PDA

Ver Versão Completa : Nissan Frontier 4x4 Motor 2.8

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 [19] 20 21 22 23

notec
09/08/2013, 14:47
Sérgio Bom Dia! Você sabe me informar alguma loja física no RJ, pode ser em Niterói mesmo que venda o aditivo MWM???? Desde já agradeço a atenção, um forte abraço.

Cara eu comprei ali na av Brasil na altura da penha, na pista sentido centro, tem uma autorizada MWM ali, nao recordo o nome, vou procurar a note fiscal p/ ver o nome.

Damuca
10/08/2013, 16:25
Olá a todos! Após muitos anos desejando e buscando uma Pickup 4x4, finalmente consegui adquirir uma, e, não foi fácil, só encontrei a configuração desejada em SC, me despenquei de Buzios, RJ, onde resido, para esta missão, que no fim, deu tudo certo, pelo menos até agora...
Trata-se de uma Frontier XE/XE TDI MWM 2.8 4x4 ano 2007/2008! Gostei muito da bicha, durante a volta, fez média de 12Km/litro, na maciota, 90/100, 110, as vzs 120, na dutra arrisquei 140 na reta, e passou no teste, perfeita, alinhadinha, apesar, creio tenha bastante faina para deixa-la no jeito. Não entendo quase nada de mecânica, tenho apenas uma noção basica, um dos motivos de me registrar neste forum, onde espero aprender muitas manhas com vcs!
Ainda não levei no meu mecânico para dar uma checada, mas pretendo o mais breve possível, assim que tiver um diagnostico, o postarei, para trocarmos umas idéias! Valeu, abraço a todos!

Damuca
10/08/2013, 17:04
+ Fotos, aproveitando, me disseram que motores a Diesel não é muito bom deixa-los parado por mais de 15 dias, é verdade?

notec
10/08/2013, 17:18
Olá a todos! Após muitos anos desejando e buscando uma Pickup 4x4, finalmente consegui adquirir uma, e, não foi fácil, só encontrei a configuração desejada em SC, me despenquei de Buzios, RJ, onde resido, para esta missão, que no fim, deu tudo certo, pelo menos até agora...
Trata-se de uma Frontier XE/XE TDI MWM 2.8 4x4 ano 2007/2008! Gostei muito da bicha, durante a volta, fez média de 12Km/litro, na maciota, 90/100, 110, as vzs 120, na dutra arrisquei 140 na reta, e passou no teste, perfeita, alinhadinha, apesar, creio tenha bastante faina para deixa-la no jeito. Não entendo quase nada de mecânica, tenho apenas uma noção basica, um dos motivos de me registrar neste forum, onde espero aprender muitas manhas com vcs!
Ainda não levei no meu mecânico para dar uma checada, mas pretendo o mais breve possível, assim que tiver um diagnostico, o postarei, para trocarmos umas idéias! Valeu, abraço a todos!

Inteirona !!!:palmas:

a minha, na cidade ( RJ) , no engarrafamento diário, ta fazendo 10,58 km/Lt

Abs

notec
10/08/2013, 17:20
Sérgio Bom Dia! Você sabe me informar alguma loja física no RJ, pode ser em Niterói mesmo que venda o aditivo MWM???? Desde já agradeço a atenção, um forte abraço.

a RJ IMPORTS, em são gonçalo, tem bastante peças , mas não tem o aditivo original :pensativo:

Damuca
10/08/2013, 17:30
Valeu Notec, brigado! eh realmente tá bonita, espero ter feito um bom negocio! e esse consumo foi na estrada, creio que na cidade, deva tá fazendo parecido com a sua... ar cond, direto...
abraços!

valdemir p campos
11/08/2013, 20:38
Valdemir , se puder me enviar foto de como ficou eu agradeço e o lugar onde fez tambem se puder... Aproveitando, onde vc faz manutençao da sua frontier em sao paulo? Passou facil no controlar? Obrigado!

Boa noite RODVOTISC, desculpa a demora mas eu estava ocupado procurando o farol esquerdo original da viatura, pois um abençoado (para não escrever outra palavra:freaking:) de um motoqueiro fez o favor de arrancar, eu comprei um paralelo por 260,00 pilas na ultima sexta feira, só não sabia que a por.. da lâmpada e diferente da original que e H4, do paralelo e HB5 e o esperto aqui pensou que estava com defeito e tentei fazer o encaixe da lâmpada esmerilhando a entrada da lâmpada, acabou dando em mer...
Tive que comprar outro, só que optei pelo o original achei um usado ontem e paguei + 200,00 pilas.
Vamos la , sobre a manutenção quando eu vejo que consigo fazer eu mesmo faço quando não levo em um mecânico, sobre o controlar já e o segundo ano que passo sem problema nenhum, eu levo nesse mecânico e ele come um dinheiro meu só para fazer o seguinte fechar a bomba, regular a aceleração e colar um lacre na bomba e depois de passar no controlar deixar tudo como tava valor 150,00 pilas e as rodas eu e meu filho tiramos as 4 e lixamos com a lixa d"agua 1200, bem lixadas em seguida limpamos e isolamos os pneus,levei em uma funilaria perto de casa já com os produtos e pedir para pintar, demorou 6HS para secar e ai foi só colocar no lugar.http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=425686&stc=1&d=1376263993http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=425685&stc=1&d=1376263852

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=425684&stc=1&d=1376263701http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=425683&stc=1&d=1376263545
ANTES

valdemir p campos
11/08/2013, 20:45
Boa noite a todos, estou pensando em colocar um kit xênon na viatura gostaria de saber se alguém tem e se vale a pena.
Abs a todos e feliz dia dos Pais

HERICK
12/08/2013, 07:18
a RJ IMPORTS, em são gonçalo, tem bastante peças , mas não tem o aditivo original :pensativo:

Valeu Cesar! Vou dar uma Googlada pra ver se encontro essa MWM da Av. Brasil, muito obrigado!

HERICK
12/08/2013, 07:25
Boa noite a todos, estou pensando em colocar um kit xênon na viatura gostaria de saber se alguém tem e se vale a pena.
Abs a todos e feliz dia dos Pais

Valdemir Bom Dia! Na minha ex Hilux Argentina eu coloquei o Xenon por conta dos Fracos Faróis, sabendo que não passa em Vistoria Anual aqui no RJ tem! Se colocar fique atento que a P.R.F. Costuma rebocar para o Pátio do Detran mais próximo, pois além de Multá-lo pelo Xenon e pagar Tb pela permanência no Pátio, você só poderá retirá-lá depois de tirar todo o sistema "a caixinha" e colocar as Lâmpadas normais, pense bem! Boa Sorte!

sergiopincelli
12/08/2013, 12:46
Herick, comprei o aditivo em uma das lojas de itaboraí, mas já faz 2 anos. Damuca, p a r a b é n s, pela viatura, está linda e te desejo boa sorte.

HERICK
12/08/2013, 16:03
Herick, comprei o aditivo em uma das lojas de itaboraí, mas já faz 2 anos. Damuca, p a r a b é n s, pela viatura, está linda e te desejo boa sorte.

Valeu Sérgio! :curtir:

Damuca
12/08/2013, 16:20
Valeu Sérgio, to muito feliz com a aquisição! Brigado!:curtir:

ALEXBIII
13/08/2013, 15:50
Boa tarde a todos tenho uma Fontier 2004 com 64.000 km estou fazendo a trilha da Estrada Real, porém a embreagem baixou de uma vez e nao engata nada olhei o nível de oleo esta normal, chamei um mecânico que afirmou que tenho que trocar o kit todo da embreagem. Sou de SP porém agora estou com o carro quebrado aqui no município de Passa Quatro, alguém poderia dar alguma dica sobre a embreagem baixar de vez sem ter patinado antes ou ter ficado dura demais. Obrigado a todos desde já.

BrunoNit
13/08/2013, 15:58
Boa tarde a todos tenho uma Fontier 2004 com 64.000 km estou fazendo a trilha da Estrada Real, porém a embreagem baixou de uma vez e nao engata nada olhei o nível de oleo esta normal, chamei um mecânico que afirmou que tenho que trocar o kit todo da embreagem. Sou de SP porém agora estou com o carro quebrado aqui no município de Passa Quatro, alguém poderia dar alguma dica sobre a embreagem baixar de vez sem ter patinado antes ou ter ficado dura demais. Obrigado a todos desde já.

A minha aconteceu isso uma única vez, ela está com 105.600 km. Mas bastou eu dar umas duas bombadas que ela voltou ao normal.
Por coincidência, hoje (13/08/2013) a minha viatura está na oficina trocando os amortecedores e aproveitei para trocar o fluído de embreagem. Pois pensei que pudesse ser ar no sistema... Mas essa eh minha primeira tentativa.... se não rolar, tentarei outras coisas.

ALEXBIII
13/08/2013, 16:24
Valeu Bruno vou dar uma passada no mecânico agora e ver se é algum problema nos cilindros antes de trocar o kit. Obrig.

gas21
13/08/2013, 17:48
Pessoal. Alguém de Brasília poderia indicar um mecânico bom? O que me atendia me sacaneou e não quero voltar lá para não matar um. Obrigado a todos.

ALEXBIII
13/08/2013, 18:51
Galera o mecânico desmontou a embreagem e estava só a rabiola vai trocar por uma luck que ele tinha lá e amanhã vou seguir viagem. Obriga à todos.

HERICK
14/08/2013, 05:59
Galera o mecânico desmontou a embreagem e estava só a rabiola vai trocar por uma luck que ele tinha lá e amanhã vou seguir viagem. Obriga à todos.

Que Bom que conseguiu resolver o problema! Boa Sorte e Bom passeio!

valdemir p campos
15/08/2013, 14:20
Boa tarde amigos, gostaria de saber da opiniao de vcs para qual lampada usar no farol da viatura para melhor iluminar.

BrunoNit
15/08/2013, 14:40
Alex.

A minha vai ter que passar por uma troca. Fiz a troca do fluído de embreagem mas não adiantou, já falhou novamente. Vou arrumar um tempo para trocar a minha... pois estou vendo que vou acabar ficando na mão, na verdade na estrada...

Eu peguei o código do conjunto indicado pela MWM.
Código: MM900029

RODVOTISCH
15/08/2013, 15:35
Amigos, Vou deixar minha frontier na 2a. feira para fazer todos os recall´s que o antigo dono nao fez. Inclusive o que exige funilaria, apesar de eu nao ver rachadura na minha eles disseram que é aconselhavel fazer.

Tomara que nao me arrependa ... Vai saber se nao vao acabar fazendo m... na viatura....?!?!?! 20 dias de molho na nissan.

Vcs sabem todas as peças que foram trocadas nos recall´s? ?? A minha é 2003.

Grato,

MaurícioBsb
15/08/2013, 15:42
Amigos, Vou deixar minha frontier na 2a. feira para fazer todos os recall´s que o antigo dono nao fez. Inclusive o que exige funilaria, apesar de eu nao ver rachadura na minha eles disseram que é aconselhavel fazer.

Tomara que nao me arrependa ... Vai saber se nao vao acabar fazendo m... na viatura....?!?!?! 20 dias de molho na nissan.

Grato,

a minha passou pelo recall, fizeram uma solda na base do radiador, trocaram as barras de torção (par), a barra de direção completa, e os cabos do freio de estacionamento, lembrando que a minha é 4X2

sergiopincelli
15/08/2013, 16:21
BRUNO, quando a minha embreagem começou a variar o pedal, troquei o cilindro mestre por um paralelo que durou apenas 2 meses e achando que era o atuador troquei o restante da embreagem, inclusive o volante. O problema continuou, fui na Nissan e comprei o cilindro original, coloquei e acabou o aborrecimento.

BrunoNit
15/08/2013, 19:30
BRUNO, quando a minha embreagem começou a variar o pedal, troquei o cilindro mestre por um paralelo que durou apenas 2 meses e achando que era o atuador troquei o restante da embreagem, inclusive o volante. O problema continuou, fui na Nissan e comprei o cilindro original, coloquei e acabou o aborrecimento.

Obrigado.

Vou dar uma olhada nisso.

HERICK
15/08/2013, 19:57

Grato,

Amigo tem um post antigo que fala à respeito do Recall vai o link http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/38466-nissan-frontier-se-2003-2003-ajuda-de-todos.html

MaurícioBsb
16/08/2013, 20:34
amigos, não sei se furtaram, ou com o balanço do sprint eu perdi uma das capas da lâmpada de placa, alguem sabe loja que venda? agradeço desde já

Pablo RR
18/08/2013, 23:51
Mauricio tambem achei que tinha caido o plastico cinza tb.. mas quando fui na concessionaria descobri que custa 180 reais... passei a achar que fui furtado mesmo..kkk nunca achei paralelo.. ateh hj rodo sem a protecao. Apenas coloquei uma fita isolante pra direcionar a luz.

MaurícioBsb
19/08/2013, 08:51
Mauricio tambem achei que tinha caido o plastico cinza tb.. mas quando fui na concessionaria descobri que custa 180 reais... passei a achar que fui furtado mesmo..kkk nunca achei paralelo.. ateh hj rodo sem a protecao. Apenas coloquei uma fita isolante pra direcionar a luz.

kkkkkkkkkkk 180,00 nem pedacinho de plástico é froids, acho que vou fazer o mesmo, uma piturinha báscia pra direcionar!

RODVOTISCH
19/08/2013, 09:45
kkkkkkkkkkk 180,00 nem pedacinho de plástico é froids, acho que vou fazer o mesmo, uma piturinha báscia pra direcionar!
Uma ideia é colocar uma camera de ré no lugar do plastico.
Vejam o site aliexpress.com , compra-se o kit com camera de ré wirelles por US$60.

MaurícioBsb
19/08/2013, 11:12
Uma ideia é colocar uma camera de ré no lugar do plastico.
Vejam o site aliexpress.com , compra-se o kit com camera de ré wirelles por US$60.

boa ideia!

thiago_bianco
19/08/2013, 14:26
Amigos seguem umas dicas de lojas de pecas mwm distribuidor loja fisica onde tenho encontrado pecas a precos melhores

Av.. Brasil 11331 na penha - Império diesel - Rafael nextel id 46*10388 ou 22097011, normalmente tem otimos precos

JS Distribuidora de Peças JS Peças . Peças para caminhões e ônibus ? Volkswagen, Ford, Volare e Agrale. (http://www.jspecas.com.br) Av. Brasil, 8785 Bairro:Olaria Telefone:(21) 2101-3131
Rebmar Comercial e Técnica Diesel. Website:Rebmar Comercial e Técnica Diesel LTDA (http://www.rebmar.com.br), Av. Luzitânia, 347 Penha Circular Telefone:(21) 2139-4599 / (21) 2139-4555

bicos injetores, injeção , pecas de motores etc , otimos precos em londrina na tecno motor , envia rapido - Home - Tecno Motor Peças (http://www.tecnomotorpecas.com.br/) tels 43 3375-2200 ou nextel id 935*5161 junior

andersonfontana
26/08/2013, 12:47
Fábio, eu cansei de fazer 12 km/l em estrada na minha antiga Frontier. E na cidade fazia 10 tranquilamente.
Mas é claro, que quando o pé pesava ela bebia mais.
Abraço.

Uma pergunta DieselPower.....a tua já era era eletrônica ?

HERICK
26/08/2013, 13:27
Amigos seguem umas dicas de lojas de pecas mwm distribuidor loja fisica onde tenho encontrado pecas a precos melhores

Av.. Brasil 11331 na penha - Império diesel - Rafael nextel id 46*10388 ou 22097011, normalmente tem otimos precos

JS Distribuidora de Peças JS Peças . Peças para caminhões e ônibus ? Volkswagen, Ford, Volare e Agrale. (http://www.jspecas.com.br) Av. Brasil, 8785 Bairro:Olaria Telefone:(21) 2101-3131
Rebmar Comercial e Técnica Diesel. Website:Rebmar Comercial e Técnica Diesel LTDA (http://www.rebmar.com.br), Av. Luzitânia, 347 Penha Circular Telefone:(21) 2139-4599 / (21) 2139-4555

bicos injetores, injeção , pecas de motores etc , otimos precos em londrina na tecno motor , envia rapido - Home - Tecno Motor Peças (http://www.tecnomotorpecas.com.br/) tels 43 3375-2200 ou nextel id 935*5161 junior

Excelente iniciativa, aliás o que acham de abrirmos um tópico somente de Lojas com peças originais e alternativas? copiado!

Anderson_MA
27/08/2013, 13:57
Amigos, já não sei mais o que pensar, já tentei entender o porque da minha viatura consumir tanta bucha da bandeja superior, já comprei uns 10 jogos, e hoje tô comprando mais um pra substituir, algum de vocês pode me dar uma luz?

sergiopincelli
27/08/2013, 15:57
Já tentou colocar buchas em PU ? Em BH a empresa recuperauto recupera buchas da frontier em PU. Ligue para o Walter 31 3371.6833.

Anderson_MA
28/08/2013, 02:57
Ele tem email meu amigo?

HERICK
28/08/2013, 08:10
Amigos, já não sei mais o que pensar, já tentei entender o porque da minha viatura consumir tanta bucha da bandeja superior, já comprei uns 10 jogos, e hoje tô comprando mais um pra substituir, algum de vocês pode me dar uma luz?

Segue a dica do amigo forista Sérgio, coloca de Poliuretano (PU) e seja Feliz!

sergiopincelli
28/08/2013, 12:38
Não sei seu Email, falei com ele uma vez por telefone ha um ano e era R$ 360,00 por um jogo com 8 buchas.

pt2maf
28/08/2013, 22:34
:offtopic: Olá Srs. Alguém poderia me dizer onde comprar uma capota de fibra de vidro para Fontier 2006, aqui em Brasília oi em Goiânia .... pode até ser usada.
Grato
:)

pt2maf
29/08/2013, 00:26
Olá Mauricio , onde voce arrumou a folga na caixa de direção ? A minha está me incomodando.
Grato
Marlos

Pessoal, ja estava meio que acostumado com a folga na direção da minha Frontier, mas agora que a chuva voltou aqui pras bandas do centro-oeste to meio chateado, na chuva to quase que brigando para mantê-la em linha reta, qualquer poça mais profunda parece que a direção assume o controle sozinha e as rodas parecem querer ir uma pra cada lado, como ja estou agendado pra semana que vem um alinhamento pois os pneus estão se desgastando mais por dentro, qual a opinião de vcs, faço o alinhamento primeiro ou mando mecher na caixa/terminais de direção antes?

rubemnet
29/08/2013, 06:49
Mauricio, estou com o mesmo problema na direcao. Troquei as bieletas (tem uma empresa aqui em bh que as faz por 20,00 com borracha de pneu cartepilla). Ficou excelente. Tinha colocado de PU No mesmo lugar que indicaram uns topivos acima, mas ficou horrivel. Fiz alinhamento e fizeram cambagem na roda direita dianteira. Melhrou 95%, mas a folga ainda incomoda. O setor esta dando um pequeno vasamento na mangueira que sai do reservatorio, mas nada demais. Fiz um orcamento em betim e para trocars os rlamentos e vedacoes fica por 680,00. Achei uma oficina nova em bh a nipothec que abriu ha 1 mes. Cara que trabalharam so em concessionaria dos carros jaoneses. Agendei com eles para sexta feira da semana que ven. Eles conseguem pecas genuinas, paralelas e usadas de qq carro nissan, toyota, mit e outro ai que nao me lembro. Depois vou scanear o cartao. Deles e postar aqui. Eles autorizaram. Quem chegar a uma solucao primeiro poste aqui, beleza?

rubemnet
29/08/2013, 06:54
Com a batida na traseira da pkp, o encaixe do conector do sensor do abs que fica no diferencial junto ao cardan quebrou. Queria por outro mas nao acho. Estoubpensando em molda-lo com aquela cola de parabrisa. Aquilo quando seca emborracha. Creio que vai ficar bom. Alguem tem outra ideia sem ser: procur uma cc ou, procure num desmanche?
Ficaria agradecido.

rubemnet
29/08/2013, 06:59
Pessoas, saudacoes.
Alguem ja recapou pneu da frontier? Tenho muitos visinhos no condominio que sao caminhoneiros e eles me recomendaram aproveitar os pneus e fazer recapagem a frio na vepal. Quero colocar boracha com os frisos AT tipo do BF Ou Grabber. O que acham?

rubemnet
29/08/2013, 07:10
Senhores(as), depois da pkp montada, fui a montes claros. Percebi que acima de 80km ela treme toda. Levei na cardan minas que fez o servico la na Adjafer onde corrigiu o chassi. Sintomas: suspendendo as rodas traseiras e acelerando em marcha, ela treme toda. O pessoal da cardan minas descartou ser o cardan ou rolamento. Disse que eh algo ou nos calcos da caixa ou do motor. Alguem ja passou por isso? Verifiquei que as borrachas estao boas. Nada demais. Em ultimo caso, mandarei fazer os calcos com a borracha de pneu, que alias, depois scaneio o cartao deles e posto aqui. Fabricam qualquer muamba em borracha, desde que voce leve o modelo. As bieletas da 4x2 ele ja tem as medidas tiradas do meu carro. Grato.

rubemnet
29/08/2013, 07:30
Pessoal, sei nao. Eu fiz as buchas em PU no local indicado por um forista logo acima e vou postar minha impressao. Como ja disse, as bieletas em 3 meses tive que trocar. Comprei outra na SP impots. Estourou tambem. O parafuso era menor que o original e o meca desfez das arruelas e parafusos originais. A paralela comeu toda a borracha em um mes. Fui comprar original e so o parafuso eh 105,00 na cc. A porca 11,00. Quase tive um infarto. O parafuso comprei por 2,80 na casa dos parafusos e a porca 0,80 com rosca bloqueadora. So nao achei as arruelas. Tinha trocado tambem as buchas dos leques superiores em PU, para ficarem novas tambem ja que em julho2012 quando troquei, havia tambem feito recall dos leques inferiores. Mas tambem nao gostei. O cara me enfiou o cutelo. Ficou caro pra caramba e faz muito rangido. O que fiz. Me lembrei que um forista aqui desse topico havia injetado com seringa vaselina liquida numa borracha da suspensao. Nao me lembro qual e como. Entao injetei nas laterais das buchas e melhorou 50%. Mas nao confio 100% nelas nao. Da proxima vez colocarei de borracha de pneu para experimentar. As bieletas ateh agora so alegria.

HERICK
29/08/2013, 09:27
:offtopic: Olá Srs. Alguém poderia me dizer onde comprar uma capota de fibra de vidro para Fontier 2006, aqui em Brasília oi em Goiânia .... pode até ser usada.
Grato
:)

Amigo, uma idéia seria você postar que quer comprar a Capota de Fibra na Sessão dos Classificados, ou no ML, vou dar uma procurada pra ti, se achar posto aqui, ok!

pt2maf
29/08/2013, 09:35
Vou verificar, mesmo assim obrigado pela dica

Amigo, uma idéia seria você postar que quer comprar a Capota de Fibra na Sessão dos Classificados, ou no ML, vou dar uma procurada pra ti, se achar posto aqui, ok!

HERICK
29/08/2013, 09:36
Senhores(as), depois da pkp montada, fui a montes claros. Percebi que acima de 80km ela treme toda. Levei na cardan minas que fez o servico la na Adjafer onde corrigiu o chassi. Sintomas: suspendendo as rodas traseiras e acelerando em marcha, ela treme toda. O pessoal da cardan minas descartou ser o cardan ou rolamento. Disse que eh algo ou nos calcos da caixa ou do motor. Alguem ja passou por isso? Verifiquei que as borrachas estao boas. Nada demais. Em ultimo caso, mandarei fazer os calcos com a borracha de pneu, que alias, depois scaneio o cartao deles e posto aqui. Fabricam qualquer muamba em borracha, desde que voce leve o modelo. As bieletas da 4x2 ele ja tem as medidas tiradas do meu carro. Grato.
Fala meu amigo! Ajeitando a VTR ainda né, quantos problemas gerados depois daquele acidente, bom eu já troquei os Calços do Motor e da Caixa de uma Hilux que tive, mas os sintomas eram vibração ao Desligar a VTR, que dava uma chacoalhada a mais e só, sinceramente não sei, pode até ser que seja mesmo problemas nos Calços, você já checou se tem algum calço está estourado, com uma boa iluminação, dá pra ver as Trincas na Borracha ou se os suportes estão quebrados, olhe primeiro antes de trocar, Boa Sorte!

rubemnet
29/08/2013, 11:16
Fala meu amigo! Ajeitando a VTR ainda né, quantos problemas gerados depois daquele acidente, bom eu já troquei os Calços do Motor e da Caixa de uma Hilux que tive, mas os sintomas eram vibração ao Desligar a VTR, que dava uma chacoalhada a mais e só, sinceramente não sei, pode até ser que seja mesmo problemas nos Calços, você já checou se tem algum calço está estourado, com uma boa iluminação, dá pra ver as Trincas na Borracha ou se os suportes estão quebrados, olhe primeiro antes de trocar, Boa Sorte!

Valeu Herick pelas dicas. Mas dando um ,"an passam" nao vi nada de anormal. Vamos ver na sexta feira da semana que vem. O pessoal da NIPOTECH vai suspender e dar um diagnostico. Queria ter tempo e internet para relatar tantas questou que estou superando, mas tambem nao tenho uma net banda larga, a minha eh bunda larga mesmo...

HERICK
29/08/2013, 11:26
Valeu Herick pelas dicas. Mas dando um ,"an passam" nao vi nada de anormal. Vamos ver na sexta feira da semana que vem. O pessoal da NIPOTECH vai suspender e dar um diagnostico. Queria ter tempo e internet para relatar tantas questou que estou superando, mas tambem nao tenho uma net banda larga, a minha eh bunda larga mesmo...

A minha Internet é Wi-Fi roubada do vizinho! huahuahuahuahua!

valdemir p campos
29/08/2013, 16:42

Ola Rubemnet, aconteceu uma situacao parecida comigo a primeira vez que troquei o rolamento da viatura ela ficou vibrando, fui no mecanico e ele falou que era os coxins do motor e do cambio, fui em outro falou que era o rolamento, fui em outro falou que era a cruzeta em fim levantei a viatura e vi que o rolamento que tinha uma semana de uso tinha estourado de novo. Comprei um novo e coloquei e a vibracao nada de parar , RESUMINDO troquei tres rolamentos e nada de parar a vibracao, ate que me falaram do cardan inteiro, procurei uma mecanica especializada em cardan e fui conversar com o mecanico e ele me falou que o problema da vibracao da minha viatura era balaceamento do cardan (quando tira o cardan do lugar tem que colocar ele do mesmo jeito que estava).
Ele me deu duas sustoes,
1º balecear o cardan que 100% parava com a vibracao e quando eu foce trocar o rolamento outra vez poderia ter dor de cabeca.
2º colocar um cardan inteiro e NUNCA mais precisar trocar o rolamento do cardan da minha viatura.
Claro que fiquei com a 2º sujestao e nao me arrependo, ja tem 1 ano que troquei e ate agora sem nenhum problema, eu postei algumas fotos nesse topico de uma olhada e fica atento com esses mecanicos

valdemir p campos
29/08/2013, 16:54
Outra coisa Rubemnet que eu esqueci antes de colocar o cardan inteiro eu troquei todos os coxins sem nessecidade porque os da vtr estavao bons.

Borem
29/08/2013, 17:35
Boa tarde galera! Estou com um probleminha aqui e gostaria da ajuda de vcs mais uma vez.... É o seguinte, tenho uma frontier 2003 e hoje quando fui sair com a mesma, observei que as setas não funcionavam. Conferi os fusíveis e estão todos ok, o mesmo com as lâmpadas, o que me intrigou foi que o pisca alerta funciona, mas ao dar seta pra esquerda ou para direita não funciona, nem aquela setinha no painel acende.... Alguém tem idéia do que pode ser? Outra dúvida é onde fica o relé de seta? Desde já agradeço e aguardo retorno dos amigos...

notec
29/08/2013, 18:05
Boa tarde galera! Estou com um probleminha aqui e gostaria da ajuda de vcs mais uma vez.... É o seguinte, tenho uma frontier 2003 e hoje quando fui sair com a mesma, observei que as setas não funcionavam. Conferi os fusíveis e estão todos ok, o mesmo com as lâmpadas, o que me intrigou foi que o pisca alerta funciona, mas ao dar seta pra esquerda ou para direita não funciona, nem aquela setinha no painel acende.... Alguém tem idéia do que pode ser? Outra dúvida é onde fica o relé de seta? Desde já agradeço e aguardo retorno dos amigos...Borem, me parece que o relé do alerta seja o mesmo da seta ( será)...se o alerta ta funcionando pode ser o seu comando de seta =/de qualquer forma, procure o relé 1° !Vc colocou no seu carro , farol c/ projetor? ilumina mais?Abs

DieselPower
29/08/2013, 22:52
Uma pergunta DieselPower.....a tua já era era eletrônica ?

N'ao. A minha e mecânica.

