PDA

Ver Versão Completa : Nissan Frontier 4x4 Motor 2.8

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 [22] 23

sergiopincelli
12/01/2015, 16:09
Com o 4x4 desligado o cardam dianteiro não deve rodar a não ser que a roda livre esteja travada.

WDMANTOANI
12/01/2015, 17:58
Outra duvida, existe alguma bomba de vácuo para as rodas livres automáticas ?

GuilhermeThunder
12/01/2015, 20:19
É so pegar alguma borrachinha mais dura ou um calço qualquer e coloca na rachadura. Olha foto. Se nao resolver tira essa tampa e coloca de novo com alguma borracha entre ela e o cooler para eliminar a folga

Olá GuilhermeThunder. Obrigado pela opinião. Ela é muito valiosa. Poder vir a ser meu problema. Tomara que seja pois já não sei mais o que fazer. São 2 as minhas dúvidas com relação aos seu relatos e conselhos que serão seguidos. Como assim intercooler com folga? Como resolvo isso? É como vc disse. Acertou em cheio. Aquela grade do intercooler da minha VTR tá rachada sim. É mínimo, bem pequeno mas tá rachada na ponta. Como eu coloco essa borrachinha que vc relatou? Se bem que essa rachadura sempre teve e antes não fazia barulho. Mas se for, melhor, pq daí resolvo isso de uma vez.
Eu achei que já podia ser o volante do motor. Eu tinha um bi-massa que tava com muita folga. Coloquei um rígido (mais atuador SKF, plato MWM e disco MWM + retentor). Ficou bem melhor. Quando eu troquei o volante esse chiado não apareceu. Depois de 2 meses que eu troquei o volante é que apareceu isso. Por isso eu não sei se tem alguma relação com o barulho. Eu acho que não porque se fosse o caso tinha aparecido o barulho logo em seguida. Aí eu só aumentei um pouquinho a lenta uns meses depois que botei o volante rígido. E foi depois disso que coincidentemente apareceu o barulho. Mas tb acho que não seja isso a causa...

GuilhermeThunder
12/01/2015, 20:33
Nao precisa desmontar para engraxar, so retirar. A minha faz um tec mas é meio forte quando subo uns morros fortes na fazenda, assusta parece que vai explodir mas nunca fui muito atras disso, parece alguma coisa escapando ou pulando dente. Nao tenta desmontar a roda livre é furada, parece um relogio suiço, mas se quiser voce bate a carcaça dela em uma quina, idealmente em uma morça aberta, dai o miolo dela pula. Lava com wd40 e oleo grosso, depois passa a graxa do manual esqueci qual mas passa pouco se nao trava ela fica ruim de desengatar

Eai galera. A minha frontier começou a fazer um barulho meio chato,
tipo um tec tec na roda livre automatica quando eu uso o 4x4,
eu acredito que seja somente abrir, limpar e engraxar.
Mas to com medo de desmontar e não conseguir montar novamente kkkk
sera que é difícil, tem algum macete ou é simples?
eu tentei pesquisar pela internet mas eu só encontro informaçoes da RL manual.

Formagiog
13/01/2015, 14:06
Nao precisa desmontar para engraxar, so retirar. A minha faz um tec mas é meio forte quando subo uns morros fortes na fazenda, assusta parece que vai explodir mas nunca fui muito atras disso, parece alguma coisa escapando ou pulando dente. Nao tenta desmontar a roda livre é furada, parece um relogio suiço, mas se quiser voce bate a carcaça dela em uma quina, idealmente em uma morça aberta, dai o miolo dela pula. Lava com wd40 e oleo grosso, depois passa a graxa do manual esqueci qual mas passa pouco se nao trava ela fica ruim de desengatar

A minha faz um(tec tec) mas quando esforça em morros grandes ela faz isso que você falou tambem, e realmente assusta, parece que vai quebrar tudo kkkk será que não tem problema e se eu retirar para engraxar precisa levantar a frente?
obrigado pela ajuda

Guto-Jlle
27/01/2015, 22:24
Galera vou trocar minha Saveiro Tropper CE em uma Frontier 2005 Serrana, foi a que me aconselharam devido ao motor ser o MWM e ser 4x4, mais como nunca tive um carro 4x4, gostaria de pedir algumas dicas para voceis, para usar na hora da compra da Pick Up.

Teria algum teste para saber se o diferencial esta bom ? E a respeito da bomba injetora estar boa ou ter sido troca ?

Como esta com 130 mil km, teria alguma peça que indique se a quilometragem esta correta, nos carros olhamos as correias e tal ?

Se cada um lembrar de uma dica já seria muito importante para mim.

Sou de Joinville - SC e ainda não me apresentei pois não tenho um carro 4x4. kkk

Desde já agradeço.

magnumpi
29/01/2015, 00:23
GuilhermeThunder.
Descobri o chiado da minha viatura!
Vem da caixa de marcha. Ela aparece, principalmente, quando estou em quinta marcha esticada. E se a mão estiver no câmbio, tipo forçando a manopla do câmbio um pouco (apoiada, costume que temos), o chiado aumenta mais...é mínimo mas perceptível para meu ouvido e me incomoda. Isso é um problema? Afeta a segurança?
O que fazer para tirar esse troço nojento...?
Detalhe: O volante é MWM rígido novo e kit todo novo original. Acompanhei pessoalmente a montagem de tudo e foi muito bem feito.
Isso é característica dessa porcaria de volante rígido ou é outra coisa?
Pq se for vou amanhã comprar um bi-massa novo. Minha esperança é que seja outra coisa, tipo rolamento, retentor ou outra coisa...
Estudei o assunto exaustivamente neste fórum mas não vi nada parecido. Vi relatos de barulho em marcha lenta. Eu mesmo tive isso mas resolvi aumentando a marcha lenta do motor. Todos os barulhinhos sumiram. Mas não vi relatos sobre barulhos em marcha alta.
Agora que sei de onde vem o barulho, parece que meu ouvido só escuta aquilo...e isso não tinha antes...o fato é que isso só apareceu depois que botei o rígido. Antes, efetivamente, esse chiado não tinha. É tipo um barulho de HD de computador trabalhando. Troço nojento isso viu.
Se alguém já passou por isso, por favor, opinem também...
Abraços.

Armindo Neto
01/02/2015, 14:37
Galera, a nissan Frontier 2.8 tem algum problema crônico?

Marciel Martinho
02/02/2015, 12:38
Aproveitando, este fim de semana estava de folga e dei um capricho no painel da viatura que estava manchado tirei e pintei veja como figou.
36656936655936655636655336654936657636657936658136 6578366580

Caraka, ja vinha pensando em fazer isso na minha, muito bom seu post.

Pra tirar os encaixes da porta, dá trabalho? Pois não sei como faz

Valew!!!

Alexandre F.M. Gherardi
02/02/2015, 19:17
Galera, a nissan Frontier 2.8 tem algum problema crônico?

Oi, Armindo.

Que eu saiba, não. A única coisa que costuma incomodar é o castanhado (aquela batidinha típica do motor diesel), mas é só regular as válvulas a cada 40 ou 50 mil Km, que o barulho diminui bem.:cool:

Pablo RR
02/02/2015, 19:33
GuilhermeThunder.
Vem da caixa de marcha. Ela aparece, principalmente, quando estou em quinta marcha esticada. E se a mão estiver no câmbio, tipo forçando a manopla do câmbio um pouco (apoiada, costume que temos), o chiado aumenta mais...é mínimo mas perceptível para meu ouvido e me incomoda. Isso é um problema? Afeta a segurança?
Detalhe: O volante é MWM rígido novo e kit todo novo original. Acompanhei pessoalmente a montagem de tudo e foi muito bem feito.
Pq se for vou amanhã comprar um bi-massa novo. Minha esperança é que seja outra coisa, tipo rolamento, retentor ou outra coisa...
Estudei o assunto exaustivamente neste fórum mas não vi nada parecido. Vi relatos de barulho em marcha lenta. Eu mesmo tive isso mas resolvi aumentando a marcha lenta do motor. Todos os barulhinhos sumiram. Mas não vi relatos sobre barulhos em marcha alta.
Agora que sei de onde vem o barulho, parece que meu ouvido só escuta aquilo...e isso não tinha antes...o fato é que isso só apareceu depois que botei o rígido. Antes, efetivamente, esse chiado não tinha. É tipo um barulho de HD de computador trabalhando. Troço nojento isso viu.
Abraços.

Rodei mais de 60mil km com volante rígido e nunca vi chiado com o carro em movimento vindo do volante do motor.
Coloque a mão encima da alavanca e veja se o ruído some. A alavanca costuma vibrar em algumas situações causando ruído.
Resolvi essa vibração tirando o console e colocando espuma de colchão lá.
Se o ruído for de rolamento chiando pode vir do rolamento central do Cardã, das cruzetas, ou do rolamento do pinhão dentro do diferencial traseiro.

marcelofb
09/02/2015, 20:23
Olá Pessoal, depois que coloquei o Vm rigido percebi um aumento do ruido da caixa de cambio, quando estou com o giro um pouco baixo e aumento a asceleração. Isso acontece geralmente na segunda e terceira e aumenta quando força um pouco nas subidas. Quando o giro esta mais alto, tipo 2000rpm, o barulho nao aparece. Acham que é normal ou que poderia ser? Alguma dica? abraço.

AlessandroNascimento
11/02/2015, 09:58
Bom dia amigos,sei que o assunto agora nao e este,podem me dizer se posso colocar diesel comum na minha se4x4,05;06 estou notando o consumo auto de combustivel tem haver?nunca coloquei diesel comum,pode danificar o conjunto bombas,bicos...?obrigado.

ZEUSBULL
16/02/2015, 23:04
Também tenho essa duvida do diesel, me disseram que o s10 é para caminhonetes mais novas e que a minha se06 não tem as borrachas preparadas pra eele e elas podem ser corroídas....

E ai?

HERICK
17/02/2015, 10:18
Existe um tópico aberto com essa discussão, procurem "Diesel S10 x Diesel Comum"

ZEUSBULL
17/02/2015, 16:40
Valeu.
Domingo eu estava em uma subida íngreme em 4x4. E tive que parar no topo dela pois ia entrar na pista e tinha que esperar um carro passar....
Passou pela minha cabeca de jogar a reduzida, mas achei que dava.... Escutei um estalo na roda dianteira esquerda. O carro foi e depois eu desengrenei a 4x4.... Mas acho que a roda livre esquerda foi pro saco... Como faco para verificar isso sem abrir?

HERICK
18/02/2015, 07:15
Coloque num elevador que suporte utilitários e engrene a tração, o estalo ao desengrenar a tração é normal

ZEUSBULL
19/02/2015, 20:37
Acho que nem vai precisar... No 4x4 o carro puxa pra direita (a roda que deu o estalo é a esquerda).

Outra coisa que eu não sei: no 4x4, quando eu paro pra manobrar e esterço o volante, o carro parece travar. Como se o freio tivesse sido pisado. Isso é normal?

Miranda_MG
19/02/2015, 21:34
Acho que nem vai precisar... No 4x4 o carro puxa pra direita (a roda que deu o estalo é a esquerda).

Outra coisa que eu não sei: no 4x4, quando eu paro pra manobrar e esterço o volante, o carro parece travar. Como se o freio tivesse sido pisado. Isso é normal?

Você está manobrando com o 4x4 ativo em superfície com aderência? Na sua garagem, por exemplo... É isso?

Abraço,

Miranda

ZEUSBULL
19/02/2015, 22:29
Você está manobrando com o 4x4 ativo em superfície com aderência? Na sua garagem, por exemplo... É isso?

Abraço,

Miranda
Putz.... Acho que preciso de uma aula sobre como pilotar 4x4.

Não era garagem, mas já estava no asfalto com aderência....

Miranda_MG
19/02/2015, 23:04
Putz.... Acho que preciso de uma aula sobre como pilotar 4x4.

Não era garagem, mas já estava no asfalto com aderência....

Zeus,

Relaxa, porque ninguém sabe tudo mesmo. Quanto ao 4x4, você não deve acioná-lo nessas condições, apenas quando não há aderência (como areia, barro, neve e asfalto com óleo - nem chuva serve nesse último caso). O carro travado, sintoma mencionado por você, é normal. O problema vem depois quando, mesmo assim, você o força. Está forçando as engrenagens e outras peças do seu conjunto mecânico.

Se você faz com frequência isso, vale a pena dar uma conferida no óleo da caixa de transferência. Se tiver com muita limalha ou até pedaços de aço, vale a pena levar para uma avaliação mais profunda antes que quebre quando você realmente precisar. Não sei na sua picape, mas na Ranger a tampa do reservatório do óleo citado tem um imã. Então não há a necessidade dele (o óleo) ser retirado para esse primeiro teste.

Qualquer coisa, pergunte por aqui que o pessoal mais entendido vai te dando as dicas.

Abraço,

Miranda

ZEUSBULL
20/02/2015, 00:14
Valeu cara. É meu primeiro 4x4, e fiz isso umas 2 vezes durante alguns metros somente.
Não faço mais!
Valeu mesmo!
Andei lendo outros tópicos sobre isso e vi o quao errado estava.
Agora vem a questão: numa ladeira muito íngreme, mesmo de asfalto, não poderia ser usada a reduzida 4x4?

Miranda_MG
20/02/2015, 00:33
Valeu cara. É meu primeiro 4x4, e fiz isso umas 2 vezes durante alguns metros somente.
Não faço mais!
Valeu mesmo!
Andei lendo outros tópicos sobre isso e vi o quao errado estava.
Agora vem a questão: numa ladeira muito íngreme, mesmo de asfalto, não poderia ser usada a reduzida 4x4?

Íngreme o bastante para a derrapagem, sem problemas. Se não houver derrapagem, 4x4 com ou sem reduzida, só em linha reta (com o volante já em linha reta no acionamento).

Abraço,

Miranda

HERICK
20/02/2015, 05:54
O 4x4 sem reduzida já é o suficiente para uma ladeira íngreme de asfalto

Claudio 123
20/02/2015, 10:27
Bom dia!
Tenho uma Frontier 2007/2.8!
Quando o ligo o ar do carro,passam alguns minutos e faz um barulho insuportavel,tanto no ar normal,qto no ar condicionado!!
Alguém pode me ajudar?

GuilhermeThunder
21/02/2015, 09:50
Boa descrição HD trabalhando, é isso mesmo, tb tive isso "resolvi" colocando feltro ao redor do cambio, tem que desmontar o painel ai voce enche ali ao lado das alavancas de feltro ou espuma ou algo que seja acustico. Fica uma maravilha bem mais silencioso porque ali nao tem isolacao boa de fabrica. Realmente esse cambio faz um pouco de barulho na terceira e quinta.
OUtra solucao é aumentar o som kkkk

GuilhermeThunder.
Abraços.

GuilhermeThunder
21/02/2015, 09:54
Deve ser o ventilador, fica atras do porta luva nao é dificil desmontar, retire os parafusos que prendem o porta luva sao 4 acho, ai aparece o ventilador tb da para desmontar pode ser somente sujeira. Vc consegue ver ele por baixo mas acho que retirar somente tirando porta luvas antes

Bom dia!
Tenho uma Frontier 2007/2.8!
Quando o ligo o ar do carro,passam alguns minutos e faz um barulho insuportavel,tanto no ar normal,qto no ar condicionado!!
Alguém pode me ajudar?

GuilhermeThunder
21/02/2015, 10:06
Cansei de ver hilux, l200, ranger, s10 , paradas na subida da serra de Ubatuba. Nunca vi frontier 2.8. Fora isso tenho visto por exemplo varias l200 das novas faltando pedaço de plástico, outro dia apoiei no parachoque traseiro de um amigo e vuou um pedaço de plástico, ele disse que a culpa era minha eu falei que porcaria de truck heim kkkk. Fim de semana um outro amigo pegou carona comigo e elogiou o caminhão, ele tem uma ranger 2008, entendeu 2013 quando falei que a frontier era 2003. Kkkk

a unica coisa que me incomoda é uma vibração intermitente, eu sinto que as vezes aumenta principalmente quando a pista esta ondulada, parece pivo da direcao ou algo na frente, mas quando vou no mecanico ele fala que nao é nada, folga normal, que todas as frontier dao uma tremida por causa do sistema da barra de direção bla bla

Oi, Armindo.

Que eu saiba, não. A única coisa que costuma incomodar é o castanhado (aquela batidinha típica do motor diesel), mas é só regular as válvulas a cada 40 ou 50 mil Km, que o barulho diminui bem.:cool:

ZEUSBULL
21/02/2015, 12:04
Valeu pelas dicas brothers.
Vcs são 10.

To apaixonado pela bruta. Nunca tive prazer em dirigir carro, pois sou motoqueiro viajante e trilheiro. Mas a Frontier e uma delícia dirigir. Tanto na cidade como na terra.

ZEUSBULL
26/02/2015, 15:02
Boa descrição HD trabalhando, é isso mesmo, tb tive isso "resolvi" colocando feltro ao redor do cambio, tem que desmontar o painel ai voce enche ali ao lado das alavancas de feltro ou espuma ou algo que seja acustico. Fica uma maravilha bem mais silencioso porque ali nao tem isolacao boa de fabrica. Realmente esse cambio faz um pouco de barulho na terceira e quinta.
OUtra solucao é aumentar o som kkkk

caras, a minha começou com um barulho estranho hoje:

estava dando ré e ela morreu, sei lá se foi cabacisse minha ou não mas morreu, aí liguei ela e ela começou um barulho que aparece só no ponto morto ou com o pé na embreagem.
o barulho parece vir do motor.... mas pode estar vindo de outro lugar, abri o capo e mesmo o barulho fazendo, não deu pra identificar de onde....

tipo parece uma lata batendo ou algo assim.

alguem já passou por isso?

HERICK
27/02/2015, 05:48
Pode ser o VM= volante do motor, ruído característico de lata batendo, leve numa oficina especializada em Diesel.

HERICK
27/02/2015, 06:51
Pode ser o VM= volante do motor, ruído característico de lata batendo, leve numa oficina especializada em Diesel.

ZEUSBULL
27/02/2015, 09:53
Vou viajar amanha (600km ida de volta), e quendo voltar vou ver isso.... se for o volante bimassa, eu to ferrado vai ser uma facada só né?

sergiopincelli
27/02/2015, 14:38
Muito arriscado viajar 600 km com o volante quebrado. Pode até voltar no reboque.

VIUVANEGRA
27/02/2015, 20:03
Boa noite pessoal, a minha faz esse barulho só quando eu desligo o motor!! Será que e o VM?

ZEUSBULL
27/02/2015, 23:10
Pois é mas o barulho é só com o ponto morto ou pe na embreagem.... E de vez em quando.
Sera que não roda bastante ainda?
Vou arriscar, afinal o seguro ta ai pra isso mesmo.

HERICK
28/02/2015, 05:47
Rebocar a VTR não tem problema, o problema mesmo é o motor ir pro saco e ter que fazê-lo $$$$$$$$, enquanto se for somente o VM, é só troca-lo juntamente com os seus retentores e kit de embreagem.

magnumpi
28/02/2015, 21:06
GuilhermeThunder. Mas no meu caso eu descobri. É a caixa chiando mesmo. Agora tá fazendo direto. Acho que é algum rolamento. Vo ter que baixar a caixa só por causa disso. Dá dó no coração e no bolso. Volante rígido novo, embreagem, atuador, disco , plato...tudo novo. Só não sei qual rolamento é...Tem muito rolamento na caixa. Pode ser os garfos encostando em alguma coisa tb pois com a mão no cambio o chiado aumenta muito. Bah isso tira o o tesão da gente. Adoro dirigir a VTR mas esse problema incomoda muito. E to sujeito a baixar a caixa e ainda não encontrar o problema...

ZEUSBULL
02/03/2015, 08:44
Rebocar a VTR não tem problema, o problema mesmo é o motor ir pro saco e ter que fazê-lo $$$$$$$$, enquanto se for somente o VM, é só troca-lo juntamente com os seus retentores e kit de embreagem.

Bom, fui e voltei os mais de 600km com a Frontier, o barulho hora aparecia hora sumia e na volta aparecia sempre que apertava a embreagem, nada muito audível de dentro com o vidro fechado, mas quem dirige conhece. não poupei ela e sentei o bambu na estrada, inclusive nos trechos de terra em 4x4 a 80km/h.

Agora a minha pergunta besta pois sou leigo de mecânica e conheço muito pouco mesmo:
se eu andar com esse barulho, e for o VM ou outra coisa, eu posso estar correndo o risco de danar tudo mesmo?
Estava querendo rodar assim até o VM, ou embreagem, ou rolamento ou seja lá o que estiver fazendo barulho, ir pro saco de vez. Vocês que entendem de mecânioca: é muito arriscado fazer isso? Que acham?

HERICK
03/03/2015, 05:38
Não sou mecânico, o ideal é que leve num especialista em mecânica diesel, com a Xterra era assim também, hora o barulho de lata batendo vinha forte e hora sumia completamente, portanto fique atento e leve num mecânico o quanto antes ok!

poirot
03/03/2015, 16:20
Boa tarde!

Na semana passada comprei a minha sempre sonhada camionete: Frontier SE Serrana 2.8 4x4 ano 2007. Não entendo nada de camionete, mas senti que ela estava demorando pra pegar um pouco (entre 4 e 5 segundos ou giros do motor de arranque). Levei-a na concessionária e os demais componentes e análises com rastreador se mostraram normais.

Condicionei a compra, junto com o vendedor (particular), ao fato de verificar a situação da demora pra pegar. A bateria é nova, mas há algumas semanas o sensor de combustível da frontier foi trocado (cerca de 650 reais).

Um mecânico descartou a possibilidade de ser o motor de partida, apesar de não ter retirado ele para testes.

