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  • #1
    Usuário Avatar de FernandoDias
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    Olá a todos!

    Venho acompanhando este fórum a algum tempo e hoje decidi me registrar para pedir a ajuda de vocês no meu processo de escolha da minha primeira viatura!

    Aliás, o nível deste tópico está ótimo e me permitiu resolver muitas dúvidas que me assolavam!

    Para a escolha da minha primeira viatura, já consegui definir alguns parâmetros lendo vários tópicos e pesquisando sobre vários 4x4:
    - Pretendo ter uma viatura para passeios com trilhas leves e moderadas, principalmente para a dona da pensão poder bater muitas fotos (preciso atender os gostos dela para poder ter meu 4x4) - nesses passeios pretendo levar até quatro passageiros e tralha leve por trajetos que não superem 2000 km para ida e volta.
    - Assim que pegar mais prática, pretendo me aventurar em expedições curtas (será que poderia realmente chamar de expedição?) pelo Brasil e futuramente me lançar em viagens pela América do Sul, sempre eu e a patroa, liberando os bancos de trás para a bagagem (ou até para serem removidos).
    - A viatura seria meu segundo carro, pois preciso de um veículo convencional para viajar 120 km todo dia - e vou substituir meu carro reserva por um 4x4.
    - Pretendo aprender a fazer a manutenção básica e de emergência - por isso procuro um carro com mecânica simples.
    - Não gosto da idéia de ficar na mão por falta de peças ou um componente eletrônico que só possa ser reparado com mão-de-obra e equipamentos especializados - por isso procuro uma viatura com boa disponibilidade de peças e o mínimo de eletrônica para funcionamento (componentes que apresente problemas, mas não imobilizem o veículo podem até estar presentes - embora minha noção de mecânica não me permita ter idéia de quais seriam os sistemas com os quais não se preocupar).
    - Me preocupo muito com segurança, mas acho que pelo valor que vou dispor fica um pouco complicado pegar uma viatura com ABS e Air Bag...
    - Vou dar preferência para um modelo com melhor mobilidade - bons ângulos de entrada e saída, fácil de manobrar e com boa altura do solo.
    - De início continuo considerando os motores diesel como meus preferidos - ainda não achei um argumento bom o suficiente para migrar para motores a gasolina - afinal, sempre sonhei em ter um carro a diesel e isso não tem nada a ver com uma escolha racional.
    - Minha meta é o consumo rodoviário o mais próximo de 11 km/l com diesel ou até melhor se existir.
    - Como pretendo encarar trilhas médias, acredito que vou precisar de tração com reduzida e bloqueio do diferencial.
    - A idéia de uma barraca no teto e tralha para períodos distantes da civilização e dos hotéis & restaurantes me encanta, mas por enquanto a patroa não foi sondada se toparia.
    - Agora o parâmetro vergonhoso: tentar encontrar uma viatura que tenha ou permita instalar ar-condicionado... O dito cujo, quando se usa todo dia, vicia... Difícil de largar de uma vez só - ainda assim, acho que prefiro uma viatura que atenda todas as outras necessidades, mesmo que deixe esta de fora.

    Agora as dúvidas:
    - Feixes de mola são tão desconfortáveis quanto o pessoal fala? Digo isso porquê tenho como candidata a Toyota Bandeirantes Curta...
    - Para uso até moderado, posso optar pelos veículos construídos por monobloco ou devo focar apenas nos construídos sobre chassi de longarinas?
    - Para este tipo de uso vou precisar de um curso longo da suspensão?
    - Veículos sem direção hidráulica tem manutenção do sistema de direção mais simples? Compensa abrir mão da direção hidráulica?
    - Quais os motores de mais fácil manutenção no Brasil e América Latina? Acho que no meu caso partir do motor pode facilitar a escolha das opções de viatura, mas ainda não me entendi direito com os modelos disponíveis e que o pessoal comenta por aqui (indicação de um tópico que trate desse assunto é bem-vinda).
    - Última dúvida cruel: hoje tenho um Gol G3 que é meu quebra-galho em caso de quebra do meu carro principal e que também é o meu quebra-coluna que acaba comigo quando preciso rodar com ele - por outro lado tenho um Xsara Picasso 1.6 pelo qual sou apaixonado, pois consigo dirigir 600 km seguidos sem sentir qualquer dor e no qual cabe todo tipo de tralha que me dá na cabeça de levar junto. Ou seja: minha referência de conforto, visibilidade para dirigir, suspensão, desempenho, altura do banco do motorista, facilidade para manobrar e estacionar, capacidade de carga e consumo é o não-luxuoso, não-moderno e não-esportivo Xsara Picasso 1.6 (ainda assim é o carro que me satisfaz plenamente para meu uso - então não façam piada com ele...). Posto isso, será que consigo uma opção 4x4 que me traga uma experiência parecida ou melhor que a do meu carro principal e que fique dentro do meu orçamento?

