Powered by vBulletin

FlipPac Camper nacional para nossas picapes

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 17 de 59 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 789101112131415161718192021222324252627 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 18/10/2013, 11:04
    Nilton J
    13 Anexo(s)
    Um camper diferente e patenteado: QuickCamper
    Continuando a busca e brainstorm de um camper nacional de baixo custo, vejam este produto abaixo, uma espécie de flippac às avessas, que abre e fecha em torno transversal ao comprimento da caçamba cujo projeto foi executado pelo americano Jay Baldwin, o qual patenteou o produto chamado de QuickCamper, e está até hoje a procura de uma empresa interessada em comprar sua patente e assim, liberar o projeto para fabricá-lo em escala industrial.

Só existe um protótipo até o momento, montado em sua própria picape, que deve ser do tipo "long bed".

Seguem as fotos:

Anexo 435528

Anexo 435529

Anexo 435530

Anexo 435531

Anexo 435532

Anexo 435534

Anexo 435535

O inventor e construtor, Jay Baldwin:

Anexo 435536

Anexo 435539

Anexo 435540

Anexo 435541

Floorplan:

Anexo 435538

• 18/10/2013, 11:14
    Ricardo S. Souza
    Aqui vai mais uma contribuição. Home on the Highway - San Francisco to Ushuaia in an 87 4Runner. - Expedition Portal
    Um bom exemplo de um camper barato.
    E aqui sobre barraca de teto homemade offroadTB.com - View topic - Homemade Roof Top Tent
    Eu, embora atraído pela ideia do flippac camper, estou tendendo a comprar um Jimny mesmo, porque se optasse pela hilux teria que ser uma mais velha e embora seja uma viatura muito boa e resistente, sempre podemos ter surpresas com carros usados.
    Optando pelo Jimny vou abandonar o camper e me concentrar na redução de peso da camping's world, o que acho possível de ser feito, substituindo algumas peças de aço por alumínio e a base de compensado por painéis de composite de fibra de vidro e espuma de pvc.
  • 18/10/2013, 14:17
    Rubens Linhalis
    5 Anexo(s)
    Nilton J , muito legal esse camper. Mas sera que dá pra levar coisas (com peso) no teto?? pensando em expedicao.. tem muita tralha ainda pra enfiar no carro.

Da uma olhada nesse, é parecido:

Anexo 435561 Anexo 435562 Anexo 435563 Anexo 435564 Anexo 435565
  • 18/10/2013, 15:05
    Nilton J
    Citação:

Postado originalmente por Rubens Linhalis Ver Post
    Nilton J , muito legal esse camper. Mas sera que dá pra levar coisas (com peso) no teto?? pensando em expedicao.. tem muita tralha ainda pra enfiar no carro.

Da uma olhada nesse, é parecido:

Anexo 435561 Anexo 435562 Anexo 435563 Anexo 435564 Anexo 435565

Rubens,

O quickcamper do americano Jay achei bem limitado e meio fraquinho, não há porque alguém comprar a patente dele, que já provavelmente virou "mico" nas mãos dele, mas sempre é bom conhecer...em minha opinião, só de ver as fotos, penso que aquela estrutura que ele alega ser rígida iria se desmanchar no off-road.

Esse outro camper que vc postou já é bem mais interessante, mais esperto e mais robusto.

Quando eu desenhei o rascunho de minha carretinha em meados do ano passado, e levei ao fabricante de carreta, sabia exatamente o que eu queria e o que eu tinha em mente.

Agora com esta saga em se projetar um camper de baixo custo, a pedido de um colega, a coisa se inverteu...ainda não tenho fechado o projeto no plano mental, e quanto mais fotos e mais projetos vejo, mais dúvidas na cabeça...mas pelos projetos de campers independentes que estou vendo nos links do EXPO, acho que o melhor caminho a ser seguido mesmo será o conceito do camper nacional do pp8gnt, que inclusive bate com o visual do FWC sendo importado pelo Alberto GV. O nível de acabamento, acessórios e o recheio dentro é que são as variáveis.

Outra diferença é que o FWC é um único bloco do tipo slide-in/slide-out, o qual pode ser montado em diversos tamanhos de caçamba, mas precisa dos braços extensores em caso de remoção, para sustentá-lo ao chão.

Já no camper manauara, a capota fica fixa às paredes laterais da caçamba e só o piso suspenso é removível, fato que acarreta na necessidade de capotas de diferentes tamanhos para "casar" com as diversas caçambas das picapes.