Normalmente a primeira partida pela manhã demora mais. Durante o dia, algumas partidas demoram um pouco mais do que o normal e outras liga normalmente - não parece ter uma regra.

Quando a frontier consegue pegar, principalmente pela manhã, ela solta uma fumaça cinza pelo escapamento.

Procurei muitos tópicos, mas o meu desconhecimento estão fazendo minhas suposições divergirem:

- Afinal, a Frontier SE Serrana 2.8 4x4 ano 2007 tem sensor de aquecimento(canetas)? Onde eles ficam?
- Existe a possibilidade de o problema estar no motor de arranque, contrariando uma sugestão de um mecânico?
- O Sensor Rail é novo. Poderia haver algum problema com a regulagem/manutenção de pressão?

marcelohmuller
04/03/2015, 07:09
Boa tarde!

Na semana passada comprei a minha sempre sonhada camionete: Frontier SE Serrana 2.8 4x4 ano 2007. Não entendo nada de camionete, mas senti que ela estava demorando pra pegar um pouco (entre 4 e 5 segundos ou giros do motor de arranque). Levei-a na concessionária e os demais componentes e análises com rastreador se mostraram normais.

Condicionei a compra, junto com o vendedor (particular), ao fato de verificar a situação da demora pra pegar. A bateria é nova, mas há algumas semanas o sensor de combustível da frontier foi trocado (cerca de 650 reais).

Um mecânico descartou a possibilidade de ser o motor de partida, apesar de não ter retirado ele para testes.

Normalmente a primeira partida pela manhã demora mais. Durante o dia, algumas partidas demoram um pouco mais do que o normal e outras liga normalmente - não parece ter uma regra.

Quando a frontier consegue pegar, principalmente pela manhã, ela solta uma fumaça cinza pelo escapamento.

Procurei muitos tópicos, mas o meu desconhecimento estão fazendo minhas suposições divergirem:

- Afinal, a Frontier SE Serrana 2.8 4x4 ano 2007 tem sensor de aquecimento(canetas)? Onde eles ficam?
- Existe a possibilidade de o problema estar no motor de arranque, contrariando uma sugestão de um mecânico?
- O Sensor Rail é novo. Poderia haver algum problema com a regulagem/manutenção de pressão?

Motor de arramque!
Tira ele e manta trocar as escovas, dar uma revisada no induzido e chave magnética!
Se tu continuar a levar nos mecanicos eles vão trocar todo o motor antes de chegar no arranque!
Como o diesel não tem "vela", se o motor de arranque não gira com força, não consegue atingir a compressão para o diesel explodir!

A tua fumaça preta é porque está acumulando diesel na camara de combustão.

ZEUSBULL
05/03/2015, 23:38
Pessoal conversei hoje com um mecânico e ele disse que um VM ruim pode estragar rolamento, e depois eixo secundario e primário.....
Pelo jeito vou ter que morrer numa grana mesmo....

HERICK
06/03/2015, 05:37
Como disse anteriormente, faça o serviço o quanto antes, pra evitar $$$$$$ maiores :curtir:.

poirot
06/03/2015, 08:48
Motor de arramque!
Tira ele e manta trocar as escovas, dar uma revisada no induzido e chave magnética!
Se tu continuar a levar nos mecanicos eles vão trocar todo o motor antes de chegar no arranque!
Como o diesel não tem "vela", se o motor de arranque não gira com força, não consegue atingir a compressão para o diesel explodir!

Prezado Marcelo, muito obrigado pelas dicas!
Juntando a sua informação e outras que andei pegando, fui municiado para, em um primeiro momento, um eletricista. Pasmem, mas o problema era apenas uma porta mal presa no alternador. Após ligado, tensão que passava pelo alternador indo para a bateria ficava apenas em 13,9 V, sendo que o correto seria 14V ou mais. Parte da energia era dissipada com a porca mau fixada.

O parafuso foi apertado e o problema, APARENTEMENTE (hoje pela manhã funcionou de primeira no 2° giro), foi solucionado.

Espero que esta minha experiência passada possa auxiliar outras pessoas.

poirot
06/03/2015, 09:04
Motor de arramque!

Prezado Marcelo, muito obrigado pelas dicas!
Juntando a sua informação e outras que andei pegando, fui municiado para, em um primeiro momento, um eletricista. Pasmem, mas o problema era apenas uma porta mal presa no alternador. Após ligado, tensão que passava pelo alternador indo para a bateria ficava apenas em 13,9 V, sendo que o correto seria 14V ou mais. Parte da energia era dissipada com a porca mau fixada.

O parafuso foi apertado e o problema, APARENTEMENTE (hoje pela manhã funcionou de primeira no 2° giro), foi solucionado.

Espero que esta minha experiência passada possa auxiliar outras pessoas.

marcelofb
17/03/2015, 10:52
Pessoal, não achei um tópico específico de caixa de cambio então posto minha dúvida neste tópico genérico mesmo. Precisava de uma ajuda dos gurus para diagnosticar um sintoma. Minha VTR está com um barulho na caixa, parece algo meio solto ou frouxo que vibra em baixas rotações. Este barulho fica mais forte quanto menor a rotação e em qualquer marcha, tipo abaixo de 1500rpm e quando força mais, como por exemplo em subidas e com ar ligado. Quando passa de uns 1700rpms ele some ou diminui bastante. Com o ar desligado também reduz bastante e só aparece em saídas de lombadas em subidas quando a rotação cai bastante.

Na verdade já percebi este barulho desde quando comprei a VTR há cerca de 3 anos (sempre em baixa rotação), mas antes era mais raro e aparecia quando forçava mais e em ladeiras mais íngremes e agora está ficando mais forte e mais constante. Principalmente, depois que troquei o VM por rígido e conjunto embreagem (coloquei tudo original MWM/LUK). Minha suspeita é que aumento foi gerado pela maior vibração do transmitida pelo VM Rígido, mas não tenho certeza.

Alguém sabe dizer se é algo que deva me preocupar ou se é de fácil conserto? Já gastei uma baba nesta VTR nos últimos anos (já troquei tudo nela de desgaste) e fico preocupado de mais uma facada. A VTR está com 120.000km.

Agradeço ajuda dos amigos mais uma vez. Abraço

Marcelofb

ZEUSBULL
18/03/2015, 08:46
Pessoal, não achei um tópico específico de caixa de cambio então posto minha dúvida neste tópico genérico mesmo. Precisava de uma ajuda dos gurus para diagnosticar um sintoma. Minha VTR está com um barulho na caixa, parece algo meio solto ou frouxo que vibra em baixas rotações. Este barulho fica mais forte quanto menor a rotação e em qualquer marcha, tipo abaixo de 1500rpm e quando força mais, como por exemplo em subidas e com ar ligado. Quando passa de uns 1700rpms ele some ou diminui bastante. Com o ar desligado também reduz bastante e só aparece em saídas de lombadas em subidas quando a rotação cai bastante.

Na verdade já percebi este barulho desde quando comprei a VTR há cerca de 3 anos (sempre em baixa rotação), mas antes era mais raro e aparecia quando forçava mais e em ladeiras mais íngremes e agora está ficando mais forte e mais constante. Principalmente, depois que troquei o VM por rígido e conjunto embreagem (coloquei tudo original MWM/LUK). Minha suspeita é que aumento foi gerado pela maior vibração do transmitida pelo VM Rígido, mas não tenho certeza.

Alguém sabe dizer se é algo que deva me preocupar ou se é de fácil conserto? Já gastei uma baba nesta VTR nos últimos anos (já troquei tudo nela de desgaste) e fico preocupado de mais uma facada. A VTR está com 120.000km.

Marcelofb

Cara a minha começou com um barulho que parece ser o VM, conversando na autorizada MWM, questionei sobre a possibilidade de colocar um VM rígido, e o cara disse que a caixa da minha frontier (mesma da sua, creio), não foi projetada para absorver essa vibração e que ela não aguentaria.

estou tentando juntar dinheiro pra trocar tudo VM e Kit, e já estou convencido a manter o VM bimassa.

marcelofb
18/03/2015, 09:34
Mas no meu caso isso acontecia mesmo com o VM bimassa. Cara, tudo bem que o VM bimassa hoje está bem mais barato, mas é consenso aqui no forum que isso que a autorizada te respondeu é balela, visto que a própria MWM desenvolveu o VM rígido como opção ao bimassa.

Bom, mas quem sou eu para questionar. Estou apenas comentando tudo que vi aqui no forum. Mas, é lógico que o bimassa vai te dar maior conforto. Se a diferença de preço não for tão grande...

Abs,

HERICK
19/03/2015, 07:01

Marcelofb

Dá uma olhada no calço da caixa, pode ser daí o barulho e vibração.

ZEUSBULL
19/03/2015, 08:35
OPA! essa dica eu gostei!
vou olhar o da minha tb, vai que eu escapo do VM e kit!

HERICK
20/03/2015, 05:36
OPA! essa dica eu gostei!
vou olhar o da minha tb, vai que eu escapo do VM e kit!

TMJ!:curtir:

magnumpi
24/03/2015, 16:08
To passando pela mesma situação...
Vc descobriu o que é no seu caso marcelofb?
No meu to achando que é rolamento da caixa de marcha. Provavelmente do eixo piloto e ou primário.

pcavarzan
24/03/2015, 21:14
pessoal, alguém tem noticias sobre a nova frontier ? modelo 2016? vi que no paraguai ja esta sendo vendida.

abc

marcelofb
25/03/2015, 14:21
To passando pela mesma situação...
Vc descobriu o que é no seu caso marcelofb?
No meu to achando que é rolamento da caixa de marcha. Provavelmente do eixo piloto e ou primário.

Olá magnumpi, ainda não tive tempo de verificar a sugestão do Herick de revisar os calços da caixa. Tinha esquecido de comentar que a minha também está com dificuldade de entrar a 1 marcha em ponto morto. Tenho que passar bem devagar se não ela arranha, mas entra bem macio (kit completo de embreagem totalmente novo). Acha que pode estar relacionado com os rolamentos da caixa? Ou mesmo os próprios eixos? Já li por aqui e outros lugares que esta caixa é praticamente indestrutível, será que mesmo assim estes problemas podem acontecer?

Vamos nos falando e ver se conseguimos resolver esta parada sem gastar muito. Boa sorte e abraço.

magnumpi
26/03/2015, 18:17
Olá magnumpi, ainda não tive tempo de verificar a sugestão do Herick de revisar os calços da caixa. Tinha esquecido de comentar que a minha também está com dificuldade de entrar a 1 marcha em ponto morto. Tenho que passar bem devagar se não ela arranha, mas entra bem macio (kit completo de embreagem totalmente novo). Acha que pode estar relacionado com os rolamentos da caixa? Ou mesmo os próprios eixos? Já li por aqui e outros lugares que esta caixa é praticamente indestrutível, será que mesmo assim estes problemas podem acontecer?

Vamos nos falando e ver se conseguimos resolver esta parada sem gastar muito. Boa sorte e abraço.

Então. Eu rezo para estar errado. No meu caso, toda a embreagem é nova. Troquei o volante bi-massa pelo rígido original. Depois disso é que os problemas surgiram. Mas eu ainda acho que não é por causa do volante rígido. Pois o rígido aumenta trepidação e não chiado. Mas que teve essa coincidência teve. A nossa caixa é praticamente indestrutível mas aqui nesse fórum mesmo já teve usuários que relataram ter que trocar rolamentos dessa caixa. Tenho quase certeza absoluta que seja o meu caso. E talvez o seu tb. Mas como eu disse: eu prefiro estar errado nesse caso, seja por mim mesmo ou por outro usuário argumentando comigo. Nesse caso não vai ferir meu orgulho nem um pouquinho. Hehehehehe.
PS. vo baixar a caixa de novo assim que der, não aguento mais isso. To só esperando achar um tempo. A grana pra isso eu até já tenho. O brabo é ficar sem VRT pra trabalhar uns 3 dias para mais dependendo o que for o problema...

ZEUSBULL
27/03/2015, 07:40
Por essas e outras que eu me pergunto se a caixa aguenta o rígido?
Rolamentos e coxins que não são projetados para tal vibração.
Espero que estejamos errados.

Alexandre F.M. Gherardi
28/03/2015, 16:37
OI Marcelo e Magnumpi. Eu tinha trocado o kit de embreagem também, e vejam a coincidência. A primeira marcha ficou dura também, então tinha que jogar uma segunda pra entrar a primeira. Bem, meu meca pediu pra levar que ele faria uma regulagem, mas de repente a ré começou a pular, resumindo, baixei a caixa e notamos que o rolamento da ré tinha se desfeito todo, aí analisamos que, com esse rolamento detonado (que fica no fim do eixo da caixa e que segura todas as marchas), fica com uma folga radial muito acima do normal, fazendo com que o conjunto vibrasse muito e dificultando o trabalho de engate da primeira. Feito o serviço todo, agora ta parecendo até uma caixa de Opala, só no clek, clek. Espero ter ajudado, ufa!!!

HERICK
29/03/2015, 04:23
O que acontece é que o desgaste natural das peças é aumentado com o VM rígido, iria aparecer de qualquer forma, portanto se puder colocar o VM bimassa é melhor, porém sabendo que a sua vida útil é menor que o VM rígido, ao mesmo sei que é um contra senso, mas fazer o quê? Esse afinal é o calcanhar de Aquiles desse motor! Minha experiência e opinião ok!

ZEUSBULL
29/03/2015, 22:27
Medo é trocar o biomassa e kit e em pouco tempo ter o mesmo problema... Geralmente a cada quantos km daria este problema?

marcelofb
30/03/2015, 15:59
Medo é trocar o biomassa e kit e em pouco tempo ter o mesmo problema... Geralmente a cada quantos km daria este problema?

Vamos por partes. No meu tenho certeza que o VM rígido não teve tempo de ferrar com qualquer coisa na caixa, visto que não rodei praticamente nada com o VM novo. Só relatei que o barulho da caixa aumentou, e pode ser que algo que já estava com problema ficou mais visível agora (na verdade audível), porque o conjunto vibra mais um pouco.

A dificuldade de entrar a primeira, parece que foi resolvida com completar o óleo da embreagem. Descobri que o cilindro mestre tinha vazado o óleo (peça nova ...não entendo como aconteceu..vou ter que verificar com o meca e trocar se for o caso porque está na garantia).

Nenhuma marcha escapa, então não sei se no meu caso pode rolamento como foi o caso do Alexandre. Mas também sinto dificuldade de engatar a primeira as vezes (já ocorre a bastante tempo)...então a questão do rolamento pode estar envolvida, mas até agora não me levou para a oficina.

Bom, como barulho é algo que incomoda e você acaba ficando sem confiança na VTR, primeiro passo vai ser verificar os calços, por ser mais simples e barato, em estando tudo ok vou ter que verificar os rolamentos da caixa mesmo.

Até agora não vi nenhuma evidencia aqui no fórum de que o VM Rígido esteja vinculado a problemas na caixa...espero que seja mesmo verdade. A durabilidade do bimassa é indeterminada...(o meu rodou 120.000 e poderia até rodar mais uns 30.000), mas temos relato de uns que só rodaram até 30.000 ou 50.000 (tem gente com 180.000 e não teve problema ainda). Mas o geral é rodar menos mesmo.

Eu, leigo total, particularmente acho que os problemas relatados de caixa pós troca por VM Rígido está mesmo vinculado ao aumento de ruído na caixa nos casos onde a mesma já tem algum tipo de problema.

Alexandre F.M. Gherardi
30/03/2015, 19:07
Vamos por partes. No meu tenho certeza que o VM rígido não teve tempo de ferrar com qualquer coisa na caixa, visto que não rodei praticamente nada com o VM novo. Só relatei que o barulho da caixa aumentou, e pode ser que algo que já estava com problema ficou mais visível agora (na verdade audível), porque o conjunto vibra mais um pouco.

A dificuldade de entrar a primeira, parece que foi resolvida com completar o óleo da embreagem. Descobri que o cilindro mestre tinha vazado o óleo (peça nova ...não entendo como aconteceu..vou ter que verificar com o meca e trocar se for o caso porque está na garantia).

Nenhuma marcha escapa, então não sei se no meu caso pode rolamento como foi o caso do Alexandre. Mas também sinto dificuldade de engatar a primeira as vezes (já ocorre a bastante tempo)...então a questão do rolamento pode estar envolvida, mas até agora não me levou para a oficina.

Bom, como barulho é algo que incomoda e você acaba ficando sem confiança na VTR, primeiro passo vai ser verificar os calços, por ser mais simples e barato, em estando tudo ok vou ter que verificar os rolamentos da caixa mesmo.

Até agora não vi nenhuma evidencia aqui no fórum de que o VM Rígido esteja vinculado a problemas na caixa...espero que seja mesmo verdade. A durabilidade do bimassa é indeterminada...(o meu rodou 120.000 e poderia até rodar mais uns 30.000), mas temos relato de uns que só rodaram até 30.000 ou 50.000 (tem gente com 180.000 e não teve problema ainda). Mas o geral é rodar menos mesmo.

Eu, leigo total, particularmente acho que os problemas relatados de caixa pós troca por VM Rígido está mesmo vinculado ao aumento de ruído na caixa nos casos onde a mesma já tem algum tipo de problema.

Oi Marcelo.
Quando trocamos o kit de embreagem (inclusive VM) a VTR fica com 100% de aderência de torque transmitido pra caixa, essa por sua vez se estiver com alguma folga acima dos limites, ocorrerá sim, algum ruido. Essa foi a análise que fizemos. Obrigado pela atenção.:brinde:

marcelofb
31/03/2015, 10:56
Perfeito Alexandre, este é mesmo a conclusão que estou chegando. Quando resolver o ruído da minha vou postar aqui a solução. Valeu pelo retorno e contribuição.

Abraço,

du.ar
02/04/2015, 13:15
Boa tarde, pessoal

Coloquei um post num outro tópico, especifico da XTerra, http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/53009-comprei-um-xterra-e-gostei-415.html?highlight=#post2260375, mais decidi colocá-lo aqui também, pois acredito que terei mais respostas e poderei tirar algumas duvidas, antes de leva-la ao mecânico.

Comprei uma XTerra esta semana, antes da compra testei tudo o que podia e aparentemente estava tudo ok (não sou mecânico, nem entendo muito de mecânica, leio muito, muito mesmo, muuuitas páginas do fórum e de outros lugares). Ela não está 100%, parece que o dono anterior não cuidava nada da estética, mais a mecânica parecia boa. O Volante Bimassa foi trocado por um VBM original, a suspensão dianteira refeita a pouco tempo, trocou alternador, bateira nova, etc. Está com 160.000 km era o 2° dono. Até os 80.000 km foram revisados na CSS.

Ainda não fiz a revisão, mais pretendo fazer uma revisão geral ... trocar fluidos (todos), correias, etc.

Problemas:

1 - O que mais me preocupa é o seguinte: hoje percebi que quando o carro esta numa descida, engatado (1 ou 2 marcha), utilizando freio motor, e aperto a embraguem (sem reduzir) faz um barulho MUITO alto, ferro com ferro, tipo crack crak crak e logo passa, como se alguma coisa tivesse que se encaixar
Se vou com o pe no freio não da para ouvir
Se reduzo a marcha não da para notar muito.
Se o carro está numa reta e aperto a embreagem o barulho é mínimo.
Também notei que faz um pouco de barulho se demora para passar a marcha (barulho muito menor).
O que pode ser? Não entendo de mecânica, mais não quero ir num mecânico e que comessem a trocar tudo sem ter um foco.

2 - Quando as RPM diminuem, chegando a 1000, ou menos, o carro vira uma mula. Mesmo estando numa reta, não anda, se apertar o acelerador até o fundo começa a dar trancos ..... me senti numa mula empacada .... se apertar o acelerador lentamente vai indo até que passa as 1000 RPM e fica tudo normal. Até 3200 não apresenta fumaça (visto desde dentro do carro em movimento), quanto passa os 3200 parece que vou num carro fumacê pronto para encobrir o mundo de preto (fumaça preta) e dentro do carro começa a ficar com cheiro
Isso é normal? (nunca tive carro a diesel antes da XTerra)

3 - O sensor do 4x4 não está funcionando, eu li que pode ser: Fiação com defeito (provavelmente na parde debaixo do veículo), lampada queimada, interruptor na caixa transferência. Alguma dica por onde começo? qual é o problema mais comum? alguém tem uma guia com fotos?

4 – Ontem tive que abastecer: caramba, nunca tive tanto conflito cerebral, até tomei 3 dipironas 1gr ..... a dúvida me consumiu ... qual diesel botar S10 ou S500????????????????? ... coloquei S10 ..... eu sei que tem muito tópico falando, não quero reabrir um tópico. Aqui vai minha dúvida: aproveito na revisão geral e limpo tanque, dutos, etc, e continuo no S10, vale a pena o investimento?
Opções (gostaria de analisar a melhor custo/beneficio):
a - Limpar o tanque + limpeza dos bicos + troca de todos os filtros. A cada quanto tempo teria que fazer isso?
b - Uso de aditivo (não sou muito favorável, pois não acredito em aditivo milagroso, que gastando R$ 20 por abastecimento me faz poupar R$ 5.000 em revisão), mais estou ansioso para saber resultados reais.
c - Trocar o tanque original por um de plástico (acredito que será a melhor opção, é a mais cara .... será que é o melhor custo/beneficio). Quanto seria o custo total? (tanque R$ 1300 + MO?) Além de trocar o tanque, o que teria que fazer? revisar os dutos? trocar eles?

5 - Nunca tive carro a diesel, por isso a seguinte dúvida: preciso de um mecânico + um bombista, ou o mecânico pode ser o mesmo que o bombista?