Borem
29/08/2013, 23:08
Borem, me parece que o relé do alerta seja o mesmo da seta ( será)...se o alerta ta funcionando pode ser o seu comando de seta =/de qualquer forma, procure o relé 1° !Vc colocou no seu carro , farol c/ projetor? ilumina mais?Abs
Olá, obrigado pela resposta... Pois é, também to achando que é o mesmo relé... de toda forma vou levar num eletricista pra ver se ele acha e soluciona o defeito!
Quanto a sua pergunta, eu achei que o farol ficou bem melhor com projetor. Eu tinha colocado mais pela estética mesmo, mas comparando com o original dela pra mim iluminou muito mais, e eu ainda coloquei xenom, ficou muito bom!

rubemnet
30/08/2013, 09:03
Ola Rubemnet, aconteceu uma situacao parecida comigo a primeira vez que troquei o rolamento da viatura ela ficou vibrando, fui no mecanico e ele falou que era os coxins do motor e do cambio, fui em outro falou que era o rolamento, fui em outro falou que era a cruzeta em fim levantei a viatura e vi que o rolamento que tinha uma semana de uso tinha estourado de novo. Comprei um novo e coloquei e a vibracao nada de parar , RESUMINDO troquei tres rolamentos e nada de parar a vibracao, ate que me falaram do cardan inteiro, procurei uma mecanica especializada em cardan e fui conversar com o mecanico e ele me falou que o problema da vibracao da minha viatura era balaceamento do cardan (quando tira o cardan do lugar tem que colocar ele do mesmo jeito que estava).
Ele me deu duas sustoes,
1º balecear o cardan que 100% parava com a vibracao e quando eu foce trocar o rolamento outra vez poderia ter dor de cabeca.
2º colocar um cardan inteiro e NUNCA mais precisar trocar o rolamento do cardan da minha viatura.
Claro que fiquei com a 2º sujestao e nao me arrependo, ja tem 1 ano que troquei e ate agora sem nenhum problema, eu postei algumas fotos nesse topico de uma olhada e fica atento com esses mecanicos

Olá Valdemir. Li há um bom tempo seu post sobre o cardan inteiro. Procurei na época a cardan minas aqui em Contagem/MGe eles não me aconselharam. Também pediramuma nota preta, +- 1.500,00. Não encarei. Eles disseram que na 4x2 a distancia é muito grande. A sua é 4x4, não é? Então deixei para lá. Mas creio que vou levar em outro lugar para balancear. Eles é que não quizeram assumir o serviço da garantia.
Será que na 4x2 da para fazer sem prejudicar a caixa e motor?

JorgeAragao1
30/08/2013, 13:50
Boa Tarde Colegas...

A alguns meses por volta de 2010 tínhamos uma questão de tentar diminuir o barulho na cabine de nossas viaturas principalmente nas abaixo de 2005, eu achei exagero, mas agora sei que é pq eu não viajava muito e nem tinha pego estradas com asfalto bom a ponto de me aventurar aos 150 km/h, digo que já aos 120 com quase 3000 giros já produz 84 decibéis com esse barulho numa viajem de pouco mais de duas hora... chego com a cabeça pesada... gostaria de saber se alguém já tentou fazer algum isolamento acústico ou alguma coisa do gênero para reduzir o barulho do motor dentro da cabine de nossas viaturas..

Grande Abraço
Jorge Luis Aragão
PU7OBG

MaurícioBsb
30/08/2013, 17:43
Boa Tarde Colegas...

A alguns meses por volta de 2010 tínhamos uma questão de tentar diminuir o barulho na cabine de nossas viaturas principalmente nas abaixo de 2005, eu achei exagero, mas agora sei que é pq eu não viajava muito e nem tinha pego estradas com asfalto bom a ponto de me aventurar aos 150 km/h, digo que já aos 120 com quase 3000 giros já produz 84 decibéis com esse barulho numa viajem de pouco mais de duas hora... chego com a cabeça pesada... gostaria de saber se alguém já tentou fazer algum isolamento acústico ou alguma coisa do gênero para reduzir o barulho do motor dentro da cabine de nossas viaturas..

Grande Abraço
Jorge Luis Aragão
PU7OBG

amigo no forum da Xterra no facebook tem um isolamento que foi feito com manta aluminizada!

valdemir p campos
30/08/2013, 22:39
Olá Valdemir. Li há um bom tempo seu post sobre o cardan inteiro. Procurei na época a cardan minas aqui em Contagem/MGe eles não me aconselharam. Também pediramuma nota preta, +- 1.500,00. Não encarei. Eles disseram que na 4x2 a distancia é muito grande. A sua é 4x4, não é? Então deixei para lá. Mas creio que vou levar em outro lugar para balancear. Eles é que não quizeram assumir o serviço da garantia.
Será que na 4x2 da para fazer sem prejudicar a caixa e motor?

Boa noite Rubemnet, sim a minha e 4x4, na época que foi feito a troca o mecânico me falou sobre uma distancia que tinha que respeitar não me lembro se era um 1.5mt ou 1.8mt, o valor que paguei foi 400,00 porque tive que trocar uma cruzeta se não era 350,00 ele usou o mesmo cardan da vtr e me deu 6 meses de garantia, no começo fiquei com uma pulga a traz da orelha mas depois que fiz uma viajem rodando 7.000 km e não teve nenhum problema eu desencantei e ate hoje não deu nenhum problema, outra coisa que eu percebi foi a diminuição do barulho quando o cardan balança.
O lugar que eu fiz o serviço foi na cardans inec o telefone e 11 2294-1555 da uma ligada para tirar as duvidas.

rubemnet
31/08/2013, 08:22
Boa noite Rubemnet, sim a minha e 4x4, na época que foi feito a troca o mecânico me falou sobre uma distancia que tinha que respeitar não me lembro se era um 1.5mt ou 1.8mt, o valor que paguei foi 400,00 porque tive que trocar uma cruzeta se não era 350,00 ele usou o mesmo cardan da vtr e me deu 6 meses de garantia, no começo fiquei com uma pulga a traz da orelha mas depois que fiz uma viajem rodando 7.000 km e não teve nenhum problema eu desencantei e ate hoje não deu nenhum problema, outra coisa que eu percebi foi a diminuição do barulho quando o cardan balança.
O lugar que eu fiz o serviço foi na cardans inec o telefone e 11 2294-1555 da uma ligada para tirar as duvidas.

Valeu Valdemir. Estou percebendo tambem que ao acelerar de 2ª marcha a 10 ou 15Km/h cinto a trepidação no acelerador e muito forte. Parrece que na acoplagem do cardan na caixa está frouxo. Muito esquisito...

Aproveitando o post, alguém já usou amortecedor da marca Alle ou Allen sei la, que possa disponibilizar as impressões?

Rodrigo_SR
02/09/2013, 09:19
Bom dia pessoal!
Gostaria de ver se alguém pode me dar informações sobre o sistema de alarme da frontier 2005. Ontem tive um acionamento súbito e corta da ignição. Andei dando uma olhada, existe a central( uma caixa branca) e um sistema da positron instalado com um modulo para vidros e travas. Pergunto se alguém tem ideia do que pode ter ocorrido?

rubemnet
02/09/2013, 10:59
Pessoal, no manual de garantia dos meus pneus goodyear fontera, achei essas informacoes importantes que serah util a todos. Sempre quiz saber sobre DOT. Ai tem a resposta.
Um abraco a todos.

Eliseu
02/09/2013, 11:12
Olá, pessoal.
Vou fazer uma viagem longa, pelo litoral do nordeste, de aproximadamente 6.000 km, e gostaria de saber o que revisar antes de partir.
A minha é uma Frontier 2006, com 72.000 km, rodou só em cidade/viagens curtas, sem transportar carga, e está comigo há 2 anos. Neste período fiz aproximadamente 20.000 km, e só fiz as trocas de óleos do motor, caixa e diferenciais, filtros de ar e do óleo do motor.
- Existe alguma manutenção a ser feita nos cubos de roda, tipo troca de graxa, ajuste de rolamentos?
- O que mais trocar/revisar?
- O sistema de injeção necessita alguma manutenção?

Abs!

rubemnet
02/09/2013, 11:28
Faltou mais esta.

HERICK
02/09/2013, 12:09
Faltou mais esta.

Sempre aprendendo! Valeu!

HERICK
02/09/2013, 12:14
Olá, pessoal.
Vou fazer uma viagem longa, pelo litoral do nordeste, de aproximadamente 6.000 km, e gostaria de saber o que revisar antes de partir.
A minha é uma Frontier 2006, com 72.000 km, rodou só em cidade/viagens curtas, sem transportar carga, e está comigo há 2 anos. Neste período fiz aproximadamente 20.000 km, e só fiz as trocas de óleos do motor, caixa e diferenciais, filtros de ar e do óleo do motor.
- Existe alguma manutenção a ser feita nos cubos de roda, tipo troca de graxa, ajuste de rolamentos?

Abs!

Se vai ter trechos de Areia é bom Calçar com Pneus Off Road (A/T ou M/T), de resto é só a Manutenção Preventiva mesmo, minha opinião, ok! Boa Viagem!

MaurícioBsb
02/09/2013, 19:33
atenção quem como eu acredita que lameiras originais da nissan frontier 2.8 são igual a cabeça de bacalhau, eis-me que me deparei com uma anuncio no ML que esta vendendo o par das originais dianteiras com o preço muito bom em relação a qualidade, vem na propria embalagem da nissan e o encaixe e perfeito, ja vem com os parafusos, a empresa so vende peças de refugo de concessionárias que tem que abrir espaço pra novos estoques, comprei e recomendo, é outro nivel pena não terem as traseiras!
Par De Parabarro Dianteiro Nissan Frontier 97 A 06 - R$ 90,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-505652599-par-de-parabarro-dianteiro-nissan-frontier-97-a-06-_JM)

pt2maf
02/09/2013, 20:07
Olá Mauricio , onde voce arrumou a folga na caixa de direção ? A minha está me incomodando.
Grato
Marlos

MaurícioBsb
02/09/2013, 21:44
Grato
Marlos

cara ainda não arrumei, fiz o mais simples primeiro, mandei alinhar num bom alinhador e mantive a calibragem dos pneus dianteiros em 30lbs, amenizou bem mas como aqui não chove nessa época não sei se ainda vai puxar muito na chuva, agora te digo incomodava bastante mesmo parecia que cada roda ia pra um lado, mas se vc fizer me avise que quero fazer ainda antes das chuvas!

HERICK
03/09/2013, 06:10
Bom dia pessoal!
Gostaria de ver se alguém pode me dar informações sobre o sistema de alarme da frontier 2005. Ontem tive um acionamento súbito e corta da ignição. Andei dando uma olhada, existe a central( uma caixa branca) e um sistema da positron instalado com um modulo para vidros e travas. Pergunto se alguém tem ideia do que pode ter ocorrido?

Com certeza o Sistema de Alarme Positron está com defeito, primeiro tiraria esse sistema de levantamento automático de vidros, para depois se não resolver mexer no sistema original da XT, ok!

Rodrigo_SR
03/09/2013, 08:17
Valeu a força Herick!
Não sei se você tem o alarme original, mas no meu caso verifiquei que foi realizada uma adaptação. Se eu tentar dar partida como esta, o motor de partida não é acionado. Agora retirando o plug do meio da central original a partida funciona normalmente! O problema é que com este terminal retirado alguns acessórios não funcionam: vidro elétrico, iluminação interna, alarme sonoro de chave na ignição. Acredito que a central original, ou esta em curto ou bloqueou o sistema de ignição. Ontem a tarde retirei o modulo positron SW422 que aciona o sistema de vidro e não resolveu. Minha duvida reside em se o sistema original bloqueou a ignição e se existe meio reseta-lo sem controle. Disponho do manual de manutenção, mas é em inglês, por isso ficou complicado.Caso alguém tenha enfrentado problema semelhante e puder me dar uma dica...

rubemnet
03/09/2013, 09:36
atenção quem como eu acredita que lameiras originais da nissan frontier 2.8 são igual a cabeça de bacalhau, eis-me que me deparei com uma anuncio no ML que esta vendendo o par das originais dianteiras com o preço muito bom em relação a qualidade, vem na propria embalagem da nissan e o encaixe e perfeito, ja vem com os parafusos, a empresa so vende peças de refugo de concessionárias que tem que abrir espaço pra novos estoques, comprei e recomendo, é outro nivel pena não terem as traseiras!Par De Parabarro Dianteiro Nissan Frontier 97 A 06 - R$ 90,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-505652599-par-de-parabarro-dianteiro-nissan-frontier-97-a-06-_JM)Valeu Mauricio. Estou precisando da traseira esquerda. Vou la ver....

rubemnet
03/09/2013, 10:23
Grato
Marlos

Entrando na conversa, minha direcao tambem estava com folga. Levei em 3 oficinas de DH e todos condenaram o setor. Ficava em torno de 680,00 m.o., reparos e esferas. Entao nesse fds tive a curiosidade de bisbilhotar o setor. Descobri uma porca na parte de cima do setor. Destarrachei ela. Liguei a pkp para ver o que dava e girei o volante varias vezes. Saiu um pouco do oleo. Muito pouco. Observando o parafuso, percebi que na cabeca dele tinha uma fenda de chave tipo Allen. Como nao tinha, peguei um alicate de pressao e comecei apertar, dando algumas voltas. Quando liguei e rodei o volante, estava 90% melhor. Andando desde sabado, ficou otima. So uma folga minima que deve ser rolamento, pois ja comecou o barulho.

viladf
03/09/2013, 22:27
Boa tarde galera! Estou com um probleminha aqui e gostaria da ajuda de vcs mais uma vez.... É o seguinte, tenho uma frontier 2003 e hoje quando fui sair com a mesma, observei que as setas não funcionavam. Conferi os fusíveis e estão todos ok, o mesmo com as lâmpadas, o que me intrigou foi que o pisca alerta funciona, mas ao dar seta pra esquerda ou para direita não funciona, nem aquela setinha no painel acende.... Alguém tem idéia do que pode ser? Outra dúvida é onde fica o relé de seta? Desde já agradeço e aguardo retorno dos amigos...

Ja tive este problema e era só fusível, confira os melhor e lembre q tem outra cx de fusíveis prox bateria.

HERICK
03/09/2013, 22:38
Valeu a força Herick!
Não sei se você tem o alarme original, mas no meu caso verifiquei que foi realizada uma adaptação. Se eu tentar dar partida como esta, o motor de partida não é acionado. Agora retirando o plug do meio da central original a partida funciona normalmente! O problema é que com este terminal retirado alguns acessórios não funcionam: vidro elétrico, iluminação interna, alarme sonoro de chave na ignição. Acredito que a central original, ou esta em curto ou bloqueou o sistema de ignição. Ontem a tarde retirei o modulo positron SW422 que aciona o sistema de vidro e não resolveu. Minha duvida reside em se o sistema original bloqueou a ignição e se existe meio reseta-lo sem controle. Disponho do manual de manutenção, mas é em inglês, por isso ficou complicado.Caso alguém tenha enfrentado problema semelhante e puder me dar uma dica...

Será que o Sistema original não foi retirado??? Ou Desligado??? Cara não penso em imaginar o que pode ter sido feito, esses Eletricistas de M... Fazem cada uma, não tenho certeza, mas se não me engano quando se desliga a Bateria costuma resetar todo o sistema de Som e Alarme, experimenta, vai que dá certo, na torcida pra que dê tudo se resolva o mais breve possível, um forte abraço.

viladf
03/09/2013, 22:43
amigo no forum da Xterra no facebook tem um isolamento que foi feito com manta aluminizada!
Se possível me passa o link. Vc sabe onde encontro mangueira da bomba de vácuo da frontier 05

rubemnet
09/09/2013, 09:38
Pessoas, bom dia! Li posts atrás o pessoal querendo indicações de oficinas e afins.
A primeira que indico, é esta aí, que faz qualquer material em borracha de pneu dde tratores cartepilla... Comprei a bieleta da direção e está otima. Recomendo.

rubemnet
09/09/2013, 09:41
A segunda indicação é esta aí. Este pessoal montou essa oficina especializada em veículos japoneses. Estão com equipamentos de ponta. Fui e gostei. Em BH, recomendo.

rubemnet
09/09/2013, 09:44
Na realidade não é indicação. NÃO RECOMENDO! Mas esse pessoal foi citado e recomendado por alguns colegas. Fiz diversas buchas em PU com eles, entre elas, as das bieletas. Péssimo o serviço! Não recomendo, mas para quem tem interesse, vai aqui o cartão deles.

rubemnet
09/09/2013, 09:47
Pessoas, vi este forro de porta no Marinho Peças e tirei uma foto. Achei interessante. É original. Vou fazer na minha.

Eliseu
09/09/2013, 12:32
Olá, pessoal.

Abs!

Ninguém se habilita???....

Adatlo
09/09/2013, 13:29
Pessoal, alguém sabe dizer as funções dos sensores (cebolinhas) da caixa de transmissão da Frontier 2003 4x4, Eaton FSO2405, (localizados na parte traseira)? Um dos sonsores rompeu a fiação, porém não observei nenhuma falha, velocímetro funcionando, hodômetro, luzes de ré, indicador de 4x4.

Abs.

alexterra
09/09/2013, 13:54
Cara!!.. Estranho!! Td funcionando legal? Eu não sei, mas vou acompanhar para aprender mais essa. Boa sorte!!

RODVOTISCH
09/09/2013, 16:46
Amigos
Minha frontier 2003 4x4 esta fazendo barulho na roda dianteira esquerda (do lado do motorista) eu desconfio ser rolamento.
Alguem sabe onde compra-lo a um bom preço ? Sabem o part number? La fora sera que consigo o mesmo rolamento?
Obrigado!

rubemnet
09/09/2013, 20:31
Pessoal, alguém sabe dizer as funções dos sensores (cebolinhas) da caixa de transmissão da Frontier 2003 4x4, Eaton FSO2405, (localizados na parte traseira)? Um dos sonsores rompeu a fiação, porém não observei nenhuma falha, velocímetro funcionando, hodômetro, luzes de ré, indicador de 4x4.Abs.Rapaz, na 2003 4x2 esse sensor eh o do velocimetro e soh tem esse que eu saiba.

Alexandre F.M. Gherardi
09/09/2013, 20:40
Amigos
Minha frontier 2003 4x4 esta fazendo barulho na roda dianteira esquerda (do lado do motorista) eu desconfio ser rolamento.
Alguem sabe onde compra-lo a um bom preço ? Sabem o part number? La fora sera que consigo o mesmo rolamento?
Obrigado!

Oi! RODVOTISCH.

Eu normalmente parto do princípio de desmontar ver o PN e ai, partir para compra, porque só assim encontro um preço justo, pois se pesquisar por Frontier, prepare o dindim e o espirito.

HERICK
10/09/2013, 06:40
Amigos
Obrigado!

Se eu fosse você eu daria uma conferida com a VTR suspensa num elevador, pra ter certeza que é mesmo o rolamento da roda, um forte abraço.

jonhyq
10/09/2013, 15:16
Ola Amigos,

Venho novamente pedir uma indicação de uma oficina em SP de confiança para levar meu carro para uma manutenção daquele caso de oleo na agua do radiador e uma regulagem para a inspeção.
Infelizmente o Mauricio da Rasch Motoren já se mudou p Jundiaí e fica um pouco longe para levar o carro la para reparos rápidos.

Obrigado.

notec
11/09/2013, 09:48
Pessoal, alguém sabe dizer as funções dos sensores (cebolinhas) da caixa de transmissão da Frontier 2003 4x4, Eaton FSO2405, (localizados na parte traseira)? Um dos sonsores rompeu a fiação, porém não observei nenhuma falha, velocímetro funcionando, hodômetro, luzes de ré, indicador de 4x4.

Abs.

Será nível do óleo ? :pensativo:

notec
11/09/2013, 09:54
Cara!!.. Estranho!! Td funcionando legal? Eu não sei, mas vou acompanhar para aprender mais essa. Boa sorte!!

Meu cilindro de embreagem , sumiu todo óleo...não ha vazamento a principio ( dei um checada geral e não achei vestígios), sera que pode "vazar" p/ dentro do atuador da embreagem?? :parede:

Qual óleo recomendado, Dot 4 ? :news-coffee:

Abs

BLUE BUS
11/09/2013, 10:05
Meu cilindro de embreagem , sumiu todo óleo...não ha vazamento a principio ( dei um checada geral e não achei vestígios), sera que pode "vazar" p/ dentro do atuador da embreagem?? :parede:

Abs

Pode colocar Dot 4 sem problemas !!

Rodrigo_SR
11/09/2013, 15:12

Abs.

Olha, bem certo não sei, mas deve-se raciocinar com sensor de 4x4, velocidade e luz do ré agora quem é quem .... segue anexo a parte do manual faz referencia, o problema é que esta em inglês.

Rodrigo_SR
11/09/2013, 15:27
Amigos, continua minha luta com o sistema de alarme original da frontier.Como relatei em outro post minha camionete ficou sem partida, então retirei o sistema positron e nada! Por fim resolvi adquirir um controle original e codificar.Funcionou! Agora tenho partida normal, mas a buzina não soa quando aciono, somente trava a porta e a seta pisca 2 vezes e se abro a porta com a chave o alarme não dispara. Gostaria de obter com alguém maiores Se alguém dispor do esquema de funcionamento da caixa de comando e puder me enviar agradeço.

mrcrema
11/09/2013, 15:42
Amigos, continua minha luta com o sistema de alarme original da frontier.Como relatei em outro post minha camionete ficou sem partida, então retirei o sistema positron e nada! Por fim resolvi adquirir um controle original e codificar.Funcionou! Agora tenho partida normal, mas a buzina não soa quando aciono, somente trava a porta e a seta pisca 2 vezes e se abro a porta com a chave o alarme não dispara. Gostaria de obter com alguém maiores Se alguém dispor do esquema de funcionamento da caixa de comando e puder me enviar agradeço.

Meu amigo, aconteceu isso comigo na Xterra, deve ser o mesmo sistema. O que ocorre é que tanto o controle, como a chave, desativam o alarme, faz o seguinte, fica dentro do carro e aciona o alarme pelo controle, espera um tempo, pra que ele ative, depois abre a porta por dentro, acho que assim vai acionar a buzina.

mrcrema
11/09/2013, 15:44
Meu amigo, aconteceu isso comigo na Xterra, deve ser o mesmo sistema. O que ocorre é que tanto o controle, como a chave, desativam o alarme, faz o seguinte, fica dentro do carro e aciona o alarme pelo controle, espera um tempo, pra que ele ative, depois abre a porta por dentro, acho que assim vai acionar a buzina.

Minha Xterra disparava o alarme direto, eu não tinha o controle, então era desativado, parava de buzinar e o carro pegava com a chave. Isso que dizer que ele também era ativado com a chave, quando fechava a porta do motorista.

viladf
11/09/2013, 20:27
para voltar a acionar a buzina gire a chave 5 vezes,
na minha so aciona ao ligar, em desligamentos não faz barulho.

Rodrigo_SR
12/09/2013, 08:36
girar a chave na ignição?

MaurícioBsb
12/09/2013, 17:27
Amigos se alguém tiver ou souber onde encontrar, a luz de placa da Frontier 2.8 me avise, algum ladrão safado levou uma das minhas :(

jonhyq
12/09/2013, 19:13
Ola Amigos,

Venho novamente pedir uma indicação de uma oficina em SP de confiança para levar meu carro para uma manutenção daquele caso de oleo na agua do radiador e uma regulagem para a inspeção.
Infelizmente o Mauricio da Rasch Motoren já se mudou p Jundiaí e fica um pouco longe para levar o carro la para reparos rápidos.

Obrigado.

Alguem se SP p passar uma boa indicacao?
Tks

viladf
12/09/2013, 23:22
girar a chave na ignição?
positivo, gire a chave na ignição 05 vezes

Rodrigo_SR
13/09/2013, 09:04
positivo, gire a chave na ignição 05 vezes

Valeu a dica amigo, mas não deu certo.
Não sei se é um problema de configuração ou alguma peça avariada, o problema é que por aqui ninguém conhece muito da marca nissan. De qualquer forma fica o agradecimento pelo apoio.

Adatlo
13/09/2013, 13:41
Olha, bem certo não sei, mas deve-se raciocinar com sensor de 4x4, velocidade e luz do ré agora quem é quem .... segue anexo a parte do manual faz referencia, o problema é que esta em inglês.

Valeu, com as informações que reuni entendi que um é sensor de 4x4 e outro de neutro, sendo que devem ser ligados em série, para que quando a alavanca 4x4 esteja no neutro a luz no painel não acenda. Pelo jeito, quando troquei a embreagem, o pessoal da oficina desativou o sensor do neutro, pois devem ter quebrado o fio que sai do mesmo, por isso tudo funciona, exceto apagar a luz do 4x4 no painel quando está no neutro. Valeram as informações, ajudaram muito, assim como outras que já coletei aqui.
Com relação a pressão no reservatório de água, vou baixar na oficina, por tudo que pesquisei realmente deve se tratar da junta do cabeçote. Vou fazer em uma autorizada MWM.
Outra dica legal que peguei aqui foi com relação a resistência do ventilador interno, refiz a solda e todas as velocidades voltaram a funcionar. (Apesar de já ter comprado uma resistência nova no ML para uma eventualidade).

Adatlo
14/09/2013, 10:21
Valeu a dica amigo, mas não deu certo.
Não sei se é um problema de configuração ou alguma peça avariada, o problema é que por aqui ninguém conhece muito da marca nissan. De qualquer forma fica o agradecimento pelo apoio.

Rodrigo, de acordo com o manual você deve manter pressionado os botões "Lock e Unlock" do controle durante pelo menos dois segundos. Tô mandando a cópia da página, vê se resolve.

Att.430771

alexterra
15/09/2013, 23:46

Abs
Meu amigo!! Fique atento!! Na minha XT começou assim, de repente percebi que a embreagem estava baixa, fui conferir o cilindro, cadê o fluído? Sumiu e eu não sabia pra onde, não havia vazamento, comprei um Dot 4 e completei o nível, só que três dias depois o cilindro estava vazio de novo, mais tarde percebi a parte da frente da caixa molhada, e aí frequência pra completar o nível só aumentou, todo dia tinha de fazer, colocava em cima, vazava em baixo, o atuador já era. Mandei abrir a caixa e a embreagem estava bem gasta, coloquei um kit novo, platô, disco e atuador, marca Luk, consegui um bom preço aqui na minha cidade, agora tá novo, e quanta diferença!! A embreagem ficou mt macia e as saídas em ladeiras ficaram mais fáceis, sem precisar ficar queimando tanta embreagem.
Valores:
Mão-de-obra: R$ 350,00
Kit Luk (platô, disco e atuador): R$ 1.380,00
Total do serviço: R$ 1.730,00
Abraço e boa sorte!!

alexterra
15/09/2013, 23:52
[QUOTE=notec;2003047]Meu cilindro de embreagem , sumiu todo óleo...não ha vazamento a principio ( dei um checada geral e não achei vestígios), sera que pode "vazar" p/ dentro do atuador da embreagem?? :parede:

================================================== =================================

Espero que no seu caso, não precise trocar o atuador e seja algo mais simples, OK?
Abraço!!

sergiopincelli
16/09/2013, 14:32
Ótimo preço da mão de obra, aqui em Niterói-RJ não de acha por menos de R$ 700,00 para baixar a caixa.

HERICK
17/09/2013, 07:12
Ótimo preço da mão de obra, aqui em Niterói-RJ não de acha por menos de R$ 700,00 para baixar a caixa.
Isso mesmo! só pra baixar 700, fora o restante bem mais caro!

Adatlo
17/09/2013, 08:56
Isso mesmo! só pra baixar 700, fora o restante bem mais caro!

O mesmo por aqui em SC, em torno de 700,00 só para baixar, o ano passado gastei 4500, troquei o kit da embreagem + volante bi-massa.

notec
17/09/2013, 20:11
Meu amigo!! Fique atento!! Na minha XT começou assim, de repente percebi que a embreagem estava baixa, fui conferir o cilindro, cadê o fluído? Sumiu e eu não sabia pra onde, não havia vazamento, comprei um Dot 4 e completei o nível, só que três dias depois o cilindro estava vazio de novo, mais tarde percebi a parte da frente da caixa molhada, e aí frequência pra completar o nível só aumentou, todo dia tinha de fazer, colocava em cima, vazava em baixo, o atuador já era. Mandei abrir a caixa e a embreagem estava bem gasta, coloquei um kit novo, platô, disco e atuador, marca Luk, consegui um bom preço aqui na minha cidade, agora tá novo, e quanta diferença!! A embreagem ficou mt macia e as saídas em ladeiras ficaram mais fáceis, sem precisar ficar queimando tanta embreagem.
Valores:
Mão-de-obra: R$ 350,00
Kit Luk (platô, disco e atuador): R$ 1.380,00
Total do serviço: R$ 1.730,00
Abraço e boa sorte!!

Fiz isso tudo e + o volante do motor, tem 9.000 kms rodados..

o meu erro, foi que eu nao coloquei o atuador de uma marca boa, na epoca nao achei.

