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FlipPac Camper nacional para nossas picapes

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  • 14/10/2013, 14:51
    Nilton J
    3 Anexo(s)
    Por favor, anotem mais um detalhe que mentalizo neste "low cost flip-pac camper" de 15 mil reais:

    troquem a cor do tecido externo e interno de amarelo por azul:

    Anexo 435038

    Anexo 435039

    Anexo 435040

    (olhem o charme das barrinhas duplas de led no teto acima da cama de casal)

    Saúde a todos !!!
  • 14/10/2013, 17:00
    Nilton J
    3 Anexo(s)
    Notem também pelas fotos abaixo que este camper foi meio que "adaptado" para a caçamba da Amarok, e não projetado de maneira dedicado para as dimensões desta caçamba, resultando num conjunto um pouco desproporcional. Chegaram até a retirar o baú original da caçamba, para caber o mesmo em montagem que os australianos e americanos chamam de "flat tray" (bandeja plana).

    Em palavras mais populares, ainda está um trambolhão, ou sendo menos crítico, parece um trambolhinho!

    Seria então projetado algo 100% proporcional à largura e comprimento das caçambas de nossas picapes CD, o que irá resultar num look mais harmonioso, mais curto e menor área de tecido, tanto em comprimento como em altura.

    E principalmente sem ser do tipo "flat tray", mas sim aproveitando o baú original das caçambas, ajudando ainda mais em reduzir custos.

    A idéia do piso interno removível do camper manauara do pp8gnt entra aqui com maestria, sendo que ele, pp8gnt deveria patente-á-la!

    Elimina a necessidade de retirada da capota com operações cansativas da total retirada do camper e ainda livra espaço interno para a caçamba, para os que necessitam carregar carga no dia a dia, sem a picape estar configurada em modo "camper".

    Lembrando sempre que este Flip-Pac Low Cost Camper deverá ter, além de um baixo custo:

    1. qualidade
    2. funcionalidade
    3. praticidade
    4. robustez
    5. beleza
    6. harmonia
    7. tecnologia embarcada
    8. Look SLIM ! (não de uma fafá, mas de uma Gisele!)


    Anexo 435043

    Anexo 435044


    Aqui a picape Amarok com caçamba "flat-tray" recebendo o camper, tudo muito trabalhoso em ter que por e retirar...:

    Anexo 435045
  • 14/10/2013, 19:48
    rfdex
    Grande Nilton! Noto que está bem empolgado com o projeto. Isso é muito legal. Foi assim que comecei a meter a mão na massa comprando ferramenta X e Y e hoje tenho uma oficina quase completa montada. Mas fiquei em dúvida numa coisa: o valor de 15 mil reais foi alguma cotação ou chute mesmo? Acredito que usando material nacional e bom senso, o custo não chegue à metade disso! Saudações.
  • 14/10/2013, 20:16
    JointMan
    Opa! Passando para assinar!
    Muito legal o tópico!
    Já comecei o meu projeto.
    Começo modesto... já tenho o fogãozinho.
    Agora só falta o resto!

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...069_012013.jpg
  • 14/10/2013, 20:47
    Nilton J
    Citação:

    Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Grande Nilton! Noto que está bem empolgado com o projeto. Isso é muito legal. Foi assim que comecei a meter a mão na massa comprando ferramenta X e Y e hoje tenho uma oficina quase completa montada. Mas fiquei em dúvida numa coisa: o valor de 15 mil reais foi alguma cotação ou chute mesmo? Acredito que usando material nacional e bom senso, o custo não chegue à metade disso! Saudações.

    rfdex, tudo começou cerca de algumas semanas atrás, papo de fila de cartório entre eu e um colega que comprou uma Nova S10 flex 4x2 lt, o qual já não está tão mais empolgado assim (não com o projeto do Camper, mas com o carro...) tudo ainda em estudos, em estágio de uma grande massa em forma de um "brain storm": http://www.ideachampions.com/weblogs/brainstorm2.jpg
  • 14/10/2013, 20:51
    Nilton J
    Citação:

    Postado originalmente por JointMan Ver Post
    Opa! Passando para assinar!
    Muito legal o tópico!
    Já comecei o meu projeto.
    Começo modesto... já tenho o fogãozinho.
    Agora só falta o resto!

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...069_012013.jpg

    Obrigado, valeu a força!!! Digo-lhe que você já tem um dos itens mais importantes de um acampamento, fogão com cartucho de gás...mais uns litros de água e um pouco de comida, terá daí o principal. Nós, seres humanos, se for por tudo listado no papel, chegaremos à conclusão que precisamos de pouco para viver e menos ainda para ser feliz! A verdade é que nossa vida em pleno século 21 ficou complexa demais. Saúde!!!
  • 15/10/2013, 07:27
    rfdex
    Nilton, a idéia de montar um camper fixo, ou seja, sem essa parte superior que se abre (como uma sanfona), é ruim? Pois pelo que vi, não deve ficar muito alto se fizer a estrutura já rígida. Acredito que haja mais segurança para dormir e guardar materiais em locais não muito confiáveis, assim como a chance de entrar água ou estragar mesmo é menor! Ou estou na contramão do raciocínio? Saudações.
  • 15/10/2013, 08:50
    Rubens Linhalis
    Citação:

    Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Nilton, a idéia de montar um camper fixo, ou seja, sem essa parte superior que se abre (como uma sanfona), é ruim? Pois pelo que vi, não deve ficar muito alto se fizer a estrutura já rígida. Acredito que haja mais segurança para dormir e guardar materiais em locais não muito confiáveis, assim como a chance de entrar água ou estragar mesmo é menor! Ou estou na contramão do raciocínio? Saudações.

    Quanto a segurança, isolamento termo/acustico e "água" , o camper todo rigido é melhor (na minha opnião). Para dormir em posto de gasolina em deslocamento é perfeito. Mas o camper flippac (onde o teto abre), ganha em peso, aerodinamica (consequentemente consumo de gasolina), dirigibilidade (centro de gravidade), e uma das coisas que acredito ser um grande problema é altura do camper para passar em alguns lugares, entrar em shopping, garagens de hoteis, guardar em casa (altura de garagens do prédios), supermercados, e se vc quiser fazer algum percurso off-road, vc ta ferrado com arvores e outras coisas mais.

    Ao meu ver, as duas opções de camper são excelentes, a escolha vai depender do uso que dará a eles.

    abraços e acompanhando..
  • 15/10/2013, 09:01
    Nilton J
    Citação:

    Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Nilton, a idéia de montar um camper fixo, ou seja, sem essa parte superior que se abre (como uma sanfona), é ruim? Pois pelo que vi, não deve ficar muito alto se fizer a estrutura já rígida. Acredito que haja mais segurança para dormir e guardar materiais em locais não muito confiáveis, assim como a chance de entrar água ou estragar mesmo é menor! Ou estou na contramão do raciocínio? Saudações.

    rfdex,

    Qualquer idéia e comentário são válidos, estamos na fase de colher inputs de projeto.

    Segurança neste país é piada; se for levar este assunto a sério, é melhor nem sair de casa.

    E o camper com teto fixo chama mais a atenção dos "amigos do alheio"...já o flipac é meio que "stealth"!

    Ainda tem a questão em privilegiar a aerodinâmica, leveza, consumo e o "offroadability" do conjunto, fatores mais fáceis em se conseguir por meio de um camper sem ter teto fixo.

    E é a tendência internacional em fabricação de campers, cada vez mais com espaços reduzidos.

    Veja a diferença:

    Camper com flippac e teto fechado:

    https://encrypted-tbn3.gstatic.com/i...4Ii3xl84VQ1C6k


    Camper com teto fixo:

    https://encrypted-tbn0.gstatic.com/i...eYqsvWL1F76iyd
  • 15/10/2013, 12:09
    Nilton J
    10 Anexo(s)
    Mais um modelo de camper "baixo custo"
    Continuando o "brain-storm", a exemplo do camper-barraca Quicksilver do post 53 da página 5 deste tópico, existe também um outro modelo de fabricação australiana, chamado de Brolga Camperback, projetado para as caçambas de picapes médias cabine dupla.

    A caixa do Brolga vem com um sistema de fixação que dispensa furação na caçamba.

    A idéia é fantástica, mas pelo que li nos foruns internacionais, tanto o Brolga como o Quicksilver não decolaram em vendas em seus respectivos mercados, australiano e americano...

    O lado negativo exposto pelos "clientes não satisfeitos" é que este tipo de modelo aproveita o piso do própria caçamba para servir tanto de habitáculo social como também para abrigar toda a extensa parte textil da barraca, e esta, quando molhada na chuva, ao fechar ensopa toda o material, equipamentos e mobiliários dentro da caçamba.

    Mas mesmo assim, vale a pena ver as fotos do Brolga (que é o nome de um pássaro australiano provido de grandes asas):

    Anexo 435166


    Numa Hilux:

    Anexo 435167

    Anexo 435168

    Anexo 435169

    Anexo 435170


    Numa Amarok:

    Anexo 435171


    Numa carreta:

    Anexo 435172

    Anexo 435173


    Em exposição num "Overland Show":

    Anexo 435175


    The brolga:

    Anexo 435174
  • 15/10/2013, 12:52
    pp8gnt
    Citação:

    Postado originalmente por Nilton J Ver Post
    pp8gnt,

    segue orçamento do material isolante que recebi agora cedo da empresa Diprofiber, para suas análises e comparações com outros tipo de materiais, tais como simples isopor e etc:

    ----- Original Message -----From: Vendas - Diprofiber
    To: 'Nilton - MTB Soluções em Automação Ltda.'
    Cc: vendas@diprofiber.com.br
    Sent: Monday, October 14, 2013 11:17 AM
    Subject: RES: Orçamento de material para revestir um "camper"



    Caro Nilton,

    Segue abaixo a cotação do produto desejado, o qual foi enviado uma amostra visual via sedex:

    Produto
    Dimensões
    UN
    R$/m²
    +IPI
    Quantidade
    Valor Final com IPI
    Painel Composite 3A ± 22mm
    1219 x 2134 mm
    m²
    215,19
    5%
    1 Painel = 2,60 m²
    587,47

    Preço acima incluso de ICM’S, PIS e COFINS, respectivamente 4%, 1,65%, e 7,6%.
    Produto com frete a pagar, Curitiba/PR.
    Prazo de pagamento: Antecipado
    Validade da proposta: 5 dias.
    Orçamento: Pessoa Jurídica
    Observação: Este painel possuí um peso de ± 16,27 kg.


    Ficamos a disposição quanto a eventuais dúvidas ou esclarecimentos que se fizerem necessários.

    Atenciosamente,

    Gustavo De Nardin
    Diprofiber Comércio de Fibras de Vidro Ltda.
    Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1671 - CIC
    81280-140 - Curitiba - Paraná - Brasil
    Tel./Fax : + 55 41 3373 0057
    E-mail:
    vendas@diprofiber.com.br
    www.diprofiber.com.br

    Inovação & Tecnologia em Matérias-Primas para Compósitos

    Ola Nilton J
    Mais uma vez obrigado pela informação e preço deste material, achei muito interessante. vale a pena estudarmos e aplicar no nossas invenções.

    Estou gostando muito das informações que o sr esta postando aqui.

    Novas invenções começa a surgir.

    e Parabéns pelo esse tópico.

    Abraços.
  • 15/10/2013, 13:06
    Nilton J
    Citação:

    Postado originalmente por Rubens Linhalis Ver Post
    Quanto a segurança, isolamento termo/acustico e "água" , o camper todo rigido é melhor (na minha opnião). Para dormir em posto de gasolina em deslocamento é perfeito. Mas o camper flippac (onde o teto abre), ganha em peso, aerodinamica (consequentemente consumo de gasolina), dirigibilidade (centro de gravidade), e uma das coisas que acredito ser um grande problema é altura do camper para passar em alguns lugares, entrar em shopping, garagens de hoteis, guardar em casa (altura de garagens do prédios), supermercados, e se vc quiser fazer algum percurso off-road, vc ta ferrado com arvores e outras coisas mais.

    Ao meu ver, as duas opções de camper são excelentes, a escolha vai depender do uso que dará a eles.

    abraços e acompanhando..


    Rubens,

    Concordo plenamente, a escolha vai depender da cabeça de cada usuário destes campers e o destino dado a cada um deles. Mas lá fora, no mercado internacional os modelos popups, flippacs e afins estão ditando a regra do jogo.

    É o fenômeno em escala mundial do efeito Downsizing !

    Existe mercado sim para ambos os modelos, o problema maior é que tudo aqui no Brasil está inflacionado em níveis de preços, margens de venda, sem contar a "carga tributária", o "impostômetro" subindo em escala logarítmica...

    Acabei de ver no tópico das Novas S10, um colega forista do Piauí reclamando que estão cobrando lá cerca de R$ 1.000,00 para instalar um simples engate bola na traseira da picape....onde vamos parar???

    Minha definição entre primeiro e terceiro mundo:

    Um americano ganha em média 4 x mais que um brasileiro; e um produto destes aqui é 4 x mais caro do que lá!


    O desafio é projetar, construir e comercializar algo que seja viável em aplicação e nível de preço de venda.

    Apresentei um valor de 15 mil reais para meu colega da Nova S10 gastar em ter um protótipo, e ele pulou fora...disse que vai vender a picape, não se acostumou, faz 5 litros no alcool, a filha dele adolescente mas de tamanho grande reclamou do espaço atrás, e etcs...alás, isto é muito comum, pessoas compram veículos por impulso e depois se arrependem...ele me disse que está trocando por uma Tucson, mas em cima dela vai por uma CW, similar à sua configuração.

    Mas o bate-bola continuará em prol de se buscar e atingir a melhor definição de um low cost flippac camper !!!

    Abraço!
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