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Nova Ford Ranger - Geração 2012.

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  • 31/07/2017, 09:35
    Adriano Visgueira
    Bom dia amigos !

    Minha 3.2 13/14 completou os 80.000 Km e, levando a um autocentro, foi diagnosticado a necessidade da troca das buchas das bandejas superior e inferior sendo que a superior aprensenta maior desgaste já mostrando folga ao balançar a roda, achei inclusive prematuro essa necessidade de troca de componentes da suspensão pelo fato de andar basicamente sem carga e em asfalto e pelo fato de se tratar de um veiculo concebido pra trabalho com carga esperava mais da suspensão da ranger.

    Aqui na minha região (Piauí) encontrei no mercado paralelo somente as marcas Marcape, Monbezani e BCR.
    Na concessionaria cada bucha original sai por volta de R$ 160,00, como são 4 superiores e 4 inferiores lá se vai mais de R$ 1.000,00.

    Gostaria de saber de quem já trocou as buchas, qual marca usou e se recomendam ou reprovam alguma das marcas citadas.
    Sei que o ideal e colocar as originais, mas o prazo para pedido e chegada é de 12 dias úteis e tenho que fazer uma viagem na próxima semana e gostaria de ir com a suspensão já arrumada. Um amigo do grupo do zap, cordialmente se pôs a disposição para efetuar a compra em SP, mas pelo prazo da viagem, estou vendo a possibilidade de colocar uma dessas que achei aqui no mercado paralelo.

    Se alguém puder opinar, agradeço.

    Abraço !
  • 31/07/2017, 10:27
    rodrigocockpit
    Citação:

    Postado originalmente por paulorl Ver Post
    Acabei de voltar de uma viagem de 13 dias pelo sul do pais. Fiz trechos curtos, não mais que 400km cada, peguei temperaturas negativas de -7graus, e foi tudo bem, só tive uma lampada de lanterna dianteira queimada! Na temperatura negativa, tive as portas do carro congeladas e bastante fumaça branca ao ligar ao carro, por conta da separação da água que ocorre nessa temperatura, mas o carro pegou de primeira e não falhou nenhuma vez. Fiz as medições do DPF antes de viajar e quando voltei, e pra minha surpresa voltei com ele extremamente limpo, menos de 10% de saturação. Usei bastante 4x4, em trechos leves de terra, e o consumo de combustivel ficou sempre entre 12 e 13km/l. Minha ranger é 2.2 2013, com 125cv de potencia, senti um pouco de falta de potência nos trechos de serra, mas na realidade ela andou como um carro 1.8, ou 2.0, então a "falta" acredito que tenha sido mais psicológica do que real mesmo! Enfim, na avaliação geral fiquei muito satisfeito com a ranger, não tive problemas e o carro me atendeu muito bem! Ah, esqueci de comentar, uns 5 dias depois de voltar a luz de advertência de contaminação do óleo acendeu e fui fazer a troca, porém ainda faltava 2mil km para o programado. Não sei se forcei muito nos trechos de serra, e usando o 4x4, mas estou usando o motorcraft conforme indicado pelo manual. Nessa troca que fiz coloquei o militec para dar um trato no motor.

    []s

    Bom dia! gostaria de saber , como vc fez a medição de saturação do dpf? tenho um scanner via obd, esses Bluetooth de celular, e não consigo, outra curiosidade, essa luz indicadora de contaminação do oléo, existe na 3.2? não seria a de água no diesel? obrigado pela sua atenção!
  • 31/07/2017, 11:10
    paulorl
    Citação:

    Postado originalmente por rodrigocockpit Ver Post
    Bom dia! gostaria de saber , como vc fez a medição de saturação do dpf? tenho um scanner via obd, esses Bluetooth de celular, e não consigo, outra curiosidade, essa luz indicadora de contaminação do oléo, existe na 3.2? não seria a de água no diesel? obrigado pela sua atenção!

    Olá amigo!

    Para medir a saturação, eu uso o app do Celso Silva aqui do fórum (ele fez um app para reativar a regeneração se necessário), e também meço pelo ForScan. Pelo ForScan, vc entra em gráficos ou tabela, e manda adicionar triggers. Na tela de adicionar, comece a digitar DPF e ele mostrará todas as opções. O que informa a saturação é o DPF L CLOSE e o DPF L OPEN. Vc adiciona esses triggers e starta a medição, ai ele mostra os valores para você.

    Sobre a luz de contaminação, ela também existe na 3.2. De óleo do motor, são duas, a de falta de óleo e a de contaminação. Ai temos também a de água no diesel que é outra lampada!

    []s
  • 31/07/2017, 12:22
    PauloLimited
    Citação:

    Postado originalmente por Adriano Visgueira Ver Post
    Bom dia amigos !

    Minha 3.2 13/14 completou os 80.000 Km e, levando a um autocentro, foi diagnosticado a necessidade da troca das buchas das bandejas superior e inferior sendo que a superior aprensenta maior desgaste já mostrando folga ao balançar a roda, achei inclusive prematuro essa necessidade de troca de componentes da suspensão pelo fato de andar basicamente sem carga e em asfalto e pelo fato de se tratar de um veiculo concebido pra trabalho com carga esperava mais da suspensão da ranger.

    Aqui na minha região (Piauí) encontrei no mercado paralelo somente as marcas Marcape, Monbezani e BCR.
    Na concessionaria cada bucha original sai por volta de R$ 160,00, como são 4 superiores e 4 inferiores lá se vai mais de R$ 1.000,00.

