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  • #1
    Usuário Avatar de sandro_ventania
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    Lukas...dá pra dar a volta ao mundo de kombi!
    Mas se a intenção é um 4x4...eu escolheria uma SW4 2000 a 2001. Primeiro por ser com bomba mecânica, em qualquer lugar mexe...e segundo por ser a Toyota a mais presente no mundo.
    Meu carro é uma SW4 93 e eu sairia nela a qualquer hora para uma volta ao mundo!
    Escolha o carro da sua preferencia...eu escolho Toyota...afinal não foi atoa que ela conseguiu a fama..."Toyota é Toyota!"
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #2
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    Pois é...está na lista. não descartada ainda! Valeu a dica!

    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Lukas...dá pra dar a volta ao mundo de kombi!
    Mas se a intenção é um 4x4...eu escolheria uma SW4 2000 a 2001. Primeiro por ser com bomba mecânica, em qualquer lugar mexe...e segundo por ser a Toyota a mais presente no mundo.
    Meu carro é uma SW4 93 e eu sairia nela a qualquer hora para uma volta ao mundo!
    Escolha o carro da sua preferencia...eu escolho Toyota...afinal não foi atoa que ela conseguiu a fama..."Toyota é Toyota!"
    Lucas Kta - Jimny Sierra "procurando um nome"
    ex-
    L200 Triton HPE Cabrito - Camper Duaron; Suzuki Grand Vitara Eustácio; Suzuki Samurai Bastião

  • #3
    Usuário Avatar de FernandoDias
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    Tudo bom Lucas Kta?

    Pelo que entendi, você gostaria de fazer a volta ao mundo, seria isso?
    Como falou do camper, quer dizer que gostaria de usar a viatura como casa, correto?

    Não sou mestre no assunto, mas aqui vão algumas idéias:

    - Toyota é uma opção mais garantida, principalmente em países do terceiro mundo (faz tempo que eu não ouço este termo!), onde Land Rover nem sempre é um veículo popular (dica: veja o site da Land e da Toyota dos países por onde deseja passar - para mim isso foi muito esclarecedor quanto a rede de concessionárias).
    - Modelos antigos com menos eletrônica terão manutenção mais simples e funcionarão com diesel com mais enxofre, mas a idade do veículo e quilometragem podem acabar levando a mais quebras. Neste caso uma reforma total com verificação de integridade do chassis e longarinas é essencial (reforma total quer dizer: motor novo, transmissão nova, suspensão nova, elétrica nova - viatura reconstruída). Nem preciso dizer que fica caro e dá dó de fazer. Por outro lado, uma viatura novinha de um projeto com pelo menos quatro anos de estrada (tempo suficiente para a engenharia efetuar eventuais "ajustes finos" no projeto) dificilmente te dará dor de cabeça e o investimento será em levar peças sobressalentes para uma eventual emergência (incluir central eletrônica, OK?).
    - Diesel não é igual em todo lugar... Especialmente em certos lugares da África. Não vai ter Diesel S10 sempre e nem diesel confiável em todo lugar, fora que diesel não é tão fácil de encontrar por aí (no Uruguai já é difícil de achar em todos os postos). O mesmo vale para a gasolina quanto a qualidade, mas é mais provável que você encontre ela em mais lugares. Resumo da história: tenha seu estoque particular de combustível.
    - Já pensou em uma Ford da Série F? Tração traseira, espaço para você construir uma mini-casa e com um guincho na frente dá para passar por quase qualquer lugar! Vai te permitir inventar algo bem mais adaptado a sua necessidade e ainda conta com uma mecânica de uso comercial (leia-se: feita para aguentar mau uso, então imagina como dura com bom uso...). Se fizer questão da tração, tem a F-4000 com tração 4X4. Agora pesquisa a rede de concessionárias da Ford nos países por onde deseja passar, OK?
    - Última consideração: que tal começar sua viagem lá nos EUA? Vai de avião, compra a viatura lá (por acaso bem mais barato do que aqui), compra um dos campers legais que eles possuem por lá (me perdoe Camper Duaron, mas tem umas opções incríveis por lá) e parte viajando o mundo - no final volta para lá e vende a viatura lá mesmo (ps.: você não poderia entrar no Brasil com esta viatura). Parece loucura, mas funciona e fica muito mais em conta do que começar por aqui.
    Indo para onde a estrada me levar. Fotos https://500px.com/fer_workstation
    Nissan Frontier SV Attack 4X4+Caiman 125+Samurai Fishing+tralha de camping!

