Powered by vBulletin

Nova Ford Ranger - Geração 2012.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 1233 de 1321 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 233733113311831223122412251226122712281229123012311232123312341235123612371238123912401241124212431283 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 11/04/2017, 21:18
    Fred Miranda
    Galera estive lendo muita coisa sobre óleos lubrificantes para motor diesel e vi que os óleos mais evoluídos não são os 5w30 e sim os __w40, tipo 5w40, 10w40 e até mesmo os 15w40.

    Existe uma classificação API Ci4 e CJ4 que possuem mais aditivos e maior resistência à oxidação, à acidez e temperaturas que os 5w30, tanto é que são mais caros que a média dos 5w30.

    O que vcs acham?
  • 11/04/2017, 22:56
    Monster Flux
    Fred, o problema desses óleos W40 que você citou, é que eles possuem viscosidade diferente da indicada pela Ford para as Nova Ranger diesel (2013 em diante).

    Como o colega Glider escreveu em outra mensagem:
    -> SAE 5W30 é obrigatório
    -> CI-4 ou CJ-4 é o desejável
    -> 913-D se possível

    Acho que usar um óleo com viscosidade diferente da 5W30 nesses motores, seria um erro.

    E existem óleos 5W30 CI-4 e CJ-4, como por exemplo o Mobil Delvac 1 LE 5W-30.
    Conforme outros colegas já citaram aqui.
  • 11/04/2017, 23:08
    Fred Miranda
    Sei não viu. As Frontier antes de 2012 usavam 15w40, após 2012 passaram para 5w30 e o motor permaneceu o mesmo.
    No manual da S10 das novas, diz 5w30 podendo usar por 20 mil km uso normal e 10 mil km uso severo e 15w40 usando 10 mil km normal e 5 mil km severo.
    Ou seja a própria GM permite o uso de 15w40 e tem muita gente que usa e não dá nada.

    Hoje fui num auto center e o proprietário possui uma Hilux 2015 e só usa o Lubrax Top Turbo 15w40 em todas as camionetes que tem e nunca aconteceu nada.

    Citação:

    Postado originalmente por Monster Flux Ver Post
    Fred, o problema desses que você citou, é que eles possuem viscosidade diferente da indicada pela Ford para as Nova Ranger diesel (2013 em diante).

    Como o colega Glider escreveu em outra mensagem:
    -> SAE 5W30 é obrigatório
    -> CI-4 ou CJ-4 é o desejável
    -> 913-D seria a proteção mínima recomendada

    Acho que usar um óleo com viscosidade diferente da 5W30 nesses motores, seria um erro.

  • 12/04/2017, 10:28
    Monster Flux
    Comparação de Viscosidades

    https://www.youtube.com/watch?v=2u-0z8QZTac
  • 12/04/2017, 11:07
    laramie
    Entao essa diferença pode ser apenas em questao de durabilidade do oleo, se o 5w30 aguenta 20.000km em condiçoes normais e for trocado a cada 10.000km, teoricamente o oleo estaria com 50% em bom estado ainda. Ao contrario do 15w40 que o maximo que ele aguenta em condiçoes normais sao os 10.000km, ou seja cada revisao o oleo estaria no fim da vida util, levando em conta a margem que as marcas dao, que sao 1000km para mais ou para menos em cada revisao, se tiver 15w40 no motor e for fazer revisao com 11.000km o oleo estara um pouco "passado".
    - Se contarmos com o uso severo, o oleo 5w30 teria de vida util 10.000km, que seria o tempo de cada revisao, ao contrario do 15w40 que teria que ser trocado a cada 5.000km, ja nao coincide com as revisoes periodicas da picape.
    Como as concessionarias nao tem como definir o uso de todas as picapes que vendem, eles devem garantir mais o oleo 5w30 mesmo

    Aqui na regiao sempre usamos 15w40 nos motores a diesel, como temos frota grande de maquinarios compramos da John Deere 15w40 CJ-4, colocamos tanto em trator quanto em picape, f250, hilux, etc..
    Mas em dados teoricos nao sei se o qual seria melhor, no video que o Monster Flux postou ele é muito mais viscoso que o 5w30.
    Obs: Os oleos da john deere sao um dos melhores que tem no mercado.
    PLUS 50™ II | Oleo Lubrificante | John Deere BR


    Citação:

    Postado originalmente por Fred Miranda Ver Post
    Sei não viu. As Frontier antes de 2012 usavam 15w40, após 2012 passaram para 5w30 e o motor permaneceu o mesmo.
    No manual da S10 das novas, diz 5w30 podendo usar por 20 mil km uso normal e 10 mil km uso severo e 15w40 usando 10 mil km normal e 5 mil km severo.
    Ou seja a própria GM permite o uso de 15w40 e tem muita gente que usa e não dá nada.

    Hoje fui num auto center e o proprietário possui uma Hilux 2015 e só usa o Lubrax Top Turbo 15w40 em todas as camionetes que tem e nunca aconteceu nada.

