Essas polias são de aço comum. Pegam solda na boa.
Versão Imprimível
Essas polias são de aço comum. Pegam solda na boa.
Obrigado, comprei uma polia de pista simples para ver se da para adaptar.
Sera que é necessario um saca polia para tirar a polia instalada atualmente no virabrequim ?
abraco
Provavelmente não. Normalmente polias de virabrequim saem fáceis. Basta tirar o parafuso central e puxar com a mão.
Pessoal,
vou resumir aqui os resultados da medição do aumento de temperatura em função da pressão do turbo. O objetivo foi (me) esclarecer a respeito de colocar ou não um intercooler.
Coloquei um termômetro antes e um após a caixa fria da turbina, os resultados que mostro abaixo é a diferença entre os dois sensores, assim fica excluída a influencia da temperatura ambiente nos resultados.
Anexo 500465 Anexo 500466
Estou medindo a temperatura do ar indiretamente, pois os sensores estão colados na tubulação metálica, nesta condição tenho que rodar alguns minutos na mesma condição (pressão do turbo) para as temperaturas estabilizarem.
Observações: o ar aquece na caixa fria devido a principalmente dois fatores, atrito do ar no rotor e aumento de pressão. Não é tão simples isolar cada efeito, mas rodei sem acionar o turbo (0 bar) e o aumento de temperatura foi de 4 a 5 (K).
Posteriormente, rodei mantendo 0,2 bar, 0,3 bar, 0,4 bar e 0,5 bar. E os incrementos de temperatura estão no gráfico abaixo:
Anexo 500454
Na minha opinião, julgo mais importante o uso do intercooler numa situação em regime permanente (algo mais parecido com o rodar em estrada) e para eu manter 100 km/h a pressão do turbo indica 0,3 bar e medi um aumento de temperatura de 25 K, destes 25 K uma parcela é devido ao atrito do ar no rotor, estimo 5 K (isso não muda com ou sem intercooler); a outra parcela devido a pressurização do ar, estimo 20 K (neste ponto o intercooler pode reduzir a temperatura do ar).
Supondo que a eficiência de um intercooler seja de 60%, a redução de temperatura do intercooler (temperatura do ar ambiente = 30 ºC) será de 15 K.
Resumindo, falando em temperatura em ºC:
Temperatura do ar ambiente = 30
Temperatura do ar entrada caixa fria = 30
Temperatura do ar saida caixa fria = 55
Se tivesse intercooler:
Temperatura de entrada no intercooler = 55
Temperatura de saida do intercooler = 40
Por outro lado, há o aumento da perda de carga na tubulação adicional do intercooler, nem vou comentar.
Concluindo, para meu caso particular, não instalarei o intercooler pois ando sempre com camionete vazia, pressão muito baixa do turbo (0,3 bar).
Se alguém quiser comentar alguma coisa, fique a vontade !
Nunca tinha pensado nisso.
Taí algo que nunca pensei em fazer. rsrsrs
Muito interessante está sua análise ricarvalhal, também estou a ponto de desistir de instalar o intercooler pelos mesmos motivos, e na questão do tamanho e peso de hélice, a minha está com uma de dez pás faz muito vento, só que na questão de peso ela é bem mais pesada que a original de 4 pás, então tó pensando em trocar de novo, estava olhando uma de 5 pás da marca wind só que também me assustou pelo peso 1Kg, o fabricante garante que é para f1000 e seu desenho e muito melhor na questão da refrigeração puxa mais vento que as normais, então na quetão de peso e perca de potência tô na duvida se troco ou não.
Caraca , que bacana o estudo que vc fez !
Simples , mas vem pensado e o melhor , vc se adéqua a sua necessidade !
Sempre tive a curiosidade de o qto o intercooler baixa a temp do Ar , e o qto se perde nessa temperatura simplismente pela atrito , distância e curvas do sistema !!!
Realmente é de se pensar se vale a pena pelo ganho !!!
No entanto , ainda tenho idéia de melhorar o rendimento do meu !!!
Pcnicolau,
deixa eu tentar te ajudar um pouco, passando o conceito do dimensionamento de uma hélice de ventilação. Na verdade nunca dimensionei uma hélice, somente ventiladores para geradores de usina hidroelétrica (algo em torno de 6 metros de diâmetro). Mas o número de pás não é um parâmetro "muito" importante, o que conta mesmo é o diâmetro externo das pás. Uma hélice de diâmetro de 550 mm a uma rotação de 4000 rpm (lembrar que a rotação do virabrequim é menor do que a hélice devido a diferença nas polias) deve consumir algo em torno de 0,7 CV ....
para variar este é um assunto bem complexo.... fico a disposição para tentar ajudar...
Abraco
Achei interessantíssimo a exposição acima. Sempre tive receio da temperatura do caracol quente em relação a sua proximidade com o sistema de freio, a ponto de pensar em colocar um defletor sobre a parte quente da turbina. De outra banda eu fiz um intercooler de "pobre"kkkkk. Puxei a tomada de ar do filtro de ar para junto da grade dianteira me utilizando daquele recorte quadrado que há no painel frontal entre a bateria do lado direito e o radiador da Bala de Prata. O ar é bem mais frio e durante viagens noturnas, chega a mudar até o barulho do motor que mais parece não ter fim. Acho que devido as perdas com curvas e atritos o intercooler não compensa o investimento. Estou satisfeito com meu "tubocooler", Ford abraço. Ps. quanto a hélice, acredito não ser necessária uma maior que a original, o velho 229 não esquenta. Tenho em mente que uma hélice de acoplamento viscoso seria sim muito interessante.
O porém de tudo isso é que o ganho com o intercooler é real e inquestionável. Sei que em motores estacionários a temperatura chega a reduzir de 120 para menos de 60°C. O caracol quente fica incandescente.
ZeV8, eu lembro que na instalacao do turbo tinha uma chapa metalica entre a turbina e sistema de freio, mas acho que a chapa trincou e meu pai acabou tirando... hoje esta sem. Eu to com vontade de colocar a capa termica http://www.ebay.com/itm/171771793455...%3AMEBIDX%3AIT
estou enrolando para comprar, pois quero colocar uma gravatinha no escape para piar, na verdade eu mesmo arrebitei uma gravatinha na curva do escape, mas não piou ainda... vou mexer de novo...
Outro ponto é o TUBOCOOLER, eu vou mudar a posicao dos termometros para ver se consigo medir a diferenca de temperatura na grade e dentro do cofre do motor, mas nao sei se o comprimento dos fios do termometro é suficiente. Ainda te dou um retorno !!!!