Powered by vBulletin

Nova Ford Ranger - Geração 2012.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 1237 de 1321 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 237737113711871227122812291230123112321233123412351236123712381239124012411242124312441245124612471287 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 13/06/2017, 13:10
    PauloLimited
    Citação:

Postado originalmente por Monster Flux Ver Post
    Acabei de encontrar, heheh...

Alternador
    Descricao: Alternador Ford Ranger 3.2> Diesel
    Marca: Fomoco
    Amperagem: 110
    Numero Fomoco: F000BL0606 F000BL0639
    Numero Original: AB3910300BE L56618300A
    Tensao: 14V

Pelo jeito é a especificação do alternador original de fábrica.

Pois encontrei essa outra informação do alternador usado no Troller T4 novo, que usa quase tudo igual da Ranger 3.2 diesel:

GERAL MODELO: T4
    CARROCERIA: COMPÓSITO ESPECIAL SMC

CHASSI: TIPO LONGARINAS DE PERFIL RETANGULAR - DIMENSÕES (MM) 100X50X3
    QUANTIDADE DE PORTAS: 3

CAPACIDADE DE PASSAGEIROS: 5
    NÚMERO DE EIXOS: 2

TRAÇÃO: 4X4 PART TIME COM REDUZIDA
    DIREÇÃO: HIDRÁULICA DE ESFERAS RECIRCULANTES

EMBREAGEM: TIPO MONODISCO, SECO E DE ACIONAMENTO HIDRÁULICO - DIÂMETRO (MM) 273
    BATERIA: TENSÃO 12V - CAPACIDADE 65AH

ALTERNADOR: TENSÃO 14V - CAPACIDADE 110A

Portanto, uma informação confirma a outra.

Uso uma de 75, mas sempre compro da marca mais barata que eu acho, a atual esta com uns 15 meses de uso e as partidas agora tem que segurar um pouco mais na chave. Se achar uma de 90 que sirva, avisa depois.
  • 14/06/2017, 08:49
    Thiago Pereira
    Citação:

Alguém sabe qual é a capacidade do alternador da Ranger diesel 3.2 ?
    Quero saber se suporta uma bateria de 90Ah. Independente dessa bateria caber ou não.

Obrigado !

Não confunda a capacidade do alternador (A) com a da bateria (Ah).
    Um alternador "pequeno" com uma bateria "grande" só irá demorar mais para carregar.
  • 14/06/2017, 15:17
    maurilio junior
    Buenos Aires - Ford Ranger muda pouco para linha 2018
    Não sabia que Los Hermanos tinham ranger flex 4x4, e agora terão a nova xls 3.2
  • 14/06/2017, 19:50
    Monster Flux
    Citação:

Postado originalmente por PauloLimited Ver Post
    Uso uma de 75, mas sempre compro da marca mais barata que eu acho, a atual esta com uns 15 meses de uso e as partidas agora tem que segurar um pouco mais na chave. Se achar uma de 90 que sirva, avisa depois.

Este é o próximo desafio.
    Conseguir encaixar uma bateria de 90Ah naquele espaço.
    Se eu conseguir, informarei vocês.

Também uso uma de 75Ah atualmente.
  • 14/06/2017, 19:55
    Monster Flux
    Citação:

Postado originalmente por Thiago Pereira Ver Post
    Não confunda a capacidade do alternador (A) com a da bateria (Ah).
    Um alternador "pequeno" com uma bateria "grande" só irá demorar mais para carregar.

Oi Thiago, você tem razão.
    Tanto é que existem aqueles carregadores de bateria que fornecem míseros 0,75A. Carregam a bateria de forma lenta, mas conseguem.
    Às vezes precisa deixar por muitas horas.

O importante é que a tensão de saída do alternador seja na faixa dos 14V.
    A capacidade de corrente vai influenciar apenas na velocidade da carga.

Me corrige se eu estiver errado.
  • 14/06/2017, 20:23
    Monster Flux
    8 Anexo(s)
    Pesquisei alguns modelos de carregadores de bateria (carregadores apenas, não aqueles auxiliares de partida).