    Agora a parte terrível: meu limitado orçamento! Vou ter R$ 35 mil - podendo esticar até R$ 42 mil - para minha compra, mas estou tentando trabalhar com a idéia de sobrar um pouco deste dinheiro para ajustes de suspensão, motor e bancos (talvez o ar-condicionado rsss) - quem me dera conseguir gastar até R$ 30 mil na viatura e o restante na melhoria da mesma. Vou ter que manter os dois carros e a dona da pensão não quer por um centavo nesta minha empreitada.

    Assim, acho que vou ter que pegar um ano avançado e com isso já me conformei em ter seguro apenas para terceiros. Porém, sempre disponho de alguns trocados para manter a manutenção afinada e aumentar a confiabilidade de uma viatura mais antiga.

    Nas minhas leituras até o momento, acho que a Toyota Bandeirante Curta pode atender meus interesses e que, infelizmente vou ter que abandonar a idéia de uma Defender 90tinha antiga pelo custo e nível de dificuldade da manutenção...

    Ficou também pelo caminho a TR4 pela eletrônica fácil de molhar e o custo de aquisição mais alto.

    As SW4 e as Pajero mais antigas me deixaram tentado, mas tenho dúvidas quanto a facilidade de manutenção, dependência de componentes eletrônicos, resistência a travessias de alagados (imagina as malas de roupa da patroa molhadas!) e mobilidade (me parecem muito grandes para uma condução mais esperta e travessia de terrenos acidentados - fora a questão do trânsito em áreas urbanas). Poderiam opinar sobre estes pontos?

    Até o momento a Band me parece a mais interessante, mas ela atende realmente ao que eu preciso? Vi que elas tem dois motores: um mercedes e o 14b - qual teria a manutenção mais fácil?

    E principal - motivo de ter começado este post - estou a tanto tempo lendo que acabei centrado em uns poucos modelos, será que estou deixando de pesquisar algum outro que poderia me atender nesta faixa de preço? Vocês poderiam me indicar outras alternativas?

    Desde já grato pela ajuda,

    Fernando Dias
    Indo para onde a estrada me levar. Fotos https://500px.com/fer_workstation
    Nissan Frontier SV Attack 4X4+Caiman 125+Samurai Fishing+tralha de camping!

  • #2
    Usuário Avatar de Vicente Guimaraes
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    FALA AMIGO FERNANDO, VEJO QUE VC PEGOU O ESPÍRITO DA COISA. AGORA PARA VIAJAR NÃO PRECISAR DE UM 4X4 SÓ DE DISPOSIÇÃO E VONTADO DE SAIR. PELO QUE EU JÁ GASTEI NA REFORMA DO MEU ENGESA EU COMPRAVA UM 1.0 COMPLETO E DAVA A VOLTA AO MUNDO COM ELE... PUTZ...

    VOU TENTAR AJUDAR COM SUAS DUVIDAS DANDO MEUS PITACOS.

    - Pretendo ter uma viatura para passeios com trilhas leves e moderadas, principalmente para a dona da pensão poder bater muitas fotos (preciso atender os gostos dela para poder ter meu 4x4) - nesses passeios pretendo levar até quatro passageiros e tralha leve por trajetos que não superem 2000 km para ida e volta.

