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maldito ar condicionado do troller!!

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  • 19/09/2012, 22:54
    Pedro Rocha
    Bernardo,

    já tive vários problemas com o ar do troller, compressor, mangueiras, plug do pressostato solto, e vávula do ar quente...

    começou com microvazamento que minou o gas, eu tava viajando e notei uma queda de rendimento, mas não me liguei que o compressor tava armando e desarmando direto por conta do som alto, resultado, foi embora o gas, o oleo, e compressor foi pro espaço. só dei conta quando acendeu a luz de injeção, e ao diminuir o som, ouvi o rele batendo desesperado..

    mandei ajeitar; trocou compressor, garrafa, e mais não sei o que, e blz, voltou a gelar, rodou dois dias, e começou a desarmar denovo.

    colocamos o contraste novamente, e achamos o vazamento na mangiueira, da primeira vez desconfiamos do evaporador e condesador, mas não achamos nada.

    uma semana gelando, e na segunda, na hora que fui ligar o ar, cadê?

    simplesmente parou de ligar, nem a luz acendia, voltei, e era o plug do pressostato que tinha soltado.

    ai parei pelo menos de visitar a oficina do ar toda semana

    só que ainda tem....

    o do ar quente (vapor mesmo na cabine) que de vez enquando se manisfesta involuntariamente, como é raro, e já aprendi a manha, não troquei mais nada, mesmo porque ele gela bem.

    a "manha" pra parar de sair o bafo é abrir e fechar o botão de regulagem do ar quente umas duas vezes, e ele volta a gelar (pelo menos no meu, 2007). antes desligava e ligava o motor, e ele às vezes voltava, ficava p....! mas mechendo na regulagem sempre volta!

    não troquei mais nada pq fico na dúvida se é a valvula, ou o controle no próprio painel...

    como já vi relatos de problema de ar de bolo por aqui, mesmo nos novos, não "esquento mais"..rs
  • 30/09/2012, 05:13
    Frederico Mendes
    Citação:

    Postado originalmente por Twix Ver Post
    O meu 2003 gela bem (até demais), porem se eu virasse um pouquinho que seja o botão de regulagem de temperatura ele esquentava demais e demorava 1 hora pra voltar gelar.
    Porem o troller é tão bom que este botão travou misteriosamente na posição gelada.

    Ahhh e sai ar por todos os lados, o botão da posição tb não funciona!

    Alguem tem solução para estes problemas?

    O sistema do Ar do troller 2003, é o mesmo do ford ka/Fiesta.
    Provavelmente a valvula emperrou.
    Eu tive um problema parecido (troller 2004), troquei a valvula (ela fica dentro do motor, e nao dentro do painel como muitos carros), e até o momento está trabalhando muito bem.
  • 30/09/2012, 05:56
    Frederico Mendes
    Citação:

    Postado originalmente por Bernardo Hoelz Ver Post
    All. meu carro começou hoje a dar um problema no ac. Não sei se pode ser carga de gás, mas acredito que não.
    Quando acelero o carro começa a soprar ar quente, mesmo quando está regulado para mais frio. Alguém tem ideia do que possa ser? Com o carro parado ele gela normalmente.
    O troller tem uns probleminhas que desanimam!

    Bernardo, a Valvula é a mesma do Ka/Fiesta. fica no motor. Eu tive problema parecido no meu troller 2004, primeiro fiz a isolaçao com uma valvula de esfera (quando precisava de ar quente, abria o caput da viatura, e abria a valvula). Depois fui em uma revenda ford e comprei uma Valvula original. Esta funcionando normal.
  • 25/02/2013, 16:07
    Spike
    Pesquisei na Busca do fórum e não achei!!!!

    Alguém sabe qual é a quantidade de gás R134 utilizado no Troller 2.8?

    Abrs
  • 29/05/2013, 09:48
    Bandinho
    Bom dia, li todo o tópico e ainda continuo com dúvidas:
    O ar do meu troller(2005) gela bem mas tem esse problema sitado que de vez em quando não liga, aí desligo o carro e ligo novamente, aí o ar funciona, não vou procurar problema deixa como está, acredito que pode ser o miolo da chave.
    A tal válvula de ar quente que é do ford ka, não funciona, não tenho ar quente, tbém vou deixar como está.
    Agora o pior, ultimamente tenho notado que em baixa velocidade(trilhas e rally)o ar não gela, notei que a ventoinha aux. não funciona. Levei numa oficina de ar cond. e o mecânico verificando disse que não é problema elétrico(verificou os relés,etc), verificou a pressão do gás e disse que estava baixa e por esse motivo não acionava uma válvula que arma a ventoinha. Segundo o mecânico 90% dos casos é o compressor, o carro está com 110.000km e, segundo ele já com desgaste nos pistões do compressor e por isso não comprime como deveria, custo do conserto, R$1200,00, compressor novo+mão de obra+carga de gás. Li anteriormente que a pressão de gás fica entre 31 e 33 psi, é correto isso? O troller 2005 usa o compressor de que carro, S10, Ranger?
    Abs.
  • 29/05/2013, 10:04
    mauricioalan32
    Bandinho, sobre a ventoinha que nao liga, verifica abaixo do radiador, do lado do motorista existe uma magueira que passa ali, na qual tem um ventil, nesse ventil tem um pressostato rosqueado com um conector com 4 fios... troca esse pressostato que tudo volta ao normal, ele custa 80,00 e é o mesmo da S10... troquei no meu semana passada e ta tudo certo!


