Postado originalmente por
LUIZ170686
Bom dia a todos, me desculpe atravessar a conversa dos amigos rsrsrsrs... mas acho que posso dar a minha contribuição.
A respeito do intercooler eu montei um na minha F-4000 em setembro no ano passado, modelo da sua F-1000 do ricarvalhal, dessas 4 faróis, não sei se serve de referência pra vc, bom na verdade pra mim o que mudou foi a temperatura que o motor trabalha, pois a mesma não sobe a temperatura de jeito nenhum quando andando na estrada, nem mesmo carregada. na cidade sobe pouca coisa se andar com trânsito, senão, o ponteiro nem mexe também.
Outra coisa é que senti o motor trabalhar mais cheio, tipo andando em qualquer marcha a 1500 rpm, eu acelero e ela vai com força subindo a rotação, parece que o motor sempre trabalha mais encorpado. e minha bomba está com regulagem original, até lacrado o parafuso. em subidas quando carregada enche 1 kg certinho no manômetro.
Porém, como na vida tudo sempre tem um porém. se vc está pretendendo colocar pra ter mais velocidade final assim como eu pretendia, acho que não vai surtir muito resultado. pois a minha F-4000 andava antes de eu colocar o intercooler a 2800 rpm em 100 km/h. refiz bomba injetora zero, coloquei o intercooler, minha turbina é uma biagio nova tbm tem uns 20 mil km e meu motor tá digamos meia vida (baixa um pouco de óleo mas a pressão está boa) e ela continua dando a 2800 rpm os mesmos 100km/h, porém mais rápido rsrsrs. tanto que estou na briga pra ver se consigo fazer a camionete render um pouco mais que isso pois andar a 100km/h hj em dia é osso.
Bom na minha humilde opinião o intercooler tem essas vantagens ai que falei, se quiser até tiro fotos pro amigo ver como que ficou a instalação e tals, e tento enviar pois nunca enviei foto aqui rsrsrsrs.
E se me permitem aproveitar o tópico, vi que vc´s estão falando em cambio também, queria perguntar uma coisa. minha 4000 utiliza cambio clark 240 v 5 marchas (acredito que o mesmo utilizado na maioria das F-1000), um mecânico me disse que tem como mudar algumas engrenagens e o eixo piloto dessa caixa, para conseguir mais velocidade final. será que isso existe mesmo? pois essa será minha última tentativa de fazer esta 4000 andar mais, o que tinha pra tentar até aqui tentei. troca de coroa e pinhão, no qual comprei um jogo e a minha já era relação a mais longa (no caso o dana 70hd só tem 9x41 ou 10x41 e a minha já era a 10x41). resumindo abri e fechei o diferencial, bom pelo menos revisei o diferencial rsrsrs. já turbinei, intercoolei fiz bomba zero. o que tinha pra tentar eu tentei. sei que existe a possibilidade de troca de cambio pelo zf, mas a principio eu não queria mexer com essas trocas ai, pois ai vem adaptação, já num é qualquer mecânico que faz, outros nem gostam, será que fica bom? tenho receio de gastar uma grana com isso e depois não ficar bom a adaptação ou não render o esperado. e ai será que os amigos podem me dar uma luz?
Desculpem o texto ai, abraços