  • 12/04/2017, 13:20
    Monster Flux
    Citação:

    Postado originalmente por laramie Ver Post
    Entao essa diferença pode ser apenas em questao de durabilidade do oleo, se o 5w30 aguenta 20.000km em condiçoes normais e for trocado a cada 10.000km, teoricamente o oleo estaria com 50% em bom estado ainda. Ao contrario do 15w40 que o maximo que ele aguenta em condiçoes normais sao os 10.000km, ou seja cada revisao o oleo estaria no fim da vida util, levando em conta a margem que as marcas dao, que sao 1000km para mais ou para menos em cada revisao, se tiver 15w40 no motor e for fazer revisao com 11.000km o oleo estara um pouco "passado".
    - Se contarmos com o uso severo, o oleo 5w30 teria de vida util 10.000km, que seria o tempo de cada revisao, ao contrario do 15w40 que teria que ser trocado a cada 5.000km, ja nao coincide com as revisoes periodicas da picape.
    Como as concessionarias nao tem como definir o uso de todas as picapes que vendem, eles devem garantir mais o oleo 5w30 mesmo

    Aqui na regiao sempre usamos 15w40 nos motores a diesel, como temos frota grande de maquinarios compramos da John Deere 15w40 CJ-4, colocamos tanto em trator quanto em picape, f250, hilux, etc..
    Mas em dados teoricos nao sei se o qual seria melhor, no video que o Monster Flux postou ele é muito mais viscoso que o 5w30.
    Obs: Os oleos da john deere sao um dos melhores que tem no mercado.
    PLUS 50™ II | Oleo Lubrificante | John Deere BR


    Um argumento que eu ouvi, e faz sentido, é que se você coloca um óleo de viscosidade diferente da indicada pelo fabricante, pode forçar algumas peças a longo prazo.

    Por exemplo, a bomba de óleo.
    Ao colocar um óleo com maior viscosidade, com certeza ela vai ter mais trabalho para bombear este óleo mais "pesado".
    E o contrário também não seria benéfico.

    É por isso que dizem que cada tipo de motor tem um óleo específico para ele.
    Tem a ver com o projeto do motor, as peças internas, o material utilizado, a pressão que o óleo deve trabalhar, temperatura, rotação do motor, etc...

    De qualquer forma, estou estudando o assunto. Coletando informações aqui e ali.
    No Youtube tem muitos vídeos sobre o tema.
  • 12/04/2017, 16:19
    Fred Miranda
    Óleo lubrificante é assunto muito complexo, onde só teríamos uma conclusão se tivéssemos um laboratório para testar cada um.
    Eu também tive estudando bastante o tema e tem um tópico aqui no 4x4 que o pessoal discute muito sobre óleos.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/102434-oleo-para-aguentar-o-tranco-1.html?highlight=Oleo+para+aguentar+tranco

    O pouco que aprendi é:

    Os motores que mais trabalham em regime severo, que é por exemplo, caminhões carregando toneladas, usam pelo menos o 15w40.

    Analisando as especificações dos óleos, vi também que os melhores 5w30 sintéticos tem pouca resistência à elevadas temperaturas, que é o que o motor enfrenta o tempo todo.

    Outra coisa, os 5w30 tem muito menos aditivos para neutralizar a acidez do diesel. Chamado de TBN onde os melhores 15w40 possuem índice acima de 10.

    Coloquei hoje na S10 200 cv o Top Turbo 15w40. Vamos ver como se comporta. Por enquanto não percebi diferença não, somente no barulho do motor que ficou mais silencioso, barulho mais suave sem tanto ruído metálico. Mas a diferença é pequena.
  • 15/04/2017, 17:43
    GLIDER
    Óleo cada motor tem o seu, viscosidade é determinada pela engenharia que projetou o motor, não se pode fugir disso, quanto aos aditivos digo que com o advento de diversos filtros de particulas nos motores diesel modernos se for usado diesel que não for S10 vai produzir cinzas que entopem os filtro particulado dando problema, se for usado óleos mesmo que melhor aditivados ( por melhor que seja a intenção) estes adtivos vão virar cinzas que no ato da lubrificação no pistao, valvulas e outros locais extremos que acabam sendo queimados inevitavelmente fazem estes aditivos presentes nos óleos virarem cinzas entupindo os filtros particulados. Cada motor tem um oleo homologado que pode ser fornecido por varias bandeiras, no caso das Ranger usar diesel S10, óleo 5W30, Acea A5/B5, Ford WSS-M2C913D, Sintético. E assim vale para as outras caminhonetes novas cada uma tem sua homologação.

    A utilização de óleo com muito aditivo é para casos de motores que queimam diesel s500, s1800, que afetam muito o óleo, no caso que me lembro das caminhonetes novas somente as L200 novas não possuem DPF. Caminhonete que consome diesel mais limpo não precisa de óleo com aditivação pesada.
  • 16/04/2017, 15:55
    Imperador!
    Hilux, S10 e L200 Triton Sport não possuem DPF.

