Diesel,
E existe uma TGV que case neste coletor original?
abç.
Versão Imprimível
Fala galera!
ressuscitando o tópico, que passei o dia todo lendo, estou interessado de mais em ganhar alguns cavalinhos!
mas meu perfil é um pouco mais conservador, e estou atras apenas de uma melhor retomada, um pouco mais de torque em baixa rotacao e diminuir um pouco o turbo lag (sem instalar uma turbina de geometria variável!). O que fazer? Trocar os bicos? aumentar o debito da BI? Instalar uma bomba elétrica auxiliar?
Quem já instalou alguma dessas solucoes, qual a impressao depois de instalado???
A todos um abraco!
No meu 2004 coloquei uma bomba auxiliar,melhorou.
Aí...trocando uma idéia lá no Facebook com o amigo Felipe Brandão, ele me informou que o coletor do onibus volare
Coleto Escape Para Volare A5 e A6 - 940709300014 - GL Autopeças
e a turbina TGV da nissan frontier 2010 (que tem acionamento por vácuo) servem direitinho no Troller....e que fica bom.....
O coletor fica por R$ 500 pilas.....ele é diferente do nosso por ser centralizado a posição da turbina...melhorando o fluxo dos gases.......e a turbina sendo TGV melhora muito torque em baixa e diminui consideravelmente o turbo lag....
se for pra comprar um coletor manda fazer um de inox ou aluminio, imagino que deva ter um fluxo bem melhor que qualquer original.
alguem sabe informar aonde consigo achar para vender estes bicos preparados?
agradeço
Também queria saber. Liguei para o Maurício da Rasch, e ele me disse que não tinha mais os de +30% e tinha uns de +50%. Eu achei 50% muito, ainda mais com a BI original. Fiz contato com a Tecmar e eles também não tinham esses bicos mas me mandaram essa alternativa.
"Eduardo, bom dia.
Para o motor MWM 4.07 TCA com sistema de injeção mecânica, para repotênciamento, a troca dos bicos é uma opção, mas é uma opção um pouco perigosa, pois, os bicos de maior vazão fazem a temperatura de escape subir muito, o que pode levar ao engripamento do motor ou no mínimo um maior desgaste (diminui a vida útil).
Para tirar deste motor por volta de 180 / 200 CV, é possível mantendo os bicos originais, e trabalhando na bomba injetora e no ponto.
Para isto precisa retirar a bomba injetora e enviar para que seja “feita” (será desmontada, analisada, trocados os itens que sejam necessários, fechamento e regulagem especial em bancada), este serviço tem custo de R$ 1.800,00 + o que se faça necessário de peças na bomba injetora (peças originais Bosh) a serem orçadas se necessárias. A bomba tem que estar 100%
Prazo para execução do serviço, 04 dias úteis (fornecimento de peças dependem da disponibilidade no distribuidor)
Na instalação, peça para o bombista ou mecânico para entrar em contato que explicamos o procedimento para repotênciar (ponto de instalação). "
Segue gráfico do motor após retífica da BI. Vermeio, será que isso procede?
Os dados deste anexo são muito úteis, principalmente para se ter um parâmetro sobre temperaturas e pressões de trabalho com o motor preparado.
Seria de grande valia a informação sobre o ajuste do ponto de instalação citado pelo preparador.
Essa informação está valendo ouro. Principalmente nessa era da eletrônica. Vejo esses caminhões volare com esse mesmo motor com 200cv e rodando mais 500.000km. Alguem já tentou consultar um mecânico da Volare?
Na questão da durabilidade, o segredo está em controlar a temperatura dos gases do escape (EGT). O ideal é que todo motor diesel preparado tivesse um EGT instalado no coletor de escape, o que possibilita ir aumentando a quantidade de diesel injetada (débito) e adiantando o ponto sem ultrapassar os valores de risco, algo em torno de 700ºC. No anexo postado acima pelo Dodles, a EGT chegou a 631ºC na rotação de potência máxima 3.600 RPM com os 195HP.
Esse motor não teria nenhum problema de quebra ou redução significativa da vida-util com essa preparação.