Gastei com o volante e todo serviço quase 3 mil

Abs!

gukampos
17/09/2013, 21:29
Olá boa noite.
Em 2011 troquei meu kit de embreagem (plato e disco luk e atuador sacks) comprei na concessionaria em Belo Horizonte. Rodei no máximo 30 mil quilometros até agora.
Ontem quanto dirigia na estrada pisei no pedal de embreagem e nada tava mole. Acabei de chegar em casa e constatei que o reservatória estava cheio. O mecânico sugeriu trocar o cilindro mestre do pedal. Comprei tbm na concessionaria, troquei e fui para casa. Hoje de manha tava sem embreagem e um vazamento de óleo vindo da cx de marcha. Voltei no mecânico que depois de conferir, alegou que o problema esta no atuador hidráulico. Perguntas:
1) Rodei no maximo uns 30 mil km com este kit de embreagem, preciso colocar um novo ou posso trocar somente o atuador?
2) É aconselhável trocar retentor do volante e do eixo piloto uma vez que vou descer/abrir a cx?
3) SKF é uma marca recomendável para o atuador?
4) Sacks ou Luk qual a melhor marca para embreagem?
Obrigado, abs.
Gustavo
Frontier 2.8 4x4 2003 com 141.000km

HERICK
17/09/2013, 23:08
Olá boa noite.
Em 2011 troquei meu kit de embreagem (plato e disco luk e atuador sacks) comprei na concessionaria em Belo Horizonte. Rodei no máximo 30 mil quilometros até agora.
Ontem quanto dirigia na estrada pisei no pedal de embreagem e nada tava mole. Acabei de chegar em casa e constatei que o reservatória estava cheio. O mecânico sugeriu trocar o cilindro mestre do pedal. Comprei tbm na concessionaria, troquei e fui para casa. Hoje de manha tava sem embreagem e um vazamento de óleo vindo da cx de marcha. Voltei no mecânico que depois de conferir, alegou que o problema esta no atuador hidráulico. Perguntas:
1) Rodei no maximo uns 30 mil km com este kit de embreagem, preciso colocar um novo ou posso trocar somente o atuador?
2) É aconselhável trocar retentor do volante e do eixo piloto uma vez que vou descer/abrir a cx?
3) SKF é uma marca recomendável para o atuador?
4) Sacks ou Luk qual a melhor marca para embreagem?
Obrigado, abs.
Gustavo
Frontier 2.8 4x4 2003 com 141.000km

Já que vai arriar a caixa troque tudo o que for possível $$$$ se puder é claro, eu colocaria tudo original MWM, pra depois não ter outro prejuízo, quando arriei a minha troquei tudo, inclusive o volante do motor e kit de embreagem completo mais retentores, boa sorte e um forte abraço.

gukampos
18/09/2013, 07:40
Já que vai arriar a caixa troque tudo o que for possível $$$$ se puder é claro, eu colocaria tudo original MWM, pra depois não ter outro prejuízo, quando arriei a minha troquei tudo, inclusive o volante do motor e kit de embreagem completo mais retentores, boa sorte e um forte abraço.

To tentando tudo original "mwm"! O problema que na concessionária a cx vem escrito mwm mas dentro dela a embreagem é luk e atuador sacks! A ultima que comprei lá foi assim e ontem liguei e o vendedor me informou que esta da mesma forma. Assim sendo, vou optar em comprar luk ou sacks mas nao na concessionária pois é mais barato.
Mto Obrigado, abs!

HERICK
18/09/2013, 08:45
To tentando tudo original "mwm"! O problema que na concessionária a cx vem escrito mwm mas dentro dela a embreagem é luk e atuador sacks! A ultima que comprei lá foi assim e ontem liguei e o vendedor me informou que esta da mesma forma. Assim sendo, vou optar em comprar luk ou sacks mas nao na concessionária pois é mais barato.
Mto Obrigado, abs!

Entendi! Pode comprar tranquilo, são excelentes marcas!

gukampos
18/09/2013, 10:07
Corrigindo: acabei de sair da concessionária em belo horizonte, vim conferir: a marca da embreagem é luk e o atuador é skf.

Rodrigo_SR
18/09/2013, 14:01
Rodrigo, de acordo com o manual você deve manter pressionado os botões "Lock e Unlock" do controle durante pelo menos dois segundos. Tô mandando a cópia da página, vê se resolve.

Att.430771

Obrigado Adatlo!Tentei realizar o procedimento na minha Frontier, não consegui! Fazendo o mesmo procedimento numa X-terra funcionou como diz no manual.Não sei ao certo qual o problema, estou em contato com o vendedor dos controles para verificar se eles possuem todas as funções que o original possui.

RODVOTISCH
18/09/2013, 14:57
Amigos, uma duvida, a Frontier de voces quando com baixo giro é complicado de subir ladeiras ? Quando estou com alto giro vai numa boa ...
A minha é uma 4x4 2003 2.8 .
Por exemplo tem uma ladeira, que tenho que parar por causa de uma lombada e depois retomar a velocidade... ela vai bem devagar por mais que eu acelere... até aumentar o giro e ai pegar embalo...
O que pode ser? J

HERICK
18/09/2013, 15:25
Amigos, uma duvida, a Frontier de voces quando com baixo giro é complicado de subir ladeiras ? Quando estou com alto giro vai numa boa ...
A minha é uma 4x4 2003 2.8 .
Por exemplo tem uma ladeira, que tenho que parar por causa de uma lombada e depois retomar a velocidade... ela vai bem devagar por mais que eu acelere... até aumentar o giro e ai pegar embalo...
O que pode ser? J
Volante do Motor foi trocado? é o Bimassa? características de desgaste no volante do motor!

RODVOTISCH
18/09/2013, 15:29
Herick , ela esta com 106000 originais... e nunca foi trocado ...
Pelo que tinha lido o problema do volante gerava um barulho metalico... a minha nao tem...

HERICK
18/09/2013, 15:47
Herick , ela esta com 106000 originais... e nunca foi trocado ...
Pelo que tinha lido o problema do volante gerava um barulho metalico... a minha nao tem...
Essa perda de força em ladeiras acontece e costuma ser o bimassa já gasto, mais ou menos com 90.000kms em diante é quando começa o problema, ok!

HERICK
18/09/2013, 15:49
Conforme o passar do tempo vai piorando e pode ser que você ouça o "tal" barulho metálico (quando se escuta é porque tá no fim)

RODVOTISCH
18/09/2013, 15:51
Herick, e acontece em alta e baixa rotação ? ou somente em baixa ?

HERICK
18/09/2013, 15:56
Em saídas partindo do zero em primeira, agora se a VTR patinar (giro sobe e não desenvolve) em marchas altas pode ser o acoplamento do disco da embreagem com o volante, geralmente quando um estraga o resto tb, tem que trocar todo o Kit de embreagem e aproveita e troque os retentores, pois se o retentor primário vazar óleo para o disco de embreagem vai patinar tb, de qualquer forma pode ir andando assim, até $$$$$$$$$$$ estiver disponível....

RODVOTISCH
18/09/2013, 16:01
É tem cara mesmo de ser isso .... É justamente em saidas..preciso sempre queimar bastante embreagem.

HERICK
18/09/2013, 16:02
Tem gente que troca somente o kit de embreagem e o Volante não, mas com certeza logo logo terá que trocar o volante do motor, é uma reação de causa e efeito, gastei uma baba na minha XT,agora tá voando.....hehehehe

HERICK
18/09/2013, 16:03
É tem cara mesmo de ser isso .... É justamente em saidas..preciso sempre queimar bastante embreagem.
Com certeza a embreagem vai pro saco rápido, é f.............

HERICK
18/09/2013, 16:05
A grana que se gasta só pra arriar a Caixa,por volta de 700 daí pra mais, vale trocar todo o Conjunto, não é brinquedo não!!!!!!!:freaking:

HERICK
18/09/2013, 16:07
Digo isso de cadeirinha, pois baixei a minha Caixa duas vezes, foi f........:parede:

gukampos
18/09/2013, 16:32
Digo isso de cadeirinha, pois baixei a minha Caixa duas vezes, foi f........:parede:
Perai gente q já ta doendo no bolso...rs
Nao pode ser pq o giro ta baixo e nao tem a ação da turbina?
Pergunto isso pq a minha desde quanto comprei com 80.000km é assim. Sempre nas arrancadas em subida aumento o giro e sai na boa! A outra opções é reduzir nas grandes subidas ( em Bhz tem mtas).
Amanha vou descer a cx como faço p saber se o volante ta ruim?
Obrigado Abs!

RODVOTISCH
18/09/2013, 17:12
gukampos, da a impressao disso mesmo...a turbina entra e o carro deslancha...
Se vc tem o mesmo sintoma, vc vai baixar a cx amannha? Se puder me avisar se estava ou nao com problema...agradeço

RODVOTISCH
18/09/2013, 17:20
Herick obrigado pelos esclarecimentos...

gukampos
18/09/2013, 19:43
Herick obrigado pelos esclarecimentos...

Amanha dou noticia da minha! Já esta na mão p trocar:
retentor do volante do motor, retentor do eixo piloto, kit de embreagem luk e atuador SKF tudo comprado na concessionária.
Preciso avaliar amanha o volante do motor.
Como faço para saber se o volante é bi ou mono massa e se ele precisa ser trocado? Alguém da a dica ou a unica forma é confiar na palavra do mecânico?!
obrigado, abs!
Gustavo.

HERICK
18/09/2013, 23:19
Perai gente q já ta doendo no bolso...rs
Nao pode ser pq o giro ta baixo e nao tem a ação da turbina?
Pergunto isso pq a minha desde quanto comprei com 80.000km é assim. Sempre nas arrancadas em subida aumento o giro e sai na boa! A outra opções é reduzir nas grandes subidas ( em Bhz tem mtas).
Amanha vou descer a cx como faço p saber se o volante ta ruim?
Obrigado Abs!

Não é esse o problema do amigo, a questão levantada pelo outro amigo é queimar muito a embreagem pra poder ter giro o suficiente pra entrar a Turbina e sair da inércia, seu caso é diferente, o volante dupla massa faz-se mesmo a necessidade de dar mais giro, já o monomassa isso praticamente acaba, pois ganha-se mais torque, quantos kilômetros rodados tem a sua VTR? Se vc comprou ela com 80mil kms, provavelmente o volante ainda é o Bimassa (dupla massa) dá pra ver quando baixar e o monomassa (disco sólido de uma massa), agora você decide se coloca o bimassa ou o monomassa ou nenhum dos dois, mas como disse pro amigo anterior, já que vai arriar troque tudo, esse é o meu conselho de amigo, fica à seu critério a sua decisão, boa sorte!

gukampos
19/09/2013, 06:50
Não é esse o problema do amigo, a questão levantada pelo outro amigo é queimar muito a embreagem pra poder ter giro o suficiente pra entrar a Turbina e sair da inércia, seu caso é diferente, o volante dupla massa faz-se mesmo a necessidade de dar mais giro, já o monomassa isso praticamente acaba, pois ganha-se mais torque, quantos kilômetros rodados tem a sua VTR? Se vc comprou ela com 80mil kms, provavelmente o volante ainda é o Bimassa (dupla massa) dá pra ver quando baixar e o monomassa (disco sólido de uma massa), agora você decide se coloca o bimassa ou o monomassa ou nenhum dos dois, mas como disse pro amigo anterior, já que vai arriar troque tudo, esse é o meu conselho de amigo, fica à seu critério a sua decisão, boa sorte!

Valeu Herick! To indo p oficina baixar agora... A mão de obra aqui é mais em conta R$250,00. Meu carro esta com 141.000km. Achei em um loja especializada GM o bimassa por r$1800,00 e monomassa por r$1000,00. O vendedor disse que o mono vibra mto o pedal de embreagem é verdade?
Obrigado, abs!
Gustavo, frontier 2.8 4x4 se 2003 141000km.

HERICK
19/09/2013, 07:05
Valeu Herick! To indo p oficina baixar agora... A mão de obra aqui é mais em conta R$250,00. Meu carro esta com 141.000km. Achei em um loja especializada GM o bimassa por r$1800,00 e monomassa por r$1000,00. O vendedor disse que o mono vibra mto o pedal de embreagem é verdade?
Obrigado, abs!
Gustavo, frontier 2.8 4x4 se 2003 141000km.

Beleza meu amigo! A vibração sentida é mais ao ligar e desligar, o que incomoda mais um pouco é que a vibração do motor aumenta (mais decibéis) também nada que faça a vizinhança te matar hehehehehe, quando comprei foi colocado o Rígido pelo anterior dono, não gostei, arriei de novo e coloquei o bimassa, fiquei mais satisfeito, se a tua VTR tá com o bimassa, fique nele, pois os parâmetros do rígido são diferentes, como te disse ontem, falo de cadeirinha, passei por tudo isso e mais um pouco, boa sorte e é claro no final você decide! Um forte abraço.

HERICK
19/09/2013, 07:09
Ôpa me esqueci de um detalhe! Nunca senti qualquer vibração no pedal de embreagem, quando estava com o monomassa, comentário estranho do seu mecânico, eu acho que ele deve ter se expressado mal:pensativo:

rubemnet
19/09/2013, 08:32
Amigos, uma duvida, a Frontier de voces quando com baixo giro é complicado de subir ladeiras ? Quando estou com alto giro vai numa boa ... A minha é uma 4x4 2003 2.8 . Por exemplo tem uma ladeira, que tenho que parar por causa de uma lombada e depois retomar a velocidade... ela vai bem devagar por mais que eu acelere... até aumentar o giro e ai pegar embalo...O que pode ser? JAmigo, nada haver. Com volante do motor, etc. A minha tem esse mesmo problema. Ela demora alguns segundos para encher a turbina mesmo. Nao e como carro aa gasolina nem motor a diesel eletronica nao. Com certeza a sua eh mecanica igual aa minha.

rubemnet
19/09/2013, 08:47
Beleza meu amigo! A vibração sentida é mais ao ligar e desligar, o que incomoda mais um pouco é que a vibração do motor aumenta (mais decibéis) também nada que faça a vizinhança te matar hehehehehe, quando comprei foi colocado o Rígido pelo anterior dono, não gostei, arriei de novo e coloquei o bimassa, fiquei mais satisfeito, se a tua VTR tá com o bimassa, fique nele, pois os parâmetros do rígido são diferentes, como te disse ontem, falo de cadeirinha, passei por tudo isso e mais um pouco, boa sorte e é claro no final você decide! Um forte abraço.

Caros colegas, perdoem-me em discodar dos senhores. Tenho o monomassa mwm. A diferenca esta no momento de soltar a embreagem. Ja que nao tem as molas, ela da um pulo. O barulho se percebe apenas quando a pkp estah em repouso. Soltando a embreagem faz barulho. Se pisar na embreagem o barulho diminui. E nao digam que eh atuador, disco, colar nao que troquei todos na mesma epoca.
Portanto, se queres trocar o volante, te recomendo o volante de Manaus. No principio houve uma desconfianca, mas alguns aqui do forum pagaram para ver e estao felizes. O kit vem comllet pelo preco que estao pagando em um bimassa.
Para sabr mais, pesquisem nesse post a dezenas de paginas atras que tem tudo nos minkmos detalhes e depoimentos de quem ja colocou. Eu mesmo pretendo migrar para aquele kit quando minha embreagem acabar.
Quanto aa forca do motor, volto a dizer de catedra, eh devido ser bomba injetora e nao bicos eletronicos. A resposta eh mais lenta mesmo. Alias, a centenas de paginas atras ja se discutiu isso nesse post.

Um abraco.

valdemir p campos
19/09/2013, 12:40
Boa Tarde Amigos! Concordo com o RUBEMNET, a minha VTR tem as mesmas caracteristicas, nunca arriei a cx da minha mas provavelmente ela esta com o monomassa.
Quando comprei ela eu tambem tinha a mesma duvida do nosso Amigo GUKAMPOS, levei em um mecanico e ele falou que era normal devido o motor dela ser mecanico ela fica + lenta na saida.

Adatlo
19/09/2013, 14:02
Obrigado Adatlo!Tentei realizar o procedimento na minha Frontier, não consegui! Fazendo o mesmo procedimento numa X-terra funcionou como diz no manual.Não sei ao certo qual o problema, estou em contato com o vendedor dos controles para verificar se eles possuem todas as funções que o original possui.

Pena que não funcionou. Abçs.

gukampos
19/09/2013, 15:08
Boa Tarde Amigos! Concordo com o RUBEMNET, a minha VTR tem as mesmas caracteristicas, nunca arriei a cx da minha mas provavelmente ela esta com o monomassa.
Quando comprei ela eu tambem tinha a mesma duvida do nosso Amigo GUKAMPOS, levei em um mecanico e ele falou que era normal devido o motor dela ser mecanico ela fica + lenta na saida.

Pessoal acabei de sair da oficina!
Conferi o volante e é o mwm bimassa (com mola), nao troquei pq estava em bom estado!
entao ficou:
kit embreagem luk r$750,00
Atuador skf r$285,00
retentor do volante sabo r$55,00
retentor do eixo piloto sabo r$60,00
mao de obra r$210,00
Eu já havia trocado o cilindro mestre da embreagem a dois dias atras r$467,00 mais r$50,00 de mão de obra.
Enfim uma grana mas vale a pena!
Cheguei na oficina as 8:00 e sai as 13:00 com tudo trocado! De gruja ainda levantei a frente ajustando a barra de torção!
Abs e obrigado a todos!

rubemnet
19/09/2013, 18:43
Gukampos, você é daqui da RMBH? Onde você achou esse meca de R$250,00? Puts! E essas peças você comprou onde? Na época só achei atuador TWR Vargas para comprar. Quando for trocar colocarei um SKF desse. Se puder, passe-nos o contato desse meca?
Fico agradecido.

fpandur
19/09/2013, 18:57
Uma dica: para o atuador pode vale a pena consultar na concessionaria. Quando troquei pelo monomassa na minha Xterra, também troquei o atuador. Na época um de 1ª linha custava R$ 350, o xing-ling R$ 170, na concessionaria ficou por R$ 300, peça original Made in USA.

gukampos
19/09/2013, 19:26
Gukampos, você é daqui da RMBH? Onde você achou esse meca de R$250,00? Puts! E essas peças você comprou onde? Na época só achei atuador TWR Vargas para comprar. Quando for trocar colocarei um SKF desse. Se puder, passe-nos o contato desse meca?
Fico agradecido.

O lugar chama gpk embreagens (é uma oficina especializada em embreagens)! Fica na zona oeste de Belo horizonte. A mão de obra foi r$210,00 e nao R$250,00! Comprei parte das peças na Misaki e na BHZ.
abs!

gukampos
19/09/2013, 19:32
Isso mesmo! Sempre vale a pena consultar na concessionária! Meus amortecedores por exemplo foram mais baratos na concessionária do que no paralelo!
fpandur, existe algum malefício em trocar somente o atuador ou vice versa?
pergunto isso pq essa foi a segunda vez q o atuador da pau e eu troco o kit todo por medo/receio ( sendo q as duas vezes disco e platô estavam meia vida...)
obrigado, abs!

fpandur
19/09/2013, 20:20
gukampos, em principio não vejo problema algum em trocar apenas atuador. É que como dá uma mão-de-obra razoável baixar tudo para mexer, a maioria já aproveita e troca tudo. No meu caso começou a melejar um pouco na caixa-seca e o óleo da embreagem abaixou um pouquinho. Como já estava com uns barulhos esquisitos no bimassa ás vezes quando desligava / ligava, optei por trocar todo o KIT, embora o disco ainda estivesse com pouco menos de meia-vida. Nessa mexida, vale a pena trocar também o retentor do volante, no motor.

rubemnet
19/09/2013, 21:40
O lugar chama gpk embreagens (é uma oficina especializada em embreagens)! Fica na zona oeste de Belo horizonte. A mão de obra foi r$210,00 e nao R$250,00! Comprei parte das peças na Misaki e na BHZ. abs! Valeu Kampos! Obrigado pelas informações. Está anotado!

HERICK
20/09/2013, 07:08
Caros colegas, perdoem-me em discodar dos senhores. Tenho o monomassa mwm. A diferenca esta no momento de soltar a embreagem. Ja que nao tem as molas, ela da um pulo. O barulho se percebe apenas quando a pkp estah em repouso. Soltando a embreagem faz barulho. Se pisar na embreagem o barulho diminui. E nao digam que eh atuador, disco, colar nao que troquei todos na mesma epoca.
Portanto, se queres trocar o volante, te recomendo o volante de Manaus. No principio houve uma desconfianca, mas alguns aqui do forum pagaram para ver e estao felizes. O kit vem comllet pelo preco que estao pagando em um bimassa.
Para sabr mais, pesquisem nesse post a dezenas de paginas atras que tem tudo nos minkmos detalhes e depoimentos de quem ja colocou. Eu mesmo pretendo migrar para aquele kit quando minha embreagem acabar.
Quanto aa forca do motor, volto a dizer de catedra, eh devido ser bomba injetora e nao bicos eletronicos. A resposta eh mais lenta mesmo. Alias, a centenas de paginas atras ja se discutiu isso nesse post.

Um abraco.

É isso mesmo meu amigo, todos estamos aqui com o mesmo intuito de passar as suas experiências vividas e ajudar o próximo, o meu relato foi o que vivenciei e não necessariamente tem que ser igual ao de todos! um forte abraço.

HERICK
20/09/2013, 07:11
Pessoal acabei de sair da oficina!
Conferi o volante e é o mwm bimassa (com mola), nao troquei pq estava em bom estado!
entao ficou:
kit embreagem luk r$750,00
Atuador skf r$285,00
retentor do volante sabo r$55,00
retentor do eixo piloto sabo r$60,00
mao de obra r$210,00
Eu já havia trocado o cilindro mestre da embreagem a dois dias atras r$467,00 mais r$50,00 de mão de obra.
Enfim uma grana mas vale a pena!
Cheguei na oficina as 8:00 e sai as 13:00 com tudo trocado! De gruja ainda levantei a frente ajustando a barra de torção!
Abs e obrigado a todos!

Valeu! Fico feliz que tenha resolvido tudo da melhor forma possível e ainda deu um grauzinho na frente hehehehhe, estamos juntos!

rubemnet
20/09/2013, 10:20
É isso mesmo meu amigo, todos estamos aqui com o mesmo intuito de passar as suas experiências vividas e ajudar o próximo, o meu relato foi o que vivenciei e não necessariamente tem que ser igual ao de todos! um forte abraço.

Valeu Herick. Um abraço.

Pablo RR
20/09/2013, 10:23
Gukampos, sua frontier é 4x4? porque para baixar a caixa na 4x4 aqui na minha cidade os mecanicos levam um dia inteiro e só montam no outro dia.

gukampos
20/09/2013, 17:05
Gukampos, sua frontier é 4x4? porque para baixar a caixa na 4x4 aqui na minha cidade os mecanicos levam um dia inteiro e só montam no outro dia.

Sim a minha é 4x4! A primeira vez que baixei em uma oficina convencional tbm demorou 2 dias... Mas nessa que levei agora, eles so fazem troca de embreagem, são especializados nisso... Fiquei impressionado tbm com a rapidez! E eles disseram que quando o cliente nao acompanha ainda é mais rápido... Na 4x4 antes da cx desce: barra de torção com travessa, cardan, parte da descarga... A da 4x2 é mais simples consequentemente mais rápido e a mão de obra mais barata!

obs: tirei algumas fotos e fiz alguns vídeos... Nao consegui postar aqui. Quem quiser dar uma olhada manda o email q encaminho!
Abs!

Alexandre F.M. Gherardi
23/09/2013, 15:15
Oi gukampos, segue meu email para que vc possa me enviar as fotos e videos ( gherardi.petrol@ig.com.br ) grato pela atenção.

Alexandre F.M. Gherardi
23/09/2013, 15:18
:curtir:Oi HERICK, agora sim, vc vai poder usar uns sapatinhos 33" :safari-rig:. Abraço.

HERICK
23/09/2013, 16:14
:curtir:Oi HERICK, agora sim, vc vai poder usar uns sapatinhos 33" :safari-rig:. Abraço.
Fala Alexandre! É isso aí meu amigo, tamos juntos! um forte abraço.:twisted:

RODVOTISCH
23/09/2013, 16:54
Oi gukampos, segue meu email para que vc possa me enviar as fotos e videos ( gherardi.petrol@ig.com.br ) grato pela atenção.
Gukampos, agradeço se puder me enviar : rodvotisch@hotmail.com

Adatlo
25/09/2013, 13:28
Pessoal, atualizando as informações:
O problema de pressão no reservatório de água realmente estava sendo ocasionado pela junta do cabeçote, fiz o serviço em uma autorizada MWM, R$ 3.0000, tive de trocar também a bomba de água, a carcaça estava bem deteriorada em função da cavitação. Dica: o mecânico alertou para a diluição do aditivo da água, se a concentração for alta pode ocasionar uma maior corrosão da bomba de água, além é claro, de prejudicar os demais partes do sistema.

HERICK
25/09/2013, 14:05
O problema de pressão no reservatório de água realmente estava sendo ocasionado pela junta do cabeçote, fiz o serviço em uma autorizada MWM, R$ 3.0000, tive de trocar também a bomba de água, a carcaça estava bem deteriorada em função da cavitação. Dica: o mecânico alertou para a diluição do aditivo da água, se a concentração for alta pode ocasionar uma maior corrosão da bomba de água, além é claro, de prejudicar os demais partes do sistema.
Que bom que foi resolvido o problema! além da má diluição do aditivo, também a água clorada da torneira contribui para a corrosão!:curtir:

fpandur
25/09/2013, 15:40
Adatlo, vazava muita água ou somente um pouco pelo reservatório ? Tinha algum outro sintoma (falta de força, motor falhando, etc) ?

fassis
26/09/2013, 10:37
Quando troco água do radiador, vou a dentais (loja de produtos para dentistas) e compro água destilada não estéril, que é usada nos autoclaves. geralmente na faixa de R$ 12 o galão de 5 litros. Tenho certeza de ser deionizada. Já as águas que vem para esse fim (produtos de mecânica), já ouvi dizer que nem sempre são confiáveis.

fpandur
26/09/2013, 10:47
Quando troco água do radiador, vou a dentais (loja de produtos para dentistas) e compro água destilada não estéril, que é usada nos autoclaves. geralmente na faixa de R$ 12 o galão de 5 litros. Tenho certeza de ser deionizada. Já as águas que vem para esse fim (produtos de mecânica), já ouvi dizer que nem sempre são confiáveis.
Faço exatamente o mesmo :concordo:

Adatlo
26/09/2013, 11:20
Adatlo, vazava muita água ou somente um pouco pelo reservatório ? Tinha algum outro sintoma (falta de força, motor falhando, etc) ?
Então, quando o motor era exigido, acima de 2.000 RPM, a pressão aumentava a tal ponto no sistema de arrefecimento que o líquido formava uma espuma que por sua vez era liberada pela válvula da tampa do reservatório, vazando e consequentemente baixando o nível. O motor não perdia potência e nem esquentava, no início da investigação alguns mecânicos sugeriram que o sintoma de ser a junta seria o fato do motor esquentar, mas isso nunca aconteceu, pois isto depende de onde e para onde a junta está permitindo a passagem do líquido ou pressão. No meu caso, escapava pressão de um dos cilindros para o sistema de arrefecimento, por esta razão o aumento de pressão no sistema. Interessante observar que não houve sobre ou super aquecimento para que isso acontecesse, segundo o mecânico, talvez tenha sido pelo fato do motor estar com 180.000km, no último ano rodei 60.000km, porém só no asfalto.
Relembrando, no início a suspeita recaiu sobre o reservatório, o qual substituí, comprei na autorizada e como já citado por alguns colegas, estava mais barato que no ML, R$ 149,00. Depois troquei a tampa do reservatório, R$ 23,00 com envio pelo ML, mas não resolveu. No final restou somente a junta mesmo, sendo que no dia que fui na autorizada MWM o mecânico percebeu também que as mangueiras estavam rígidas em função da pressão, era necessário abrir o reservatório, retirar a pressão ´para que as mesmas ficassem flexíveis novamente.
Quando rodava só na cidade, devagar, somente era perceptível uma pequena espuma sobre o líquido, porém com o aumento da pressão, sem vazar, pois a pressão ainda não era suficiente para abrir a válvula da tampa. Se não exigisse o motor, talvez nem percebesse o problema.
Espero ajudar outros que passem pelo mesmo problema, ao Herick, obrigado pelas dicas. Abçs.
Frontier, SE, 2003, 4X4, 180.000km.

Adatlo
26/09/2013, 11:23
Faço exatamente o mesmo :concordo:
Um colega adota o mesmo procedimento, inclusive não utiliza aditivo, quando fomos a Ushuaia ele somente substituiu pela água destilada estéril, rodamos 12.000km sem problemas.

fpandur
26/09/2013, 11:37
Adatlo, muito grato pelos detalhes. É sempre bom ter esses relatos de experiências, pois ajuda em uma eventual necessidade futura :concordo:

RODVOTISCH
27/09/2013, 22:48
É amigos ...olhem a noticia:
Justiça obriga Estado de SP a implantar inspeção veicular em 124 cidades - Notícias - Cotidiano (http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/09/27/justica-obriga-estado-a-implantar-inspecao-veicular-em-124-municipios-paulistas.htm#fotoNavId=pr10773742)

HERICK
28/09/2013, 05:34
Então, quando o motor era exigido, acima de 2.000 RPM, a pressão aumentava a tal ponto no sistema de arrefecimento que o líquido formava uma espuma que por sua vez era liberada pela válvula da tampa do reservatório, vazando e consequentemente baixando o nível. O motor não perdia potência e nem esquentava, no início da investigação alguns mecânicos sugeriram que o sintoma de ser a junta seria o fato do motor esquentar, mas isso nunca aconteceu, pois isto depende de onde e para onde a junta está permitindo a passagem do líquido ou pressão. No meu caso, escapava pressão de um dos cilindros para o sistema de arrefecimento, por esta razão o aumento de pressão no sistema. Interessante observar que não houve sobre ou super aquecimento para que isso acontecesse, segundo o mecânico, talvez tenha sido pelo fato do motor estar com 180.000km, no último ano rodei 60.000km, porém só no asfalto.
Relembrando, no início a suspeita recaiu sobre o reservatório, o qual substituí, comprei na autorizada e como já citado por alguns colegas, estava mais barato que no ML, R$ 149,00. Depois troquei a tampa do reservatório, R$ 23,00 com envio pelo ML, mas não resolveu. No final restou somente a junta mesmo, sendo que no dia que fui na autorizada MWM o mecânico percebeu também que as mangueiras estavam rígidas em função da pressão, era necessário abrir o reservatório, retirar a pressão ´para que as mesmas ficassem flexíveis novamente.
Quando rodava só na cidade, devagar, somente era perceptível uma pequena espuma sobre o líquido, porém com o aumento da pressão, sem vazar, pois a pressão ainda não era suficiente para abrir a válvula da tampa. Se não exigisse o motor, talvez nem percebesse o problema.
Espero ajudar outros que passem pelo mesmo problema, ao Herick, obrigado pelas dicas. Abçs.
Frontier, SE, 2003, 4X4, 180.000km.

