No 2013 também é assim. Para o ar não ficar viciado, tem que abrir a janela de vez em quando, principalmente com lotação máxima.
Versão Imprimível
O que comumente se chama de "fibra de vidro", tecnicamente é "plástico reforçado com fibra de vidro" - vale para o Troller novo ou para o antigo, e tudo o mais (Gurgel, barcos, bugues, etc). Esse material composto pode ser feito também com outras resinas, não somente o plástico de petróleo, e pode ser reforçado com outros tipos de fibras, como a fibra de carbono (mesmo caso - a famosa "fibra de carbono" nada mais é que plástico reforçado com fibra de carbono, em geral curado em uma autoclave). O aço não é combustível (não "pega fogo"), e o alumínio pode sofrer reações em altas temperaturas, o que é raro de acontecer em automóveis (mas não impossível) - destes todos, o plástico é de longe o mais combustível, seja ele reforçado com fibras ou não. O que melhora a performance do plástico ao fogo são aditivos misturados, mas esses, quando estiverem no fogo, não queira estar por perto - antes mesmo de haver combustão, a quantidade de gases tóxicos liberada é alta.
Cuidado com a fibra de vidro - o pó da fibra de vidro é muito resistente, e assim como o amianto, é altamente cancerígeno, além de causar sério comprometimento dos pulmões. A adoção do novo processo na linha do Troller se deve também aos fatores "contaminação ambiental" e "insalubridade".
Gostaria muito que a Troller lançasse uma versão automática. Estava procurando alguma novidade nesse sentido, mas acho que sou só eu esperando... Se mais algum proprietário quiser se manifestar a respeito, quem sabe havendo demanda a fábrica abre mão de ser mesquinha e lança logo o automático.
Bom dia a todos. É fato comprovado. Se instalar o snorkel no novo Troller a entrada do ar condicionado é fechada e a circulação interna é a única que funcionará. Se vc acionar a entrada de ar externa não terá fluxo de ar e se aumentar a ventilação o ar entrará em sistema de segurança e parará de funcionar e só voltará quando desligar o carro e voltar a ligar.
Não sei nos novos, mas nos antigos, não vejo problema em manter a recirculação externa do ar aberta pra quem não vai afundar o troller até o teto.
Esse vão aberto logo abaixo do snorkel é a tomada de ar externo da ventilação interna.
E na foto ao lado, está o tampão colocado na instalação do snorkel.
Anexo 505131Anexo 505132
Originalmente, existe uma junção ligando esse duto de ventilação (onde está essa espuma na foto) até o buraco tampado pelo tampão. Ao ligar o ventilador interno, sem ligar o botão da recirculação, o ar é puxado por esse duto, logo puxando ar externo pelo vão aberto embaixo do snorkel. E claro, se estiver passando em água, será sugado água para dentro do painel. Mas, se ligar o botão de recirculação interna, o ar passa a ser puxado de dentro do veículo e não mais por esse duto (não sei por onde ele puxa ar interno). Ao instalar o snorkel e colocar esse tampão, de uma maneira ou de outra está sendo puxado somente ar interno. Seja por esse duto aberto atrás do porta-luvas, logo acima dos pés do passageiro ou por onde é puxado ar interno.
Então, pra quem faz questão de ter a recirculação externa mesmo com snorkel, basta, retirar o tampão, colocar a junção original e ao passar em alagado (desde que não seja extremamente fundo), ligar a recirculação interna ou desligar o ventilador, pra evitar puxar água por esse vão abaixo do snorkel.
No novo troller o sistema não é semelhante?
Olha, eu detesto câmbio automático pra qualquer carro, pois apesar dos diversos modos de condução, sempre o carro fica meio "bobão" nas saídas, mesmo assim eu entendo quem quer um automático, e por isso sou a favor sim que lancem isso como opcional. O problema é que o Troller vende pouco, se colocarem automático vão querer enfiar goela abaixo como única opção, acho que meu medo em relação a essa ideia é esse.
Bom, custa mais caro, mas existe um Jeep fantástico, robusto e totalmente automático:
http://www.jeep.com.br/wrangler.html...FcwXHwodfJwFoQ
talvez caiba no seu gosto e no seu bolso...
Câmbio automático é assunto interessante... Não sou contra. Mas acostumei de tal forma com transmissão manual, que não sinto falta de automático. Na Amarok, tenho manual de seis marchas. A maioria das pessoas me pergunta como acostumei com tanta marcha... Costumo dizer que quando pego veículo de cinco marchas pra guiar, fico todo tempo procurando a sexta marcha...
É pessoal, neste final de semana precisei usar a reduzida por causa de lama no Troller 2105. Foi muito bem na sua função de vencer o obstáculo. Mas o sufoco veio depois, para desengatar a reduzida. Depois de andar um bom trecho (uns 800 metros) e tentar ré, desisti por ter já chegado ao destino. Desliguei, tentei de novo para frente e ré. Finalmente, consegui. De ré. Na volta, passei o lamaçal 4x4, sem reduzir...
É só o meu e esse problema já aconteceu com alguém daqui, do Fórum?
Abraços.
Jolucas, utilizei 4x4 e reduzida em uma trilha média e não tive problema algum em desconectar a reduzida, parei o carro, desengatei, transferi para 4x4 a luz do painel desligou e continuei em 4x4 sem problemas, tente novamente é sempre bom, pelo menos uma vez ao mês, utilizar mesmo por percurso curto 4x4 e reduzida, para rolam/engrenagens estarem sempre lubrificadas.
Abraços,
Valeu, jmzerba. Abraços.
Mas faça isso em estrada de terra ,não no asfalto...