Novas da Tracker: consumo e outras coisas
Vamos lá.
A respeito do consumo.
Abasteci a Tracker aqui em SP na véspera da viagem programada para Córrego Fundo (MG). Cidade do circuito turístico das grutas; não recomendo. Fui meio a trabalho, meio a passeio.
Em um posto BR aqui perto, mandei completar o tanque com diesel aditivado. Saí do carro para comprar cigarros, quando voltei, surpresa: o frentista encheu o tanque com 27, 2 litros de biodiesel. Tinha rodado 349,2 km, meio a meio, cidade estrada. No retorno de Caraguá, abasteci num posto Shell, com aditivado. Deu o consumo de 12,83 km/l. Pedi aditivo; o posto não tinha. Deixei o aditivo para o dia seguinte.
Na manhã de quinta, segui para a Fernão Dias, parei no primeiro posto; nada de aditivo. Outro, outro e outro, nada de aditivo. Segui viagem.
Parei para um rápido almoço depois de Pouso Alegre. No posto, nada de aditivo, no restaurante, nada de comida mineira.
Segui viagem. Desencanei com o aditivo. Se fosse parar em todos os postos não chegava nunca.
Na entrada de Formiga, completo o tanque com diesel aditivado da BR. Foram 29,322 litros, para 463,9 km percorridos; consumo 15,82 km/l. Boa média.
Rodo diariamente entre Córrego Fundo, Pains e Formiga, onde fiquei hospedado até domingo. Nada de comida mineira.
Retorno no domingo.
Na BR-354, próximo de Campo Belo, numa subida leve, durante a ultrapassagem de um caminhão, mais ou menos a 120, pum, aparece a luz amarela. A bem da verdade, nem dei muita bola, porque não houve perda de potência. Já estou com o saco cheio dessa luz também.
Na Fernão Dias, parei para almoço depois de Carmo da Cachoeira. Finalmente, comida mineira.
Cheguei em SP, não sem antes parar em pelo menos três postos para completar o tanque. Nada feito: não existe diesel aditivado ou aditivo nos postos da Fernão Dias.
Cheguei em SP com a luz acesa e com o combustível quase na reserva.
Hoje pela manhã, segui para um Shell aqui perto, taquei um tanque de diesel aditivado. Entraram 49, 44 litros, para 749 km rodados; méida de consumo de 15,14 km/l. Na estrada mantive a velocidade sempre ao redor de 110.
Surpresa: não sei se apagou na partida. Só reparei a luz apagada uns 200 m depois do abastecimento.
Chego à oficina. Erro: 0401. Ligo para o Licharles que supõe que o problema seja nos contatos da válvula solenóide. Saco cheio, mando o mecânico dar um "reset" e não se fala mais no assunto. Vou ver o que acontece na seqüência.
Conclusões: na Fernão não tem diesel aditivado ou aditivo para diesel. A luz já encheu bem o meu saco. Continuo em seguida.