Ainda vou comentar e mostrar aqui dois projetos e construções independentes de popups, que dá para tirar muitas idéias e dicas de construção. Um deles é considerado o camper de construção independente número 1 do mundo! Nada como sonhar...

E muito ainda a pensar.

BFDS!
  • 18/10/2013, 15:15
    Nilton J
    6 Anexo(s)
    Citação:

Postado originalmente por Ricardo S. Souza Ver Post
    Aqui vai mais uma contribuição. Home on the Highway - San Francisco to Ushuaia in an 87 4Runner. - Expedition Portal
    Um bom exemplo de um camper barato.
    E aqui sobre barraca de teto homemade offroadTB.com - View topic - Homemade Roof Top Tent
    Eu, embora atraído pela ideia do flippac camper, estou tendendo a comprar um Jimny mesmo, porque se optasse pela hilux teria que ser uma mais velha e embora seja uma viatura muito boa e resistente, sempre podemos ter surpresas com carros usados.
    Optando pelo Jimny vou abandonar o camper e me concentrar na redução de peso da camping's world, o que acho possível de ser feito, substituindo algumas peças de aço por alumínio e a base de compensado por painéis de composite de fibra de vidro e espuma de pvc.

Ricardo,

Li todos os posts do link que vc indicou, simplesmente uma maravilha, do tipo, mais por menos! Mas um final feliz com casório e tudo!

Sobre a construção da barraca, parece que dá até mais trabalho de que construir o próprio camper.

Não deixe de postar qq outra nova idéia, mas eu não poria nada em cima da capota do Jimmy, muito pequeno e estreito...

Para quem não viu o link, seguem algumas fotos:

Anexo 435571

Anexo 435569

Anexo 435570

Anexo 435572Anexo 435573

Anexo 435574

Abraço!
  • 18/10/2013, 17:15
    Ricardo S. Souza
    Citação:

Postado originalmente por Nilton J Ver Post
    Ricardo,

Li todos os posts do link que vc indicou, simplesmente uma maravilha, do tipo, mais por menos! Mas um final feliz com casório e tudo!

Sobre a construção da barraca, parece que dá até mais trabalho de que construir o próprio camper.

Não deixe de postar qq outra nova idéia, mas eu não poria nada em cima da capota do Jimmy, muito pequeno e estreito...

Para quem não viu o link, seguem algumas fotos:

Anexo 435571

Anexo 435569

Anexo 435570

Anexo 435572Anexo 435573

Anexo 435574

Abraço!

Eu já uso a barraca em um Uno Mille sem problemas. Já fui ao Uruguai, San Martin de los Andes, Bonito e Pantanal, Serra da Canastra-MG, Região da Missões-RS, sem problema algum devido ao peso no teto. E antes de usar no Uno usava em um Vitarinha, que embora não pareça, é menor que o Jimny (já comparei todas as medidas de ambos, bitola, entre-eixos, altura, comprimento, largura, etc.) No vitara fui até o Chile com a barraca.
    Não acho que seja um problema usá-la no Jimny, só não dá para abusar, mas eu sou daqueles que acha que jipe é para curtir a paisagem e não para bater recordes de velocidade. Minha velocidade de cruzeiro é de 90 a 100 km/h.
  • 18/10/2013, 17:29
    Rubens Linhalis
    8 Anexo(s)
    Nilton..

Um ideia que eu gosto, só que é fixa, especifica para o carro, mas acho interessante. É essa. O pessoal das "viagens maneiras". A unica diferença seria ter menos coisa no teto o carro (sem aqueles bauzão) e talvez fazer isso numa F250 4x4 com cabine alongada pela tropica (mantendo o comprimento da caçamba):

Segue o link : Viagens Maneiras "plo" mundo

e algumas fotos:

Anexo 435577 Anexo 435578 Anexo 435579 Anexo 435580 Anexo 435581Anexo 435583 Anexo 435582 Anexo 435584

abraços

abraços
  • 18/10/2013, 21:21
    Nilton J
    Citação:

Postado originalmente por Ricardo S. Souza Ver Post
    Eu já uso a barraca em um Uno Mille sem problemas. Já fui ao Uruguai, San Martin de los Andes, Bonito e Pantanal, Serra da Canastra-MG, Região da Missões-RS, sem problema algum devido ao peso no teto. E antes de usar no Uno usava em um Vitarinha, que embora não pareça, é menor que o Jimny (já comparei todas as medidas de ambos, bitola, entre-eixos, altura, comprimento, largura, etc.) No vitara fui até o Chile com a barraca.
    Não acho que seja um problema usá-la no Jimny, só não dá para abusar, mas eu sou daqueles que acha que jipe é para curtir a paisagem e não para bater recordes de velocidade. Minha velocidade de cruzeiro é de 90 a 100 km/h.