    ENTÃO TEM QUE SER GRANDE PARA CABER 4 PESSOAS E AS BAGAGENS (TROLER ESTÁ FORA )

    - Assim que pegar mais prática, pretendo me aventurar em expedições curtas (será que poderia realmente chamar de expedição?) pelo Brasil e futuramente me lançar em viagens pela América do Sul, sempre eu e a patroa, liberando os bancos de trás para a bagagem (ou até para serem removidos).

    VIAGEM E NÃO EXPEDIÇÃO NA MINHA OPINIÃO, MAS MELHOR UM DIA DE VIAGEM NA CHUVA DO QUE UM DIA DE SOL EM CASA

    - Pretendo aprender a fazer a manutenção básica e de emergência - por isso procuro um carro com mecânica simples.

    SIM, MECANICA SIMPLES = MECANICA DIESEL SEM ELETRÔNICA, MAS SIMPLES IMPOSSÍVEL.

    - Não gosto da idéia de ficar na mão por falta de peças ou um componente eletrônico que só possa ser reparado com mão-de-obra e equipamentos especializados - por isso procuro uma viatura com boa disponibilidade de peças e o mínimo de eletrônica para funcionamento (componentes que apresente problemas, mas não imobilizem o veículo podem até estar presentes - embora minha noção de mecânica não me permita ter idéia de quais seriam os sistemas com os quais não se preocupar).

    OLHA DISPONIBILIDADE DE PEÇAS VC ENCONTRA EM TODA A LINHA GM E FORD. COMO F1000, D20, ENGESA (MECANICA TODA DA GM), CAMPER DE ENVEMO (IDEM AO ENGESA), XTERRA (NISSAN, COM MOTOR MWM), AS HILUX E SW4 ANTIGAS (TEM PEÇAS MAIS CARAS, MAS SE ENCONTRA)


    - Me preocupo muito com segurança, mas acho que pelo valor que vou dispor fica um pouco complicado pegar uma viatura com ABS e Air Bag...

    QUANTO VC PRETENDE GASTAR, NA FAIXA DOS 40.000 TEM A X-TERRA TEM ABS E AIR BAG E TEM MECANICA DIESEL COMUM, SEM ELETRÔNICA, É UMA BOA PEDIDA


    - Vou dar preferência para um modelo com melhor mobilidade - bons ângulos de entrada e saída, fácil de manobrar e com boa altura do solo.

    X-TERRA, BANDEIRANTES E ENGESA ATENDEM ESSE QUESITO.
    AS PICAPES COMO F1000, D20, ETC. EM PIORES ANGULOS

    - Agora o parâmetro vergonhoso: tentar encontrar uma viatura que tenha ou permita instalar ar-condicionado... O dito cujo, quando se usa todo dia, vicia... Difícil de largar de uma vez só - ainda assim, acho que prefiro uma viatura que atenda todas as outras necessidades, mesmo que deixe esta de fora.

    NÃO VEJO NADA VERGONHOSO NISSO , É ATÉ BOM, CONFORTO É FUNDAMENTAL NUMA VIAGEM LONGA, NADA PIOR DO QUE FICAR ASSANDO DENTRO DO CARRO. AR É UM ITEM INDISPENSÁVEL PARA UMA GRANDE VIAGEM NA MINHA OPINIÃO. MAS DO QUE CONFORTO É UM ITEM DE SEGURANÇA.

    Agora as dúvidas:
    - Feixes de mola são tão desconfortáveis quanto o pessoal fala? Digo isso porquê tenho como candidata a Toyota Bandeirantes Curta...

    IHHH SÃO SIM, SE VC PEGAR UMA ESTRADA DE TERRA CHEIA DE COSTELAS DE VACA VAI ENTENDER PORQUE,,,

    - Para uso até moderado, posso optar pelos veículos construídos por monobloco ou devo focar apenas nos construídos sobre chassi de longarinas?

