Postado originalmente por
Horacio Teles
Baeta, não deve variar muito mesmo. Foi isso que eu coloquei. A diferença da espuma não é significante para uma série de medidas de abastecimento. O que dá uma diferença considerável é o tipo de percurso, em função da retomada de velocidade, subidas e descidas, carga do veículo e, principalmente, o trânsito. O ideal para a verificação do consumo médio é a tomada da litragem e km percorridos em 5 ou 6 abastecimentos, portanto com o carro sujeito a todo tipo de tráfego, percurso ou carga mais usual. Aí dá uma idéia legal da média do consumo.
Tem alguns outros detalhes que implicam no aumento de consumo, como a regulagem da bomba de diesel, a perda do nível de compressão dos pistões por desgaste e, no caso da existênci do sensor MAF, problemas com o dito cujo (não sei se o motor Mazda já vem com o sensor). Quando esse sensor ou o mangote de conexão estão com problemas, o aumento do consumo de diesel é considerável. Fora o aumento de consumo, o motor perde rendimento; você tem que pisar mais fundo no acelerador. No mais, não tem relação, conforme o colega falou.