  • #4
    Usuário Avatar de Lucas Kta
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    obrigado pelas dicas! quanto a começar pelos EUA, ainda não avaliei. O problema é que não dá pra entrar no brasil com ela nem a passeio. Vi isso num tópico aqui do amigo que tem uma tracker mini camper.

    Mas o que isso faz de diferença é forçar um roteiro novo, apenas isso. É uma opção a se considerar. Você tem alguma referência fora da 4Wheel camper? Porque alguns modelos da duaron subiram no conceito da minha esposa devido a organização e ter banheiro interno.


    Citação Postado originalmente por FernandoDias Ver Post
    Tudo bom Lucas Kta?

    Pelo que entendi, você gostaria de fazer a volta ao mundo, seria isso?
    Como falou do camper, quer dizer que gostaria de usar a viatura como casa, correto?

    Não sou mestre no assunto, mas aqui vão algumas idéias:

    - Toyota é uma opção mais garantida, principalmente em países do terceiro mundo (faz tempo que eu não ouço este termo!), onde Land Rover nem sempre é um veículo popular (dica: veja o site da Land e da Toyota dos países por onde deseja passar - para mim isso foi muito esclarecedor quanto a rede de concessionárias).
    - Modelos antigos com menos eletrônica terão manutenção mais simples e funcionarão com diesel com mais enxofre, mas a idade do veículo e quilometragem podem acabar levando a mais quebras. Neste caso uma reforma total com verificação de integridade do chassis e longarinas é essencial (reforma total quer dizer: motor novo, transmissão nova, suspensão nova, elétrica nova - viatura reconstruída). Nem preciso dizer que fica caro e dá dó de fazer. Por outro lado, uma viatura novinha de um projeto com pelo menos quatro anos de estrada (tempo suficiente para a engenharia efetuar eventuais "ajustes finos" no projeto) dificilmente te dará dor de cabeça e o investimento será em levar peças sobressalentes para uma eventual emergência (incluir central eletrônica, OK?).
    - Diesel não é igual em todo lugar... Especialmente em certos lugares da África. Não vai ter Diesel S10 sempre e nem diesel confiável em todo lugar, fora que diesel não é tão fácil de encontrar por aí (no Uruguai já é difícil de achar em todos os postos). O mesmo vale para a gasolina quanto a qualidade, mas é mais provável que você encontre ela em mais lugares. Resumo da história: tenha seu estoque particular de combustível.
    - Já pensou em uma Ford da Série F? Tração traseira, espaço para você construir uma mini-casa e com um guincho na frente dá para passar por quase qualquer lugar! Vai te permitir inventar algo bem mais adaptado a sua necessidade e ainda conta com uma mecânica de uso comercial (leia-se: feita para aguentar mau uso, então imagina como dura com bom uso...). Se fizer questão da tração, tem a F-4000 com tração 4X4. Agora pesquisa a rede de concessionárias da Ford nos países por onde deseja passar, OK?
    - Última consideração: que tal começar sua viagem lá nos EUA? Vai de avião, compra a viatura lá (por acaso bem mais barato do que aqui), compra um dos campers legais que eles possuem por lá (me perdoe Camper Duaron, mas tem umas opções incríveis por lá) e parte viajando o mundo - no final volta para lá e vende a viatura lá mesmo (ps.: você não poderia entrar no Brasil com esta viatura). Parece loucura, mas funciona e fica muito mais em conta do que começar por aqui.
    Lucas Kta - Jimny Sierra "procurando um nome"
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  • #5
    Usuário Avatar de FernandoDias
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    Tudo bem Lucas?

