Powered by vBulletin

Amortecedores Camper e Engesa - MB 1113 ou F4000 ?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 21 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112131415161718 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 22/08/2008, 23:54
    guilhermeabreu
    GRANDE EDU VELO

    Qdo estive com os amortecedores na mão do 1113 e do F-4000 , com certeza eles me mostraram os dianteiros , pq os olhais eram menores .

    Qto ao comentário do RALADO , ele tem razão , ao aumentar os calços da carroceria , em nada afetará a abertura do amortecedor e sim apenas no centro de gravidade da viatura .

    No meu caso , tinha calços originais e troquei por outros de borracha lonada como já falei com 8 cm de altura , elevando na realidade + 6 cm do original , gostei muito do resultado , no início estranhei um pouco em ter ficado mais alto , mas com uma semana já estava fazendo as curvas praticamente na mesma velocidade de antes .

    RALADO , qto as molas de 490 mm que o EDU colocou , acredito que se vc colocar elas vc deve colocar tb os amortecedores do F-4000 , como o EDU fez no dele , como o próprio EDU falou que as molas tinham 490 mm de altura e ao colocar elas vieram par 360 mm , logo ficará muito bom .
    Eu não coloquei o do F-4000 na traseira pq o cara me mostrou o dianteiro com olhal pequeno , mas agora o EDU esclareceu que os traseiros do F-4000 tem os olhais iguasi aos do ENGESA e tem uma resistencia a descompressão BEM MAIOR que os do 1113 , LOGO o ENGESA deverá ficar mais fiorme ainda de traseira nas curvas , da próxima vez que tiver de trocar , COLOCAREI OS DO F-4000 NA TRASEIRA E DEIXAR OS DO 1113 NA FRENTE .
  • 23/08/2008, 14:08
    Eduardo Velo
    Citação:

    Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    Qto ao comentário do RALADO , ele tem razão , ao aumentar os calços da carroceria , em nada afetará a abertura do amortecedor e sim apenas no centro de gravidade da viatura .

    Então , mas é justamente isso que to querendo falar , o CG altera e com a inclinação maior o curso do amortecedor aumenta , é pouca coisa , mas aumenta e tem que levar em conta se o amortecedor fica no limite de abertura com a mola maior ... ainda não sei o comportamento certo do amortecedor com essas molas novas que coloquei , pra colocar os amortecedores não tive dificuldades assim que recolheu a mola já consegui colocar , como tenho calços originais na vtr e a inclinação em curvas fica prox. dos 30 % pelo inclinômetro , já andei com calços de 75 mm e sei que inclina muito mais , chegando bem prox. de 40% em muitas curvas ... é dessa inclinação que to falando que aumenta o curso ...

    abs ...
  • 24/08/2008, 14:14
    Luca
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Velo
    Essa tabela puxei daqui do Forum um tempo atras , ve se serve ...abs ...

    Edú,
    Montei a tabela com dados obtidos junto à Cofap, quando tive que definir com precisão os amortecedores de meu jipe. O AnBeLuZuK a complementou com dados relativos ao Troller. A tabela serve justamente para poder comparar as dimensões e forças entre os os amortecedores usualmente apontados pelos colegas engeseiros.
    Da tabela, ficou clara para mim, a escolha a ser tomada. Adicionada ao último depoimento do Dr. Guilherme Abreu, penso que as dúvidas desaparecem.
    Além disso, o AnBeLuZuK verificou que os dianteiros do Troller tem uma proximidade ainda melhor com os originais do Engesa tanto em forças quanto nas dimensões. Faltou somente a dimensão dos olhais.
    Meu jipe está rodando com 04 amortecedores traseiros do F4000. Recomendo a todos. Não precisa fazer adaptação. E mais, estes amortecedores dificilmente terão sua produção interrompida. []´s :concordo:
  • 18/09/2008, 21:02
    Cilon Carlos Heck
    Apenas para reavivar um pouco este tópico.
    Já tive os da F4000 no Engesa a gasolina e achei que tinha ficado razoável: bom para trilha por ser mais macio e ruim para a cidade pois em curvas fechadas inclinava muito. Como o jipe também era de uso diário, incomodava um pouco.
    Seguindo a indicação do Kim, coloque no meu diesel os do 1113. Gostei muito. É o segundo dia que estou com ele nesta configuração e está ótimo de andar, muito na mão. Na dianteira estou com molas da F250 e atrás não sei mas acho que deve ser da F1000.
    [ ]'s a todos.
  • 19/09/2008, 15:10
    guilhermeabreu
    CARO CILON

    Acho que vc se enganou , pois no quadro acim mostra que os amortecedores do F-4000 são mais firmes do que os do 1113 , será que vc ao trocar pelos do 1113 não trocou as molas tb no mesmo momento ? Pq as molas da F-1000 tem 1 mm a mais em espessura , são muito duras em relação aos do ENGESA que tem 16 mm as traseiras e 14,8 mm as dianteiras , não sei qual a espessura das molas da F-250 .

    Mas alguma coisa não esta batendo nas suas informações , desculpe se estou errado .

