Powered by vBulletin

Amortecedores Camper e Engesa - MB 1113 ou F4000 ?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 21 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 24/11/2006, 01:49
    Flavio Miranda
    Guilherme,

    O amortecedor e a mola trabalham em conjunto.
    A mola ajuda o amortecedor no curso. O amortecedor para evitar que a mola fique expandindo e comprimindo seguidamente.

    Uma experiencia perigosa mas impressionante, é vc desconectar ou retirar os amortecs e dar uma volta no quarteirão... vai perceber que é impossível prever o balanço do jipe. O contrário tb é temeroso, pois fatalmente vai dar fim de curso nos amortecs e até danificá-los.

    O segredo é achar a medida certa entre compressão e expansão da mola e na "velocidade/tempo" certos.

    [ ] s
  • 24/11/2006, 14:09
    guilhermeabreu
    FLÁVIO MIRANDA

    Concordo , é o que eu escrevi , mas em outras palavras .

    Se vc tem uma mola muito mole e um amortecedor muito duro para compensar a moleza da mola , EXEMPLO EXAGERADO , não irá resolver tão bem como se colocasse uma mola mais firme e um amortecedor até mais leve , ainda mais que estes amortecedores de 1113 ou 1313 são de uma ação só , ísto é , só atua qdo estica , e qdo comprime , é levinho , se fosse um amortecedor de dupla ação até justificaria , pois o mesmo iria demorar mais tempo para comprimir e expandir , dando a impressão de endurecimento da mola que era macia .

    Mantenho meu conceito de que para endurecer uma suspensão de ENGESA , melhor seria de trocar as molas por molas mais grossas , REAFIRMO : ÍSTO É O MEU PENSAMENTO .
  • 29/11/2006, 13:20
    guilhermeabreu
    MUDEI DE CONCEITO

    Me desculpem a aqueles que deram a dica de colocar amortecedores de 1113 e 1313 no ENGESA para endurecer a suspensão .

    Tinha um PRÉ CONCEITO , de que para endurecer a suspensão era somente trocando as molas por molas mais grossas . ME DESCULPEM NOVAMENTE .

    Qdo troquei as buchas do amortecedor , acredito que os mesmos estavam quase no fim de vida , pois ao trocar as buchas , com 15 dias começaram a fazer barulho , ENTÃO , ao trocar , troquei os trazeiros pelo do 1113 que achei que seriam bons , pois o tamanho qdo fechado é igual aos do ENGESA, e qdo aberto , são mais compridos , aí não tem problema . A sugestão daqui era de colocar na trazeira os do 1313 , não coloquei pq achei muito maiores qdo fechado , achei que poderia dar fim de curso , não tive tempo de medir a suspensão como vcs deram a dica , logo coloquei os do 1113 na trazeira mesmo , e SURPREENDENTEMENTE PARA MIM , o ENGESÃO mudou o comportamento , CONTINUOU MACIO E FIRME NAS CURVAS , SEM FICAR INCLINANDO TODO , COMO UM JOÃO BOBO .

    OBRIGADO A TODOS QUE DERAM ESTAS DICAS , VALEU .

    Tenho 53 anos , mas vou continuar trabalhando minha cabeça para deixar de ser tão teimoso como sou ainda , mas tenho esperança de um dia ou algum dia deixar de teimar tanto .

    []s
  • 06/12/2006, 00:40
    Flavio Miranda
    Guilherme,

    Relaxa...

    Eu tb teimei muito com esta estória de molas e amortecedores do Engesa/Camper e gastei uma boa grana com molas de F1000 que foram para o lixo e 2 jogos de amortecedores até desistir e chegar na sugestão do povo aqui do fórum : molas da Rota4x4 e amortecedores COFAP da F-4000 Repowering ou F-12000 ou MB 1113/1313.

    Porém, acho que deve-se manter o senso crítico e manter a mente aberta, pois soluções inovadoras surgem a cada dia.
    Um exemplo é que até uns 5 anos atrás pouca gente instalava pedaleira suspensa em CJ. Hoje é praticamente item obrigatório e kits prontos não faltam.

