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  • #121
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    Boa noite Ricarvalhal, aproveite e troque todas as juntas, porque se uma abriu o bico as outras também podem estar comprometidas. Com os cabeçotes fora aproveite e verifique os vedadores de valvula, guias, sedes e selos que as vezes vazam e parece ser junta. Como disse o rfdex utilize somente a junta original mas apenas fazendo uma pequena correção, a junta não é metálica no 229, somente no X12, mas é uma antiga discussão que já fizemos aqui no forum a cerca de substituir as de amianto por metálicas nos motores turbinados. É que com a pressão do turbo, se exagerada, pode acabar cuspindo as juntas pra fora. Ford abraço, fica aí a sugestão de roteiro para os cabeçotes.

  • #122
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    Ze V8, eh recomendado usar junta metalica no 229 turbinado, neste caso nao sendo original, teria alguma marca boa para recomendar ? O meu eh turbinado, mas a pressao maxima chega a 0.9-1 kgf/cm2.

    muito obrigado

    Citação Postado originalmente por Zé V8 Ver Post
    Boa noite Ricarvalhal, aproveite e troque todas as juntas, porque se uma abriu o bico as outras também podem estar comprometidas. Com os cabeçotes fora aproveite e verifique os vedadores de valvula, guias, sedes e selos que as vezes vazam e parece ser junta. Como disse o rfdex utilize somente a junta original mas apenas fazendo uma pequena correção, a junta não é metálica no 229, somente no X12, mas é uma antiga discussão que já fizemos aqui no forum a cerca de substituir as de amianto por metálicas nos motores turbinados. É que com a pressão do turbo, se exagerada, pode acabar cuspindo as juntas pra fora. Ford abraço, fica aí a sugestão de roteiro para os cabeçotes.

  • #123
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    muito provavelmente eh cabecote com problema (vazamento de agua para fora do motor) pois a um tempo atras vazava no cilindro 4, ai foi trocado junta e a posicao dos cabecotes, e depois de um tempo comecou a vazar no cilindro 2.

    Obrigado !!!

    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Sim, dá e deve verificar válvulas sim e o estado geral do cabeçote. Na montagem, use só junta ORIGINAL MWM (por sinal é uma junta metálica ok) e barata. Abraço

  • #124
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    Citação Postado originalmente por ricarvalhal Ver Post
    Ze V8, eh recomendado usar junta metalica no 229 turbinado, neste caso nao sendo original, teria alguma marca boa para recomendar ? O meu eh turbinado, mas a pressao maxima chega a 0.9-1 kgf/cm2.

    muito obrigado
    Ricarvalhal, a marca da junta metálica é também MWM International do motor X12. A pressão do turbo da minha F1000 tá em 1,4 kg e o motor está com as juntas originais de amianto. Já tive problema de vazamento de água onde tiramos os cabeçotes e os quatro estavam trincados. Coloquei os quatro novos com as juntas e todos os parafusos apertados com o torque certo e com motor frio. Ficou beleza considerando que o "pau" pega todo dia.

  • #125
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    Pessoal, vou retomar o assunto do molejo, o da minha camionete tem todas as laminas praticamente em contato, assim ela deve ficar boa para carga, mas não carrego peso, e há uns meses atras eu andava com 150 kg na caçamba...estava até bom. Mas acredito que a solução mais limpa é endireitar as laminas de baixo (as menores) para que somente as 3 de cima trabalhem mais. Este é o caminho mesmo ?

    Obrigado

    Citação Postado originalmente por ricarvalhal Ver Post
    Boa noite pessoal, alguem poderia me dizer quantas laminas deve ter o molejo traseiro da f1000 1987, na minha esta com 10 laminas no total, no catalogo fabrini fala 7 ou 8. Obrigado
    Anexo 477831

  • #126
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    Alguém ja tentou tirar os pedais de freio e embreagem para trocar o embuchamento deles ? A mola de retorno da embreagem é muito dura. Alguém tem o macete para fazer o serviço ?

    obrigado

  • #127
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    Citação Postado originalmente por ricarvalhal Ver Post
    Alguém ja tentou tirar os pedais de freio e embreagem para trocar o embuchamento deles ? A mola de retorno da embreagem é muito dura. Alguém tem o macete para fazer o serviço ?

    obrigado
    Estou curioso também!
    Bruno.
    F-1000 90/91 TD229 - Uma volta no débito de combustível, Câmbio ZF S5-420, Pneus Michelin LTX AT2 265/75R16.

