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maldito ar condicionado do troller!!

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  • 02/04/2014, 20:17
    matiasm
    Citação:

    Postado originalmente por Gustavo D Ver Post
    Se você ficar sem ligar o AC, usando apenas o ventilador, de preferência no máximo, por um bom período de tempo, o cheiro some. Se você voltar a ligar o AC, e não tiver o cuidado de antes de chegar ao destino, desligar o AC e ligar a ventilação no máximo, o cheiro volta. Faz o teste e veja se não funciona. Tenta usar só o ventilador por 1 semana. Pois, o certo é fazer o que o spike falou e tem que arrancar mesmo o painel inteiro. A água do AC pingando dentro é mole de resolver, basta soltar a mangueira do dreno. Fica em cima da caixa de câmbio.

    Gustavo, já fiz isso, e acontece exatamente o que falou, mas qualquer usada do A/C o cheiro volta. Procuro sempre fazer este procedimento de "secagem" quando desligo o A/C, mas não tem surtido muito efeito. Quanto a água que pinga, já soltei a mangueira, e mesmo assim as vezes pinga. Talvez tenha sujeira, obstruindo a passagem.

    Obrigado pelas dicas!
  • 02/04/2014, 20:32
    Martin427
    Citação:

    Postado originalmente por Spike Ver Post
    Como não tem filtro de particulas toda sugeira, poeira, germes, bactérias..... ficam todas acumuladas na colméia do evaporador.

    Ai com o tempo fica um ninho de tudo o que você possa imaginar, o que teria que fazer é mandar um técnico especializado abrir a caixa de ar condicionado e fazer toda a limpeza (carros mais antigos).

    A higienização do AC vai solucionar o seu problema temporariamente, pois o causa raiz não será totalmente eliminada.

    O problema disso que comentei é o alto custo que isso vai ter, eu já tentei através do alojamento do resistor do AC lavar com água corrente de uma mangueira e uma escova de dente, mas sem sucesso..hehehe

    Porém vale a dica para quem não sabe, toda vez que for entrar em um local com muita poeira, acione o botão de recirculação de ar e mantenha as janelas fechadas, assim não entra nada no sistema.

    Outra dica para diminuir o mal cheiro é toda vez que utilizar o AC antes de desligá-lo, somente desligue o AC (compressor) e deixe o ar externo entrar na velocidade máxima, assim toda a água que está na colméia do evaporador vai sair deixando-a seca, calcule alguns minutos antes de você chegar no local.

    Abrs

    Lembrando que Troller com snorkel instalado pela concessionária não tem captação de ar externo, somente recircula independente da posição do botão.
  • 02/04/2014, 22:23
    homerohermida
    Citação:

    Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Lembrando que Troller com snorkel instalado pela concessionária não tem captação de ar externo, somente recircula independente da posição do botão.

    A renovação de ar não é feita pela "barbatana" que fica em baixo do snorkel? No meu tem um buraco lá.
  • 02/04/2014, 23:28
    Martin427
    Citação:

    Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    A renovação de ar não é feita pela "barbatana" que fica em baixo do snorkel? No meu tem um buraco lá.

    Com o snorkel, o carro é homologado para atravessar 1,20m de água, mas aquele buraco (barbatana do lado do passageiro) fica a bem menos que isso do chão. Então quando a concessionária instala o snorkel, eles tiram o tubo que vai da caixa de ar até o lado de dentro desse buraco e colocam um tampão no buraco. Olhe em baixo do painel e você muito provavelmente vai ver um tampão colado com silicone preto nesse buraco a captação de ar aberta para dentro do carro.

    Abraço,
    Martin
  • 03/04/2014, 00:30
    homerohermida
    Citação:

    Postado originalmente por Martin427 Ver Post
    Com o snorkel, o carro é homologado para atravessar 1,20m de água, mas aquele buraco (barbatana do lado do passageiro) fica a bem menos que isso do chão. Então quando a concessionária instala o snorkel, eles tiram o tubo que vai da caixa de ar até o lado de dentro desse buraco e colocam um tampão no buraco. Olhe em baixo do painel e você muito provavelmente vai ver um tampão colado com silicone preto nesse buraco a captação de ar aberta para dentro do carro.

    Abraço,
    Martin

    Então no meu Troller está diferente, pois os únicos tampões que foram colocados no meu foram: um no filtro de ar e outro por baixo do paralamas, que drenava a água que entraria no filtro. E no meu manual está escrito que com o snorkel pode-se passar em 80 cm de água. Coloquei na concessionária e não entendo mais nada!
  • 03/04/2014, 02:59
    Julio_ASRJ
    Citação:

    Postado originalmente por homerohermida Ver Post
    Então no meu Troller está diferente, pois os únicos tampões que foram colocados no meu foram: um no filtro de ar e outro por baixo do paralamas, que drenava a água que entraria no filtro. E no meu manual está escrito que com o snorkel pode-se passar em 80 cm de água. Coloquei na concessionária e não entendo mais nada!

    Homero, a troller divulgava 80 cm de água sem snorkel até os modelos 3.0 2012, e é o que consta no manual do meu. Ainda tem uma nota de "750 mm com carga máxima". Isso para o veículo original sem snorkel. Como o seu é um 2008, acredito que seja o mesmo caso.

    Agora em 2013 com o 3.2 é que impuseram o snorkel de fábrica, e não aumentaram o nível de água garantido, obviamente.