    Desculpa pela demora para responder! Infelizmente nunca tive chance de experimentar qualquer uma das opções de camper dos EUA e só vou ter o conhecimento daquilo que é publicado na internet, por isso sugiro que faça uma pesquisa e pergunte para o pessoal dos fóruns americanos.
    Quanto ao Camper, vejo que você está com uma expectativa alta em relação aos modelos da Duaron, por isso tenho que perguntar: você já viu um pessoalmente?
    Quando você fala sobre o banheiro, me deixa na dúvida se já viu ele pessoalmente, pois o banheiro é bem compacto (claustrofóbico talvez?) e exige certo sacrifício de conforto em prol de usabilidade limitada. Tem gente que consegue se virar com esta situação, mas tem gente que vai pedir banheiro de hotel depois de três dias de uso...
    Outra coisa a se considerar: camper = peso na caçamba. As pickups de passeio de hoje em dia até toleram carregar 1 Ton, mas isso esporadicamente! O camper é um baita aumento de peso que vai ficar sobrecarregando a estrutura da pickup por quantos meses? Será que ela vai aguentar?
    Vale sempre pensar que o camper será sua casa por vários meses, então quanta tralha ele pode carregar? (olhe o projeto e perceba que não sobra muito espaço para provisões...) Como lavar roupa? (se a viagem é longa, isso torna-se relevante), Como será cruzar um dia inteiro de sol escaldante e ter que entrar no camper para dormir? (tem isolamento térmico, não blindagem térmica!) Onde vai colocar as lembranças e presentes que ganhar pelo caminho? (não minta para si mesmo... sempre acabamos comprando algo como recordação...) Como fica cozinhar dentro do quarto e que tipo de pratos podem ser preparados com a cozinha disponível? (lembre-se: a cozinha está no quarto! Como fica a gordura, os respingos, os cheiros, o calor, etc.).
    Não tenho como objetivo te desencorajar, mas é necessário ter clareza daquilo que você irá enfrentar - uma semana no camper é uma coisa, um mês é outra e um ano é outra totalmente diferente!

    Só para complicar um pouco mais as coisas, vai uma idéia alternativa: pegue uma pickup, encomende uma capota em metal, coloque uma barraca de teto em cima, monte uma caixa-cozinha que possa ser utilizada tanto dentro da caçamba quanto fora dela, instale um toldo lateral, tenha um vaso sanitário destes que possuem reservatório próprio e um chuveiro que possa ser pendurado do lado de fora da pickup para serem usados em emergência (dá para levar um conjunto de paredes para o toldo e assim aumentar a privacidade), tenha estoque de água e combustível na caçamba e faça amizades pelo caminho! Tente conseguir uma casa para passar a noite em cada lugar por onde passar, faça novos amigos, experimente a comida local feita pelo povo do local (nada de comida para turista!), tome banho e escove os dentes no banheiro real do seu anfitrião e durma no aconchego do seu lar adotivo daquela noite - se não conseguir esse novo amigo, dê uma olhada nas pousadas disponíveis, se não houver pousadas use sua estrutura de emergência da pickup! Mais simples, mais histórias, mais amigos - menos é mais.
    Indo para onde a estrada me levar. Fotos https://500px.com/fer_workstation
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  • #6
    Usuário Avatar de Lucas Kta
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    (vou responder em dois posts)
    Primeiro, esclarecimento geral, depois os mais "técnicos" e uma atualização da minha busca:

    Fernando,
    é isso mesmo. Estes pontos que levantou são minhas dúvidas também! Eu ainda não consegui ver o camper da Duaron, embora eu tenha tentado ver uma com um colega aqui de BH que se mostrou a disposição. No entanto ainda não tivemos agenda para conseguir ver o projeto deles.

    Quanto a sua ideia de usar o camper como "emergência", também já tivemos. No entanto, eu não posso planejar e assumir que vou conseguir a casa de alguém em todo local que eu passar. Além disso, pretendemos visitar lugares bem remotos - mesmo que por 3 ou 4 dias - e vamos precisar da estrutura. Por isso, estamos pensando no camper como "a melhor opção de conforto dadas as condições".


    A minha esposa acha barraca de teto insegura. Nossa preocupação de banheiro é não precisar sair do veículo para fazer um xixi de madrugada, por exemplo. Em especial porque teremos todo tipo de clima. E chuva. Imagina descer da barraca de madrugada pra fazer um xixi e chovendo lá fora.

