Postado originalmente por
Horacio Teles
Falou Eustáquio. Eu também coloquei uma de 70 ah AcDelco. A recomendação do manual é a de 72, que não é mais fabricada. Depois da troca, vai ter umas partidas que o carro vai negar. Para que isso não aconteça frequentemente é necessário desconectar umas conecções de um módulo de reconhecimento da chave que fica num lugarzinho cujo acesso é danado de ruim. A alternativa que usei foi o desligamento do positivo da bateria durante 12 horas (mais ou menos), o que zera esse módulo. Depois é só dar a partida e deixar o motor funcionando por uns 15 a 20 minutos em marcha lenta que o módulo refaz o reconhecimento da chave. Eu optei por isso. Não deu 100%, mas melhorou bastante. A dificuldade da partida agora só acontece de vez em quando. Não sei ainda porque. Mas é raro.
Quanto ao aditivo, eu sempre vou de Bardhal ou STP, o que estiver disponível. As recomendações da mistura são de um tubo para cada 70 litros, se não me engano. Como o tanque da Tracker não tem essa capacidade, eu ponho um tubo, ando até consumir mais ou menos 1/3 do tanque e mando completar. De verdade, só faço isso quando lembro. Na maioria das vezes eu me perco no controle. Aí, eu rodo bastante, e na próxima abastecida, tasco outro tubo. Certa feita, conversei a esse respeito com o Licharles e ele foi categórico: se não tiver a possibilidade de colocar o aditivo a cada tanque, não tem problema fazer uma rodagem com o diesel normal, sem aditivo.
Pessoalmente, não acredito em diesel aditivado vendido pelo mesmo preço do diesel comum, como acontece na maioria dos postos Shell. Nesses casos ponho o comum. Como ando sempre com um tubo de aditivo de reserva, não tenho problema.