    PRA MIM TANTO FAZ, SE FOSSE PARA TRILHA PESADA INDICARIA CHASSIS, MAS ENTENDO QUE SERÁ UM USO OFF ROAD EVENTUAL, ENTÃO TANTO FAZ, O MONOBLOCO É MUITO MELHOR E MAIS ESTÁVEL NA ESTRADA.

    - Para este tipo de uso vou precisar de um curso longo da suspensão?

    NÃO, SÓ SE VC FOR SE AVENTURAR EM TRILHAS PESADAS. EM CASO DE PASSEIO E TRILHAS LEVES NÃO SERÁ UM ITEM CRUCIAL.


    - Veículos sem direção hidráulica tem manutenção do sistema de direção mais simples? Compensa abrir mão da direção hidráulica?

    NÃO NECESSARIAMENTE. GERALMETNE OS VEICULOS DIESEL GRANDE TEM DH É QUASE UM ITEM OBRIGATÓRIO. NAO VALE A PENA ABRIR MÃO DESTE ITEM, LEMBRE-SE DO CONFORTO = SEGURANÇA.

    - Quais os motores de mais fácil manutenção no Brasil e América Latina? Acho que no meu caso partir do motor pode facilitar a escolha das opções de viatura, mas ainda não me entendi direito com os modelos disponíveis e que o pessoal comenta por aqui (indicação de um tópico que trate desse assunto é bem-vinda).

    NA MINHA OPÍNIÃO: PERKINS Q20B, MERCEDEZ 608 E 709, MWM 2.8 MECANICO (SÓ NO BRASIL), CUMINS, TOYOTA (HILUX, SW4), LAND ROVER.


    - Última dúvida cruel: hoje tenho um Gol G3 que é meu quebra-galho em caso de quebra do meu carro principal e que também é o meu quebra-coluna que acaba comigo quando preciso rodar com ele - por outro lado tenho um Xsara Picasso 1.6 pelo qual sou apaixonado, pois consigo dirigir 600 km seguidos sem sentir qualquer dor e no qual cabe todo tipo de tralha que me dá na cabeça de levar junto. Ou seja: minha referência de conforto, visibilidade para dirigir, suspensão, desempenho, altura do banco do motorista, facilidade para manobrar e estacionar, capacidade de carga e consumo é o não-luxuoso, não-moderno e não-esportivo Xsara Picasso 1.6 (ainda assim é o carro que me satisfaz plenamente para meu uso - então não façam piada com ele...). Posto isso, será que consigo uma opção 4x4 que me traga uma experiência parecida ou melhor que a do meu carro principal e que fique dentro do meu orçamento?

    OLHA UM CARRO DE PASSEIO É MUITO DIFERENTE DE UM VEICULO 4X4 OU OFF ROAD DE VERDADE. SE VC ANDAR NO BANDEIRANTE E DEPOIS NO PICASSO VAI ACHAR A BAND UM CARRO DO TEMPO DAS PEDRAS. O IDEAL É VC TESTAR E VER OS QUE MELHOR SE ADAPATAM A SUA NECESSIDADE. ACHO QUE VC DEVERIA VER ALGUNS 4X4 QUE TEM BOM PREÇO E TEM UMA CONDUÇÃO PARECIDA COM UM CARRO DE PASSEIO COMO O ECOSPORT 4X4, GM TRACKER, TR4, HONDA CRV 4X4, TOYOTA RAV4, ETC... ACHO QUE É O CAMINHO

    Agora a parte terrível: meu limitado orçamento! Vou ter R$ 35 mil - podendo esticar até R$ 42 mil - para minha compra, mas estou tentando trabalhar com a idéia de sobrar um pouco deste dinheiro para ajustes de suspensão, motor e bancos (talvez o ar-condicionado rsss) - quem me dera conseguir gastar até R$ 30 mil na viatura e o restante na melhoria da mesma. Vou ter que manter os dois carros e a dona da pensão não quer por um centavo nesta minha empreitada.

    COM 35 MIL VC PEGA ALGUMAS BOAS VIATURAS, TEM MUITA OPÇÃO MESMO. O IDEAL É BUSCAR UM CARRO COM POUCA COIA PARA SE FZER.