    Não tenho (e nem a minha esposa) a pretensão de ficar com o conforto que temos em casa ou que teremos na casa de alguém, com cama e banheiro de verdade. No entanto, estes dois pontos pesam na minha escola.

    Citação Postado originalmente por FernandoDias Ver Post
    Outra coisa a se considerar: camper = peso na caçamba. As pickups de passeio de hoje em dia até toleram carregar 1 Ton, mas isso esporadicamente! O camper é um baita aumento de peso que vai ficar sobrecarregando a estrutura da pickup por quantos meses? Será que ela vai aguentar?
    Vale sempre pensar que o camper será sua casa por vários meses, então quanta tralha ele pode carregar? (olhe o projeto e perceba que não sobra muito espaço para provisões...) Como lavar roupa? (se a viagem é longa, isso torna-se relevante), Como será cruzar um dia inteiro de sol escaldante e ter que entrar no camper para dormir? (tem isolamento térmico, não blindagem térmica!) Onde vai colocar as lembranças e presentes que ganhar pelo caminho? (não minta para si mesmo... sempre acabamos comprando algo como recordação...) Como fica cozinhar dentro do quarto e que tipo de pratos podem ser preparados com a cozinha disponível? (lembre-se: a cozinha está no quarto! Como fica a gordura, os respingos, os cheiros, o calor, etc.).
    Não tenho como objetivo te desencorajar, mas é necessário ter clareza daquilo que você irá enfrentar - uma semana no camper é uma coisa, um mês é outra e um ano é outra totalmente diferente!

    Só para complicar um pouco mais as coisas, vai uma idéia alternativa: pegue uma pickup, encomende uma capota em metal, coloque uma barraca de teto em cima, monte uma caixa-cozinha que possa ser utilizada tanto dentro da caçamba quanto fora dela, instale um toldo lateral, tenha um vaso sanitário destes que possuem reservatório próprio e um chuveiro que possa ser pendurado do lado de fora da pickup para serem usados em emergência (dá para levar um conjunto de paredes para o toldo e assim aumentar a privacidade), tenha estoque de água e combustível na caçamba e faça amizades pelo caminho! Tente conseguir uma casa para passar a noite em cada lugar por onde passar, faça novos amigos, experimente a comida local feita pelo povo do local (nada de comida para turista!), tome banho e escove os dentes no banheiro real do seu anfitrião e durma no aconchego do seu lar adotivo daquela noite - se não conseguir esse novo amigo, dê uma olhada nas pousadas disponíveis, se não houver pousadas use sua estrutura de emergência da pickup! Mais simples, mais histórias, mais amigos - menos é mais.
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  • #7
    Usuário Avatar de francaclayton
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    Post interessante assinado....
    Clayton França
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    Defender RAW 110 (2011) - Preciosa

  • #8
    Usuário Avatar de helder.dir
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    Perfeita descrição Fernando, esse é o espírito!!
    Bandeirante Longa 89, OM364LA (MB914), 5m, C&P 12x35, pneus 35, DH, AC

  • #9
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    Segundo post, com atualização da busca e impressões:

    As dúvidas continuam surgindo (algumas já foram embora também) e cada hora tendemos mais para um veículo do que para outro. Já visitamos alguns e estamos tentando mesmo é decidir se vale realmente a pena encarar uma adaptação monstruosa (meses a fio de projeto customizado) ou se vale a pena pagar mais caro (será mesmo?) e com menos tempo por um projeto pronto que já teve "sucesso" no mercado (camper).

    Um grande ponto que tem pesado é a indisponibilidade de empresas em Belo Horizonte que possam fazer este tipo de projeto. Se tem, não as encontrei ainda. Vou tentar as fábricas de veículos especiais, mas não sei se tem interesse nesse tipo de coisa. Até agora, tirando o fabricante de camper, encontrei umas duas ou três, todas no sul do país, com disponibilidade de fazer as reformas necessárias. A fabricante de motorhome que encontrei em BH de cara já me recusou o projeto com um "vai ficar caro", sem querer nem mesmo conhecer as especificações.