Meu amigo eu é que agradeço pelo seu relato de fundamental importância para todos aqui do Fórum, espero que tudo se resolva o mais breve possível, boa sorte!:curtir:

HERICK
28/09/2013, 05:42
É amigos ...olhem a noticia:
Justiça obriga Estado de SP a implantar inspeção veicular em 124 cidades - Notícias - Cotidiano (http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/09/27/justica-obriga-estado-a-implantar-inspecao-veicular-em-124-municipios-paulistas.htm#fotoNavId=pr10773742)

Tem muito carro movida a gasolina e álcool que roda também sem manutenção e polui tão quanto, mais um modo de levar dinheiro do Povo, Brasil País de Terceiro Mundo, quando vamos Crescer?:twisted:

porto
30/09/2013, 18:21
Boa tarde pessoal...
Nesse domingo eu estava andando em estrada de terra e resolvi testar o ABS,,, pra minha tristeza ele não funcionou como eu esperava... pisei forte no freio em uma descida de terra seca bem escorregadia.. ainda bem q eu testei com pouca velocidade porque a roda travou e deu uma pequena derrapada até parar... achei melhor não testar em velocidades mais altas... isso já aconteceu com mais alguém? é normal ele derrapar um pouco?
obrigado!!!

porto
30/09/2013, 18:52

oi Borem, vc conseguiu resolver o problema? isso tb aconteceu comigo,, descobri q era algum tipo de interferência causada pelo botão do pisca alerta,,, faz o teste... deixa a seta ligada e vai pressionando bem devagar o botão do pisca alerta,,, qdo achei o ponto exato q a seta voltou a funcionar eu prendi ele na posição com um fusível velho e ficou funcionando normalmente a seta... o problema é q tenho q reposicionar o botão do pisca alerta toda vez q uso ele... hehehe... qq dia vou tentar abrir o botão e descobrir oq está acontecendo... abraço

HERICK
30/09/2013, 22:40
Boa tarde pessoal...
Nesse domingo eu estava andando em estrada de terra e resolvi testar o ABS,,, pra minha tristeza ele não funcionou como eu esperava... pisei forte no freio em uma descida de terra seca bem escorregadia.. ainda bem q eu testei com pouca velocidade porque a roda travou e deu uma pequena derrapada até parar... achei melhor não testar em velocidades mais altas... isso já aconteceu com mais alguém? é normal ele derrapar um pouco?
obrigado!!!
No freio ABS é normal dar uma travada e escorregada em piso de baixa aderência, o teste tem que ser feito em piso seco, de preferência asfalto, aí que o ABS e o EBD vai atuar, faça o teste numa rua fechada, dá uma esticada e afunda o pé no freio, a VTR tem que parar sem travar as rodas:concordo:

porto
01/10/2013, 13:37
No freio ABS é normal dar uma travada e escorregada em piso de baixa aderência, o teste tem que ser feito em piso seco, de preferência asfalto, aí que o ABS e o EBD vai atuar, faça o teste numa rua fechada, dá uma esticada e afunda o pé no freio, a VTR tem que parar sem travar as rodas:concordo:

Obrigado HERICK,,, isso me deixou mais tranquilo... abraço!

notec
03/10/2013, 21:52
Boa tarde pessoal...
obrigado!!!

POrto

numa descida, o peso do carro numa frenagem vai todo p/ eixo dianteiro e se eu nao me engano o ABS nesse carro só atua nas rodas trasieras, p/ justamente evitar numa freada de panico, a traseira levantar e as rodas escorregarem no asfalto.

Leve em consideração que vc tb estava num trecho de terra que se torna muito escorregadio e suscetível a derrapar,...

Abs

notec
03/10/2013, 21:55
Tem muito carro movida a gasolina e álcool que roda também sem manutenção e polui tão quanto, mais um modo de levar dinheiro do Povo, Brasil País de Terceiro Mundo, quando vamos Crescer?:twisted:

HERICK,

vc ja fez a sua vistoria aqui no RJ ?

A minha pela 1°x fizeram teste de emissão , como item de reprovação , mas a minha passou na boa! :palmas:

porto
04/10/2013, 00:22
POrto

numa descida, o peso do carro numa frenagem vai todo p/ eixo dianteiro e se eu nao me engano o ABS nesse carro só atua nas rodas trasieras, p/ justamente evitar numa freada de panico, a traseira levantar e as rodas escorregarem no asfalto.

Leve em consideração que vc tb estava num trecho de terra que se torna muito escorregadio e suscetível a derrapar,...

Abs

Obrigado notec... abraço!!

HERICK
04/10/2013, 05:40
HERICK,

vc ja fez a sua vistoria aqui no RJ ?

A minha pela 1°x fizeram teste de emissão , como item de reprovação , mas a minha passou na boa! :palmas:

Tranquilo Cesar! A VTR passou de boa e me assustei com a rapidez com que foi feita, pois a Fila na Vistoria aqui é Separada dos outros Veículos movidos à Gasolina , Álcool e GNV, um forte abraço.

RODVOTISCH
10/10/2013, 15:24
Que mudanças fizeram na frontier para ficar com uma cara mais agressiva? ... Estou pensando em pintar a roda para uma cor mais escura ou adesivar a roda (para nao perder a originalidade caso mude de ideia no futuro) .

HERICK
10/10/2013, 18:44
Que mudanças fizeram na frontier para ficar com uma cara mais agressiva? A minha é exatamente igual a da foto acima do davidss6 ... Estou pensando em pintar a roda para uma cor mais escura ou adesivar a roda (para nao perder a originalidade caso mude de ideia no futuro) .

O nosso amigo forista teve uma idéia bem legal, lembrando que a roda da frontier 2.8 é igual à da XT, olha o link meu amigo http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/128926-rodas-xterra.html

notec
10/10/2013, 22:20
O nosso amigo forista teve uma idéia bem legal, lembrando que a roda da frontier 2.8 é igual à da XT, olha o link meu amigo http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/128926-rodas-xterra.html

ficou muito legal..pena que perde o estilo off road,

Abs

Alexandre F.M. Gherardi
15/10/2013, 00:45
Oi pessoal. :concordo:

Por favor, quem pode me passar o volume de água de arrefecimento do motor MWM 2.8 da Frontier ano 2005. :putz:

Grato pela atenção. :concordo:

HERICK
15/10/2013, 07:55
Oi pessoal. :concordo:

Por favor, quem pode me passar o volume de água de arrefecimento do motor MWM 2.8 da Frontier ano 2005. :putz:

Grato pela atenção. :concordo:
10 Litros tanto da Frontier 2.8 quanto da XT!:curtir:

Adatlo
18/10/2013, 11:03
Última: vítima da quebra da barra de torção, ocorreu o que já foi relatado e discutido em outro post http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/37135-quebra-da-barra-de-torcao-x-terra.html#post1740814, durante a passagem por uma lombada, só que no meu caso além da barra quebrou também o braço de ancoragem, pois a quebra ocorreu muito próximo da extremidade estriada da barra. Comentaram na autorizada que poderia estar no Recall, porém desisti de verificar frente ao fato que a barra não tinha em estoque e poderia levar de 7 a 10 dias para chegar juntamente com o braço de ancoragem. Pediram 300 na barra e 650 no braço + mão de obra se não fizesse parte do recall. Solução: depois de muita procura achei uma usada, completa, por 400, + mão de obra, totalizou 500. De qualquer forma achei no ML novas, e comprei duas, direita e esquerda, para deixar de sobreaviso, porém está resolvido.

Frontier 2003 SE 4x4 (Pretinha básica)

Alexandre F.M. Gherardi
22/10/2013, 14:18
Valeu! HERICK.

HERICK
23/10/2013, 06:42
Última: vítima da quebra da barra de torção, ocorreu o que já foi relatado e discutido em outro post http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/37135-quebra-da-barra-de-torcao-x-terra.html#post1740814, durante a passagem por uma lombada, só que no meu caso além da barra quebrou também o braço de ancoragem, pois a quebra ocorreu muito próximo da extremidade estriada da barra. Comentaram na autorizada que poderia estar no Recall, porém desisti de verificar frente ao fato que a barra não tinha em estoque e poderia levar de 7 a 10 dias para chegar juntamente com o braço de ancoragem. Pediram 300 na barra e 650 no braço + mão de obra se não fizesse parte do recall. Solução: depois de muita procura achei uma usada, completa, por 400, + mão de obra, totalizou 500. De qualquer forma achei no ML novas, e comprei duas, direita e esquerda, para deixar de sobreaviso, porém está resolvido.

Frontier 2003 SE 4x4 (Pretinha básica)

Adatlo Bom Dia! Já vi alguns casos em que a Barra de Torção ocorreu também sem motivo aparente, imagine se estivesse numa curva em média velocidade, acidente na certa, no seu caso quebrou uma ou as duas? Fica aí mais um alerta! Um forte abraço.

Adatlo
23/10/2013, 14:05
Oi Herick, quebrou somente a esquerda, pelo que eu li nos outros posts não haveria problema em uma curva, mas vai saber. No meu caso foi possível seguir rodando até minha casa, mas realmente deixa uma pulga atrás da orelha. Eu vinha observando que a camionete estava um pouco inclinada para esquerda, achava que era o feixe de mola, programava uma vistoria, mas pelo jeito já era a barra que estava trincada, o que eu pude constatar na desmontagem, já que que parte da trinca apresentava sinais de ferrugem. Não custa nada, quando levantar o carro, dar uma olhada, afastar os protetores de poeira e verificar se não existem trincas.

HERICK
23/10/2013, 22:36
Oi Herick, quebrou somente a esquerda, pelo que eu li nos outros posts não haveria problema em uma curva, mas vai saber. No meu caso foi possível seguir rodando até minha casa, mas realmente deixa uma pulga atrás da orelha. Eu vinha observando que a camionete estava um pouco inclinada para esquerda, achava que era o feixe de mola, programava uma vistoria, mas pelo jeito já era a barra que estava trincada, o que eu pude constatar na desmontagem, já que que parte da trinca apresentava sinais de ferrugem. Não custa nada, quando levantar o carro, dar uma olhada, afastar os protetores de poeira e verificar se não existem trincas.

As Barras de Torção da minha XT foram retiradas quando fiz a troca do Kit de Embreagem e Volante do Motor, quando ocorre a quebra de uma das barras de torção, um lado fica mais baixo que o outro, mas também o lado traseiro oposto fica mais leve perdendo totalmente a estabilidade da VTR, fica o alerta e um forte abraço.

BRTerra
26/10/2013, 23:35
Alguém aqui já trocou os bicos da Frontier com MWM eletrônico e guardou os originais?

HERICK
27/10/2013, 08:59
Alguém aqui já trocou os bicos da Frontier com MWM eletrônico e guardou os originais?

Amigo Bom Dia! Não entendi a sua pergunta???:curtir:

BRTerra
27/10/2013, 13:54
Amigo Bom Dia! Não entendi a sua pergunta???:curtir:
Estou tentando desvendar o código dos bicos injetores instalados de fábrica na Frontier e se alguém tiver os originais agradeço se me informar o que está impresso no bico. Há divergência entre o que informa a Bosch (que fabrica os bicos) e a MWM.

Betosime
29/10/2013, 13:57
As RL da AVM são muito boas sim!
Para as Frontiers eles tem inclusive uma automática.
A substituição é tranquila em 10min vc faz em casa.

abraço

Boa tarde a todos, sou novo aqui e no mundo diesel 4x4.
Acabo de adquirir uma Frontier SE 4x4 2004.
Estive em um mecânico e ele constatou que a roda livre não esta funcionando, tenho acompanhado os tópicos e me deparei com este depoimento ai em cima e gostaria de saber.
E tão fácil assim trocar uma roda livre?
Precisa de alguma chave especial?
Alguém tem um passo a passo de como realizar o serviço?
Onde comprar uma AVM em Belo Horizonte.
Obrigado a todos.

GuilhermeThunder
29/10/2013, 18:39
Você precisa tirar a calota de plastico da roda (não tire a roda), já vai ver a roda libre com 8 parafusos allen (acho qeu são 8 ou 10........), não sei o tamanho da chave, mas é allen. Retira os parafusos, tira a roda livre e coloca a outra. Verifique a quantidade de graxa necessária.

Boa tarde a todos, sou novo aqui e no mundo diesel 4x4.
Acabo de adquirir uma Frontier SE 4x4 2004.
Estive em um mecânico e ele constatou que a roda livre não esta funcionando, tenho acompanhado os tópicos e me deparei com este depoimento ai em cima e gostaria de saber.
E tão fácil assim trocar uma roda livre?
Precisa de alguma chave especial?
Alguém tem um passo a passo de como realizar o serviço?
Onde comprar uma AVM em Belo Horizonte.
Obrigado a todos.

GuilhermeThunder
29/10/2013, 18:47
Verifica a ligação das linhas hidraulicas do ABS. O meu montaram errado após um RECALL e estava gerando realimentação positiva, o ABS travava parecido com o que você falou. O ABS da frontier é na verdade EBD, atua nas quatro rodas, é independente nas rodas dianteira(um comando por roda) e junto na traseira (mesmo comando para as duas rodas).

Teste o sistema em uma estrada de terra, ao apertar ate o fim, o pedal tem que vibrar e o carro não pode derrapar muito, escorrega um pouco sim. Para verificar a diferenca, retira o fusivel do ABS e testa de novo ( a luz do ABS tem que acender no painel)

Muita gente faz gambiarra no ABS liga a luz junto com o airbag. Na partida a luz do ABS tem que apagar primeiro, antes da do air bag. Se estao apagando juntas entao tem gambiarra........

POrto

Abs

Betosime
29/10/2013, 22:22
Fala ai Guilherme, beleza.
Então, Depois de fazer a pergunta no foram resolvi ligar para a AVM.
Fui informado por eles que a troca é realmente simples mas, tenho que levantar o carro e remover a roda e após remover a antiga roda livre soltar uma porca interna que será substituída por outra que vem com a roda livre AVM, para só então colocar a nova roda livre.
Agora estou na duvida, o que fazer?
Espero que você esteja certo, seu método é bem mais simples!
Obrigado pela disposição.
Abraço.

GuilhermeThunder
30/10/2013, 17:33
Eu tive problema com a roda livre, ela travou engajada ou seja, sempre no 4x4. Então eu andei durante uns meses com chave allen no carro e colocava ou tirava a roda livre quando precisava de 4x4. Para entrar na estrada tirava a roda livre. Cheguei no mecanico (Ronaldo de SJC, mecânico de rally) ele pegou minha roda livre desmontou ela, trocou uma arruela la dentro que estava gasta engraxou a bixa e botou com a roda no chão mesmo.

No manual mostra a foto com a roda removida, eu não removi, mas se você estiver na dúvida não custa nada remover a roda, apesar de não ter muito sentido porque com ou sem a roda o batente onde encaixa a roda livre fica no cubo......

Fui informado por eles que a troca é realmente simples mas, tenho que levantar o carro e remover a roda e após remover a antiga roda livre soltar uma porca interna que será substituída por outra que vem com a roda livre AVM, para só então colocar a nova roda livre.
Abraço.