  • #128
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    Ricarvalhal, tirar aquela mola é uma luta travada entre força e jeito. Para que ela desencaixe é necessário que o pedal da embreagem suba dando espaço para que o gancho da mola tenha um mínimo de espaço para escapar do orifício. Até aí a teoria tá beleza. Precisa pegar uma barra de ferro e calçar por detrás do pedal e assim tirando a tensão da mola e facilitando a sua retirada. Os cuidados devem ser extremos nesta manobra para não forçar demais e empenar a base do painel e também não correr o risco de escapar a barra e estragar algo na periferia ou até mesmo se machucar. Sugiro que não faça esta empreitada sozinho. A notícia ruim é que deverá proceder da mesma maneira para recolocar. Dá para tentar fazer outra coisa, mas demanda desmontar quase o painel inteiro, retirando o quadro de instrumentos para acessar por cima e remover a coluna de direção soltando a pedaleira inteira. Fica aí as sugestões, Ford abraço e boa sorte.

  • #129
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    É isso ai Zé V8, o que eu fiz foi que desloquei o pedal da embreagem para a esquerda e a bucha da esquerda saiu do lugar e não entrava mais, pois a mola do capeta é muito dura... ai coloquei laminas entre os elas da mola e ela ficou alguns milimetros mais esticada ai consegui colocar a bucha... (mas só a bucha que tinha saido, não deu pra trocar todas) isso depois de mais de uma hora.... ai montei tudo.... Mas a sacada do negócio é o que vc disse "retirar a mola"... eu ia dizer que é loucura retirar o painel para retirar o conjunto de pedaleiras, mas depois que vi a coisa preta apertada ... talvez seja a melhor alternativa.... pois é mamão com açucar tirar o painel completo !!!

    Citação Postado originalmente por Zé V8 Ver Post
    Ricarvalhal, tirar aquela mola é uma luta travada entre força e jeito. Para que ela desencaixe é necessário que o pedal da embreagem suba dando espaço para que o gancho da mola tenha um mínimo de espaço para escapar do orifício. Até aí a teoria tá beleza. Precisa pegar uma barra de ferro e calçar por detrás do pedal e assim tirando a tensão da mola e facilitando a sua retirada. Os cuidados devem ser extremos nesta manobra para não forçar demais e empenar a base do painel e também não correr o risco de escapar a barra e estragar algo na periferia ou até mesmo se machucar. Sugiro que não faça esta empreitada sozinho. A notícia ruim é que deverá proceder da mesma maneira para recolocar. Dá para tentar fazer outra coisa, mas demanda desmontar quase o painel inteiro, retirando o quadro de instrumentos para acessar por cima e remover a coluna de direção soltando a pedaleira inteira. Fica aí as sugestões, Ford abraço e boa sorte.

  • #130
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    Pessoal, para dar um retorno a respeito do vazamento de óleo no diferencial quando andando em marcha ré. Foi retirado a porca da luva da cruzeta e passado "cola", ficou bom não vazou mais nada... não mexi no retentor...

    atenciosamente

    Citação Postado originalmente por ricarvalhal Ver Post
    Bom dia a todos e obrigado pela ajuda !!!

    Como a camionete esta sem a caçamba que esta pintando, vou trocar o óleo do diferencial. Ai começa a parte interessante que pessoas experientes podem me ajudar !!

    1 - na sexta-feira levantei as duas rodas traseiras para ver o blocante funcionar, é funcionou belezinha !!! Muito difícil segurar a roda com a mão....
    2 - no últimos meses de vez em quando pingava óleo do diferencial no chão, mas não tradicionalmente como a gente ve escorrer pela carcaça... reparei bem e entendi o que acontece... só pinga óleo quando engata marcha ré, e como deixei rodando um pouco ela parada em cima dos cavaletes, nó outro dia no sabado tinha uma pequena mancha de óleo no chão, mas o óleo não escorreu pela carcaça e sim pela cruzeta. Eu até estava em dúvida se era graxa da cruzeta mas deu para ver claramente que era óleo no chão.
    Sei que no pinhão tem uma rosca que joga o óleo para dentro quando gira no sentido da camionhete andar para frente, assim essa rosca atua ao contrario em marcha ré... e pode jogar o óleo para fora.... que deveria ser vedado por um retentor.

    Olhei bem de perto e o óleo parece vir da porca que prende o flange ao pinhão...pois o oleo pinga pela cruzeta....

    vou somente trocar o óleo, senão teria que trocar rolamentos/retentores ...

    abraços

  • #131
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    Ola pessoal, no manual fala para usar oleo SAE30, eh esse mesmo que vcs usam no 229 ? obrigado

  • #132
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    Ricarvalhal, o óleo que uso no 229 é 15w40. Outro dia um amigo meu iventou de colocar um 25w50 e as palhetas do exaustor de vácuo pararam de funcionar dando a impressão que o hidrovácuo estava fuçado, isto só para relatar o problema visível que o óleo mais grosso causou. Então, nestes casos usar somente o óleo indicado e de preferencia sem aditivos milagrosos. Ford abraço.

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