Olá Amigos!
Li relatos bem bacanas por aqui, e também li boas experiências compartilhadas pelos amigos que já realizaram boas e longas viagens com as suas respectivas viaturas. Vou tentar "vender o meu peixe" já que no início do tópico, graças a um comentário infeliz (ou a um conjunto deles) um colega acabou prestando um péssimo serviço ao amigo que solicitou informações sobre tipos de viaturas.
Viatura ideal, certamente não existe, mesmo porque dentro do conceito de ideal entra o gosto pessoal de cada um, e também o que cada um espera viver em uma viagem destas.
O Lada Niva, não é um mero brinquedo apto a fazer trilhas que ligam o nada a lugar nenhum, é um veículo concebido na velha União Soviética para enfrentar os terrenos mais agrestes do extinto e extenso país, rodou e roda até hoje pelas regiões da Sibéria e do Norte da Rússia e em todo Leste Europeu prestando um serviço inestimável e sendo reconhecido em toda a Europa como um veículo robusto, de mecânica simples e confiável.
Creio que os amigos que já cruzaram os países vizinhos ao nosso já se cansaram de ver Nivas dos "hermanos" rodando, formosos e tranquilos por vários tipos de terrenos, inclusive, no "Viajeros 4x4", vemos o que alguns deles são capazes de fazer.
O Niva não é um bom carro para trilhas, exige mais preparação do que os demais e o fato de ser monobloco acaba diminuindo a resistência do conjunto, sujeitando-o a torções excessivas, que a longo prazo acabam desalinhando todo o carrinho, mas pode ser sim uma boa opção para viagens desde que bem preparado, bem mantido e desde que o dono abdique do conforto e do espaço interno. O Niva, como todos sabem é um carro de dimensões bem reduzidas, e viajar em mais de duas pessoas é um transtorno. Em matéria de conforto, de 94/95 pra frente as coisas melhoram um pouco, mas os anteriores são extremamente espartanos, e uma viagem longa com um Niva em condições originais resulta em uma bela dor nas costas e creio eu, até em problemas na coluna.
Além disso, faltam alguns opcionais como um sistema de ar condicionado, que faz uma boa diferença em uma estrada com muita poeira, ou em regiões mais quentes, já que o Niva não é um veículo concebido para regiões tropicais.
Tenho um Niva que já foi até Ushuaia há 17 anos atrás, foi e voltou inteiro e em condições originais. Temos no fórum o Gil Tichauer, apaixonado pelos Nivas e que sempre viaja muitos quilômetros com o seu (e incentiva os demais a fazerem o mesmo).
Limitações a parte, estas, conhecidas pela maioria, é um excelente veículo. Espartano, simples, e com "zero" de tecnologia embarcada, mas confiável, robusto e surpreendente desde que bem mantido, afinal, com o fato de o Niva ser um 4x4 de "entrada", a manutenção dos que encontramos é em quase todos os casos extremamente defasada!
Temos no fórum um Niva que já cruzou a Transamazônica, ponta a ponta, em período chuvoso. Enfim, reconheço, como todo proprietário coerente (embora apaixonado) de um Niva as limitações que o carro possui, mas, há boas vantagens também. No entanto, não recomendaria ao colega para a realização de viagens longas, a menos que, como eu, o colega tenha por objetivo fazer isso com um Niva.
Finalizando, é um prazer poder compartilhar idéias, sugestões e palavras com colegas que carregam tanta bagagem e experiência no assunto, caso do Sérgio, do Jeisonk e de diversos outros. Coisas que o nosso fórum propicia, ainda bem!
Grande abraço a todos! :)