    1) Land Rover Discovery 2 2002 TD5 Automática, 170 mil Km rodados: R$ 40-50 mil
    fiz o test drive nesta verdadeira NAVE. Fantástica. Embora um carro de 15 anos, a tecnologia e o conforto impressionam. Coloquei o mesmo na minha lista, considerando fazer um projeto de adaptação que incluiria um teto estilo pop-up, camas, armários, tanque de água e baterias extras. Similar ao que fazem e já fizeram por aí em Defenders.

    Pró: Preço, Conforto, motor "bem falado"
    Contras: adaptação complexa, espaço menor que a Defender, dificuldade de achar um veículo em bom estado

    2) L200 Savana 2008, Manual, 117 mil km rodados: R$ 55 mil
    Não conhecia em detalhes o veículo. Fiquei satisfeito com o que vi porque me pareceu realmente robusto. Já li alguns relatos por aí que as L200 tem fama de esquentar, mas não sei exatamente para quais modelos e ano isso se referia. Também me pareceu um bom veículo a ser considerado porque tem reforço para off road e alguns acessórios interessantes.

    Pró: Preço, preparação off road, adaptação simplificada
    Contras: adaptação é simples, porém cara, se considerado um camper.

    3) Land Rover Defender (2002 a 2005): R$ 65-90 mil

    Ainda não tive a oportunidade de testar. Como já disse antes, é um veículo que carrega muitas lendas consigo, umas verdadeiras outras mais duvidosas. Em Minas está difícil achar uma até pra fazer um test drive e conversar com o proprietário. Uma que valha a pena ir ver.

    Prós: adaptação "conhecida", ou seja, já existem projetos "prontos" com valor razoável
    contra: preço de aquisição e dificuldade de encontrar algo realmente bom. As boas tem sido vendidas como veículos de colecionador (altíssimos preços. Só de curiosidade, tem Defender usada no webmotors por mais de 200 mil).

    4) Toyota Prado, Nissan XTerra, etc, etc: R$ 65-80 mil

    Estes veículos entram na mesma classe do Discovey 2. Eu estou praticamente desistindo de avaliar para não complicar mais ainda a escolha. Acredito que primeiro temos que decidir se vamos de projeto de adaptação ou se vamos comprar um projeto pronto.
    Lucas Kta - Jimny Sierra "procurando um nome"
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  • #10
    Usuário Avatar de Lucas Kta
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    Atualizações da saga, digo, busca do veículo "ideal":

    1) Land Rover Discovery 2: conversei com uma empresa do sul do país que faz adaptações em Defenders, campers, etc. Segundo os mesmos, se as dimensões são aproximadamente as mesmas da Defender, é possível fazer um projeto que inclua até mesmo um teto pop-up. Fiquei de mandar um rascunho mas ainda não o fiz. Custo aproximado de R$ 45 k.

    1) Land Rover Discovery 2 2002 TD5 Automática, 170 mil Km rodados: R$ 40-50 mil
    fiz o test drive nesta verdadeira NAVE. Fantástica. Embora um carro de 15 anos, a tecnologia e o conforto impressionam. Coloquei o mesmo na minha lista, considerando fazer um projeto de adaptação que incluiria um teto estilo pop-up, camas, armários, tanque de água e baterias extras. Similar ao que fazem e já fizeram por aí em Defenders.

    Pró: Preço, Conforto, motor "bem falado"
    Contras: adaptação complexa, espaço menor que a Defender, dificuldade de achar um veículo em bom estado
    2) Mitsubishi L200 Savana: descartada devido indicação de problemas no chassi relatado pelo pessoal que é fabricante de camper. A ideia aqui não é ter somente o veículo 4x4, mas também um que possa receber a adaptação pra vida na estrada. Além disso, encontrei com um pessoal aqui da minha cidade que ficou 7 meses na estrada viajando pelas Américas que me relataram a dificuldade de colegas para realizar algumas manutenções na Mitsubishi fora do país. Este ponto é controverso e não estudei a fundo, mas com o problema do chassi estou, portanto, descartando.

    2) L200 Savana 2008, Manual, 117 mil km rodados: R$ 55 mil
    Não conhecia em detalhes o veículo. Fiquei satisfeito com o que vi porque me pareceu realmente robusto. Já li alguns relatos por aí que as L200 tem fama de esquentar, mas não sei exatamente para quais modelos e ano isso se referia. Também me pareceu um bom veículo a ser considerado porque tem reforço para off road e alguns acessórios interessantes.

    Pró: Preço, preparação off road, adaptação simplificada
    Contras: adaptação é simples, porém cara, se considerado um camper.
    3) Land Rover Defender: parei de olhar, pelo menos por agora, devido ao alto custo deste veículo e a incrível indisponibilidade de veículos em condição de fazer brilhar os olhos. Mesmo para uma reforma.

    3) Land Rover Defender (2002 a 2005): R$ 65-90 mil
    Ainda não tive a oportunidade de testar. Como já disse antes, é um veículo que carrega muitas lendas consigo, umas verdadeiras outras mais duvidosas. Em Minas está difícil achar uma até pra fazer um test drive e conversar com o proprietário. Uma que valha a pena ir ver.

    Prós: adaptação "conhecida", ou seja, já existem projetos "prontos" com valor razoável
    contra: preço de aquisição e dificuldade de encontrar algo realmente bom. As boas tem sido vendidas como veículos de colecionador (altíssimos preços. Só de curiosidade, tem Defender usada no webmotors por mais de 200 mil).

    4) Toyota Hilux 4x4:
    neste fim de semana fiz um teste drive numa Hilux. Gostei bastante. A questão importante mesmo em caminhonetes é que elas permitem um camper completo. Enfim, na questão das Hilux pesa bastante a rede de manutenção fora do país e a confibilidade que TODOS que tem o carro sempre relatam. Quase decidido que se for caminhonete, será Hilux. A pergunta agora é: a 2.5 é muito diferente da 3.0? algumas 2.5 são mais novas (anos) e tem mesmo preço das 3.0...Tentador!

    4) Toyota Prado, Nissan XTerra, etc, etc: R$ 65-80 mil
    Estes veículos entram na mesma classe do Discovey 2. Eu estou praticamente desistindo de avaliar para não complicar mais ainda a escolha. Acredito que primeiro temos que decidir se vamos de projeto de adaptação ou se vamos comprar um projeto pronto.
    5) Finalmente, consegui ver um camper da Duaron.

    Caros, quem nunca viu, recomendo ir visitar. A primeira vista, sem entrar no mesmo e com ele fora da caminhonete, a impressão é que não cabe nada lá dentro. Engano.

    O projeto é surpreendente. Em 6 m2 existe realmente uma casa. Cozinha (fogão, pia e geladeira), mesa para dois, colchão de casal e incrivelmente um banheiro. Sim, um banheiro. É apertado, alguns já disseram em tópicos anteriores. No entanto, só de ter para emergências e banhos (quentes, inclusive) já é um bom começo.

    Ficamos muito empolgados com o projeto. Realmente é um aproveitamento de espaço muito interessante. E fazer uma adaptação em uma empresa que não tem experiência pode ser uma tremenda aventura, seja qual for o carro. Basta ver que são muitos detalhes de elétrica, hidráulica e construção em geral que são necessários para ter algo no mesmo nível.

    O modelo que visitei tem:

    banheiro com aquecedor, caixa d'agua de 110 litros, caixa de água servida, caixa de detritos (do banheiro), fogão, geladeira, pia, cama casal, mesa para dois, armários, teto semi pop-up, duas baterias para autonomia do camper, inversor, toldo lateral, toldo traseiro.

    Faltou:

    painel solar (vital), ar condicionado (talvez).

    Veículo:

    Toyota Hilux SRV 2014 Automática. Consumo médio com Camper: 9 km/l. Preparação: 2 molas a mais em cada feixe para aguentar o peso e nivelar veículo, câmera de ré no camper, além dos pontos de fixação na caçamba.
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  • #11
    Usuário Avatar de titanium
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    Citação Postado originalmente por Lucas Kta Ver Post
    Atualizações da saga, digo, busca do veículo "ideal":

    1) Land Rover Discovery 2: conversei com uma empresa do sul do país que faz adaptações em Defenders, campers, etc. Segundo os mesmos, se as dimensões são aproximadamente as mesmas da Defender, é possível fazer um projeto que inclua até mesmo um teto pop-up. Fiquei de mandar um rascunho mas ainda não o fiz. Custo aproximado de R$ 45 k.