Aproveito a oportunidade para perguntar sobre oficinas em Niterói e São Gonçalo. Achei na internet: Topp Diesel (no Fonseca), Toyomundi (São Gonçalo), J Júnior Mecânica Diesel (Maceio), alguma outra? recomendam?

Bombistas em Niterói: ?????????

Por favor, preciso de ajuda

Desde já agradeço a todos

Abraços

Du.ar

marcelofb
02/04/2015, 18:00
Du.ar, acho que pelo menos uma resposta posso te ajudar....o meu fazia este barulho é era as buchas os suportes do feixe de molas que já estavam gastos e faziam as molas roçavam na lata dando esta impressão que o carro está sendo triturado.

Aos 1000rpm não anda nada mesmo...tem que reduzir para o giro ficar na ordem dos 1500 para cima. Ao menos é como conduzo a vtr...mínimo de 1500rpm. Quanto a fumaça sugiro levar numa autorizada da bosch para regulagem da bomba...não leva em meca que eles não sabem regular (minha opinião). Normalmente eles nem cobram por isso (bombista pode procurar por uma autorizada qualquer)

Meu sensor 4x4 também não funcionava, estava com mau contato. Ele fica na caixa e pode estar solto ou com defeito...fácil de trocar.

Boa sorte.

du.ar
02/04/2015, 22:00
Boa noite, Marcelofb, obrigado pelas respostas.

Que bom que a 1000 rpm não ande nada .... pensei que poderia ser algum problema. Agora me acostumarei a reduzir com mais frequência.

O barulho parece mesmo que o carro esta sendo triturado, parece que vai desmontar. O pessoal de Niterói já indicou uma oficina para fazer uma consulta, na próxima semana levarei o carro e esperarei a resposta deles e comparo com as dicas do fórum. Pois já vi muitos casos que os mecânicos trocam muita coisa e o pessoal do fórum indicam o real problema. Já gastei muito dinheiro com mexânicos ...

Hoje imprimi vários manuais, consertei os sensores das portas, desmontei as portas, lubrifiquei, e acho que tudo ficou bem (eu não sei nada de mecânica, somente leio aqui e em outros sites). Vou dar uma olhada para ver onde esta a fiação do sensor 4x4.

Abraço

GuilhermeThunder
05/04/2015, 09:55
Uhhh quanta coisa. Recomendo aumentar o radio, encher o motor e sentar o pé! Rsrs rsrsrs

esse trek pode ser cruzeta. Ta com cara.....ou suspensao como disseram. Cruzeta eh Bem barato porem mecanicos nao diagnosticam direito. Eu levei varias vezes e diziam normal ate quando resolvi eu mesmo fuçar e bingo, estava só no pó a cruzeta. A alavanca de cambio tremia em segunda. Estava trepidando quando colocava peso em subidas devagar, tipo carro cheio subindo serra de segunda. Cruzeta nova, 90 reais da Spice, MO 40 conto. Parece uma seda agora.

Eu só uso diesel do mais barato S500 ou 5000, quanto mais zero melhor. Troco sempre o filtro aos 10 mil, a barca esta com a bomba aberta, voando legal, faz 10.5 de media cidade estrada com AR, de pé relado chega a mais de 12 sem ar. Se pisar errado fumaça preta, se pisar certo é uma delicia ouvir o turbo enchendo e o motor com a mistura certa. Nunca revisei bomba etc. Tem que dosar legal no accel, turbo diesel tem que saber pisar e encher o motor antes de afundar o pe, se nao fumaca pura e o carro nao anda, como se afogasse.......

ao inves de fazer tudo isso monitora consumo e fumaça, se tiver normal, esqueçe de gastar, quando mexe aparece um monte de merda, fora o que os caras vao estragar (Brasil, nem o melhor dos melhores salva). Fumaça pisando tudo a partir de um certo giro é normal. Excelente para pretejar aqueles chatos que colam na traseira pedidndo passagem, ai voce senta o pe, enche o idiota apressadinho de fumaca e deixa ele sumir no retrovisor! Nao tem preço kkkkkkkk

Para diminuir a fumaca, aumenta um pouco o turbo, fumaca é diesel demais para pouco ar, mais turbo mais ar , menos fumaça. Regule a haste do turbo que aumenta um pouco a pressao.

Boa tarde, pessoal

Coloquei um post num outro tópico, especifico da XTerra, http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/53009-comprei-um-xterra-e-gostei-415.html?highlight=#post2260375, mais decidi colocá-lo aqui também, pois acredito que terei mais respostas e poderei tirar algumas duvidas, antes de leva-la ao mecânico.

Comprei uma XTerra esta semana, antes da compra testei tudo o que podia e aparentemente estava tudo ok (não sou mecânico, nem entendo muito de mecânica, leio muito, muito mesmo, muuuitas páginas do fórum e de outros lugares). Ela não está 100%, parece que o dono anterior não cuidava nada da estética, mais a mecânica parecia boa. O Volante Bimassa foi trocado por um VBM original, a suspensão dianteira refeita a pouco tempo, trocou alternador, bateira nova, etc. Está com 160.000 km era o 2° dono. Até os 80.000 km foram revisados na CSS.

Ainda não fiz a revisão, mais pretendo fazer uma revisão geral ... trocar fluidos (todos), correias, etc.

Problemas:

1 - O que mais me preocupa é o seguinte: hoje percebi que quando o carro esta numa descida, engatado (1 ou 2 marcha), utilizando freio motor, e aperto a embraguem (sem reduzir) faz um barulho MUITO alto, ferro com ferro, tipo crack crak crak e logo passa, como se alguma coisa tivesse que se encaixar
Se vou com o pe no freio não da para ouvir
Se reduzo a marcha não da para notar muito.
Se o carro está numa reta e aperto a embreagem o barulho é mínimo.
Também notei que faz um pouco de barulho se demora para passar a marcha (barulho muito menor).
O que pode ser? Não entendo de mecânica, mais não quero ir num mecânico e que comessem a trocar tudo sem ter um foco.

2 - Quando as RPM diminuem, chegando a 1000, ou menos, o carro vira uma mula. Mesmo estando numa reta, não anda, se apertar o acelerador até o fundo começa a dar trancos ..... me senti numa mula empacada .... se apertar o acelerador lentamente vai indo até que passa as 1000 RPM e fica tudo normal. Até 3200 não apresenta fumaça (visto desde dentro do carro em movimento), quanto passa os 3200 parece que vou num carro fumacê pronto para encobrir o mundo de preto (fumaça preta) e dentro do carro começa a ficar com cheiro
Isso é normal? (nunca tive carro a diesel antes da XTerra)

3 - O sensor do 4x4 não está funcionando, eu li que pode ser: Fiação com defeito (provavelmente na parde debaixo do veículo), lampada queimada, interruptor na caixa transferência. Alguma dica por onde começo? qual é o problema mais comum? alguém tem uma guia com fotos?

4 – Ontem tive que abastecer: caramba, nunca tive tanto conflito cerebral, até tomei 3 dipironas 1gr ..... a dúvida me consumiu ... qual diesel botar S10 ou S500????????????????? ... coloquei S10 ..... eu sei que tem muito tópico falando, não quero reabrir um tópico. Aqui vai minha dúvida: aproveito na revisão geral e limpo tanque, dutos, etc, e continuo no S10, vale a pena o investimento?
Opções (gostaria de analisar a melhor custo/beneficio):
a - Limpar o tanque + limpeza dos bicos + troca de todos os filtros. A cada quanto tempo teria que fazer isso?
b - Uso de aditivo (não sou muito favorável, pois não acredito em aditivo milagroso, que gastando R$ 20 por abastecimento me faz poupar R$ 5.000 em revisão), mais estou ansioso para saber resultados reais.
c - Trocar o tanque original por um de plástico (acredito que será a melhor opção, é a mais cara .... será que é o melhor custo/beneficio). Quanto seria o custo total? (tanque R$ 1300 + MO?) Além de trocar o tanque, o que teria que fazer? revisar os dutos? trocar eles?

5 - Nunca tive carro a diesel, por isso a seguinte dúvida: preciso de um mecânico + um bombista, ou o mecânico pode ser o mesmo que o bombista?

Aproveito a oportunidade para perguntar sobre oficinas em Niterói e São Gonçalo. Achei na internet: Topp Diesel (no Fonseca), Toyomundi (São Gonçalo), J Júnior Mecânica Diesel (Maceio), alguma outra? recomendam?

Bombistas em Niterói: ?????????

Por favor, preciso de ajuda

Desde já agradeço a todos

Abraços

Du.ar

du.ar
05/04/2015, 18:43
Boa noite, Thunder, muito obrigado pelas dicas!!!

Já me livrou de mais uma ida ao mecânico .... rsrsrs ... realmente tenho que me acostumar com carro diesel (e pesado) ... tenho o pé um pouco pesado e acostumado a gasolina, dirigi igual que sempre .... não da certo, tenho que me acostumar.

Comecei a dosar o pé no acelerador e a fumaça não apareceu, se piso fundo parece um fumacê .kkkkkk

O brulho realmente me preocupa, pois parece que a X vai desmontar, só acontece em decida (sem pé no freio) quando aperto a embreagem .... outra coisa que esta me preocupando é a embreagem pesada. Já li relatos que a embreagem da X é pesada mesmo. Viajei no feriado e me pareceu (somente tive a impressão) que a embreagem ficou dura depois de um tempo sem aciona-la.

Boa páscoa

Abraço

Marco Amorim
08/04/2015, 21:06
A minha também tem comportamento e consumo muito parecidos com Thunder, bomba aberta mesmo.
- Pisou bem, uma delícia, com respostas rápidas, aquele barulho gostoso e pouca fumaça.
- Se pisar mais, aí é melhor ainda, parece um canhão, uma barulho de caminhão e aquela fumaça preta, a Maria Fumaça em toda sua graça.
- Agora o pior, é passar marchas antes do tempo, e deixar o motor encher demais, o carro engasga, e o preto toma conta dos carros próximos. "Eu AdoRo!!!!" KKKKKKKK

HERICK
09/04/2015, 05:20
Boa noite, Thunder, muito obrigado pelas dicas!!!

Já me livrou de mais uma ida ao mecânico .... rsrsrs ... realmente tenho que me acostumar com carro diesel (e pesado) ... tenho o pé um pouco pesado e acostumado a gasolina, dirigi igual que sempre .... não da certo, tenho que me acostumar.

Comecei a dosar o pé no acelerador e a fumaça não apareceu, se piso fundo parece um fumacê .kkkkkk

O brulho realmente me preocupa, pois parece que a X vai desmontar, só acontece em decida (sem pé no freio) quando aperto a embreagem .... outra coisa que esta me preocupando é a embreagem pesada. Já li relatos que a embreagem da X é pesada mesmo. Viajei no feriado e me pareceu (somente tive a impressão) que a embreagem ficou dura depois de um tempo sem aciona-la.

Boa páscoa

Abraço

Como já expliquei no tópico anterior pode ser que o cilindro mestre tenha ido pro saco, quanto a embreagem ela tem o seu acionamento tão macio e quanto a de um carro de passeio, não é pesada ok!

HERICK
09/04/2015, 05:23
A minha também tem comportamento e consumo muito parecidos com Thunder, bomba aberta mesmo.
- Pisou bem, uma delícia, com respostas rápidas, aquele barulho gostoso e pouca fumaça.
- Se pisar mais, aí é melhor ainda, parece um canhão, uma barulho de caminhão e aquela fumaça preta, a Maria Fumaça em toda sua graça.
- Agora o pior, é passar marchas antes do tempo, e deixar o motor encher demais, o carro engasga, e o preto toma conta dos carros próximos. "Eu AdoRo!!!!" KKKKKKKK

A minha Xterra também fazia esse fumacê, a BI também está um pouco aberta, a fumaça numa acelerada mais forte foi reduzida quase a zero com o uso do Diesel S10.

du.ar
10/04/2015, 10:22
Como já expliquei no tópico anterior pode ser que o cilindro mestre tenha ido pro saco, quanto a embreagem ela tem o seu acionamento tão macio e quanto a de um carro de passeio, não é pesada ok!

Valeu!, respondi no outro tópico ..... ainda estou me acostumando ao fórum. Fiz a mesma pergunta em diferentes tópicos, pois acreditei que seriam diferentes pessoas ... me enganei, todos navegamos pelos diferentes tópicos e sempre tem boas pessoas que colocam dicas e sugestões.

Abraço

rubemnet
01/05/2015, 11:42
Pessoal, bom dia de feriado para todos!

Vi essa lista na web e compartilho a todos, manifestando ser um desejo que neste forum tivéssemos uma igual sobre as Fronties e XTerras. O que acham?
http://jpx-online.zip.net/adaptacao.html

Esse aqui também:

http://zebralandy.weebly.com/uploads/2/5/1/7/25171342/lr_south_america_handbook.pdf

HERICK
02/05/2015, 08:42
Valeu!, respondi no outro tópico ..... ainda estou me acostumando ao fórum. Fiz a mesma pergunta em diferentes tópicos, pois acreditei que seriam diferentes pessoas ... me enganei, todos navegamos pelos diferentes tópicos e sempre tem boas pessoas que colocam dicas e sugestões.

Abraço

Beleza! Estamos juntos!

du.ar
03/05/2015, 18:40
Pessoal, bom dia de feriado para todos!

Vi essa lista na web e compartilho a todos, manifestando ser um desejo que neste forum tivéssemos uma igual sobre as Fronties e XTerras. O que acham?
http://jpx-online.zip.net/adaptacao.html

Esse aqui também:

http://zebralandy.weebly.com/uploads/2/5/1/7/25171342/lr_south_america_handbook.pdf

Olá, Rubemnet, o manual quebra galho da land esta nota 1000! temos que fazer um igual para nos.

Eu comecei a fazer uma coisa parecida, mais parei por falta de tempo. Tenho vários manuais "faça você mesmo" que peguei num fórum da nissan na argentina, vários de aqui, do site do clube xterra Brasil. O primeiro problema é direito de autoria, não sei se posso pegar os "manuais" e publica-los ...

Manuais
Alternador
Luz no levanta vidro
Sensor de estacionamento
Freios traseiros
Led no tacômetro
Regulagem de válvulas
sangria dos freios

A maioria em espanhol, e para Xterra. Se quiser posso envia-los por email (para quem quiser)

Abraço

Edumar
04/05/2015, 09:47
Hoje, indo para o trabalho de Itatiba para Itu, dia chuvoso, trânsito lento, boa parte rodando a 70 ou 80 km/h, alguns trechos a 100 km/h, soltando em algumas descidas, fiz a média de 13,7 km/l. Meu recorde !!!
Cada dia que passa gosto mais dessa picape. :)

Até agora, a única coisa estranha foi o alarme, que disparou 3 vezes sem razão aparente. Nem sabia que ela tinha alarme, o vendedor me disse que tinha somente travas elétricas, mas não alarme. Preciso ver se foi alguma condição de uso que fez com que ele disparasse.

Estabilidade e força do motor continuam impressionando.

Por enquanto, estou muito satisfeito com essa picape.

Edumar
05/05/2015, 13:02
Hoje com trânsito livre, sem chuva, mantendo 90 km/h em aproximadamente 80% do tempo e 100 km/h o restante do tempo: 14,3 km/litro !!!!!

HERICK
06/05/2015, 03:33
Hoje com trânsito livre, sem chuva, mantendo 90 km/h em aproximadamente 80% do tempo e 100 km/h o restante do tempo: 14,3 km/litro !!!!!
Esse motor bem.regulado faz 14 na média de 90 km/h, agora se pisar o consumo aumenta consideravelmente.

ZEUSBULL
08/05/2015, 21:58
Olá, Rubemnet, o manual quebra galho da land esta nota 1000! temos que fazer um igual para nos.

Eu comecei a fazer uma coisa parecida, mais parei por falta de tempo. Tenho vários manuais "faça você mesmo" que peguei num fórum da nissan na argentina, vários de aqui, do site do clube xterra Brasil. O primeiro problema é direito de autoria, não sei se posso pegar os "manuais" e publica-los ...

Manuais
Alternador
Luz no levanta vidro
Sensor de estacionamento
Freios traseiros
Led no tacômetro
Regulagem de válvulas
sangria dos freios

A maioria em espanhol, e para Xterra. Se quiser posso envia-los por email (para quem quiser)

Abraço

amigo, manda pra mim por email estes manuais e tutoriais? ou podemos criar uma pasta no dropbox.

Edumar
09/05/2015, 08:41
Herick,

Nesta semana fui de São Paulo para Goiás com ela. Fui numa média de uns 110/120 km/h e ela manteve em torno de 10 km/l.
Em Goiás abasteci num posto Petrobras, com o S10, e notei que ela passou a fazer em torno de 8,0 km/l.
Voltando de Goiás para São Paulo, com o tanque quase vazio, abasteci novamente com o S10 em outro posto Petrobras e ela voltou a fazer algo perto de 10,5 km/l.
É possível uma variação tão grande de consumo assim dependendo onde abastece?
Qual bandeira é mais confiável hoje? Sempre confiei em postos BR, Ipiranga e Shell. Mas, sei lá, com essa bagunça toda da Petrobras...

Dei uma "esticadinha" com ela só por curiosidade... :mrgreen: ... 180 km/h cravados pelo GPS (mais preciso que o velocímetro dela).
Não tentei mais porque haviam caminhões se aproximando a direita e fiquei com receio de alguma turbulência, além disso estava com pneus A/T, percebi também uma leve instabilidade, sei também que ela não foi projetada para velocidades assim e, por último... deu medo mesmo... :mrgreen:

O que mais me impressionou nesta viagem foi a estabilidade dela, dando muitas vezes a sensação de estar dirigindo um carro.
Isso com pneus A/T que não são os melhores para estrada.
Muito diferente da Nova S10, que oscila demais e se perde um pouco em curvas.

Abração

Rubens Amaral
09/05/2015, 11:39
Herick,

Nesta semana fui de São Paulo para Goiás com ela. Fui numa média de uns 110/120 km/h e ela manteve em torno de 10 km/l.
Em Goiás abasteci num posto Petrobras, com o S10, e notei que ela passou a fazer em torno de 8,0 km/l.
Voltando de Goiás para São Paulo, com o tanque quase vazio, abasteci novamente com o S10 em outro posto Petrobras e ela voltou a fazer algo perto de 10,5 km/l.
Qual bandeira é mais confiável hoje? Sempre confiei em postos BR, Ipiranga e Shell. Mas, sei lá, com essa bagunça toda da Petrobras...

Dei uma "esticadinha" com ela só por curiosidade... :mrgreen: ... 180 km/h cravados pelo GPS (mais preciso que o velocímetro dela).
Não tentei mais porque haviam caminhões se aproximando a direita e fiquei com receio de alguma turbulência, além disso estava com pneus A/T, percebi também uma leve instabilidade, sei também que ela não foi projetada para velocidades assim e, por último... deu medo mesmo... :mrgreen:

O que mais me impressionou nesta viagem foi a estabilidade dela, dando muitas vezes a sensação de estar dirigindo um carro.

Abração

Bom dia Edumar!

Tenho tido bons resultado com Shell S10 Evolux, tanto economia 10,5 a 11,00 km/lt. Quanto ao funcionamento noto uma lenta mais estável!

Bom final de semana!

HERICK
10/05/2015, 07:57
Herick,

Abração

Abastecimento em estrada tem seus riscos mesmo sendo postos de bandeira, um deles pode estar batizado, a Petrobrás é a distribuidora de combustível para todas as outras bandeiras, portanto na minha opinião para eventuais problemas com o combustível, é recomendável em viagens levar sempre um filtro de combustível extra, forte abraço.

gabrieln
10/05/2015, 21:20
Boa Noite Galera

tenho uma frontier 2005, o mecânico disse que vou ter que trocar a turbina, que não compensa levar pra reparar pq o valor fica parecido, sabem me dizer quais modelos de turbina serve nela? se tem algum modelo que de pra importar?

HERICK
11/05/2015, 12:34
Boa Noite Galera

tenho uma frontier 2005, o mecânico disse que vou ter que trocar a turbina, que não compensa levar pra reparar pq o valor fica parecido, sabem me dizer quais modelos de turbina serve nela? se tem algum modelo que de pra importar?

Praticamente quase tudo pode ser trocado numa turbina e deixá-la zero bala de novo, se for esteo problema, leve em outro mecânico pra avaliar melhor ok!

Alexandre F.M. Gherardi
11/05/2015, 17:26
Herick, é isso mesmo.
A turbina da minha estava com uma pequena folga, ai meu meca falou pra faze-la, pois, sairia muito mais em conta trocar os reparos do que comprar outra, e dito e feito, ficou ótima, qndo enche, chega a assoviar. :palmas:

HERICK
13/05/2015, 03:44
Herick, é isso mesmo.
A turbina da minha estava com uma pequena folga, ai meu meca falou pra faze-la, pois, sairia muito mais em conta trocar os reparos do que comprar outra, e dito e feito, ficou ótima, qndo enche, chega a assoviar. :palmas:

Ok meu amigo! Forte abraço.

Cézar Frontier 4X4
13/05/2015, 18:54
Olá boa noite a todos, entrei para o clube dos 4X4 com minha recente aquisição "Frontier XE 4X4/2008", é minha primeira, ainda aprendendo, mas gostando muito, fiz na semana passada a troca do filtro do diesel e de quebra a bomba de combustível pois o esperto "dono anterior" adaptou um filtro de combustível (para carro a gasolina) entre o tanque e a bomba, consequentemente queimou. R$ 470,00 de prejú;
Ela já é eletrônica, então os procedimentos de troca do filtro é um pouco diferente, mas achei fácil, no mais, um abraço a todos e, boa sorte com as máquinas!!!