GuilhermeThunder
30/10/2013, 17:39
Mas que porca interna é essa? Não lembro de porca nenhuma. Veja anexo
http://www.4x4brasil.com.br/forum/image/png;base64,iVBORw0KGgoAAAANSUhEUgAAAy0AAAGaCAIAAAC NIju1AAAgAElEQVR4nOydO7KjSLeFmQgjYAR4mkMFcygbsyz8j sDvEXQEdg1AHk67RNsVcsstO6 xftbdJzNBgBAgWJ9xQgfxSB6CxX4mTgghhBBC7EGy9wCEEEIII S6KdJgQQgghxD5IhwkhhBBC7IN0mBBCCCHEPkiHCSGEEELsg3S YEEIIIcQ SIcJIYQQQuyDdJgQQgghxD5IhwkhhBBC7MNCHfbjx49kgO/fv9/v93VHeQT 8/7ODff/ 91xi ffuGMfz /Ts6w/1 xww/fvzYeGxD8FLhmPHvt2/fXlzzz58/sapTXm9CCCGuwPo6DPzzzz/rDnR3pMOcc3/ /Pnrr79mLbKiDvv58 d///1n/5UOE0II8dG8S4clSfLr1691x7ov0mH//fcfBjBrqVV02O/fv7Eeq8OEEEKIT dVHeY9F3///v39 3d89fPnzzVGeBSkw7j1WUutosP /vvv6PUmhBBCfDQr6zBnvEWeDuN0qIR///2XX1Hi/Pz5899//6WSuvv37//v3nz59//vmHD2 7IPj16xdnCFf 119/Ybq3YLgL//77r7Xz5Xlud2GiDvv16xdFA/jnn3 sbLJayh6T0JMbHooFOoyDud/v9/uda8AKvRPEb5OvcX7cd8uUg am6bA/f/7YQ4Hh8byEm8ZXQ37Jnz9/8rglSfLz588/f/7w29 /f3MAv3//5vHJ81z TSGEEBuzsg779esXH4HUPX/ /LEP FB58DEfzvbt27dwolVU//77b7jmxKglzmADm zDGFM8HUC41BQd9uvXr hKvn37RinA3Qn3y645HE e53me4/MCHRY9tlzQClkLztGQDnt60NwEHTZ0eSS9azucPqTD/vz5E/WY53lOLzlPvT2eRFJMCCHElrwrPizPcyoPSgFYSuzDEg9U 5jHg//37998RuZ5jtmoFfiY5zM16cUZA4kSY5DjY55D8ox2f/78wea f/ OeTiFS03RYdi0fepzMNSOVodhNoonbsvuF0ZoHb7JIh3GMfz69 Yu7hil//vzhkDiA0Pbm SWnHDQ3QYeFcopTqNSjfslwQc7248cPDIAHhBekPbacjQt //596OQKIYQQq/MWHWaFCJ/x9glHuxEUFSVOnufhJiinuBRFBpWZ9YVRDfDRG7pKQ2VG/vvvv58/f9odhICYFR8Gn6PVQNQK3LS16nmGLg7YbssKiAU6zPo96avFqH hgQ6 iZSQ bOiguZnxYT9//rQ2Nu7 FB3GK81eRS44 /Yw8uzzCLxeTUMIIYSYzso6LAyyGfIbAogzShwbXc5HL/VK6EykicjTJZ69jQti/dyc56mkOvGYpcOGHHyhDhsKGnNfg7rsyl MDwuPbTgqgli96NanHzQ3TYfd7/fQRZjM1GG80rwT5F1d4VU0NFEIIYR4N vEh9mwMHqpgHW6heCxN67D OgNH5ZDFppwWcqF379/UyrxWxui9O3bt58/f/769csTPVN0mBUl0DEjiudQOsyeQYs9m6Ff8ulBc3P8kji2P3/ 5F7M0mFcyjPpeSpcOkwIIYT7ajf5/v27NRvh6cOHGrx81lVln4DWJHG/371woB8/fuCp9OPHD1h//vnnHyskVovTtxFF1gXJHRuppLBYhz21h9E9ymH8/PkTphf7xOXBtRayuTrM rbC2LhZOizqbx1a1rJYh3EXfv786Zm46ND0dNiUg Ym6DBawniylumwp/YwjFM6TAghhHPu /fvttDpP//8w/AVCC IM ccbATIsqe0wsPx /fvSNLnGrjav// GzPf73cU4MSj2cZuuXXzJW22IAVENGrHC8RerMO8DABukfFhds xUteEiYQAZh51M1mHRvaBSnKXD3hEfNkWHWcIxDOmwkYPmJugw LsJNU4bO0mE2ETK6I158mHSYEEJcGRsPA9VFeYREur/uuvv/6C9evff//FyzwsXpz527dvf/31F54vkGtcZ57nyB283oqAVh55mlVq5bYa18Yc4gDRJDpqa5Om xiviTwiixYKcOvYMryyh/MtYdx3 3RmKXDbOLhWvmSIzrMLjWU5eq Wh9txa Rg bm2MOwodAybI8kQ/LdzHxJmwrqDWBoohBCiLMC4WWnMLcPj2BO/ effxB7g4cUjF5JknDOHz9 QKjANkYf0bdv3/77778fP37AEQnxA1lmt7t HdfQO2mFl4UP MU6zA3Hn4VqyYo2r0litISVV9xhbnyYt5LQuzeiw6L79WL9sHF 72FDihY0P8 rT2miwoYPmZsaHeSvhJeQdDQw7Wj8sGuUWrR8mHSaEEJeFjkVg ZRncjn///bctpAVbl tNZRBq9/sdKu3Xr18wl3C1UD6wUECQOefwHPdGsr4OG/JO2sctfa7gFR3mntXTtwzV1ndfU/9QSt6LN5qbL4kaELY0F2aYqMOwxXXr6YfH1k6E4dRqlzDgnYcI 7w1PD5qbny J9gNh5J89xWvV0x fKIQQ4qxYywKed/yXD33GOEFv8SFlA67sAwu S36FR9WPHz/4RI4Wh1qow4QQQgghxItIhwkhhBBC7IN0mBBCCCHEPkiHCSGEE ELsg3SYEEIIIcQ SIcJIYQQQuzDdjosCbpACiGEEEJcmU11mBBCCCHEaVhBHb2 iqlbkj1MCCGEEKdgLVUjHSaEEEIIMQ/pMCGEEEKIfZAOE0KISbRtW/Q8Ho 9hyOEOAMfr8OapuGdsWkaTm/btmmauq6bprEfost608fBeuxd PF4hCsfmS6E Di6rkuSBD/nuq7TNN17REKIM/DZOqwoCi/joKqqoa 8lIQsy7yvuq57unXci3k7tlOSJMmyjHPe7/fodCHEJ1JVlb2B8FbTNI29 XRd1zQNZ8aHoijwFZeqqup v2NxThRCXJAP1mGPxwMSB5KoaZo0TfktdFhZls1X8C1EWJ7nmJ jneZIkU15wMafVYXmep2kKkxslF8aG6bgRl2W5 qEQQmxJmqZ5nldVRYs4fulN07Rty6 gyZqmKcsyy7LH41GWZZIkmLnrOt67nHNFUUiHCXFlPliH4X6HF 00AXyTMWtBhUZ8gFrSq6/F4FEWR5/l4zEdRFGmaemu2GgsqDcPwpsuLIcQJwJsVfuld15VlaW9BmCHP c3zGjQLgMwMhcBuBINtjP4QQR GDdZjra7pmWRa UOI2h3dNgq sp2A68D9WVWV1GFZFTcavPK2Gf5ftrxDiCNh7iOvtWNBVdjb8/PEZdwwClyVuPvygoAUhLs5n6zBY 0mapjRBRePD7FdzdVie5/QjSIcJcTUQ UB3ZJqmcD7S1E2/JO8tmMf1Fve2bRmx8Hg8qqqytywhxDX5bB0GEJtF4YUbH/6t6xrzWIcj1NssHda2LXWVXbN0mBDXoSxLBKFa/YT7Cae0bWtvOwh4oCBzzsGt6Zzrui7P87Zt99gVIcRR GAdhuQj5BxxCu1eT PDPHeAF30fXcSjaRokRYY6LKrPXt51IYQQQpyKD9ZhYZy nTKiw AasNYyzEz/ArKfvEWgrphcyUKOdgx4V8bM3nSG7gohhBBCgA/WYa7XPQx3hZay ZJDIWJd13FZa9/iJka8lp7Co5cT ozeB4yHA1M1VyGEEEJ4fLYOc85VVcWKrEVRsBYrzFfMl QHLgi3pg0pI MV9pumud1utugrNZ 31NB0IcQnUs1n7yELIY7Ox swIYTYhiRJ8jwvJqOblRDiKdJhQggxiRHbdrQEtG5WQoinSIcJ IcQkQh3GHO0sy8IGtbpZfQQ8cU8dykjVenFzXpr/EPf7XX7tiyAdJoQQk6AOK8uybVsv3QdJQrZ mG5WBwctp8qyhOKxfucwbtg5VxQFT 5iomv2QMVKbEsRxqdHOkwIISbhVQeMZmTbmjXRmxUK63sT0Qt8 2WN fIV6hI DVHeYxKziYe1uCG5UC8e/qEyE2fAVPpRlWZalZxZF44SiKPgVdJh3dlD9uyxLtJBntfC6rh NTJkmcEukwIYSYBB7Mt9vtqQ7Dsza8WQ3VNcyyLMsyrHmWN2pk hUmScKgLdvYiQAzBUegdq6RvKHy73bIs83qDYs7b7YY8fcxsv L6kV/PvA1cHpzCzH1 YEcWeEiTr6UAxPmQDhNCiEkkScKetk91WJgvySqDnjDCIrBphY 3DRxhaoTOSYtYKL06ow ij9Kp2Z1mGNlZYBMYtLOUd8LIsoeHsaiG1KdpgcrNT8CE6KtD0 wIQGdRha48RHIB0mhBDOOde2bRODM1BdwWcUxofBezWkw5x50H rT6XVCfNL0MQ tEBIN1hS1sJxIqMPYuZhTcHbQ351qCfW6Wa/Ecy5DJ6VpCvdiqMOapsHiUPlTdFiUx ORZZk8mB HdJgQQjjXu5BGarF6ZjA4s2xMNxrOjvglh2STc67rOrgRrUnja WHYoRUudnReGXsk6SuM6jB8zrIMxxZXDqbf73d7Ouj0dOb68XQ Y1zPdHjaEqgd/ItJhQgjhXN95dsSckJg4fZDnOcK367qGi5Ag0Ntbw4g9LE1Tz4 HleieXZcoKMRE7Ir/kdJI XzJN0zRNqbGiOozRXa43RFmDFteJc1HXNb7CVeGpLpjTeAnhiu JGsyxL03S6UVOnOQDhNCiP8B 8fQt3zEht1pPYbyJT3ZhOQ4rBB LkQLTR9wdIUIG2 apuu6uY7OK0MJvsy1B7929Kunp5UecJQ GRrYxGG8XlxDbIl0mBBC/D8jtTqpeFi dUSEuQk6LDSw2cWnEF2h691qQLHbV0PK 7OQDhNCiC woJSHVTyeF5JYU8TQzSo0b7xiiRmSWTDPKGr7giC9YO9RiKlIh wkhxBeG8s6sDmPipMULkdbNSuxFtLqvOCZn0GFTrO5e/vmCeVBkb8oIw6XkFxDis7jf71mWeRM9D2BIOP8WYxUi4H6/yyT2KXy2DoPhvSzLp2GJU5KGxudp23b6Zc1sFyy1wXuJza8RQr xO2BQo6fPpok5J1g/DGx0Kie01eCHKspRX iP4bB3mnEOOsXe7bNvWkz6hxkKbMHxu sLTqHxoC/Eh5wg1i2kPa/peYExath3EbHcwfPV4PFAxGW57rse2JPN2oaqqtm1Rppn7AlXH 4bGpMIs Y1sYnuzSQryI108mrCLxlB0HLy7O4/HI83zvUYjnfLwOQ suz2MY3gGjU6yLwZl6jLbUHsM WJWRLcC8Qn/R7mC2QoxdD RdYrqVefuVJEmWZbb1mAvaDFdVhWqNUIF2i/f7HetnCUEhxFxQW3XvUQixkKIo9Ag4Ph vw6JMsYdFdRjngU8BdR0xGx1/sJlhNmvr4lK2GrKnw7g52LQ4JSy9bROvQptZnucUZLDqWU8oDW NuWvCcEGKIqqrQSXAVaERHTMVQQIVnIG/bFq9Yc tIjdTgCDcxMYjW3lpxFxqyu2MTc11jdhOw7g VVfPGLDdcSNu2YZijOBrn1GEhc3UY9RM3x89hVlRd10PdwUZ0m J0S1WG2NiP8I1iqqiqrw7zhud59med5mqbSYUK8SFmWq7j4UTD d9S9L JF6nqPH44H7iffT5i964rZmbcLOPLQJhEkkprxZWZbomZimaSg o8RKbzOnJE24CL6s2GIPwsKRpCqGM99WJ27oOI3JfHATpsP VZPTmocQJhU5hAryo1Ya6g43oMHwFnYQ2cN5uciuUX4VpqTGkw 6yXtoh1GhZCzGUVowLvOfwth k1jFLgdHtfCl8Ch1i2iZF0n6Kv08HBsAtTNBIOt6xZOizchL3Z erAnIw17ylUaQiaxg3NOHRZVXXh1Q7oTsiwR4E xwnnwTsb4MKzBk1aIoEeRoTzP0R0M3U7YHYxiK6rDUKMoTVMsH uowvGViVLDPcwrWYHUY32jbtsVeYDzTb4JCiCHwE35xJUmSwK7 mSavwR r9tLGUDZN4ytxN8DY1bnJLvnYLoADylkK7zKFNj PpMNyxccMMZ/O WrC5K4BH0t6jGGOKT/zEnFOHjWB/zNF60yMxDdbHF8ZJ8JaE6Zw59Awyy5JXHlyNdh7cULwRYhGkZE YdJdwWxqNoCSHWoqqqV/w71lrz1MQVBipA63haED9zBIF5T7JZm7Cuz/EMuyEd5o0WgRMuEEa4u9rSHuHt0fNLIlc9HBhfdDHskT0Vzrkj J07iAoav/Jou1MvpsOPAfEncEMNK3Fd PxDigCCFedmyVvd4IinMaPN0GP4NvUvIv77dblUPv5q1iemuzy Ed5o0NK/GcjM65 /0OhylGW8Sy ZJYh81Q6kVVoHTYEI2pu3QEkIkcPdG7jGdfpMP2BG HUZOsrFlCHI1ZxZw98N6FHzViBpzRENY67gaMVbM2N2sTNCnR9 enNTOxI8jxHXDxlHF2ouKchgmJu7Lznl8QwyrJkigM2kec5bCf 8ykmHjRJt1bULrAAQ/faCJjHpMCGEmEpd14uf9IzXRPgUzEV46nj2Hk8kJYaJW5 1CTvzeMC FUmM90/TNIx74/yvxIfZTXg5AQiExbc8qkmf SRCkHG/49brup6Sd3zBJuXSYUIIMQPUjl6woE15Bu8WDbNqeHozT3wWvr tM6PRDFLpHhUfxtT/EltudpcivZtSUDhNCiBl0Xbcs6plZhMcHGUJ7j2IeTA4QQzwej 1LrC3L1rxUU76r6DDbTdLeYmAsRTDEK77zkaLSISNvJFiP7Up5 hDeDaFrTgplxnHf/gYXtFqYwlKPqoSfBFUDF0WULynH2JvTTm8I2JjFUAFgc6RVajs/NVXSYlxDElbDS4Iv5ibfbbfriI9tKvlYda5rmfe3tpgf/zop HZm5KIpZB pNLKtVM7GClOy1FyGa6yfEwXl3y9TGFDZ/BemwJetZZS2TtrRoxAz9Y0QqnsToR4RLh1VtPMsZn9ks6BUaz/AV7Wp2Hi8psunLwOJbb4WeDqPpjn bprGVyTiPZ6rxNmqzn7qug0EoSZI8z1kiErsfNfnwd8VdC2unc f2c2XNttG2LkozYOofh s4bXnm2Ibsaj7NdP3eQxx9mTtdbv8Ip0Zk5bPz1hoRTw923R5W DSfpiv97i4mSgDvNBEtCEmE4RNIlaEet6EhO5ig6D7HD905RVm BPThghP2SzLEPyB0tKYAg3HtB3UwfdGRf2EwoNYD7ZbliUapfE Dts5NVFXF8tPRKvyJKVqI7PeyLFH1juX1vZ2t6xrbYn1/fAuTr9VhyKjHbNES/JRWqCSJ2RASi2FgYHgsYWbMY4UI8puyLEPyP44G2tDyyMPXE06 x4KDBgevl9mOoOP5MxedBZq1wGkfDmZEDz Ns3 r4nhd2c3emhVSSJDwgSV8/XZySxYFiQuzLitctnkHrmq/wy8rz/CKvslfRYa4vZlj0nRnxsESec2P8krazpLXxRKfYlVv9xPWwWKs 3M ahX N v3t6K9RhXgtLtlfjUnYTXLNdIabQ9c6lbD29xnjf BugtGI6EoeRmBKRVVVhf9EuM/wJFX23ODgo3df0eByEcAoXxwqLr/097XjsseWUYrihezgzW bZYx4eGYxhSId5B9 J84LLYO9RCDGPta5bvDOv7qBHmV88Ta4gxS6kw/DspCcOthAIi1A/WcsWHttswRYdxpAOc/3zm5Yk9/XxDxNxaPd6qsOsSvCe97C0oQPmFB2WBAV7nOns5owOs1vxNJOd nph6P EpsB94nMuyxMDCKbCfWftWeBbW0mHeKV6mw7jI1aJNr8l13trF mXjl1gRXhntPViPT1JxzaOK3 iaOxoV0GNxJ9Cdax1Oon7yWup5 CocxpMPsJUW/GOdJ hKLEP7hekZ0GMUEO3xzMOhTHg6MO 7Jr8I0aIvW0MPW4Vi0B9NqU6gl iUxs/d8GtJhXiCdN8UbTFSHYTzuZR1W9JET2LVlOqwxVSURCNioO8J5 gW9d51d8FgsqEiNNGDfJ913w3jNoYqL6R3MhHcYgMPwbdg7x7F hwrqF9m/fYDocxYg9LkgQ RD7XMQXai1/RvDRRh FDlmVZlnk6DCuE2rDb4hS6I60iLPpOl9HOu9g6toXZ4FjkfmVZ himcmc5HEuowDMM7PuEUbyU8C9goD6B7WYfhAwbwVIdhDbg87A B4QJLA6y1OCdom7j0KIeYRvduPYMM23od9Ori92wBsw4V0mOuz GvHZJrtZi4W1wYT5knwJ8C7H5mu pLeepgf/4ivMhule5iPXY/Ml8YMJN0G7izcerIrD4CaQqOgdkPF8SW/rdl/CvYsOlccTX3lVlJqm8Wr9hVPsSrhOm5rKA4VvOcXOzyk2X9INX AyeeLKvZXZHMFTvTPG0uj6x7vSvdBcHxuC9RyHEDJqmeVoGD/Ns Rr5eDw8dXj6bJhr6bAzAecjTLhyi6xFWZaIbGNs3OscpBiveCs Iytx7FELMgxWUbOo9Y79g2t/44RL2crA jVMiHfbZKF1rdbqu01EVC2jeWXVZiHcAr5 1/SOIhflq2w8p/B0hfXL7kWyGdJgQQqzD6V/cxcmwxifWpIQBjM6BjYeEmBAbyHF6b490mBBCrAYdPUIcEKTwI eRYVhhEFhVVag67pzbvjV413V2o15E8vmQDhNCiNW4QnqX ERQbbVpGvr4kNbtzQbRY/2A26RJeiDNH5/fUSr2UEiHTcLm0zmTC2mTIjEPSmd5C4Z5iN4K3ddkzPBfbxN2W SZ12g01QQtIXNNDGw0/OJM5aNMkmZ/ojY3DiLaebIJM1ejawsPignxMb7Ujx3bklIXrdEFTzpBweGFIa bjCZVPCnFCcRLVvOz4oQbz3KIT4H jta VU0zSoBGZvJiyLyCkwniFpaeNixU3ToMUcKlNuuentkQ6bRPO1 fj1rg/EDYhtx/03TFOZc LlhAUY9fa4Q2Y72Zp0kic3ODWMkm77QPH4YnBn5kkUPNp0kSZq m/I3Z0mV2nbZ GD94tfWhADA8bsWTPogkqKrK21O7FKc3fZm0cG15nns7jj3Fb5 K7jKJo3i7bwbA8mLcjOGUYCarXstisbQCK/qFhK3d0iOeUNE1xd/OajXIYGCQ3MXEKDg4HzHkQe4RSiuHmxKHYxYQghAWlduBhxN2M JXtI27bWQUnsK72L1ZLYAOZvnv7N89I6DJlx3ptrNFcOD3JWvQ t1mO1g0/R9GBtT bPpe1lyL2whWWfqf/Jfbxihbgtroo6sbboOS/oOiZ4OG3mu2F2zM4dpOJxhaD1e9VfvEGFg0fqu4SJWItsmmFYQ s02nnccFz1GWiuXKrUk/ tDlCm3R1 lTeHmE51eu Y8g9PgIsRm4QfHW0TQNylN784SlXPHYut1udnrXdeHi76ZpmnO 7I8lVdFgTFENH4x3YlmDPeDwenOIZQrF4lmUwyYQ6DMYSr/QoN G9gmBmr1IorSBsf l54pK 2w9h32uO1uo8WFYwZZYOw4Jwh3k6LPpegiMWPex2L7DX7qsO86 zi7CXA6WmahlUEuTtR9yitU9h9mic5Wh4unHHs4JRSgWxv4K0n tMnh5OIzLG1TpjjT9I1TcAnZTUSVtzgazYQimUK8A1ju TQpiqIsSz4dbJBGuGx4n eTMU3Td9ejvuav5ro6DLLAXnP2UQdfWLg4Fgl1mOvr4KGbDa8k TIS7jfbVLMswQ2EaO0Ky4Fp3AzrMDgbbcsZ4iyn0S KCRonXWToMIyxMeyX6JelktCuxiqSua8zDYVho6OaAKXmtKuXx cX3bSuwjGyonvV8Si3sRadYrymHb0dohYUPN1xbmQ1gdBjMber Rhd7zIM3u kq890Yem2L2gpxInArfCou8HKlvLR1CojIXYENxGQqnEmyRuLJ 6nDw1SvUgM3M3yPLevfG8tVozb2jX7jlxXhznzSObjzT6ho70F 4XMMdZg1n9IBZ8FEPqEt3C qkLCGnufWdEYTDPklqauqr60th2azOswu NQv6SXdsJel 6omKdeifklPHkV1hvUhDhmEPB12v99ZltAbhvvqKvW2iL32Vm5 1mDN bZwCuwv2GuC5ezoFn9H3MxqxwTO 1u9WvJvoqRTiHXj3Ty8mBK14vUVwE/Pcf949065fF/M7uKIOg8Znu0AaXa09rOkTDKOLUz9Rh8E0YgeJRbyJZVnCRkWr Cb1mlCxNHw9udQDMRXZtjBkf12H4RVkd5v048Q4U6jD4xaboML se13fDCHUYZURUh8GyZY1JiDC1pizagabrMHyApxWn24sPS/rGHd6RiRYw9Oxh1noavsbxnkUL4pQpxdcuVfYFFHvhvnqixcFR GQuxDWVZwo1jb8W4rzLnnTNHkxBtML79gMcWZkAG5SoDxpqLzT MxD8hVdBhbZRVFwZgtTEGuHyoCUJB5GXD26Y5ntqfDIJ5w0dN/hBUyIY4uQvt7wI/HfZUsxddGEwDigJuAHHSBXzIUQFBU PHgM1aSmNTIUIc5k70Y iXDiDeOgbvsRnWY9UtiVJ61D798RO8VX3Mbk69 SStPbdCV3Rca3qM6jKMKj4zFM0QxXzI687J8SVxaPJs4At48nr NAHJyobVWItcDbGt/eGRxiaxixZSTuLc3XIDDcFW0MGcD89urFvfp17yFes6/phQy5ig5zvQHWu86i ZJPH3JDSRxN04SbuN/v4cSnTNkE5xn5EAX7 DQVJRzzyF5Ek0 HFh/5EM7cBCXTRpZyzmVZFt218aXAlLNvaUYzenDqF0wJP9h55JT8O BTPdxpwO6qO1IKWdzyGRuBuTFeJDYEIb4 Y2U4ZcoBkWZZl2e12W7zvURODuJAOExeB9cNOSV3XF8wn nQQCr33KMRCmqaBbw7iBsAMD/vTjgWuvBwjW oZfkna xEFD0cQbiPRPBIYxmyQBj9HQzsmUvWNkuSFDJEOEyfkxO9bqqf/oShQ7ONADCjCM0bahiIpfpfc2K7rhgruQJ/hBQBvblBCrg/M8vLAiqBc6uPxgFazgR/UcxNH2AT9TkSIdJgQQg81NXwAACAASURBVGyBQpI/CKaZ2wz3kaCFMMBgA8bjKPhtKBCZiNZ1HVyN0cgQO9G6Yqcozq avBzttVy6NdJgQQmzBW8sviVVgR8Wo1Gj6Jj8jZp5mw0qkXdeN W8e5I97u8FJECiSnD 078y7xb5iq5a0cRjhZ7iciHSaEEBsBH9beoxBjTDf2DMk1ZMFv YPt8OlSWmWDULJvQh47Utm3D2hbePLQOhpuOzi mIB22DrPaYF2kZ5YQIuSVdLP3MSWB twsSIGM5uDzqw0SA2c9DZFHGfb5tW0o7cyeG91eHqHeQjXvi19 Ci5EOW4eqqrwOg0NEq5gOgShLxTkKcRoQW30Ql03TN0m7eFG6W ScFFQ2f3pafOg1fJ3yUREUhXIqs12VVVFmWdkcwj1fQlZY/7g59jqwHe8BXiw/iQjoMTv26rnnZ0XHu/VpQd9Grp48pXMSuBFctLl8vCcX1eb s5Wh1GL/Cv23bcgrrfEZTdWBAxszcOirjub7Cjdd10b7tYZx2nsfjgSblB 3k8CHFiotXMtwThQfZ5XFy4eTyKP0983S36th/eGmxXXMtbz7X3NGQxam9fOAZqLNznbQUKlqvAV2FTcNerdvRQR sSYJ PEMi6kw5K wVaSJDCfsna5lVys1W6tuLDcovGf6222nB aBuuhLRp2WjZbZP26sKw80lWcqYyPCx0vIuEIMQyW7Gv6vuNYD 7bLv65vlWOnYJ1YCmvGLtspQoj3sZcfEPeBoii8rV9Zh3VdN/1cULzixut9FUquruuijR1XAf1z7baGdgTl6 zg2VEtnBnPpnDMWOp v6sW67pcRYehDAw/U05FgxDxQsBifZxCCTWkw5xzfCtiwgivZizVmG7NzFhJ n6U3pSwrrHtjETZV1UVGzGhe4/ruyo5Y/BjjDBf/mjD48FhKzEhxPuABWVL8zN72kQ3emUdNktSsDGxV0AVDEmxoYj F/HiYehPDC18mK1tW9zeWT/M6 AH4JlxvefEGr12N WekqvoMPvzoLgJVwX7E65RZPAWX1sKPtVhTdOkaYqaxeyKilwV T4fRmoXKeBBJVrRFdZg3xdu667uJQ0FiIkonZ1mG3XH9HQTjwQ i51yh5vOAICyFmsU1lVz56x7msDmvbdu4dDyEcrhc3HlG99Xg8 oornRewrtPsqDb36q4TeGHwLjWWtAITl CE9ofnwAJIvcl2uosOsUrFKKJzNTkQ6DKfAHutGdRi/havRLu7pMJulAmPyFB3mjBmP9mFv695O0dUYvsCxB5lecYTYnt C3tToT yldVoctKLWA2/LIgbUxVe/Gu Hbp1UTpDTyM58FTVBtNRy8jWlBfM7aO3F1rqLDYKdFrHqapgyT 8maDHQuWIdioMAW/VYRtOeeKokjTlFYlTwkhuB6XMj7XdQ3/JqzTWAlsVPwKkbOeDuPWrSsBW6eNzds6w2/5foMBYMdR1SZNU0xBoKWdgv1yRu0JId5HsXaRfVi4575ZXVaHT TFTwVGAOyqj4J8WUI0ez6E2RIvxdKSXoUXwKHF9j0jnXGglRXp nuf4ynpgua3Vxy/cdXSYG86XDLEZi 5rViO3znlsxqLdkLc25kLab6P5klyKeSvN1zRGZLtwPFjqaXYk xoAxM1/SzgMd5uWBzjzGQoh54AVs1m8Nv9YiKJ2AEAivdeBEWN7zUkRjv Cy4ZyZJkqapF7qO6hUjGjqaQblN4Adys0JHigsC8209fTxKcHV BkDEwWg6Tt3IhHXaCrXMMMInfbreJTgchxGG53 /Tn3NIl2ZWUGOq4bwipMY7FZ4bJDyFu4/Aj5GKrE8PO1LmvYlJn7C/FoifeTobdRhmZrBK1Atp/73shbEZ0mHzOIKrrus6BvXLZCXECXhqxEJQP8IGEJ0NizWSb q6fvFWcFm/pOt7/ninAI68PM heof8cV3XjdTQip4UhLiseOueWP MOgy7WfRtjnBF2b1gk009X7ZBOkwIIfYHsZvekw8lD5hbzYcoQ nncevFG1/RL4qhSgYVOOgjfKfF2Q/H LK9tWT3qY3o/AK/oBquZ2Lix1WMWxTjSYUIIsT9IAwKo/IlEHHQwZC1Qpj8z7XqVrW QuXlAcAxZ/tRrMUl/8ZSWoPf7PeqFxLnbpuf3iFjkAOwDFGPm4opy2QvpMCGE2Blrkk GSNQwVjABjsTFqBWR2r2UPu7IOcyb5iTUXEaEP/ /ETpEouBWVYtHTtHoVLgbah19hALbBkeuT62FbDdM xGZIhwkhxJ6Ez2kKArjG2OEDTi4EMw01NFyGdFie5yzQyulzq4 sNGaWiaZJpmq5uJ2Ptfpvvj11zfXFXiHuW8l53AGIB0mFCCLEn 1h2GnrbuaytA wH5kqsnDF1chzlTv9Smr9rK29OJnp1o2fB31ET1GhPDo03g C76psOKAzsC0mFCCLEnVodRfiEX0vUmFhjGUIP6HVls19RhUVC GjaWwF1TPml4kLMuyN3kDocagt1DqzKLmdYdCOkwIIfYEnfvga mRDC9fH9MC2EZblXJdr6rDoIYUsZgLpsiMT9TmGwVsqkSqcdJg QQuwOH8b0HLG57TZZbNfUYSNPExRUgyZb4D1E9Vdvojr5iijSY UIIsTO2hwycYkjfQ3PYDQZwWR025ORlB140nlqwclskrG1b B/Vn1GESIcJIcTOQH65r31mUMBiswFcUIdF0yG9cL1X1s/uw8hhdM7Vde0Ja1S7eGUr4tORDhNCiP3JssxrO7hlXc1r6jCvc Gs48cXK8sxShJ673 9e90agAqoXRzpMCCH25/F4oJwmLCgbR3BfU4c1TRO6faHDcPzhI16cJIGkV owGMbCqm/IYVy2C IESIcJIcRRYLmEjSsLXFOHOeeiOgzyC3Xa6rrGlGXrR7tGFqdI 09QFeZqIBVy2fnECpMOEEOLqvKjDkN1J4Mvz3KzHJGqIwkRkrS JxcrG9imVg2Sp0KJVSUuyySIcJIcTVWabDYMhBm8uiKFgvFF8V RYHpR1YYcAR7E1m5jVNef 7UdU3DWGjvVEmLKyMdJoQQV2euDoPDDjKLPru2beGG86KgYB6z qaDHYeKo2rZ9pY3BUP9Qi3TYZZEOE0KIqzNXhy0wnsEfd7QotP F8CCRM3G63F/224WNryhRxEaTDhBDi6kzUGWyG7dG2bZIkaZp68exIGLRdFFEf dZUxr0XY4ZHiDIVe8dBBiP0ybKj K/OIUyIdJoQQV2eKDkPIedQ9hzpb8FSGMgvR7laioaXm68NeBRQK 8SZCdbHPN2LgFivIsHxrWDLjRden Fykw4QQQjxPb3xabhTJkm64f7b99zhFs6IdJJEmCRF2v9 zLKuqakGjSQAlOj5FXBbpMCGEEG68cHxZlvCaPR6PIfcZ4vTda Mi517jpCKXk4Xn0bFF1XduxYcxZli02WYX2v/AoHcdGKLZEOkwIIa7OxPiwpmnSNEWapJ3eti0KQLCShWcSg18v yzIkVFZVRUFT1/Xu/jgWksDwbHvv91W4DQPO9HS7JtJhQghxdVCIdegruizv9ztC9ZM k8UxZqD6PpMiwZhjv23D23W43bq7rut2tYvA8un6cdvDYIwwSx 2FZx8nw8IbeWz3drol0mBBCiEFQgBSfu66DXxKtMK2SgBkM84Q mLltjjCHw9G ih O VjHYw7inGFvTNI/HA32NsNduaeLklGgwPd2uiXSYEEJcnWjOIMjznF8xz3FIVaRpW lVVnudeDNnj8ajrGqYyei3tRquqeqUwxOowTh8lWKEREbaP0LG 5qjE8YuEx19PtmkiHCSHE1RmJgvKchvwX3RLDLMtwSlVVrOAK3 yWm0 XHMby2E6 C5o/YL gw55znjsTuW7/qREIdFh7z3Y A2AXpMCGEuDpDOozeRgJ7WNd1aZp69fGbHv6LimJeVD4C9jnPc co31HVdliUsc2ma0miXJEnbtl79MK9V0VOiOmz3wDhxBKTDhBD i6gzpMKRAehMRku965x3TJCnC6rqGg9J6J1kwLKwHa/UNRM qOzeDNE0RA2cnQiw Ho8sy7CP8EuOOHNDwpoUOA52ylxtJ86BdJgQQlydWdUZICDA7X bLsszKEWskg eRnsrb7Ybofu82jiqp MzUxV0YL9Z6v98hGeGXxI4sS590MR2mp9s1kQ4TQoirM6TDhiq Ldl2HPjxN08B8xRJcHkyu5IZCcxd9f/i3LMsdK5rC6BVO9zpjIt8TTswpMftT7GF6ul0T6TAhhLg6QzrM q PggZoOjBgbWjnqPjwdADeB5MqJI1 druui/kEISowTbkpMjypLD1aF9SYOVVkTl0I6TAghrs6IDkPXyKIoPHc hvZNPA 0ZTxZyu91sSVibSvmmKvZTGMlbhCOyqipvzHRZRoETE5mYI9tV 2P41kQ4TQoirM6LDWD MpU3R/AdGIyRFPl15nuc0IPFD27a4nyOnEjmJnGfIP7gNQzH46OzknEM hNNfXuUUC6dChyPMcWaJpmo505zxO6qjYEukwIYS4OiPxYXQpI k Q/0IzTYxSRxl9JB6iPSW8cqxQjxpjUHhYBMrm9V1bBjTiSOAXNCI MXTANQpBlWRYqLXRA92QlS5SJiyMdJoQQVyeMGbfADUflYb afkOG0oJuQ75h13VITqyq6n6/MwORegVTlu3R64xnbiLH836/c6dwiOCgRNIo1C0OEWve0uUqHSaAdJgQQlydaE1RdIpkkTBMhI 2KjSaX3ZARC2/tRoh2b9vWVoKNVi/bkrquh1yNCL3PsgzF0tCJ0n0t6pEkCQqSOZMTig8uqBa2756KH ZEOE0KIq P5JSm/IJWYFOmcYwEw uOWbZHZgpAjKAARevSsLNsFr525B8LjUMACqgtxY2imWZalV64 WRflDHTaUpCmugHSYEEJcHYgDhIpb5YFoLVQLwxRadDDP6yKJI WiIIXNfmx09jdN6N0 L5rOOGoLboMOGBkwLn1ebY9 kBLEv0mFCCHF1UPjeq4zvvnZFRPV8zDBSimIWqIjB0hi0yRVFY avwH0GjRMeA LAX8xwZQyauiXSYEEKIOKgaj88I3oI5BwmP0fKks2BSJPyPth2 4XfOOHSfB4/FAUqc3nYmfc1foxcYtbo4kToB0mBBCiDhwug19 0p8GPH6BQHUD OmvaD XcCQPN1p zVNd56y9phz7mmnAXF6pMOEEGJTULnAZtV9XAkDloZf5YYcLQ9 xv99pJZrVhvytIAIsnD7decpqHa5vfL7m MQHIh0mhBBbANdbURTJV2BlQRGEPM j9qG9GKocYcuJvW6pmrKG3e1hJCzHij6bU84a/JvIe4g6OsUFkQ4TQoj3UpalNX2hqAGcU5yO9kFt2 JblKTae D/32ynLEsUZfAqWaxVVwJbgU5lwqaVpDt2/o6CNM u61C6wgbSjS8F WU7hYuLIx0mhBBvxDOAwRWF xhqslsfJToV3u93zEMH1o7AaYiq8UnfkxtKYsWtIAGTB8TKMsy A6Stu8XVYN3/6zK8nV4rzIR0mhBBvoSxLtHaGXQd/6ZrMsgxmMEgQmsFgdmL7xZHu0dsAaYhqpRgq 1tzN1/fSlVVbC6JOqg4CLzhr5ITsDpd12G0bqAgPs4jWmrOiuUX10E6T AghVgPP3aIo0jT1wvAhZTgnHuHQYXmeo3wD2mBDouHp3rYtpuw VIGWdg4gGY68eMNEl9xTv3l5VVZ7nKEDPGY4TJRZS1zXOFIL8X O/VxTnde3TiuEiHCSHEOqAzNHxVHrfbDZqMmYaAuZNwyeH xpnhl0SGXVhkdUusN81zEa6VzAj9ijRJbM7b5bWKx26Pd9KFsE iHCSHEq7Dr84iTDq1s4JQsy9JKisfjgZh9OLCQjQiLWp7ncGYh Un4XIQK/JHaNqZ1t22LK69VcCVyxMLmFXjw0F19lQxuz4iES50M6TAghXo VZfmwyCEU15LOj6vI8lVBpNqKIVjTXx0ht/0SHU5UBYcyRROiY 9qy hWYeAjhgs7f9hh qA5zznnKWwgiHSaEEC/hFQNLkgS9EfEZsFuiJZoUyfRJpuNhPXiKo6HhxpmDyN/kv03TYMyr5zCyoCvkHUuU2RCxFTe3Mcg53XsU4nBIhwkhxHKQ5 2gLgCHi3jmHqG3G7Eeb88AwVpaltfRUVYVFYIiCDQzGITezXMJ a8MYLkxX0BDIoMX0VpyEPHRQq/rU67KO9e0w1FcIiHSaEEMtBwqPtM8hnLewfDOpCDc opxIrscYSFF5P oKu ECrWNu247Foq9M0TdTBalsPve6djMosW0Xs08uffvr4xTuQDhN CiIXQh0g5whS/rutYATVcJAwVwnRPiCBNEtYv1oOFJQwOykOFHNFO9soaotPpr2 Sp/Q FqaBCEOkwIYRYCMPqXZ8TZ uO4okb3rLgagz1BBb3IvdpBkvTFE7MNE2ZQQln6Pt20DJkyLGF TOlYXHcTPFZD/S4/iNfVqjgZ0mFCCLGQNE3hjGOUmNVhILxlIYYMtfI9Zx9r1tuJrL mPpaDGMA8 b1Pd1PoHnSnDAY/kKtqibdvx9azVznJHHo9HlmWfribFikiHCSHEQuhJREktZzxrU AwszWphcdekb9doQRtHLwwflV2zLGOpWK4Wvst37F2I9cDiAxy mVm6 4i0tioKu2GhvTU8LfigH7JUpdkQ6TAghlgDBxEpakCN0zI3oMM zJvj2higpjyLAt5gTAbEZFsll9VyuDsF/QYZ49jLVn58JauBB2Nk0Sn0 TcqiAfUGkw4QQYgk2OAw6zKquKToMD2MIMu p7AkR10dfsdQ KlkwfXKzmH2bDer63UQXSKqlxYFiiJ1CEBgi4RB5ZnXYCexhzj l2IxBCOkwIIZbAaquu12FwGuJbCBRkNXoLUodx5qiDEhrO2pls iVc6KFEhNpz53dh4c3TAhNEOU9gJYJbP1B4rNJrEFOqwrus PT6MbOZNFgdHOkwIIZYQ6jAXxIe52C2LOszGVEUlC4xe1lRGI1 zSF3e1K9nGxFLXtdd myNEg8imaZC40LYtW0ZOWTPzQLk2TPn0chVRUARu71GI/ZEOE0KIJYQ6jGUmEDI1rsPwFQQKalKg H44szeRUoyVMihcuNG3wow/uGLhl6QaawwYT9d1eZ4/1YhUrmzF Hg8sAbKuLZtt0kO3Qb0S9h7FGJnpMOEEGIJng6DlxAWDhtoH7o LrQ7zzGlhpmQ4kQmVLPHKTVhf51tBxh9HAvtc6BVFMVsM3hZXi 2JL4FJNspcl/z2ZYewc4W7iFaTDhBBiCZ4Ow795nuMz7RyhjYpJfxRk1GG2YyP BRGsHYkFXxK3TJIYA W2UCtI2oZlgGLMDhhkMQ J4rAfTA1kLdgokF9ZMW1q0K9RHU9e1TGIXRzpMCCGWEOowOBa9 1EWWmydwtznnWJrV hbhoPT0SphTCdcnFrf5kgzMett P6HooeqCX9I5Z VpuJS3y1B4nm/3lNajU 6UmI50mBBCLAEOQet0Q2SYd4 KllrAPPTredItWpqVDj6ATExM8dpc3m63bR7tXddFvaihhQz7i zF7X9ESBv9mdEM2 2HdXTgCnu9VXA3pMCGEWAKTFl2f2AgbFQxjdV3TKBXetdI0hRa B19ILY7cVYgm6IdkYrLIsYQ/DSmhtgv1pgzKhCNiPaiO4Jtu2xZDqukb0PabAYIYatrCEoXxr1 Kl6mpphI0xPKRXnQzpMCCEWYnUYPqAAKWw8UGbOubD9ou2DBNH mFT6Fy9JbCi5LbwBw/4UtwDcrE pV1rBR9sipxGcoMzYecF 7SdK9i l2/bST2cTJ8wHX7USsG9cW9UACJpTu3AG0bestVdf1iwbIxRp61lI vyvTdk3Clw4QQYiGQQe5rdYmkr61KH2XUWZn09ejhT0TvSDtPl mWhu8rLnaQ/lBvCt02sv/ib8Gqrspgt9BPK23rzhyvh N3XCrHePKf0S4IRt2wIDwVONK8TvBg8TU2NEl4zngd5Aff7fdk aZo3/xUs9LA2zMdJhQgixEFQL67rO3sppBkP4PIwKoYZgbL7tqGgNSz CthbmWnuUMm0ZaYpqm/JbD2J6yLGH9QgNNuwsw1YTeTJtb0MSaSEYzSU/G9PNVFAUdvrgIH48H0zWYLAIhxWyJsiyt8cybMqTDcMpYU9f1J 5ECi vBttCqC6ZQanQsjtmYqwELHASoZ5HiSNAAyg7brgdD4sx2kBgY rbBlWbK HdcDiyzyXXaU NJhQgixEDzwGO2EichY5AxMFfS0RVVV0Eyo/oqHaHQeL9LLUzYIJoNf0oZYYRhbNpPmo84517YtHsZhlJuLKS0 QaFKw6of1ol5VqAYeAzDD4SeRwgUqC5eeNRhvKig6aGPcYTDKV EdxvUgDNE5x5A XNtYD6dwPDhxbBpBpzm hTzCZd/0/VLtpm0iCyuY4JphMCXUmOvroYRlkLF1tH/gUla0QSmGbwsbIx0mhBALsW5Be2ti3Jjrb1nRht80dzEXMpwnN B2Fz8ssyxg3hiFBsthhbIBXRRbHxAtoY2pk6HzkbqKQB1fy3kE fDBwZlMkNP9iGntQ3rs QLYoCDkrrl8Q1YK8ZnKbxKYArdH2uqzePNz GYa2/VofZXwRSRDkl9Aza/cKUpmngu4/ juw1Yw mfSOiaOMKveDOvZAOE0KIhcDeAGycNY0HzjkaqMJ3bkbT09sYP hKipeo9 wEWR42xwlSRDZ2Y76aua1v8rG1bz5aD/WX1V3tA4MfEZwybhrE8z08cob8MqBkcKBw6XmmhDrOGW JNeRoflpjGpoRmMFinpuswa74a0mF2Kax26H0GecpedTrpsHfx dMRe0OiLzFrVyMywx 5 K1lm24fpeHwe7OCWThCPcOtThi3Ei1CHeZKCdyqKLbpRiC1FgQ cYhJ33I4W6slPCYDIECeFXYJ9eG sw11fNeHqvw8/T 4XWdQ01CTcZPFl0SAlL8bW1qLXIDtnDGCDFmMVwSrgJtlqn9xx nDWGR9DO6XtBM1GE8v/DLR3UY53HGFcvN2Sku9qMY0mHeCqXD5m/p2YhxOY6rjWRy3s2sAzQycxFU2d6FYlH SzEh yYaibwl4danDFuIFyl612QYeM4p9qHoJQ/yKuUvqKoqL00STijvnna73cLESXhn7CN5VhbeNsBTif31joYFq XbWNSYsXvlfKyZCHeacu91uSV9nmPV 7ZQhvyS83kmfqMtivJiCi5PzJF/rEo/oMNc7oJO EYXdNEdi18wmqsnXtqqh2LKHyPsKI8d YQp2fMeHxdl0GCMEh7pnIJvDM2BCm0dtOXZzoaUNU7igN7O3Hn t90Fwf2myeWnHCodpthaVQvBWOzOztDuFbUWN6xoWj4lvO0Pi9 r wKo0ONTrFL2cWTPp6UeyQdJjYAAfJJkuCdnvYJVC7F5zzPWXa/ NrAx5oTbFFT77EU2oQ8nyMMFbBG4Kumz1Pb8V2fGW0WHg04McO l8KtHjsLRROTHMesGG7VfhDfqcAofHPgwxetin6fjJs/wmYJhL3a/eIN3sSfalpxNh EXbuMMwjcDTIHlHDdB AvCvCRuDt1zi6JAQgp98CzAaGNsm6AAI5ZiG7iiKBApgiAS3Me hzLwp4WDgocAM3g5izRgPDbAcIYtGcqjezCgRWdc1HO32ui9MJ EHSp7rYF27aotM0xXrCopQ4zsz/wgHHjRjPHmwCu4bfmHc0bGgCDgVzxHhwyrJEkW5sAgtyqGEZTC FehC/TxL6Y4T7Aq7oxVe8JPHH4jF9Q1Lr8dAp gHBQeuaHF6tALYbBQ2FpVtwBwoHhFsFwt30fkOJ90B059PC9Dm fTYUlg/49aaHn/snerqM O0oqzWUMrpnRdB8s5NprEvKK8FSZ9zb0hKWOnDK3Ezml1GHaZ3 3rzN6bpW3RmOyXUYfYYDg2eS3lJXvf73fpoMLOVRE0fg lNGTo ibF785xy8aQvaI75mYzmdegTYhXg30EyF3wovPngx84 ki5IKgS8MnmRYxHrtgujWLy7hO3e6P1Y9r3scVimWLZw9LhT0f 6V4mSM KYvwql0GMxO1NfWGcxlQx3GuwNlCt9ruTl7B6RVJhxJ EJsv6IAooeCo Xdx5vCV21v2EM6zI7QPdNh4cx2tC/qMO Z0XUdS/9hNlbPK/qcKb4HF30OTvRoeCO0Ooxbx0QOG2YwmNzsTkUZ8mgLMQR/pxRAuN5gBsPdIKwWZtcAOy4 MyofVz5vJmH4ThjUD3MatpV8tdy/cf/nwPtA08d6Y995Z/PmLwZq6wtxGk6lw5hl0zQNnVlPdRjd0tGObFjWtuuC2rPeLrbl wj3R3lLtejwdZos9ouxvOCVcyVt1WNPXS5ylwyBfPB3mhejZNP 6kd9CwoiOnIHqPLkvvaDzVYdwifJ0cNhRYmHQWEgYiCDGFoo/W5z2HdSjooy/6IJhoaXi LTjzeyl63zrmYWQV8RLN AqKTMzChCEfxD6CLqsPFAH8QnHGfwQqzOeXRY6BC0r6dNX9iXz 2y8ZtE8Y5Mvws3RrWD9C j hsZw9EvaTXvr8XQYVoVh2JXbKeFgrHePi6yiw4o /4XGJ253SIfx8HIKvA9w09iDieQUflVVVdVXDvQSapq vh Phrct71BYHcZ9TPpWM5wf232qsSpTKVGI6dCOzt8XPtv7kvVIh r0j7a/eLmVrtFZBKqVnmMcm6JRPvmZivm/338r9fn/6BiXE53IeHQbPl51CE0vTFwzkS1jTNEzkwbfF14qCdiX4gNfc4 muXK9zvuF07s6eimliK30jDr2hUhH1xbPo D9yWNzC7LTb8YnaMHar1zDZ9/SF7NKyVyNqxsO8wVrFAGo6SZ8yze8rajLAycmavSVl4fGyPFB4 KGg6xdcyPvba7VsWq/4Xodi WwYKu1vmIdD82VHHOMTI9qo1wlfK lPQJK0w9cUHMALbr S6TJIF1n2v4/MvHRgAAIABJREFUdIc7bnR7j0KIt3AeHSZeBPd6qKuTOQKapkE Dtadzhg5lISYCTzrdiHifSb7GNTYmX9LzOQKbCm21mrXcF0FJC 6vM4Ltk4jMu 2jez2eh36Y4K9Jh4v pevYeyMpM36lPf1aJHaEtyroROSV0qbugrCCwLssqKIlJbyPxE jDpkWSmi5tsDz4yiFjYexRCrI90mBD/ozpe5XExDs23aZoiDwN/x0O/34dX Nt9FU9sHWNDCMIaWqych12ge9H1lt0kCLq3d0WvuKAN1X/Xbm/FxOIXQnwW0mFC/I TeWNPzOPxQAVgqC7AcvaII8RXG2ddoBoLVFcYs5X0Sbv2MmP tbceaEpGOsKyxU5/nhXNrqHpe4qgdAWzNc9x55R3UpwP6TAh/ocurY8ARUGHPMhV33vOmVJ/Ww4v9E46YyfzrGUcc5Zl3kSbiO36vUapWFjF7MzWxsZ fzYZ2Z3l8sZO7T0KIdZEOkwI50wROHFkIEHGnVPIDmZpUJtCuw EMz7cmMTsRxipvKfhVw1VZByWLG8PkZvfIC9Wn4c0Gk53mzqnK ruJkSIcJ4ZxziN3ZexRiDFtOeQqsjNq2LXqnvm9sFls8wk6nqx RCyuvfYItThGujUxIFepKv9QWLr22Sk75/rvta1PAN 7oDquwqToZ0mBDOKVPyE1jQnAfuPBZE3Uxq0/Rle eheAQ9pwzhxzwsXByuzRZJxhSvU6oXMRZNkzzTnVOVXcWZkA4T wjnF/x6eoUrLT2nbFgHvKIi6vRSzEfR0F2IK/ZUsZez1KbKUZYnQe9gF7Z0QeZfhpk/plwReuoMQn4t0mBDOyR52bMLI9FnAk8XK8tsEelNjpWlKxWBre jnn0F6iaRpU3sdSQw5KLsLmXXa6/ZebgI0tnOEE4FTuPQohVkA6TAi19z4608WT7RvmASUHabJNoDf TJG0/Luth5AdUQcM8Iw5KyxQdhraq0flPwCmLTosLIh0mhKvrWt3rjs x0r3HSdw0KQUrs4/GA 2 90Q3iNZ0EEP0sM0aJhqwCOijzPB/f6 Rro0lPh3l yRPU04/CIybE5yIdJoSckocG7duHvoWHDtoL gaih8FYdmZ49FzvEHzzwJ3rQ748yUXquqZH0jlXVVWaptiXx OByvioTBuuOaxVYT8jEo6F1sLSr cAgnXvUQjxEtJhQkiHHZpxr3FVVfC 4YNt6Rht5oPZnHOoifreoTvnvtbTD7 FjqSfFE5Jutvu9/vQgl4briF7GORaVAWeAwUViE9HOkwI6bBDE33Q1nVdVVXbtmy5 SLNTWZbQMYiUR/0wLsiYfTgNt8m5s723va8Qb85yX9i1LMtoBoM5EFPsjlRVRZOe zZfEXqMyGSyF HDi7EJVdhUfjXSYuDpq731wohUK2FPSBmChOIWdDRoOhR5s5x8 4s9DGcYNdYCl82LrC3UFNCjtCTKFhjDmS3BFbA9a6HWH94pGBR Hsl2/T4oE7viYWmODfSYeLq3G436bAjM1Ta9Ha7TS8q5p1lBoptaUqx PtPwW gnmwAIH2XyNbvzdruFaZg2n5SOTqztxZIfn4JyJ8XnIh0mro6u qIMzZLKCcWhiuH0YIAUT2pZlqFAbDBIqTOrESBinD2Cxg2GMTs nH4 GFfNn6tNhEmqYwsE0/RJ OKruKD0U6TFwatfc PtETBNWCyKopK0lMXXsAZ5Z7oVL/AhCdNhQr5pxDTVevHAM6l8PVCBMXQ98wA/cOi7temU0/PidAlV3FhyIdJi5N0zRyZxyc6MM1yzJ46CaePiQeeh46mJS6rk MG5WZYB2XUK4oM0HDHu67jsrwTYtfwGfVgOcPtdrtUAHtVVdvk wAqxItJh4tLoBfr41HXt2avKsoTgmHv66rq2LjwG7G/ZAhzQQYnel EMrLwfrVNqNSUD9hlPNr7mE OZCYX4CKTDxKWRDjs Yd0KyKkh19443iJ5niPcanv/HV2N0XAxzoP4MBTawESoDRwT1qRglTK4ay9bZX6zHFgh1kI6TF wa3bKPT7R GM1Fs9zKoRuaVUv2SiqkG3FkANRY2F/bjBLOR86gzF nSjTi05AOE9elbdshO4Q4DtH4a9qEZtmx6roOkwcR2F6W5S4Pb 1tabMQw5vqCrpgNrjcYBRExpivZcp3sBHECpMPEdQkDj8Qx8dp yozYpRNisYKDH44Garla1IF9yvIvlu2nblhFjnheSsOMkvoW/Mk1T1WsIuUjVNHEOpMPEdZFT8lMI23WjTeTiM2gf0iwBeoTrwW Y7Ajgire8S/26c4/lxqD6z BSkw8R1OcJzV0zB1ot3vWWoqqq59jDgeTNR0wv wSMkGMKWwxB C0qL2ZRPMYK8k IjkA4T10U67FMI3Uxohg1FNUs8Rdt7Y1VsEH4Q0MW8MMCpepH6 K zr69ZiIlIh4mLoqSqDwKVsbyJqF86t3QnUgu9ibgY0LPy1bG n6HqryKkKApVdhUHRzpMXBTpsM8iWtEUUeqzRAl6BOV5bteGol Mwla0z3HeiZlzTQfequc7rZZnUbzov7Ekvzop0mLgoupA i7A J2ucLlshivLzXxbW/4jcQzgo9x7FZ7Cgsusy6RM1tb4O6pKsvlpxHKTDxBXZvqWgeB0 vRAx5jovLEyRJYj1WsKt9kJVU YDTqapqltE0qsPCYrm4jbCvg9VhnrscbUxd3yGU82AKkmTpbra tEVyvw/CX83ApjhOXrmr5fiLSYeKKoPDB4/FAKLTuXB BV2q1qqqyLGHWmptC6JUQc30VMdjYVhvxO1EDn k8Hg/mTtLeGX4goQ5r25Z13eANd86laVpVFdyRSPXA4wlJFXZx2i9RA Y4rdM7lec6v8CFJkrZtu64ry7JtWygwKLk8z5F5gA 4BjAFmqxpmo8w6AqLdJi4ELip4bGNJzFEGD7Yr8qy1O3saNinK UCjSZyvWaIk7MD4cTrMOYdLd 9RfAZ84/J 9fxgr4dQh1nhjp6eYS8H9toKfeVo/ D6iEa QtixUZDhLgSF5776JaHwkLaCwZdlic2FWcDiU5AOE5fgfr/jnfWph6Lruvv9/orD64Ogs8P6UDARrpAdxxYlmv6W9M2tp68nfNDCrfNZOszt1xb z3ER1GA2udP F5YVRXxe2MW d8IPjK5QgZmNTKDN77eFSxG8w1GH2K1Yh1pPxc5EOEycHHWNC 0cIjPz0cM01sXwWeP9mgVBUB3XOdV2HV/amaeCI2XukX4j2q0mSpCzLuZYhz2hhbaKvjnJDluUDinFo6 KBheUVn/M8R/ZukiR4qSvL0vol8dvx1okuCEzL5YMMXkhnfJdsVAWpF owZ6xfTO3Uk/FzkQ4T5wQlHMMwoJCu63AHRMSY/SpaK EEWJcK6sgj8RAqB5omSRI8e44mxTBC/ouHH2J0sBdPRUnXdXDo2F3Dvx nw1x/NiXFVoSXE17hbGiXLZXCzgcoJmzrVoQ1gfEt7ie2GC8ci9gKvY 3YLn599tda1zVuaJB6mAen/uOuW0Gkw8QJgWtgSoYUnuJDDjh4M9ce3f7YVDvEmvAFnflW8KH g26NVDbU3AY4fTuenFQd4xr2T/onxYUQlpoT4XKTDxHmAaQcOpqcz45V0fE7Gw643xv2BEKH5BFZ D7qZ9otd1jdf6ozWHiXohsV9PvclDRZ6owz408r04RnNMIcRcp MPEGYBjsa7rKT4pPMXHH1plWSJlCY4AOLw 9Antgc6M/Bf6w8pNG0sHh8jiWqnvI03T8Awi/gbmsej5gsqMZpbxOHyug0 BYkJ8ItJh4oOBAQMOqaczY87xZnMI1b/dbuEKUYART/qPNjx4BwEBKNZPZ01iCJs7oM8r2guS4TXIiqXctOUxq6pCtpq3 LHXYBoN/E3Al7z0KIcQ8pMPER4KqP1AJ43M Hg8418atWfBppmk67oODUEP9xk 0PUQLVEJZ2gh3GsAwv03aPw5hrQqYweCaZMFM5qnBxsmYaG9tT FPYbgfeACp/7j0KIcQMpMPEJ4HcRngMn8qguq6nh/vAW8fyPE8fZlVVHbCsw1Oi6YT0wDJX3 qwJEm8rtjHYUQgIuMMg4cbGtlnj8fDK9rp laVU2T98fGKiwohDo50mPgMGNkzxUfGeonT12 fwSyTOL4IPF8f9OSO lsBUybRL8/6KG2towMy5GtG2V74LuFrHrkkcGQ 3RgGoh5bIcRhkQ4TRwfNiNI0nWKSge9pgZkqtIVwu OGtynzHIGhIHQKXGQksKokv8UObjvYGcCZGF4bqBBm/x26ftBzxpZ0 nSmVC0WQhwE6TBxUOA/StM06fvXjveDq6rqFffZkE/q8XjAZTmyZvQ9PLiPMvSiQnXZZzYUidVqUDkHf64juO2VU4 YvyPv41zUIFWIT0E6TBwRWGjgLQqTE9l8jYHYr3uUnro7n7ogj 9mQkXg/HBzA0IHl S5ZQe3gPjuMczwZdgheaauPakeQULL3KIQQz5EOE0dkimULBjO 0E3l9i09jtGkYGzEzHNa3ZVujgDRNoyW4XJCHCE8lYvnfPtAXg Fica5VEk0129DsTeF3ZexRCiCdIh4kjMutVfhWHIGpbTKxbMbJ FdPw92kPd6xwAc PIntq9oNfPCx07Jui4N6XAG5ywCIzbYGC78LntAYS4DtJh4ohY HYYCqlEHJXjdZWZLvE4p1spEvCgHLKfpaUfoj3GxYoudwlj4KR mFyEiY0t3o4K7kVRj54QghjoB0mDgidKIhBB6esqFY FcKJsHVGLpBUUwL5aaiC6Li1NC30UqhO2J12BSZwqVwWHAW3DR/8UFAkge6XXHMLP LXbtCEBUKFO89CiHEINJh4ojYVtMUEI/HI8uy0M/ytF13CGpSPE1yRFjV0Dz4dsjYcCgHpafDJrYqovxyfQdPFN9/40DfQJhpa79FtY69xrYN OHMEtA40V5l42UH6uMuGOKVPgHqWCBWRzpMHBHrEQu/8qRP13WzdBgMQvf7fYq/ZrxYK9L0htaD2qHTB/Y rA6reqYsiG6M7mvi5LK0xMPyuUJhOnN95agqxxP9yhn/3Dt29HXlmD2 xEcjHSaOCF1 oe8v pI60TWJV/wFr/VwckWNW PFq BOtd115m56FezDA aNiXmd1pSCpWAYe NYNyfsuXlKQlvgCNE pPjh0PzMXyJcn1mW8aKyU8I7NpuW8peIlqC8Stu2Rd4MEpDZdc r7 XA93G7YDpVr5o/XmwKDKMdjVwiTOduV8o6ErdjBy0ImXkE6TBwR3uvtDa5tW7gCw 6fmlILvkEQLShuAkWKtaMg4orEwbHgqd3mZts9g6LDpQXVd1/E5BzEarcv/0VwkrxDFR Ci9T54czK6jpGOVGZt26ImMC8D/i6oYNI0xfHEbHbNqIHSdR1 NSjITD2HmbEU5mEuRVg5hcqMX3EpjhnXOVzSzrmyLLEtdlPFbQ FTcHnD9Ov6lB3KLywIHYbj43o78ZonSVwP6TBxRLqu82QNSi3g bht1Foyv0LoYihfqviZJMmtZuDWt73IXTyWeHPw8N/MxyzKMHw h2 12PtfMQTzI7yZ0NUZ9jnBAWxe2tZB5DVhxT77f75zH3qXDAsJD PnH8xr1tcfFioMIfRBu wm NFydE0u12s78 fEv9RONZuFF70 C3nB8/6omhlkKMIB0mDg3ihXHvow0mvCM/LVnp TfR0meZmJiYC4kbd5hDUNf19rVerTN3epw oTkNOxVWhT0BUX/3ZQn9knYKBJNVLbSrwYA9osOsRw8/SRrYaDybqMPSNMVGaQ9DbeeiKGifZkYOBSJ krSQLdZh2JFlcQ5CWKTDxBGx8SW4t1oVFc1SHBEWUF3R4hTj/sQhMLaRkhaIBhtZfHt7EpUTnnazglps7QO4Y47c XsxCxJvz8qIDqNLjh1L6ZekuOH1P SXdL0XEl5vb YpOsyuB4IMVyk9lRBb9HhizHZb1s8Y3SjMfviZeH5JHofz ejF9kiHiWMBtxcS5u10uvaGaj5F7VvWgYL7rOdTs06NWdgyp3Z zT9tQumdZlm/CM1E8tSB60G1XFMX9ft9FSm7A9uflmIzoMLr2mr7rKK5nuOz5I WU8I6NifzdeTPDxDXFHsb1cCsw1DF4gFEB4bZ4osd1WJZlXIM3 v s7k65ywMWVkQ4TRwFvqLzNeZ4vBPPiXhk15Hgh8Eh9Qt0jOxve v8uy5OMWwm66c HxeHi1wdB6cnoSotsjR88 P BMmeVbpKUBe2oDzs7E9uflNIT6dbqitT lNcf0ZqTaxSpIh4mdgfzyXELoZjj0pEfMBxKdGD3mfRh3usGFU QTZ7ONLQdvZrElubsHzY1YdgdexCgPSc2IfRgD55XoL4icWdJ2 IyhCIpzCfdO BiDMgHSZ2A14Dm83k m6S8CNEPYbWk4gF4WLzPCNT8NIGUesyujg8cbaEKafM2WOfjXP 07G8H5sPprknObBPN3jHII3CR3EkhxBGQDhNbY7141ozUdR2di ZzCgF8sVZiCiqsAVUenJF5zrRRr opl3KjnP30FrOfFlUzHVoqCAXJ6lLEVbVjqlKH6gMY/IYR4N9JhYjvwLLd9lwFiv6LKBs97 hzfMSqoPVvWAeYQ1tHmSJCmvm51gy0ru2JP8ZllaSfujk18g8v 4xDrMqX2NEGIrpMPEFsCLF9p uq5DduS4N3CDEY7nOcLv Y6Y3LmN/16kMM1h4GaduPVQh53eeXf6HRRCHAHpMPFe4ExkgUcCLyRLEHn AWsPOhm8Fpp2hfEnkFXoFzNZly7JV1gDWti2O8BSTmPVLnrWUq 8fEIyOEEK8gHSbeAqoshmUjALr/DomwqqpQIPGttaqRMzjkfsL4N3Mabunjs/metpXy FI2ZApxZuf2SwJVdhVCvBvpMLEyYWVU69KCI8xrkGL9fZ4HcCh r8kW8gq62lhhcpdsX99osMNwrcQ5P5dOWkfaAwC95hV/iLhV3hRCXQjpMrMPj8YBxJbRg8ZmNYC/PQgbLCnIS8zwPi1qxWtjrlgm0SEKFCwwV7jbWIUPA/vYmEPR42axslTU0wgXcdd2QeZLz8F/osNP7JQEK/ 49CiHEaZEOE69C39bQUxwVRG3LRbbjDYEkCmtpsor9KyIJ/tC6rseDvUZKyL6PaB7D 8jz3BYxRx4o /SFY7PyGpLxOupk44q7QohLIR0mXqWqqnHHjeepZBPGoWfb/X6nO9JbM9yarzwUb7fbUw/gxjmMZFYR2hdBEV1v63CPejLUOxo4m2ftazSEcieFEG9COkwsA W1tJj6JYeKCJwvh TAwPF0cofS2F6TrfWTLWgmBKSNvmuZ9KQIhbduyv9NmGw2ryCJ cD0kScN2GrmRaNz rFeCLIO1371EIIU6IdJiYCuvgz3oA13VtH qQX1gPfZFhZVcLHvxeGX0EdS0OqEIu5/g821TyhPxCDuP2TRtxFryJbduydUF4hOG7vEhwmEWVXYUQ70A6 TDwHT W5JigaTp6qJXTdHq9SATOYpwKnyKmhtU0pivHW2HlUJvMSS7c3 uszaKK6E6d2QTsYrVlghhIgiHSacc27oRZ xXHNX6LXQnsjT6vlhdNfimPr7/W6vJSROeitHQf8FKx HIVbh9F2cX9O7BcC0yWbnVwNN6PcehRDiVEiHXRpUK02SJM9zr 2zBK3XkbYUwC8PCRoxMKPI IkfCSJ0FDkokTvJaYndLlPj35lzLG4XSHraMqseOwe I3hvZOs6L7Yl TcK6KkII8QrSYVeE8gsOJtaOggBirNKCNbN7NP5F7SVEFEHlMD 4MD/4hqYcRDj3woAmsaBjXEAT7yHA06jmrvdq29fxur8dCVVVVlmVd 108TS/eNQEJlkDBXAPJ0y5bkhwUebXknhRBrIR12LVAfnFUk6HNEZqJz 7sXq4da1N6UUPhw90Qc8hjqyuK3y8HRmFF/wZrBl/b29sFNCf V0UB7iaWkP1/tAjyB0cEbQV4pXi7IFyZu81UKIayIddhXgEYPdiMXQbZ10fCiK YnFkOp/WUHXTHVjIxAwXgTltvMi7lWJRqxgMUdFOl5w5XMpayJYVu2ea5 5Q0BRiiDhX/3nVd27Zt2 II2/6SYsppFUKIKUiHnRyoAbgdIb/wWIWHzpnnK2tJLDPJ0F8DSbFAT0B1od2hnY6J0RVio1ZOUT hBsT47oy4X71SGtPb Iz0dwrnpB8Qe3cQe9gQs7T1ufEaPQkhxGKkw04LUx1t6qLtW4z Wzpji oTBxVIAlrBlaZIW9Jz2TC/jfjHroMScaNT91BVIb2xIGKo1xbc4Pb002hhgr3zJ6Rx8eFvyi rdaCCGIdNjZQOO/LMtsP0dYv2B0qaoK0yk12IQblrNlG4XuWavMOpyJdsqIRrEOyr n9p7m/oSTywtVHiqzimE83F2Hm8FA/Ho9lx38zNm4zcHDCpvVCCDEX6bCTgBCrJEls3Xm0C8Rnyi9nbF eMzUea5OL3e1jR1q16CuFlV4hyr1GdR6E516TEKhhlWdrdj5b4 94yFOObRBMMhbBBbNMZoxTIZb2KKofE6yDsphHgR6bAzMFKH00 730gOhw7Isu91uLz5ZYUt7h5smFFVDW8HujLgao3iOWi4b9a5C a3JzT7NBR7blBqpUwDs8fZ3bQ0e2cJ9wvoQQB0c67INBYPu4Hc v61ygy8jxHIdNV rSwQ KL6xnCMxqh 2F0zrquF7TKtiY0RPqPBMkhtB95D9MPHc5UqJWjB 34VzjKoe09iqOwrLKrvXianpH5kb76dLVIcXXDHTJWAW3p37d IS6FdNhHwtaEU6SArVYK/926Wfeo/rpl2NDIXqMxwNznYhiOFgUlXqevtus6VECFsAsf2NFH EeUS1XhBjK3siskF/3g7KyK0spDR3ViZB4s0 7N90n0GH3f oW4FNJhHwbugLOe0/RCwgC27njgpXoxR3JF4Dpc4Cqa0jZxlhMqPOCh6zaac/cpiXjHOem7c7/fZ50yaC9cb/aGxgsGX9krgRcnPniXIuoho8BsqMOiV9T41Y7123nsSnAX4ka9 pbxNfMTFLMSOSId9BkjWWxDEjZ5FMJ69w4AB3bNLOYOh3YEHcK 6/lS2PRuaZsps4UzZZ1X7lXb1o0LRsQ7vjZTZcHGYK88ILPxDYj2 EKDRtG4TeFSwh5tSxK55xLkiRNUySIILsW70KYmT9GXmlpmjI/146E SU0bjHyD2tmDgquW3j8YbHDIpyCSx052pgCmx/24iMuZiF2RDrs0EwvChqCsKdX6uNPAUmam/nRuq6zz5LoLR5 omV3f3TDjO5OWMnC0rYtOhaUZTniFQ0jz6KS8VOy8FS4gSBXN2 yiaj8MLYjfKezKVDD8yUOQWR3Gr3AzhCTCFM8ehmuSX9nbCEIh 0Ssiz3PWPcaOsLAwbiDYqE3E5n0Yyg9jZmUcJAWvm0AtxFmRDj suuAk dZaFvMkFGYUeig225QIHUNM0t9stOtuyUWF3otVoR o1THeGhh4idECfvq2jIe/kitxuN0gx 27DZGQKLH5FHebNbL yePcELIhL124U1z8yqeknRd8t5FaHOgxTLDa5WAgxgnTY4Wjbd pkb0RrPNnuKbx xC sC/x06ULNSONliiC/9YUHaIV2LkmDTD4I3qmju4fGriBHvdIhZ2E5czrmqqmCOtUYv/KJHdJitYOfpMP7rnGvb1rukkdQCEZamKQxa1o6FjWKiM6a7UIf BLo4pSO2UDhNiItJhRwFSYKRiwsiCyMXbUn6RXYLDPHPR0ADg6 BkPFBtKIEWJfLuJqGsYAV54Pk0MlgrVYVhD/2kVg0PxQda7A8KgLqh5G1k1FB/m6TDEgHJmq8PwFSL5wlcLiCecO/6Q4YVENCpi0XCR4yeAH0uowxAMgDFb7 p2x1GIj0U6bH/QUXHZwwwyYsdw6WXJiS/ilRIdUi14Egw5zuB8GZE7dsGol9OWch3ykEa36200qiM/KLoZF/Deo/hs7FVBF6FNP/TyJT3C1EVv5XN/pOymyg9eBmV0W1PmEUJ4SIftyWI3ovWjvWlsE9lFh7m Mir/jbogEYMMI4EdJFyWTwux0jnoJQYiAQIHH2cB0ycmaYbx/tFcik8J1Qe2a5Z4ES8 TAhxbqTDdgAP8mUxQIgUsU0k92XH02F9uMj2Co8J/DJw6yCZcXoCKWQcwvWcyT 1iWPOORtMM0WLoCu5nRK1532WDnPORY /WIDNWBRCnB7psE2BQ21ZP0d4wY72lrzv6bCuw9vtFj041uE7N/8Ubk3mmkXPmlffcu6w3dfGSnbY08d5BOZ29hRCCOGkw1Yn qhG0DdsYHNfc9EbZ3oXo43Z93TY6PghHQAfLj7jLExfP7yf41Y uq6LCiPuhYU Z8nFVUj8ozVMIIQ6CdNg6sOU28p4QfuT6jKRlzfiQBfmmOvhrs e/pQJYWj09d11HNZNs4vqP0KH2IE090WIk FHBwQK81wm3wTocQQoinSIe9Std1cF1ZSwCrGi7z1FRVdbvdjr anUY4wSB7kIZOYzTtj/v 6A2BO2RSDUNinMkzqnNXL8jigxeHeoxBCiI9BOmw5KKuTmN4dN h7cNvqYCBenLe34Xp4jnA50ZcHnuq6j9hhrp1ldKFB oZDY0/nDRpPhUqhIsuIgN2OZ9VcIIa6JdNhC6DRER0LPHQkej8eUgCG0 JoxWCj1 0twRTodVP23bRl2TtlrEkPtyMXblE0PEkq t90JPJbI1Vxzklhz/uhVCiIMgHbYQa8BAFmTUEDJSXBHA7DE0z/TqoHtxnNPBYzjkzqN56R2ZfVz5xJRMz5Ed9UIe5Ngu4PjXrRBC HATpsCWEhQbQZDB0x4QeKE5HMaqnnseDBz5PNP 8G9gU8RkNXsJ5bDbf6jqMx2FKfD2uCk HhV7II1zqi1nQoUsIIS6IdNgS2IQElhU8cuCFDOtW2OY5bCLp1 QJ0f5McAAAX8klEQVQd58henuM8bu1xjtYUtQVUV4 943EYietil0AoQltRNtqMb2584dFQZVchhHiKdNgSqMNQkRUPU bR4i9pCkE HFMhlTSQPonVCjlPmymbqDSVFcuLqTYh5HLzelwRb9I5VkiRwY kbHM1SZ9lPAL2LvUQghxKGRDlsCdViSJAzPh60lasNA9Ngrz9T DmsQOVV7hacdJGw6fZdmK1hp7HOw1YDuBhpuD8Qw6O7yww06UH 4et3CaEECJEOmwhsKx43aPxMLa5eHBFvT7maOubI7C6YekVmqb hwR9qXUCn4boqxzb8hsMRGutpO0tEFuZ5Hj2MaI651iC3B1mfH 70LQgjxVqTDFhKqIjglPe9YlmWr6DB3VC/VkBtuF2wi5JChzh7GVaTt/X6H3rITETU4fSUo/BtOxyX06hB35X6/H8diKoQQR0M6bCE0t9DygSpizrk0TdHgiLaZVbyKh 2jfCiDB2PDh0qqWoPli cFzuinFq8XQZm6961/Axa0Vf1ocE 41C4LIRYjHbYQPuZRPR/duPGA9x7MiA1aZaPW73YcjpMy6b7mNAwdK2szW7AJG/K1bJBzN7fZtt6EzVQ9MXgfS74Src8shBBEOmw5rNiJm2 WZQhJtmaYLMvWLWh5QJPYUJboLniuyWhJVduPcpYUQwKgV/prG45z2S/jUBfJO8CFMcS5910I8QrSYcuBocLzSSGgHn/zPF/9VXioSOm HMraYY959GqxxcNmHczH47GlAuu6rixLHNtDGR2XcfCKxK8ALy Qbznogn1pSTAgRRTrsVazYwo04TdO3tug 4CP5UDrM1s332jiCBe0gnXNbaoiw3cIBT/oCll0nNtCq6VlvUP9P0zQLqmx4JfSQchFawg4b3ymE2BfpsBWw d95t3nqPlkN3KJVgbQ/3 z0cmC0CMv1ympsCuQzU 6WP2279OEd4MXPNQjgIlEf4ocED I5zseD3i3xhW5 ZU7y1LS7jLIQ4N9Jh69B13Zb2EuYEHIRDjcfr6Rl9YNMwgxyLK auFo/l9OhteyCG99e6szM2YVdkV1enSNGXZZCbDUtNgStM09vgg8o9T mNo8dAyjv9/oOr15yrKE5LKV3iD0bXU6vqp9emFeIcTqSId9KofyccCPtvco/p qqvhQHNdh0wvksnLv6k7Ytm1R/2Kk0sGhDu8rwHf/eDxsywHvA0FWMstepGlqnc7OuaZp0jRFPinzJzAFX0E3M28Rx9 luAvKaa0CrDK6TxWiKosiyrCzLNE1togYK8FKKRSWmtZdP94ML IS6CdNin0jTNupmYL3IoV6nNzhtqNDneDjK6CJ6 K6b RZtODm19lS0eAVR2xSmIfhjywOJwARwQ286BtXDtqceUpO/j6X12vcDiV9h6uE5Owbc2ANHDk2JwR1peO3hCiLMhHfbBHCoBz bZu3B3b57ssy6jLybaDnLJOL2r xZ2FHW66M1d2FAttXVHNRLcgbFfu6ykOw ptsGB0nXbKUx3mXWzhDO84IEKIz0U67LM5TqIi/E17j L/4cM1WmzCC9WfIme9yC0r9aYzHgQ2vvW52zoZnkcYdqxQMyE60M b1O esmYrOSi71VIfZNVgHqPvql4yaNruugxyUDhNCRJEO 2wOVR4z2aPA6RBWFEZ1GC kicMOxdPcg0/jyvRF7LILljoZSZKgYSuOJJJhPc0ER3NVVcxbdL1RCpUjvLeFi TrMpmrakziUK20/2wxKnUchhId02MdzHJNYVVXHSQezD7zQqbdAh V5HprNpjgoEWz SsLjMtvb UBHKfgccTAfj4et3ofziFrHZVniAy1kWNbLBrBJlCiQYQ2oXCc mIi/YXjBYuSewIM7sD5ORbcdJKxZCHATpsI/nULmKxwljsg 8cFS2tsVIYDjmRG2CoXlGRBIagdd1/WLVqHMUD9uR128aSJyEO9uzqHk5mNZCZqfDQanm30IID mwM3C73Q7ynB7XNFtiq65HddJTHYaM1CzL4Asb2VbooETL57Vc xonqf77G6ycCrUWj5k U3sXnMDuSX0VLCgshhHTYGThOyxRYgPYehXMv6LDH44EnLktVc Y/oYfQeqI/HgyVeYZ6MJmkuwytLKw4IO4EmMdBfUkpabEMxE/nKd0c67CQgeGXvUTjnHKuf74vNiIzqMNZ6xUMUAUB5nnsV9uGX xGfUgkdMUtLXdidvujIPVRBEDIHYtSEdJnek2AwEUUznIO/wV0Y67DwcpGwEcsr2HoWvw2zpToCUOtcPeMiNSOuXd8O63 /eAX/HXofRSOLgwEmN4DAJaLE9Qzei8B4IpMN2RzrsPBznzeYIeWH2a ERNSlVVoXFNVVUjPsQhHYbV2t1c8cqEcQWtddZapxDiCoQ3Its FNXRWHOSpcWWkw07FQZz9SA3bdwxPdVhRFFPy1xglZlsiAoSF8 fMqVyaGHa2RIYQQT8GNCDdhJAx5jnI2nGC54/EVIuaV0Rqvv/A3TYN1vvUuN3GQGEZYdmDLQgTSYWfjIC83uydO2puF7WJE4Iuc sp6RHRnfxFzghRxyHwghxFMSU7u4MS1ZCSsh45b19JGBlTDz9/XIE47wrc IiY9ChtOFO/XuEdoNrbOeVdYyaUvSYaPUdX2EMPnH47GvSeypPSzLsilVZ EiHPqWa35Fh7VtixpUaZoewZwphPhckEI0RYfRNmYXDxvBNU2D 3ly4Ow3pMGSaw4yELCjcHj03AnPqqXJgHsO3dV3DUBc xR6PB oqw4KF/KqRGya sktFZ7Y6zA7ebVhAWzrshFgb8o7Udb1jjPlTHTb9Xcc6H8M6YZ iyLKsRQWDI1vT6JwohxAKs/Fqgw0LLEObBdNypok9hzIBAjqRPE86yzFs/X4C59SzLEPWBmVEeKNwEVkvNhDm9drHeceBSkFbRmb11tm2LHX w8HuhINumgv4Z02AlpmoY25H1JYp2Pt8HLlwz103QdZtMtvZKt 4ymZI CnzlXhB38E9SyE Gis/Kqq6n6/WxGGd MRHRbCeXAj9XRYkiS49TWxZnGhSYlfYTBcBIvzHojpVQ/KIHNVXGokK5k6zHsQoCYz7 RWh3HrWZZxkOMHZxWkw85JWGt0F3bs5dKYgmpDOmyKE7BpGs/WxRBXtC/kxIkDq saXsikr0A2/lYnhBDTsX5JSLG2bXGzapqG1qYFOgyr9YxVvIsu0GFpmqJjmAv scPjMYrNeqbNXdBjjQDA9icWH8QEqHTawJemwaRzEyWXFysbbb Uw9fc/URBP60OKsHIHm0N5PnZ2kOeXp0UZyJVOEaJxnWtPM/RNCiAhUMNYMhpuP1/KBtjG7eDQ jPOghPWIX5JjGNFhkG6YB/1C6rqGyMNXQ37JER0WtvEd0mHh4aIOw9bhnUAImnTYwJakw6Yx nui3JbvkANoffygEq6q63W5RgQirNe3SbprPcURrov9glmW8Td Cwz9iFCTskhBDP4SMyrFjhEc2XHIoPs t/RYdxip0HC9KFij6t4fpHdFh4I12gw9BNmApVcfrDW5IOm8xBTG J449m4IJbd9/CaQYcim9HJvkah8ezpYWwGmkohoyf5GoiG1z4skqapYsKEECvC 2x1uvEPYsI1Z6x 5ZfGr8Xlw4w3ngdvU9RapkTEw1oUfwoz1MB5mJEKGX8EMhs bVdKWDjszbdsepCsOMp83CxTzGp97FTRYf7XpYQhCuKrx1GjO4 6lMOC4RiwD/JmbAPQjvWypRIYRYHfuIjCow5Cdynu3jRoZuqlVVIVwsmd RZUoRolng6bnNM0s67OTcbreDeCc3s/GG2xoJd4ANfOTtzfoTh/C2lSSJt6ewt8P8LkekEOJ9PNVh3vwHKf19ZaTDzs9BvJPOuc2y Au17TFjYllPqun7qLUVxL9rMEOuKD1gPTH2oOpPn dBrHNKUIBAPooyFEOdj3C8Zqi7psN2RDjs/Q9FL2xMt67c6TdNYbyzK/dkZOICnFf8R4JXnOQMXXB9JAAUG/ OIWzNc4fahckKI6zASE0a/JG5ZWZbhrXLvIV8d6bBLcJxfGj1079uElxTjXTB0WY77SbuuQ LMirarwvR0E0KId1DNROb53ZEOuwRbto5/yluLNcD9x3 9gH3kKrZtC8tc1EyIYwUb2FpDostS2ZFCCCEs0mFXoRjocroLt kHYumuu69rupucERO8zF t9yboVqJW/ymCwwhUlnRBCiJMhHXYhjmMSc72Dct2yGp71yytIyLixsDgNCr eueGm9w60phBDifEiHXQjPVrQ7LGG8lljxytLYiqxd1 V5DtuYnY3Ni5Bb9Lp9DpmV3JYQQggxgnTYtQiLxe8LauXBR/niwLyGj jPbbdi 2wgCMxr7PiK QpBYHD HuoICyEuSFjafuSD2BfpsGuBXod7j8IHGY6vyCD0i7RT7HXCBp fYCpQffJHeIssGwMwD3deEEPvytG7F04piYmOkwy7HMeuIlmXJ KqmzhoeYMC8pktYvRMozNj/52lDIq3A710P6eDxQPwy1XqcvKIQQbyJUWig03XUdetpKhx0N6 bArcpwK xYoqrquUeWBuY1DPB4PRHd5XbTzPEdjR3x4PB7wS8IdadfgRct NL6XD2haHircTQghPZuEeyG9R2Uc67FBIh12RsDX9cSiKAg0fm 6a53W64j8CrCK8fag/iDuLJJmQpwstpA8KSJLnf713XeXsd/vtUh93vd5jfMCQhhDgUuDeis/BQQjrvk9JhR0A67KIc0yQGkHKIOl4o64UQeBKNhYcLMkkSOCLr uoavE42JME9Zlnw7RAalXcN4hX3YwIaqvwohxBGw0mrohsboFN wkx1eIWx9vubg/vzLCpmmwzncnlWNDIzOw13C4R1s IqXDLgpcdXuPYgzr xuJf2cLSMwMHebFbNlOR3wFDM1pUR1G76eCwIQQxycx9Xee6rC ReQgLDGG1uIW OEL3Wn76FHDfbtvWKyRp4aMhnGGKQl0L6bDr8imdxWAPoyHdQv P7 Bq8jpPjc9p/X8ziFEKIjbE3saGXbavDwugO724J/2bSN6Mb0mFIxofoQWxJlmX4YGfj6y5vrfZJBJ/D/X4P79gIVuE9 X6/46EwdBywdQ44 jJvdRhWiA8uKAP VqTDLs2RvZNR8FME061TyGqcMidKjtHG5oW4CiHEweG9Du10o4 LGlk70dFioP CIxHQUSow hTED8qvgl0DqunfvhW/B9ToMwuvxeHBmZhJE14 bf9K3xUvTNPqOjcxQrBB kugjwOowGM QVl/XNY7eNi/h0mGXBnFUe4/i7eAXjrixEQGHiDG4NWUDE0J8IlZwoEpFmqa4z9tkSQZOPb3XM SAMrjpPhzF0zAo4a vyBBC/wsBoqaLO42xYOcCtm6vihkZ8HfzKU5ZcJ0JfqMNoMGMhJOmw4S 1Jh63KwaPEVgT2duRgwnJORyfM0ckaZf2FEGJHwh67IVZePI3Z 8AQQbqHh5hbosCzL6D301BI MwTlfr vpcMwJJTdjsaHhZ7TdyMddnVGcpvPTWNQL0ghxDlI09Sbglj1q DcANiE7BSnqdooVQHDbjfgl8Xlch8E4h3nQ2Jd QHw15Jcc0WFhOteQDovOQ8clhoGsLOmw4S1Jh61NVVVX8E4KIc TpGYqFioIwDDslVGaImuK/Q9HxNgcfsVYuFvpCZWbnwRQ2R4mGoNlh2FJEkEoI57XzU2NB6k WDobk4Zob Q SZ4vRHtyQd9gZUyk8IIU4A4y7GZ0N64yzRthZDD3G26L3f73Mf 9GFx8hcjTKZn2b OdJhwzrm6rmUSE0KIT4dBYGmaDuUk2bix7XVYWZbRx01VVWmaw ig193m0ugMxz/PNYoWlw8T/UIi6EEJ8OkPx KTrOjuPnCG7Ix0m/gf6Oe49CiGEEMt5qsPYn1c67CBIh4n/B60b9x6FEEKIhdhWvNFMcMTFE93zd0c6THxB70ZCCCHEZkiHiS EWSdCCCGEeBPSYcLn45pOCiGEEB KdJjwseX4hBBCCPE pMNEBLT02nsUQgghxMmRDhNx5J0UQggh3o10mIjTtm1ZlnuPQg ghhDgz0mFiEEWJCSGEEG9FOkwM0ratyokJIYQQ70M6TIxRVZWq LQshhBBvQjpMPEHeSSGEEOJNSIeJJzRNs8wk9ng8FnwQQgghro N0mHhOnudd181apGmaJEaWZXmeR79SxTIhhBBXQzpMPKfrutvt NmuRqA5rmgbfVlUlHSaEEEJIh4lJVFVFFTWFUId5i3ddl6apdJ gQQogrIx0mplIUxfQoLuowFL IaqzH4wF9VhTFoXRY0zRt2 49ij2ZpbmFEEIsRjpMTKVpmulSCTrsfr PL8izmWWZNw99l9QE0HNVVc2qaob13G43qy0wvOh6uq5LkqTrO nhjMYbQLTti6hvCrjA8IBNXmGUZh42hJkmSZRkO9RSsqZInyG4 dW5m QiGEEIuRDhMzKIpiYsB 0zRsizRFh9V1beeBMoDkgirCzEXPxAFDhNV1nWVZkiS05yFXIL qesixRqqMsSyyLMYQyrq7rpmmapploJvRWaE1udoVVVUVXyL3g sPM8z7KsaZo0TaeXF8HMWArHvygKTOGZquvaHi4hhBBvQjpMzK Bt24nPezzU/6 9O8ZxVYfCOM5GWEFW4C57sLKH1CmpXm8pPSuI9GoWQEeTNqJGa dNS xWf7pEHJ3lENwxzc/ /ijBgnMlI XSOYbStAJEfo76kbac57Hg8WoxTINPBl8vl1WVqOl6lI0UfDf4 oh1mxSoHJ5pn t03FJg0 /07Srus0GaWcPIc9H1CnO ds2mVZaluBbOY0drvdZBqKtulHprfMI3wBYGnkMLxGnUHLCvmG pF/qj5Z/qViVvswvZ/3NtHf26qNlJ13IzWajWJbnMO2/O8 8HmZeeqjH3d/G/AHTcmB62 n8CRhV12xKYh3YRzkVAPBG5DC8TE92VdKabKTH2EsLGc457VRd rSiKsiztlEdBzYpSh8NB9bBJKtp9lVdx7HLX63W326mydTdnaH B7eblc7sYmlaau16v1EyeTUdUqXcuVnqsx07OeDDiR5rC0w7jZ bKyNqEvo6tqYDKhTyrJU4LMPSxPTOOQwAPgG5DAsIs1hepkWXf QdfzgcLDpM1pBdr1etXrIA0XWdNfImwejfr9J XxrLlN6KryZRo s6 wPTtnMuXyZlHca8ZWnzj1mN8Emj838HTN RzTltoU4anfFxqVI92UmbVcek45DDAOAbkMOwCAWv cdP7pdUJeyfX9q21Z50Y86wOthuVEwTyaOcYYMrONpNmnqCmsK cFepUZpvZl8zPejJgXvaTNIfpYLshdM4c4q8bM/WOttvt5XK5O05eBQQAvB05DItQjJgZUFR5mqzTV2tPPT717BSM yrKcv1TfGot5kckalBPOuXSdftruVL v6zrdVaD98xeHpWdZf/bRgOql5u/0eDymNUKdoo7tzGlM2rgqNNo4OkYf31/ EDUA AbkMCzCOoBp8zGn/KEW5A pvvyQRzYod6519bTqBgAf4Ha7FUVxPp9tj/f dDrpR865YRhijPv9vmka772 woZhaNtW2yGEcRz3 31RFFVVvWti5DAsYs7tjdYRs07ZN0/yke12u/pkXv3H6u 99Kt3pALAD6d0Zfmp73vvvXNuHMcYY9u2imUhhGEYvPc6pWmaE ELbtuM4eu/7vq/rOsZYVZVy2 8jh2ER SPac1ow/gNzGADgwzjnzuezc 52u8UYQwhN01RVZauNQwiKZX3fK661bVvXdVVVfd/HGL33qpwVRbHf7981MXIYFjEnh03uoCSHAQCWcD6f7bumaZpxH O2lIpfKXWpcPslhqpDFGOu6Tlucv4MchkXoUVj5gyRSeliDWbE TBwD4YFVVKT/1fe cU7cxxjiOo1aGnU4nRSvv/TAMKndZX1KRSyeSw8hhAABgLq3Q1zqwGKP33ntvKaqua 3RASGEEIKt0 /73tbpV1XFOv0YyWEAAOBTkMMAAADWQQ4DAABYxx WwwoAAIAP8p6A9JZRAAAA/h7kMAAAgD8bOQwAAGAd5DAAAIB1kMMAAADWQQ4DAABYBzkMAAB gHeQwAACAdZDDAAAA1kEOAwAAWAc5DAAAYB3kMAAAgHWQwwAAA NZBDgMAAFgHOQwAAGAd5DAAAIB1/AeXWbZGSDguEAAAAABJRU5ErkJggg==