    Quanto à última (Triton Sport), há ainda uma certa duvida, ainda que eu me incline por dizer que ela não tem DPF.

    De toda forma, nenhuma picape fabricada no Brasil após 2012 está homologada para uso de diesel S500; somente S50 e agora S10.
  • 16/04/2017, 19:08
    Fred Miranda
    Citação:

    Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Hilux, S10 e L200 Triton Sport não possuem DPF.

    Quanto à última (Triton Sport), há ainda uma certa duvida, ainda que eu me incline por dizer que ela não tem DPF.

    De toda forma, nenhuma picape fabricada no Brasil após 2012 está homologada para uso de diesel S500; somente S50 e agora S10.

    Então Imperador, a Frontier que tive possui DPF e é um enchimento. Direto acendia luz de saturação do DPF quando andava pouco e com isso a central eletrônica cortava potência do motor.
    Na S10 olhei todo o escape e não tem DPF. Assim, pode-se ficar mais despreocupado com os pequenos percursos que não vão vai perder potência do motor.

    Agora quanto ao óleo lubrificante do motor, o próprio manual diz a possibilidade de se usar o 15w40.
    Esse é um assunto que ainda tenho muito a aprender. Contudo há vários relatos de motores que usam o LUBRAX Top Turbo 15w40 e já rodaram mais de 500 mil km. Quando pergunto para algum mecânico qual melhor óleo, a maioria diz que os óleos 15w40 protegem mais que os 5w30, pois estes últimos são muito finos e não toleram altas temperaturas como os 15w40.

    Gostaria de mais pastagens sobre o assunto.

    Vamos aguardar os foristas mais experientes se manifestarem aqui.
  • 17/04/2017, 15:15
    fulviolimited
    Obrigado, estou pensando em pegar uma Limited 2017, vou aguardar a Feira pra ver se tem algum desconto
  • 17/04/2017, 19:15
    Imperador!
    Citação:

    Postado originalmente por Fred Miranda Ver Post
    Então Imperador, a Frontier que tive possui DPF e é um enchimento. Direto acendia luz de saturação do DPF quando andava pouco e com isso a central eletrônica cortava potência do motor.
    Na S10 olhei todo o escape e não tem DPF. Assim, pode-se ficar mais despreocupado com os pequenos percursos que não vão vai perder potência do motor.

    Agora quanto ao óleo lubrificante do motor, o próprio manual diz a possibilidade de se usar o 15w40.
    Esse é um assunto que ainda tenho muito a aprender. Contudo há vários relatos de motores que usam o LUBRAX Top Turbo 15w40 e já rodaram mais de 500 mil km. Quando pergunto para algum mecânico qual melhor óleo, a maioria diz que os óleos 15w40 protegem mais que os 5w30, pois estes últimos são muito finos e não toleram altas temperaturas como os 15w40.

    Gostaria de mais pastagens sobre o assunto.

    Vamos aguardar os foristas mais experientes se manifestarem aqui.

    .
    Vamos aqui entrar num tema que me interesso.
    Você está correndo quando afirmar que o 15w40 "protege" mais que o "5w30" por suportar maiores variações de temperatura. Por outro lado, não esqueça que a função primordial de um óleo é lubrificar. E para se chegar ao óleo ideal e recomendo o produto passa por inúmeros testes. Por essa razão é que se diz que o óleo de um motor X é o 15w40 e do Y é 5w30.

    Alguns fabricantes informam quais os óleos possem ser utilizados em razão da variação de temperatura, como o caso da L200 Triton 3.2. A Ranger 3.2 e 2.2 não poderia dizer por não lembrar. Mas uma coisa é certa: motores que tem sistema de limpeza de particulas de escape NÃO PODEM utilizar o óleo 15w40, qualquer que seja o método ARLA (SCR) ou DPF. Além disso, o óleo 15w40 provoca a precipitação de particulados mais intensos podendo causar problemas na EGR (caso o motor possua).

    Gostaria de ver uma Ranger 2.2/3.2 que só usasse óleo 15w40 e tenha chegado aos 500mil km sem mexer em nada no sistema de escape ou no próprio motor.

    Voltando ao tema lubrificar, é interessante relembrar que poucas vezes os fabricantes fornecem as informações do limiar de lubrificantes que podem ser utilizados (como no exemplo que dei, da Triton). Por essa razão, é bastante arriscado fazer essa troca nas cegas, porque você pode muito bem não causar nenhum problema no motor, como pode comprometer seriamente a capacidade de lubrificação das peças. Não é só a bomba de óleo conseguir espirrar óleo por todo o bloco, é também esse óleo conseguir manter-se lá até chegar a nova correnteza de lubrificante...

    Vamos conversando aí que vai surgindo mais coisa!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 1233 de 1321 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 233733113311831223122412251226122712281229123012311232123312341235123612371238123912401241124212431283 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 03:07.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy