:arrow:Pois é.......
Conheco todo mundo de lá na Millenium........... Sao gente boas!
Mas acho careiros...!!!
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Nos últimos tempos não tenho tido problemas com a luz do "check engine". Mas no caso de problema, o último lugar que procuro é alguma concessionária da GM, por razões óbvias, a maioria das quais já colocadas aqui no fórum (preço, incompetência, etc.).
Aqui perto de casa tem um centro automotivo da Bosch, onde sou cliente há muitos anos, que tem o programa da Tracker. E aí, com a consultoria do Licharles, se a resolução for possível por aqui mesmo, dá-se um jeito. No mais, ninguém mexe, só o Licharles.
Tasco a Porto Seguro no esquema, e remeto o carro para Botucatu.
Ainda a semana passada, voltou de uma revisão. Fazia um tempão que não aparecia por lá.
O negócio é achar alguém que tenha o programa aí pela cidade.
mferrari
A princípio, não existe número limite de armazenamento de erros, digo isso baseado em fatos, pois estive na GM onten e conversando, com o eletricista no momento que acoplou o Tech 2, ele disse que pegou um que haviam 17 ERROS armazenados, são informações pequenas, até registradas de forma a facilitar a vida de quem vai mexer, ou seja, quem está operando o Tech 2, tem na tela o código do erro, se está ativo ou não e a descrição da falha, ou seja, não é necessário buscar um BOOK de cadastramento do significado de cada código.
Na minha Tracker haviam 4 cadastrados, que são os descritos a seguir:
P0221 não presente - ERRO geral do sensor de posição do pedal
TENHO CERTEZA DE QUE FOI ORIGINÁRIO DO FATO DE EU TER ELEVADO A TAMPA DO COMPARTIMENTO ONDE SE LOCALIZA O FILTRO DE AR DO MOTOR, POIS ANTES NÃO HAVIAM LUZ ACESA E NADA DE ERROS
P0101 não presente - Faixa/desempenho do circuito do sensor de fluxo de massa de ar
IDEM AO ITEM ANTERIOR, PODE TER CAUSADO MAL CONTATO NO ACOPLAMENTO, O ELETRICISTA INDICOU EU DESPLUGAR COLOCAR LIMPA CONTATO E RECOLOCAR, E GARANTIU QUE NÃO MAIS ACONTECERIA
P1138 não presente - ERRO no selenoide do regulador de pressão
EXISTEM 3 SELENÓIDES DO LADO ESQUERDO DE QUEM OLHA PARA O MOTOR, FICA AO LADO DO COMPARTIMENTO DO FILTRO DE AR DO MOTOR, UM POUCO MAIS ABAIXO, UM DELES É RESPONSÁVEL PELO VÁCUO DO TURBO, ELE PERMITE A CRIAÇÃO DE "COCK" QUE NADA MAIS É DO QUE UM CARVÃO, E QUE PODE SER LIMPO/REMOVIDO COM LIMPEZA, NÃO UTILIZAR SOLVENTES ... PODE SER ESSA A PRINCIPAL CAUSA DE QUEM TEVE OU TEM CORTE DE POTÊNCIA DEVIDO A EXISTÊNCIA DESSE CARVÃO E QUANDO O TURBO É MAIS EXIGIDO ELE NÃO CONSEGUE SER ACOMPANHADO PELA SELENOIDE, EXISTE UM SELENOIDE DA BOSCH SIMILAR, AINDA NÃO CONSEGUI SABER QUAL É, MAS É QUESTÃO DE TEMPO, SENDO ASSIM A MANUTENÇÃO FICARÁ DESCARTADA E COLOCAREMOS UM SUBSTITUTO, MAS COM CERTEZA ESTÁ AÍ O PROBLEMA DE QUEM TEM CORTE DE POTÊNCIA
P1517 - FALHA do imobilizador
TODOS OS TRACKER APRESENTAM DE FORMA NORMAL/ACEITÁVEL ESTE CÓDIGO
Pois bem, parece que não é mistério conseguir descobrir onde possa estar a culpa por falha de corte de potência, e entupimentos, eu comprei e peguei a "peneira" filtro que fica instalado na parte baixa do medidor de combustível, pelo que ví pode ser limpo, ele é de plástico resistênte, mas como com desconto saí por 42,00 pelo menos eu prefiro colocar um novo, limpar o tanque, colocar a bomba para aspirar diesel limpo passando pelo sistema de alimentação e retornando, e depois substituir os filtros e ou refís e ter o sistema de alimentação de diesel limpo, isso com a limpeza completa do tanque de combustível, e sabendo de onde provém a possível causa do corte de potência, acredito não ser mistério chegar a uma solução se não definitiva, mas bem duradoura, que dependerá de manutenções não sei lá por qual período para não se ter problemas com o sistema de alimentação, e ficando isentos de se não a luz amarela, pelo menos a possibiliodade de não termos corte de potência, digo isso pois no meu caso a luz apareceu justamente por eu ter feito solicitação ao motor, o que elevou a exigência do turbo, acredito se eu tivesse andado de "mansinho" elevando gradativamente o giro do motor, o selenoide não acusaria erro, pois trabalharia sem ser forçado, e não iria "berrar" informando algo errado
A idéia/sugestão acima, é para quem ainda não teve sua bomba injetora entupida e ou parcialmente com impurezas, mas para aqueles que chegaram a ter problemas mais sérios, além do descrito acima, terão que disponibilizar/deixar a bomba injetora em mãos de profissionais da BOCH para que a bomba seja aberta, limpa e calibrada, mas de nada adiantará se a bomba for limpa, retornar para um sistema de alimentação sujo, ou seja, todos os procedimentos devem ser feito em conjunto, serviço limpo e completo, aí sim teremos a garantia de que pelo menos ao retornar a bomba, ela receberá diesel limpo por um longo período, e como os casos aqui relatados são de pessoas com kilometrágem em torno de 70 mil KM, vale aqui uma sugestão, a cada 30 mil KM (mais ou menos 2 anos) efetuar limpeza completa do sistema, aí não chegará nada ou infinitamente quase nada na bomba injetora, e vivamos felizes ...
Outra sugestão é aproveitar a boa vontado do amigo que criou um novo site, onde ele capturou idéias de sugestões aqui postadas e usar o site dele, para cadastrar somente idéias e não nossos comentários particulares, assim quem entrar, ou quiser realmente dar uma olhada e ver o que pode ser feito para prevenção e ou correção de problemas, terá acesso a um local despoluido visualmente, se for cadastrado lá somente descrições e sugestões, ficaria mais ágil, eu particularmente por ter adquirido uma Tracker Diesel motor Peugeot, procurei me inteirar do que havia cadastrado, e digo a vocês, é complicado ficar procurando, inclusive até mesmo que participa ativo do forum tem dificuldade em lembrar em qual momento foi ou se foi feito certos comentários ...
Bem, graças a Deus, consegui ter acesso a um profissional da GM com bom conhecimento, boa vontade, e transparente, as dicas e informações foram negociadas, melhoradas, e confirmadas por ele, e para quem quiser uma solução prática para se ver livre momentaneamente de LUZ amarela, principalmente aqueles que se deparam com ERROS que ficam ATIVOS (presentes) no módulo, existe uma solução, ou seja, se alguém estiver viajando e aparecer algum ERRO e a luz acender, o que deve ser feito é parar o carro, desconectar os cabos da bateria (positivo e terra) encostar os dois conectores da carcaça do carro entre eles, o que fará a luz apagar, porém se o acendimento da LUZ for de origem mais grave, quando conectarmos os bornes da bateria, e ligar o carro, pouco tempo depois ela voltará, mas somente se for um ERRO PRESENTE GRAVE, se for um erro presente simples, ele apagará e não voltará, a não ser que o problema surja novamente, se for muito grave aparecerá logo depois de o carro ser ligado, mas se for (em) ERROS não presente, eles não voltarão, ou voltarão quando for o caso, mas praticamente na mesma forma anterior (não presentes) apenas para indicar a (s) causa (s) o que se torna imprescindível que saibamos quais códigos apareceram, para sabermos se são ERROS repetitivos, ou se somente NOVOS ERROS. sendo assim, sugiro que ao se ter uma LUZ amarela, nos encaminhemos a qualquer lugar que possa nos dizer mediante o uso de leitura do sistema, quais ERROS existiam, e após "limparmos" os ERROS e se os mesmos aparecerem, cada um manter comnsigo um banco de informações dos ERROS presentes ou não, para assim, ter um carro em que se conheceo que está acontecendo ou aconteceu, se for (em) ERROS repetitivos, a fonte geradora do problema deve ser reparada mediante limpeza, substituição, e ou reparo, porém se forem ERROS qua não se repetem muito, ou diferentes entre sí, tudo bem, podem apenas estar indicando em determinados momentos algo que originou uma falha/ERRO porém sem problemas mais sérios, mas com cetreza cada um deve ter uma agenda.
Para terem uma idéia mais concreta do que eu disse, peguei o carro sem LUZ amarela, ela apareceu mas não me causou nada, se repararem os ERROS foram simples, e eu fui o culpado, pois quando eu troquei o filtro do motor, eu elevei muito o compartimento para o filtro ser substituido, sendo assim, "MEXI" no sensor do pedal e no conector do MAF (Po221 e P0101) saí da GM e andei normalmente, sem problemas, porém, depois de uma semana com o carro, fiquei mais abuzado, porém sem ser especialista em dirigir o carro, que tem suas limitações de ACELERAÇÃO, TOTAÇÃO, PESO, ETC ... e tenho certeza de que numa ultrapassagem onde fiquei com o giro elevado aguardando um outro carro liberar a passagem fui o culpado em acendimento novamente da LUZ amarela, vi quando ela acendeu, foi no exato momento da minha barbeiragem, retornei a GM e havia dois códigos registrados, P0221 e P0500 ambos ligados a aceleração, ou seja, fui barbeiro mesmo ...
Saí da GM consciênte de que deveria dirigir com mais proficionalismo, sem querer fazer "gracinhas" pois o motor a diesel não se comporta como um a gasolina, principalmente comparado a um GV V6 que é o que eu havia me desfeito, e a LUZ não acendeu mais, mas prometo que se voltar a acender,retorno a GM e cadastro aqui o que gerou o acendimento, se for barbeiragem minha serei sincero e transparente, eu faço questão de me cagoetar e dizer se fui eu o culpado pelo acendimento ...
Até a próxima !
Só um comentário
Como tenho certas regalias na GM que conheço, entro sem agendamento e tenho mão de obra gratis, apenas aquela CERVEGINHA de sempre, é claro que eles adoram e eu também he he he he he
mferrari
Existem dois que eu conheço, um é a AllCar, fica na visconde do Rio Branco aquela que começa na BR na esquina da UNIMED e vai em dire~ção ao Centro, fica antes de cruzar a Pontes Vieira ... Eu acho lá muito mas muito caro mesmo, o Angelo costuma cobrar mais caro do que na GM, já comprei várias peças originais na GM e as poucas vezes que consultei lá sairia mais caro, em relação a servço (mão de obra) o mecânico de lá, era funcionário da GM- Sanauto, saiu da Sanauto para cuidar somentes de GVs e Tracker diesel e gasolina vou te dar o telefone particular do mecânico de lá, ele faz serviço em casa se não depender de ferramenta e ou acessóriuo especial (via MP) e tem o Ayres, que fica logo quando se sobe a Isrrael Bezerra, aquela de quem sobe saindo do Iguatemi, quando chegar no início da Virgílio Távora e Pontes Vieira, ele fica logo a direita, é ao lado de uma loja que vende cadeiras de junco .. muito careiro também, eu particularmente acho o Ayres mais técnico do que a AllCar, tanto é que lá vive mais cheio do que a AllCar ... e o Ayres é mais simples, transparente e humilde ...
Mas aconselho você a pagar 40,00 de "diagnóstico" na GM, para saber quais são os códigos que estão registrados na sua viatura, depois ele aproveita e apaga, se forem códigos ATIVOS devem voltar a ativar, então recorra ao Ayres ou a AllCar, se forem códigos NÂO PRESENTES possivelmente eles não voltarão, mas quem o atender, lhe explicará se são significativos ou despreocupantes ... se voltarem a aparecer, são problemas existentes mas que aparecem mas não estão criando impecílios para sua viatura ficar imobilizada ... recorra também ao Ayres ou a AllCar ...