HERICK
14/05/2015, 05:40
Olá boa noite a todos, entrei para o clube dos 4X4 com minha recente aquisição "Frontier XE 4X4/2008", é minha primeira, ainda aprendendo, mas gostando muito, fiz na semana passada a troca do filtro do diesel e de quebra a bomba de combustível pois o esperto "dono anterior" adaptou um filtro de combustível (para carro a gasolina) entre o tanque e a bomba, consequentemente queimou. R$ 470,00 de prejú;
Ela já é eletrônica, então os procedimentos de troca do filtro é um pouco diferente, mas achei fácil, no mais, um abraço a todos e, boa sorte com as máquinas!!!
Seja bem vindo ao clube e ao fórum! Parabéns pela aquisição! Forte abraço.

Alexandre F.M. Gherardi
18/05/2015, 21:34
Seja bem vindo e parabéns pela aquisição, felicidades.:bye:

du.ar
20/05/2015, 20:43
amigo, manda pra mim por email estes manuais e tutoriais? ou podemos criar uma pasta no dropbox.

Olá, Zeusbull, desculpa a demora, aqui deixo o link com os tutoriais. Lembro que a maioria é para XTerra, mais pode ser utilizado/adaptado para a Frontier

Observações importantes:

1 - Obrigado a todos os autores (conhecidos e desconhecidos). Ao pessoal do XTerra clube Brasil, ao forum Nissanargentina.
2 - Se algum autor quiser tirar o link, por favor, entre em contato por MP. Minha intenção é compartilhar os conhecimentos registrados nos sites.
3 - Ainda não estão formatados, simplesmente copiei dos forum e colei no word

https://drive.google.com/folderview?id=0Bxe4_0-FzwtuaWU2RGhsSlUwWWc&usp=sharing

Abraço

ZEUSBULL
21/05/2015, 15:04
Olá, Zeusbull, desculpa a demora, aqui deixo o link com os tutoriais. Lembro que a maioria é para XTerra, mais pode ser utilizado/adaptado para a Frontier

Abraço

Sensacional!!!

obrigado mesmo! grande contribuição!!

vou colocar led nos botoes dos vidros e tentar fazer a isolação acustica do motor com a tal Alumiflex.

obrigado mesmo.

abraço.

Andre Branquinho
27/05/2015, 17:50
502922 Boa Tarde Amigos, Sou novo aqui , acabei de adquirir essa caminhonete Frontier 2006 Attack e estou muito feliz, sou inexperiente com mecanica a Diesel e gostei muito dos topicos que li aqui. Um Abraço a todos..Espero aprender muito com vcs.

HERICK
28/05/2015, 06:46
502922 Boa Tarde Amigos, Sou novo aqui , acabei de adquirir essa caminhonete Frontier 2006 Attack e estou muito feliz, sou inexperiente com mecanica a Diesel e gostei muito dos topicos que li aqui. Um Abraço a todos..Espero aprender muito com vcs.
Parabéns pela VTR! Seja bem vindo ao fórum!

Sergio c
28/05/2015, 08:46
Bela compra, tive uma Attack 2007 preta, uma nave heheheheh. Cuide bem dela que terá camionete por muito tempo. Um abraço.

Andre Branquinho
28/05/2015, 14:06
Obrigado Sérgio c , Estou ainda me adaptando pois meu ex-carro era sedan e automatico, mas meu sonho sempre foi comprar uma caminhonete á diesel , ja precebi que no mundo 4x4 diesel o sistema é bruto....

Abraço

Andre Branquinho
28/05/2015, 14:15
HERICK , obrigado, hoje mesmo estou a procura de um reservatório de água ( Radiador ) onde eu percebi que o meu esta aparentemente com uma trinca / rachadura e tenho que completar o nível da água em todas as vezes que vou sair.

Melhoras que realizei recentemente , mandei pintar novamente as rodas que estavam já sem cor, comprei a calota de uma das rodas que estava faltando, troquei o insulfilme e instalei a capota marítima.
Estou com intenção de revisar o ar condicionado e realizar uma bela higienização do interior.
Assim que eu peguei ela troquei o óleo do motor, filtros de combustível, ar e óleo.
Por enquanto é isso, não utilizei ainda o 4x4 e gostaria de saber se há necessidade de realizar algum teste antes da utilização , para saber se esta funcionando corretamente

Obrigado!

Miranda_MG
28/05/2015, 14:30
HERICK , obrigado, hoje mesmo estou a procura de um reservatório de água ( Radiador ) onde eu percebi que o meu esta aparentemente com uma trinca / rachadura e tenho que completar o nível da água em todas as vezes que vou sair.

Melhoras que realizei recentemente , mandei pintar novamente as rodas que estavam já sem cor, comprei a calota de uma das rodas que estava faltando, troquei o insulfilme e instalei a capota marítima.
Estou com intenção de revisar o ar condicionado e realizar uma bela higienização do interior.
Assim que eu peguei ela troquei o óleo do motor, filtros de combustível, ar e óleo.
Por enquanto é isso, não utilizei ainda o 4x4 e gostaria de saber se há necessidade de realizar algum teste antes da utilização , para saber se esta funcionando corretamente

Obrigado!

André,

Sem querer atravessar a discussão (perdoe-me, meu caro Herick!)...

Como está saindo de um sedã automático e relata que é a primeira vez com um 4x4, gostaria de te perguntar se sabe e/ou já foi orientado quanto ao uso e cuidados do modo 4x4 (high ou low) de uma picape como essa. A história de piso com ou sem aderência, por exemplo.

Abraço,

Miranda

Andre Branquinho
28/05/2015, 18:02
André,

Sem querer atravessar a discussão (perdoe-me, meu caro Herick!)...

Como está saindo de um sedã automático e relata que é a primeira vez com um 4x4, gostaria de te perguntar se sabe e/ou já foi orientado quanto ao uso e cuidados do modo 4x4 (high ou low) de uma picape como essa. A história de piso com ou sem aderência, por exemplo.

Abraço,

Miranda

Amigo Miranda,

Pelo pouco que sei, nunca se deve utilizar o 4x4 no asfalto , ( ha não ser que seu caro seja um Lancer , WRX Audi quattro ) que sao veiculos que utilizam essa tração em tempo integral.
Sou novo nesse conceito, e pesquisei alguma coisa no youtube mas não encontrei nada muito didatico , inclusive eu estou com vontade de iniciar videos no meu canal voltado para dúvidas sobre estas questões, onde a explicação em video é bem mais entendida do que na escrita.

De qualquer maneira , acredito aqui existem muitos amigos experientes , e tambem podem nos ajudar em algumas questões como essas dúvidas de iniciantes.

Um Abraço

Sergio c
28/05/2015, 20:57
Andre, os veículos que usam tração 4x4 em tempo integral(tb tem o caso do Lada Niva), eles tem um diferencial central, após a caixa de marchas, aí, se um eixo tiver pneus maiores ou for fazer uma curva fechada, esse dif. central compensa essa diferença entre os 2 eixos, e o diferencial dos eixos compensam a diferença entre as 2 rodas do mesmo eixo, aí, tu pode ficar o dia inteiro dando voltas fechadas em asfalto seco que nada acontece, os 3 diferencias compensam os giros diferentes das rodas e dos eixos.

Sergio c
28/05/2015, 21:04
Mas o caso de veículos que não tem diferencial central(a maioria da camionetes), tu até pode usar o 4x4 no asfalto, em dias de chuva, pois qualquer diferença de rotação das rodas com relação aos eixos, as rodas dão "uma patinada" e compensam isso.
Tb pode ser usado o 4x4 em pisos de pouca aderência, (terra,lama), pois tb haverá compensação em caso de curvas.
O que não pode é esquecer a tração ligada e andar em piso seco, pois na primeira curva trava tudo, e se forçar, pode quebrar alguma peça mecânica. Aí tem que alinhar novamente e desligar a tração, senão, não desengata de jeito nenhum.

Miranda_MG
29/05/2015, 06:09
Mas o caso de veículos que não tem diferencial central(a maioria da camionetes), tu até pode usar o 4x4 no asfalto, em dias de chuva, pois qualquer diferença de rotação das rodas com relação aos eixos, as rodas dão "uma patinada" e compensam isso.
Tb pode ser usado o 4x4 em pisos de pouca aderência, (terra,lama), pois tb haverá compensação em caso de curvas.
O que não pode é esquecer a tração ligada e andar em piso seco, pois na primeira curva trava tudo, e se forçar, pode quebrar alguma peça mecânica. Aí tem que alinhar novamente e desligar a tração, senão, não desengata de jeito nenhum.

Sérgio, meu caro, permita-me uma correção:

O asfalto molhado por água é um piso aderente. Assim, o 4x4 sem diferencial central não deve ser usado. E isso por dois motivos.

1. Força-se o conjunto mecânico com a possibilidade de quebra de componentes da tração. Como se estivesse no piso seco (o que você já tinha dito).

2. Cria-se uma condição de risco de acidente. Já que, nesse caso, ao invés de evitar a derrapagem, o acionamento do 4x4 irá fazer com que rodas patinem. Isso aumenta consideravelmente a chance de escorregamento e consequente perda de controle do veículo em curvas.

Abraço,

Miranda

Sergio c
29/05/2015, 08:41
Sérgio, meu caro, permita-me uma correção:

O asfalto molhado por água é um piso aderente. Assim, o 4x4 sem diferencial central não deve ser usado. E isso por dois motivos.

1. Força-se o conjunto mecânico com a possibilidade de quebra de componentes da tração. Como se estivesse no piso seco (o que você já tinha dito).

2. Cria-se uma condição de risco de acidente. Já que, nesse caso, ao invés de evitar a derrapagem, o acionamento do 4x4 irá fazer com que rodas patinem. Isso aumenta consideravelmente a chance de escorregamento e consequente perda de controle do veículo em curvas.

Abraço,

Miranda
Obrigado pelo esclarecimento Miranda, tenho amigos que tb tem camionetes cabines duplas e sempre falam que em regiões que tem curvas na estrada e com chuva, é para usar o 4x4 para evitar que no meio da curva, ao acelerar de novo, a traseira patine e saia da pista, inclusive eles acionam o 4x4.
Eu, particularmente, já usei na chuva a tração de minha Frontier, nas curvas dá p acelerar bem que "a frente se puxa" e não escorrega, mas não gostei, achei que ela fica um pouco mais "pesada".

Prefiro dosar o pé e andar no 4x2 em dias de chuvas no asfalto, é só não abusar nas curvas, no restante é tudo igual. Um abraço.

frankmancini
06/06/2015, 11:30
Obrigado pelo esclarecimento Miranda, tenho amigos que tb tem camionetes cabines duplas e sempre falam que em regiões que tem curvas na estrada e com chuva, é para usar o 4x4 para evitar que no meio da curva, ao acelerar de novo, a traseira patine e saia da pista, inclusive eles acionam o 4x4.
Eu, particularmente, já usei na chuva a tração de minha Frontier, nas curvas dá p acelerar bem que "a frente se puxa" e não escorrega, mas não gostei, achei que ela fica um pouco mais "pesada".

Prefiro dosar o pé e andar no 4x2 em dias de chuvas no asfalto, é só não abusar nas curvas, no restante é tudo igual. Um abraço.

Gostaria de saber onde posso encontrar o semi-eixo traseiro da nissan frontier 4x2 2004, ou algum de outra caminhonete que de certo? Diferencial Dana modelo 226 relação 4,36. Se alguém souber agradeço desde já.

du.ar
07/06/2015, 18:30
Boa noite, pessoal.

No post #5314 coloquei várias perguntas/problemas/dúvidas. Já se passaram 2 (dois) meses e pude concluir o seguinte:
1 – O problema do barulho não foi solucionado, levei para ver cruzetas (estão ok), calço da caixa (ok) (post #4986 no link http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/53009-comprei-um-xterra-e-gostei-416.html) eu vi que o brauliofaria1987 fez um tópico novo ..... aguardando novas sugestões)
2 – Foi problema de minha falta de noção para dirigir um carro a diesel ..kkkkkkk
3 – O problema continua, ainda não verifiquei
4 - Continuo com a dúvida, ainda não troquei o tanque nem o limpei .... só troquei o filtro

Agora tenho novos problemas

II-1 – ABS - começou com funcionamento irregular a cerca de 30 dias, a luz acendia e desligava, agora está sempre acesa e o ABS não funciona. Quando a luz não acende o ABS parece que está “travado” pois quando aciono o freio começa a trepidação no pedal (como si estivesse enfiando o pé no fundo), logo de pisar o freio duas ou três vezes a luz acende e o ABS não funciona mais.

II -2 – Luz bateria - Na quinta feira, indo de Niterói para a região dos lagos, ficaram acesas a luz que indica água no filtro de combustível, a luz da bateria e do freio de estacionamento. Pensei que fosse a correia, parei e a correia estava ok (foi trocada a 1 (um) mês; coloquei original + esticador original). Continuei a viagem e as luzes acesas, a bateria deu conta quinta (luzes acessas, viajando), sexta e sábado, liguei a VTR e andei várias vezes. No sábado à noite morreu a bateria.
O ar condicionado não funciona, não liga o compressor (precisa de energia (corrente) para ligar o compressor??? Tem outra correia, além da poli V??)
Como a "carga" da bateria durou 2 dias acredito que, no mínimo, o alternador estava dando uma pequena carga, o que pode ter quebrado? acredito que é só problema no alternador, mais porque acendeu a luz que indica água no filtro de combustível e do freio de estacionamento?

Agradeço a quem poder ajudar

Abraço

Du.ar

Gerson 666
07/06/2015, 21:00
du.ar, quanto a bateria, temos algumas hipóteses: pode ser que ela tenha acabado sua vida útil, alternador não está recarregando, bateria de pouca amperagem(tem que usar uma de 75 ah, 60 ou 65, na minha s10 durava um ano e já não virava, coloquei de 75 e por enquanto, só alegria); um dos polos da bateria frouxo, não recarrega a bateria tbm. Vá numa casa de bateria que eles verificam isso pra vc, no máximo vc vai arcar com uma bateria. Peguei moura 75 ah a 400 reais aqui.

Luz do filtro do diesel : sangre o sistema, se persistir a luz, o problema é no sensor.

Freio de estacionamento: provavelmente, o manete não está voltando até a posição inicial, indicando que ele está puxado, mas é apenas má posição do manete.

ABS: só mecânico pra resolver.

Ar Condicionado: funciona com a rotação do motor, a velocidade da saída de ar dos dutos é por motor elétrico. Mesmo sem bateria, depois de ligado o carro, seu ar estando normal, funcionaria mesmo com a bateria ariada pois com o motor girando, o alternador está produzindo energia. O AC possui um fuzível(ou relê, não sei ao certo o nome) numa caixa dentro do cofre do motor que quando queimado, impede o AC de funcionar em toda sua capacidade.

Como falei no outro post, seu barulho em baixo do carro provavelmente é calço; custa 160 numa autorizada GM, aparentemente ele é igual ao da s10. Mais uns 150 de mão de obra e vc resolve o problema( eu acho rsrsr)

frankmancini
11/06/2015, 19:04
Olá a todos, adquiri uma Nissan Frontier 2004, essa semana tive um acidente com ela por problema no freio, no acidente a roda traseira direita colidiu com uma mureta de concreto, entortando a roda e a ponta do eixo, a roda eu consegui encontrar na internet, agora a ponta de eixo não encontro em lugar nenhum, alguém sabe onde encontrar essa ponta de eixo da frontier ou de outra caminhonete que sirva, o diferencial é o Dana modelo 226 relação 4,36, desde já agradeço.

Atila250s
12/06/2015, 08:10
Frank, vc já procurou em desmanches? Geralmente a parte traseira dos veículos é facilmente encontrada.

Abraço,

Atila

Formagiog
12/06/2015, 16:49
Boa noite, pessoal.

No post #5314 coloquei várias perguntas/problemas/dúvidas. Já se passaram 2 (dois) meses e pude concluir o seguinte:
1 – O problema do barulho não foi solucionado, levei para ver cruzetas (estão ok), calço da caixa (ok) (post #4986 no link http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/53009-comprei-um-xterra-e-gostei-416.html) eu vi que o brauliofaria1987 fez um tópico novo ..... aguardando novas sugestões)
2 – Foi problema de minha falta de noção para dirigir um carro a diesel ..kkkkkkk
4 - Continuo com a dúvida, ainda não troquei o tanque nem o limpei .... só troquei o filtro

II-1 – ABS - começou com funcionamento irregular a cerca de 30 dias, a luz acendia e desligava, agora está sempre acesa e o ABS não funciona. Quando a luz não acende o ABS parece que está “travado” pois quando aciono o freio começa a trepidação no pedal (como si estivesse enfiando o pé no fundo), logo de pisar o freio duas ou três vezes a luz acende e o ABS não funciona mais.

II -2 – Luz bateria - Na quinta feira, indo de Niterói para a região dos lagos, ficaram acesas a luz que indica água no filtro de combustível, a luz da bateria e do freio de estacionamento. Pensei que fosse a correia, parei e a correia estava ok (foi trocada a 1 (um) mês; coloquei original + esticador original). Continuei a viagem e as luzes acesas, a bateria deu conta quinta (luzes acessas, viajando), sexta e sábado, liguei a VTR e andei várias vezes. No sábado à noite morreu a bateria.
O ar condicionado não funciona, não liga o compressor (precisa de energia (corrente) para ligar o compressor??? Tem outra correia, além da poli V??)
Como a "carga" da bateria durou 2 dias acredito que, no mínimo, o alternador estava dando uma pequena carga, o que pode ter quebrado? acredito que é só problema no alternador, mais porque acendeu a luz que indica água no filtro de combustível e do freio de estacionamento?

Abraço

Du.ar

Du.ar eu tambem tenho uma frontier, e também tive exatamente o mesmo problema que vc falou, o (segundo)kkk eu estava dirigindo devagar na cidade quando acendeu as luzes de água no filtro, luz da bateria, freio do estacionamento e o ar condicionado não pegava eu também achei que era a correia mais não era, e eu consegui achar e resolver o problema no outro dia sem gastar um real!

Era um curto que estava acontecendo no sensor do filtro de combustível, eram 3 fios que sai do sensor e estavam torcidos e encostava um no outro afetando tudo isso, quando desencostei os fios voltou a funcionar tudo normalmente como se nada tivesse acontecido!!
E isso é muito fácil de acontecer, quando é trocado o filtro do diesel muitos mecânicos rosqueia o sensor do filtro sem tirar o plug e acaba cochando os fios dando curto.
Se a sua for o mesmo problema, que a minha vai ser fácil de resolver

Boa sorte kkk
abraço

frankmancini
12/06/2015, 18:58
Frank, vc já procurou em desmanches? Geralmente a parte traseira dos veículos é facilmente encontrada.

Abraço,

Atila

Atila na minha região já procurei, essas peças da Frontier são muito difíceis de achar, sou novo nesse mundo de caminhonetes, mas achei que como o diferencial é DANA seria compatível com alguma outra caminhonete.

du.ar
14/06/2015, 09:42
Obrigado pessoal! obrigado Gerson 666 e Formagiog!!!

O problema foi no alternador. O eletricista falou que foi problema nos diodos do alternador... o porque das três luzes? não sei ... explicação: é comum nesse carro .... não me convenceu, mais li vários relatos com problemas no alternador a acenderam as 3 luzes.

Esqueci de perguntar ao eletricista porque o ar condicionado não funcionava quando o alternador não carrega.

O ABS: anida não tive tempo de ver, vou tentar dar uma olhada hoje

Gerson, fiz revisar o calço e cruzeta e o mecânico jura que esta tudo certo .... levei a outro e falou o mesmo .... mais na o estou convencido, o barulho é alto, não pode ser normal

Abraço

Eduardo

Franchi
14/06/2015, 22:24
Boa noite a todos, tenho uma Frontier Strike 2004 e estou com 2 problemas, o primeiro é no Freio ABS, mostra falha no sensor de roda dianteiro esquerdo e problema no modulo, gostaria de saber se alguem sabe se tem como corrigir isso, pesquisei o preço do sensor de roda e é mais de 2000 reais. Outro problema é a Roda livre, ja limpei, troquei de lado, e nada da danada querer funcionar, não sei como desmonta-la se alguem tiver um Manual, só vi um anel dentro dela que aperto com a alicate só que nao sai nada. Valeu ai.

HERICK
15/06/2015, 05:33
Boa noite a todos, tenho uma Frontier Strike 2004 e estou com 2 problemas, o primeiro é no Freio ABS, mostra falha no sensor de roda dianteiro esquerdo e problema no modulo, gostaria de saber se alguem sabe se tem como corrigir isso, pesquisei o preço do sensor de roda e é mais de 2000 reais. Outro problema é a Roda livre, ja limpei, troquei de lado, e nada da danada querer funcionar, não sei como desmonta-la se alguem tiver um Manual, só vi um anel dentro dela que aperto com a alicate só que nao sai nada. Valeu ai.

Bom dia! Já passei por esse problema na XT e o problema não era no sensor e sim no cabo que estava partido, verifique as conexões do abs das 4 rodas, quanto à roda livre automática, faça uma verificação minuciosa no sistema de engate, digo na alavanca que aciona a tração, pode estar trincada, muitos proprietários estragam e quebram o engate embaixo por não ao acionar a tração4x4, pressionar antes a alavanca para baixo e somente depois engatar a tração, de qualquer forma se não for este o problema, leve num mecânico, pois corre o risco de você estragar de vez ok, forte abraço.

ZEUSBULL
15/06/2015, 08:30
Bom dia! Já passei por esse problema na XT e o problema não era no sensor e sim no cabo que estava partido, verifique as conexões do abs das 4 rodas, quanto à roda livre automática, faça uma verificação minuciosa no sistema de engate, digo na alavanca que aciona a tração, pode estar trincada, muitos proprietários estragam e quebram o engate embaixo por não ao acionar a tração4x4, pressionar antes a alavanca para baixo e somente depois engatar a tração, de qualquer forma se não for este o problema, leve num mecânico, pois corre o risco de você estragar de vez ok, forte abraço.