Anexo 548892
    R$49,99 Mercado Livre (2A)

Anexo 548893
    R$197,00 Mercado Livre (4A)

Anexo 548894
    U$14,62 Black & Decker na Amazon (baterias de 6V e 12V)

Anexo 548895
    U$29,54 Noco Genius G750 (0,75A) na Amazon (baterias de 6V e 12V)

Anexo 548896Anexo 548897
    U$69,95 Stanley 25A/75A (25A para carga normal e 75A para uma carga ultra rápida de 90s para auxiliar na partida). Amazon
    A Black & Decker tem um modelo idêntico, porém de 15A/40A.

Anexo 548898
    U$199,95 Noco Genius G26000 (26A), na Amazon

Anexo 548899
    U$199,99 Optima Digital, na Amazon

Eu vou investir num produto desses pelo seguinte motivo:
    Acredito que eu estava condenando equivocadamente a bateria da Ranger.
    As falhas sempre ocorreram após eu deixar a Ranger parada por muito tempo (4, 5 ou 7 dias).
    A minha suspeita é que nesses casos o que acontecia após a bateria ter descarregado, é que por fazer percursos muito curtos, não estava dando tempo para carregar completamente a bateria.

Estou me referindo ao período de vida útil da bateria (de 2 a 3 anos). Porque depois disso as falhas são decorrentes do fim da vida útil mesmo. E aí não tem carregador que dê jeito.

É fato que a Ranger consome muita bateria, tanto pela partida do motor diesel, como pelos outros dispositivos eletrônicos (mesmo com o carro desligado e fechado -> corrente de fuga alta).

Na partida, além da força para girar o motor diesel, tem também as velas de aquecimento, que puxam muita corrente.
    Tudo isso colabora para diminuir a vida útil da bateria da Ranger. Ela é muito exigida.

Então vou experimentar esse produto, para ver se confirma a minha suspeita.
  • 15/06/2017, 15:39
    Thiago Pereira
    Citação:

Oi Thiago, você tem razão.
    Tanto é que existem aqueles carregadores de bateria que fornecem míseros 0,75A. Carregam a bateria de forma lenta, mas conseguem.
    Às vezes precisa deixar por muitas horas.

O importante é que a tensão de saída do alternador seja na faixa dos 14V.
    A capacidade de corrente vai influenciar apenas na velocidade da carga.

Me corrige se eu estiver errado.

Está perfeito, o que você disse.

Quanto aos carregadores, só fique atento aos que tem a função de flutuação, pois sem essa função, mesmo um carregador com baixa corrente vai danificar a bateria se ficar ligado direto.

Busque por Battery Tender
  • 25/06/2017, 16:06
    Monster Flux
    Hoje fiz algumas medições no sistema elétrico da minha Ranger.

1) Tensão da bateria com carro desligado = 12,48V (bateria OK)
    2) Tensão da bateria com carro ligado (motor em funcionamento) = 13,54V (alternador OK)
    3) Corrente de fuga inicial (carro desligado, com portas fechadas e travadas) = 880mA
    4) Corrente de fuga após 30 min (carro desligado, com portas fechadas e travadas) = 605mA (muito alta)

Acredito que esteja aí o problema da Ranger.
    Algum sistema está consumindo muita corrente com o carro desligado, fechado e com portas travadas.
    (ou alguns sistemas).
    Esse será o próximo passo.
    Descobrir quem é o vilão deste consumo alto de corrente.

Tem que tirar fusível por fusível até a corrente baixar para níveis normais. E com o manual ver de qual sistema se refere o fusível.

Pelo que pesquisei, a corrente de fuga aceitável deve ser de 0,05% da capacidade da bateria.
    Se a bateria é de 75Ah como no meu caso, então a corrente de fuga deveria ser de 37,5mA.
    Em alguns sites encontrei que até 80mA é aceitável.

Então 605mA está muito acima do valor aceitável. 7 a 8 vezes mais !

Depois que eu descobrir qual sistema está drenando a bateria, eu informarei vocês.
  • 27/06/2017, 11:28
    streda
    Citação:

Postado originalmente por felippetti Ver Post
    Pois é, Thiago... estas plataformas custam cerca de 1000 doletas lá fora... Soma frete e impostos, fica inviável mesmo. Principalmente para uso recreacional, que é o meu caso. Para quem usa para trabalho, talvez até valha a pena, de alguma forma...
    Minha idéia não é importar, mas encontrar alguém que faça isso aqui no Brasil. Se não encontrar, já tenho o plano B - produzir por conta própria. Já fiz até uns "rascunhos"... Um amigo engenheiro está calculando a estrutura... Existe até a possiblidade de que isso se torne um produto. Alguém mais interessa?

