Boa noite Fhipe. Tudo bem? A quilometragem que os filtros devem ser trocados é muito relativa. Dependendo das condições de uso, que a quilometragem possa ser prolongada, sem ecessos. Com relação ao óleo 5.000 km (filto e óleo) está de bom tamanho , isto se não fizer trilhas. Se fizer, o ideal é entre 3.000 e 4.000 km, dependendo da intensidade que o motor foi utilizado. Com relação ao filtro de ar e o filtro de cabine, no seu caso , que só pegou asfalto em rodovia, penso também que 15.000 km está de bom tamanho. Eu não pouparia, mesmo nestas condições de uso e trocaria os filtros ( de ar e de cabine) a cada 10.000 km. O filtro de combustível pela péssima qualidade da nossa gasolina, eu também trocaria (e troco) a cada 10.000 km. Cada um tem um critério e acho que ecomizar nestes ítens não vale a pena. É só comparar o que o carro gasta de gasolina a cada 10.000 km, com o custo da troca dos filtros. Por ex. (no meu caso) numa média (rodando 10.000 km) de 9,00 km litro eu vou gastar 1111.11 litros de gasolina ou seja, 1111.11 x R$ 2,52 (aditivada) = R$ 2.799,99.
Troca de todos os filtros, aprox= R$ 147,00 (menos de 10% do valor da gasolina).
Conclusão: não compensa economizar. Abs. Válter