Ou um desses...
Versão Imprimível
acho que não deve existir um veiculo ideal..acho que depende da necessidade de cada viajante:
http://www.expeditionportal.com/foru...ad.php?t=17823
cliquem nas entrevistas e leiam os comentários, mto interessante...
abraços
Por experiência posso dizer que o melhor veículo para se fazer uma grande viagem é um veículo novo e de confiabilidade comprovada, além de ter uma grande assistência tácnica ao longo do trajeto, pois eventualidades acontecem...além de ser o mais original possível...
Expedições...Tópicos: Preparativos dos veículos (Parte I)
http://1.bp.blogspot.com/_RoihywR4Xc...sil+(1791).JPG Como aqui realizamos expedições em veículos, quais seriam os preparativos?
As maiorias das expedições podem ser feitas por veículos comuns, mas algumas somente veículos apropriados, com tração nas quatro rodas e adaptações especiais para determinados trechos.
Em 2007 realizei, juntamente com um grupo, uma expedição aos Andes, para este trajeto, todo feito em estradas mapeadas, com trechos em barro e piçarra, era totalmente possível ser feito em um veículo 4x2, bastando apenas ter uma boa altura livre do solo, evitando assim pequenos amassados e pancadas na parte inferior do veículo.
http://2.bp.blogspot.com/_RoihywR4Xc...sil+(2191).JPGDurante o trajeto, a cerca de 100 km do Salar do Uyuni resolvemos pegar um atalho guiado por GPS no meio das montanhas e nesse momento somente veículos 4x4 poderiam ter realizado esta empreitada, bem como andar no próprio Salar (que poderia muito bem ter sido feito em algum passeio para turistas existente na cidade de Uyuni). Mesmo assim tivemos diversos atolamentos neste trecho, Samurai, Troller e uma Land Rover 110, que só saíram puxados. Isso demonstra que no planejamento de uma expedição devemos observar que tipo de veículo se faz necessário para a realização da mesma.
Primeiramente devemos utilizar um veículo que possua espaço suficiente para nossas bagagens e apetrechos, além de ser um veículo confiável para que não tenhamos problemas durante o deslocamento, além de ser um veículo seguro. Definido o tipo de veículo a ser utilizado na expedição, devemos prepará-los adequadamente para o tipo de trajeto.
Alguns exemplos de trajetos e suas preparações:
http://4.bp.blogspot.com/_RoihywR4Xc...+lameiro+2.JPGTrajetos que envolvam uso de 4x4 extremo.
Como exemplo, temos uma expedição à região transamazônica e para enfrentar o tipo de caminho da região em época de chuvas se faz necessário utilizar alguns equipamentos no veículo como:
http://1.bp.blogspot.com/_RoihywR4Xc...crosspneus.jpg- Pneus especiais. Pneus de configuração de asfalto em pista de barro, seja seca ou principalmente molhado, tornam-se inapropriados, chegando ao ponto de não terem nenhuma tração e conseqüentemente impedindo o deslocamento do veículo, além do risco de um acidente sério. O pneu ideal para uso é um misto, modelo A/T, ou 50% asfalto e 50% off Road, mas mesmos estes em períodos mais chuvosos ficam inúteis, necessitando uso de pneus 100% off Road para maior segurança e deslocamento.
http://3.bp.blogspot.com/_RoihywR4Xc...0/DSC05086.JPG- Guincho de resgate. Um bom guincho de resgate se faz necessário quando o trecho está praticamente intransponível e o auxilio deste equipamento faz toda a diferença. Bem utilizado e dimensionado este equipamento será o responsável pelo sucesso da expedição neste tipo de terreno, bem como um auxiliar importantíssimo no regaste e segurança para determinados trechos.
http://2.bp.blogspot.com/_RoihywR4Xc...kel_inusel.jpg- Snorkel. Em trechos alagados se faz necessário a utilização de snorkel para o motor, evitando entrada de água no mesmo e por conseqüência calço hidráulico. Além do motor se faz necessário a colocação de snorkel ou suspiros, na caixa de transmissão e diferenciais, para que não entre água e contamine o óleo, danificando as engrenagens.
http://4.bp.blogspot.com/_RoihywR4Xc...0/DSC00492.JPG- Equipamentos de resgate suplementares. Pá, enxada, Hi-Lift, corda, corrente, pranchas de desatolamento, facão, e demais equipamentos que possam auxiliar no resgate.