    Abrass
  • 29/05/2013, 10:10
    Spike
    Postei algumas informações nesse post
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/tr...ml#post1879449

    Sobre a válvula do radiador de aquecimento, o mesmo acontecia comigo, então inutilizei o ar quente no meu Troller.

    Sobre o compressor, acredito que o problema não seja ele, o que precisa verificar é se tem óleo no sistema para lubrificar o mesmo. A recomendação geral para AC é que pelo menos uma vez na semana seja ligado para lubrifica-lo
    Abrs
  • 29/05/2013, 10:48
    maico lapschies
    comprei um troller 2005 a pouco tempo e também não funciona o ar quente e não gela bem, a ventoinha auxilar não liga(fiz uma direta e ela liga, então o problema não é nela e sim que não vai corrente pra ela) vou troca esse pressostato, aqui na minha cidade ninguém mexe em ac, dai vou ter que ir testando eu mesmo. como aqui na região nessa época só faz frio tenho bastante tempo para achar o defeito do gelar, mas o quente vai fazer falta heheheh

    []'s
  • 29/05/2013, 11:20
    Spike
    Citação:

    Postado originalmente por maico lapschies Ver Post
    comprei um troller 2005 a pouco tempo e também não funciona o ar quente e não gela bem, a ventoinha auxilar não liga(fiz uma direta e ela liga, então o problema não é nela e sim que não vai corrente pra ela) vou troca esse pressostato, aqui na minha cidade ninguém mexe em ac, dai vou ter que ir testando eu mesmo. como aqui na região nessa época só faz frio tenho bastante tempo para achar o defeito do gelar, mas o quente vai fazer falta heheheh

    []'s

    Nem sempre o diagnóstico correto é a troca desse pressostato!!!

    Pressão maior = Temperatura maior no condensador, atingido determinada temperatura o pressostato é acionado e mandar sinal para a ventoinha liga para diminuir a temperatura do condensador.

    Outra hipótese é que não tenha gás suficiente no sistema ( ~600g). Consequentemente não terá ar gelado saindo pela cabine e menor será a temperatura no condensador. Talvez a ventoinha não funcione por esse motivo!

    Abrs
  • 29/05/2013, 11:32
    maico lapschies
    poisé, mas aqui não tem como eu medir, ou será que esse pessoal que instala ar condicionado residencial, tem como medir o do troller?

    []'s
  • 29/05/2013, 13:56
    Spike
    Citação:

    Postado originalmente por maico lapschies Ver Post
    poisé, mas aqui não tem como eu medir, ou será que esse pessoal que instala ar condicionado residencial, tem como medir o do troller?

    []'s

    Não sei te afirmar isso, provavelmente não, pois os encaixes das conexões nos tubos são padrão e na máquina já tem a contra-peça adequada para realizar a recarga de gás
    A máquina utilizada para AC automotivo é similar a essa, tem vários tipos e marcas:
    HDS Ar Condicionado Automotivo: Compressores Radiadores Condensadores Componentes para Sistemas térmicos

    Provavelmente vc terá que procurar um casa de AC especializada mesmo!

    Abrs
  • 29/05/2013, 15:55
    maico lapschies
    Citação:

    Postado originalmente por Spike Ver Post
    Não sei te afirmar isso, provavelmente não, pois os encaixes das conexões nos tubos são padrão e na máquina já tem a contra-peça adequada para realizar a recarga de gás
    A máquina utilizada para AC automotivo é similar a essa, tem vários tipos e marcas:
    HDS Ar Condicionado Automotivo: Compressores Radiadores Condensadores Componentes para Sistemas térmicos

    Provavelmente vc terá que procurar um casa de AC especializada mesmo!

    Abrs

    valeu pela dica.

    assim que tiver oportunidade levarei em uma cidade vizinha que tem oficina especializada em AC, para testar a carga do gás.

    mas aqui no sul, devo de usar o ar novamente somente lá por outubro ou novembro.

    um detalhe que quando ando em velocidade baixa o ar não gela quase nada, e quando estou em velocidade maior numa viagem por exemplo o ar gela um pouco mais, isso pode ser por a ventoinha auxiliar não estar ligando né?

    []'s
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