    [ ] s e bom divertimento e segurança com o Engesão !!
  • 16/12/2006, 16:19
    guilhermeabreu
    Flavio Miranda

    Valeu Mesmo Pela Força

    []ão
  • 20/05/2007, 10:42
    paulobarbosa
    Apenas complementando esse tópico.
    Coloquei os amortecedores do MB1113 na minha CAMPER e gostei muito do resultado.
    Está muito bom.
    Dica. comprei no site www.autoz.com.br procurando pelo código do amortecedor cofap L 12917 - MB dianteiro.
    Comprei as 23:00 de um dia, dia seguinte as 13:00 já estavam em casa. Preco 79,00 em 10 vezes sem juros. rs rs.
    Abracos e obrigados a todos pelas dicas. Outro detalhe. Foi totalmente plug and play. Sò tirar os originais e colocar os novos.
    PB
  • 20/05/2007, 23:34
    lostensos
    Caros colegas, li todo o tópico, mas me perdi nos códigos
    dos amortecedores que é macio/duro (opa!), me desculpem!!!

    Uma Camper, com pneus BF 33 pol, calços de 5 cm de poliuretano
    e eixos de troller, com todas as molas p/ diesel compradas na Rota 4x4,
    todas as buchas de poliuretano (do Marcelo Buchuli) trocadas , mas com
    os amortecedores originais...

    Sentimos que o carro dá umas bambeadas p/ esquerda/direita, quando
    passa por um buraco... dá medo de bater em alguém se estiver do lado...
    Seguramos o volante firme e o carro parece que torce a carroceria
    p/ os lados por causa de um buraquinho!

    Só no armortecedor é que não mexemos ainda... os amortecedores, no
    caso acima dos balanços, devem ser mais duros, certo?

    E quais são os códigos e marcas recomendados p/ nosso caso com o carro
    nessa altura? lembrando que queremos coisa "plug and play", sem precisar
    retrabalhar olhais, etc.

    COFAP da F-4000 Repowering ou F-12000 ou MB 1113/1313

    Podem me explicar se eu escolho um código e compro 4 peças desse mesmo código ou tem um par de um código
    e outro par de outro código... já to viajando aqui, me desculpem!

    Grato
  • 21/05/2007, 00:50
    Marco Saldanha
    Coloca um Rancho que e próprio para isto e vc vai ser feliz durante muito tempo mesmo.Mais vai ficar p da vida na hora de comprar.Tente arrumar alguém para trazer de fora para vc.Boa sorte
  • 21/05/2007, 10:32
    Angelo T. P.
    Ola Lostentos
    acho q os amortecedores nao causariam esse jogo todo que vc esta falando.
    Meu Engesa estava c/ os 2 dianteiros estourados e os traseiros meia boca, mas nao tiravam o jipe de curso nos buracos. Uso pneus 35" e calços de 2".
    A nao ser q estejam muito ruins...
    Voce ja comprou a Camper c/ os eixos do troller ou mandou colocar? Muitas vezes nessas adaptaçoes, 1mm de uma peça soldada errada ja interfere na estabilidade da viatura...
  • 21/05/2007, 12:22
    Kim
    Citação:

    Postado originalmente por lostensos Ver Post
    Caros colegas,

    . . .

    COFAP da F-4000 Repowering ou F-12000 ou MB 1113/1313

    Podem me explicar se eu escolho um código e compro 4 peças desse mesmo código ou tem um par de um código
    e outro par de outro código
    ... já to viajando aqui, me desculpem!

    Grato

    PessoALL!

    Hoje fui comprar os amortecedores..

    ...achei os 1113 e os 1313..

    Faço minha a pergunta do lostensos!

    Abraços.

    Kim.
  • 21/05/2007, 12:58
    CAVESO
    Também tenho a mesma dúvida sobre qual amortecedor fica melhor no engesa: COFAP da F-4000 Repowering ou F-12000 ou MB 1113/1313?

    Ambos são dupla-ação?
  • 21/05/2007, 18:41
    Kim
    Pela caixa o L 12917 é dupla ação!

    Ficaria bom nas quatro?
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 21 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910111213 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 08:40.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy