Powered by vBulletin

Amortecedores Camper e Engesa - MB 1113 ou F4000 ?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 19 de 21 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 9101112131415161718192021 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 06/09/2013, 18:25
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por Guilherme Kyrillos Ver Post
    Amigos, chequei o código dos amortecedores, e o código é L12917.
    Chequei também as medidas das molas, são de fio 16mm e tem 8 elos.
    Vou negociar com Inácio 4 molas novas nas medidas indicadas pelo Doutor Guilherme: fio 16mm e 11 elos.
    Aproveitei e já troquei TODAS as borrachas da suspensão pra não ficar dúvida na operação pente fino. kkk
    [ ]s

KYRILLOS

As molas dianteiras tem 11 elos e as traseiras 9 elos e o diametro das dianteiras são diferentes dos traseiros .

Qto ao comprimento vai de cada um , as originais tem 38cm as dianteiras e 43cm as trasseiras , se quiser fazer com que o ENGESA/CAMPER fique mais alto é só mandar fazer mais comprida , eu mandei fazer as dianteiras com 40cm e ficou com a frente um pouco mais alta , e as traseiras com 49cm , mas no meu caso levantei bem o jipe , para quem quer manter a altura +- original vai de 37cm na frente e 45cm na traseira .

Falo 37cm na frente e as originais são 38cm , mas estas com fio de 16mm cedem menos do que as originais de fio de 15mm .

Qdo lí o código do amortecedor , lembrei que é este mesmo .

Abraço
  • 09/09/2013, 15:30
    Guilherme Kyrillos
    Doutor, por favor, peço que me oriente.
    Eu coloquei calços de 10cm na carroceria pra usar pneus maiores. Atualmente uso pneus 32.
    Fiquei na dúvida pois você informou que as dianteiras tem 11 elos e as traseiras tem 9 elos, e que o diâmetro entre elas são diferentes.
    Informou também que mandou fazer as dianteiras com 40cm e as traseiras com 49cm, e assim as traseiras estão maiores que as dianteiras. Não seria ao contrario?
    Quais as medidas devo usar para comprar as molas com o Inácio?
    Dianteira com fio 16mm e 38cm de comprimento e 11 elos? Com 38cm eu estaria ganhando altura.
    traseiras com fio 16mm e 47cm de comprimento e 9 elos? Com 47cm eu estaria ganhando altura.
    Muito obrigado pela orientação. Não quero reinventar a roda.
    Grande abraço.

Citação:

Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    KYRILLOS

As molas dianteiras tem 11 elos e as traseiras 9 elos e o diametro das dianteiras são diferentes dos traseiros .

Qto ao comprimento vai de cada um , as originais tem 38cm as dianteiras e 43cm as trasseiras , se quiser fazer com que o ENGESA/CAMPER fique mais alto é só mandar fazer mais comprida , eu mandei fazer as dianteiras com 40cm e ficou com a frente um pouco mais alta , e as traseiras com 49cm , mas no meu caso levantei bem o jipe , para quem quer manter a altura +- original vai de 37cm na frente e 45cm na traseira .

Falo 37cm na frente e as originais são 38cm , mas estas com fio de 16mm cedem menos do que as originais de fio de 15mm .

Qdo lí o código do amortecedor , lembrei que é este mesmo .

Abraço

• 09/09/2013, 18:26
    guilhermeabreu
    Citação:

Postado originalmente por Guilherme Kyrillos Ver Post
    Doutor, por favor, peço que me oriente.
    Eu coloquei calços de 10cm na carroceria pra usar pneus maiores. Atualmente uso pneus 32.
    Fiquei na dúvida pois você informou que as dianteiras tem 11 elos e as traseiras tem 9 elos, e que o diâmetro entre elas são diferentes.
    Informou também que mandou fazer as dianteiras com 40cm e as traseiras com 49cm, e assim as traseiras estão maiores que as dianteiras. Não seria ao contrario?
    Quais as medidas devo usar para comprar as molas com o Inácio?
    Dianteira com fio 16mm e 38cm de comprimento e 11 elos? Com 38cm eu estaria ganhando altura.
    traseiras com fio 16mm e 47cm de comprimento e 9 elos? Com 47cm eu estaria ganhando altura.
    Muito obrigado pela orientação. Não quero reinventar a roda.
    Grande abraço.

AMIGO KYRILLOS

Se vc não mexeu no CÁSTER do seu carro , vc terá que usar molas do tamanho das molas originais , CASO VC QUER MUDAR A ALTURA DAS MOLAS ORIGINAIS PARA MAIORES VC TEM QUE MEXER NO CÁSTER , SENÃO FICARÁ RUIM DE GUIAR .

Se vc quer manter o carro com a altura origuianl da SUSPENSÃO , pois vc já levantou a carroceria para caberem os pneus , então manda fazer as molas com estas , medidas que passei que estão corretas pra vc . ou seja :

Molas dianteiras :

1- Comprimento ............ 380mm
    2- Espessura do fio ........16mm
    3- Número de elos...........11
    4- Diametro externo da mola.135mm

Molas traseiras :

1- Comprimento..................470mm
    2- Espessura do fio.............16mm
    3- Número de elos...............09
    4- Diâmetro externo da mola ....145mm

Assim vc não terá problema no CÁSTER , com estas medidas vc ficará com a suspensão um pouco mais alta do que a original , pois as medidas das molas originais são de 380mm as dianteiras com fio de 14,8mm e as traseiras 410mm e fio de 16mm , o problema maior é em levantar demis a frente , que muda o CÁSTER e passa a ter uma diribilidade ruim com o CÁSTER menor do que deve que é de 4º POSITIVO .

Se vc observar o comprimento das molas dianteiras estão iguais as originais , MAS COMO O FIO É DE 16MM ela vai ceder menos , por isto que digo que a frente ficará um pouco mais alta do que a original .

O Rodrigo Ielpo Bastos colocou na CAMPER dele com estas medidas se não me engano .
  • 29/10/2013, 20:31
    tiorico
    Alguém sabe o comprimento das molas originais montadas?

As minha estão com 265mm, mas não sei se são originais.
  • 30/10/2013, 17:30
    Guilherme Kyrillos
    Doutor, molas compradas. Faltam chegar. Postarei notícias. [ ]s
  • 11/11/2013, 16:07
    Vicente Guimaraes
    Dr. são quase 100mm de diferença entre traseiras e dianteiras (380mm x 470mm) , é isso mesmo?
  • 12/03/2014, 19:01
    LauroZAP
    Divulgando experiência.

Amortecedores e medidas:
    Troquei amortecedores do Engesa para MB1113 Cofap L.12917
    Fechado 410 Aberto 677
    Entendi que partindo dos originais L.12775 e L.12776, os 2 com a mesma abertura
    Fechado 361 Aberto 576
    Considerando calcos de 2 pol e partindo do original
    Fechado 411 Aberto 626
    Entao o L.12917 teria a medida certa para posição Fechado, porem na Aberto ficaria com 51 além do original + calco
    Em principio parece ok.

Sobre a troca:
    Na garagem de casa. A coisa eh pesada. 02:30 hrs para trocar o dianteiro esquerdo que foi o 1o e eh o mais complicado. 04:30 hrs para trocar os outros 3 e desmontar as mangueiras, compressor, painel e elétrica dos Rancho 9000 que estavam no jipe.
    Preço: amortecedores R$ 500, ferramentas que não tinha R$ 70. As porcas são 24 mm.

Duvida:
    Ficou então com abertura de 51 mm a mais, além dos 50 mm dos calcos. E os flexíveis dos freios dianteiros ? Terao comprimento suficiente ?
    Procurando rampa para verificação.

Comentarios ?
  • 14/03/2014, 01:34
    CesarCowboy
    Prezados, boa noite!

Estou com problemas de dirigibilidade na viatura e preciso da ajuda de vcs.

Camper 6cc Gasolina+GNV
    Pneus 35x12,5x15
    Rodas 15x10
    Calço carroceria de 10
    4 molas ROTA 4X4 p/ Camper a diesel (optei pelas molas a diesel em razão do GNV e tb pensando no futuro rsrs)
    4 amortecedores 1113 L12917 (novos)

Já troquei os 6 rolamentos do munhão e revisei os rolamentos da roda (que estão bons), amortecedores novos, buchas em PU aparentemente estão boas, Panhard dianteira do engesa com buchas em PU e nada.

O carro nao se mantem em linha reta! Tenho que ficar o tempo todo corrigindo o traçado, além do desespero quando tenho que sair de uma rodovia com desnível...

Alguém poderia me dar alguma ideia do que pode ser?? Li acima falando do algulo de CASTER. Como faço para medir? E corrigir?
  • 14/03/2014, 10:42
    tiorico
    Citação:

Postado originalmente por CesarCowboy Ver Post
    Prezados, boa noite!

Estou com problemas de dirigibilidade na viatura e preciso da ajuda de vcs.

Camper 6cc Gasolina+GNV
    Pneus 35x12,5x15
    Rodas 15x10
    Calço carroceria de 10
    4 molas ROTA 4X4 p/ Camper a diesel (optei pelas molas a diesel em razão do GNV e tb pensando no futuro rsrs)
    4 amortecedores 1113 L12917 (novos)

Já troquei os 6 rolamentos do munhão e revisei os rolamentos da roda (que estão bons), amortecedores novos, buchas em PU aparentemente estão boas, Panhard dianteira do engesa com buchas em PU e nada.

O carro nao se mantem em linha reta! Tenho que ficar o tempo todo corrigindo o traçado, além do desespero quando tenho que sair de uma rodovia com desnível...