    2) Mitsubishi L200 Savana: descartada devido indicação de problemas no chassi relatado pelo pessoal que é fabricante de camper. A ideia aqui não é ter somente o veículo 4x4, mas também um que possa receber a adaptação pra vida na estrada. Além disso, encontrei com um pessoal aqui da minha cidade que ficou 7 meses na estrada viajando pelas Américas que me relataram a dificuldade de colegas para realizar algumas manutenções na Mitsubishi fora do país. Este ponto é controverso e não estudei a fundo, mas com o problema do chassi estou, portanto, descartando.



    3) Land Rover Defender: parei de olhar, pelo menos por agora, devido ao alto custo deste veículo e a incrível indisponibilidade de veículos em condição de fazer brilhar os olhos. Mesmo para uma reforma.



    4) Toyota Hilux 4x4:
    neste fim de semana fiz um teste drive numa Hilux. Gostei bastante. A questão importante mesmo em caminhonetes é que elas permitem um camper completo. Enfim, na questão das Hilux pesa bastante a rede de manutenção fora do país e a confibilidade que TODOS que tem o carro sempre relatam. Quase decidido que se for caminhonete, será Hilux. A pergunta agora é: a 2.5 é muito diferente da 3.0? algumas 2.5 são mais novas (anos) e tem mesmo preço das 3.0...Tentador!



    5) Finalmente, consegui ver um camper da Duaron.

    Caros, quem nunca viu, recomendo ir visitar. A primeira vista, sem entrar no mesmo e com ele fora da caminhonete, a impressão é que não cabe nada lá dentro. Engano.

    O projeto é surpreendente. Em 6 m2 existe realmente uma casa. Cozinha (fogão, pia e geladeira), mesa para dois, colchão de casal e incrivelmente um banheiro. Sim, um banheiro. É apertado, alguns já disseram em tópicos anteriores. No entanto, só de ter para emergências e banhos (quentes, inclusive) já é um bom começo.

    Ficamos muito empolgados com o projeto. Realmente é um aproveitamento de espaço muito interessante. E fazer uma adaptação em uma empresa que não tem experiência pode ser uma tremenda aventura, seja qual for o carro. Basta ver que são muitos detalhes de elétrica, hidráulica e construção em geral que são necessários para ter algo no mesmo nível.

    O modelo que visitei tem:

    banheiro com aquecedor, caixa d'agua de 110 litros, caixa de água servida, caixa de detritos (do banheiro), fogão, geladeira, pia, cama casal, mesa para dois, armários, teto semi pop-up, duas baterias para autonomia do camper, inversor, toldo lateral, toldo traseiro.

    Faltou:

    painel solar (vital), ar condicionado (talvez).

    Veículo:

    Toyota Hilux SRV 2014 Automática. Consumo médio com Camper: 9 km/l. Preparação: 2 molas a mais em cada feixe para aguentar o peso e nivelar veículo, câmera de ré no camper, além dos pontos de fixação na caçamba.


    Muito bom ver que sua pesquisa está evoluindo rápido, Lucas!

    Eu sou apaixonado por Toyotas... já disse isso mil vezes aqui pelo fórum... mas as D2 são opções beemmmm interessantes, ESPECIALMENTE se pegar uma com histórico de manutenção e bem mantida!

    Abraço!
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #12
    Usuário Avatar de Lucas Kta
    Entrada
    04/10/2010
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    Rio de Janeiro/RJ
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    hehehe! é fácil de saber o porquê! vamos seguindo...ainda é uma opção.

    Citação Postado originalmente por titanium Ver Post
    Muito bom ver que sua pesquisa está evoluindo rápido, Lucas!

    Eu sou apaixonado por Toyotas... já disse isso mil vezes aqui pelo fórum... mas as D2 são opções beemmmm interessantes, ESPECIALMENTE se pegar uma com histórico de manutenção e bem mantida!

    Abraço!
    Lucas Kta - Jimny Sierra "procurando um nome"
    ex-
    L200 Triton HPE Cabrito - Camper Duaron; Suzuki Grand Vitara Eustácio; Suzuki Samurai Bastião

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