Querendo, posso te dar uma força, depois te passo uma MP com meu telefone e trocamos idéias ...
Sds.
Eu tambem ja utilizei os serviços do Angelo da Allcar, ele é careiro mesmo, os preços das peças são proibitivos, mas o mecânico de lá é bom de serviço, as vezes o alto valor da mão-de-obra compensa. Mas acho que a solução dos meus problemas dependeu mais da minha pesquisa e da ajuda dos amigos do fórum do que da própria técnica da Allcar. O Angelo é Eng. Mecanico, e portanto tem um bom conhecimento técnico, mas não costuma colocar a mão na massa. Só recorra a All Car em último caso. Lá eles também cobram pra fazer o diagnóstico, mas acho mais interessante fazer na Allcar que na própria GM, pois a conversa é mais informal, vc pode trocar algumas idéias sobre o problema com os mecãnicos e o proprio Angelo.
brandtoffroad
Não sei se percebeu, mas eu disse que tenho o telefone do Dedé (morcegão), e ja´utilizei os serviços dele, ele faz bicos nos fins de semana, e aí sabe como é, os preços são ótimos, e não vai faltar oportunidade de podermos partilhar idéias e estarmos junto ao carro em todos os momentos ... Querendo passo o tel dele ...
Sds.
Fala cara... eu tenho o telefone dele, o que eu não tenho mesmo é ferramenta pra ele trabalhar, pois as minhas estao todas em belo horizonte. Acho que para alguma coisa mais simples com certeza é válido a mão-de-obra do dedé. Eu tenho anotado na agenda, a gente nunca sabe quando vai precisar hehe. O que acontece é que já fazem quase 6 meses que não tenho nenhum tipo de problema com a minha GV, com as preventivas em dia ( troca dos filtros, de ar e diesel,e utilização de diesel aditivado sempre ) que eu mesmo faço, não tenho precisado muito da mão-de-obra do pessoal, após os reparos que eu fiz, já rodei quase 10 mil km, sem problema algum, mas essas coisas não é bom comemorar não né? :mrgreen:
ABS
Muito bom.
Além de proprietários do carrão, vocês estão especialistas no assunto. É isso aí. Nessa linha nossas viaturas em breve serão muito mais famosas e valorizadas. Legal, porque até bem pouco tempo, a fama das Tracker/GV diesel era muito ruim. Parabéns.
Horacio Teles
Vai muito mais além do que simplesmente "as coisas irem bem"..
A LUZ AMARELA, Check Engine ou Indicação de ANOMALIA (mais apropriado para o que vem ocorrendo) A LUZ Amarela, não é nenhum bicho papão, isso por que na grande maioria das vezes é proveniente de ERRO ou Falha passageira, e apenas indica que algo ocorreu, o mais correto é procurarmos saber o significado do código gerado, isso por qua na maioria das vezes não é de origem muito séria, ou pouco relevante, mas é imprescindível sabermos o que originou o acendimento dela.
Para você ter uma idéia, em busca de "desmistificar" o mistério por traz dos acendimentos da "LUZ Amarela" consegui saber que 1 em 1.000 vezes no caso do pedal se faz necessário a substituição do sensor de posição do pedal do acelerador, pois o mecanismo é muito singular, se reparou no meu caso eu cheguei a assumir "barbeiragem", mas o que houve eu mesmo relatei mas ignorei, que foi o fato de eu ter trocado o filtro de ar do motor, devido a relatos de falhas, optei por não desconectar os dois cabos que liberariam a abertura total da tampa do filrto, e o que ocorreu é que acabei forçando os conectores, hoje estive na GM pelo fato de a luz estar acesa, e antes de mais nada o "cara" disse que me liberaria desse mal (pelo menos de origem do pedal ( P0221) e buscou uma GRAXA CONDUTIVA, que tem a função de manter os conectores bem vedados (isolados) porém não causa isolamento dos contatos por ser uma "graxa", ela isola o que deve, mas permite que contatos elétricos tenha perfeita conexão, depois conectou o Tech 2 e realmente o único código presente era o P0221, e até agora nada de acendimento da LUZ, acontece que o chicote que leva o conector até o sensor do pedal é curto, o que qualquer passada em buraco e ou fazer o que eu fiz (levantar a tampa sem desconectar eles) poderá favorecer mal contato acendendo, porém sem ficar ERRO ATIVO e apenas indicar que houve algo errado do a IGNIÇÃO, veja bem que CHECK ENGINE para nós leigos nos leva somente para a IGNIÇÃO mas como dito no início tratase de uma LUZ de ANOMALIA, e não somente responsável por IGNIÇÃO, o que nos faz pensar que estamos "FÚ ...", porém na maioria das vezes apenas é uma indicação de ANOMALIA, o que devemos fazer é levar o carro para ser escaneado e sabermos o que originou o acendimento, no caso de corte da TURBINA fazendo apenas cair a rotação, é muito provável que tenha sido apenas o COQUE formado dentro da selenóide, isso por que todo produto "escuro" dá origem a formação de COQUE que nada mais é do que um carvão, e no caso da selenóide de vácuo da TURBINA, ocasiona o desligamento dela, o que apenas faz a rotação cair, sem desligar por completo om carro.