Aproveitando que vc tocou no assunto da tração, como vcs costumam fazer para utilizá-la, digo: em que velocidade engatam, quando engatam, é acelerando? freando? com o pé na embreagem? apertando para baixo e puxando ou só puxando? enfim como fazem?

no começo eu só conseguia engatar com o veiculo parado, apesar do manual dizer que podia trocar para o 4x4 em até 40km/h.

DanielRS
15/06/2015, 09:32
Boa noite, pessoal.

Abraço

Du.ar

Tive um problema parecido numa viagem com a minha Frontier Attack 2.8 2006, de repente, durante a viagem, acenderam as luzes do sensor de água, luz do freio de estacionamento e luz da bateria, parei e verifiquei que estava aparentemente tudo OK com as correias e tudo mais. Rodei uns 2 dias na cidade e depois fui num eletricista, já com a bateria um pouco fraca, e foi constatado problemas do regulador do alternador, que foi trocado e resolvido o problema.

Mas me ficou uma curiosidade, sempre que ligo ela, antes do alternador começar a carregar, ficam essas 3 luzes acesas, somente quando dou um toque no acelerador para o alternador começar a carregar é que as luzes se apagam. Normalmente em todos os carros que conheco, somente a luz da bateria é que fica acesa neste momento antes do alternador começar a carregar. É pq em algum alternadores vc precisa dar um pouco mais de giro para o relé do regulador acionar e começar a mandar carga para o bateria.

Mas fico aí com a curiosidade dessas 3 luzes acesas....

Abraços!!

Gerson 666
15/06/2015, 10:51
Tração, utilizo o mínimo possível, só engato com o carro parado e até adquirir tração novamente, aí desligo. Vc até pode engatar com o carro andando em velocidade baixa, mas o acoplamento do sistema de tração é algo mecânico, encaixe de engrenagens e tal, em solo com um pouco de aderência, força o sistema. Eu prefiro evitar isso.

Calço da caixa: quando está ruim, o cardã ou a cruzeta próxima a caixa costumam bater no assoalho da camioneta, marcando pelas pancadas na lata, pode inclusive começar a quebrar os parafusos de acoplamento da carcaça da caixa e iniciar vazamentos nas juntas da caixa, principalmente acima desse calço. Se não tiver amassado, nenhum parafuso quebrado nem vazamento nas juntas pode ser...
barulho do teu cardã dianteiro(da tração), esse cardã apresenta uma folga e pode vibrar fazendo aquele barulho do vídeo. Vc pode tirar ele, soltando as cruzetas, são 8 parafusos pequenos. Tira ele e dá uma volta, ou chacoalha ele com a mão pra ver se não emite barulho parecido. Se for isso fica tranquilo que é comum uma folga nesse cardã.

Franchi
15/06/2015, 22:21

Muito obrigado pela ajuda, testei o 4x4 da seguinte maneira, calcei o eixo traseiro com um macaco e liguei a tração, uma das homocinética fica andando e a outra parada, de acordo com o mecânico a que fica andando é a que esta escapando, por isso que eu digo que é a rodalivre escapando. No caso do ABS vou dar uma verificada nas conexões, mas e o fato de 2 aparelhos diagnósticos acusarem o mesmo sensor, será que o problema é com os demais? Mostrou falha na central do ABS tbm, porem me disseram que talvez corrigindo o erro do sensor desapareça o da central. Abs.

HERICK
16/06/2015, 05:38
Muito obrigado pela ajuda, testei o 4x4 da seguinte maneira, calcei o eixo traseiro com um macaco e liguei a tração, uma das homocinética fica andando e a outra parada, de acordo com o mecânico a que fica andando é a que esta escapando, por isso que eu digo que é a rodalivre escapando. No caso do ABS vou dar uma verificada nas conexões, mas e o fato de 2 aparelhos diagnósticos acusarem o mesmo sensor, será que o problema é com os demais? Mostrou falha na central do ABS tbm, porem me disseram que talvez corrigindo o erro do sensor desapareça o da central. Abs.

Coloque num elevador que é mais seguro e faça o teste com as 4 rodas suspensas, eu levaria em outro mecânico ok!

Edumar
16/06/2015, 15:22
Estou com uma dúvida no funcionamento da 4x4 da minha Frontier 2014.
Hoje pela manhã, e não é a primeira vez que isso acontece, engatei o 4x4 normal com a picape andando a uns 20km/h, e desci uma ladeira com lama superficial de uns 500 metros. Depois que passei ente trecho entrei num trecho asfaltado e deliguei o 4x4.
Notei que a sinalização no painel do 4x4 ficou piscando, e não apagou imediatamente como costuma ocorrer na maioria das vezes.
Tentei pisar na embreagem algumas vezes e nada.
Somente depois de uns 500 metros o sinalizador apagou.
Isso é normal?

Normalmente, como vocês descem uma ladeira com lama onde a picape começa a escorregar de lado? Não é muito íngreme. Melhor usar reduzida?

Gerson 666
16/06/2015, 18:15
Edumar, não sei como é o sistema da frontier 2014, mas vou falar com base da minha. O sistema engata por acionamento de uma bomba de vácuo no cofre do motor que aciona um cabo, que vai até o diferencial dianteiro. Esse cabo, de maneira mecânica, é puxado por essa bomba de vácuo(quando a bomba desinfla); na ponta do cabo, tem uma peça de metal que ao ser puxada, deve encaixar num ponto do diferencial dianteiro, tracionando as rodas. Acontece que muitas vezes, por pouco uso do sistema ou vai saber oq, vc desaciona o 4x4, a bomba de vácuo infla mas o cabo não volta a posição normal, ocorre um retardo, tanto para voltar a posição normal da bomba, quanto para desengatar o cabo. Acredito que seja devido ao fato de estando o 4x4 acionado, todo o sistema está atritado e para desencaixar o cabo, tem que haver uma certa força neste cabo, coisa que a bomba de vácuo, muitas vezes, retarda esse movimento. Eu faço o seguinte, engato parado e depois pra desacionar, engato uma primeira, ando um pouco(coisa de 2~3 metros e engato uma ré. Fazendo isso, pelo menos na minha desengata na hora. Se não fizer isso, na minhas é comum andar uns 100 metro pra frente até desengatar o sistema.
Reduzida, só uso pra subir estrada com muito buraco, ondulações e valetas, onde vc é obrigado a subir devagar. Do contrário uso somente o 4x4, o que é raro.

HERICK
17/06/2015, 03:39
Estou com uma dúvida no funcionamento da 4x4 da minha Frontier 2014.
Hoje pela manhã, e não é a primeira vez que isso acontece, engatei o 4x4 normal com a picape andando a uns 20km/h, e desci uma ladeira com lama superficial de uns 500 metros. Depois que passei ente trecho entrei num trecho asfaltado e deliguei o 4x4.
Notei que a sinalização no painel do 4x4 ficou piscando, e não apagou imediatamente como costuma ocorrer na maioria das vezes.
Tentei pisar na embreagem algumas vezes e nada.
Somente depois de uns 500 metros o sinalizador apagou.
Isso é normal?

Normalmente, como vocês descem uma ladeira com lama onde a picape começa a escorregar de lado? Não é muito íngreme. Melhor usar reduzida?
Normal, é isso mesmo que o nosso amigo Gerson já explicou, o melhor modo de desacionar é parar e engatar a Ré, com relação à reduzida em casos de ladeiras íngremes com lama o uso da reduzida é indicado ok!

Edumar
17/06/2015, 12:35
Gerson e Herick,

Obrigado pelas explicações. Quando isso acontecer novamente, vou tentar essa dica de engatar a ré.

Abraços

Zeca Soares
18/06/2015, 09:14
Bom dia todos... Sou novo aqui, mas vi essa postagem antiga de um membro e estou com o mesmo problema. A postagem foi a seguinte: Amigos, continua minha luta com o sistema de alarme original da frontier.Como relatei em outro post minha camionete ficou sem partida, então retirei o sistema positron e nada! Por fim resolvi adquirir um controle original e codificar.Funcionou! Agora tenho partida normal, mas a buzina não soa quando aciono, somente trava a porta e a seta pisca 2 vezes e se abro a porta com a chave o alarme não dispara. Gostaria de obter com alguém maiores Se alguém dispor do esquema de funcionamento da caixa de comando e puder me enviar agradeço. ​Gostaria de saber se alguém resolveu este problema, pois tenho uma Nissan Frontier que apresenta o mesmo problema, já fiz estes procedimentos descritos neste poster, porem nada resolvido, estou pensando até em trocar o alarme original por outro... Obrigado!

ZEUSBULL
19/06/2015, 08:26
Tem o esquema de segurar por alguns segundos os 2 botoes pretos e isso habilita ou não o sinal sonoro. Mas acho que já disse pra vc fazer isso.
bom, se o alarme não está disparando, provavelmente, quem instalou o positron, cortou o fio do alarme original que ativa a buzina.
se segurar o botão vermelho, o alarme dispara?

ciqueira
19/06/2015, 22:40
caros colegas aqueles que tem s10 turbo diesel 4x4 manual poderia me informa o consumo,pois tenho uma automática e so faz 8,5

HERICK
20/06/2015, 08:15
caros colegas aqueles que tem s10 turbo diesel 4x4 manual poderia me informa o consumo,pois tenho uma automática e so faz 8,5

Bom dia! Tire as suas dúvidas no fórum correto que é esse aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/chevrolet-gm

Albertofs
22/06/2015, 14:35
Boa tarde pessoal, é o seguinte, tenho ha 1 ano uma Xterra 2005 mecanica, que peguei ja com uma batida no motor que parecia valvula, e andei assim por 35 mil km, ate juntar grana pra ver o motor... assim que abri agora em março, constatamos 2 cilindros arranhados e pistao com anel colado e que batia, assim fiz o motor por completo (kit pistao, cabeçote, bomba e bicos e turbina),. mas apos 2 mil km rodados quebrou o colarinho da camisa do 1º cilindro.... foi um problema pra achar culpado (retifica, mecanico ou vendedor da peça), e após ver uns artigos e manuais de fabricantes vi que é defeito na montagem da camisa, e com estes papeis em mãos fui ate a retifica que se comprometeu a consertar, e quando estava consertando percebeu que a 3ª camisa tbm estava com o colarinho trincado e assim trocou.

Após o conserto, o mecanico montou tudo conforme o manual de serviço e após rodar 5 dias a camisa quebrou novamente... o 3º cilindro, fui na retifica e se comprometeram a reparar tudo e tbm vao entregar montado para o meca somente botar o motor no lugar, esta la faz 1 semana....

E observei uma coisa... a junta que estava nela era metálica (bomba eletronica), mas na compra veio a de amianto, a qual é a correta para este modelo (bomba mecanica).

Fico na insegurança... será que vai quebrar novamente???

Antes que perguntem, as peças foram todas originais mwm e a retifica é autorizada mwm. Aqui em Alagoas.

GuilhermeThunder
25/06/2015, 17:22
ABS: tambem tenho esse problema, indica sensor G porem não é sempre parece mau contato nunca tive saco de olhar

RODA LIVRE: para desmontar tem que bater nela sem bater no meio, por exemplo em uma morça entre aberta ou em uma quina,, vai pular o miolo depois é so encaixar e bater de novo mas para arrumar é meio chato tem que ser bom d quebra cabeça. Geralmente é um arruela que perde o ressalto e nao encaixa, fica varando direto. Tive esse problema e soldei o ressalto de novo mas fiz uma cagada num barranco detonou de novo. Preciso arrumar de novo

Edumar
04/07/2015, 23:28
Amigos,

Uma curiosidade... hoje reparei mais uma vez, após usar o 4x4 da minha Frontier para subir uma ladeira de terra molhada, com uns 500 metros de extensão, num cheiro parecido de lona de freio queimada, logo após estacionar a picape.
Isso é normal?

HERICK
05/07/2015, 04:14
Amigos,

Uma curiosidade... hoje reparei mais uma vez, após usar o 4x4 da minha Frontier para subir uma ladeira de terra molhada, com uns 500 metros de extensão, num cheiro parecido de lona de freio queimada, logo após estacionar a picape.
Isso é normal?

Bom dia Edumar! Nuca senti nenhum cheiro, quando usado o 4x4 ou reduzida, tem que ser verificado num mecânico especializado, forte abraço.

Edumar
06/07/2015, 12:08
Grande Herick

Sempre participando e ajudando... obrigado.

Pois é... foi a segunda vez que reparei isso. Subo em 4x4 e quando paro sinto o cheiro de lona queimada.
Seria embreagem talvez? Erro de condução de minha parte?
No final da rua tem uma curva fechada, será isso que força alguma coisa?

Gerson 666
06/07/2015, 12:46
Com o 4x4 acionado, vc tm uma resistência maior das rodas; com terreno aderente, o motor precisa fazer mais força pra andar, pode ser disco de embreagem um pouco gasto, que em virtude da maior resistência pra subir, esteja patinando, mas nunca ouvi relato semelhante.

Edumar
07/07/2015, 12:06
A embreagem é nova. Só se for problema de fabricação, o que não acredito.

Gerson 666
07/07/2015, 12:33
Pode ser em função de ser nova então. Por exemplo, disco de freio, pastilha de freio, lona de freio, quando novos, alguns soltam um cheiro até que gastem a película inicial da peça.

Edumar
07/07/2015, 19:28
Fiz o mesmo percurso hoje, e desta vez nenhum cheiro. Mas a terra estava mais molhada.

Uma curiosidade...

Abasteci outro dia num posto Shell, e passei a andar com ela a 80/90 km/h, soltando nas descidas. Do tanque cheio até esvaziar fiz uma média final de 13,2 km/l. Hoje enchi o tanque novamente em outro posto da Shell, dirigi mais de 150 km exatamente da mesma forma... e a média está em 11,2 km/l.
Será que existe tanta diferença assim de um lugar para o outro ou tem alguma outra variável que está afetando as medições?

Marcelo361
11/07/2015, 19:51
Boa Noite Amigos!!
Sou novo aqui e estou com uma duvida pois não sei se a frontier que eu estou querendo e uma boa escolha "Nissan Frontier SEL CD 4x4 2.5 TB Diesel."

http://img.olx.com.br/images/03/030517018570843.jpg

Preciso muito de uma opinião sobre e se alguém ja teve uma dessa? e se bebe muito?

Andre Branquinho
25/07/2015, 13:19
Amigos ! Boa Tarde , ontem tive um problema aparentemente com a embreagem da minha Frontier Attack 2006 , ao acionar o pedal da embreagem senti trepidação a derrepente o pedal ficou mais leve e perdeu totalmente a ação da embreagem. depois disso não consegui mais realizar troca das marchas. Acredito que a embreagem tenha ido pro saco ?? já aconteceu algo parecido com alguem aqui ?? Será que tata-se do atuador ? conjunto inteiro da embreagem ? Ou esse tal de Bimassa ?? Me ajudem ai por favor

Aguardo informações ai amigos !!!

Abraço

André

HERICK
26/07/2015, 04:15
Grande Herick

Sempre participando e ajudando... obrigado.

Pois é... foi a segunda vez que reparei isso. Subo em 4x4 e quando paro sinto o cheiro de lona queimada.
Seria embreagem talvez? Erro de condução de minha parte?
No final da rua tem uma curva fechada, será isso que força alguma coisa?

Bom dia Edumar! Sempre pronto hehhehehhe, será que você não está forçando muito a tração e a rotação do motor não está muito elevada? Sobe a ladeirona em qual marcha? 4x4 normal ou reduzida? Forte abraço.

HERICK
26/07/2015, 04:20
Amigos ! Boa Tarde , ontem tive um problema aparentemente com a embreagem da minha Frontier Attack 2006 , ao acionar o pedal da embreagem senti trepidação a derrepente o pedal ficou mais leve e perdeu totalmente a ação da embreagem. depois disso não consegui mais realizar troca das marchas. Acredito que a embreagem tenha ido pro saco ?? já aconteceu algo parecido com alguem aqui ?? Será que tata-se do atuador ? conjunto inteiro da embreagem ? Ou esse tal de Bimassa ?? Me ajudem ai por favor

Aguardo informações ai amigos !!!

Abraço

André
Bom dia André! Vai ter arriar a caixa de qualquer jeito, pode ser somente o atuador, mas como pra arriar a caixa é caro, não economize e troque todo o conjunto de embreagem e veja o VM e seus retentores ok, infelizmente agora a facada é grande, mas vale o investimento, vai ter embreagem por pelo menos uns 50mil km, boa sorte.

souza.net
26/07/2015, 14:16
(...) Abasteci outro dia num posto Shell, e passei a andar com ela a 80/90 km/h, soltando nas descidas. Do tanque cheio até esvaziar fiz uma média final de 13,2 km/l. Hoje enchi o tanque novamente em outro posto da Shell, dirigi mais de 150 km exatamente da mesma forma... e a média está em 11,2 km/l.

Será que existe tanta diferença assim de um lugar para o outro ou tem alguma outra variável que está afetando as medições?

Eu visualizo as seguintes variáveis:

01) A qualidade do combustível, dependendo do posto em que você for abastecer (mesmo que seja da mesma bandeira, neste caso a Shell), ou ainda a diferença entre o diesel S50 e S10, caso você tenha abastecido com um deles e depois o outro;

02) Para efeito de comparação, o local percorrido deve ser o mesmo, possuindo as mesmas subidas e descidas. O mesmo vale para a camionete se estava carregada ou vazia;

03) Eu me pergunto até que ponto o ar condicionado interfere no consumo de combustível (diesel), pois é sabido que nos carros a álcool ou mesmo gasolina, a diferença é notória. Ainda não fiz a aferição de consumo de carro diesel com ar ligado/desligado... Essa dúvida deixo em aberto para os demais membros do fórum responder...

Penso que não interfere, devido ao torque do motor, mas não tenho tanta certeza assim;

04) Condições climáticas do local. Caso haja uma grande diferença de temperatura entre uma aferição e outra ou ainda se houve uma forte rajada de ventos contrário a sua direção (arrasto aerodinâmico) e na outra aferição ter vento a favor.

Todavia considero essa última alternativa a menos plausível de todas as outras citadas anteriormente, por se tratar de uma variável que pouco interfere no consumo de combustível, a menos que você tenha as duas (fator vento e temperatura), somadas ao mesmo tempo...

HERICK
28/07/2015, 05:38
Bom dia Souza.net! Apesar de no motor diesel o torque ser abundante, interfere sim no consumo de combustível, o que vai ditar o consumo é sempre o quanto o pé direito vai estar pesado e as variáveis que você supra citou, forte abraço.

Edumar
29/07/2015, 10:18
Olá Souza,

As medições foram feitas em condições rigorosamente iguais e com o mesmo diesel (S10).
Acho que a primeira alternativa que você sugeriu é a mais aplicável neste caso. Está me parecendo variação de combustível.
Abasteci no posto onde consegui a melhor economia e o resultado se repetiu. Uma pena que nem sempre posso abastecer no mesmo lugar.

Quanto a questão do ar condicionado, a variação deve ser muito pequena, pois as minhas médias estão se mantendo com ele ligado ou não. Não percebo nenhuma diferença.
A maior diferença ocorre mesmo, como mencionou o Herick, no quanto pisamos.

souza.net
29/07/2015, 12:49
Bom dia Souza.net! Apesar de no motor diesel o torque ser abundante, interfere sim no consumo de combustível, o que vai ditar o consumo é sempre o quanto o pé direito vai estar pesado e as variáveis que você supra citou, forte abraço.

Então, essa é a minha dúvida sobre o consumo com ar ligado/desligado... :pensativo:

Abraços

Olá Souza,

As medições foram feitas em condições rigorosamente iguais e com o mesmo diesel (S10).
Acho que a primeira alternativa que você sugeriu é a mais aplicável neste caso. Está me parecendo variação de combustível.
Abasteci no posto onde consegui a melhor economia e o resultado se repetiu. Uma pena que nem sempre posso abastecer no mesmo lugar.

Quanto a questão do ar condicionado, a variação deve ser muito pequena, pois as minhas médias estão se mantendo com ele ligado ou não. Não percebo nenhuma diferença.
A maior diferença ocorre mesmo, como mencionou o Herick, no quanto pisamos.

Realmente uma pena termos que nos sujeitar a abastecer em determinados postos, pois é nítida a diferença de combustível de um posto e outro, principalmente onde pouco ou praticamente não se encontra fiscalização :(

Com relação ao ar condicionado: vejo que existem opiniões diversas quando o assunto é sobre o consumo de combustível. Será que a divergência se aplica ao motorista ou ao veículo (mesmo ele sendo da mesma marca/modelo) ou ainda se a diferença ser tão pequena ao ponto de não notarmos? O ideal seria encontrar literatura especializada de época para verificar esses dados, se é que foram feitas essas aferições na época...

Dúvida pertinente, porém com um certo tom de preciosismo, kkk... Convido os membros do fórum, caso tenham essa literatura, a se pronunciarem sobre esse assunto abordado pelas revistas...

HERICK
30/07/2015, 04:17
Então, essa é a minha dúvida sobre o consumo com ar ligado/desligado... :pensativo:

Abraços

Realmente uma pena termos que nos sujeitar a abastecer em determinados postos, pois é nítida a diferença de combustível de um posto e outro, principalmente onde pouco ou praticamente não se encontra fiscalização :(

Com relação ao ar condicionado: vejo que existem opiniões diversas quando o assunto é sobre o consumo de combustível. Será que a divergência se aplica ao motorista ou ao veículo (mesmo ele sendo da mesma marca/modelo) ou ainda se a diferença ser tão pequena ao ponto de não notarmos? O ideal seria encontrar literatura especializada de época para verificar esses dados, se é que foram feitas essas aferições na época...

