AWD. Quando o controle de estabilidade do CRV era acionado, eu não sentia essa vibração na parte inferior do carro. Creio que o sistema era parecido com o do seu EDGE. Contudo, assim como você relatou, também cheguei a passar por situações onde o controle de estabilidade da Ranger foi acionado, oportunidades em que também senti a mesma coisa que você, ou seja, uma certa vibração por baixo do carro (não era intensa como ocorre com o ABS em solos irregulares, mas era uma vibração inevitavelmente perceptível, acompanhada de um barulho). Quando utilizei o controle de descida numa estrada de terra, também senti vibração parecida (você já utilizou o controle de descida?). Confesso que, na primeira vez que vi o controle de estabilidade trabalhando, assustei, mas, posteriormente, me pareceu algo normal na Ranger (não me pareceu um defeito). Não sou engenheiro ou mecânico, mas talvez isso se dê em razão de o controle de estabilidade se dar nas quatro rodas, ainda que o veículo esteja no "4x2".

Se alguém mais puder comentar, desde logo agradeço as eventuais contribuições.

Abs.
  • 19/09/2013, 11:31
    joester.brondani
    Citação:

Postado originalmente por guga100 Ver Post
    Boa noite joester, que bom que tais curtindo a vtr, realmente ficou animal a NR o/.

1) O aviso do cinto de segurança, em alguns modelos até dava para desativar, exemplo o new fiesta, porem na NR teria que dar uma checada no manual. Porem seria um incomodo tão grande usar o cinto de segurança? É basicamente a diferença em vc sobreviver ou n a uma batida oO, claro que a vtr tem muitos itens de segurança, varios air-bags estrutura com redução de impacto e talz. Porem de nada adianta sem o cinto. Em uma batida de frente, sem o cinto, bater com a cara no volante e o air bag estourando bem na hora, n iria ficar muito bonito para a sua face rs.

2) Na verdade n deveria desligar, vc desativa o sistema indo no menu do som. É Menu>Veiculo>( dai eu me esqueci o resto, tenho que ver amanhã rs). Dai vai ter a opção do HLA (o assistente de subida) Vai estar Controle de subida, dai vc ativa ou desativa o sistema.
    E realmente o sistema ali as vezes te pega de surpresa se vc n tiver ligado rs, que ver em morrinho menor, ja que tu tem que acelerar mais do que o normal. Com transmisão manual, acima de 7 graus de inclinação ja ativa, e na automatica é 14 graus. Mas é um sistema bem util ;)

Valeu cara! Obrigado mesmo pelas dicas, realmente esse controle de subidas tem me dado uns sustos kkk...vou ver se desativo :)

Obrigadão pelos posts sempre uteis, tah ajudando geral aí ;)
  • 19/09/2013, 11:31
    Kenko
    Citação:

Postado originalmente por Grassmann Ver Post
    Sinceramente, não entendo o porque dessa discussão sobre como desligar o aviso de falta de cinto de segurança...
    O cinto está lá pra ser usado, não importa a condição.
    É questão de segurança!
    Mesmo em velocidades baixas, existe risco de lesão em caso de colisão.
    O motorista pode estar conduzindo o veículo devagar, mas e se alguém em alta velocidade bate no seu carro?
    Eu ainda não consigo aceitar a falta de uso se um aparato de segurança. Ainda mais em um veículo "caro", novo e cheio de outros itens de segurança!
    Fico pasmo ao observar que quem exige airbags, ABS, controle de tração ainda abra mão do uso do cinto.
    Já vi várias pessoas se machucarem feio por colidirem o carro em trilha sem cintos de segurança, e em baixa velocidade. Um amigo meu morreu em uma colisão na cidade a 60km/h, sem cinto de segurança. E ele estava em uma RAM, enorme e cheia de airbags.
    Mal comparando, é quase como andar de moto sem capacete!
    Tenhamos conciência de que somos frágeis e que o cinto ajuda a nos manter vivos!

Assino abaixo tudo o que vc postou!!!
    Quando vou pro interior, digo pros parentes que sentam no meu lado coloquem o sinto eles dizem: aqui não precisa a polícia não fala nada, olha a mentalidade, eu disse pra eles não é por causa de policia que se poe sinto e sim por SEGURANÇA.
    Sinto coloca-se quando entra no carro parado e se tira após o carro parar em local seguro.
    Hoje é automático pra mim colocar o sinto de segurança.
  • 19/09/2013, 12:03
    LUIS PIRES
    Citação:

Postado originalmente por DHReis Ver Post
    Seja bem vindo, Paulo!