No caso do Ricardo Leonardo, o que com certeza houve foi dano no MÓDULO, o que ocasionou falha nos injetores, por isso houve corte de 3/4 dos bicos, com isso não tem carro de 4 cilindros que funcione com apenas 1.
Não existe motivos para medo e ou desespero de que possui Tracker / GV a Diesel motor Peugeot, apenas o que eu pelo menos sempre soube ... CARRO DIESEL DÁ MENOS TRABALHO, APENAS REQUER MANUTENÇÃO APROPRIADA, SE NÃO ELE BERRA, DIFERENTE DA GASOLINA QUE AGUENTA MAIS, E SENDO GASOLINA OS CUSTOS DE CORREÇÃO SÃO MENORES JÁ O DIESEL É MAIS CARO, MAS SE EXISTIR UMA BOA MANUTENÇÃO PREVENTIVA, DIFICILMENTE OCORRE PROBLEMAS ...
Então se for feito limpeza do tanque de combustível, antes de colocar os filtros e o tanque de volta, fazer passar pelo sistema diesel de boa qualidade e depois substituir todos os filtros, peneira da bóia (42,00 podendo ser limpa e recolocada) e garantir que haja abastecimento de boa procedência e aditivada (adesivo informativo no próprio carro), limpeza dos bicos a cada 30 mil dentre outras manutenções, o carro dificilmente irá reclamar (acender a luz amarela) e de preferência garantir que todos os conectores esteja firmes e isolados, teremos garantia de somente ocorrer algo INEVITÁVEL ...
Como dito, acontece que o chicote que liga ao sensor do acelerador, ele é curto, e devido ao peso do conjunto do chicote completo, acaba por forçar, um macerte é puxar para cima bem ele, e colocar braçadeira plástica prendendo ele para permanecer em cima, e dificultando o forçamento dele para baixo, o que ocasionará mal contato e consecutivamente falha ( P0221 ), e toda troca do filtro de ar do motor, desconectar os dois conectores ( MAF e Acelerador ) antes de retirar e ou levantar a tampa, eu peguei meu carro sem LUZ indicando anomalia, e como troquei o filtro, acabei por ter a LUZ em meu encalço, por isso fui atráz de entender mais sobre as possibilidades de causas do acendimento.
Acontece que a maioria de nós só faz manutenção corretiva e não preventiva e aqueles de nós que fazemos preventiva ficamos a conhecimento restrito de quem sabe "mexer" nesses carros, e se quem mexe alega que fez tudo que precisou, ficamos agradecidos e confiamos ... acontece que muitas das vezes existem prevenções que dependem de peças e ou acessórios que não são fáceis de se conseguir e alguns mexedores desses carros, sabem que se for fazer o que deve ser feito, a maioria de nós não irá querer e até achar desnecessário, ou quem sabe levar um cha de espera quem sabe de várias horas ou dias, para se conseguir angariar todas as peças e ou acessórrios para a correta MANUTENÇÃO PREVENTIVA, o que realmente é meio difícil de entender e esperar, no meu caso como sempre fui chato e por sorte sempre tive acesso a comprar peças com desconto e poder esperar, eu opto por comprar tudo e ir de encontro a quem possa FAZER, acarretando pouca espera e garantia de não faltar nada, e principalmente saber quanto gastarei de peças, pois as mesmas são compradas antecipadamente ...