    Assim, acho que vou ter que pegar um ano avançado e com isso já me conformei em ter seguro apenas para terceiros. Porém, sempre disponho de alguns trocados para manter a manutenção afinada e aumentar a confiabilidade de uma viatura mais antiga.

    Nas minhas leituras até o momento, acho que a Toyota Bandeirante Curta pode atender meus interesses e que, infelizmente vou ter que abandonar a idéia de uma Defender 90tinha antiga pelo custo e nível de dificuldade da manutenção...

    REALMENTE O CUSTO DE MANUTENÇÃO DA LR 90 É ALTO... MUITO ALTO... ALGUMAS PEÇAS CUSTA 10x A 20X MAIS QUE AS PEÇAS DO MEU ENGESA.

    As SW4 e as Pajero mais antigas me deixaram tentado, mas tenho dúvidas quanto a facilidade de manutenção, dependência de componentes eletrônicos, resistência a travessias de alagados (imagina as malas de roupa da patroa molhadas!) e mobilidade (me parecem muito grandes para uma condução mais esperta e travessia de terrenos acidentados - fora a questão do trânsito em áreas urbanas). Poderiam opinar sobre estes pontos?

    AS SW4 MAIS ANTIGAS SÃO MECANICAS UMA BOA OPÇÃO, VEJA TAMBÉM AS HILUX ANTIGAS, AS 2.8 SÃO MUITO PARRUDAS E RESISTENTES,

    Até o momento a Band me parece a mais interessante, mas ela atende realmente ao que eu preciso? Vi que elas tem dois motores: um mercedes e o 14b - qual teria a manutenção mais fácil?

    o MOTOR MERCEDES TEM MANUTENÇÃO MAIS BARATA E FACIL, O MELHOR É O MERCEDEZ 709 (AS BANDS MAIS ANTIGAS VEM COM OS MOTORES DO 608, MUITO LERDOS)

    E principal - motivo de ter começado este post - estou a tanto tempo lendo que acabei centrado em uns poucos modelos, será que estou deixando de pesquisar algum outro que poderia me atender nesta faixa de preço? Vocês poderiam me indicar outras alternativas?

    VEJA COM CARINHO

    TOYOTA RAV4 (CARRO A GASOLINA, MAS MUITO CONFORTÁVEL E ROBUSTO)
    NISSAN X-TERRA A DIESEL COM O EXCELENTE MOTOR MWM 2.8
    GM TRACKER, TEM AS GASOLINAS MAIS NOVAS (ATÉ 2007)
    ECOSPORT 4X4 ROBUSTA E MODERNA (PEÇAS BARATAS E TEM EM QUALQUE LUGAR, ALGUMAS 2010 VC PEGA COM CERCA DE 40 MIL)
    S10 DIESEL, VC ENCONTRA UMA BOA POR ESTE PREÇO, OTIMO CARRO, MECANICA ROBUSTA E BARATA.

    BOM É ISSO.
    Site do Encontro Nacional de Engesas, Campers & Marruás
    http://engesas.blogspot.com.br/

  • #3
    Usuário Avatar de rfdex
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    Acredito que uma Hilux cabine dupla, de preferência japonesa (até 1996) irá atendê-lo bem!!! Saudações
    Raphael - PU2BIG
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  • #4
    Usuário Avatar de FernandoDias
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    Obrigado pela resposta Vicente Guimaraes e rfdex!

    Vou pesquisar a X-Terra, mas achei o carro um pouco grande para a minha expectativa de mobilidade. Para ter uma idéia acho o Xsara um carro grande... O mesmo vale para as Hilux.
    Quanto ao uso off-road acho que vou ter um uso nem tão eventual - andei vendo os eventos que reúnem os jipeiros por aí e tenho certeza que vou querer participar! Então a viatura tem mais um uso a ser atendido!
    Agora preciso arranjar uma carona em uma Band para avaliar a suspensão, pois minha experiência se limita ao banco do carona em VW Amarok e Pajeros mais antigas - onde a Pajero era confortável e a Amarok sem carga... bem... era como toda caminhonete... chacoalhava...