    Mas, até mais ou menos 1,70 m de água para um troller original com snorkel, está tranquilo! Só não pode inundar o interior a ponto de encobrir painel e central elétrica. Se isso acontecer, fica igual as pobres picapes/jipes mortais que possuem ECU de motor, ECU de ABS e central de relé no compartimento do motor. Depois de um banho de água suja nesses componentes, nunca mais o veículo é o mesmo. Tem que refazer tudo! Sem falar em toda elétrica do painel que não possui qualquer preparo pra ser submersa.
  • 03/04/2014, 09:12
    Spike
    2 Anexo(s)
    Se eu não estiver enganado, o sistema AC do Troller funciona assim:

    Primeira imagem: A captação do ar externo sempre ocorre na abertura inferior localizada no lado do motorista e a abertura superior sempre é utilizada para captar ar para o motor independente se tem snorkel ou não.

    Segunda imagem: A recirculação sempre ocorre independente se tem snorkel ou não, a função recirculação já é parte integrada no aparelho AC do Troller.

    Anexo 457637Anexo 457638

    Obs: Imagens retiradas da internet. O corte ilustrando o interno do AC é de outro veículo, utilizei somente para explicar o funcionamento.

    Abrs
  • 03/04/2014, 20:03
    mauricioalan32
    O problema é que originalmente o Troller vem com uma tampa em cima do misturador de ar, atras do porta luvas, e essa tampa serve pra abrir e fazer a limpeza do sistema, a tampa é grande, mede em torno de 15x30cm, ja tirei o painel de uns cinco trollers, todos de 2004 a 2008 e desses cinco, apenas um tinha esse tampao, no meu tbm nao tinha, entao eu fiz uma tampa com fibra de vidro para vedar. Sem essa tampa fica totalmente aberta a caixa de ar, fazendo com que o sistema NUNCA consiga puxar o ar de fora pelo snorkel, acredito que isso era feito na concessionaria ao instalar o snorkel, pois assim evita de entrar agua e lama no misturador de ar!


    []´s
  • 22/07/2014, 11:50
    LucianoVeg
    Pessoal, comprei o meu Troller 2008 a 2 meses e ele estava com o ar quente isolado só funcionava o ar condicionado, comprei a válvula do ar quente e eu mesmo instalei. O ar quente funcionou, o problema é que agora só funciona o ar quente e no máximo sem regulagem, não funciona mais o ar condicionado e nem só ventilação. Será que a válvula veio com defeito ou pode ser algum outro problema? Se alguém teve alguma experiência desta ajuda ai!!!
  • 22/07/2014, 12:04
    Fabio_Roberto
    Citação:

    Postado originalmente por LucianoVeg Ver Post
    Pessoal, comprei o meu Troller 2008 a 2 meses e ele estava com o ar quente isolado só funcionava o ar condicionado, comprei a válvula do ar quente e eu mesmo instalei. O ar quente funcionou, o problema é que agora só funciona o ar quente e no máximo sem regulagem, não funciona mais o ar condicionado e nem só ventilação. Será que a válvula veio com defeito ou pode ser algum outro problema? Se alguém teve alguma experiência desta ajuda ai!!!

    Amigo o problema é que sempre que a válvula do ar quente vai pro pau, a placa do painel também vai, então não adianta trocar a válvula que é baratinho sem trocar a placa de comando que é mais cara.
  • 22/07/2014, 13:44
    rub
    Rele do ar condicionado (armando e desarmando continuamente)
    Amigos,

    Com o objetivo de tentar sanr o problema do rele do ar condicionado ficar constantemente armando e desarmando, troquei a bomba do ar condicionado, gás do sistema, o próprio rele, válvula e o problema persiste.

    Alguem já conseguiu identificar a origem deste problema, ou este problema é tipicamente do meu Troller? Ele é um 3.0 ano 2007.

    Informações na tentativa de resolver o problema serão extremamente apreciadas.

    Rubens
  • 22/07/2014, 16:28
    Martin427
    Citação:

    Postado originalmente por rub Ver Post
    Amigos,

    Com o objetivo de tentar sanr o problema do rele do ar condicionado ficar constantemente armando e desarmando, troquei a bomba do ar condicionado, gás do sistema, o próprio rele, válvula e o problema persiste.

    Alguem já conseguiu identificar a origem deste problema, ou este problema é tipicamente do meu Troller? Ele é um 3.0 ano 2007.

    Informações na tentativa de resolver o problema serão extremamente apreciadas.

    Rubens

    Existem dois tipos de ar condicionado: um que usa um compressor variável, e outro que usa um compressor fixo. Quando o sistema está quase conegelando, é necessário parar de comprimir gás para que a evaporadora (parte interna) esquente um pouco, sob pena de congelar o sistema e danificar a tubulação e o compressor.

    O sistema que usa compressor variável alivia a carga de bombeamento no próprio compressor, com um tipo de válvula by-pass. Dessa forma, o compresor continua acoplado, mas não comprime o gás.

    O sitema que usa o compressor fixo precisa que ele seja desacoplado (desligado) quando o sistema está prestes a congelar.

    O ar condicionado do Troller usa o 2o tipo (fixo) e é normal o compressor armar e desarmar (o que é feito pelo relé). Quanto mais frio o dia e quanto mais frio estiver dentro do carro, mais frequentemente o compressor liga e desliga.

    Abraço,
    Martin
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