Abraço.

gukampos
31/10/2013, 15:44
Pessoal! Alguém sabe onde encontrar os 5 anéis de vedação dos parafusos da tampa de válvula? Aqui em minas nao tem nas concessionárias... dei uma busca no google e tbm nao achei...
obrigado, abs.

BLUE BUS
31/10/2013, 16:12
Autorizada MWM.....!!!!

Betosime
31/10/2013, 22:43
Valeu de mais pelo esquema enviado, quanto a tal da porca, não tenho ideia. Quem me falou sobre ela foi o cara da AVM, de qualquer forma quando realizar o serviço (que ficará para depois) relato minha experiência.

A Roda Livre ficará para depois porque arrumei uma prioridade hoje durante o alinhamento da danada.

Segue o relato.
Depois de 4 horas de espera, balanceamento, alinhamento, cambagem e "castagem"? (caster) assento no carro para retirá-lo da vala e percebo no espelho que o lado esquerdo esta mais baixo que o direito (carro torto).
Medi a altura do carro nas rodas dianteiras, esquerda 3cm mais baixa que a direita.
Encontramos a solução com certa facilidade, barra de torção desregulada. Ajustamos a barra apertando e despertando os parafusos e o carro ficou retinho, ótimo!
Ótimo Po##@ nenhuma, desregulou todos os ajustes realizados anteriormente.
Até ai tudo bem o problema maior foi que a Cambagem não deu regulagem mais. De jeito nenhum.
Ou seja, mascararam um problema maior no carro e agora estou procurando o sacana.
Levei o carro numa empresa que realiza alinhamento em chassis, ......, etc.
Conclusão, Perdi meu dia inteiro, estou sem carro ate quarta feira, vou gastar R$1.000,00 no reparo e aprendi mais um detalhe que devo olhar quando comprar um carro.
Fica a dica para todos, quando as barras de torção estiverem com regulagem diferente, desconfie e leve o carro numa boa oficina de alinhamento.
A merda pode ser muito maior e muito mais fedida do que agente imagina.
Boa noite.

HERICK
01/11/2013, 05:49
Valeu de mais pelo esquema enviado, quanto a tal da porca, não tenho ideia. Quem me falou sobre ela foi o cara da AVM, de qualquer forma quando realizar o serviço (que ficará para depois) relato minha experiência.

A Roda Livre ficará para depois porque arrumei uma prioridade hoje durante o alinhamento da danada.

Segue o relato.
Depois de 4 horas de espera, balanceamento, alinhamento, cambagem e "castagem"? (caster) assento no carro para retirá-lo da vala e percebo no espelho que o lado esquerdo esta mais baixo que o direito (carro torto).
Medi a altura do carro nas rodas dianteiras, esquerda 3cm mais baixa que a direita.
Encontramos a solução com certa facilidade, barra de torção desregulada. Ajustamos a barra apertando e despertando os parafusos e o carro ficou retinho, ótimo!
Até ai tudo bem o problema maior foi que a Cambagem não deu regulagem mais. De jeito nenhum.
Ou seja, mascararam um problema maior no carro e agora estou procurando o sacana.
Conclusão, Perdi meu dia inteiro, estou sem carro ate quarta feira, vou gastar R$1.000,00 no reparo e aprendi mais um detalhe que devo olhar quando comprar um carro.
Fica a dica para todos, quando as barras de torção estiverem com regulagem diferente, desconfie e leve o carro numa boa oficina de alinhamento.
Boa noite.

Já vi Hilux Sw4 com solda na longarina sendo vendida normalmente, por isso sempre levo num mecânico de confiança e eu mesmo levo num elevador de Posto de Combustível e fico ali olhando qualquer coisa diferente!

gukampos
04/11/2013, 10:43
Autorizada MWM.....!!!!
Valeu! Obrigado pela dica! Deu certo!
abs!

GuilhermeThunder
04/11/2013, 18:02
Mas a empresa de chassi confirmou que está fora de alinhamento?

Pouca gente sabe regular direito cambagem e caster nesse carro, os caras vêm com um papo de cambagem no parafuso da frente e caster no de trás que dá medo..............na verdade os dois parafusos mudam tanto cambagem quanto caster, não é fácil regular os dois.

Minha roda direita não pegava regulagem, o cara disse que era monobloco, daí dei uma batida na arruela excentrica e ela mexeu, resolvido. Durante o processo ouvi algumas vezes (umas 3) que era monobloco, caixa de direção e no final os caras que não sabem nem mexer no próprio equipamento.

Segue o relato.
Boa noite.

Betosime
04/11/2013, 19:33
Então, liguei para lá hoje e afirmaram que realmente estava desalinhada.
Acho cada vez mais que difícil é acreditar nessas oficinas, muito mexanico usando a técnica do achismo.
Alguém aqui no fórum sabe me indicar uma oficina realmente boa aqui em Belo Horizonte - MG.
Obrigado pela dica Guilherme, vou ficar mais esperto antes de autorizar um serviço.

Pouca gente sabe regular direito cambagem e caster nesse carro, os caras vêm com um papo de cambagem no parafuso da frente e caster no de trás que dá medo..............na verdade os dois parafusos mudam tanto cambagem quanto caster, não é fácil regular os dois.

Minha roda direita não pegava regulagem, o cara disse que era monobloco, daí dei uma batida na arruela excentrica e ela mexeu, resolvido. Durante o processo ouvi algumas vezes (umas 3) que era monobloco, caixa de direção e no final os caras que não sabem nem mexer no próprio equipamento.

Trotta.79
05/11/2013, 08:31
Então, liguei para lá hoje e afirmaram que realmente estava desalinhada.
Acho cada vez mais que difícil é acreditar nessas oficinas, muito mexanico usando a técnica do achismo.
Alguém aqui no fórum sabe me indicar uma oficina realmente boa aqui em Belo Horizonte - MG.
Obrigado pela dica Guilherme, vou ficar mais esperto antes de autorizar um serviço.

Amigo, não há bons alinhadores em Belo Horizonte, e dificilmente encontrará em outros lugares. Há alinhadores com boas caracteristicas, por exemplo, uns acham qualquer ponteira, pivô ou bucha com folga, outros nem olham. Outros conseguem alinhar perfeitamente mas desregulam a barra de torção. Mas nunca encontrei um que soubesse avaliar a viatura corretamente.
Não se preocupe em ter que fazer alinhamento técnico ou cambagem como chamam, acontece em qualquer carro.
Sempre verifico se a altura está igual dos dois lados e mando na Garra da Pedro ll fazer o alinhamento, é 3D. Se der qualquer problema, mando na monobloco do outro lado a avenida. É caro mesmo, mas fica bom. Agora é indispensável ficar do lado do carro para ver se o alinhador está fazendo besteira ou não. Quem não entende nada de carro sempre se fode!

Betosime
05/11/2013, 18:43
Fala ai Trotta, beleza.
Valeu pela dica, você ou alguem ai sabe onde arrumo ou compro o manual de serviço em português da Frontier 2004. Comprei um na net ontem, muito esclarecedor mas, todo em ingles e o motor do manual é a gasolina.
Valeu.

Amigo, não há bons alinhadores em Belo Horizonte, e dificilmente encontrará em outros lugares. Há alinhadores com boas caracteristicas, por exemplo, uns acham qualquer ponteira, pivô ou bucha com folga, outros nem olham. Outros conseguem alinhar perfeitamente mas desregulam a barra de torção. Mas nunca encontrei um que soubesse avaliar a viatura corretamente.
Não se preocupe em ter que fazer alinhamento técnico ou cambagem como chamam, acontece em qualquer carro.
Sempre verifico se a altura está igual dos dois lados e mando na Garra da Pedro ll fazer o alinhamento, é 3D. Se der qualquer problema, mando na monobloco do outro lado a avenida. É caro mesmo, mas fica bom. Agora é indispensável ficar do lado do carro para ver se o alinhador está fazendo besteira ou não. Quem não entende nada de carro sempre se fode!

Giuliano Barbosa
06/11/2013, 10:13
Pessoal, recentemente quebrou a barra de torção do lado direito da minha Frontier 2004 4x4. Estava meio apavorado mas após algumas pesquisas percebi que trata-se de uma quebra relativamente comum e a troca já está sendo providenciada. Aproveitando que a viatura ela já se encontra na oficina, gostaria da ajuda dos colegar para aproveitar a oportunidade para tentar solucionar 2 outros problemas que me incomodam bastante desde que a comprei, há quase um ano.
Um deles é um ruído na suspensão dianteira do lado esquerdo, é bem irritante tipo "nhec nhec"...basta o carro trepidar um pouco que ele aparece. Numa rua de paralelepído parece uma escola de samba de tanto barulho. Basta frear a picape e pegar uma pequena trepidação e o barulho aparece. Curiosamente, ao passar por quebra-molas não faz esse ruído, é mais quando pega trepidação mesmo. O mecânico disse já ter checado tudo e não encontrou a causa, ou seja, já "jogou a toalha"...:roll:
O outro ruído aparece quando estou na estrada e viro o volante um pouco para direita: surge uma vibração que parece que vem do (painel/volante/ar condicionado?) e que desaparece quando a o volante volta para a posição "reta"
Com o ar desligado quase não dá pra perceber esse ruído na estrada, mas quando o ar está ligado o barulho fica muito alto ao fazer as curvas, a ponto de eu evitar de usá-lo só para não fazer esse ruído. :putz:
obs: desculpem se o assunto já foi discutido em páginas pois com minhas pesquisas ainda não consegui encontrar respostas para tentar solucionar tais problemas
Se alguém puder dar uma luz agradeço muitíssimo.

