Fiz teste drive na Ranger e na Amarok ambas reduzem a marcha quando pisa fundo a ranger em 6 ela passa para 5 e a Amarok de 8 ela passa para 6 pensei que a s10 era igual.
Versão Imprimível
Fiz teste drive na Ranger e na Amarok ambas reduzem a marcha quando pisa fundo a ranger em 6 ela passa para 5 e a Amarok de 8 ela passa para 6 pensei que a s10 era igual.
Valber, uma pergunta: Você andou por muitos km em velocidade de cruzeiro antes desse momento de ultrapassar os caminhões? Te falo isso pq o cambio aut. funciona com um chip de tenta prever se perfil de pilotagem, e se você anda por uns km a 100km/h, sem pisar fundo nem nada, no momento em que você pisa um pouco mais, ele não vai entender que você quer uma redução brusca, pra ter essa redução brusca você deve pisar até o fundo mesmo e voltar até um ponto em que você queria ter pisado, pois nessa pisada brusca até o fundo a central do cambio já entende imediatamente que você quer algo rápido e reduz uma ou duas marchas, aí você já pode voltar pra posição do acelerador que queria de verdade e não precisa ficar com o pé lá no fundo.
Se você pega um trecho em que pisa fundo e solta, pisa fundo e solta, várias vezes, qualquer pisadinha no acelerador ele já vai reduzir marcha, pois entende que você está em uma pilotagem mais agressiva e esportiva.
Não dá pra comparar a S10 com uma BMW porque a BMW já tras consigo esse ar esportivo e o acerto do cambio já presume que o proprietário vai querer usar dessa esportividade constantemente, já uma caminhonete como a S10, você precisa "mostrar" pro cambio que está querendo essa esportividade naquele momento, e aí ele se adequa a esse perfil.
Quanto mais novo o cambio, mais "inteligente" ele é em relação a entender o que o motorista quer naquele momento. Me lembro que tive aquele Vectra GT aut. e ele demorava uns bons km pra perceber que eu estava querendo uma pegada esportiva, pois comprei um jetta e ele não levava "duas bombadas" pra entender a pegada, e passava a reduzir rapidamente, frente a qualquer pisada no acelerador.
Abraço
Muito estranho esse comportamento que vc relatou. A minha eu piso até o final no pedal e ela reduz (kickdown) as vezes até duas marchas, tanto é que nem uso o manual pra acelerar só pra reduzir em uma serra por exemplo pra andar rapido.
Como vc tem outro carro AT deve estar fazendo o mesmo. Será que não tem algo impedindo o pedal de ir até o fim, como um tapete por exemplo????
[
Na minha Triton a diferença era brutal. Quando eu tava na cidade de andava de boa pra economizar o etanol (era a V6 flex) era era meio mole e tal, na estrada que eu apavorava o pedal direito ela ficava bem mais arisca, era até estranho quando eu voltava de alguma viagem. Qdo tava meio com pressa na cidade e ia acelerando tudo, ficava mto arisca.
Lembrando que tudo isso ressalvado o cambio AT de 4m que era uma lerdeza só... já o da S10 é um show....