Ralado , vou te passar o que eu uso = Cofap L 12977 , tem pouca força de compressão e muita força de extensão , pq a mola que uso , mesmo sendo 100 mm maior que a original (490 mm) , mantém o coef. pq o passo da helice é o mesmo , bitola 16 mm , fica pela mola a compressão e pelo amortecedor a extensão ... a mola é de bx elasticidade ... e uso calços originais ...
Se vc usar uma mola de bitola menor que original com mais elos vai ficar mais macio e a força de extensão vai ser menor aí vc pode usar o do 1313 por ex. . Tem que casar as forças de compressão e extensão do amortecedor com o coef. de elast. da mola ... na tabela não tem nada sobre as molas , aí seria mais empírico ... tem que levar em conta qto tem de calço para saber o limite de trabalho da mola e do amortecedor levando em conta o CG ...
Pra não me aborrecer com esses cálculos é que fico sempre o mais prox. do original , pq alguém ja fez os cálculos e usou o método empírico antes de colocar pra rodar ... . Só espero que não tenha sido o Eng. Joaquim nem o Eng. Manuel ... rs ...