Rafael

Ola Felippetti... vc conseguiu alguma coisa sobre essas plataformas aqui no Brasil? não se se ja conhece, achei algo em " cargafacildellcar " uma pagina no face, eles sao do Mato Grosso do Sul, liguei lá e eles tem 2 tipos para pesos diferentes..se vc achou alguma outra solução e puder me mandar agradeço.
  • 27/06/2017, 15:37
    paulorl
    Citação:

Postado originalmente por felippetti Ver Post
    Ninguém? Ninguém mesmo?
    Truck Bed Cargo Slide | SlideMaster

Eu vi um desses essa semana, mas no youtube, e coisa gringa! Estava assistindo a um episódio do Dirt Every Day, especial do SEMA (estilo fenajeep aqui do brasil), e tinha uma empresa que fazia isso, muito bacana, mas aqui nunca vi...

[]s
  • 28/06/2017, 09:08
    paulorl
    Galera, estou com uma dúvida, vejam se podem me ajudar.

Notei que de vez em quando a minha ranger, ao destravar as portas, piscava ambas as setas no painel. Hoje chegando para trabalhar, aconteceu novamente, e consegui simular quando ocorre, se o travamento central está "aberto" e eu desligo o carro e abro a porta, nada acontece, apenas liga a lanterna do carro, como esperado. Agora, se o travamento central está ativo, eu desligo o carro e abro a porta, ai pisca ambas as setas, uma única vez, como se eu tivesse acionado o pisca alerta.

É isso mesmo? Ocorre com a ranger de vocês, ou seria algum alerta de falha? Passei o scanner nela e está com o código B1268 alarmado, no ForScan diz que é algo relacionado com o travamento central estar em curto ou sem terra, algo do tipo. Porém pesquisando na internet, diz que esse código é do potenciometro do servo motor do sistema de ventilação do lado esquerdo do carro.

Esse acendimento dos piscas é normal na de vocês? Confesso que nunca percebi isso, as poucas vezes que percebi achei que eu tinha esbarrado no comutador de setas, as demais vezes nunca vi isso acontecer, mas hoje cedo consegui simular várias vezes.

Help?
  • 28/06/2017, 11:45
    Miranda_MG
    Paulo,

Bom dia. Confesso que já vi acontecendo das duas formas que você mencionou, mas nunca tive a curiosidade de entender o que gerava a diferença. Vou prestar atenção e tentar reproduzir. Aí te falo por aqui.

Abraço,

Miranda

Citação:

Postado originalmente por paulorl Ver Post
    Galera, estou com uma dúvida, vejam se podem me ajudar.

Notei que de vez em quando a minha ranger, ao destravar as portas, piscava ambas as setas no painel. Hoje chegando para trabalhar, aconteceu novamente, e consegui simular quando ocorre, se o travamento central está "aberto" e eu desligo o carro e abro a porta, nada acontece, apenas liga a lanterna do carro, como esperado. Agora, se o travamento central está ativo, eu desligo o carro e abro a porta, ai pisca ambas as setas, uma única vez, como se eu tivesse acionado o pisca alerta.

É isso mesmo? Ocorre com a ranger de vocês, ou seria algum alerta de falha? Passei o scanner nela e está com o código B1268 alarmado, no ForScan diz que é algo relacionado com o travamento central estar em curto ou sem terra, algo do tipo. Porém pesquisando na internet, diz que esse código é do potenciometro do servo motor do sistema de ventilação do lado esquerdo do carro.

Esse acendimento dos piscas é normal na de vocês? Confesso que nunca percebi isso, as poucas vezes que percebi achei que eu tinha esbarrado no comutador de setas, as demais vezes nunca vi isso acontecer, mas hoje cedo consegui simular várias vezes.

Help?

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 1237 de 1321 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 237737113711871227122812291230123112321233123412351236123712381239124012411242124312441245124612471287 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 08:17.