Olá a todos!
Venho acompanhando este fórum a algum tempo e hoje decidi me registrar para pedir a ajuda de vocês no meu processo de escolha da minha primeira viatura!
Aliás, o nível deste tópico está ótimo e me permitiu resolver muitas dúvidas que me assolavam!
Para a escolha da minha primeira viatura, já consegui definir alguns parâmetros lendo vários tópicos e pesquisando sobre vários 4x4:
- Pretendo ter uma viatura para passeios com trilhas leves e moderadas, principalmente para a dona da pensão poder bater muitas fotos (preciso atender os gostos dela para poder ter meu 4x4) - nesses passeios pretendo levar até quatro passageiros e tralha leve por trajetos que não superem 2000 km para ida e volta.
- Assim que pegar mais prática, pretendo me aventurar em expedições curtas (será que poderia realmente chamar de expedição?) pelo Brasil e futuramente me lançar em viagens pela América do Sul, sempre eu e a patroa, liberando os bancos de trás para a bagagem (ou até para serem removidos).
- A viatura seria meu segundo carro, pois preciso de um veículo convencional para viajar 120 km todo dia - e vou substituir meu carro reserva por um 4x4.
- Pretendo aprender a fazer a manutenção básica e de emergência - por isso procuro um carro com mecânica simples.
- Não gosto da idéia de ficar na mão por falta de peças ou um componente eletrônico que só possa ser reparado com mão-de-obra e equipamentos especializados - por isso procuro uma viatura com boa disponibilidade de peças e o mínimo de eletrônica para funcionamento (componentes que apresente problemas, mas não imobilizem o veículo podem até estar presentes - embora minha noção de mecânica não me permita ter idéia de quais seriam os sistemas com os quais não se preocupar).
- Me preocupo muito com segurança, mas acho que pelo valor que vou dispor fica um pouco complicado pegar uma viatura com ABS e Air Bag...
- Vou dar preferência para um modelo com melhor mobilidade - bons ângulos de entrada e saída, fácil de manobrar e com boa altura do solo.
- De início continuo considerando os motores diesel como meus preferidos - ainda não achei um argumento bom o suficiente para migrar para motores a gasolina - afinal, sempre sonhei em ter um carro a diesel e isso não tem nada a ver com uma escolha racional.
- Minha meta é o consumo rodoviário o mais próximo de 11 km/l com diesel ou até melhor se existir.
- Como pretendo encarar trilhas médias, acredito que vou precisar de tração com reduzida e bloqueio do diferencial.
- A idéia de uma barraca no teto e tralha para períodos distantes da civilização e dos hotéis & restaurantes me encanta, mas por enquanto a patroa não foi sondada se toparia.
- Agora o parâmetro vergonhoso: tentar encontrar uma viatura que tenha ou permita instalar ar-condicionado... O dito cujo, quando se usa todo dia, vicia... Difícil de largar de uma vez só - ainda assim, acho que prefiro uma viatura que atenda todas as outras necessidades, mesmo que deixe esta de fora.
Agora as dúvidas:
- Feixes de mola são tão desconfortáveis quanto o pessoal fala? Digo isso porquê tenho como candidata a Toyota Bandeirantes Curta...
- Para uso até moderado, posso optar pelos veículos construídos por monobloco ou devo focar apenas nos construídos sobre chassi de longarinas?
- Para este tipo de uso vou precisar de um curso longo da suspensão?
- Veículos sem direção hidráulica tem manutenção do sistema de direção mais simples? Compensa abrir mão da direção hidráulica?
- Quais os motores de mais fácil manutenção no Brasil e América Latina? Acho que no meu caso partir do motor pode facilitar a escolha das opções de viatura, mas ainda não me entendi direito com os modelos disponíveis e que o pessoal comenta por aqui (indicação de um tópico que trate desse assunto é bem-vinda).
- Última dúvida cruel: hoje tenho um Gol G3 que é meu quebra-galho em caso de quebra do meu carro principal e que também é o meu quebra-coluna que acaba comigo quando preciso rodar com ele - por outro lado tenho um Xsara Picasso 1.6 pelo qual sou apaixonado, pois consigo dirigir 600 km seguidos sem sentir qualquer dor e no qual cabe todo tipo de tralha que me dá na cabeça de levar junto. Ou seja: minha referência de conforto, visibilidade para dirigir, suspensão, desempenho, altura do banco do motorista, facilidade para manobrar e estacionar, capacidade de carga e consumo é o não-luxuoso, não-moderno e não-esportivo Xsara Picasso 1.6 (ainda assim é o carro que me satisfaz plenamente para meu uso - então não façam piada com ele...). Posto isso, será que consigo uma opção 4x4 que me traga uma experiência parecida ou melhor que a do meu carro principal e que fique dentro do meu orçamento?
Agora a parte terrível: meu limitado orçamento! Vou ter R$ 35 mil - podendo esticar até R$ 42 mil - para minha compra, mas estou tentando trabalhar com a idéia de sobrar um pouco deste dinheiro para ajustes de suspensão, motor e bancos (talvez o ar-condicionado rsss) - quem me dera conseguir gastar até R$ 30 mil na viatura e o restante na melhoria da mesma. Vou ter que manter os dois carros e a dona da pensão não quer por um centavo nesta minha empreitada.
Assim, acho que vou ter que pegar um ano avançado e com isso já me conformei em ter seguro apenas para terceiros. Porém, sempre disponho de alguns trocados para manter a manutenção afinada e aumentar a confiabilidade de uma viatura mais antiga.
Nas minhas leituras até o momento, acho que a Toyota Bandeirante Curta pode atender meus interesses e que, infelizmente vou ter que abandonar a idéia de uma Defender 90tinha antiga pelo custo e nível de dificuldade da manutenção...
Ficou também pelo caminho a TR4 pela eletrônica fácil de molhar e o custo de aquisição mais alto.
As SW4 e as Pajero mais antigas me deixaram tentado, mas tenho dúvidas quanto a facilidade de manutenção, dependência de componentes eletrônicos, resistência a travessias de alagados (imagina as malas de roupa da patroa molhadas!) e mobilidade (me parecem muito grandes para uma condução mais esperta e travessia de terrenos acidentados - fora a questão do trânsito em áreas urbanas). Poderiam opinar sobre estes pontos?
Até o momento a Band me parece a mais interessante, mas ela atende realmente ao que eu preciso? Vi que elas tem dois motores: um mercedes e o 14b - qual teria a manutenção mais fácil?
E principal - motivo de ter começado este post - estou a tanto tempo lendo que acabei centrado em uns poucos modelos, será que estou deixando de pesquisar algum outro que poderia me atender nesta faixa de preço? Vocês poderiam me indicar outras alternativas?
Desde já grato pela ajuda,
Fernando Dias