Ricardo, estou analisando isto com a barraca que instalei na minha carreta GO, tamanho família com toldo extra, 1,60 x 1,10 mts fechada, 65 kilos de peso; acredito que a sua deva ser então a menor, de casal, o peso cai mais de 20 kilos e o tamanho fechada é 1,20 x 1,10 mts, aí a coisa deve melhorar para o Jimmy.
  • 18/10/2013, 21:34
    Nilton J
    Citação:

Postado originalmente por Rubens Linhalis Ver Post
    Nilton..

Um ideia que eu gosto, só que é fixa, especifica para o carro, mas acho interessante. É essa. O pessoal das "viagens maneiras". A unica diferença seria ter menos coisa no teto o carro (sem aqueles bauzão) e talvez fazer isso numa F250 4x4 com cabine alongada pela tropica (mantendo o comprimento da caçamba):

Segue o link : Viagens Maneiras "plo" mundo

e algumas fotos:

Anexo 435577 Anexo 435578 Anexo 435579 Anexo 435580 Anexo 435581Anexo 435583 Anexo 435582 Anexo 435584

abraços

abraços

Rubens, obrigado por este seu post, muito valioso em informações e rico em detalhes. Parece que a capota em fibra de vidro dá conta do recado e ainda carrega muito peso em cima. Projetar um camper destes para uma picape cabine simples é tudo de bom, dá para dar uma festa no grande salão da caçamba que é bem comprida. Projeto muito caprichoso, o detalhe da soleira e mesa em alumínio na traseira da picape é bem inteligente mesmo. Outra coisa útil é o inversor de 1500 watts que aguenta o consumo do micro-ondas, equipamento que facilita muito na cozinha. Tanques de água em inox é simplesmente um luxo, mas que dura para sempre. O conjunto cabe num container pequeno, tudo muito bem pensado, idealizado por quem tem bastante experiência na estrada e em acampamentos a nível internacional. Nota 10 este projeto, pois ficou harmonioso e elegante. Abraço!
  • 18/10/2013, 21:46
    rfdex
    Muito bacana mesmo a capota do "salão". Chego a afirmar que esta mesma estrutura em ferro revestida com alumínio fica mais leve e durável, sem contar que é mais acessível/fácil de construir. Saudações
  • 19/10/2013, 10:52
    Ricardo S. Souza
    Citação:

Postado originalmente por Nilton J Ver Post
    Ricardo, estou analisando isto com a barraca que instalei na minha carreta GO, tamanho família com toldo extra, 1,60 x 1,10 mts fechada, 65 kilos de peso; acredito que a sua deva ser então a menor, de casal, o peso cai mais de 20 kilos e o tamanho fechada é 1,20 x 1,10 mts, aí a coisa deve melhorar para o Jimmy.

Sim, a minha é a de casal, segundo o fabricante pesa com os acessórios ( eu tenho aquele vestiário que arma embaixo, embora use bem pouco) cerca de 45 kg. Como disse estou querendo diminuir o peso dela e vou fazer alguns testes com a substituição de alguns componentes. Qualquer quilo que eu consiga reduzir já melhora, pois vai diminuir o peso lá em cima. O vestiário mesmo é um pouco pesado, mas quando levo ele não vai lá em cima, vai dentro do carro.
    Aliás, a utilidade do vestiário é meio questionável, pois tira um pouco da rapidez em armar a barraca. Quando faço viagens em que vou ter que armar e desarmar muitas vezes a barraca nem levo. Só uso quando vou ficar bastante tempo num lugar só.
  • 19/10/2013, 20:48
    rfdex
    7 Anexo(s)
    NILTON, atendendo ao seu pedido, encaminho as seguintes imagens frutos de algumas horas de oficina!!! Saudações.

Obs.: as imagens mostram 4 reboques distintos. O modelo bauzinho fechado é para transporte de carga seca (e não para animal!).
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 17 de 59 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 789101112131415161718192021222324252627 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 10:37.