VG motor peugeot com problema
Rodei com o meu GV por uns 6 meses sem apresentar nenhum problema.Apos a troca dos dois filtros de combustível a famigerada luz da injeção começou a acender, com os mesmos sintomas de limitação de giros e corte do turbo. No início acontecia esporádicamente, mas de uns dias prá cá acontece todas as vêzes em que eu estou descendo uma ladeira e tiro o pé do acelerador. Alguem já teve problema semelhante????
Citação:
Postado originalmente por
mpsouza
Troquei a minha Tracker 2002 por uma 2004, com 25.000km, há cerca de quatro meses, exatamente para me livrar do problema da injeção. Qual não foi minha surpresa há duas semanas atrás veio o mesmo problema.
Acho apenas que muito pouca gente se manifestou aqui neste tópico. Precisaríamos de mais gente, descrevendo os seus problemas, iguais aos aqui narrados, para levarmos em frente uma notificação da Chevrolet.
Abraço.
Mauro
Luz da injeção, problema aparentemente resolvido
Caros colegas de forum:
Após, como todos os proprietários do GV motor RHZ, ter sofrido muito com o maldito problema da luz da injeção e a desativação do turbo, parece-me que finalmente o pessoal da Millenium, concessionária Suzuki daqui do Rio de Janeiro, deu jeito na coisa. E não foi nem um pouco fácil.
O sintoma era o clássico: em regime de solicitação alta, por exemplo subindo um loooongo aclive na BR-040 , a luz acendia em um determinado instante e cortava o turbo, resultando no usual ataque de nervos, e ainda por cima pondo a vida em risco, pois isso chegou a acontecer durante uma ultrapassagem, e foi o bicho !!
Eu comprei um ScanGauge II, para a minha sorte. Quando o defeito apareceu pela 1a vez, na cidade, o scanner reportou dois erros de solução aparentemente simples:
P0230 - Fuel pump Primary Circuit Malfunction
P0243 - Turbocharger Wastegate Solenoid A Malfunction
O primeiro erro foi causado por sujeira no tanque e filtro primário e auxiliar de combustível sujos. Após lavagem do tanque, troca do bocal do mesmo e troca dos filtros , não voltou a se manifestar.
Já o maldito P0243 foi um parto. Tudo indicava que um dos solenóides, que ativa/desativa o vácuo que aciona a válvula do wastegate estava com algum problema. Note que o fato do código aparecer não quer dizer necessariamente,que o solenoide esteja defeituoso, e sim que há um problema com o SINAL presente naquela linha de controle.
A Millenium comprou a briga e virou uma questão de honra, já que o problema teimava em voltar. Umas 5 ou 6 vezes...
Trocaram as TRÊS válvulas solenóides e NADA... Teimava em acender.
Explicações possíveis sobre a ocorrência do P0243:
P0243-WASTEGATE PRESSURE CONTROL PWM
When Monitored: When the ignition is on.
Set Condition: The ECM detects an open or short circuit in the Wastegate solenoid circuit.
Ou seja: informação incoerente presente na linha, seja lá qual for a causa.
Possíveis causas:
- O solenóide
- Circuito de driver do solenoide
- Curto circuito entre o comando do solenoide e outro sensor
- Comando do driver do solenoide em curto para a massa ou positivo
- Chicote
Legal... Tudo testado e nada !
Outra possível causa: Válvula EGR (recirculação de gases) prendendo ou com acionamento errático. O atraso no acionamento, causado por sujeira, engripamento ou outra causa eletrônica causa um erro que induz como sintoma o erro P0243. Isso veio de um fórum europeu sobre o motor RHZ e também de outro fórum da Chrysler (perdi os links). Plausível. Válvula EGR substituída por desencargo de consciência.
O Valmir, chefe da oficina, esbarrou no chicote do sensor de fluxo de ar durante uma das panes, e a LUZ APAGOU ! Ao que tudo indica era um dos terras deste conector que estava quebrado.
Bem, já rodei 400 km depois da equipe da Millenium Suzuki (barra/RJ) refazer o terra do chicote do sensor e até agora tudo bem. Não sabemos se a troca da EGR fez diferença, mas tiro o chapéu para a dedicação deles. Nota DEZ ! Recomendo. A mão de obra não é tão cara levando-se em conta a competência deles. Se não fosse a insistencia do Valmir, até hoje a maldita lâmpada estaria acesa.
Agora é torcer para não voltar.
Abraço a todos.
Antonio