Postado originalmente por
Adalto Biermann de Pontes
Vamos lá com mais uma que tive que aprender na marra.
Como faço todo final de ano saimos para viajar, como já estava na época de trocar os óleos da caixa e da transmissão, liguei para GM para saber se tinham os dois óleos que indicam no manual, nada, nenhuma das GMs da Região tinham, e mais, nas Tracker a gasolina estão colocando para tudo o óleo 90.
Liguei para o distribruidor da Mobil, na qual compro óleo para o motor, em galão de 20 L, pois coloco na Sprinter também. Falei com o engenheiro responsável, o qual, me explicou que eu não devia colocar este óleo 90 para cx e transmissão, pois o que está no manual da Tracker a diesel é muito superior.
Eles tinham estes dois óleos, para Caixa SAE 80W90 API GL4 e para Transmissão SAE 80W90 API GL-5, só que em galão de 20 litros, o que era demais para mim, dai fui a luta para achar estes dois óleos, consegui, aqui em Gravatai, uma cidade da grande Porto Alegre.
Óleo para transmissão marca Tutela, óleo oficial da linha Fiat, TRD 80W-90 SAE 80W-90 API GL-5 R$14,00/L e o Esso Gear Oil GP SAE 80W-90 API GL-4 para caixa por R$9,00/L
Como sou a favor da manutenção preventiva que sai muito mais barato, troquei tudo, agora somente daqui a uns 30 mil km, como não ando quase nunca com 4X4, não tem que ser a cada 20 mil Km
Adalto