Dúvida pertinente, porém com um certo tom de preciosismo, kkk... Convido os membros do fórum, caso tenham essa literatura, a se pronunciarem sobre esse assunto abordado pelas revistas...

Com relação ao combustível, tento abastecer sempre no mesmo posto de combustível e dificilmente abastecer em rodovias, apesar de que aqui no RJ capital, a maioria está com o combustível batizado e com os tanques de armazenagem com infiltração de água

Antonio Sampaio
02/08/2015, 22:14
Pessoal boa noite!
Hoje ao tentar tirar um foto de um cachorrinho que correu para baixo de minha Frontier 2005 tive uma surpresa, meu estepe não estava lá!

Pois é, fui furtado (usava uma corrente além da original) e confesso que não sei quando ocorreu e nem exatamente onde, pois é um item que não costumo olhar com frequência, mas acho que foi durante semana passada em Recife/PE.

Já que estava pensando em comprar dois pneus, vou antecipar a compra e colocar um dos pneus retirados no estepe. Como é um quebra galho, melhor um usado e bem gasto para não despertar o interesse dos bandidos.

Vocês tem alguma indicação do pneu (265/70R 15) e onde comprar? Quero um pneu razoável em relação ao custo x benefício.

Também vou precisar comprar uma roda de aço e a catraca, pois ao quebrarem a corrente original, a base da catraca que segura o pneu deve ter ficado no chão. Alguma ideia?

obrigado a todos!

souza.net
03/08/2015, 02:50
Pessoal boa noite!
Hoje ao tentar tirar um foto de um cachorrinho que correu para baixo de minha Frontier 2005 tive uma surpresa, meu estepe não estava lá!

Pois é, fui furtado (usava uma corrente além da original) e confesso que não sei quando ocorreu e nem exatamente onde, pois é um item que não costumo olhar com frequência, mas acho que foi durante semana passada em Recife/PE.

Já que estava pensando em comprar dois pneus, vou antecipar a compra e colocar um dos pneus retirados no estepe. Como é um quebra galho, melhor um usado e bem gasto para não despertar o interesse dos bandidos.

Vocês tem alguma indicação do pneu (265/70R 15) e onde comprar? Quero um pneu razoável em relação ao custo x benefício.

Também vou precisar comprar uma roda de aço e a catraca, pois ao quebrarem a corrente original, a base da catraca que segura o pneu deve ter ficado no chão. Alguma ideia?

obrigado a todos!

Amigo, vou ficar devendo informações a cerca do pneu, mas veja esse vídeo aqui, vale a pena!

https://www.youtube.com/watch?v=kJ86lDhZH7Y

Se procurar acha um desses para Frontier.

Abraços e boa sorte!

felipewg
04/08/2015, 17:46
Pessoal boa noite!

obrigado a todos!

Antônio, comprei há 2 dias no site Extra.com 4 pneus novos Dunlop GrandTrek AT3 31x10.5R15, que substitui a 265/70 sem necessitar adaptações, por R$ 487,45/unidade + frete.

Já li relatos na internet de gente falando mal destes pneus, mas este que comprei é o segundo jogo e os atuais já estão com 72 mil Km e ainda rodariam mais alguns, talvez fechar 75 mil.

Na relação benefício/custo, achei que valeram muito a pena. Rodei 90% desta km em asfalto mediano.

No chão, se comportaram bem, mas não pratico trilha. Então não posso opinar quanto a este item.

Minha camionete é pra uso familiar.

Att.

Antonio Sampaio
07/08/2015, 23:04
Obrigado pelas informações!

Andre Branquinho
08/08/2015, 19:27
Bom dia André! Vai ter arriar a caixa de qualquer jeito, pode ser somente o atuador, mas como pra arriar a caixa é caro, não economize e troque todo o conjunto de embreagem e veja o VM e seus retentores ok, infelizmente agora a facada é grande, mas vale o investimento, vai ter embreagem por pelo menos uns 50mil km, boa sorte.

Herick , realmente não teve jeito, o mecânico desceu a caixa , mas como você mesmo disse, podia ser o Atuador , e era mesmo , mas para que eu não corra o risco de ter que descer a caixa de marchas novamente realizei a substituição do conjunto de embreagem completo ( Disco , Plato e Atuador ) que saiu por R$ 1.050,00 na autorizada campinas Diesel .
Da marca Luck na caixa MWM.
Aparentemente esta tudo Ok, espero que seja só isso mesmo .

Muito Obrigado Amigos,

A bruta tá na atividade novamente!!!

Abraço

Andre Branquinho
08/08/2015, 19:37
Amigos,

Uma Dúvida, após a substituição da embreagem da minha Frontier, percebi que depois que o carro saiu da oficina , a frente esta alta , como se tivesse algum tipo de calço na suspensão , tentei enxergar como funciona o sistema de suspensão e não vi molas , vi somente um amortecedor relativamente pequeno para o tamanho do veiculo, por acaso isso ja ocorreu com alguem aqui ?? apos suspender a frente ela nao volta mais a posição que estava anteriormente ??

MATEUS4X4
08/08/2015, 21:42
colegas da comunidade ,

mas uma vez com problemas mas dessa vez simples,

alguem ja teve problema com o alarme original da frontier , pois quando fiz a aquisição da minha frontier a mesma veio com um alarme sistec , colocado e vejo que a mesma possue alarme original de fabrica creio eu que esteja fautando so o controle e fazer a codificação alguem sabe onde posso encontrar esse controle e os metodos para codificar ?:

MATEUS4X4
08/08/2015, 21:45
Colega, as frontier não possuem molas aspirais ,e sim braço de torção , como se fosse suspenção a rosca , e so possue esse amortecedor mesmo e o braço.

Andre Branquinho
12/08/2015, 14:08
Colega, as frontier não possuem molas aspirais ,e sim braço de torção , como se fosse suspenção a rosca , e so possue esse amortecedor mesmo e o braço.

Obrigado MATEUS4X4 , VOLTEI A OFICINA E MOSTREI PARA O MECANICO QUE CONCORDOU COMIGO E REALIZOU UMA REGULAGEM ONDE VOLTOU A POSIÇÃO QUE A SUSPENSÃO TINHA ORIGINALMENTE.

VALEU PELAS INFORMAÇÕES!

Marcelio Cardozo
19/08/2015, 11:20
Bom dia, Amigo.

No final do tubo da vareta de óleo da minha Frontier SE 2.8 2003 está pingando óleo. Sabe informar como posso resolver?

Marcelio Cardozo
19/08/2015, 11:26
Bom dia Amigo.

No final do tubo da vareta de óleo da minha Frontier SE 2.8 2003 está pingando óleo. Sabe me informar como posso resolver esse problema?

HERICK
24/08/2015, 05:25
Bom dia Amigo.

No final do tubo da vareta de óleo da minha Frontier SE 2.8 2003 está pingando óleo. Sabe me informar como posso resolver esse problema?
Bom dia Marcelio! Se possível tirar uma foto para melhor visualização do problema ok

cosmemenezes
24/08/2015, 22:57
Boa noite!
Comprei uma Frontier 2004/2005 4x4, qual o óleo para motor mais indicado para esse veículo? O Km dela é 136000
obrigado!

HERICK
25/08/2015, 05:24
Boa noite!
Comprei uma Frontier 2004/2005 4x4, qual o óleo para motor mais indicado para esse veículo? O Km dela é 136000
obrigado!

Bom dia! Na Xterra usava o Lubrax Top Turbo, muito bom e com preço também competitivo, mas eu comprava o Balde de 20 Lts

lolata
02/09/2015, 22:44
Boas pessoal, Comprei uma Frontier 2003, mas estou estranhando o cambio da tração, a alavanva minha parece que só tem 2 pocições, tipo, p/ frente ligo a tração, p/ traz desligo, embora a marcação é de tres posições.
Deve ter algo errado ?

GiovanniP
03/09/2015, 07:07
Boas pessoal, Comprei uma Frontier 2003, mas estou estranhando o cambio da tração, a alavanva minha parece que só tem 2 pocições, tipo, p/ frente ligo a tração, p/ traz desligo, embora a marcação é de tres posições.
Deve ter algo errado ?

Empurre ela para baixo como se fosse afunda lá para chegar no 4x4 reduzido

Vitãocabral
03/09/2015, 10:23
Bom dia amigos!
Minha Frontier 2003/2004 está esquentando aleatoriamente e todas as vezes q aqueceu eu estava com ar ligado duas vezes no transito e uma na subida da serra de Teresópolis no Rio de Janeiro, fui até o mecânico deixamos ela ligada o dia todo, ligamos o ar e nada alguém teria alguma informação q pudesse ajudar, tb gostaria de indicações de oficina no Rio de Janeiro de alguém q meixa no sistema arrefecimento pra dar uma limpada no radiador e no intercooler.

fpandur
03/09/2015, 11:51
Bom dia amigos!
Minha Frontier 2003/2004 está esquentando aleatoriamente e todas as vezes q aqueceu eu estava com ar ligado duas vezes no transito e uma na subida da serra de Teresópolis no Rio de Janeiro, fui até o mecânico deixamos ela ligada o dia todo, ligamos o ar e nada alguém teria alguma informação q pudesse ajudar, tb gostaria de indicações de oficina no Rio de Janeiro de alguém q meixa no sistema arrefecimento pra dar uma limpada no radiador e no intercooler.
Pode ser a ventoinha viscosa, ela só acopla pra valer quando o motor esquenta. Com o tempo o gel interno perde a característica ou vaza, daí ela não acopla mais ou acopla pouco. Em uso normal esse motor não aquece nessa situação, mas se pegar uma serra, irá aquecer sim. Já passei exatamente por isso. Detalhe: tive uma má experiência com o miolo viscoso paralelo, não durou 1 ano e já foi pro pau. Comprei a original MWM, que só vende completa com a hélica. É caro, mas gasta só 1 vez ...

Vitãocabral
04/09/2015, 20:16
Boa noite!
Obrigado amigo fpandur por responder,
confesso q eu achei q fosse isso tb, mas pelo que percebi meu mecânico não teve muito boa vontade em procurar
o problema, ele deu uns chutes mas não mexeu em nada, hoje fiz uma limpeza no radiador substitui todo liquido
do sistema por água destilada com fluido, meio a meio, troquei tb o reservatório por um novo, quando fiz a troca
percebi q só havia água no sistema. Por isso que pedi uma indicação de mecânico no rio.
Mas existe alguma forma de travar o acoplamento até efetuar a troca?

lolata
04/09/2015, 20:37
Empurre ela para baixo como se fosse afunda lá para chegar no 4x4 reduzido

Agradeço a dica, tinha tentado de tudo, menos apertar a alavanca de cambio p/ baixo, Agora sim, hehehheheh, Obrigado pela dica

fpandur
04/09/2015, 20:43
Boa noite!
Obrigado amigo fpandur por responder,
confesso q eu achei q fosse isso tb, mas pelo que percebi meu mecânico não teve muito boa vontade em procurar
o problema, ele deu uns chutes mas não mexeu em nada, hoje fiz uma limpeza no radiador substitui todo liquido
do sistema por água destilada com fluido, meio a meio, troquei tb o reservatório por um novo, quando fiz a troca
percebi q só havia água no sistema. Por isso que pedi uma indicação de mecânico no rio.
Mas existe alguma forma de travar o acoplamento até efetuar a troca?

Particularmente não conheço, até deve ter, mas nunca pesquisei a respeito.

limamx
14/09/2015, 08:04
511718Bom dia.

Sou novo no fórum, e no mundo 4x4 adquiri uma frontier 2003 4x4.

Estou muito feliz com a viatura, desculpe se estou no tópico errado, procurei e não encontrei.

Esta abaixando o nível de óleo da embreagem....já procurei pelo vazamento e não encontrei, esta pingando na junta da caixa de cambio....mas não da para ver se vem de outro lugar.

Completo o óleo da embreagem normal...o que pode ser? ou poderia me indicar um tópico que fala sobre isso.

Obrigado

Edumar
14/09/2015, 20:37
Muito bonita a viatura.
Parabéns !

telmopinheiro
15/09/2015, 06:41
Caros

Estou pensando seriamente em pegar uma Frontier 2004 ou 2005 4x4 2.8 ou uma Xterra mas tenho alguns receios e gostaria da ajuda dos colegas de fórum:

- não tenho experiência com Nissan. É fácil encontrar peças de reposição no mercado?
- é seguro comprar uma dessa idade com câmbio automático? (estou olhando carros na faixa de 100.000 km)
- no caso do câmbio automático, ela tem Cruise Control (piloto automático)?
- o que mais preciso prestar atenção (na hora de avaliar) ao comprar uma Frontier ou Xterra usados?
- qual é a diferença entre a SE, SE Strick, Attack ou One CD?

Aliás se alguém aí tiver uma nestas condições e com bom preço estou precisando comprar esta semana sem falta, estou entregando meu jeep e ficarei a pé.

Abraços

Theo PInheiro

fpandur
15/09/2015, 20:28
Caros

Estou pensando seriamente em pegar uma Frontier 2004 ou 2005 4x4 2.8 ou uma Xterra mas tenho alguns receios e gostaria da ajuda dos colegas de fórum:

- não tenho experiência com Nissan. É fácil encontrar peças de reposição no mercado?
- é seguro comprar uma dessa idade com câmbio automático? (estou olhando carros na faixa de 100.000 km)
- no caso do câmbio automático, ela tem Cruise Control (piloto automático)?
- o que mais preciso prestar atenção (na hora de avaliar) ao comprar uma Frontier ou Xterra usados?
- qual é a diferença entre a SE, SE Strick, Attack ou One CD?

Aliás se alguém aí tiver uma nestas condições e com bom preço estou precisando comprar esta semana sem falta, estou entregando meu jeep e ficarei a pé.

Abraços

Theo PInheiro
Estou na minha 2ª Xterra. Nessa versão de Frontier não tem câmbio automático, só no modelo mais novo, de 2008 em diante. Peças do motor, câmbio e diferencial são nacionais (MWM, Eaton e Dana). Peças de uso geral já tem paralelas de boa qualidade no mercado (pastilhas, discos de freio, etc). Alguma coisa mais específica somente na Nissan ou importando, principalmente peças de acabamento, daí é caro. Mas isso não é exclusividade da Nissan ...

gukampos
22/09/2015, 10:25
Bom dia amigo! A minha 2003 acontecia isso... O meu caso foi Atuador hidraulico que fica dentro da cx de marchas.
Abs boa sorte.

gukampos
22/09/2015, 10:42
Bom dia Pessoal! troquei minha SE Preta 2003 em um imóvel e estou a procura de outra viatura! Achei uma SE a princípio mto boa porém ela não tem banco de Couro! Achei estranho pois toda SE que ja vi ate hj tem couro so as XE que nao... Alguém sabe se realmete saiu alguma de fabrica com banco de tecido? Ou posso entrar numa furada de um carro mexido...?
Obrigado e abraço a todos!

JPEDROSA2
22/09/2015, 20:02
Salve, galera!!!!

A minha FRONTIER ATTACK é 2008, mas ainda é o modelo antigo...
Substitui o rolamento do cardan e passei por todos os problemas já mencionados aqui, pelos amigos. "Abandonei" o meu mecânico e procurei uma oficina de veículos pesados (ônibus, caminhões) e expliquei o meu problema de trepidações após a troca do famigerado rolamento. O mecânico assim que pôs os olhos no cardan, gritou: Está montado errado!
Explicou: deve coincidir o mesmo desenho durante todo o cardan, ou seja, FÊMEA COM FÊMEA; MACHO COM MACHO!.
Achei estranho... Mas, como estamos vivendo tempos politicamente corretos, aceitei a informação e autorizei a remontagem do CARDAN. Resultado: ESTÁ PERFEITO! Quanto aborrecimento desnecessário...

João512567

Bruno P.
29/09/2015, 20:13
Fala Galera!

Realizei o sonho e adquiri recentemente a minha vtr, uma Frontier 2006 attack com 90.000km. Venho acompanhando o tópico há algum tempo para retirar as minhas dúvidas. Dei algumas voltas nela antes de comprar, e não aparentou ter nenhum problema grave.
Estou para levar na segunda no Everaldo aqui no RJ para ele dar uma revisada geral. Anotei algumas coisas que estão me incomodando.
1-Ela está com uma folga na direção e um grilo na roda dianteira esquerda quando passo em buraco.
2- Acho ela um pouco fraca tanto nas arrancadas, quanto para alcançar velocidade, pois à 90km/h ela já está com 2.000rpm.
3- O antigo dono me falou que acabou de trocar correias, óleo e filtros. O que mais posso pedir na revisão? Bomba, bicos e turbina?

Foi mal pelas perguntas! Quero ir dando uma geral nela aos poucos para ficar com ela durante muito tempo!

Abs!

adaoferre
17/10/2015, 19:59
Boa noite!
Caros foristas,este é minha primeira mensagem, e a intenção é agradecer pois a três anos atrás quando decidi trocar de viatura, sai de uma f 1000 cabinada,o fórum foi de grande ajuda após ler vários tópicos, percebi que a frontier 2.8, poderia ser uma opção, após ler 310 páginas deste tópico, decidi comprar uma frontier 2.8, 2007 com 140.000 km, o proprietário anterior era muito negligente com a manutenção, mas após uma manutenção básica, deixei a mesma confiável. Resumindo nesse período tive problemas com o sistema de injeção, em virtude da qualidade do diesel, a embreagem e o rolamento do cardam foram trocados respectivamente a os 270.000 e 290.000 km.e em termos de manutenção não tem nada que não seja comum em qualquer veículo, só troquei a mesma por que o espaço para os passageiros da mesma , não estava mais me atendendo, toquei a mesma em uma sw4 2009.Valeu galera espero que seja útil para os futuros compradores.Detalhe vendi a mesma com 300.000 km.com o motor muito bom, sem vazamentos e não baixando nada de óleo.

HERICK
19/10/2015, 05:21
Boa noite!
Caros foristas,este é minha primeira mensagem, e a intenção é agradecer pois a três anos atrás quando decidi trocar de viatura, sai de uma f 1000 cabinada,o fórum foi de grande ajuda após ler vários tópicos, percebi que a frontier 2.8, poderia ser uma opção, após ler 310 páginas deste tópico, decidi comprar uma frontier 2.8, 2007 com 140.000 km, o proprietário anterior era muito negligente com a manutenção, mas após uma manutenção básica, deixei a mesma confiável. Resumindo nesse período tive problemas com o sistema de injeção, em virtude da qualidade do diesel, a embreagem e o rolamento do cardam foram trocados respectivamente a os 270.000 e 290.000 km.e em termos de manutenção não tem nada que não seja comum em qualquer veículo, só troquei a mesma por que o espaço para os passageiros da mesma , não estava mais me atendendo, toquei a mesma em uma sw4 2009.Valeu galera espero que seja útil para os futuros compradores.Detalhe vendi a mesma com 300.000 km.com o motor muito bom, sem vazamentos e não baixando nada de óleo.
Show! Os up grades de VTR estão dentro do meu gosto também, mas voltando à Frontier, esse motor MWM aguenta o tranco, motor bruto em todos sentidos, boa sorte com a Sw4 e seja bem vindo ao fórum.

Jorge Luiz Zoehler
19/10/2015, 15:49
Boa tarde, pessoal.
Comprei a 15 dias uma Nissan Frontier 2013 XE com 30.000 km, muito inteira. Primeira vez que tenho uma pick-up a Diesel.
Este final de semana dei uma voltinha de 200km, e fiquei meio preocupado com o ruido que o motor faz se deixar ele apanhando um pouco, tipo sair de um quebra molas em 2ª, o motor grila bastante até pegar o embalo... ou em subida muito forte no estacionamento do prédio parece que falta força usando 1ª marcha ele grila e tenho que aumentar bastante o giro do motor para subir. Já falei com outra pessoa que tem uma Frontier também e ele disse ser normal. Gostaria da opinião de alguém mais, pois tenho garantia de 3 meses no carro.

Obrigado.

Jorge

adaoferre
19/10/2015, 20:10
Show! Os up grades de VTR estão dentro do meu gosto também, mas voltando à Frontier, esse motor MWM aguenta o tranco, motor bruto em todos sentidos, boa sorte com a Sw4 e seja bem vindo ao fórum.

Obrigado pela receptividade, embora não seja novidade pois como disse na minha mensagem anterior, acompanho o fórum a muito tempo e a este tópico em especial a três anos, e sei que o ambiente aqui é super amigável. E quanto a frontier 2.8, só citei o motor , pela quilometragem, pois vejo sempre muita gente preocupada com a alta km. Eu prefiro um veículo com a quilometragem alta e com a funilaria e estrutura perfeitos do que ao contrário. Quanto a câmbio , diferencial , freios e lataria e elétrica, dispensa comentários é perfeita.

HERICK
20/10/2015, 05:11
Boa tarde, pessoal.
Comprei a 15 dias uma Nissan Frontier 2013 XE com 30.000 km, muito inteira. Primeira vez que tenho uma pick-up a Diesel.
Este final de semana dei uma voltinha de 200km, e fiquei meio preocupado com o ruido que o motor faz se deixar ele apanhando um pouco, tipo sair de um quebra molas em 2ª, o motor grila bastante até pegar o embalo... ou em subida muito forte no estacionamento do prédio parece que falta força usando 1ª marcha ele grila e tenho que aumentar bastante o giro do motor para subir. Já falei com outra pessoa que tem uma Frontier também e ele disse ser normal. Gostaria da opinião de alguém mais, pois tenho garantia de 3 meses no carro.

Obrigado.