    ABRAÇO
  • 19/09/2008, 19:56
    Cilon Carlos Heck
    É o segunite: realmente devo considerar duas configurações diferentes. O Engesa em que eu tinha colocado os da F4000 era um fase1 6cc com molas dianteiras da pampa e as traseiras eu acredito que eram as originais (nunca troquei as molas). Ele ficou macio para andar e eu não gostava muito.
    Neste com o Q20b, mola dianteiras da F250 (troquei tem uns 6 meses) e traseiras aparentemente da F1000 (vieram no jipe), os do 1113 ficaram muito bons. Eu estava com um jogo de rancho 9000 mas que já não guentava mais nada.
    Mas uma coisa que eu nunca tinha ido verificar era a questão de qual ano era a F4000 que tinha comprado os amortecedores. Será que tem muita diferença (acredito que não)? Mas quando chegava na loja a primeira pergunta era: qual o ano da camionete?
    Acredito que agora o amigo guilhermeabreu pode me responder melhor.
    [ ]'s
  • 19/09/2008, 20:31
    guilhermeabreu
    AMIGO CILON

    AGORA , vc me botou no cercadinho , me encurralou rsrsrsrsrsrsrs .

    Neste seu caso vc praticamente esclareceu qdo diz que utilizou dois amortecedores diferentes em situações diferentes , provavelmente que qdo vc utilizou os amortecedores do F-4000 no F-1 com as molas da PAMPA na dianteira e as originais na traseira , os amortecedores do F-4000 não foram suficientes para firmar o ENGESA , ou seja , acredito que se vc colocasse o do 1113 nesta situação ficaria pior ainda .

    E ao colocar as molas da F-250 na frente e da F-1000 na traseira , os amortecedores do 1113 deram conta do recado , e se vc colocasse os do F-4000 nesta situação vc iria endurecer ainda mais seu ENGESA ou ficar mais firme ainda do que esta .
  • 19/09/2008, 20:44
    Cilon Carlos Heck
    Na verdade eu iria colocar os da F4000, mas como tocaram no assunto a respeito do curso maior e como o meu está com calços altos, optei pelos do 1113. Outra coisa que levei em conta é que tempos atrás, quando procurei os amortecedores, os da f4000 não tinham buchas com tamanho correto, mais um ítem que deveria ir atrás.
    Mas resumindo: na configuração de Q20b+molaF250 dianteira+mola F1000 (provável) traseira + amortecedor do 1113 = configuração que me agradou muito.
  • 19/09/2008, 20:50
    Cilon Carlos Heck
    Só tem um problema: acabei de bater o jipe, tem umas duas horas atrás. Entrei um uma rua de chão batido, onde ao invés da prefeitura asfaltar (como todas ao redor) eles encheram de cascalho. Resultado: fui desviar de um buraco grande e, por azar na manobra rápida meu pé enroscou (acelerador muito próximo do freio) e na hora que fui tentar soltar o pé, acabei dando uma acelerada. O jipe deu uma puta rabeada de traseira e acabei por derrubar um poste (telefone). Resultado: umas 2 semanas a pé e uns 800,00 mais pobre...
  • 19/09/2008, 22:11
    guilhermeabreu
    AMIGO CILON

    É muito ruim acontecer qquer acidente , mas tmos que tirar o lado bom desta infelicidade sua , que é vc não ter batido em ninguem e vc tb nõ ter se machucado , prejuízos materiais a gente corre atras .

    Voltando ao caso dos amortecedores , eu tb não sabia que tinha amortecedor de F-4000 com olhais do mesmo tamanho dos ENGESAS , o EDU VELO QUE ESCLARECEU , os traseiros do F-4000 tm olhais iguais aos do ENGESA , e os dianteiros tem olhais menores .

    Mas vc fez a opçõ correta pq os do 1113 são mais compridos e os do F4000 embora sejam mais firmes , eles tem praticamente o mesmo comprimento dos originais do ENGESA , logo : vc não poderia colocar os do F4000 pq vc aumentou a altura do seu ENGESA .

    No meu tb tenho 4 amortecedores do 1113 e estou tb satisfeito .

    Estou triste por vc amigo ,, mas levanta a cabeça e vamos pra frente .

    ABRAÇOS
  • 20/09/2008, 14:14
    paulobarbosa
    Eu acho que quem deu azar foi o poste.

    Imagine se vc batesse com um eco sport ???

    Boa sorte no conserto.
    PB
  • 20/09/2008, 18:23
    Cilon Carlos Heck
    Então, segunda vou dar uma passada na CINFEL e comprar a frente e lateral para pintar e trocar. A única coisa que vou desentortar será o alargador e o para-choque (que neste caso parou mesmo):shock::-D. Quero ver se até semana que vem estou com ele novamente.
    Dificilmente vou ter outro carro pois apesar de neste acidente eu ter abusado um pouco da velocidade, em outra ocasião uma C10 me pegou no lado do motorista. Resultado:o jipe arrancou a frente dela com o radiador e parte do motor. O jipe amassou a lateral e rasgou a lona da porta exatamente onde eu estava sentado. Não tive um arranhão.
    Pra que vou querer outo carro??:dance::dance:
    PS: sóespero que ninguém da companhia telefônica leia este site senão vai vir cobrança de um poste novo...:mrgreen:
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 8 de 21 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456789101112131415161718 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 11:53.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy