Powered by vBulletin

FlipPac Camper nacional para nossas picapes

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 14 de 59 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 456789101112131415161718192021222324 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 14/10/2013, 14:51
    Nilton J
    3 Anexo(s)
    Por favor, anotem mais um detalhe que mentalizo neste "low cost flip-pac camper" de 15 mil reais:

troquem a cor do tecido externo e interno de amarelo por azul:

Anexo 435038

Anexo 435039

Anexo 435040

(olhem o charme das barrinhas duplas de led no teto acima da cama de casal)

Saúde a todos !!!
  • 14/10/2013, 17:00
    Nilton J
    3 Anexo(s)
    Notem também pelas fotos abaixo que este camper foi meio que "adaptado" para a caçamba da Amarok, e não projetado de maneira dedicado para as dimensões desta caçamba, resultando num conjunto um pouco desproporcional. Chegaram até a retirar o baú original da caçamba, para caber o mesmo em montagem que os australianos e americanos chamam de "flat tray" (bandeja plana).

Em palavras mais populares, ainda está um trambolhão, ou sendo menos crítico, parece um trambolhinho!

Seria então projetado algo 100% proporcional à largura e comprimento das caçambas de nossas picapes CD, o que irá resultar num look mais harmonioso, mais curto e menor área de tecido, tanto em comprimento como em altura.

E principalmente sem ser do tipo "flat tray", mas sim aproveitando o baú original das caçambas, ajudando ainda mais em reduzir custos.

A idéia do piso interno removível do camper manauara do pp8gnt entra aqui com maestria, sendo que ele, pp8gnt deveria patente-á-la!

Elimina a necessidade de retirada da capota com operações cansativas da total retirada do camper e ainda livra espaço interno para a caçamba, para os que necessitam carregar carga no dia a dia, sem a picape estar configurada em modo "camper".

Lembrando sempre que este Flip-Pac Low Cost Camper deverá ter, além de um baixo custo:

1. qualidade
    2. funcionalidade
    3. praticidade
    4. robustez
    5. beleza
    6. harmonia
    7. tecnologia embarcada
    8. Look SLIM ! (não de uma fafá, mas de uma Gisele!)

Anexo 435043

Anexo 435044

Aqui a picape Amarok com caçamba "flat-tray" recebendo o camper, tudo muito trabalhoso em ter que por e retirar...:

Anexo 435045
  • 14/10/2013, 19:48
    rfdex
    Grande Nilton! Noto que está bem empolgado com o projeto. Isso é muito legal. Foi assim que comecei a meter a mão na massa comprando ferramenta X e Y e hoje tenho uma oficina quase completa montada. Mas fiquei em dúvida numa coisa: o valor de 15 mil reais foi alguma cotação ou chute mesmo? Acredito que usando material nacional e bom senso, o custo não chegue à metade disso! Saudações.
  • 14/10/2013, 20:16
    JointMan
    Opa! Passando para assinar!
    Muito legal o tópico!
    Já comecei o meu projeto.
    Começo modesto... já tenho o fogãozinho.
    Agora só falta o resto!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...069_012013.jpg
  • 14/10/2013, 20:47
    Nilton J
    Citação:

Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Grande Nilton! Noto que está bem empolgado com o projeto. Isso é muito legal. Foi assim que comecei a meter a mão na massa comprando ferramenta X e Y e hoje tenho uma oficina quase completa montada. Mas fiquei em dúvida numa coisa: o valor de 15 mil reais foi alguma cotação ou chute mesmo? Acredito que usando material nacional e bom senso, o custo não chegue à metade disso! Saudações.

rfdex, tudo começou cerca de algumas semanas atrás, papo de fila de cartório entre eu e um colega que comprou uma Nova S10 flex 4x2 lt, o qual já não está tão mais empolgado assim (não com o projeto do Camper, mas com o carro...) tudo ainda em estudos, em estágio de uma grande massa em forma de um "brain storm": http://www.ideachampions.com/weblogs/brainstorm2.jpg
  • 14/10/2013, 20:51
    Nilton J
    Citação:

Postado originalmente por JointMan Ver Post
    Opa! Passando para assinar!
    Muito legal o tópico!
    Já comecei o meu projeto.
    Começo modesto... já tenho o fogãozinho.
    Agora só falta o resto!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...069_012013.jpg

Obrigado, valeu a força!!! Digo-lhe que você já tem um dos itens mais importantes de um acampamento, fogão com cartucho de gás...mais uns litros de água e um pouco de comida, terá daí o principal. Nós, seres humanos, se for por tudo listado no papel, chegaremos à conclusão que precisamos de pouco para viver e menos ainda para ser feliz! A verdade é que nossa vida em pleno século 21 ficou complexa demais. Saúde!!!
  • 15/10/2013, 07:27
    rfdex
    Nilton, a idéia de montar um camper fixo, ou seja, sem essa parte superior que se abre (como uma sanfona), é ruim? Pois pelo que vi, não deve ficar muito alto se fizer a estrutura já rígida. Acredito que haja mais segurança para dormir e guardar materiais em locais não muito confiáveis, assim como a chance de entrar água ou estragar mesmo é menor! Ou estou na contramão do raciocínio? Saudações.
  • 15/10/2013, 08:50
    Rubens Linhalis
    Citação:

Nilton, a idéia de montar um camper fixo, ou seja, sem essa parte superior que se abre (como uma sanfona), é ruim? Pois pelo que vi, não deve ficar muito alto se fizer a estrutura já rígida. Acredito que haja mais segurança para dormir e guardar materiais em locais não muito confiáveis, assim como a chance de entrar água ou estragar mesmo é menor! Ou estou na contramão do raciocínio? Saudações.

Quanto a segurança, isolamento termo/acustico e "água" , o camper todo rigido é melhor (na minha opnião). Para dormir em posto de gasolina em deslocamento é perfeito. Mas o camper flippac (onde o teto abre), ganha em peso, aerodinamica (consequentemente consumo de gasolina), dirigibilidade (centro de gravidade), e uma das coisas que acredito ser um grande problema é altura do camper para passar em alguns lugares, entrar em shopping, garagens de hoteis, guardar em casa (altura de garagens do prédios), supermercados, e se vc quiser fazer algum percurso off-road, vc ta ferrado com arvores e outras coisas mais.

Ao meu ver, as duas opções de camper são excelentes, a escolha vai depender do uso que dará a eles.

abraços e acompanhando..
  • 15/10/2013, 09:01
    Nilton J
    Citação:

rfdex,

Qualquer idéia e comentário são válidos, estamos na fase de colher inputs de projeto.

Segurança neste país é piada; se for levar este assunto a sério, é melhor nem sair de casa.

E o camper com teto fixo chama mais a atenção dos "amigos do alheio"...já o flipac é meio que "stealth"!

Ainda tem a questão em privilegiar a aerodinâmica, leveza, consumo e o "offroadability" do conjunto, fatores mais fáceis em se conseguir por meio de um camper sem ter teto fixo.

E é a tendência internacional em fabricação de campers, cada vez mais com espaços reduzidos.

Veja a diferença:

Camper com flippac e teto fechado:

https://encrypted-tbn3.gstatic.com/i...4Ii3xl84VQ1C6k

Camper com teto fixo:

https://encrypted-tbn0.gstatic.com/i...eYqsvWL1F76iyd
  • 15/10/2013, 12:09
    Nilton J
    10 Anexo(s)
    Mais um modelo de camper "baixo custo"
    Continuando o "brain-storm", a exemplo do camper-barraca Quicksilver do post 53 da página 5 deste tópico, existe também um outro modelo de fabricação australiana, chamado de Brolga Camperback, projetado para as caçambas de picapes médias cabine dupla.

A caixa do Brolga vem com um sistema de fixação que dispensa furação na caçamba.

A idéia é fantástica, mas pelo que li nos foruns internacionais, tanto o Brolga como o Quicksilver não decolaram em vendas em seus respectivos mercados, australiano e americano...

O lado negativo exposto pelos "clientes não satisfeitos" é que este tipo de modelo aproveita o piso do própria caçamba para servir tanto de habitáculo social como também para abrigar toda a extensa parte textil da barraca, e esta, quando molhada na chuva, ao fechar ensopa toda o material, equipamentos e mobiliários dentro da caçamba.

Mas mesmo assim, vale a pena ver as fotos do Brolga (que é o nome de um pássaro australiano provido de grandes asas):

Anexo 435166

Numa Hilux:

Anexo 435167

Anexo 435168

Anexo 435169

Anexo 435170

Numa Amarok:

Anexo 435171

Numa carreta:

Anexo 435172

Anexo 435173

Em exposição num "Overland Show":

Anexo 435175

The brolga:

Anexo 435174
  • 15/10/2013, 12:52
    pp8gnt
    Citação:

Postado originalmente por Nilton J Ver Post
    pp8gnt,

segue orçamento do material isolante que recebi agora cedo da empresa Diprofiber, para suas análises e comparações com outros tipo de materiais, tais como simples isopor e etc:

----- Original Message -----From: Vendas - Diprofiber
    To: 'Nilton - MTB Soluções em Automação Ltda.'
    Cc: vendas@diprofiber.com.br
    Sent: Monday, October 14, 2013 11:17 AM
    Subject: RES: Orçamento de material para revestir um "camper"

Caro Nilton,

Segue abaixo a cotação do produto desejado, o qual foi enviado uma amostra visual via sedex:

Produto
    Dimensões
    UN
    R$/m²
    +IPI
    Quantidade
    Valor Final com IPI
    Painel Composite 3A ± 22mm
    1219 x 2134 mm
    m²
    215,19
    5%
    1 Painel = 2,60 m²
    587,47

Preço acima incluso de ICM’S, PIS e COFINS, respectivamente 4%, 1,65%, e 7,6%.
    Produto com frete a pagar, Curitiba/PR.
    Prazo de pagamento: Antecipado
    Validade da proposta: 5 dias.
    Orçamento: Pessoa Jurídica
    Observação: Este painel possuí um peso de ± 16,27 kg.

Ficamos a disposição quanto a eventuais dúvidas ou esclarecimentos que se fizerem necessários.

Atenciosamente,

Gustavo De Nardin
    Diprofiber Comércio de Fibras de Vidro Ltda.
    Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, 1671 - CIC
    81280-140 - Curitiba - Paraná - Brasil
    Tel./Fax : + 55 41 3373 0057
    E-mail:
    vendas@diprofiber.com.br
    www.diprofiber.com.br

Inovação & Tecnologia em Matérias-Primas para Compósitos

Ola Nilton J
    Mais uma vez obrigado pela informação e preço deste material, achei muito interessante. vale a pena estudarmos e aplicar no nossas invenções.

Estou gostando muito das informações que o sr esta postando aqui.

Novas invenções começa a surgir.

e Parabéns pelo esse tópico.

Abraços.
  • 15/10/2013, 13:06
    Nilton J
    Citação:

Postado originalmente por Rubens Linhalis Ver Post
    Quanto a segurança, isolamento termo/acustico e "água" , o camper todo rigido é melhor (na minha opnião). Para dormir em posto de gasolina em deslocamento é perfeito. Mas o camper flippac (onde o teto abre), ganha em peso, aerodinamica (consequentemente consumo de gasolina), dirigibilidade (centro de gravidade), e uma das coisas que acredito ser um grande problema é altura do camper para passar em alguns lugares, entrar em shopping, garagens de hoteis, guardar em casa (altura de garagens do prédios), supermercados, e se vc quiser fazer algum percurso off-road, vc ta ferrado com arvores e outras coisas mais.

Ao meu ver, as duas opções de camper são excelentes, a escolha vai depender do uso que dará a eles.

abraços e acompanhando..

Rubens,

Concordo plenamente, a escolha vai depender da cabeça de cada usuário destes campers e o destino dado a cada um deles. Mas lá fora, no mercado internacional os modelos popups, flippacs e afins estão ditando a regra do jogo.

É o fenômeno em escala mundial do efeito Downsizing !

Existe mercado sim para ambos os modelos, o problema maior é que tudo aqui no Brasil está inflacionado em níveis de preços, margens de venda, sem contar a "carga tributária", o "impostômetro" subindo em escala logarítmica...

Acabei de ver no tópico das Novas S10, um colega forista do Piauí reclamando que estão cobrando lá cerca de R$ 1.000,00 para instalar um simples engate bola na traseira da picape....onde vamos parar???

Minha definição entre primeiro e terceiro mundo:

Um americano ganha em média 4 x mais que um brasileiro; e um produto destes aqui é 4 x mais caro do que lá!

O desafio é projetar, construir e comercializar algo que seja viável em aplicação e nível de preço de venda.

Apresentei um valor de 15 mil reais para meu colega da Nova S10 gastar em ter um protótipo, e ele pulou fora...disse que vai vender a picape, não se acostumou, faz 5 litros no alcool, a filha dele adolescente mas de tamanho grande reclamou do espaço atrás, e etcs...alás, isto é muito comum, pessoas compram veículos por impulso e depois se arrependem...ele me disse que está trocando por uma Tucson, mas em cima dela vai por uma CW, similar à sua configuração.

Mas o bate-bola continuará em prol de se buscar e atingir a melhor definição de um low cost flippac camper !!!

Abraço!
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 14 de 59 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 456789101112131415161718192021222324 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 17:42.