Jorge

Bom dia Jorge! Não acredito que seja normal esse comportamento da sua Frontier, visto que os motores movidos à Diesel tem bastante torque, pode ser algum entupimento no sistema de alimentação do motor, filtros sujos, de ar, de combustível etc, até problemas de desgaste na embreagem, o ideal é levar numa oficina de confiança pra melhor avaliação, passar um scanner, diante de um laudo técnico exija o seu direito de consumidor ok

HERICK
20/10/2015, 05:15
Obrigado pela receptividade, embora não seja novidade pois como disse na minha mensagem anterior, acompanho o fórum a muito tempo e a este tópico em especial a três anos, e sei que o ambiente aqui é super amigável. E quanto a frontier 2.8, só citei o motor , pela quilometragem, pois vejo sempre muita gente preocupada com a alta km. Eu prefiro um veículo com a quilometragem alta e com a funilaria e estrutura perfeitos do que ao contrário. Quanto a câmbio , diferencial , freios e lataria e elétrica, dispensa comentários é perfeita.

As vezes uma VTR que faz trilha regularmente é mais conservada do que uma que roda somente no on Road, pois a manutenção é mais criteriosa e as trocas de peças são mais necessárias, forte abraço.

Jorge Luiz Zoehler
20/10/2015, 11:36
Valeu Herick, vou falar com o pessoa daqui que tem carro a Diesel e levar para avaliar.

Bom dia Jorge! Não acredito que seja normal esse comportamento da sua Frontier, visto que os motores movidos à Diesel tem bastante torque, pode ser algum entupimento no sistema de alimentação do motor, filtros sujos, de ar, de combustível etc, até problemas de desgaste na embreagem, o ideal é levar numa oficina de confiança pra melhor avaliação, passar um scanner, diante de um laudo técnico exija o seu direito de consumidor ok

Edinilson Linhares
20/10/2015, 19:39
caro limamx (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/102170-limamx/), tenho uma desse mesmo ano e o problema que você menciona esta no atuador de embreagem desgastado e com o tal vazamento você terá de substitui-lo, aproveita e vê como esta o desgaste da embreagem seria ideal trocá-la também, peça ao mecânico que troque também o retentor do volante pois se ele der vazamento terá que tirar a caixa de marcha de novo e para desmontá-la da bastante trabalho, boa sorte.

Milton C.
28/10/2015, 22:43
Fala galera, boa noite!!
Alguém tem um contato de revendedor EATON para comprar peças do câmbio? O meu foi pro saco, e estou duvidando do valor cobrado.

Desde já agradeço!

Abraço!

fabio vidigal
28/10/2015, 22:58
Boa noite rapaziada sou o mais novo proprietário de uma xt 2004. Peguei ela com a turbina regulada para 1.5 bar de pressão. Gostaria de saber se isso não causa nenhum dano ao motor.obrigado

Albertofs
04/11/2015, 11:16
Bom dia pessoal

Alguem sabe ou poderia olhar na plaqueta que fica por tras da ventoinha e me dizer qual o PONTO DE INJEÇÃO APMS na frontier/xterra com bomba mecânica...sei na s-10 é 1,60, mas na frontier é diferente.

Fico no aguardo

Edinilson Linhares
04/11/2015, 16:42
o ponto d pms é o mesmo e o ajuste da bomba la voce deixa em -20 e coloca a boba em 0 depois com o relógio comparador voce recua para 1,6 e pronto

Sigma4x4
04/11/2015, 17:02
Fala galera, boa noite!!
Alguém tem um contato de revendedor EATON para comprar peças do câmbio? O meu foi pro saco, e estou duvidando do valor cobrado.

Desde já agradeço!

Abraço!Liga na Eaton é pergunta o mais próximo.

Albertofs
05/11/2015, 21:47
o ponto d pms é o mesmo e o ajuste da bomba la voce deixa em -20 e coloca a boba em 0 depois com o relógio comparador voce recua para 1,6 e pronto

Valeu Edinilson...então o APMS é realmente 1,60... vou verificar, pois a minha xterra ta castanhado demais depois que revisei bomba e bicos.

Abraços

ivanpessanha
11/11/2015, 08:34
Pessoal, qual a especificação do óleo para o diferencial dianteiro da frontier attack 4x4 2006? O manual só cita API-GL5, já para o traseira ja especifica SAE 85W 140.

Rodrigo_SR
11/11/2015, 13:18
Misturando Água no óleo do motor
Olá pessoal...tenho uma dúvida, tenho uma frontier 2005 com o seguinte problema: o nível do reservatório de água baixa com certa frequência e não encontro vazamento. Já troquei liquido de arrefecimento, tampa do reservatório e nada. Verifiquei grande quantidade de borra de óleo misturado com água no respiro do motor, mas a vareta nunca mostra a presença de água no cárter. Encontrei o seguinte video: Dr Carra S10 Misturando Água no óleo do motor(http://www.youtube.com/watch?v=_Ltfj6IM4oc&list=PLMg53R-9nfRvzT8t2jaZIQGl7mVtP8uWi&index=1).
Pergunto se alguém sabe algo a respeito desse problema ou já enfrentou situação parecida?

fpandur
11/11/2015, 15:02
Não entendi quando você diz que encontra óleo + água no respiro do motor. O que sei que é comum de acontecer é ter borra de óleo no reservatório do liquido de arrefecimento (onde vai a tampa de pressão) Nesse caso é muito provável que seja o resfriador de óleo do motor que está dando passagem do óleo para água. Na imensa maioria das vezes é só trocar o jogo de juntas, já resolve. Em raras vezes é o resfriador com algum furo interno, que permite a mistura dos liquidos. Nesse caso, teria que ver se dá pra soldar, senão somente um novo. O resfriador de óleo fica na parte esquerda do motor (olhando de frente), pouco abaixo da posição da turbina.

Quanto a baixar o nível do líquido, pode ser os anéis de vedação da bomba dágua (orings). Eu quando mexi no trocador de calor da minha Xterra, pra trocar o jogo de juntas, já aproveitei e troquei todos os orings de vedação da bomba dágua.

Marcelio Cardozo
12/11/2015, 11:46
Olá mauricio e donos de frontier . Possuo uma 2002/3 mecanica que comprei em janeiro/11, estou gostando da viatura e até o presente não troquei nenhuma peça nela. Sobre o manual do proprietario encomende ele na Nissan premier do SIA ( R$ 100,00) fale com Rafael da venda de peças. Tive tambem que comprar 1 presilha que cobre o parafuso do alargador do paralama ( R$ 35,00) e uma tampa de plastico do estribo que estava faltando. abraços...

Boa tarte,

Poderia me informar onde conseguiu comprar a presilha que cobre o parafuso do alargador do para-lamas? Se consegue os parafusos também ? Preciso de 3 de cada.

Rodrigo_SR
12/11/2015, 12:07
Obrigado pela dica fpandur...
Antes de postar a pergunta já havia consultado um mecânico sobre a suspeita de ser um problema no trocador de calor. Ele retirou a conexão da mangueira de retorno do radiador e verificou que somente havia liquido e em seguida descartou o problema, pois segundo ele, se o trocador estivesse com problema deveria haver óleo depositado naquele local. Então fui orientado a usar liquido do tipo veda radiador(não pus ainda) por se tratar de um pequeno vazamento. Agora caso este procedimento não surtisse efeito, deveria trocar a junta do cabeçote. Como eu já havia removido o filtro de ar com as tubulações e verificado que ali se encontrara pequena quantidade de água, resolvi fazer uma limpeza. Foi então que encontrei essa mistura de água com óleo(ou graxa) no retorno para o filtro, bem como uma borra branca(água+óleo) na tampa de óleo do comando de válvulas. Aí que reside minha dúvida, se é normal encontrar esse tipo de mistura nesta parte do motor da frontier. Quanto ao vídeo, é para verificar se alguém sabe de algo nesse sentido, pois em geral se condena a junta do cabeçote de largada, e se não for esse o problema? Já era! alem dos custos, tem a plaina que dá para fazer só uma vez! Aqui o pessoal até sabe trabalhar neste motor, mas muita coisa é no "achismo" e aí você corre o risco de ter de trocar tudo. Por isso recorri ao fórum, para antes mandarr fazer, ampliar o espectro de informações a respeito. A dica dos orings da bomba d'água é novidade para mim, vc tinha problemas com nível de água?
Valeu

fpandur
12/11/2015, 12:29
Obrigado pela dica fpandur...
Antes de postar a pergunta já havia consultado um mecânico sobre a suspeita de ser um problema no trocador de calor. Ele retirou a conexão da mangueira de retorno do radiador e verificou que somente havia liquido e em seguida descartou o problema, pois segundo ele, se o trocador estivesse com problema deveria haver óleo depositado naquele local. Então fui orientado a usar liquido do tipo veda radiador(não pus ainda) por se tratar de um pequeno vazamento. Agora caso este procedimento não surtisse efeito, deveria trocar a junta do cabeçote. Como eu já havia removido o filtro de ar com as tubulações e verificado que ali se encontrara pequena quantidade de água, resolvi fazer uma limpeza. Foi então que encontrei essa mistura de água com óleo(ou graxa) no retorno para o filtro, bem como uma borra branca(água+óleo) na tampa de óleo do comando de válvulas. Aí que reside minha dúvida, se é normal encontrar esse tipo de mistura nesta parte do motor da frontier. Quanto ao vídeo, é para verificar se alguém sabe de algo nesse sentido, pois em geral se condena a junta do cabeçote de largada, e se não for esse o problema? Já era! alem dos custos, tem a plaina que dá para fazer só uma vez! Aqui o pessoal até sabe trabalhar neste motor, mas muita coisa é no "achismo" e aí você corre o risco de ter de trocar tudo. Por isso recorri ao fórum, para antes mandarr fazer, ampliar o espectro de informações a respeito. A dica dos orings da bomba d'água é novidade para mim, vc tinha problemas com nível de água?
Valeu
O meu problema nessa parte era borra de óleo no reservatório do radiador. Daí aproveitei que estava mexendo e já troquei os orings da bomba dágua só por precaução, pois não é caro. Definitivamente não é normal encontrar vestígios de água na tubulação do filtro de ar. Também nunca vi borra branca na tampa de óleo do comando, lá só pode ter óleo mesmo. Se for a junta do cabeçote, me estranha que estaria passando água pra parte de cima do cabeçote, para chegar até as válvulas ...

Jorge Luiz Zoehler
16/11/2015, 09:18
Bom dia,

Este final de semana fui fazer um off road de familia, e pegamos trilhas leves e uma subida que era um pouco mais difícil. Como principiante coloquei na reduzida e foi muito difícil conseguir subir, e arrancou a proteção do motor e bateu uma pedra no depósito do óleo (ainda bem que não furou). Pergunta aos mais experientes?
-Deveria ter subido na reduzida e em segunda marcha?? (fui de primeira marcha)
-Quero colocar uma proteção de ferro no motor, onde posso encontrar sou do RS?
-Quero levantar um pouco a frontier tem kits para venda?

Obrigado

Jorge

GuilhermeThunder
16/11/2015, 13:57
Boa tarde,

estou com um problema no AR. Minha frontier tem ventoninha auxiliar elétrica do ar condicionado porém a ventoninha não liga mesmo quando o ar está quente (carro parado). Pesquisei alguns fóruns mas não achei a pinagem. Alguém sabe a pinagem ? É o conector M-95 do "air control" mas eu não econtro o circuito de controle da ventoinha. Já testei o relé e está ok, colocando um cabo paralelo liga na hora a ventoinha mas parece que não vem sinal do controlador mesmo quando esquenta o ar e precisa ligar. Ja tentei ir num cara de ar mas ele não sabe só enrola queria verificar eu mesmo.

GuilhermeThunder
16/11/2015, 15:06
Para subir a frente é só regulagem nas barras de torção. Alivia com macaco é melhor mas tem gente que não alivia gira direto a barra, funciona também faz mais força. Dois parafusos embaixo do carro.

Para subir a traseira acho que somente em posto de mola, manda dobrar ou adicionar uma mola extra. Eu coloquei a segunda virada para ter proteção adicional pois já quebrou minha mestra.

Subida sempre melhor em reduzida devagar , emprimeira mesmo pode ser nem precisa acelerar as vezes. estranho nunca bateu meu fundo só se for fenda de água ou rastro de jipe muito grande e fundo mesmo.

Bom dia,

Este final de semana fui fazer um off road de familia, e pegamos trilhas leves e uma subida que era um pouco mais difícil. Como principiante coloquei na reduzida e foi muito difícil conseguir subir, e arrancou a proteção do motor e bateu uma pedra no depósito do óleo (ainda bem que não furou). Pergunta aos mais experientes?
-Deveria ter subido na reduzida e em segunda marcha?? (fui de primeira marcha)
-Quero colocar uma proteção de ferro no motor, onde posso encontrar sou do RS?
-Quero levantar um pouco a frontier tem kits para venda?

Obrigado

Jorge

GuilhermeThunder
16/11/2015, 15:09
Reparei que quando colocam óleo demais aparece essa borra no reservatório, acho que a pressão aumenta muito. Se o cara colocar meio litrinho a mais já era, eles sempre erram na troca do filtro acaba indo um pouco a mais acho que o ideal é medir os litros mas uso galão então nego sempre erra para colocar.

Óleo com borra branca é zica tem que ver logo se não já era as bronzinas.

O meu problema nessa parte era borra de óleo no reservatório do radiador. Daí aproveitei que estava mexendo e já troquei os orings da bomba dágua só por precaução, pois não é caro. Definitivamente não é normal encontrar vestígios de água na tubulação do filtro de ar. Também nunca vi borra branca na tampa de óleo do comando, lá só pode ter óleo mesmo. Se for a junta do cabeçote, me estranha que estaria passando água pra parte de cima do cabeçote, para chegar até as válvulas ...

fpandur
16/11/2015, 15:22
Reparei que quando colocam óleo demais aparece essa borra no reservatório, acho que a pressão aumenta muito. Se o cara colocar meio litrinho a mais já era, eles sempre erram na troca do filtro acaba indo um pouco a mais acho que o ideal é medir os litros mas uso galão então nego sempre erra para colocar.

Óleo com borra branca é zica tem que ver logo se não já era as bronzinas.
Bem, no meu caso era a junta do radiador de óleo mesmo, não era excesso de óleo no motor. Até porque quem faz a troca de óleo sou eu mesmo, em casa, e sempre tomo cuidado com relação ao nível.

fpandur
16/11/2015, 15:25
Boa tarde,

estou com um problema no AR. Minha frontier tem ventoninha auxiliar elétrica do ar condicionado porém a ventoninha não liga mesmo quando o ar está quente (carro parado). Pesquisei alguns fóruns mas não achei a pinagem. Alguém sabe a pinagem ? É o conector M-95 do "air control" mas eu não econtro o circuito de controle da ventoinha. Já testei o relé e está ok, colocando um cabo paralelo liga na hora a ventoinha mas parece que não vem sinal do controlador mesmo quando esquenta o ar e precisa ligar. Ja tentei ir num cara de ar mas ele não sabe só enrola queria verificar eu mesmo.
Originalmente não tem ventoinha para o AC (pelo menos a XTerra, que usa a mesma plataforma, não tem). Pode ter sido uma instalação posterior ou depende da concessionaria na época da venda, pode ter instalado para atender a alguma reclamação do primeiro dono a respeito de ineficiência do AC. Minha primeira Xterra eu instalei uma ventoinha genérica, na 2ª (atual), já veio com uma ventoinha Nissan. Pelo histórico do carro, foi comprado no RJ, presumo que o 1º dono deve ter reclamado e fizeram a instalação. Mas não há controle em separado, ela liga direto junto no momento que se liga o AC. Se a ventoinha está boa ligando direto, verifique a fiação e onde está ligada, pode ser um problema na fiação ou no ponto de conexão dela.

Jorge Luiz Zoehler
16/11/2015, 18:05
Obrigado pelas dicas Guilherme. Só fico com medo de perder muito a estabilidade levantando ela.

Outra coisa sabe onde posso encontrar protetor de carter de ferro?

Jorge

GuilhermeThunder
16/11/2015, 18:30
Parece original ou um Recall/Boletim de Serviço porque a ventoinha é Nissan e a fiação blindada junto com outros cabos não tem como seguir o fio preciso da pinagem de controle do módulo de AC. Vem escrito até na tampa de fusível perto do volante "ventoinha" e também tem um relê dentro do capô. segue fotos

Originalmente não tem ventoinha para o AC (pelo menos a XTerra, que usa a mesma plataforma, não tem). Pode ter sido uma instalação posterior ou depende da concessionaria na época da venda, pode ter instalado para atender a alguma reclamação do primeiro dono a respeito de ineficiência do AC. Minha primeira Xterra eu instalei uma ventoinha genérica, na 2ª (atual), já veio com uma ventoinha Nissan. Pelo histórico do carro, foi comprado no RJ, presumo que o 1º dono deve ter reclamado e fizeram a instalação. Mas não há controle em separado, ela liga direto junto no momento que se liga o AC. Se a ventoinha está boa ligando direto, verifique a fiação e onde está ligada, pode ser um problema na fiação ou no ponto de conexão dela.

Jorge Luiz Zoehler
16/11/2015, 18:33
Outra coisa a minha Frontier é 2013, já falei com outros foristas e dizem que este ano só da pra levantar usando Lift.

GuilhermeThunder
16/11/2015, 18:34
Eu sento o pé e tranquilo. Na verdade minha suspensão traseira ficou um pouco mais dura que o original então compensou a maior altura.

Não tenho protetor, não sei onde compra.

Obrigado pelas dicas Guilherme. Só fico com medo de perder muito a estabilidade levantando ela.

Outra coisa sabe onde posso encontrar protetor de carter de ferro?

Jorge

GuilhermeThunder
16/11/2015, 18:37
Essa sua usa mola helicoidal na frente não tem regulagem mesmo, só kit ou mola nova. Atrás elas são iguais usam feixe de mola, só dobrando elas(arqueando) ou adicionando mais uma, desconheço kit para feixe de mola.

Outra coisa a minha Frontier é 2013, já falei com outros foristas e dizem que este ano só da pra levantar usando Lift.

Jorge Luiz Zoehler
17/11/2015, 16:42
Valeu Guilherme, vou procurar um kit para frente..

Jorge

Loras
19/11/2015, 02:33
Boas.

Alguém conseguiu resolver de forma mais ju$ta as borrachas de cabine e porta?

Ou apenas na concessionaria mesmo?

E a flange da cruzeta do diferencial traseiro, alguma dica?

Abs.

fpandur
19/11/2015, 11:44
Parece original ou um Recall/Boletim de Serviço porque a ventoinha é Nissan e a fiação blindada junto com outros cabos não tem como seguir o fio preciso da pinagem de controle do módulo de AC. Vem escrito até na tampa de fusível perto do volante "ventoinha" e também tem um relê dentro do capô. segue fotos
Na minha Xterra a ventoinha também é original Nissan. Infelizmente ela não está comigo agora aqui, somente em Janeiro que devo "ver" ela novamente rs, rs, rs

Coloco abaixo cópia do manual de manutenção da parte que trata do ar condicionado. Veja que não há indicação da ventoinha auxiliar no circuito, embora tenha um sinal que sai do pino 3 do M95, GW-DEF, que não mostra onde ele vai conectado no outro desenho. Pode ser que seja esse o sinal que procura. Esse manual é da Xterra eletrônica, a partir de 2006.

http://i4.photobucket.com/albums/y147/fpandur/VEICULOS/AC_zpssddoyta8.jpg

Edinilson Linhares
20/11/2015, 12:42
bem facinho a sua pra levanta dificil é a minha, a sua troca os jumelos atras por jumelos de 7 polegadas que fica top e mais macia atras se quiser desenho o formato que fiz pra minha e posto aqui, na frente tem de fazer um calço de tubo e flange no torneiro com 2 polegadas de altura e coloca na cabeça do conjunto do amortecedor e pronto.

Edinilson Linhares
20/11/2015, 12:45

coloca um relé no circuito de força da ventoinha auxiliar e liga o positivo do rele no positivo do compresor e pronto foi assim que fiz na minha mas o ventilador eu coloquei um de 10 da royce.

Alexandre F.M. Gherardi
23/11/2015, 23:33
bem facinho a sua pra levanta dificil é a minha, a sua troca os jumelos atras por jumelos de 7 polegadas que fica top e mais macia atras se quiser desenho o formato que fiz pra minha e posto aqui, na frente tem de fazer um calço de tubo e flange no torneiro com 2 polegadas de altura e coloca na cabeça do conjunto do amortecedor e pronto.

Boa noite Edinilson.
Por favor, manda esse desenho pra mim.
Desde já agradeço.

HGranja
24/11/2015, 11:29
Boa noite Edinilson.
Desde já agradeço.

Fico no aguardo também!
Posta fotos da VTR também!!

Acaio
25/11/2015, 09:28
Oi galera!
Alguém sabe onde encontrar a tampa da tomada 12v de nossas camionetes?
Dá para usar algum outro modelo de outro veículo?
até

Jorge Luiz Zoehler
25/11/2015, 10:42
Edinilson,

Tens como me passar mais dados, pois já falei com 2 oficinas de suspensões e to achando meio caro o valor que pediram, uma R$ 2.400,00 e outra R$ 2.000,00. Me falaram que tem que trocar os amortecedores, por isto que fica tão caro. Se tiver desenhos ou fotos vou falar com meu mecânico para ver se ele consegue fazer.

Jorge

Edinilson Linhares
25/11/2015, 10:49
517332517333
Boa noite Edinilson.
Desde já agradeço.

