em motor 4cc diesel, o pirometro pode no maximo dos maximos dar 700, porem em picos rapidos, pico constante 550, pois senão derrete as valvulas, a não ser que sejam de titaniun(preparadas), o que mais preoculpa é a temperatura do oleo....
Quanto a bomba mecanica, quando se abre o debito de oleo, é como se fosse uma torneira, deixa passar mais combustivel, porem deixa passar com mais pressão e tem uma parte da bomba que chama-se transferencia, ela aumentando a pressão por causa do debito, faz a injeção de combustivel ficar mais rapida, e por isso que o turbo sobe mais rapido, é mais ou menos isso em termos leigos...
os bicos de maior vazão, no meu entender, são a melhor alternativa pra andar mais, porque tem maior vazão, em alguns pois os furos de injeção são maiores, em outros, porque tem mais furos, então com a mesma injeção da bomba, injeta-se mais diesel no cilindro, retornando menos ao tanque, assim com uma bomba menos preparada tem-se um resultado bom
agora um alerta muito grande, cuidado com quem vende esse bicos, procurem saber que tipo são , pois eles tem angulo de injeção dentro do cilindro, e as vezes ao inves de aumentar os furos, trabalhando um original, ou mesmo fabrincando um equivalente, porem com furo maior, eles vende bicos de outros motores, normalmente 6cc que realmente injetam mais, porem não no mesmo angulo, e ai PODE ocorrer a lavagem da lubrificação dos cilindros, ou mesmo se ter um pistão furado, por injeção errada, a velha historia de agua mole em pedra dura....