    Dos motores acho que gostei mesmo foi do MB 709 - ainda em uso por vários caminhões e pelas bands entre 89 e 94.

    Bom, como deu para perceber acho que o coração está batendo mais forte pelas Bands, mas vou ver os outros modelos com calma, até porque acho que vou precisar aprender um tanto de mecânica para poder avaliar se uma determinada Band está em ordem para comprar. Na minha região ainda não achei nenhuma da faixa de ano de produção que eu quero pegar para poder levar para o meu mecânico de confiança avaliar.

    Por fim, acho que tirando os bancos de trás da Band Curta com motor OM-364, colocando bagageiro grande (ou até uma carretinha) dá para levar tudo o que pode-se precisar e acho o tamanho dela ideal para uma boa mobilidade - embora o motor OM-364 seja muito pesado em comparação com o 14b.

    Lendo e dando uma revirada no YouTube, mudei um pouco de objetivo, agora a minha idéia de viagem envolve atravessar dunas (com alguém que conheça a região), usar trilhas e estradas de terra para visitar lugares como o Jalapão, Bonito, Estrada Real, Parintins (na época do Boi-Bumbá) e outros locais que possuem caminho asfaltado somente até certo ponto ou muitas vezes de asfalto sofrível. Nestas condições o Xsara Picasso passa longe de ser confiável - já quase fervi o motor por causa de um parafuso da hélice do radiador e sei por experiência própria como é difícil conseguir peças e fazer a suspensão frágil dele não te deixar na mão.

    Infelizmente o que eu tenho na garagem não é o ideal para viajar para todos os lugares que eu gostaria, embora tenha me levado em segurança agora nas minhas férias para Campos do Jordão e Paraty, completando 1600 km sem nenhuma surpresa mecânica ou elétrica, mas também sem trilhas, passeio na areia ou trajetos em pisos irregulares, pois sei dos limites do meu pequeno motor 1.6 de baixo torque e pneus para asfalto...

    Abs

    Fernando Dias
    Indo para onde a estrada me levar. Fotos https://500px.com/fer_workstation
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  • #5
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    Há uma outra opção: comprar um carro popular para rodar no dia a dia e deixar um outro só para os passeios, aventuras! Dai você pode ir arrumando-o aos poucos, mexendo sem medo e pressa até ficar do seu jeito. É o que resolvi fazer. No seu caso precisa ser obrigatoriamente 4x4? Saudações
    Raphael - PU2BIG
    Ford Truck

  • #6
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    rfdex, acho que vou precisar de uma viatura 4x4 e preferencialmente diesel com mecânica beeemmmm simples.

    Um exemplo de expedição que eu quero fazer:

    Por acaso, foi vendo a viagem deste pessoal que eu descobri quanta coisa cabe em uma band curta!

    Como eu já tenho meu carro regular de trabalho, vou substituir meu carro reserva por um 4x4, mas ainda estou na fase de separar dinheiro, aprender sobre 4x4, aprender sobre mecânica pra valer, entender melhor os tipos de motor e transmissão, selecionar o modelo que melhor me atenda, fazer test-drive e, enfim, comprar o meu primeiro 4x4.

    Não tenho idéia de quanto tempo gastarei nessa etapa pré-compra, mas com certeza vou continuar viajando com o meu Xsara Picasso, mesmo com as limitações que ele possui! Afinal, não dá para passar a vida planejando e não aproveitar o agora, certo?

    No momento estou conhecendo melhor a Hilux e a X-Terra e ainda estou estudando a S10 mais antiga.

    O que me preocupa é quais anos destes veículos tem menos eletrônica embarcada, motor diesel mais simples de reparar, componentes de suspensão e transmissão igualmente simples de reparar, conjunto direção e suspensão brutos para aguentar buracos, melhor disponibilidade de peças pela América Latina e melhor estrutura para se aproximar da idéia de uma motor home (ao menos capacidade de receber barraca no teto e carregar a tralha de camping toda!).

