Não existe um veículo ideal para todos os tipos de trilhas e terrenos : Lama, areia ou pedras. Cada situação requer uma preparação diferente, o que torna inviável um só "Tuning". O mais prático é escolher um veículo "genérico" e, com sorte e, principalmente, perícia e experiência, ele atenderá à maioria das tarefas que esperamos dele. Não dispense a ajuda daquele seu conhecido "expert" no assunto, isso poupa tempo e dinheiro. O melhor 4x4para o iniciante é aquele que cabe no seu orçamento, mas aqui vão algumas dicas que podem ajudar na escolha. Obviamente esta é uma análise rápida e curta.
JEEP WILLYS, Ford, Rural e F75
Em qualquer ano ou modelo, é tradicional "entrey car" (carro de entrada em determinado segmento de mercado) de todos os iniciantes e profissionais do off-road. E foi o primeiro a ser comercializado em larga escala e, até hoje, é o mais numeroso nas trilhas brasileiras. Ao omprar , faça uma inspeção cuidadosa, pois devido à idade avançada da maioria estão rodando, pode haver sérios problemas Mecânicos ou de corrosão.

SUZUKI SAMURAI
Verdadeiro guerreiro das trilhas, este 4x4 japonês é realmente um vencedor. É valente e supera obstáculos que muitos pilotos experientes não imaginam. Parecido com os Willys, o Samurai, apesar de ter suas vendas interrompidas, é um dos preferidos pelos pilotos iniciantes. Dotado de tração 4x4 optativa, é leve e tem um bom conjunto mecânico. Faz trilhas com obstáculos pesados, sem apresentar muitas quebras (é bem resistente).Os modelos mãos novos possuem suspensões com molas helicoidais na dianteira, aumentando o conforto.

JPX
Fabricado no Brasil na década de 90, está 4x4 optativo é muito é muito bom, dotado de uma suspensão imbatível no off-road. Entretanto ele é pesado e tem problemas relacionados ao motor, especialmente no sistema de arrefecimento. Peste atenção nesse detalhe. Com preço maior que os outros, o modelo tem como vantagem adicional motorização a diesel (por isso o preço maior).

ENGESA
Também fabricado no Brasil pela empresa homônima, este 4x4 optativo é uma boa opção de compra para iniciantes. Oferece suspensão com molas helicoidais de grande curso, tem a desvantagem de não oferecer caixa de transferência (redução), o que foi compensado por uma primeira marcha bastante reduzida. Foi vendido com motor a gasolina (originalmente motor GM Opala 4 cilindros) e diesel (4 cilindros Perkins) com muito poucas unidades originais.

NIVA
Valente veículo russo importado na década de 90. Este 4x4 integral é valente nas trilhas, mas sofre pela ausência do chassis (é fabricado em sistema monobloco),
o que diminui sua vida útil, principalmente quando usado em obstáculos pesados (erosões). Verifique com cuidado o estado da carroceria para corrosão e trincas.
Valente veículo russo importado na década de 90. Este 4x4 integral é valente nas trilhas, mas sofre pela ausência do chassis (é fabricado em sistema monobloco),
o que diminui sua vida útil, principalmente quando usado em obstáculos pesados (erosões). Verifique com cuidado o estado da carroceria para corrosão e trincas.

LAND ROVER - DEFENDER
Este veículo inglês foi importado pelo Brasil em 1991 e em 1999 passou a ser produzido aqui. Fabricado desde 1948, este 4x4 integral tem boa aceitação no mercado, tendo como principal obstáculo o preço alto (tanto para aquisição de usado quanto de novo), principalmente devido ao motor diesel. Ao adquirir um modelo antigo, atente para a transmissão (folgas e vazamentos) e corrosão do chassis.

TROLLER
Veículo nacional de boa aceitação no mercado. Com 4x4 optativo, tem boa relação custo/benefício(principalmente na versão a gasolina/álcool), suspensão em molas helicoidais, baixo peso e conforto são os pontos de destaque deste 4x4. A versão movida a motor a diesel é mais cara. Para comprar um usado, atente ao sistema de direção e transmissão(quebras e vazamentos).

Por - Luiz Fraga - Revista 4x4 & Cia - Dezembro de 2004