    Gostaria de saber de quem já trocou as buchas, qual marca usou e se recomendam ou reprovam alguma das marcas citadas.
    Sei que o ideal e colocar as originais, mas o prazo para pedido e chegada é de 12 dias úteis e tenho que fazer uma viagem na próxima semana e gostaria de ir com a suspensão já arrumada. Um amigo do grupo do zap, cordialmente se pôs a disposição para efetuar a compra em SP, mas pelo prazo da viagem, estou vendo a possibilidade de colocar uma dessas que achei aqui no mercado paralelo.

    Se alguém puder opinar, agradeço.

    Abraço !

    Também tenho interesse em saber sobre as buxas paralelas, se tem alguma que presta ou que seja melhor que as originais, que pra mim são bem ruins.
    A suspensão dianteira da minha Ranger está arriada, está nítido, se colocar do lado de outra Ranger ai que fica mesmo.
  • 09/08/2017, 14:47
    GLIDER
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por glider Ver Post
    depois de 2 anos e 8 meses, 5 revisões no concessionário e 5 por minha conta, nada a reclamar...viatura ford ranger xlt 3.2 diesel 4x4 14/14. Principais usos cidade/campo/viagens de mais de 5 mil km, e algumas trilhas leves/moderadas e carro do dia a dia, nada de problema no dpf, nada de problema na turbina, nada de problema em mangueira, só óleo, filtro, pastilha de freios e pneus. Usando óleo 913d de 10mil em 10mil junto com filtros, sempre diesel s10.

    Anexo 548454

    110030 km

    Anexo 550975
  • 09/08/2017, 15:42
    kleyton Souza
    Boa tarde Glider, estou contando os dias para chegada da minha XLT tbm, você que tem experiencia qual diesel você da preferencia Shell, Ipiranga ou BR, sabe me dizer se tem S10 Aditivado vlw.

    Citação:

    Postado originalmente por GLIDER Ver Post
    110030 km

    Anexo 550975

  • 09/08/2017, 18:19
    GLIDER
    Citação:

    Postado originalmente por kleyton Souza Ver Post
    Boa tarde Glider, estou contando os dias para chegada da minha XLT tbm, você que tem experiencia qual diesel você da preferencia Shell, Ipiranga ou BR, sabe me dizer se tem S10 Aditivado vlw.

    qualquer bandeira idonea, sempre S10, preocupe-se com posto idôneo, percebi que o Shell Evolux a viatura fica um pouco mais economico.
  • 11/08/2017, 13:53
    GLIDER
    Citação:

    Postado originalmente por GLIDER Ver Post
    110030 km

    Anexo 550975


    só para completar, 110 mil km e somente oleo, e filtros, :safari-rig:
  • 11/08/2017, 15:22
    paulorl
    Boa tarde! Tem alguém que tem ranger XL ou XLS sem regulagem de altura do banco, e já passou pelo problema do acabamento lateral do banco do motorista, que costuma quebrar com facilidade? Alguém tem alguma dica de como resolver esse problema? O meu já tentei reparar várias vezes, e volta a quebrar... :freaking:
    Se alguém puder ajudar agradeço! Valeu galera :concordo:
  • 11/08/2017, 22:58
    Miranda_MG
    Paulo,

    Na minha, também quebrou esse acabamento. Alguém saiu arrastando para descer (na CSS ou onde eu mandava lavar) e quebrou um encaixe interno. Usei duas abraçadeiras de plástico e resolveu: não ficou muito bonito, mas mais firme que o primeiro original. Uma por dentro e outra por fora, próximo ao encosto.

    Então, em uma das revisões, trocaram sem nem mesmo que eu tivesse que pedir. Esse segundo está lá, firme e forte. Não sei se mudaram o desenho ou o material do acabamento.

    Abraço,

    Miranda

    Citação:

    Postado originalmente por paulorl Ver Post
    Boa tarde! Tem alguém que tem ranger XL ou XLS sem regulagem de altura do banco, e já passou pelo problema do acabamento lateral do banco do motorista, que costuma quebrar com facilidade? Alguém tem alguma dica de como resolver esse problema? O meu já tentei reparar várias vezes, e volta a quebrar... :freaking:
    Se alguém puder ajudar agradeço! Valeu galera :concordo:

  • 12/08/2017, 21:40
    paulorl
    Citação:

    Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post
    Paulo,

    Na minha, também quebrou esse acabamento. Alguém saiu arrastando para descer (na CSS ou onde eu mandava lavar) e quebrou um encaixe interno. Usei duas abraçadeiras de plástico e resolveu: não ficou muito bonito, mas mais firme que o primeiro original. Uma por dentro e outra por fora, próximo ao encosto.

    Então, em uma das revisões, trocaram sem nem mesmo que eu tivesse que pedir. Esse segundo está lá, firme e forte. Não sei se mudaram o desenho ou o material do acabamento.

    Abraço,

    Miranda

    Valeu Miranda! O meu quebrou bem na dobra, estou colando pela terceira vez e vou seguir sua dica das cintas plásticas, vamos ver se consigo dar uma sobrevida pra peça! Os bancos que tem regulagem de altura tem a fixação da alavanca que dá mais força para a peça, como o meu não tem, ela acaba sendo mais frágil

    abracos!
  • 17/08/2017, 11:40
    kleberop
    Paulo, vai lá na página 1104 desse tópico, que tem a solução passo a passo com fotos de um amigo aqui do Forum!
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