Betosime
06/11/2013, 18:30
Aproveitando a oportunidade do assunto barulhos incômodos.
A minha Frontier xe 4x4 2004 faz um barulho dentro do painel (tipo uma peça solta batendo em algum lugar).
Já removi a parte central (rádio, ar...) mas não identifiquei o danado.
Alguém ajuda?
Obrigado.

BLUE BUS
07/11/2013, 10:07
Aproveitando a oportunidade do assunto barulhos incômodos.
A minha Frontier xe 4x4 2004 faz um barulho dentro do painel (tipo uma peça solta batendo em algum lugar).
Já removi a parte central (rádio, ar...) mas não identifiquei o danado.
Alguém ajuda?
Obrigado.

A minha também faz , no meu caso é o suporte do condensador do Ar Condicionado que fica atrás do porta luva !!!

HERICK
07/11/2013, 13:33
Pessoal, recentemente quebrou a barra de torção do lado direito da minha Frontier 2004 4x4. Estava meio apavorado mas após algumas pesquisas percebi que trata-se de uma quebra relativamente comum e a troca já está sendo providenciada. Aproveitando que a viatura ela já se encontra na oficina, gostaria da ajuda dos colegar para aproveitar a oportunidade para tentar solucionar 2 outros problemas que me incomodam bastante desde que a comprei, há quase um ano.
Um deles é um ruído na suspensão dianteira do lado esquerdo, é bem irritante tipo "nhec nhec"...basta o carro trepidar um pouco que ele aparece. Numa rua de paralelepído parece uma escola de samba de tanto barulho. Basta frear a picape e pegar uma pequena trepidação e o barulho aparece. Curiosamente, ao passar por quebra-molas não faz esse ruído, é mais quando pega trepidação mesmo. O mecânico disse já ter checado tudo e não encontrou a causa, ou seja, já "jogou a toalha"...:roll:
O outro ruído aparece quando estou na estrada e viro o volante um pouco para direita: surge uma vibração que parece que vem do (painel/volante/ar condicionado?) e que desaparece quando a o volante volta para a posição "reta"
Com o ar desligado quase não dá pra perceber esse ruído na estrada, mas quando o ar está ligado o barulho fica muito alto ao fazer as curvas, a ponto de eu evitar de usá-lo só para não fazer esse ruído. :putz:
obs: desculpem se o assunto já foi discutido em páginas pois com minhas pesquisas ainda não consegui encontrar respostas para tentar solucionar tais problemas
Se alguém puder dar uma luz agradeço muitíssimo.
Giuliano Boa Tarde! Esse nosso motor MWM 2.8TDI Sprint faz a VTR vibrar pra kct! a minha XT tá cheio de feltro pra amenizar os barulhos, acabar quase impossível hehehehe:concordo:

sergiopincelli
07/11/2013, 15:25
Giuliano, a minha tbem faz este barulho em trepidações, principalmente em paralelepípedos. Pelo que vi a causa é no coxim de borracha da carroceria que fica debaixo do para lama. Estou ha meses tentando passar na css para ver o preço do par dianteiro.

Agromachu
07/11/2013, 16:12
Giuliano, cara a minha faz um bucado de barulho tbem, entao, os pivo da minha, o mecanico la da minha cidade deu uns pingos de solda na cabeça do pivo com a bandeja superior, deu uma amenizada, pois ela tem um jogo bem poko mas fazia um barulho xato, mas ela tende a quebrar com a vibraçao da camionete, eu na verdade jah me acustumei com os nhec nhec dela kkkkk, e a barra de torçao da minha quebro parada, fica soh de olho nu suporte do amortecedor na bandeja inferior e no chassi, a minha eu nao percebi na hora, ela trinco com as pancadas e com o tempo rasgo e foi pro pau td, tive q manda soldar o chassi e trocar a bandeja.... gastei uma nota pra arruma td se tivesse visto isso antes economizava um poko hahaha abraçoo

Nissan Frontier 2003 4x4 motor 2.8 tdi "Charmoneta"

GuilhermeThunder
08/11/2013, 15:33
Estranho, eu acho o carro muito silencioso para o ano (2003/2004). As pessoas que andam nele falam muito bem do barulho e do conforto (neste caso pode ser os amortecedores rancho que coloquei....)

Quando fazia nhec nhec, era o pivo inferior esquerdo, troquei as bandeijas no recall e agora uma maravilha. Logo terei que trocar os pivos superiores, vou comprar separado dois que tenham bico graxeiro.

Quem quiser arriscar, basta fazer um pequeno furo na borracha do pivo e injetar graxa spray com o canudinho. Outra opção é com uma seringa injetar vaselina derretida ou óleo grosso.......Eu fiquei nessa um tempo antes de trocar a bandeija inferior, durava umas duas semanas sem nhec cada engraxada.

Quanto ao barulho do motor, esse sim incomoda um pouco, vou em breve colocar feutros/mantas isoladoras no capô e também na parte de dentro.

Giuliano, cara a minha faz um bucado de barulho tbem, entao, os pivo da minha, o mecanico la da minha cidade deu uns pingos de solda na cabeça do pivo com a bandeja superior, deu uma amenizada, pois ela tem um jogo bem poko mas fazia um barulho xato, mas ela tende a quebrar com a vibraçao da camionete, eu na verdade jah me acustumei com os nhec nhec dela kkkkk, e a barra de torçao da minha quebro parada, fica soh de olho nu suporte do amortecedor na bandeja inferior e no chassi, a minha eu nao percebi na hora, ela trinco com as pancadas e com o tempo rasgo e foi pro pau td, tive q manda soldar o chassi e trocar a bandeja.... gastei uma nota pra arruma td se tivesse visto isso antes economizava um poko hahaha abraçoo

Nissan Frontier 2003 4x4 motor 2.8 tdi "Charmoneta"

gukampos
11/11/2013, 20:32
Pessoal boa noite!
Hoje infelizmente, depois de um ruído feio e forte, principalmente nas arrancadas, identifiquei que a caixa de rodas do lado direito da minha viatura (frontier 03/03 4x4) esta trincada (mto inclusive)! Achei varias indicações de recall mas ninguém que de fato o fez... Coloquei no Google "trinca na caixa de roda da frontier" e a primeira informação que aparece, é um caso mal sucedido exatamente na minha cidade bh/mg.
A pouco tempo atras, regulei as barras de torção e subi a frente do carro, será que este fato ajudou a causar a trinca?
Amanha levarei na concessionária e posto aqui o resultado!
De ante mão, estou apreensivo pois o carro tem 10 anos de uso e a concessionária/fabrica acho que nao vão quer reparar na boa...
Qualquer dica é bem vinda!
Obrigado, abs! Gu Kampos.

RODVOTISCH
12/11/2013, 09:26
Pessoal boa noite!
Hoje infelizmente, depois de um ruído feio e forte, principalmente nas arrancadas, identifiquei que a caixa de rodas do lado direito da minha viatura (frontier 03/03 4x4) esta trincada (mto inclusive)! Achei varias indicações de recall mas ninguém que de fato o fez... Coloquei no Google "trinca na caixa de roda da frontier" e a primeira informação que aparece, é um caso mal sucedido exatamente na minha cidade bh/mg.
A pouco tempo atras, regulei as barras de torção e subi a frente do carro, será que este fato ajudou a causar a trinca?
Amanha levarei na concessionária e posto aqui o resultado!
De ante mão, estou apreensivo pois o carro tem 10 anos de uso e a concessionária/fabrica acho que nao vão quer reparar na boa...
Qualquer dica é bem vinda!
Obrigado, abs! Gu Kampos.

Amigo eu fiz o recall, minha frontier é 2003 e eles tem interesse em fazer os recalls pois a fabrica paga a concessionaria que ganha com isso. Prepare-se para ficar uns 20 dias sem carro. Eles trocaram tambem barra de direção, algumas buchas da suspensão e barras de torção. No final acho que valeu a pena...

gukampos
12/11/2013, 09:48
Amigo eu fiz o recall, minha frontier é 2003 e eles tem interesse em fazer os recalls pois a fabrica paga a concessionaria que ganha com isso. Prepare-se para ficar uns 20 dias sem carro. Eles trocaram tambem barra de direção, algumas buchas da suspensão e barras de torção. No final acho que valeu a pena...

Olá Rodvotisch!
Bom saber que deu certo o seu recall já me deixou mais seguro Eu ja havia feito de acoplamento de direção, cabos de freio de estacionamento e barras de torção! Sinceramente não imaginava que a caixa de roda poderia trincar da forma que trincou... Acabei de entrar em contato com a Misaki aqui em Belo Horizonte. A pessoa que me atendeu disse que tem sim três campanhas de recall mas vai verificar se Minhas Gerais esta dentro destas campanhas, pois, as vezes é restrito a alguns estados. Achei estranho mas estou aguardando a resposta.
Obrigado, abs!

Adatlo
12/11/2013, 10:36
Bom dia gukampos, poderias explicar melhor o que é a caixa de rodas?

RODVOTISCH
12/11/2013, 10:50
Bom dia gukampos, poderias explicar melhor o que é a caixa de rodas?
É toda parte de metal que vai em cima da roda.

gukampos
12/11/2013, 10:54
Bom dia!
É a proteção de metal onde as rodas ficam. Pode ser visto pelo lado de fora do veículo. Na parte dianteira, exatamente acima dos pneus, ou na parte de dentro "capô (do lado direito, fica abaixo do suporte de filtro de ar e do lado esquerdo fica o suporte de bateria, cx de fuziveis, etc. Se nao ficou claro existe fotos no google.
Abs!

rubemnet
12/11/2013, 13:06
Olá Rodvotisch!
Bom saber que deu certo o seu recall já me deixou mais seguro Eu ja havia feito de acoplamento de direção, cabos de freio de estacionamento e barras de torção! Sinceramente não imaginava que a caixa de roda poderia trincar da forma que trincou... Acabei de entrar em contato com a Misaki aqui em Belo Horizonte. A pessoa que me atendeu disse que tem sim três campanhas de recall mas vai verificar se Minhas Gerais esta dentro destas campanhas, pois, as vezes é restrito a alguns estados. Achei estranho mas estou aguardando a resposta.
Obrigado, abs!

Amigo gukcampos, boa tarde. Perde tempo com a Misaki nao. Sao trambiqueiros. Julho do ano passadofiz 7 recall la. Tive que fazer um docie para a Nissan. Rolou a cabeca de uns 7 la. Nem me atendem mais. Procure a Oriente em 7Lagoas ou a Nihon na Antonio carlos. Sao obrigados por lei a fazerem o recall. Mas a Misaki vai te enrola... quer dizer, ja comecou te enrolando.
Leia meus lost de janeiro2012 ate julho. Postei detalhes aqui neste mesmo topico.
Espero que lhe seja util.
Um abraco.

gukampos
12/11/2013, 13:59
Amigo gukcampos, boa tarde. Perde tempo com a Misaki nao. Sao trambiqueiros. Julho do ano passadofiz 7 recall la. Tive que fazer um docie para a Nissan. Rolou a cabeca de uns 7 la. Nem me atendem mais. Procure a Oriente em 7Lagoas ou a Nihon na Antonio carlos. Sao obrigados por lei a fazerem o recall. Mas a Misaki vai te enrola... quer dizer, ja comecou te enrolando.
Leia meus lost de janeiro2012 ate julho. Postei detalhes aqui neste mesmo topico.
Espero que lhe seja util.
Um abraco.

Valeu Rubem! Tomei a liberdade e lhe mandei um email.
Vou entrar em contato com a Nihon agora pq liguei novamente na misaki antes de ler sua resposta e me deram mais uma enrolada (disseram que estao averiguando se tem as peças no estoque e irão retornar...) balela ne?! Põe trambiqueiros nisso!!!
De qualquer maneira meu receio é se recall tem data de validade! Vc ou alguem aqui do forum sabe informar?
Obrigado.
Abs!

fpandur
12/11/2013, 17:24
Recall não tem validade, pelo menos os da Nissan nunca ouvi a respeito

gukampos
12/11/2013, 17:41
Recall não tem validade, pelo menos os da Nissan nunca ouvi a respeito
Obrigado pela resposta Fpandur! Estou no aguardo das concessionárias. Já contactei 3 mas ate agora nenhuma resposta positiva e mta má vontade... Tomara que não mas algo me diz que terei que ir para justiça... pq a ultima que ouvi foi de uma das concessionárias foi: "esse carro é mto velho nem deve fabricar mais peças..." E ok, o carro é 2003 , mas foi fabricado até 2008 então na minha opnião um absurdo esta justificativa!
Mais uma vez obrigado a voce e todos do forum que estão contribuindo!
Abraços.

gukampos
12/11/2013, 19:20
Olá.
Voce ou alguem aqui do fórum saberia informar o número da campanha "recall" das trincas da caixa de rodas?
Obrigado!

HERICK
12/11/2013, 19:23
Obrigado pela resposta Fpandur! Estou no aguardo das concessionárias. Já contactei 3 mas ate agora nenhuma resposta positiva e mta má vontade... Tomara que não mas algo me diz que terei que ir para justiça... pq a ultima que ouvi foi de uma das concessionárias foi: "esse carro é mto velho nem deve fabricar mais peças..." E ok, o carro é 2003 , mas foi fabricado até 2008 então na minha opnião um absurdo esta justificativa!
Abraços.

Se existe o Recall eles vão fazer, o problema é que a maioria das CCS vão tentar te vencer pelo cansaço, contacta um bom Advogado para lhe instruir da forma correta! Boa Sorte e um forte abraço.

fpandur
12/11/2013, 21:15
Vou contar meu caso: eu fui consultar o recall das trincas do painel do radiador e dos paralamas na CSS daqui. Informaram que havia uma numeração de recall mas não que se aplicava a nossa região aqui, somente para alguns locais do país (?!!?). Também não confirmaram do que se tratava esse recall. O pessoal das Xterra tem conseguido fazer o recall, mas tem que ficar encima da CSS, bater o pé e brigar. O procedimento geral é que eles tiram fotos, enviam para fabrica e aguardam aprovação. Pelo que soube, todas foram aprovadas. Daí tem que esperar chegar as peças na CSS (de 30 a 120 dias, dependendo do local) e mais 20 a 30 dias para eles fazerem o serviço. Já li relatos de serviços mal feitos e um caso que as trincas voltaram logo em seguida. Eu como não confio na CSS daqui por uma que já me aprontaram no recall da barra de direção, preferi consertar eu mesmo o painel, colocando inclusive uma barra por baixo do painel, reforçando todo o conjunto (coisa que a CSS não faz). Teve outros colegas que optaram por essa solução também.

gukampos
12/11/2013, 21:41
Vou contar meu caso: eu fui consultar o recall das trincas do painel do radiador e dos paralamas na CSS daqui. Informaram que havia uma numeração de recall mas não que se aplicava a nossa região aqui, somente para alguns locais do país (?!!?). Também não confirmaram do que se tratava esse recall. O pessoal das Xterra tem conseguido fazer o recall, mas tem que ficar encima da CSS, bater o pé e brigar. O procedimento geral é que eles tiram fotos, enviam para fabrica e aguardam aprovação. Pelo que soube, todas foram aprovadas. Daí tem que esperar chegar as peças na CSS (de 30 a 120 dias, dependendo do local) e mais 20 a 30 dias para eles fazerem o serviço. Já li relatos de serviços mal feitos e um caso que as trincas voltaram logo em seguida. Eu como não confio na CSS daqui por uma que já me aprontaram no recall da barra de direção, preferi consertar eu mesmo o painel, colocando inclusive uma barra por baixo do painel, reforçando todo o conjunto (coisa que a CSS não faz). Teve outros colegas que optaram por essa solução também.
Putz ta parecendo pesadelo e o pior q nao vou acordar ne...
120 dias para chegar as peças mais 30 para consertar isso significa 150 dias sem carro?! Porque continuar rodando aumenta o risco de as trincas aumentarem... Por outro lado consertar por conta própria significa no meu caso gastar uma grana alta entre desmontar, trocar todas as peças, montar, pintar, etc... a outra opção seria soldar ou fazer qualquer outra gambiarra que nao gastaria tanta grana agora mas perderia bastante na hora de vender ou trocar de viatura! pq quem pagará bem por um carro soldado ou remendado?!
Estou na esperança de conseguir o número dessa campanha pois assim será mais fácil conseguir os meus direitos...
Obrigado e continuo contando com a ajuda de todos!
Abraços!

Adatlo
12/11/2013, 21:44
Bom dia!
É a proteção de metal onde as rodas ficam. Pode ser visto pelo lado de fora do veículo. Na parte dianteira, exatamente acima dos pneus, ou na parte de dentro "capô (do lado direito, fica abaixo do suporte de filtro de ar e do lado esquerdo fica o suporte de bateria, cx de fuziveis, etc. Se nao ficou claro existe fotos no google.
Abs!
Valeu, obrigado!

fpandur
13/11/2013, 07:14
120 dias para chegar as peças mais 30 para consertar isso significa 150 dias sem carro?! Porque continuar rodando aumenta o risco de as trincas aumentarem... Por outro lado consertar por conta própria significa no meu caso gastar uma grana alta entre desmontar, trocar todas as peças, montar, pintar, etc... a outra opção seria soldar ou fazer qualquer outra gambiarra que nao gastaria tanta grana agora mas perderia bastante na hora de vender ou trocar de viatura! pq quem pagará bem por um carro soldado ou remendado?!
Estou na esperança de conseguir o número dessa campanha pois assim será mais fácil conseguir os meus direitos...
Abraços!
Não são 120 dias sem o carro, enquanto espera as peças pode continuar rodando. As trincas não aumentam assim de uma hora para outra, veja que demorou de 7 a 10 anos para começarem a aparecer.

gukampos
13/11/2013, 16:25
Após alguns contatos com o sac da Nissan e concessionárias aqui de bh recebi uma ligação da concessionária Nihon e a instrução é:
Deixar o carro na concessionária (não posso aguardar, tenho que deixar o carro) e somente depois de uma análise darão a resposta se tem recall... Se for positiva a resposta e tendo disponibilidade de peças é feito o recall.
Estranhei o fato de ter que deixar o carro para vistoria, análise.... Mas vamos aguardar!
Quem quiser opinar eu agradeço!
Obrigado a todos!
Abraços.

notec
13/11/2013, 16:47

To passando por um fato no minimo curioso... :pensativo:

Meu carro tava desalinhado,comendo um pouco pneu por fora, mas não puxava p/ nenhum lado e fazia curva sem cantar pneu

levei o carro p/ alinhar, corrigiram cambagem, etc...tudo dentro dos parâmetros... :palmas:

O carro agora em qualquer curva um pouco mais rápida, os pneus começam a "cantar"....kkkkk coisa que nunca fez !!:parede:

Estou desconfiado dos pneus ( kumnho 100% asfalto c/ 38 de psi)), será?

Abs!

thiago_crb22
16/11/2013, 18:27
Ola sou novo aqui adquiri minha primeira camionete uma frontier le 11-12 com 15mil km ate o momento so elogios..

439495439496

HERICK
16/11/2013, 22:37
To passando por um fato no minimo curioso... :pensativo:

Meu carro tava desalinhado,comendo um pouco pneu por fora, mas não puxava p/ nenhum lado e fazia curva sem cantar pneu

levei o carro p/ alinhar, corrigiram cambagem, etc...tudo dentro dos parâmetros... :palmas:

O carro agora em qualquer curva um pouco mais rápida, os pneus começam a "cantar"....kkkkk coisa que nunca fez !!:parede:

Estou desconfiado dos pneus ( kumnho 100% asfalto c/ 38 de psi)), será?

Abs!
Cesar tá colocando 38 libras por quê? coloco na minha XT com pneus 33, 32 libras e a VTR já pula bastante, acredito que a sua esteja com o pneu muito cheio!:curtir:

HERICK
16/11/2013, 22:38
Ola sou novo aqui adquiri minha primeira camionete uma frontier le 11-12 com 15mil km ate o momento so elogios..

439495439496
Bonita VTR! Parabéns! Seja Bem Vindo ao Fórum!:palmas:

rubemnet
17/11/2013, 16:33
algum amigo forista ja fez manutenção pra tirar folga da direção? minha Frontier tem uma pequena folga que não me incomodava, mais que hoje ja acho chatinha demais pois a frente fica como se estivesse passarinhando, tendo que ficar corrigindo a cada momento, algum amigo que ja fez sabe o que tem que se trocar e noçãod e valores de peças e mão de obra? agradeço a todos que puderem ajudar

Olá Mauricio, você já resolveu a folga da direção? De que se tratava?

GuilhermeThunder
18/11/2013, 09:44
Também uso 33 psi, sem carga

Cesar tá colocando 38 libras por quê? coloco na minha XT com pneus 33, 32 libras e a VTR já pula bastante, acredito que a sua esteja com o pneu muito cheio!:curtir:

GuilhermeThunder
18/11/2013, 09:47
Eu devo ter o número da campanha na nota. Vou verificar. Não faz sentido o carro ficar parado esperando as peças, quando fiz, fiquei rodando esperando as peças. É recall sim e de graça! Apesar do meu ter dado dor de cabeça não paguei nada, é bom escolher um lugar que já tenha feito outros carros senão é dor de cabeça você vai ter que refazer o trabalho como eu tive que levar novamente na CSS.

Abraços!

GuilhermeThunder
18/11/2013, 09:50
É um absurdo, eu já ouvi uma dessa também. E A NISSAN faz propaganda de 10 ANOS DE FRONTIER.Eu tenho enviado emails em inglês para a matriz no Japão quando a coisa aperta e sempre funciona. Também reclamando no SAC ajuda, citando a CSS que falou a asneira.

Abraços.

GuilhermeThunder
18/11/2013, 09:53
Olhai a foto da peça trocada, toda a frente com caixas de roda.

Bom dia gukampos, poderias explicar melhor o que é a caixa de rodas?F

GuilhermeThunder
18/11/2013, 09:55
O problema que eu tive de ficar rodando muito com a frente rachada foi que danificou o trocador de calor do ar condicionado e o cara cobrou R$ 120 para soldar mais R$120 para recarregar o gás. Como o suporte do trocador trinca ele fica solto batendo e no meu caso furou.
Não são 120 dias sem o carro, enquanto espera as peças pode continuar rodando. As trincas não aumentam assim de uma hora para outra, veja que demorou de 7 a 10 anos para começarem a aparecer.

Alexandre F.M. Gherardi
18/11/2013, 11:47

439495439496
Valeu!
Seja bem vindo, e curta bastante.

Alexandre F.M. Gherardi
18/11/2013, 11:50

Oi! Pessoal.

Eu também uso pneus 33" com 35 libras e só fica bem firme, mas não canta de jeito nenhum. Pode ser do pneu sim.

gukampos
18/11/2013, 15:03
Eu devo ter o número da campanha na nota. Vou verificar. Não faz sentido o carro ficar parado esperando as peças, quando fiz, fiquei rodando esperando as peças. É recall sim e de graça! Apesar do meu ter dado dor de cabeça não paguei nada, é bom escolher um lugar que já tenha feito outros carros senão é dor de cabeça você vai ter que refazer o trabalho como eu tive que levar novamente na CSS.

Guilherme fico no aguardo do número! Se puder me enviar a copia da sua nota tbm agradeço! É mais um documento que comprova que outras pessoas fizeram...
Vc teve problemas com o seu recall? Digo, teve que refazer? Pela foto que vc postou parece ser um peça so (um conjuto de cxs de rodas e painel frontal) é isso?!
Mto obrigado, abraço.

GuilhermeThunder
18/11/2013, 16:39
Meu problema foi na qualidade do serviço, peças montadas erradas inclusive o freio do carro. O carro teve que voltar na CSS eles me deram um carro alugado e depois ficou satisfatorio o serviço. Que eu saiba é uma peça inteira, eles soldam na base embaixo do vidro, tiram toda a frente.
Guilherme fico no aguardo do número! Se puder me enviar a copia da sua nota tbm agradeço! É mais um documento que comprova que outras pessoas fizeram...
Vc teve problemas com o seu recall? Digo, teve que refazer? Pela foto que vc postou parece ser um peça so (um conjuto de cxs de rodas e painel frontal) é isso?!
Mto obrigado, abraço.

Wagner Siqueira de Melo
18/11/2013, 17:17
Pessoal, estou com uma dúvida cruel na minha frontier SE 2006 que acabei de adquiri. Minha dúvida é como testar se as rodas livres automáticas estão engatando normalmente quando se aciona o 4x4. Eu fiz um teste, levantei a lateral do carro deixando uma roda dianteira e a uma traseira no ar ambas do mesmo lado. Subi no carro liguei o 4x4, o 4x4 acendeu no painel mas as rodas dianteiras não giraram, somente a traseira girou. O mecânico disse que a roda só engata no chão e com força aplicada a roda. Como posso saber se as rodas livres estão engatando normalmente? Eu tirei as rodas livres e não vi nada quebrado, embora que tentei subir um morro com grama, e só vi as rodas traseiras patinar com o 4x4 acionado e aceso no painel. Alguém pode me ajudar??

Daniel Ribeiro de santana
18/11/2013, 20:00
quando for verificar, levante o carro por completo. ela deverá girar. Se caso não funcional o defeito pode estar em uma alavanca que fica embaixo do carro. Quando vc puxa para trás ela aciona o 4x4 H.(ela fica na lateral do cambio lado esquerdo (motorista ) sempre que colocar a tração para totalmente o veiculo ( 0 KM/h ). dica: nunca engate tração em moimento desse tipo de carro. Nunca puxe resgate ninguém de marcha ré 4x4 L. Apenas 1 e tira o pé todo da embreagem. Sempre abasteça com diesel comum ou no máximo aditivado. s10 e s50 e biodisel podem dar problemas com uso prolongado.

Daniel Ribeiro de santana
18/11/2013, 20:01
quando for verificar, levante o carro por completo. ela deverá girar. Se caso não funcional o defeito pode estar em uma alavanca que fica embaixo do carro. Quando vc puxa para trás ela aciona o 4x4 H.(ela fica na lateral do cambio lado esquerdo (motorista ) sempre que colocar a tração para totalmente o veiculo ( 0 KM/h ). dica: nunca engate tração em moimento desse tipo de carro. Nunca puxe resgate ninguém de marcha ré 4x4 L. Apenas 1 e tira o pé todo da embreagem. Sempre abasteça com diesel comum ou no máximo aditivado. s10 e s50 e biodisel podem dar problemas com uso prolongado.

HERICK
19/11/2013, 05:48
Pessoal, estou com uma dúvida cruel na minha frontier SE 2006 que acabei de adquiri. Minha dúvida é como testar se as rodas livres automáticas estão engatando normalmente quando se aciona o 4x4. Eu fiz um teste, levantei a lateral do carro deixando uma roda dianteira e a uma traseira no ar ambas do mesmo lado. Subi no carro liguei o 4x4, o 4x4 acendeu no painel mas as rodas dianteiras não giraram, somente a traseira girou. O mecânico disse que a roda só engata no chão e com força aplicada a roda. Como posso saber se as rodas livres estão engatando normalmente? Eu tirei as rodas livres e não vi nada quebrado, embora que tentei subir um morro com grama, e só vi as rodas traseiras patinar com o 4x4 acionado e aceso no painel. Alguém pode me ajudar??

Amigo Bom Dia! É normal as rodas da frente quando acionado o 4x4 não girarem na situação que você impôs, levantar uma lateral e a outra ficar suspensa, por não ter bloqueio de diferencial dianteiro de Fábrica, sem blqoqueio acontece isso mesmo, já com o bloqueio todas girariam com a mesma força, melhor testar a roda livre automática em estradas de terra para nãoforçar o conjunto no asfalto, é só dar uma acelerada mais forte que as rodas da frente vão destracionar também! um forte abraço.

RODVOTISCH
19/11/2013, 08:52
Uma duvida, eu li no manual que deve-se as vezes ligar o 4x4 para lubrifica-lo ... eu moro em cidade e vou a trechos com lamas muito raramente... força o conjunto liga-lo no asfalto ? Rodar somente uns 100 m e desliga-lo?

HERICK
19/11/2013, 10:11
Uma duvida, eu li no manual que deve-se as vezes ligar o 4x4 para lubrifica-lo ... eu moro em cidade e vou a trechos com lamas muito raramente... força o conjunto liga-lo no asfalto ? Rodar somente uns 100 m e desliga-lo?

Eu indicaria ligar a tração em estradas de terra pra não forçar o conjunto, até pode ligar no asfalto, mas não esterce muito o volante, curvas abertas e em linha reta é claro! Um forte abraço.

HERICK
19/11/2013, 10:16
Oi! Pessoal.

Eu também uso pneus 33" com 35 libras e só fica bem firme, mas não canta de jeito nenhum. Pode ser do pneu sim.

Pode ser também! Já tive Pneus Chineses que tinham pouca aderência!

GuilhermeThunder
20/11/2013, 15:27
Eu acho isso muito estranho e não consigo entender. Se a roda traseira derrapa as dianteiras não puxam. Já aconteceu mais de uma vez, daí tem que dar ré e vir de novo. Se esse carro não tem diferencial central então a força deveria ser transmitida igualmente para frente e para tráz, ou seja, você pode perder a tração atrás e continuar só na frente. Tem gente até que retira o cardan para testes e o carro anda normal, fica girando em vazio atrás e puxa na frente, não? Então porque que quando derrapa uma das rodas traseiras o bixo não vai?

Amigo Bom Dia! É normal as rodas da frente quando acionado o 4x4 não girarem na situação que você impôs, levantar uma lateral e a outra ficar suspensa, por não ter bloqueio de diferencial dianteiro de Fábrica, sem blqoqueio acontece isso mesmo, já com o bloqueio todas girariam com a mesma força, melhor testar a roda livre automática em estradas de terra para nãoforçar o conjunto no asfalto, é só dar uma acelerada mais forte que as rodas da frente vão destracionar também! um forte abraço.