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FlipPac Camper nacional para nossas picapes

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  • 18/10/2013, 11:04
    Nilton J
    13 Anexo(s)
    Um camper diferente e patenteado: QuickCamper
    Continuando a busca e brainstorm de um camper nacional de baixo custo, vejam este produto abaixo, uma espécie de flippac às avessas, que abre e fecha em torno transversal ao comprimento da caçamba cujo projeto foi executado pelo americano Jay Baldwin, o qual patenteou o produto chamado de QuickCamper, e está até hoje a procura de uma empresa interessada em comprar sua patente e assim, liberar o projeto para fabricá-lo em escala industrial.

    Só existe um protótipo até o momento, montado em sua própria picape, que deve ser do tipo "long bed".

    Seguem as fotos:

    Anexo 435528

    Anexo 435529

    Anexo 435530

    Anexo 435531

    Anexo 435532

    Anexo 435534

    Anexo 435535

    O inventor e construtor, Jay Baldwin:

    Anexo 435536

    Anexo 435539

    Anexo 435540

    Anexo 435541

    Floorplan:

    Anexo 435538

  • 18/10/2013, 11:14
    Ricardo S. Souza
    Aqui vai mais uma contribuição. Home on the Highway - San Francisco to Ushuaia in an 87 4Runner. - Expedition Portal
    Um bom exemplo de um camper barato.
    E aqui sobre barraca de teto homemade offroadTB.com - View topic - Homemade Roof Top Tent
    Eu, embora atraído pela ideia do flippac camper, estou tendendo a comprar um Jimny mesmo, porque se optasse pela hilux teria que ser uma mais velha e embora seja uma viatura muito boa e resistente, sempre podemos ter surpresas com carros usados.
    Optando pelo Jimny vou abandonar o camper e me concentrar na redução de peso da camping's world, o que acho possível de ser feito, substituindo algumas peças de aço por alumínio e a base de compensado por painéis de composite de fibra de vidro e espuma de pvc.
  • 18/10/2013, 14:17
    Rubens Linhalis
    5 Anexo(s)
    Nilton J , muito legal esse camper. Mas sera que dá pra levar coisas (com peso) no teto?? pensando em expedicao.. tem muita tralha ainda pra enfiar no carro.


    Da uma olhada nesse, é parecido:

    Anexo 435561 Anexo 435562 Anexo 435563 Anexo 435564 Anexo 435565
  • 18/10/2013, 15:05
    Nilton J
    Citação:

    Postado originalmente por Rubens Linhalis Ver Post
    Nilton J , muito legal esse camper. Mas sera que dá pra levar coisas (com peso) no teto?? pensando em expedicao.. tem muita tralha ainda pra enfiar no carro.


    Da uma olhada nesse, é parecido:

    Anexo 435561 Anexo 435562 Anexo 435563 Anexo 435564 Anexo 435565


    Rubens,

    O quickcamper do americano Jay achei bem limitado e meio fraquinho, não há porque alguém comprar a patente dele, que já provavelmente virou "mico" nas mãos dele, mas sempre é bom conhecer...em minha opinião, só de ver as fotos, penso que aquela estrutura que ele alega ser rígida iria se desmanchar no off-road.

    Esse outro camper que vc postou já é bem mais interessante, mais esperto e mais robusto.

    Quando eu desenhei o rascunho de minha carretinha em meados do ano passado, e levei ao fabricante de carreta, sabia exatamente o que eu queria e o que eu tinha em mente.

    Agora com esta saga em se projetar um camper de baixo custo, a pedido de um colega, a coisa se inverteu...ainda não tenho fechado o projeto no plano mental, e quanto mais fotos e mais projetos vejo, mais dúvidas na cabeça...mas pelos projetos de campers independentes que estou vendo nos links do EXPO, acho que o melhor caminho a ser seguido mesmo será o conceito do camper nacional do pp8gnt, que inclusive bate com o visual do FWC sendo importado pelo Alberto GV. O nível de acabamento, acessórios e o recheio dentro é que são as variáveis.

    Outra diferença é que o FWC é um único bloco do tipo slide-in/slide-out, o qual pode ser montado em diversos tamanhos de caçamba, mas precisa dos braços extensores em caso de remoção, para sustentá-lo ao chão.

    Já no camper manauara, a capota fica fixa às paredes laterais da caçamba e só o piso suspenso é removível, fato que acarreta na necessidade de capotas de diferentes tamanhos para "casar" com as diversas caçambas das picapes.

    Ainda vou comentar e mostrar aqui dois projetos e construções independentes de popups, que dá para tirar muitas idéias e dicas de construção. Um deles é considerado o camper de construção independente número 1 do mundo! Nada como sonhar...

    E muito ainda a pensar.

    BFDS!
  • 18/10/2013, 15:15
    Nilton J
    6 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por Ricardo S. Souza Ver Post
    Aqui vai mais uma contribuição. Home on the Highway - San Francisco to Ushuaia in an 87 4Runner. - Expedition Portal
    Um bom exemplo de um camper barato.
    E aqui sobre barraca de teto homemade offroadTB.com - View topic - Homemade Roof Top Tent
    Eu, embora atraído pela ideia do flippac camper, estou tendendo a comprar um Jimny mesmo, porque se optasse pela hilux teria que ser uma mais velha e embora seja uma viatura muito boa e resistente, sempre podemos ter surpresas com carros usados.
    Optando pelo Jimny vou abandonar o camper e me concentrar na redução de peso da camping's world, o que acho possível de ser feito, substituindo algumas peças de aço por alumínio e a base de compensado por painéis de composite de fibra de vidro e espuma de pvc.

    Ricardo,

    Li todos os posts do link que vc indicou, simplesmente uma maravilha, do tipo, mais por menos! Mas um final feliz com casório e tudo!

    Sobre a construção da barraca, parece que dá até mais trabalho de que construir o próprio camper.

    Não deixe de postar qq outra nova idéia, mas eu não poria nada em cima da capota do Jimmy, muito pequeno e estreito...

    Para quem não viu o link, seguem algumas fotos:

    Anexo 435571

    Anexo 435569

    Anexo 435570

    Anexo 435572Anexo 435573

    Anexo 435574


    Abraço!
  • 18/10/2013, 17:15
    Ricardo S. Souza
    Citação:

    Postado originalmente por Nilton J Ver Post
    Ricardo,

    Li todos os posts do link que vc indicou, simplesmente uma maravilha, do tipo, mais por menos! Mas um final feliz com casório e tudo!

    Sobre a construção da barraca, parece que dá até mais trabalho de que construir o próprio camper.

    Não deixe de postar qq outra nova idéia, mas eu não poria nada em cima da capota do Jimmy, muito pequeno e estreito...

    Para quem não viu o link, seguem algumas fotos:

    Anexo 435571

    Anexo 435569

    Anexo 435570

    Anexo 435572Anexo 435573

    Anexo 435574


    Abraço!

    Eu já uso a barraca em um Uno Mille sem problemas. Já fui ao Uruguai, San Martin de los Andes, Bonito e Pantanal, Serra da Canastra-MG, Região da Missões-RS, sem problema algum devido ao peso no teto. E antes de usar no Uno usava em um Vitarinha, que embora não pareça, é menor que o Jimny (já comparei todas as medidas de ambos, bitola, entre-eixos, altura, comprimento, largura, etc.) No vitara fui até o Chile com a barraca.
    Não acho que seja um problema usá-la no Jimny, só não dá para abusar, mas eu sou daqueles que acha que jipe é para curtir a paisagem e não para bater recordes de velocidade. Minha velocidade de cruzeiro é de 90 a 100 km/h.
  • 18/10/2013, 17:29
    Rubens Linhalis
    8 Anexo(s)
    Nilton..

    Um ideia que eu gosto, só que é fixa, especifica para o carro, mas acho interessante. É essa. O pessoal das "viagens maneiras". A unica diferença seria ter menos coisa no teto o carro (sem aqueles bauzão) e talvez fazer isso numa F250 4x4 com cabine alongada pela tropica (mantendo o comprimento da caçamba):

    Segue o link : Viagens Maneiras "plo" mundo

    e algumas fotos:

    Anexo 435577 Anexo 435578 Anexo 435579 Anexo 435580 Anexo 435581Anexo 435583 Anexo 435582 Anexo 435584

    abraços

    abraços
  • 18/10/2013, 21:21
    Nilton J
    Citação:

    Postado originalmente por Ricardo S. Souza Ver Post
    Eu já uso a barraca em um Uno Mille sem problemas. Já fui ao Uruguai, San Martin de los Andes, Bonito e Pantanal, Serra da Canastra-MG, Região da Missões-RS, sem problema algum devido ao peso no teto. E antes de usar no Uno usava em um Vitarinha, que embora não pareça, é menor que o Jimny (já comparei todas as medidas de ambos, bitola, entre-eixos, altura, comprimento, largura, etc.) No vitara fui até o Chile com a barraca.
    Não acho que seja um problema usá-la no Jimny, só não dá para abusar, mas eu sou daqueles que acha que jipe é para curtir a paisagem e não para bater recordes de velocidade. Minha velocidade de cruzeiro é de 90 a 100 km/h.

    Ricardo, estou analisando isto com a barraca que instalei na minha carreta GO, tamanho família com toldo extra, 1,60 x 1,10 mts fechada, 65 kilos de peso; acredito que a sua deva ser então a menor, de casal, o peso cai mais de 20 kilos e o tamanho fechada é 1,20 x 1,10 mts, aí a coisa deve melhorar para o Jimmy.
  • 18/10/2013, 21:34
    Nilton J
    Citação:

    Postado originalmente por Rubens Linhalis Ver Post
    Nilton..

    Um ideia que eu gosto, só que é fixa, especifica para o carro, mas acho interessante. É essa. O pessoal das "viagens maneiras". A unica diferença seria ter menos coisa no teto o carro (sem aqueles bauzão) e talvez fazer isso numa F250 4x4 com cabine alongada pela tropica (mantendo o comprimento da caçamba):

    Segue o link : Viagens Maneiras "plo" mundo

    e algumas fotos:

    Anexo 435577 Anexo 435578 Anexo 435579 Anexo 435580 Anexo 435581Anexo 435583 Anexo 435582 Anexo 435584

    abraços

    abraços

    Rubens, obrigado por este seu post, muito valioso em informações e rico em detalhes. Parece que a capota em fibra de vidro dá conta do recado e ainda carrega muito peso em cima. Projetar um camper destes para uma picape cabine simples é tudo de bom, dá para dar uma festa no grande salão da caçamba que é bem comprida. Projeto muito caprichoso, o detalhe da soleira e mesa em alumínio na traseira da picape é bem inteligente mesmo. Outra coisa útil é o inversor de 1500 watts que aguenta o consumo do micro-ondas, equipamento que facilita muito na cozinha. Tanques de água em inox é simplesmente um luxo, mas que dura para sempre. O conjunto cabe num container pequeno, tudo muito bem pensado, idealizado por quem tem bastante experiência na estrada e em acampamentos a nível internacional. Nota 10 este projeto, pois ficou harmonioso e elegante. Abraço!
  • 18/10/2013, 21:46
    rfdex
    Muito bacana mesmo a capota do "salão". Chego a afirmar que esta mesma estrutura em ferro revestida com alumínio fica mais leve e durável, sem contar que é mais acessível/fácil de construir. Saudações
  • 19/10/2013, 10:52
    Ricardo S. Souza
    Citação:

    Postado originalmente por Nilton J Ver Post
    Ricardo, estou analisando isto com a barraca que instalei na minha carreta GO, tamanho família com toldo extra, 1,60 x 1,10 mts fechada, 65 kilos de peso; acredito que a sua deva ser então a menor, de casal, o peso cai mais de 20 kilos e o tamanho fechada é 1,20 x 1,10 mts, aí a coisa deve melhorar para o Jimmy.

    Sim, a minha é a de casal, segundo o fabricante pesa com os acessórios ( eu tenho aquele vestiário que arma embaixo, embora use bem pouco) cerca de 45 kg. Como disse estou querendo diminuir o peso dela e vou fazer alguns testes com a substituição de alguns componentes. Qualquer quilo que eu consiga reduzir já melhora, pois vai diminuir o peso lá em cima. O vestiário mesmo é um pouco pesado, mas quando levo ele não vai lá em cima, vai dentro do carro.
    Aliás, a utilidade do vestiário é meio questionável, pois tira um pouco da rapidez em armar a barraca. Quando faço viagens em que vou ter que armar e desarmar muitas vezes a barraca nem levo. Só uso quando vou ficar bastante tempo num lugar só.
  • 19/10/2013, 20:48
    rfdex
    7 Anexo(s)
    NILTON, atendendo ao seu pedido, encaminho as seguintes imagens frutos de algumas horas de oficina!!! Saudações.

    Obs.: as imagens mostram 4 reboques distintos. O modelo bauzinho fechado é para transporte de carga seca (e não para animal!).
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