    Outra coisa que li aqui e ainda não pesquisei: legislação dos países sobre o que pode e o que não pode nas viaturas! Imagina colocar um guincho ou um tanque de combustível reserva e ser barrado em algum dos países aqui da América do Sul?

    Alguém tem mais informações sobre o que pode e o quê não pode nos nossos hermanos?

    Grato,

    Fernando Dias
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  • #7
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    Você está no caminho certo Fernando! Mas a melhor escola de mecânica é possuir o veículo. Eu já tive S10 antiga. É boazinha, mas se quer 4x4, esqueça. Sistema extremamente frágil e complexo. Já os modelos novos parecem feitas de papel. Para a sua necessidade, acredito que realmente uma Toyota (seja Hilux ou Bandeirante) atenda. Caso sirva um veículo 4x2, voto numa Bonanza ou Veraneio. Rústicos, manutenções baratas e fáceis. Saudações
    Raphael - PU2BIG
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  • #8
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    Essa frase do Vicente é pra nunca mais esquecer!

    O melhor carro para expedições é o que esta na minha garagem...rs.

    Esses dias conversando com a patroa sobre a "lua de mel" vem e me propõem uma viagem para o nordeste, começando pela chapada diamantina, passando por todas as praias até chegar nos lençois maranheses, ou descer pela carretera austral até ushuaia! Quase chorei de emoção....kkk....convivência....rsrsrs....mas, o problema, a vida de bolsista de mestrado a partir do ano que vem, não permite muitos gastos em investimentos em uma viatura melhor, R$ tem que ficar na poupança rendendo.....
    Ela tem um Ford Ka 2007 e eu o Jaspion, um Vitara 93 auto, completo, com bloqueio, snorkel, etc, etc....a mecanica faço tudo em casa, simples!
    Alguma dúvida em qual carro eu vou querer fazer?? rsrsrs

    O pouco espaço dele pra mim não é problema, a velocidade que não passa dos 80/90km/h tmb não......o que preciso acertar é só um jogo de pneu menor, pra melhorar o consumo e chegar perto dos 9km/l na estrada e a capota de lona! o meu é canvas...ou arrumo uma de fibra, ou vou precisar bolar umas caixas presas com cadeado e pronto!





    Ex - Vitara 93 Automatic "Jaspion"
    TR4 2007 auto "Peppa Pig" - Da patroa ir no Shoppis
    A procura de um novo 4x4

  • #9
    Usuário Avatar de FernandoDias
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    Depois de estudar um pouco mais sobre transmissão e suspensão, estou de volta aqui para pedir algumas opiniões.
    Dei uma boa pesquisada sobre as SW4 e achei um carro muito bom para expedições, mas o tamanho não me agradou muito, principalmente quanto ao entre-eixos e altura em relação ao solo. Por outro lado me surpreendi com a X-Terra!
    Ela tem um entre-eixos mais curto, parece que o motor MWM tem uma mecânica relativamente simples e fácil de arranjar peças, pelo que entendi tem eixo rígido traseiro e suspensão de feixe de molas traseira.

    Nesse ponto começam as minhas dúvidas:
    - Ela conta com reduzida e entrega torque a partir dos 1800 rpm - serve para trilhas moderadas?
    - Pelo que entendi ela teria o diferencial traseiro auto-blocante - procede? Como isso funcionaria? Equipara-se ao bloqueio de diferencial?
    - Uma das situações que percebi serem as mais complicadas no off-road é quando uma roda gira livremente e fica com todo o torque desviado para ela, enquanto a roda com contato no solo fica sem tração - a configuração da transmissão da X-Terra permite alterações para bloquear a roda livre e direcionar o torque para a roda com contato com o solo?
    - A suspensão traseira da X-Terra tem feixe de molas como a suspensão da Toyota Bandeirantes, isso quer dizer que ela também é desconfortável?
    - Quantos quilômetros dura o motor MWM que vem equipado nela?
    - Qual seria o preço justo para uma SE modelo 2004?