Acredito que uma limpeza geral do sistema de diesel, troca de todos os filtros e enchimento em postos de boa procedência e com diesel aditivado ou preferencialmente colocar aditivo, nós dará tranquilidade em não deixarmos chegar sujeira na bomba injetora e consecutivamente nos bicos, e solicitar colocação de GRAXA CONDUTIVA (espécie de gel protetor) nos conectores, nos dará mais confiabilidade nos veículos citados.
Redundando que há casos em que o problema raríssimas vezes pode estar no MÓDULO DE INJEÇÃO, o que infelizmente não existe manutenção preventiva, ou melhor existe sim, retirar o porta-luvas, aproveitar para substituir os filtros do ar-condicionado e inspecionar se existe umidade no mesmo e ou até nos conectores, pois tanto os Tracker/GV como vários outros carros com características semelhantes na chaparia que separa o motor da cabine, tem a probabilidade de acumular sugeira e possibilitar corrosão onde infelizmente permitirá que caia água em cima do módulo (tive esse problema no GV V6), e a localização do ferrugem é trabalhoso consertar, pois para um bom reparo se faz necessário retirar o painel para permitir soldagem com melhor precisão e qualidade.
Agora muitos se perguntam "Por que não é feito essa selagem dos conectores pelos eletricistas e ou mecânicos ? por que não tivemos ou temos acesso as essas informações ?"" Simples, pois poucos são os que mexem bem nesses carros, e querem continuar assim, num sistema em que poucos sabem, lembro bem quando eu tinha uns 16 anos, e era louco para aprender SERIGRAFIA, ninguém queria ensinar a ninguém, não existia curso em qualquer lugar, poucos sabiam os macetes, na época tive sorte em ter um amigo que alugou a casa dos fundos da casa dele para abertura de uma estamparia, e como eu era muito querido do meu amigo, acabei fazendo amizade e ajudei por muito tempo o cara da SERIGRAFIA, e podem ter certeza, se passaram anos para que muitos sacassem como eram os macetes ... a mesma coisa com gravador de CD quando lançaram os gravadores de 1X isso memso 1X a gravação era extremamente maceteada, era preciso muita técnica e macete para se poder cópiar um CD seja ele de música e ou SOFT, quem lida com informática a muito tempo saberá o que estou falando, pois ninguém queria ensinar "o pulo-do-gato" para ninguém ... Assim como quem sabe mexer bem nesses carros, não vai sair por aí afora dizendo o que fazer, como fazer e ou o que prevenir, problemas são bem vindo, quantos menos souberem mexer maior será o custo da mão-de-obra ... A RARIDADE É QUEM DITA OS VALORES ...
Mas como mais uma vez na minha vida estou tendo sorte em ter contato com pessoas conhecedoras, sinceras e humildes, estou aprendendo aos poucos que a LUZ AMARELA não é um mito, por isso a DESMISTIFICAÇÃO das causas, cairão ao máximo, permanecendo poucas ou raríssimas.
Ah, só uma curiosidade para saberem por que alego que quem sabe detem o que sabe e não passa para ninguém ...
O mecânico citado anteriormente (Morcegão) era funcionario de uma autorizada GM aqui de Fortaleza onde començou a vender Tracker em 2000 e o Ayres citado também, e tem mais um outro que não lembro o nome, ambos eram funcionários de autorizada GM e quando perceberam o NICHO da mecânica dos Tracker/GVs cairam fora e recebem bem melhor onde estão, pois quem os paga, paga bem, pois sabem que é raro essa mão de obra ... no caso do Ayres, ele mesmo é o dono e mexe nos carros, Ou seja, na GM tem, teve ou terá boas mão-de-obra ... mas o macete e saber onde foram vendidos os Tracker/GVs diesel, pois não foram todas GM que venderam esses carros, aqui em Fortaleza apenas uma vendia, então meus caros, somente nestas é que vocês poderão ter mecânicos que conhecem esses carros, sendo assim, sugiro que gosta e pode levar em autorizada, procure saber se a dita autorizada vendeu esses carros no passado e se os mecânicos continuam no quadro funcional de lá ...
Sds.