Sérgio Holanda (Parte I)
Expedições...Tópicos: Preparativos dos veículos
Preparativos dos veículos (Final)
Trajetos que envolvam uso off Road médio.
http://3.bp.blogspot.com/_RoihywR4Xc...320/Slide8.JPG- Equipamentos de resgate suplementares. Pá, enxada, Hi-Lift, corda, corrente, pranchas de desatolamento, facão, e demais equipamentos que possam auxiliar no resgate
http://2.bp.blogspot.com/_RoihywR4Xc...3Doriginal.jpg- Pneus. Se em nosso trajeto teremos muitas estradas de chão (areia, barro, pedras, etc.), o ideal é utilizarmos pneus A/T ou All Terrian. Estes pneus são projetados para uso misto, sendo 50% asfalto e 50% fora de estrada, como principal vantagem temos o desenho da banda de rodagem que nos permite melhor dirigibilidade e conseqüentemente maior segurança no uso fora do asfalto e em algumas situações de lama, areião, pedras soltas e erosões irá permitir melhor condição de enfrentar estas adversidades. Estes pneus são normalmente mais resistentes.
http://3.bp.blogspot.com/_RoihywR4Xc...DSCN3756-1.JPGAgora que temos uma idéia de como devemos preparar os veículos para os tipos de caminhos existentes em uma expedição precisamos pensar na arrumação interna de nossas bagagens e utensílios que serão levados. http://3.bp.blogspot.com/_RoihywR4Xc...0/DSCN4069.JPGUm grande exemplo é o que o Joyte fez em sua Land Cruiser Prado, preparando a parte interna para levar a bagagem bem arrumada e com a possibilidade de se dormir dentro do próprio veículo. http://4.bp.blogspot.com/_RoihywR4Xc...0/DSCN3661.JPGFora isso a barraca fica adaptada na traseira da Prado, conferindo assim um conjunto completo de sustentáculo para um acampamento. Em dias de chuvas intensas ou frio extremo pode-se dormir dentro do próprio veículo. Em locais apropriados se instala a barraca e pronto, temos uma verdadeira casa portátil.
http://2.bp.blogspot.com/_RoihywR4Xc...ca+de+teto.jpgOutra possibilidade é a instalação de barracas na parte superior do veículos, existem diversos modelos no mercado internacional e algumas são vendidas no Brasil.
Sérgio Holanda
com toda certeza!!!
por isso me agradam as toyotas!
veja nas entrevistas (se tiveres paciência..hehehehe) que para os europeus e norte americanos as estradas amazônicas são normalmente citadas..como as mais temidas, ppte a trans.
Com toda a certeza o Brasil é um dos melhores países do mundo para viagens 4x4, pena que os veiculos sejam tao caros e o quesito segurança nao ajude muito.
Valeu Sérgio!
Também confio muito nas Toyotas, mesmo uma bem rodada!!! Tá ai a minha que fez duas transamazônicas, rodou 300mil km e com o motor mexido, sem dar problemas! E se você for pra África, Ásia, Austrália, locais em que as estradas são tão ruins quanto as nossas verás o dóminio da Toyota e nem precisa ir muito longe, aqui ao lado, Argentina, Bolívia, Peru.
Pois é, os veículos aqui são muito caros...:parede::parede:
Abrs
Sérjão
Grande Serjão sempre dando aulas....
Experiência e companheirismo é com ele mesmo!
Serjão, se em alguma reencarnação eu voltar no corpo de uma mulher (uuuiii), pode crer que vou querer dar para você....rsrsrsrs.......
Grande abraço, cara!
Fernando