Edinilson Linhares
25/11/2015, 11:08
517334
caro Jorge Luiz Zoehler, as medidas do suporte dianteiro o mecânico tem de tirar o amortecedor dianteiro se a sua frontier for 2008 para frente vai verificar que o suporte dianteiro é parecido com o desenho do lado que fiz vai fazer duas flanges com as medidas do batente superior soldar elas com a furação desencontrada soldando um tubo de uma grossura considerável entre elas da no máximo 2,5 polegadas de altura e pelo menos 4 mm de grossura e acredito que de 60 mm ou 2,5 polegadas de diâmetro. os jumelos gateis 50 reais com brocas e parafusos, a chapa na chapario me deram foi de graça mesmo mas eu paguei com uma coca cola kkk, ja a frente da minha dei mas aperto no parafuso de torção e depois alinhei, de resto ta bo vou colocar fotos dela. qualquer coisa meu email é souza.geradores@outlook.com meu cell 68-99384952

Edinilson Linhares
25/11/2015, 11:20
a minha coloquei do fiat punto fico bom
Oi galera!
Alguém sabe onde encontrar a tampa da tomada 12v de nossas camionetes?
Dá para usar algum outro modelo de outro veículo?
até

Acaio
25/11/2015, 14:08
a minha coloquei do fiat punto fico bom
Muito Obrigado!

Jorge Luiz Zoehler
25/11/2015, 21:51
Muito obrigado Edinilson, assim então não vou precisar trocar os amortecedores, certo?
Amanhã vou falar com meu mecânico, e qualquer dúvida te mando um e-mail.

Estou aguardando a foto da tua Frontier, para ver o visual. Meu e-mail é jorge.zoehler@gmail.com

Abraço.

Jorge

517334
caro Jorge Luiz Zoehler, as medidas do suporte dianteiro o mecânico tem de tirar o amortecedor dianteiro se a sua frontier for 2008 para frente vai verificar que o suporte dianteiro é parecido com o desenho do lado que fiz vai fazer duas flanges com as medidas do batente superior soldar elas com a furação desencontrada soldando um tubo de uma grossura considerável entre elas da no máximo 2,5 polegadas de altura e pelo menos 4 mm de grossura e acredito que de 60 mm ou 2,5 polegadas de diâmetro. os jumelos gateis 50 reais com brocas e parafusos, a chapa na chapario me deram foi de graça mesmo mas eu paguei com uma coca cola kkk, ja a frente da minha dei mas aperto no parafuso de torção e depois alinhei, de resto ta bo vou colocar fotos dela. qualquer coisa meu email é souza.geradores@outlook.com meu cell 68-99384952

Edinilson Linhares
26/11/2015, 10:37
pode deixar eu irei tirar lá e assim que possível eu posto aqui, as fotos do jumelo, e da frente como ficou, lebrado que a minha é da 2003 a sua é a mais nova tem de fazer essa peça ai pra levantar ela, o bom que a sua vai trabalhar melhor a suspensão, já a minha fica com final de curso mais rápido e assim menos conforto.

VAGNERMFERREIRA
29/11/2015, 23:09
Boa noite galera, sou do interior de são paulo cidade de sorocaba,sou novo de caminhonete e inclusive no 4x4, acabei de comprar depois de muita pesquisa a minha primeira , e o modelo escolhido foi a nissan frontier se 2.8 4x4 ando 2005, gostei de mais da minha aquisição, porem no primeiro final de semana com ela fui realizar o teste 4x4, porem ao utilizar o 4x4 não consegui a impressão que nào está funcionando, não sei se é problema mesmo ou se não sei usar, porem não acendeu a luz no painel e na tentativa de subir um morro percebi que as dianteiras não estavam fazendo a traçao, pois enquanto as traseiras derrapavam as da frente nem se moviam, alguem tem alguma dica o que pode ser, e obrigado pela oportunidade aqui no site. Abraços a todos

Edinilson Linhares
30/11/2015, 11:43
olha ai como ficou a minha, 517559517560517561517562517563
Muito obrigado Edinilson, assim então não vou precisar trocar os amortecedores, certo?
Amanhã vou falar com meu mecânico, e qualquer dúvida te mando um e-mail.

Estou aguardando a foto da tua Frontier, para ver o visual. Meu e-mail é jorge.zoehler@gmail.com

Abraço.

Jorge

higormaia
05/12/2015, 13:41
Taaaarde galera!! Tudo beleza??

Dúvida ao pessoal que fez Body Lift com calços de nylon:

Alguém poderia por favor postar fotos de onde exatamente devem ser colocados os calços pra levantar a carroceria? Medidas, quantidades, parafusos, adaptações pra para-choce, intercooler, etc.

Lembrando que eu olhei boa parte das 456 páginas deste tópico e não achei algo do tipo rsrsrs...

Abraço!!

HERICK
08/12/2015, 05:24
O Body Lift é colocado nos pontos de fixação da carroceria com a longarina, coloque num elevador e examine esses pontos que não tem mistério, dependendo do tamanho dos calços, as adaptações serão pequenas, não ultrapasse 3", forte abraço.

gas21
02/01/2016, 17:08
Boa tarde pessoal. Estou viajando e parei em Guaratinguetá - SP (terra da sogra). Notei que está pingando óleo do câmbio, mas não o óleo do motor. Desconfiei do atuador, mas tb não é, então me resta o câmbio. Desconfio do rententor do eixo piloto, mas aqui no Vale do Paraíba não conheço alguém que possa trabalhar o problema. Alguém da região conhece um bom mecânico?
Obrigado!

higormaia
03/01/2016, 17:37
O Body Lift é colocado nos pontos de fixação da carroceria com a longarina, coloque num elevador e examine esses pontos que não tem mistério, dependendo do tamanho dos calços, as adaptações serão pequenas, não ultrapasse 3", forte abraço.

Obrigado pela resposta Herick. Eu dei uma olhada e vi onde colocar os calços. Serão de 2", pois já tenho 1,5" de Lift de Suspensão (troca de jumelos e ajuste na barra de torção). Mas dando mais uma estudada net a fora, parece que existem pequenos ajustes à serem feitos no câmbio e também na barra de direção. Algo como regular a altura e posicionamento. Procede??

HERICK
05/01/2016, 05:14
Obrigado pela resposta Herick. Eu dei uma olhada e vi onde colocar os calços. Serão de 2", pois já tenho 1,5" de Lift de Suspensão (troca de jumelos e ajuste na barra de torção). Mas dando mais uma estudada net a fora, parece que existem pequenos ajustes à serem feitos no câmbio e também na barra de direção. Algo como regular a altura e posicionamento. Procede??

Na minha ex Xterra não teve adaptação no câmbio, ficando este em posição mais baixa que o original, mas questão de estética mesmo, agora na barra de direção usasse um prolongador, no radiador de água também tem que elevar, possivelmente a mangueira do tanque de combustível idem, mas o ideal é verificar in loco, as suas reais necessidades ok!

Irakita Borges
06/01/2016, 13:13
Boa tarde amigo, a minha xterra 2004 está apresentando uma vibração muito grande na caixa de marchas quando atolo o carro e uso a redução, a caixa balança de um lado para o outro parecendo que vai sair pelas portas, alguns dizem que é o volante bi-massa já abrindo o bico, já troquei o coxim da caixa e ficou do mesmo jeito, a embreagem dela é macia e não raspa, mas estou sentindo ela meio alta, não tem vazamento de óleo, vc acha que já é o conjunto de embreagem mesmo?

higormaia
14/01/2016, 20:17
Boas noites galera!!

Dúvida: alguém que já instalou o relógio de pressão de óleo (mecânico) no mwm eletrônico poderia me dizer em que lugar do motor exatamente vai esta pecinha?

Se tiver uma foto do local no motor, ficarei muito agradecido :curtir:520269

SUPER 4X4
01/02/2016, 17:21
Pessoal, alguem de Brasiliapode indicar um bom mec de bomba injetora, estou precisando da uma regulada...
obg

fabiano pagan
01/02/2016, 17:56
precisava de uma ajuda ,pois tenho que tirar o cárter da minha x terra ,esta espanado o bujão, tem de tirar o motor do carro mesmo?

fpandur
01/02/2016, 20:02
precisava de uma ajuda ,pois tenho que tirar o cárter da minha x terra ,esta espanado o bujão, tem de tirar o motor do carro mesmo?
Na minha outra Xterra também aconteceu isso, o mecânico foi até em casa onde estava o veículo sem o bujão e passou um macho um pouco maior com bastante cuidado para não ficar limalha dentro. Mas o furo é bem grande e não é difícil limpar algum eventual resíduo que fica. Ele já levou um bujão na medida do macho, daí foi só rosquear e pronto. Ele falou que se ocorresse de novo seria possível fazer tipo uma bucha, colocar no local e com uma rosca menor, para encaixar o bujão. Não lembro bem dos detalhes pois já faz um tempo isso, mas ele disse que se fizesse essa bucha não espanaria mais, pois ela não seria de alumínio. Mas nem precisou, somente o bujão com um rosca ligeiramente maior já resolveu e sem vazamentos. E nada de tirar o motor ou o carter pra fazer isso, foi um serviço de 15 minutos e já resolveu. ;-)

fabiano pagan
01/02/2016, 20:32
sabe a medida do bujão? aqui na minha cidade ninguém faz isso ,falam em tirar o motor visam $$$$ ,abraçoposta uma foto pra mim do trampo

fpandur
01/02/2016, 20:48
sabe a medida do bujão? aqui na minha cidade ninguém faz isso ,falam em tirar o motor visam $$$$ ,abraçoposta uma foto pra mim do trampo
Não tenho foto pois foi a viatura não está mais comigo e quando foi feito, não registrei nada. A medida original não sei se tenho o bujão velho ainda, teria que procurar. Na época foi um funcionário/ mecânico de uma retífica que fez o serviço, levei o cara em casa e ele já levou as ferramentas pois expliquei o caso.

flavioaf
02/02/2016, 11:27
Olá, Tenho uma frontier 2004 e ela apresentou um vazamento do líquido de arrefecimento do motor. Levei a uma mecânica e fui informado de que seria um furo no "tubo do ar quente". Acontece que não estou encontrando esta peça na concessionária da minha cidade e nem na internet. Alguém sabe aonde posso comprar este conjunto de tubos novos? Segue foto da peça. Obrigado
521771

ZEUSBULL
02/02/2016, 17:39
pessoal, eu estava vendo a respeito dos limitadores de porta, que para o nosso carro é dificil de achar e quando se acha são caros.

ai vi que os limitadores de porta do Versa e Livina, são parecidissimos. será que servem?

GuilhermeThunder
13/02/2016, 20:47
Caros, é com muito pesar que estou colocando a venda o tanque de guerra. Motivo: mudança de país. Segue especificação.

VENDO
NISSAN FRONTIER 4x4 2.8 Turbo Diesel (MWM)
ANO 2003 Cor Vermelha
203.000 Km rodados
Todos os recall executados: troca da frente, novas bandejas, novo macaco, nova coluna de direção.
Kit Suspensão Rancho RS XL9000 com controle remoto. Feixe de molas traseiro reforçado com uma mola a mais("segunda virada")
Bancos em couro, completa: AR, direção, ABS, EBD, air bag, vidro eletrico nas 4 portas.
Motivo: mudança de país. Obs: carro disponível em Maio/2016
Contato: Guilherme 012 99749-0101 guilhermeferro@gmail.com. São Jose dos Campos-SP

Anderson Americano
17/02/2016, 19:00
Galera depois de muito tempo adquiri minha xterra SE 2007, porem estou com problema no meu freio ao que td indica o reparo do cilindro mestre esta estourado, alguém consegue me ajudar qual reparo comprar?

pykenu10
12/03/2016, 14:02
Fala galera, acompanho o fórum já faz algum tempo, eu tinha uma Blazer 2.8 e mu irmão tinha uma frontier tb 2.8, hoje eu tenho tb uma frontier 2.8 (2004 strike), gostaria de saber algumas coisas pois meu carro não tem manual, quais óleos usar nas caixas e diferenciais, outra coisa, meu farol de milha não quer funcionar, já troquei lâmpadas e o fusível lá do cofre do motor, mas o relé do milha não dispara, gostaria de saber se tem algum fusível do milha na caixa interna tb, outra coisa é a suspensão, estou colocando os BF KO2 31 x 10.5 15", rodas originais ainda (pensei em colocar alargadores com as rodas originais, mas vou acabar trocando os rodas por uma com offset negativo, como a kombat) gostaria de saber se trocando os jumelos por uns 3cm maiores e levantando a dianteira do carro até igualar com a traseira eu vou forçar muito os pivôs (birros) superiores diminuindo seu ângulo, e tb a homocinetica no eixo dianteiro, como aqui em Fortaleza quase não vejo Frontier modificada, fica meio complicado de ter uma ideia.

limalexs
20/03/2016, 21:08
Boa noite galera, estou inicinado no forum e fico agradecido de ter o previlgio em dividir informações com os Srs, comprei uma frontier 4x4 2004 sou principiante, sempre tive carro pequeno mas devido eu ter uma chacrinha que é dificil acesso acabei optando pela maquina frontier, estou satisfeito com o produto más indignado com o vendedor pois fui enganado, levei ao mecanico e ele me disse que emmuitos vazamentos (cardan/carter/motos) e a tração quando engatada não aparece no painel (não acende nada) e falou tambem que o ABS está com ausencia do sensor.
Falei com o antigo propietário e ele disse que o sensor foi retirado devido o pneu ter sido estourado na rodovia (ele me entregou o sensor e afirmou que era só recolocar)
andei pesquisando e percebi que quanto aos vazamnetos vou gastar com peças 500,00 e quantoas folagas do eixo do cardan será que eria como eu reparar e substituiras cruzetas ?
os vazamentos são bem poucos más necessário sanar, estou preocupado pois não sei se fiz um bom negocio pois o mecanico falou que eu iria gastar entre 4,000 para sanar só os vazamentos.
Por favor quem tiver conhecimentogostaria de uma ajuda pois trabalho com manutenção e vi que não é um bicho de sete cabeças e ainda mais com um recurso de amigos pelo forum
Obrigado galera

HERICK
21/03/2016, 05:11
Galera depois de muito tempo adquiri minha xterra SE 2007, porem estou com problema no meu freio ao que td indica o reparo do cilindro mestre esta estourado, alguém consegue me ajudar qual reparo comprar?
Coloque um cilindro mestre novo e original da Nissan, pois os paralelos não duram muito tempo, na CCS eu acabei comprando pelo mesmo valor do Mercado Livre de um cilindro mestre de marca paralela ok!

HERICK
21/03/2016, 05:16
Fala galera, acompanho o fórum já faz algum tempo, eu tinha uma Blazer 2.8 e mu irmão tinha uma frontier tb 2.8, hoje eu tenho tb uma frontier 2.8 (2004 strike), gostaria de saber algumas coisas pois meu carro não tem manual, quais óleos usar nas caixas e diferenciais, outra coisa, meu farol de milha não quer funcionar, já troquei lâmpadas e o fusível lá do cofre do motor, mas o relé do milha não dispara, gostaria de saber se tem algum fusível do milha na caixa interna tb, outra coisa é a suspensão, estou colocando os BF KO2 31 x 10.5 15", rodas originais ainda (pensei em colocar alargadores com as rodas originais, mas vou acabar trocando os rodas por uma com offset negativo, como a kombat) gostaria de saber se trocando os jumelos por uns 3cm maiores e levantando a dianteira do carro até igualar com a traseira eu vou forçar muito os pivôs (birros) superiores diminuindo seu ângulo, e tb a homocinetica no eixo dianteiro, como aqui em Fortaleza quase não vejo Frontier modificada, fica meio complicado de ter uma ideia.
Pra colocar pneus 31x10,5x15 não necessita de BL ou SL, aliás se fizer um SL de 3 cm vai forçar sim o conjunto da suspensão dianteira e traseira, necessita-se de amortecedores de maior curso, existem kits americanos prontos de SL!

HERICK
21/03/2016, 05:25
Boa noite galera, estou inicinado no forum e fico agradecido de ter o previlgio em dividir informações com os Srs, comprei uma frontier 4x4 2004 sou principiante, sempre tive carro pequeno mas devido eu ter uma chacrinha que é dificil acesso acabei optando pela maquina frontier, estou satisfeito com o produto más indignado com o vendedor pois fui enganado, levei ao mecanico e ele me disse que emmuitos vazamentos (cardan/carter/motos) e a tração quando engatada não aparece no painel (não acende nada) e falou tambem que o ABS está com ausencia do sensor.
Falei com o antigo propietário e ele disse que o sensor foi retirado devido o pneu ter sido estourado na rodovia (ele me entregou o sensor e afirmou que era só recolocar)
andei pesquisando e percebi que quanto aos vazamnetos vou gastar com peças 500,00 e quantoas folagas do eixo do cardan será que eria como eu reparar e substituiras cruzetas ?
os vazamentos são bem poucos más necessário sanar, estou preocupado pois não sei se fiz um bom negocio pois o mecanico falou que eu iria gastar entre 4,000 para sanar só os vazamentos.
Por favor quem tiver conhecimentogostaria de uma ajuda pois trabalho com manutenção e vi que não é um bicho de sete cabeças e ainda mais com um recurso de amigos pelo forum
Obrigado galera

A Frontier foi comprada em loja? Não tem garantia? Seja bem vindo ao fórum!

GuilhermeThunder
28/03/2016, 08:33
Faz o seguinte devolve a bucha e compra a minha. Esta top! Sem vazamentos, sem barulho, sem problemas. Pagou quanto so por curiosidade? Estou pedindo 38000. A minha eh 2003.
A Frontier foi comprada em loja? Não tem garantia? Seja bem vindo ao fórum!

pykenu10
28/03/2016, 16:37
Pra colocar pneus 31x10,5x15 não necessita de BL ou SL, aliás se fizer um SL de 3 cm vai forçar sim o conjunto da suspensão dianteira e traseira, necessita-se de amortecedores de maior curso, existem kits americanos prontos de SL!

Opa, o milha deu certo, era o relé que tava com defeito, aproveitei e coloquei outros milhas (na abertura do parachoque, abaixo do capô) milha de led (6 leds, 18watts cada), ficou bom, já coloquei os BF da traseira e falta colocar os dianteiros, vou colocar no início do mês, já quanto à altura vi um kit de amortecedores Rancho, mas a frontier não tem esse tipo de amortecedor e vou acabar usando o da L200 Sport ou o da Dodge Dakota (São os mais parecidos em tamanho) quero depois colocar mais dois milhas (led de 27watts) e revisar a turbina, só p checar se está tudo 100%.
obrigado pela ajuda

w3ll1n670n
24/04/2016, 13:26
Boa Tarde!
Gostaria de saber se existe algum grupo de Wattsapp só da Frontier?
Ja vi varios grupo de outros veiculos e ate o momento não vi falar sobre Frontier.
Para poder discutir sobre problemas, adaptaçoes, passeios.
Se souber de algum me indiquem
Mas se não tem podemos criar um!

Att
Wellington de Lima

Khadaf
05/05/2016, 20:26
Boa noite pessoal!!! Sou novo aqui e no mundo diesel e 4x4. Vejam bem, minha compra foi uma Nissan Frontier 2.8 turbo intercooler ano 05 striker . Estou gostando muito deste carro, mas como sou muito criterioso mandei trocar todos óleos dela filtros etc. Mas notei que mesmo sem a temperatura passar do normal pois nunca passou percebi um dia de manhã com motor frio tinha uma pressão grande nas mangueiras do radiador e vazamento na tampa do radiador. Troquei a tampa coloquei original Nissan mas mesmo assim com a grande pressão pressão vaza um pouco de água no entorno. Mandei trocar bomba d`agua coloquei paraflu azul original e válvula termostática novos. Mas ainda continua dando muita pressão nas mangueiras. O que pode ser? Obrigado pessoal!!!

Khadaf
05/05/2016, 20:39
Amigão tire as mangueiras de entrada e de saída, coloque o novo filtro coloque a mangueira de entrada e com a boca puxe na saída até encher o filtro e vazar óleo. Depois é só ligar OK.

fabinho31
21/05/2016, 14:23
troca a valvula termostatica...deve ta trancada

jscarton
30/06/2016, 16:51
Galera sou novo por aqui. Sempre gostei de camionete porém nunca pude ter. Há muito tempo acompanho o fórum e agora me cadastrei para tirar algumas duvidas. Estou negociando uma frontier 2004 4x4, e gostaria de saber quais detalhes analisar antes de comprar e o que fazer caso compre ela.
Vou ver se consigo colocar umas fotos aqui.
O cara ta pedindo 38 mil nela, mas estou negociando na troca de um golf que tenho (impecável por sinal) mais uma volta.
esta com 183000Km a frontier.
531780
O que acham ?

ALEXANDRO JULIO ARAUJO
09/07/2016, 18:27
ola pessoa boa noite estou negociando uma Nissan Frontier ano 2002/2003 4x4 gostaria de saber se e uma boa aquisição? quais os principais problemas deste ano em fim pós e contra alguém com o mesmo modelo que pode me ajudar a decidir?

jscarton
19/07/2016, 21:26
ola pessoa boa noite estou negociando uma Nissan Frontier ano 2002/2003 4x4 gostaria de saber se e uma boa aquisição? quais os principais problemas deste ano em fim pós e contra alguém com o mesmo modelo que pode me ajudar a decidir?
Acabei de comprar essa do post acima do seu, problemas ja relatados aqui no fórum, a minha deu problema no Ar condicionado (Instalei os eletroventiladores, troquei a resistencia que faz funcionar todas as velocidades). A frente da minha esta rachada, ela apresenta trincas, e foi concedido recall pela concessionaria para a troca, vou levar a minha semana que vem na concessionaria para analise, segundo o atendente disse que é certeza que ganho a troca de gratis e ainda tem a troca das barras de torção, macaco e barra da direção. Ele me disse que vai verificar se ja foram feitas na minha também.
No mais estou gostando da camionete. Uma coisa que não gostei mas que já estou me acostumando é que ela não corre muito, até corre, mas ai o motor anda esgoelado. No mais qualquer coisa só chamar.