Alguém poderia me dar alguma ideia do que pode ser?? Li acima falando do algulo de CASTER. Como faço para medir? E corrigir?

Cesar,

Pelo que vc descreveu, é problema do caster mesmo...

As molas da Rota tem 46cm e 49cm, bem maiores que as originais, o que faz com que o eixo dianteiro seja levemente girado para frente, alterando o caster e dificultando a dirigibilidade e frenagem...

Que eu saiba, tem 2 soluções:

1- Cortar as molas

2- Cortar os munhões e soldar na posição que que o caster estiver correto
  • 15/03/2014, 12:43
    guilhermeabreu
    CEZARCOWBOY

O problema é exatamente este que o TIORICO falou .

Infelizmente depois que a gente inventa de fazer certas modificações ( molas maiores ) acontece da dirigibilidade ficar uma bosta como esta o seu e tb o meu ENGESA já fiz a correção do FAMIGERADO CÁSTER e ele continua uma bosta para guiar , melhorou muito mas não é como era antes de eu fazer esta modificação .

Infelizmente acho que vc vai sofrer tb um bocado de tempo , o carro teima em não andar em linha reta , se vc for passar entre dois carros é uma agonia , pois ele fica indo para um lado e para o outro o tempo todo e vc tem que ficar virando o volante o tempo todo , para cruzar um carro numa ponte estreita então nem se fala , da a impresssão que vc vai bater na cabeceira da ponte ou no carro .

Cezarcowboy , sei bem o que é isto , mas vc em primeiro lugar tem que corrigir o CÁSTER e pode ser feito de duas maneiras , do modo que eu fiz e do modo que o KIM fez , é só dar uma olhada no tópico a respeito de CÁSTER aqui no forum , e boa sorte .

Para vc conferir o ÂNGULO DO CÁSTER , é só vc pegar um GONIÔMETRO que é uma ferramenta que os mecânicos usam para medir o ângulo do facão dos fuscas , brasilias , variants e colocar sobre o munhão , tem uma parte plana ali em que vc coloca o GONIÔMETRO alí , o GRAU NORMAL seria 4º , com vc colcar molas maiores o ângulo deve ter ido para 2º a 2º30' , o que faz que o carro fique como o seu esta , este grau pode até ficar maior do que 4º até 5º ou 6º , o que não pode é ficar menor do que 4º .

Abraço
  • 01/04/2014, 13:31
    CesarCowboy
    Citação:

Postado originalmente por guilhermeabreu Ver Post
    CEZARCOWBOY

O problema é exatamente este que o TIORICO falou .

Infelizmente depois que a gente inventa de fazer certas modificações ( molas maiores ) acontece da dirigibilidade ficar uma bosta como esta o seu e tb o meu ENGESA já fiz a correção do FAMIGERADO CÁSTER e ele continua uma bosta para guiar , melhorou muito mas não é como era antes de eu fazer esta modificação .

Infelizmente acho que vc vai sofrer tb um bocado de tempo , o carro teima em não andar em linha reta , se vc for passar entre dois carros é uma agonia , pois ele fica indo para um lado e para o outro o tempo todo e vc tem que ficar virando o volante o tempo todo , para cruzar um carro numa ponte estreita então nem se fala , da a impresssão que vc vai bater na cabeceira da ponte ou no carro .

Cezarcowboy , sei bem o que é isto , mas vc em primeiro lugar tem que corrigir o CÁSTER e pode ser feito de duas maneiras , do modo que eu fiz e do modo que o KIM fez , é só dar uma olhada no tópico a respeito de CÁSTER aqui no forum , e boa sorte .

Para vc conferir o ÂNGULO DO CÁSTER , é só vc pegar um GONIÔMETRO que é uma ferramenta que os mecânicos usam para medir o ângulo do facão dos fuscas , brasilias , variants e colocar sobre o munhão , tem uma parte plana ali em que vc coloca o GONIÔMETRO alí , o GRAU NORMAL seria 4º , com vc colcar molas maiores o ângulo deve ter ido para 2º a 2º30' , o que faz que o carro fique como o seu esta , este grau pode até ficar maior do que 4º até 5º ou 6º , o que não pode é ficar menor do que 4º .

Abraço

Prezados,

Obrigado pela ajuda. Vou medir o caster e verificar o topico indicado pelo Sr. Guilherme Abreu.

Abçs

César
  • 28/04/2015, 13:04
    Cláudio Ferro
    Pessoal boa tarde...acabei de comprar 2 amortecedores Cofap do MB 1113 - numero 12917 para por no meu Engesa Fase 01, e o mecânico acabou de me ligar dizendo que ficou não coube??? tem algo a fazer, não era só retirar um e por estes que entrava numa boa perfeito???
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 19 de 21 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 9101112131415161718192021 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 02:42.