Powered by vBulletin

Amortecedores Camper e Engesa - MB 1113 ou F4000 ?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 11 de 21 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 234567891011121314151617181920 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 29/12/2008, 20:30
    guilhermeabreu
    CARO FUGGER

Acredito que este do 1313 que vc citou deve ficar muito comproido tanto fechado qto aberto , nescessitando de levantar muito o ENGESA/CAMPER , senão baterá no fim qdo fechar .
  • 03/01/2009, 13:38
    fugger
    Guilherme

aí depende da suspenção que vc vai usar... :concordo:

[]´s
  • 13/01/2009, 16:06
    fhsantos
    Pessoal

Estava decidido a colocar os amortecedores do MB 1113, mas aí apareceu uma dúvida.

A abertura da suspensão dos engesa/camper é limitada pelo amortecedor. Como o curso do amortecedor do MB 1113 é maior ninguem nunca perdeu nenhuma mola por aí? Ao abrir todo o amortecedor do MB 1113 provavelmente as molas originais cairão!!!!

Nessa caso acho que seria prudente usar uma cinta para limitar a abertura.

Aguardo comentários...

Alguem ja conseguiu as especificações dos amortecedores traseiros originais dos engesa (L- 12776)? Devem ser mais macios ou mais duros que os dianteiros?

Abs
  • 13/01/2009, 17:22
    fhsantos
    ops tem as especificações do L 12776 na tabelinha. Abs
  • 08/06/2009, 11:52
    fhsantos
    Contribuindo para a discussão coloco minhas impressões dos amortecedores do MB 1113 na camper.

Lembrando que uso molas originais diesel, pneus 32" e calço de 5 cm.

A dirigibilidade no alfalto ficou muiiito boa, diminuiu bastante a rolagem lateral em curvas. Agora na terra ficou mais desconfortavel, em grandes buracos o amortecedor segura bem e praticamente acabou a sensação de io-io, mas nas pequenas imperfeições do terreno a trepidação aumentou consideravelmente.

Abs
  • 08/06/2009, 23:32
    Luca
    Citação:

Postado originalmente por fhsantos
    ...A dirigibilidade no alfalto ficou muiiito boa, ... Agora na terra ficou mais desconfortavel, em grandes buracos o amortecedor segura bem ... nas pequenas imperfeições do terreno a trepidação aumentou consideravelmente...

É, Flávio. Dimensionar amortecedor não é nada fácil. No meu ViraLatas tô com 4 am´s traseiros de F1000. Se eu passar em lombadas, sem reduzir a velocidade, bate até o documento.
    Abração.
  • 11/06/2009, 01:27
    guilhermeabreu
    Tenho em meu ENGESA 4 molas com fio de 16mm , as dianteiras tem 40cm e as traseiras 49cm , e uso 4 amortecadores do 1113 , ACHO MEU ENGESA UM ESPETÁCULO , finalmente acertei em cheio com as molas ( tamanho e dureza ) e amortecedores .

Com relação aos amortecedores do F-4000 , são mais firmes ( duros ) do que os do 1113 , mas te 2 incovenientes : 1º - São mais curtos um pouco do que os originais , SÓ PODEM SEREM USADOS COM AS MOLAS ORIGINAIS
    2º - Os olhais são menores , tem que trocar os olhais por maiores .

Mas são muito bons , para quem tem ou quer ter o ENGESA/CAMPER da altura original é uma boa opção tb , mais firmes ( duros ) do que os originais e os do 1113 .

ABRAÇÃO
  • 31/07/2009, 22:02
    Aurélio
    Citação:

Postado originalmente por guilhermeabreu
    Com estas molas mais altas e estes amortecedores do 1113 , vai dar tudo certo (...)

Opa.
    Ontem, por puro acaso, verifiquei que o curso da suspensão aberta é, ou está, pequena (amortecedores originais Engesa, molas originais- diesel na dianteira)
    Daí a pergunta: com as molas originais, é possível usar os amortecedores do 1113?

Abs
  • 31/07/2009, 22:54
    Kim
    Opa Aurélio!

Sobre sua pergunta, pode-se colocar sim os amortecedores MB com molas originais.

Abraços.

Kim.
  • 31/07/2009, 23:24
    Aurélio
    Valeu, Kim
    Vou cotar amanhã ou segunda e depois te falo.
    A minha dúvida era se com amortecedores maiores não há risco das molas soltarem quando estiverem na abertura máxima.
    Mas, agora com sua orientação, vou nessa! :concordo:
    Abs
  • 01/08/2009, 00:43
    guilhermeabreu
    AMIGO AURÉLIO

O amigo KIM já respondeu , mas vai lá de novo , com as molas originais , dá pra colocar os amortecedores do 1113 tranquilo , melhora muito , e se vc tem motor díesel , da uma olhada na espessura das molas dianteiras , RECOMENDO a vc colocar molas com fio de 16mm , se forem as de 15mm , é uma ótima idéia vc trocar pelas as molas de 16mm .
  • 01/08/2009, 00:59
    Aurélio
    Citação:

Postado originalmente por guilhermeabreu
    AMIGO AURÉLIO O amigo KIM já respondeu , mas vai lá de novo , com as molas originais , dá pra colocar os amortecedores do 1113 tranquilo , melhora muito , e se vc tem motor díesel , da uma olhada na espessura das molas dianteiras , RECOMENDO a vc colocar molas com fio de 16mm , se forem as de 15mm , é uma ótima idéia vc trocar pelas as molas de 16mm .

Opa.
    Obrigado, Doutor. :concordo:
    Troquei as molas recentemente, pois a viatura estava com molas dianteiras para motor a gasolina e com calços de tecnil. As poucas vezes que sai para uma trilha estranhei que dava batente toda hora, mas como ainda estou, digamos, conhecendo a viatura :mrgreen:, achava que era por conta da suspensão mais macia. Quando observei melhor e vi as marcas nos elos percebi que tinha algo errado. Daí, conversei com o Igor e comprei as molas originais para motores diesel.
    Como já tinha corujado o tópico com suas informações, quando chegaram medi a espessura dos fios: 15,5mm.
    Ficou, claro, bem melhor.
    Mais uma vez, obrigado pela dica.
    Abs
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 11 de 21 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 234567891011121314151617181920 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:23.