Creio que esse fato que você está relatando seja normal na Ranger. Antes eu tinha um Honda/CRV, que era AWD. Quando o controle de estabilidade do CRV era acionado, eu não sentia essa vibração na parte inferior do carro. Creio que o sistema era parecido com o do seu EDGE. Contudo, assim como você relatou, também cheguei a passar por situações onde o controle de estabilidade da Ranger foi acionado, oportunidades em que também senti a mesma coisa que você, ou seja, uma certa vibração por baixo do carro (não era intensa como ocorre com o ABS em solos irregulares, mas era uma vibração inevitavelmente perceptível, acompanhada de um barulho). Quando utilizei o controle de descida numa estrada de terra, também senti vibração parecida (você já utilizou o controle de descida?). Confesso que, na primeira vez que vi o controle de estabilidade trabalhando, assustei, mas, posteriormente, me pareceu algo normal na Ranger (não me pareceu um defeito). Não sou engenheiro ou mecânico, mas talvez isso se dê em razão de o controle de estabilidade se dar nas quatro rodas, ainda que o veículo esteja no "4x2".

Abs.

Senhores, bom dia!

Já ocorreu comigo tbem, tanto nas situações onde o controle de estabilidade operou, quanto nas frenagens em terrenos irregulares. No primeiro, foi qdo uma das rodas perdeu aderência ao forçar a aceleração em uma subida íngreme, estando em marcha ré e carro vazio (dilema da 4x2, mas no meu caso uma vez ou outra). Já no segundo, achei até estranho, vez que ao frear em uma descida, estando em velocidade considerável, ocorreu certa trepidação sentida no pedal do freio, sendo o terreno bastante irregular.

Confesso que fiquei mais aliviado ao ver seus comentários, parecendo até então "normal" as ocorrências que tive. Tinha até anotado, para relatar na 1ª revisão que vou fazer dia 03/10. Imagino que a reação de vcs foi instantânea ao passar por esta vibração no pedal, retirando o pé. Por isso achei estranho, vez que uma caminhonete, à princípio, tem que suportar estradas irregulares com todos os dispositivos que tem, sem gerar maiores preocupações como a de continuar freando e estragar o sistema. O que acham?

Em tempo, me ligaram da css marcando a 1ª revisão e por curiosidade perguntei o preço: R$ 400, (conforme site da Ford). Já vi relatos aqui de preços mais em conta, parece que em torno de 250 nesta primeira revisão.
  • 19/09/2013, 13:24
    Kenko
    Citação:

Seja bem vindo, Paulo!

Abs.

Ontem estava garoando um pouco na cidade e eu estava no 4X2, duas vezes aconteceu a mesma coisa fiz uma curva leve o carro deu uma patinada com a roda de trás e alinhou o carro rapidamente. na primeira vez achei que entrei meio rápido na curva mas na segunda não estava tão rápido e ocorreu novamente. Até verifiquei pra ver se o 4X4 estava ligado, mas estava na posição 4X2. Acho que isso seja normal por causa do Controle de Estabilidade.
  • 19/09/2013, 13:40
    LordPH
    Citação:

Seja bem vindo, Paulo!

Abs.

Rapaz, fiquei bem mais aliviado ao ler os comentários de vocês relatando eventos semelhantes ao que tive. Por um instante pensei que fosse ter problemas com um veículo meu! Fico feliz em saber que - apesar do barulho estranho e da vibração no pedal - seja normal na Ranger.
    De fato minha primeira reação quando aconteceu foi retirar o pé do acelerador imediatamente, foi um susto acompanhado do pensamento "que merd@# foi que eu fiz?" ... Rs. Não usei o controle de decida ainda, preciso encontrar uma trilha mais severa pra colocar meu brinquedo à prova, mas fiz uma viagem de 400Km nos quais pouco mais de 200 são de estradas ruins e muita poeira, foi onde aconteceu o que relatei.

De qualquer forma muito obrigado a todos que responderam! Abraço!
  • 19/09/2013, 14:33
    Monster Flux
    Citação:

Sinceramente, não entendo o porque dessa discussão sobre como desligar o aviso de falta de cinto de segurança...
    É questão de segurança!
    O motorista pode estar conduzindo o veículo devagar, mas e se alguém em alta velocidade bate no seu carro?
    Eu ainda não consigo aceitar a falta de uso se um aparato de segurança. Ainda mais em um veículo "caro", novo e cheio de outros itens de segurança!
    Fico pasmo ao observar que quem exige airbags, ABS, controle de tração ainda abra mão do uso do cinto.
    Já vi várias pessoas se machucarem feio por colidirem o carro em trilha sem cintos de segurança, e em baixa velocidade. Um amigo meu morreu em uma colisão na cidade a 60km/h, sem cinto de segurança. E ele estava em uma RAM, enorme e cheia de airbags.
    Tenhamos conciência de que somos frágeis e que o cinto ajuda a nos manter vivos!

Concordo plenamente.

