Coitado do poste.... :mrgreen:
Versão Imprimível
Coitado do poste.... :mrgreen:
Aqui na minha região existe uma vegetação chama de GAIOLINHA que é muito usada em cerca viva , ela tem um leite que queima os olhos se fizer contato .
Bem , indo eu para o trabalho ha 60 km daqui estava chovendo , assim que tinha terminado a reforma e com pneus 33" .
Este pneu é excelente , desde que vc não ande em asfalto com água , numa pequena poça de +- 30 cm x 1 metro x 5 cm de profundidade na beira da pista , LÁ FUI EU SENDO GUIADO PELO ENGESA , saí do asfalto , fui esfregando nesta cerca de GAIOLINHA por +- uns 30 metros , estava a uns 70 km/h , pois tinha uma curva logo a seguir , só parei qdo bati numa GAIOLINHA de uns 30 anos de +- 20 cm de diametro , vichemaria , ACABEI COM O CORAÇÃO VALENTE .
Veio um trator logo a seguir que me puxou para tras , pq não podia usar a tração pq a roda do lado direito estava no meio da cerca .
QUAL MINHA SURPRESA ? SÓ AMASSOU DISCRETAMENTE O BICO DO QUADRO DO FAROL e o retrovisor que era o BLAWER foi pro espaço .
RESUMINDO : Só foi o susto , É IMPRESSIONANTE A ROBUSTEZ DESSES NOSSOS MARAVILHOSOS ENGESAS .
É POR ÍSTO AMIGO CILON , que tb não disfaço do meu de jeito algum , não existe carro com tais características e de tamanha resistencia que possamos usar no dia a dia , no trabalho e fazer trilhas e manter sempre inteiro como o ENGESA .
Nesta última 4ª f. cheguei a aquaplanar na BR101 vindo do trabalho a noite , NÃO VÍ A PEQUENINA POÇA D'AGUA , cheguei a ficar de lado , GELEI . Neste horário e neste trecho é transito pesado de caminhões , tinha uma fila indiana de caminhões . Foi DEUS que me segurou de novo .
ATENÇÃO , ATENÇÃO FAVOR ATENÇÃO :
A TODOS OS ENGESEIROS , QUEM TIVER PNEUS 33" OU MAIORES PEÇO ENCARECIDAMENTE QUE DIMINUAM A VELOCIDADE PARA 60 KM/H , deixem os outros reclamarem , POIS ESTE FOI O SEGUNDO AVISO QUE RECEBI do nosso PAI LÁ DE CIMA .
TENHAM MUITO CUIDADO NO ASFALTO COM CHUVA , PQ SÃO AS NOSSAS VIDAS QUE ESTÃO EM JOGO .
ABRAÇOS A TODOS
Exatamente pelo motivo relatado pelo amigo guilhermeabreu, que eu estava juntando dinheiro para trocar meus 33 por 265/75, que é de mesma altura mas uns 5cm mais estreito. É pequena diferença mas já ajuda. Estes 33 na chuva, em poças que somente vemos quando já estamos em cima delas, são terríveis.
[ ]'s a todos
meus 33 so me dao trabalho na chuva, meu deus.... eu nao corro nem!
agora se tratando de amortecedores, estou usando os do 1113, e estou bem satisfeito, agora, a diferenca de tamanho dele para o original, nao eh tao grande, mas tambem nao eh pequena nao, Xara, da uma olhada no frota la no Enzeza.... tem uma foto la... eh gritante a diferenca...
alias, vou ver se consigo postar uma foto aqui.
mas ele ficou mais esperto... to gostando muito dos amortecedores, ficou bem firme, e facil de trocar, baratos ....
otimas dicas do GURU KIM"!
opa, achei a foto
XARÁ
Qdo coloquei no meu , estive com os dois na mão tb , o do 1113 é bem maior qdo abertos , o que não tem problema algum , e qdo fechado a diferença é bem pequena .
Já estou com os 4 do 1113 ha mais de 2 anos , muito bons .
poxa, Xara, eu estou com os meus tambem, os 4.... mesmo com as buchas da panhard moidas, meu jipe ainda ta firme.... os amortecedores me parece ter sido feito para ele kkkkkk.
E me conta, sera que aumentando as molas estes amortecedores conseguem trabalhar junto em?
Agora q to colocando o Flutuante (quero sua receita tambem xara, q nao consigo achar ela em canto algum mesmo sabendo qtem) vou calcar o bixim com 35. ele merece sapatinhos novos... os dafrente ja era!
Tem de ver que maravilha esta para engatar a 4x4 com a diferenca de diametro dos pneus da frente com os de tras.
XARÁ
Com estas molas mais altas e estes amortecedores do 1113 , vai dar tudo certo , acho que foi feito para nossos ENGESAS , os amortecedores do 1113 são +- 6 cm maiores do que os originais qdo abertos , então , tudo bem .
As molas tem 43cm as dianteiras e 48cm as traseiras , qdo colocadas , elas arreiam e não devem subir mais do que 6 cm não , logo reconfirmando que dará tudo certo .
No caso do flutuante , tem um tópico iniciado por mim sobre este assunto .
ABRAÇOS
Pessoal,
Li no grupo da camper que uns usam amortecedores da 608 (dizendo serem melhores que de 1113). Alguém sabe algo sobre?
rapaz, ate q poderia s er uma ideia, acho q os do 608 serao mais macios, afinal a carga eh menor.... sensivelmente menor... de um caminhao pro outro... talvez tenha este ponto positivo
mas o do 1113 nao tenho do q reclamar, a viatura fica esperta... nao treme... nao fica dura, fica bom....
concordo com vc, tambem estou usando os amortecedores do 1113 na minha CAMPER e o mesmo encaixou como uma luva. Dá conta do recado e estão no carro a 1 ano sem nemhum problema.
Abraços
caribé
TROCAR AMORTECEDORES DO ENGESA
A simples troca dos amortecedores do ENGESA seria SIMPLES se a ENGESA não tivesse um ENGENHEIRO CHAMADO MANOEL OU MELHOR : MANEL OU MANÉ .
É que os dianteiros o MANÉ colocou os olhais em sentidos opostos , daí tem uma pequena dificuldade , TEM QUE DAR PORRADA MESMO PARA ELE ENTRAR , É UMA MER@#$%¨&*(A .
ABRAÇÃO .
Reativando o tópico
Falaram que o amortecedor do 1113 deixa a camper no caso muito dura, boa para asfalto, mas muito dura para terra, e as de f4000 muito molenga. Como a maior recomendação aqui é de usar o do 1113 queria saber a opinião.
A minha esta com de f4000 repowering (com os suportes adaptados), achava bom, mas agora a traseira ta pulando barbaridade.
E nessa comparação toda, onde ficam os originais (Cofap 12775) mais moles, mais duros?
Estou em dúvida entre os do troller e os do 1113.
minha camper está com motor diesel pneu 31 e molas da rota normais.
Abs Flávio