    Todas estas perguntas tem um motivo: tem uma 2004 a venda em Bauru com 130.000 KM que eu vou ver de perto esta semana e, dependendo do desenrolar das coisas pode ser minha companhia para ir a Ushuaia já no ano que vem!
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  • #10
    Usuário Avatar de Frederico Mendes
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    Citação Postado originalmente por FernandoDias Ver Post
    ..." Por outro lado me surpreendi com a X-Terra!
    Ela tem um entre-eixos mais curto, parece que o motor MWM tem uma mecânica relativamente simples e fácil de arranjar peças, pelo que entendi tem eixo rígido traseiro e suspensão de feixe de molas traseira.

    Nesse ponto começam as minhas dúvidas:
    - Ela conta com reduzida e entrega torque a partir dos 1800 rpm - serve para trilhas moderadas?
    - Pelo que entendi ela teria o diferencial traseiro auto-blocante - procede? Como isso funcionaria? Equipara-se ao bloqueio de diferencial?
    - Uma das situações que percebi serem as mais complicadas no off-road é quando uma roda gira livremente e fica com todo o torque desviado para ela, enquanto a roda com contato no solo fica sem tração - a configuração da transmissão da X-Terra permite alterações para bloquear a roda livre e direcionar o torque para a roda com contato com o solo?
    - A suspensão traseira da X-Terra tem feixe de molas como a suspensão da Toyota Bandeirantes, isso quer dizer que ela também é desconfortável?
    - Quantos quilômetros dura o motor MWM que vem equipado nela?
    - Qual seria o preço justo para uma SE modelo 2004?

    Todas estas perguntas tem um motivo: tem uma 2004 a venda em Bauru com 130.000 KM que eu vou ver de perto esta semana e, dependendo do desenrolar das coisas pode ser minha companhia para ir a Ushuaia já no ano que vem!
    Fernando, bom dia!
    Eu nunca andei de X-Terra, mas tenho um amigo, que tinha um Troller, vendeu por falta de espaço e comprou uma, com o argumento de ser a mesma mecânica (mwm 2.8). Se não me engano, a diferença é a turbina.
    O que pude presenciar aqui no forum é que o problema que voce pode ter, é falta de peças de reposição em caso de sinistro.
    Mas a parte mecânica é garantida. Este motor mwm, se feito as trocas de oleo certinhas, diz a lenda que roda mais de milhao (1.000.000 km).
    Caso eu tenha que trocar meu Troller, por um veículo maior, hoje a melhor relação custo x benefício para o meu caso é a X Terra. Aqui vai umas dicas http://www.4x4brasil.com.br/forum/ni...lgo-falar.html (Nissan X-Terra !! Alguem tem algo a falar??)
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ni...-e-gostei.html (Comprei um Xterra e... GOSTEI!!!)
    Espero ter ajudado.
    Frederico Mendes .'. Mineirinho perdido no mundo.
    Troller 2004 - Sirigüella
    “A mente rege a grande massa corpórea”

  • #11
    Usuário Avatar de Frederico Mendes
    Entrada
    10/02/2007
    Local
    Vitória/ES
    Idade
    50
    Posts
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    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por FernandoDias Ver Post
    Depois de estudar um pouco mais sobre transmissão e suspensão, estou de volta aqui para pedir algumas opiniões.
    ...
    Fernando, veja estes links...
    Nissan XTERRA - Opinião do Dono
    Teste Nissan XTerra - Revista - Webmotors
    Espero ter ajudado.
    Frederico.
    Frederico Mendes .'. Mineirinho perdido no mundo.
    Troller 2004 - Sirigüella
    “A mente rege a grande massa corpórea”

  • #12
    Usuário Avatar de F. Oliveira
    Entrada
    09/10/2011
    Local
    Teresina-PI e Axixá do Tocantins-TO/PI
    Idade
    43
    Posts
    1,075
    Agradecimentos: 0
    Excelente observação, Frederico...essa questão de peças de lataria/parachoque eh complicado com essas grandes máquinas. No mais é um dos carros mais bem preparados para longas viagens...pegaria uma de olhos fechados. A mecânica das x-terra é coisa de louco!

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