Pessoal, é prá frente que se anda !

Não usar, ou até burlar os ítens de segurança é um retrocesso.

Basta apenas 1 pessoa sem cinto dentro do carro, para causar graves ferimentos (fatais até), nos outros passageiros. Mesmo que os outros estejam usando o cinto.

Usar cinto é uma questão de hábito.
    Entrou no carro, afivela o cinto.

Bem lá no início, também me incomodava.
    Hoje é o contrário. Me incomoda ficar sem o cinto.

Falei...
  • 19/09/2013, 15:22
    Monster Flux
    Pessoal, uma perguntinha escrota:

Afinal de contas, quando estamos no modo 4x2 a tração é dianteira ou traseira ?
    Sempre achei que fosse traseira, mas numas aceleradas mais fortes tive a impressão que cantou pneu na dianteira.

Tô com preguiça de ler o manual (se é que essa informação está lá). Porque esse manual não ajuda muito !

Existe um padrão, ou depende da picape ? Pois um colega meu que tem uma L200 1993 disse que a dele traciona a traseira no modo 4x2. Pelo menos é o que eu imaginava para todas as picapes, mas andei lendo que alguns carros 4x4 como a Pampa por exemplo, tinha tração dianteira no modo 4x2, e só engatava a traseira no modo 4x4.
    Apesar de que Pampa não é exatamente uma picape, né.

Obs.: nunca tive carro 4x4. Esse é o primeiro e só tem 10 meses. heheheh... :oops:

Valeu !
    Abs
  • 19/09/2013, 16:12
    LordPH
    Citação:

Postado originalmente por Monster Flux Ver Post

Sempre achei que fosse traseira, mas numas aceleradas mais fortes tive a impressão que cantou pneu na dianteira.

Tô com preguiça de ler o manual (se é que essa informação está lá). Porque esse manual não ajuda muito !

Existe um padrão, ou depende da picape ? Pois um colega meu que tem uma L200 1993 disse que a dele traciona a traseira no modo 4x2. Pelo menos é o que eu imaginava para todas as picapes, mas andei lendo que alguns carros 4x4 como a Pampa por exemplo, tinha tração dianteira no modo 4x2, e só engatava a traseira no modo 4x4.
    Apesar de que Pampa não é exatamente uma picape, né.

Obs.: nunca tive carro 4x4. Esse é o primeiro e só tem 10 meses. heheheh... :oops:

Valeu !
    Abs

Pelo meu conhecimento (pelo menos em pick-ups vendidas oficialmente no Brasil) todas elas são tração traseira quando usadas no 4x2. Como disse acima eu meu pai já teve diversas pick-ups ao decorrer dos anos e eu tive a oportunidade de dirigi-las, sendo assim eu confirmo que Dodge Ram 2500, L200 HPE (quadradinha), L200 Outdoor, L200 Triton, S10, F250 e agora mais recentemente com minha Ranger todas são traseira no modo 4x2.

Amarok é um caso a parte, já que ela é uma tração permanente do tipo AWD, então nao entra nessa lista.

No caso da Pampa que voce disse talvez o fato de ela ser dianteira no 4x2 e somente ativar a traseira qnd 4x4 se deva por ser um "reaproveitamento" do projeto do Del Rey. É como se fosse um Del Rey transformado em pick-up... Posso estar errado...
  • 19/09/2013, 16:20
    Regis Limited
    Citação:

Postado originalmente por Monster Flux Ver Post

Abs

Monster, no modo 4x2 a tração é sempre traseira.

Abç.
  • 19/09/2013, 16:27
    Regis Limited
    Citação:

É questão de segurança!

:palmas: :palmas: :palmas:
  • 19/09/2013, 16:43
    cbjiboia
    Citação:

Postado originalmente por joester.brondani Ver Post
    Bem, sobre a questão do cinto, deixando de lado as aulas de segurança, legislaçao, proteçao e afins, se alguem descobrir eu gostaria de saber, pois quero desativar :) Obrigado.

boa tarde meu amigo, também incomodado com aquele aviso sonoro do sinto, pois há momentos em que o percurso é pequeno e realmente não queremos colocar o cinto de segurança, apesar de ser errado. eu fiz o seguinte pedi a um amigo que trabalha em oficina para me arrumar aquela ponta (encaixe) do cinto de segurança, ele até me conseguiu uma ponta de uma ford ranger antiga e deixo ela encaixada direto no encaixe do cinto do meu banco, que é o que ativa o sinal sonoro, só retirando quando vou colocar de fato o cinto em viagens ou percurso mais longos ou blitz etc... fica a dica, pois essa ponta fica fácil conseguir e não precisa mexer em parte elétrica.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 737 de 1321 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 2376376877277287297307317327337347357367377387397407417427437447457467477878371237 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 04:10.